PDA

Ver Versão Completa : Subida íngreme, cascalhada



marcelinoDF
28/06/2011, 16:27
comparativo de dirigibilidade de 4x2
a) D20: adaptada para gás, possui menor potência e portanto a probabilidade de “patinar” na subida é menor comparado a...
b) Ranger gasolina (2011): maior potência sugere que a possibilidade de patinar nessa mesma subida é maior...
Claro, depende da relação da transmissão, mas “em princípio” esse raciocínio está correto.

Pergunta aos Universitários!!!
Desde já, agradeço a ajuda.

Angelo Avelar
28/06/2011, 22:39
Depende daquela peçinha que tem perto da direçao, O BURRINHO DO VOLANTE!

HBO
29/06/2011, 10:52
rsrsr desculpem , mas a resposta acima foi engraçada....

Dimasi
29/06/2011, 13:52
Para controlar a potência existe uma uma peça chamada acelerador que em conjunto com o câmbio fazem maravilhas se bem utilizadas pelo burrinho do volante...

marcelinoDF
29/06/2011, 18:29
Prezados foristas,
apesar dos comentários bem-humorados dados à minha dúvida sincera, agradeço, também, a sinceridade de todos que colaboraram e, acreditem (e pasmem!), me ajudaram bastante no objetivo de minha pergunta/dúvida.
Agradeço, de coração.
Até a próxima.
Marcelino Medeiros.

Kim
29/06/2011, 18:40
Caro marcelinoDF!

Entendi sua pergunta!

O pessoal é bem humorado mesmo!!!

Na verdade, a Ranger tem uma probabilidade maior de perder a tração pois tem um conjunto relativamente leve em relação à A20/C20.
A chevrolet, tem um conjunto mais pesado, então firma melhor o pneu no chão.

Isso, levando em conta que ambas estão com os pneus murchos para tal feito.

Abraços.

Kim.

sgrul1
29/06/2011, 18:54
Caso sejam 2 veículos disponíveis, poderiam realizar um teste p analisar o comportamento dessas viaturas. É mais fácil profetizar sobre o acontecido...
Abrc

M-Beltrame
30/06/2011, 10:30
Se for um tobogã (sem erosões etc) vai no embalo q os 2 passão.

Pablo RR
04/07/2011, 17:40
Se é subida, com baixa aderencia IMHO A potencia do motor não vai fazer tanta diferença.
O motor da Ranger pode ser mais potente, mas por ser 16v a torque e potencia vem em altas rotações.
A D20 é mais pesada. Principalmente a Dianteira, onde não tem tração. A Ranger tem o peso mais equilibrado.

Por isso, acredito que A Ranger, ainda mais sendo 2011, que tem suspensão com otima calibração mantendo o pneus em mais contato com o solo, seria minha aposta para subir a tal subida ingrime. Até porque nunca nem tinha ouvido falar em carro a Diesel rodando em gás. heeh

Carlos Monaco
05/07/2011, 09:53
Eu com dono de uma S10 4x2 sem track lock e com gnv acho que posso dar uma opinião......

Seguinte vc vai precisar de torque em baixa rotação se subir a rotação vc não vai subir..... o primeiro passo é pegar um pouco de embalo e ir em segunda marcha, se o carro não tiver torque vc vai ter que reduzir ai começa o problema, e em uma subida destas vc esquece o gnv e vai somente na gasolina para ter toda potência. Outro ponto importante é o pneu, com meus pneus antigos eu não podia nem ver um barrinho ou uma subida com muito cascalho, dps que troquei consigo até parar no meio para abrir uma porteira que colocaram em um top (sabe la que genio fez isso) .

Particularmente eu iria de ranger, mas só por ser 2011 e por ter algum tipo de bloqueio.

essa questão de subir ou não depende muito do motorista, uma vez pedi para meu primo subir com meu carro um barranco de grama que eu subo normal, ele não conseguiu......

marcelinoDF
06/07/2011, 11:29
Pois é, pessoal!
algumas "bobagens" minhas... D20 transformada para gasolina? Quis dizer C20... foi mal.
Mas as opiniões de vcs me ajudaram a confirmar minhas "elucubrações"... eu sou assim mesmo, tenho experiência só em estrada de roça, e fico extrapolando imaginando situações-limite em função da vtr que precisarei comprar, pois minha courier vai sofrer nas novas condições...

Mas valeu, mesmo, pessoal.
No frigir dos ovos, o problema é a "pecinha" ou o "burrinho do volante" como disseram no início. Como eu dirijo mal, vou tentar compensar com a tecnologia... 4x4 neles!!!

obs.: Ei, eu conheço uma peça tal de "burrinho de freio"... isso ixeste, que eu sei.
ab,

sgrul1
06/07/2011, 11:51
Marcelino, eu fiquei pensando nisso tb. Se vai comprar, pega logo um 4x4 e resolve o enrosco. Que tal uma hilux...
Abrc

acesar
09/01/2013, 13:14
comparativo de dirigibilidade de 4x2
a) D20: adaptada para gás, possui menor potência e portanto a probabilidade de “patinar” na subida é menor comparado a...
b) Ranger gasolina (2011): maior potência sugere que a possibilidade de patinar nessa mesma subida é maior...
Claro, depende da relação da transmissão, mas “em princípio” esse raciocínio está correto.

Pergunta aos Universitários!!!
Desde já, agradeço a ajuda.

Diminua a calibragem dos pneus traseiros para 24, acelere devagar... Vide video nesta pagina "ranger sport raça forte - 4x2 atravessando rio durante trilha na mantiqueira"
VÁ DE RANGER
Abraços