PDA

Ver Versão Completa : MOTOR DA BESTA 2.2 - ADAPTAÇÃO

lauren
31/05/2005, 09:12
Caros Camaradas Niveiros,

Gostaria muito de obter informações sobre a adaptação do motor diesel da besta 2.2. Entrei em contato com um pessoal de Curitiba que fazia tal adaptação, mas a oficina foi desativada.
Existem outras oficinas especializadas em tal adaptação?? Alguém conhece??

Um abraço a todos.

marzano
08/06/2005, 08:44
Camarada,
No começo do ano eu também procurei
a respeito de tal adaptação, mas não encontrei nada.
Todas as referencias que achei na net ou no grupo de
discussão parece que não existem mais.
A solução pra colocar um motor a diesel que encontrei
foi de usar o motor AP 1.9 TDI da VW com a adaptação
do Rogerio Bacellar 11-6952.9078.

No mercado livre encontrei esse cara vendendo.
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=28830398

[]s

Rogério Fernandes
08/06/2005, 13:54
Realmente, também já procurei por estas informações e cheguei a passar um email para a Brandenbourg, mas acho que já tinham fechado. Já vi alguns anuncios de Niva com este motor para vender, mas o tal kit que é bom mesmo nada. Sou curioso para saber como é um niva com este motor? Se é economico? O motor tem boa durabilidade? Se houver por ai uma boa alma que queira matar a curiosidade fornecendo estas informações,eu agradeço.

Att.

Rogério :?:

Rogério Fernandes
08/06/2005, 14:17
Amigos, to começando a pegar intimidade neste forum rsrsrs.... Mudando um pouco as informações que coloquei, mexi em alguns arquivos no computador e achei os contatos da Brandemburg, liguei para lá e me informaram que não fabricam mais este kit, mas que o BIBI do Paraná (41 3356 5047) esta mexendo com a adaptação do motor 2.7 da besta ou esta tentando não sei bem. Esta é a informação que tive, não sei se procede. Talvez ele possa ajudar com informações.

Att.

Rogério. :)

Cavalcante
08/06/2005, 17:43
Pessoal, semana passada eu vi na Status, em Santo André, um Niva com motor 2.2 da Sportage, que deve ser o mesmo da Besta. Conversem com o Zé Luís ou o Henrique, lá na Status, sobre se foram eles que fizeram a adaptação. Eles manjam tudo de russos. O telefone é 4451-7920. Eles me disseram que o carro ficou duca.

PRSPCWB
10/06/2005, 08:25
Olá, eu mesmo estou a caça de um motor diesel da besta para equipar meu Bóris Yeltsin... "O danado está fazendo 3x1"

Segundo informações de jipeiros daqui de Curitiba, o BIBI é realmente um dos mais experientes mecanicos de Niva da região... Tem também o Fabio da Shark, que é onde eu levo o meu e estou bastante satisfeito!
Mas vamos ao que interessa...

Aqui em Curitiba um motor completo de Besta 2.7, no desmanche com N.F. e garantia está na faixa de R$5.500,00 já o 3.0 R$9.000,00.
Eu passei a procurar por esta solução depois de conversar com um pessoal que estava utilizando este motor, mas adaptação foi toda feita de forma "artesanal". O que torna a coisa menos preocupante é o fato de vc não precissar mexer nas caixas de marcha, pois o motor da KIA tem o encaixe compativel com a caixa LADA.
De qualquer forma se você não tiver um mecânico realmente confiavel, tome cuidado, pq estas coisas artesanais, costumam dar mais dor de cabeça do que soluções!

Abraços

lauren
10/06/2005, 13:57
PRSPCWB,

O Motor AP exige um kit para adaptação - que custa em torno de R$ 1.300,00 - Gostaria de saber se o motor Kia exige algum tipo de kit?? Porque se não exigir o custo ficaria bem próximo de uma adaptação com o motor AP a gasolina.
Eu prefiro gastar uns R$ 6.500,00 numa adaptação para diesel do que gastar uns R$ 4.000,00 em uma adaptação do motor AP a gasolina.

Abraço a todos

Rogério Fernandes
10/06/2005, 15:56
A informação que tive é que a Brandemburg fabricava o kit completo e montava o conjunto, tenho até um orçamento que eles passaram para um cliente no rio, mas agora não fabricam mais nem por encomenda. Agora montar artesanal já é mais complicado. Estou tentando ver com o antigo fabricante se ele me vende os desenhos, por que tenho interesse também. Estou aguardando uma resposta dele.

Att.

Rogério. :)

lauren
10/06/2005, 16:08
Caro Rogério,

Se conseguir, por gentileza nos informe. Eu até liguei para eles também, porém, foi uma outra pessoa que atendeu e me disse que o autor do projeto de adaptação é um indivíduo ressentido com o fracasso do projeto (ele imaginava que teria uma quantidade de clientes muito maior do que conseguiu), que não vingou da maneira como ele desejava.

Todavia, ele poderia pelo menos vender o desenho do projeto. O meu Niva é, sem querer ser pretensioso, uma raridade (tem 27 mil km originais, com tudo impecável), daí a minha vontade de colocar um motor mais parrudo nele até o final do ano.

Um abraço

PRSPCWB
10/06/2005, 17:24
Opa...
Concordo plenamente com vocês, é muito melhor investir em um motor diesel, e montar um kit de forma artesanel não é o indicado!

Realmente há necessidade de algumas adaptações, e um kit facilitaria muito mais nossa vida, mas eu ainda não consegui ninguém que tenha nem mesmo um esquema, com desenhos ou fotos para que pudessemos montar este kit.

Abraços

Zepi
28/06/2005, 23:39
E ai pessoal!Vocês sabem me dizer se os Kia 3.0 e 2.7 também tem o problema no cabeçote do 2.2 que vive rachando e quebrando?
Abraços!

Rogério Fernandes
29/06/2005, 07:37
Olha não conheço pessoalmente, mas pelo que conversei com alguns mecânicos o motor 2.7 é um motor de bom desempenho e tem uma mecânica boa.Tenho um amigo que tem uma Besta 2.7 e ele me disse não ter nada a reclamar do motor.

Att.

Rogério.

PRSPCWB
15/07/2005, 14:19
Olá galera....
O mecanico pioneiro nesta adaptação é mesmo o Bibe (tel: 41 33565047) cuja oficina fica perto do Santa Candida.
Ele pode dar todas as coordenadas e o melhor, fazer o serviço é com ele mesmo. Segundo o Pedro, cara que tem um Niva adaptado, o trabalho fica muito caprichado e ele da garantia da adaptação.
Só que o preço é salgadissimo, acho que esta uns 5 mil só pela adaptação!

Abraços!

lauren
21/11/2005, 08:55
E aí camaradas niveiros.....

Ainda tenho muita curiosidade sobre a adaptação do motor da Besta no Niva.

Algum camarada tem mais informações sobre custo, consumo..etc.

Turtle
21/11/2005, 09:59
Pessoal, eu acho que seria melhor irmos ao Uruguai buscar um motor e cambio.
O que acham??

juniorvrz
21/11/2005, 16:30
Camaradas

O meu Nivão possui esse motor, oriundo de uma Sportage Tdi, sobre o custo não posso opinar pois já adquiri assim por 16k, mas o investimento valeu!!! Uso diariamente, o consumo na ultima medição deu 12k/l, muito bom para um 4x4 full time na minha opinião e anda pra caramba - Indico!!!
Se algum Camarada quiser posso enviar para e-mail algumas fotos do motor, mandem uma msg para ten_vercoza@yahoo.com.br que eu retorno ok.
Abraços

Júnior

Peter
23/11/2005, 19:34
Junior

Obrigado pelas fotos,muito legal e vamos ver.

Duas perguntas
---Porque a saida do escapamento é do lado direito?consequencia do motor?
---Qual a finalidade do trocador de calor perto do parabrisa do lado do motorista?

[]s

wltreis
02/06/2011, 12:02
Camaradas adaptei o motor Xud no meu Niva , não foi difícil porque coloquei tambem a caixa peugeot , o que ta pegando é que vou ter que fazer um radiador sobre medida pois não quis cortar a lataria do russin , quanto ao motor da Besta não sei se encaixa direto na caixa do Niva sei que os motores a diesel da Fiat sim são pluga and play e são encontrados na Argentina , Uruguai e paises visinhos !

Code255
31/07/2013, 20:24
Boa Noite!!!
Tenho uma Besta 1995 e esta toda com o motor desmontado e câmbio fora do lugar , vocês fazem motor ou conhecem alguém que faça. Preciso do valor fazer motor completo e câmbio também. Obrigado.

Contatos: apm.salles@bol.com.br

HMoura
02/11/2018, 08:15
Camaradas adaptei o motor Xud no meu Niva , não foi difícil porque coloquei tambem a caixa peugeot , o que ta pegando é que vou ter que fazer um radiador sobre medida pois não quis cortar a lataria do russin , quanto ao motor da Besta não sei se encaixa direto na caixa do Niva sei que os motores a diesel da Fiat sim são pluga and play e são encontrados na Argentina , Uruguai e paises visinhos !

Olá.

Poderia me dar mais detalhes sobre a adaptação? pode ser em prvt.

Abç.