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Ver Versão Completa : Pedal de freio baixando



Rogbenno
29/06/2011, 00:10
Voltando da fenajeep durante o feriado, notei que o pedal de freio começou a baixar. Preciso dar duas pisadas no pedal para ele ficar na posição normal. Sangrei o sistema e troquei todo o fluido, mas nao resolveu. Nao encontrei vazamentos. Será que o problema e no cilindro mestre? Existe reparo ou preciso trocar todo o cilindro?
Grato. Rogerio.

CGAUER
29/06/2011, 09:28
Se o sintoma também acontece com o carro parado, é o cilindro mestre. Se for após fazer curvas, é folga nos cubos/rolamentos.

Abs

Clemente


Voltando da fenajeep durante o feriado, notei que o pedal de freio começou a baixar. Preciso dar duas pisadas no pedal para ele ficar na posição normal. Sangrei o sistema e troquei todo o fluido, mas nao resolveu. Nao encontrei vazamentos. Será que o problema e no cilindro mestre? Existe reparo ou preciso trocar todo o cilindro?
Grato. Rogerio.

Rogbenno
29/06/2011, 11:36
Valeu mestre Clemente.
Eu prestei atenção, e realmente acontece depois de fazer curvas. Embora tenha trocado os rolamentos a menos de um ano, vou mandar verificar novamente.
Eu já estava pesquisando cilindro mestre, bomba de vácuo, etc.
Grande abraço.
Rogério.

CGAUER
29/06/2011, 12:42
Roger,

verifique as porcas que seguram os rolamentos. Normalmente não substituem por novas, logo ficam mal travadas. As porcas são travadas amassando-se uma das laterais. Depois de usadas, não se pode reaproveitar, correndo risco de soltar o rolamento.

Abraços

Clemente


Valeu mestre Clemente.
Eu prestei atenção, e realmente acontece depois de fazer curvas. Embora tenha trocado os rolamentos a menos de um ano, vou mandar verificar novamente.
Eu já estava pesquisando cilindro mestre, bomba de vácuo, etc.
Grande abraço.
Rogério.

ka2
16/07/2011, 20:05
Pessoal

Estou no Jalapao, e hoje cedo tive um problema com o freio. Uma pedra danificou uma extremidade do tubo metálico do freio traseiro esquerdo, fazendo fluido vazar. Achei uma pessoa em Mateiros que refez a ponta do tubo e ficou 100%. Comprei o único fluido de freio disponivel aqui, que é o dot3, de cor azul. O que esta no carro é vermelho... Agora estao um tanto misturados.
Existe algum problema nisso? Posso voltar tranquilo ou devo fazer algo na primeira cidade com recursos na volta?

Obrigado
Sergio Ka2

CGAUER
17/07/2011, 00:24
Sergio,

Tudo ok. Mas tenha certeza ao voltar, de colocar apenas o DOT 4.

Bot trip.

Clemente




Pessoal

Estou no Jalapao, e hoje cedo tive um problema com o freio. Uma pedra danificou uma extremidade do tubo metálico do freio traseiro esquerdo, fazendo fluido vazar. Achei uma pessoa em Mateiros que refez a ponta do tubo e ficou 100%. Comprei o único fluido de freio disponivel aqui, que é o dot3, de cor azul. O que esta no carro é vermelho... Agora estao um tanto misturados.
Existe algum problema nisso? Posso voltar tranquilo ou devo fazer algo na primeira cidade com recursos na volta?

Obrigado
Sergio Ka2

ka2
17/07/2011, 22:05
Legal Clemete, obrigado!
Hoje rodei quase 400km na terra, o freio esta ok, só um pouco mais mole. Quando chegar, vou mandar a land para um aperto geral de porcas e parafuzos (o Jalapao judia) e vou pedir para revisar o sistema de freios, incluindo esgotar e trocar por dot4 como vc recomenda.
Abraço
Sergio ka2

mistura
25/08/2011, 22:04
Falando em baixar pedal,vou fugir do assunto e falar da minha experiencia,estava com o meu pai na defender (90tinha) estávamos descendo uma serra ingrime com um jeep engatado atras pelo cambão, e meu pai não desceu de reduzida só foi em segunda e pé no freio,
chego em um ponto da descida que o freio começou a baixar, e o pedal foi afundando e afundando até que não restou mais nada ,estava em terçeira então meu pai puxou pra segunda rapidamente e depois pra primeira e tirou o pé as quatro rodas patinaram, entao quando estavamos mais lento o pai puxou o freio de mao e encostou na valeta da beira da estrada,ele patinou por uns 20m e parou.
Depois de um tempo o freio voltou mas não tão bom quanto era antes,então descemos o resto em segunda reduzida e o cara do jeep engatado atrás ajudando na frenagem.
Aqui fica minha dica os discos da defender pelo menos a da minha 2001 não sao ventilados,então cuidado em descidas longas.
Valeu abraço

CGAUER
26/08/2011, 00:40
Mistura,

Ainda bem que o final foi feliz! Sorte que seu pai teve a presença de espírito.

O problema neste caso, além do vacilo (rsrs), foi a ebulição do fluído de freio. Verifique se está usando DOT 4 e que este esteja novo. Quando envelhece, acumula umidade e gera este efeito. Após este episódio, é importante substituir todo o fluído e sangrar o sistema integralmente. Mesmo com fluído correto, isso pode acontecer, mas a temperatura dos freios deveria está para lá do aceitável.

Nestas situações é importante observar os sinais do freio. Se perceber que algo mudou, pode ter certeza que estará indo na direção do problema. No primeiro sinal de algo errado, recomendaria sempre reavaliar a situação. O ideal, como mesmo você escreveu, era ter descido com marcha mais curta. Ligar o ar condicionado, no caso do Defender 300TDI que não compensa a rotação, ajuda bastante.

Abraços

Clemente


Falando em baixar pedal,vou fugir do assunto e falar da minha experiencia,estava com o meu pai na defender (90tinha) estávamos descendo uma serra ingrime com um jeep engatado atras pelo cambão, e meu pai não desceu de reduzida só foi em segunda e pé no freio,
chego em um ponto da descida que o freio começou a baixar, e o pedal foi afundando e afundando até que não restou mais nada ,estava em terçeira então meu pai puxou pra segunda rapidamente e depois pra primeira e tirou o pé as quatro rodas patinaram, entao quando estavamos mais lento o pai puxou o freio de mao e encostou na valeta da beira da estrada,ele patinou por uns 20m e parou.
Depois de um tempo o freio voltou mas não tão bom quanto era antes,então descemos o resto em segunda reduzida e o cara do jeep engatado atrás ajudando na frenagem.
Aqui fica minha dica os discos da defender pelo menos a da minha 2001 não sao ventilados,então cuidado em descidas longas.
Valeu abraço

mouramares
26/08/2011, 11:11
Clemente, minha 90, quando na cidade em velocidade baixa, o freio parece da bmw....rsssss, mas se aumentar a velocidade e precisar freiar bruscamente ao chegar numa traseira piso pra valer e sinto que o carro nao segura, tambem em viagens longa o freio começa a ficar ruim, o pedal nao abaixa, mas nao freia.....será que poderia ser o oleo do sistema.....se puder me dar alguma dica, pois ja troquei as as pastilhas mas nao resolveu muito.
abçs
joao

mistura
26/08/2011, 13:31
Mistura,

Ainda bem que o final foi feliz! Sorte que seu pai teve a presença de espírito.

O problema neste caso, além do vacilo (rsrs), foi a ebulição do fluído de freio. Verifique se está usando DOT 4 e que este esteja novo. Quando envelhece, acumula umidade e gera este efeito. Após este episódio, é importante substituir todo o fluído e sangrar o sistema integralmente. Mesmo com fluído correto, isso pode acontecer, mas a temperatura dos freios deveria está para lá do aceitável.

Nestas situações é importante observar os sinais do freio. Se perceber que algo mudou, pode ter certeza que estará indo na direção do problema. No primeiro sinal de algo errado, recomendaria sempre reavaliar a situação. O ideal, como mesmo você escreveu, era ter descido com marcha mais curta. Ligar o ar condicionado, no caso do Defender 300TDI que não compensa a rotação, ajuda bastante.

Abraços

Clemente

Ela está com os fluídos certos, porém o freio esquentou demais chegou a sair muuuita fumaça eu achei que ia pegar fogo, deu o chiro caracteristico de pastilha queimada.
Agora mandarei fazer uma revisão nos freios por um mecanico confiável.
Porém ele está funcionando normalmente ''até melhor do que antes'' hahaha
Por que o freio da nossa defender é muito ruim e duro.
Valeu as dicas abraço.

vwinit
26/08/2011, 22:11
Mistura, o freio da minha também é bem ruinzinho... é duro e a gente vai se acostumando.
Gostaria de saber o que a turma costuma fazer.
O hidrovácuo e pastilhas foram trocados. Tem uma válvula que vai no hidrovácuo que troquei também e melhorou um pouco. A bomba de vácuo foi testada e está funcionando ...
Ouvi dizer que tem gente que muda o sistema de frenagem por hidrobooster da F250.

Quem tem o sistema de freio original, funciona 100% mesmo? Já tive caminhonetes e o freio nem se compara... mesmo as que não têm ABS.
Abraço!

rafaelfernandez
27/08/2011, 11:21
Mistura, o freio da minha também é bem ruinzinho... é duro e a gente vai se acostumando.
Gostaria de saber o que a turma costuma fazer.
O hidrovácuo e pastilhas foram trocados. Tem uma válvula que vai no hidrovácuo que troquei também e melhorou um pouco. A bomba de vácuo foi testada e está funcionando ...
Ouvi dizer que tem gente que muda o sistema de frenagem por hidrobooster da F250.

Quem tem o sistema de freio original, funciona 100% mesmo? Já tive caminhonetes e o freio nem se compara... mesmo as que não têm ABS.
Abraço!

Fale Hailton,

Cara, se teu pedal de freio está duro, pode ter certeza que tem algo de errado.

Procure com calma por onde o vácuo gerado pela bomba pode estar fugindo. De uma olhada com carinho no hidrovacuo, especialmente em volta dos parafusos de fixação do mesmo, pois com o excesso de torque na montagem é bem comum eles racharem nessa area, mesmo na 1a colocada. Caso esteja tudo ok, examine as mangueiras entre a bomba e o hidrovacuo e por ultimo a própria bomba.

Pedal de freio duro é sintoma de falta de vacuo no sistema, seja por falta de produção do mesmo ou por fuga.


[]´s
Rafael

Mergulhador
27/08/2011, 13:07
A minha já veio c esse sistema da f250. Nunca dirigi outra p comparar... Mas um mecânico especializado em Land experimentou e falou q esta sensacional. Aqui no Rj quem entende desse sistema e o sr Aita.

Conversei c ele outro dia e ele falou q viu aquilo em um hummer q ele andou. Aproveitou a viagem e trouxe 2 hidrobooster. Depois disso só alegria. Disse que não e mt barato, mas q vale s Pena . Que e mt mt raro dar problema

vwinit
28/08/2011, 11:25
Rafael, blz?!!
... Como estão os novos amortecedores? Cumprem o prometido? Estou arrumando a viatura e ainda penso num set tipo o seu...

O freio é duro mesmo e não pára!! Já acostumei até e só ando devagar, mas tenho que resolver para poder viajar no carango.
Amanhã vai para oficina passar a semana lá. Vou finalmente instalar a Cx de transferência que comprei na Ashcroft mas estava sem tempo de acompanhar o serviço. Preferi esperar para ver de perto...
Vou aproveitar o checar todo o sistema de freio. Conversei com o responsável pela oficina (não é especializada em Land, mas trabalha com todo tipo de veículo a Diesel e têm muita experiência) sobre o hidrobooster e ele prefere checar todo o sistema original antes para fazermos uma análise. Sei que os freios da F250 vão resolver o problema de vez... mas se eu puder deixar o original, vou manter. Mas tem que ter freio!! rsrsrs
Junto disso, vou dar uma revisão geral na bomba injetora e instalar o super LDA para ver o bichinho funcionando.
Com isso tudo na semana, vou precisar urgente daqueles amortecedores hein ... rrsrsrssss.
Enquanto não posso investir nos amortecedores, acho que vou tirar o bagageiro (é de ferro).
A 90 tá ficando um pouco cara... mas vai ficar 100%!!

Mergulhador, o seu hidrobooster veio com ABS? ou se vc meter o pé trava??
Os discos da sua são ventilados?

Valeu gente!!
Abraços...

bello
28/08/2011, 19:02
Olá, alguém pode explicareem linhas gerais o que é e como funciona este hidrobooster ?
Abs curiosos
Sergio

Hugo4x4
28/08/2011, 22:27
Sérgio

O servo utiliza vácuo para aliviar a força quando acionamos o pedal do freio, já o hydrobooster utiliza um pistão hidráulico que pode ser alimentado pela mesma bomba do sistema da direção hidráulica. Detalhe pode ver em Hydroboost info - Pirate4x4.Com Bulletin Board (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=610945)


Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

rafaelfernandez
28/08/2011, 22:44
Rafael, blz?!!
... Como estão os novos amortecedores? Cumprem o prometido? Estou arrumando a viatura e ainda penso num set tipo o seu...

O freio é duro mesmo e não pára!! Já acostumei até e só ando devagar, mas tenho que resolver para poder viajar no carango.
Amanhã vai para oficina passar a semana lá. Vou finalmente instalar a Cx de transferência que comprei na Ashcroft mas estava sem tempo de acompanhar o serviço. Preferi esperar para ver de perto...
Vou aproveitar o checar todo o sistema de freio. Conversei com o responsável pela oficina (não é especializada em Land, mas trabalha com todo tipo de veículo a Diesel e têm muita experiência) sobre o hidrobooster e ele prefere checar todo o sistema original antes para fazermos uma análise. Sei que os freios da F250 vão resolver o problema de vez... mas se eu puder deixar o original, vou manter. Mas tem que ter freio!! rsrsrs
Junto disso, vou dar uma revisão geral na bomba injetora e instalar o super LDA para ver o bichinho funcionando.
Com isso tudo na semana, vou precisar urgente daqueles amortecedores hein ... rrsrsrssss.
Enquanto não posso investir nos amortecedores, acho que vou tirar o bagageiro (é de ferro).
A 90 tá ficando um pouco cara... mas vai ficar 100%!!

Mergulhador, o seu hidrobooster veio com ABS? ou se vc meter o pé trava??
Os discos da sua são ventilados?

Valeu gente!!
Abraços...

Fale Hailton, beleza!?!?

Cara, volto a te afirmar que se o freio esta duro, tem algo de errado!!! Não que a Defender freie como um bólido de F1, mas o freio é longe de ser duro se o sistema estiver 100%.Continuo apostando em fuga e/ou falta de vacuo no sistema. :concordo:

Quanto aos amortecedores e molas segue o link com as impressões do conjunto após a saga: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/91107-molas-ome-hd-na-dianteira-md-na-traseira-boa-escolha-ou-nao-3.html#post1514244

Caso tenha alguma duvida mais especifica, fique a vontade em perguntar.

[]´s
Rafael

Mergulhador
28/08/2011, 23:15
Não veio c abs n... O ano sela e 2000. Se pisar fundo as rodas travam sim.... Com relação ao disco, nãsei dizer...

Se vier ao Rj, fique a vontade p testar os freios. Tamos ae a disposição.

Abraco

Mergulhador
30/08/2011, 21:32
Hoje fui buscar o carro na oficina, na revisao pos viagem... Fui em um corsa classic 2008 da minha irma. O freio da minha e simplesmente melhor que o classic! Fala serio! To me sentindo de sedan agora... rsrs

CGAUER
30/08/2011, 21:39
Três problemas comuns que deixam o freio duro:

1) Bomba de vácuo. Substituir
2) Servo Freio "hidrovácuo" com trincas próximas aos parafusos do cilindro mestre (para corrigir é só colocar massa dundun nas tricas ou SicaFlex tipo veda-calha. Resolve para sempre.
3) cilindro mestre gasto. Substituir

Com estes três itens em bom estado, o freio travará as rodas com facilidade. No 110 vazio, as rodas traseiras podem até travar antes das dianteiras em dias de chuva... Cuidado!

Abraços

Clemente

vwinit
30/08/2011, 22:40
Três problemas comuns que deixam o freio duro:

1) Bomba de vácuo. Substituir
2) Servo Freio "hidrovácuo" com trincas próximas aos parafusos do cilindro mestre (para corrigir é só colocar massa dundun nas tricas ou SicaFlex tipo veda-calha. Resolve para sempre.
3) cilindro mestre gasto. Substituir

Com estes três itens em bom estado, o freio travará as rodas com facilidade. No 110 vazio, as rodas traseiras podem até travar antes das dianteiras em dias de chuva... Cuidado!

Abraços

Clemente

Então Clemente...

Eu já tinha parado num "mexânico" que testou a bomba de vácuo (a principal suspeita) e ele até me mostrou que estava gerando vácuo. O que eu descobri hoje é que este vácuo não é suficiente ... rsrsrs.
Provavelmente com a troca da bomba, o problema vai ser resolvido. Levei para quem já trabalha com "caminhões", mediram e foi constatado o defeito.

O travamento dos freios traseiros procede também com as Rangers na chuva ... rsrsrss

Valeu pela ajuda Clemente e Rafael e ao Mergulhador pela dica do Hidrobooster. Sério mesmo que se não ficar bom (ou ficar dando problemas constantes) penso em alterar o sistema.

Rafael, boas e más notícias...
fui aproveitar e "revisar" a bomba injetora, além de colocar a Cx de 1.2... Putz. R$2000,00 na bomba. O cara desmontou tudo. Eu não sabia que a revisão era colocar todas as arruelas, parafusos e etc num bandeja e remontar o quebra-cabeças... rsrsrsrs
Bem, realmente a Viatura estava fumaçando preto demais. Como tinha folga, vai ter que embuchar no eixo da carcaça. Aproveitei para trocar os 4 bicos bosch, calço e molas Super LDA e vai ficar zerada.

Tomara que a Cx não me venha com surpresas...
Depois eu conto.

Abraços!

vwinit
30/08/2011, 22:43
Hoje fui buscar o carro na oficina, na revisao pos viagem... Fui em um corsa classic 2008 da minha irma. O freio da minha e simplesmente melhor que o classic! Fala serio! To me sentindo de sedan agora... rsrs

Velho,
Tem um gol1000 aqui que se eu triscar no freio distraído, bato com os dentes no volante ... kkkkkkkkkkk

rafaelfernandez
31/08/2011, 23:01
Tomara que a Cx não me venha com surpresas...
Depois eu conto.



As Lands são uma caixa de surpresas... :shock::shock::shock:

depois passa o update para nós.

[]´s
Rafael

vwinit
07/09/2011, 18:43
As Lands são uma caixa de surpresas... :shock::shock::shock:

depois passa o update para nós.

[]´s
Rafael

Surpresas boas!

A bomba de vácuo resolveu o problema de frenagem... Nem me lembrava mais como era ter freio! oO

A bomba injetora está zerada agora e com superLDA. O funcionamento está fino!

A surpresa boa mesmo ficou por conta da nova Cx de transferências. A nova relação de alta 1.2 deixa o Defender mais esperto para longas viagens... =)
Parece bastante com a relação de marchas de uma caminhonete. A reduzida se mantém original. Eu não poderia estar mais satisfeito!!
Preciso é colocar logo aqueles amortecedores OME pq a viatura fica mais perigosa nesta configuração.

Abraço!

hercilio.neto
07/09/2011, 20:54
...
A bomba de vácuo resolveu o problema de frenagem... Nem me lembrava mais como era ter freio! oO
...


Vwinit,
Uma Defender 110 que fui ver para comprar estava com a bomba de vácuo ruim. Desisti daquela compra porque meu mecânico disse que a bomba é cara, só serve a original wabco. O orçamento para trocar a bomba beirava R$ 2k. Foi isso na sua?

vwinit
07/09/2011, 21:13
Vwinit,
Uma Defender 110 que fui ver para comprar estava com a bomba de vácuo ruim. Desisti daquela compra porque meu mecânico disse que a bomba é cara, só serve a original wabco. O orçamento para trocar a bomba beirava R$ 2k. Foi isso na sua?

Hercilio,
450 + 48 de frete...
Comprei na TekCom (Britpart).
A peça demorou 2 dias para chegar via sedex.

*A minha que foi retirada vou enviar para recondicionar e ter como reserva para viagens.

Abraço!

hercilio.neto
07/09/2011, 23:49
Wvinit,
Voce chegou a consultar o preço da wabco?
Tem relatos aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/39726-problemas-com-bomba-de-vacuo-land-110-2000-a-6.html que desaconselham a bomba da britpart

vwinit
08/09/2011, 00:21
Wvinit,
Voce chegou a consultar o preço da wabco?
Tem relatos aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/39726-problemas-com-bomba-de-vacuo-land-110-2000-a-6.html que desaconselham a bomba da britpart

Hercilio,
Wabco ficaria por 1.600...

Como pretendo mandar recondicionar na Perim, vale a pena ter a Britpart por um tempo e depois colocá-la na reserva para emergências.
*http://www.perimpecas.com.br*

Olha só, Wabco nem sempre é garantia também... veja neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/82820-bomba-de-vacuo-problema-continuo.html

Posso dar sorte ou não, quem sabe? Mas por enquanto, tudo certo.
Novidades eu postarei com certeza!!

Abraço!

hercilio.neto
08/09/2011, 23:42
Beleza, Vwinit
Boa sorte.
Mantenha a gente informado sobre a peça recondicionada. Creio que é uma informação útil a todos.
Forte abraço

alexx.files
09/09/2011, 00:56
Pessoal a bomba original sai por volta de R$1000,00 aqui em SP. Eu evitaria Britpart.

Comprei a original na Brit-car e saiu por menos de R$400,00 com frete. Não paguei imposto.

[]´s
Alex