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Ver Versão Completa : Encontrei o problema mas não sei como solucionar!!! estalos na suspensão!



Bercan
28/06/2011, 12:05
e ai pessoal???? tudo nos contentos???
adquiri recentemente um jogo d pneus maiores, antes usava os militares tipo originais e depois de menos de 50 km rodados com os novos pneus ja estou tendo um probleminha que esta incomodando bastante... todas as vezes que o jeep balança lateralmente ou quando passo em uma estrada muito ruim o jeep esta estalando muito.... do tipo clac - clac - clac (rsrsrsrsrsrs antes não fazia) sera q pode ser pq os novos pneus exigem mais da suspensão então assim esta realçando as folgas (buchas, jumelos).....

alguém ai tem ideia do q pode ser...???

estou utilizando jumelos tipo originais com buchas de metal e com pinos graxeiros (jumelos trocados a menos de 1000 km) os feixes de mola tbm são modelo original revisados e trocadas as molas mestra e a de reforço.... as buchas fixas tbm são novas e o suporte de jumelo traseiro ja foi trocado....

olhando o jeep por baixo, percebo q existe uma folga (+ ou - 2mm d cada lado) entre as buchas do feixe e os jumelos e entre o suporte de jumelo e o jumelo... não tem como apertar, pois ja esta no ultimo aperto...


estou pensando em trocar as buchas dos jumelos e as buchas fixas e colocar em PU... sera q resolve???? ou poderia tirar os pinos dos jumelos e levar ao torno pra aumentar um pouco mais a rosca, e assim conseguir tirar essa folga que creio ser a causa dos estalos????

espero as opiniões dos amigos!!!

obrigado!!!

victor massinha
28/06/2011, 12:43
Qual pneu que você colou amigo?

Bercan
28/06/2011, 12:48
Nada extravagante... papa barro 255/75/15!!!!

M-Beltrame
28/06/2011, 12:57
Bercan vc tem certeza que o barulho vem da suspa???
Quem sabe apenas coincidiu o barulho com a troca dos pneus.
O pneu pega em algum lugar (amortecedor feixe de mola)?
E o estado dos amortecedores?
Alguma parete da carroceria solta estado do calço da carroceria, ou qualquer outra coisa solta no jeep.





T+

Bercan
28/06/2011, 13:28
os pneus não pegam em lugar nenhum... amortecedores novos....

o barulho vem mesmo da suspensão... estou achando que e pelas folgas q falei.... ta muito estranho... tudo novo e fica folgado assim msm???

abraço!!

victor massinha
28/06/2011, 14:15
Esta folga não é normal não. Se realmente o conjunto esta novo, não há motivos que para que barulhos na suspensão ocorram. Provavelmente a troca por buchas mais modernas possa resolver seu problema e tirar este espaço que você falou, do contrário uma análise mais detalhada deve ser feita, como rolamentos de roda, cruzetas ou terminais de direção, que se estiverem gastos mesmo estando corretamente engraxados apresentarão barulhos parecidos com o que você descreveu.

att

Bercan
28/06/2011, 14:22
todos os terminais de direção são novos, cardans trocados por completo diant e tras... qual tipo de buchas seria a melhor saida???

victor massinha
28/06/2011, 15:52
De uma olhada nestes links, quem sabe possa ajudar

Bucha de PU do Jumelo do Jeep (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Buchas+e+Calcos&produto=Bucha+de+PU+do+Jumelo+do+Jeep&dept_id=38&pf_id=BC006)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/27170-buchas-dos-jumelos-cj5.html

Robertux
28/06/2011, 16:29
No meu eu uso as buchas de PU (poliuretano) nos jumelos e as silenciosas de metal e borracha na parte fixa do feixe de molas. Macio e silencioso. Já utilizei PU no lado fixo e não deram prova, gastaram rapidinho deram folga e barulho.

Bercan
28/06/2011, 16:36
Robertux, to pensando em fazer o mesmo q vc... so q não queria morrer em 4 jumelos sendo q os meus de lubrificação não tem nem 1000 km rodados.... sabe me dizer se consigo colocar as buchas d PU nos jumelos d lubrificação???? ou o pino do jumelo e mais grosso???? se for, sera q posso troca-los por parafusos com pouca travante... do mesmo tipo q prende a bucha fixa???

obrigado pelas opiniões d todos ate o momento!!

maxdelta
28/06/2011, 21:50
Será q a mola não quebrou, vi um caso aqui no moleiro, e o cara colocou um pneuzão, mesmo com o offset negativo da roda, o pneu pegava no feixe de mola até q quebrou. Quando vc muda o pneu tb ocorre o fato do eixo cardã fica com um angulo maior, as vezes as cruzetas estão nas ultimas!

Boa sorte!

Angelo Avelar
28/06/2011, 22:30
verifica o chassis se nao tem trinca, e depois, a carroçaria pode esta trincada tambem, observe em qual situaçao acontece o estalo e +ou- por onde é que fica mais facil, bote alguem de lado ou vc abaixado e movimente na situaçao que acontece o ruido, e ou o carro subindo um batente de lado devagar e olhe com calma que vc descobre o que é e onde é

Robertux
28/06/2011, 23:43
Robertux, to pensando em fazer o mesmo q vc... so q não queria morrer em 4 jumelos sendo q os meus de lubrificação não tem nem 1000 km rodados.... sabe me dizer se consigo colocar as buchas d PU nos jumelos d lubrificação???? ou o pino do jumelo e mais grosso???? se for, sera q posso troca-los por parafusos com pouca travante... do mesmo tipo q prende a bucha fixa???

obrigado pelas opiniões d todos ate o momento!!

Se os jumelos forem iguais aos originais não tem problemas, alias os jumelos na medida original são melhores que os jumelos altos, a suspensão fica mais macia. Os jumelos altos, quado colocados nos suportes originais ficam retos e não trabalham a contento deixando o Jeep mais duro, mantenha os jumelos originais e troque somente as buchas, porém de uma olhada nas molas e chassi como disseram os colegas.

sapo
17/07/2011, 23:59
Caro colega, tb uso as buchas metálicas com graxeiros nos meus jumelos, verifique se as buchas não estao soltas dentro do suporte.
Se não estiverem, verifique se não há folga lateral entre o jumelo e a bucha, no meu caso havia essa folga, o que resolvi colocando uma arroela feita de tecnil (preto mais resistente) entre a bucha e o jumelo. Resolveu.
Atente tb para trincas perto dos suportes no chassis.
Espero ter ajudado
Abraços.

Bercan
18/07/2011, 08:13
Parceiro,

tenho este problema de folga entre o jumelo e a bucha....

se tiver como, coloca umas fotos ai.... das buchas..... obrigado!!!!!

Bercan
19/09/2011, 13:14
Bom pessoal....

Ainda não consegui resolver meu problema por completo.... acabei com as folgas que tinham nos jumelos como dito anteriormente.... reapertei toda a suspensão.... troquei muita coisa e descobri de onde vem o problema....

os estalos vem do jumelo dianteiro (lado motorista).... o q pode ser.... sendo que o jumelo e novo e as molas tbm????

sera q pode ser as buchas q estão soltas ou agarradas???

não sei mais o que fazer.... ja to d saco cheio d futucar na viatura e nunca descobrir o q causa o estalo...

se alguém quiser contribuir com algumas dicas...... ficarei agradecido!!

att

dbaldin
19/09/2011, 13:35
Bercan, ...

Lendo o seu post .. me recordei exatamente do barulho .. tive este problema .. e no meu caso tinha uma barra do feixe de mola traseiro esquerdo quebrada .. nas primeiras 30 olhadas não achei .. até que ao suspender o pé de pano .. la estava ... trocado !! problema do CLAC - CLAC resolvido !!! abraços

Bercan
19/09/2011, 14:04
rapaz.... eu mesmo desmontei os feixes de mola... verifiquei mola por mola e troquei a mola principal e secundaria de todos os feixes.... tbm troquei os pinos de centro, bucha fixa.... so não troquei os jumelos pq estavam com menos de 1000 km rodados....

o barulho parece ser proveniente do jumelo.... sinto que ele e debaixo do meu pé.....

por exemplo, se subo um meio fio estala..... se desço estala.....

se passa num buraco estala.......

se ando na estrada de chão..... estala

ja to ficando doido........... daqui a pouco vou ate roçar as poucas dos jumelos e dos grampos.... d tanto monta e desmonta.....

valeu pela dica!!

Rafaminc
21/09/2011, 07:49
rapaz.... eu mesmo desmontei os feixes de mola... verifiquei mola por mola e troquei a mola principal e secundaria de todos os feixes.... tbm troquei os pinos de centro, bucha fixa.... so não troquei os jumelos pq estavam com menos de 1000 km rodados....

o barulho parece ser proveniente do jumelo.... sinto que ele e debaixo do meu pé.....

por exemplo, se subo um meio fio estala..... se desço estala.....

se passa num buraco estala.......

se ando na estrada de chão..... estala

ja to ficando doido........... daqui a pouco vou ate roçar as poucas dos jumelos e dos grampos.... d tanto monta e desmonta.....

valeu pela dica!!

Verificou se a aba do paralama dianteiro não está encostada ou raspando no chassi? Se estiver, tenta calça-la com uma borracha...No meu caso era isso que ocorria, e o barulho era parecido com uma lata rachando.

Bercan
21/09/2011, 08:15
Verificou se a aba do paralama dianteiro não está encostada ou raspando no chassi? Se estiver, tenta calça-la com uma borracha...No meu caso era isso que ocorria, e o barulho era parecido com uma lata rachando.


Valew pela dica...... mas não e lata não..... quando a lataria tava fora do chassis para reforma eu andei nele sem lata.... pra ver se conseguia ver de onde vinha o estalo..... e nem assim consegui descobrir...

estão me falando que pode ser a bucha do jumelo (q vai no chassis)......

agora so falta trocar o par de jumelos dianteiros e os amortecedores...... pq o resto foi tudo trocado.....

se continuar assim..... acho q vou mesmo ter q dar este tiro no escuro!!!

abraço!!!