Ver Versão Completa : Picape CxB para família e trabalho
Olá a todos do fórum 4x4Brasil,
Estava pensando em trocar o meu Palio Fire 2002 1.0 8v AR-TR-AL-VR por uma picape. Não que o meu carro não me atenda bem, mas estive pensando se valeria a pena realizar a troca. A manutenção dele é tranquila, só me deixou na mão quando entrou água no motor. Mas, o que os colegas aqui acham? Valeria a pena trocá-lo numa picape? Se sim, quais seriam? Meu orçamento é bem limitado, portanto estive pensando em uma dessas:
- Blazer 4.3 V6, ano 1998 até 2000, convertendo depois para gás natural;
- Pajero Sport HPE até 2000, convertendo depois para gás natural;
- ou me sacrificar para comprar uma Hilux 4p mais barata que encontrar!
Então, o que acham? Agradeço pela atenção e disposição em ajudar!
Imperador!
28/06/2011, 11:20
Primeiro passo: quanto você pretende gastar?
BRAVOECONOVEMBER
28/06/2011, 13:52
Segundo passo: o que você pretende fazer com o seu carro?
Porque se você pretende andar somente em cidade e estrada e deseja conforto, silêncio e comodidade para a famíla, sugiro um sedã.
PS: se me permite a sacanagem, se entrou água no motor, não foi bem ELE que deixou VOCÊ na mão... hehehe.
Terceiro passo: Blazer e Pajero não são pick up's....
Abraços.
BRAVOECONOVEMBER
28/06/2011, 14:00
X2... e Hilux sw4 também não é, bem lembrado...
Então gente... primeiro, gostaria de agradecer pelas respostas.
Não quero, e acho que não preciso, gastar muito. Realmente considero um sedã, mas um utilitário (falei certo agora?) talvez compense mais. Ainda em relação ao custo envolvido, penso em financiar 10, 15 mil no maior número de parcelas possível. Portanto, queria achar um bom custo benefício nesse negócio, pois vai ser outro casamento... Queria também utilizar a futura viatura para trabalho com máquinas de costura e peças de computador.
Agradeço muitíssimo a ajuda de todos.
Então gente... primeiro, gostaria de agradecer pelas respostas.
Não quero, e acho que não preciso, gastar muito. Realmente considero um sedã, mas um utilitário (falei certo agora?) talvez compense mais. Ainda em relação ao custo envolvido, penso em financiar 10, 15 mil no maior número de parcelas possível. Portanto, queria achar um bom custo benefício nesse negócio, pois vai ser outro casamento... Queria também utilizar a futura viatura para trabalho com máquinas de costura e peças de computador.
Agradeço muitíssimo a ajuda de todos.
Tudo bem, mas este fórum fala mais sobre picapes, apesar que os experts entendem de SUV (esse é o nome). Talvez no forum mais adequado.
Entretanto, você se refere a R$ 15 mil para comprar um SUV?
Abs.
Tudo bem, mas este fórum fala mais sobre picapes, apesar que os experts entendem de SUV (esse é o nome). Talvez no forum mais adequado.
Entretanto, você se refere a R$ 15 mil para comprar um SUV?
Abs.
Ok então. Na realidade, eu tenho, como já disse, um Palio. Pensei em vendê-lo por 14 ou 15 mil, dar de entrada e financiar o valor restante que, pelas pesquisas que eu fiz, seria justamente 10 a 15 mil o valor da volta que eu teria que financiar.
eu realmente penso na Blazer 4.3 V6. O que parece que pesa nela é a idade. Mas dizem que esses carros são resistentes e robustos. Estou com muito medo de estar fazendo uma escolha errada.
Ok então. Na realidade, eu tenho, como já disse, um Palio. Pensei em vendê-lo por 14 ou 15 mil, dar de entrada e financiar o valor restante que, pelas pesquisas que eu fiz, seria justamente 10 a 15 mil o valor da volta que eu teria que financiar.
Agora eu entendi. Um SUV na faixa de R$ 30 mil. Tem a Blazer, Explorer (só gasolina e V6), Pajero, etc.
exemplo: Comprar Carro Usado - Mitsubishi Pajero 2.8 Glx 4X4 Diesel 4P Manual 1995/1994 Utilitário esportivo Prata, São Paulo (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-pajero-2.8-glx-4x4-diesel-4p-manual/6485173/detalhe.wm)
Abraços.
Agora eu entendi. Um SUV na faixa de R$ 30 mil. Tem a Blazer, Explorer (só gasolina e V6), Pajero, etc.
exemplo: Comprar Carro Usado - Mitsubishi Pajero 2.8 Glx 4X4 Diesel 4P Manual 1995/1994 Utilitário esportivo Prata, São Paulo (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-pajero-2.8-glx-4x4-diesel-4p-manual/6485173/detalhe.wm)
Abraços.
Ae que tá raposo. De fato, as opções são muitas. O que me dá medo é se vale mesmo a pena investir em carros desse porte com 10 anos de idade, no mínimo. Será que não são muito problemáticos não?
Ae que tá raposo. De fato, as opções são muitas. O que me dá medo é se vale mesmo a pena investir em carros desse porte com 10 anos de idade, no mínimo. Será que não são muito problemáticos não?
Qualquer veículo usado tem que ter procedência. Se o ex dono cuidou como deveria vale a pena comprar. Por 30 mil você vai ter que pesquisar bastante, mas pode achar algum bem interessante. Esse que te mostrei é só para exemplificar. Se você é leigo, leve sempre um mecânico de confiança na hora de examinar o SUV pretendido e boa sorte.
RGamaJr_4x4
28/06/2011, 17:49
Das citadas acho a Explorer a mais interessante, mas só tem V6 e V8, além de ser americana, salvo engano, o que deve encarecer muito a manutenção. Pajero antiga é um sapato.. ai de vc se quebrar alguma peça ou um simples para-brisa daquele.. vai ter que escolher: ou trocá-lo ou pagar o financiamento.
O melhor custo x benefício é sem dúvida a Blazer, apesar de ser sem graça. Mas nesse valor dá para pensar numa Ranger dupla no gás também.
Imperador!
28/06/2011, 18:30
Não vejo muito futuro em carros tão antigos à gasolina...
Se vai parcelar em n+1 parcelas, melhora logo a previsão de gasto e pega uma Pajero Sport 2000 a 2002.
Aí você vai ter um carro de responsa.
o problema desses carros velhos é a manutençao um jogo de pneus de um palio custa uns r$800,00 de qualquer um desses ai r$2000,00 quando vc chega na maioria das oficinas so pelo fato de estar num Suv o preço inflaciona... procura bastante se vc achar uma com procedendencia poucoi uso e manutençao em dia começe a estudar a troca, meu motorista tava fechando um negocio em uma pajero ano 2001 por 30k fui la com ele e acabei convensendo ele a comprar um fit 2005 unico dono por 26 ta apaixonado pelo carro confortavel economico e beeem mais novo..
Carlos A. C. Azevedo
28/06/2011, 20:39
Cara, voce precisa necessita E SÓ SERVE SE FOR UM SUV?? por que alem de velho, nada contra, ainda vai ser a gasola.. cuidado, palio faz 13km/l, a blazer não faz nada proximo 6 km/l, então, se for pra casar, caça uma dessas opções mas diesel e a que estiver mais bem cuidada...
vieira912
28/06/2011, 21:46
Por mais que sejam velhos são os que menos desvalorizam te dou uma dica, se vai financiar em varias parcelas faz um sacrificio e tentar chegar na casa dos R$ 30.000 a 40.000 somando seu carro + financiamento, aqui vai umas dicas otimas para não ter muita dor de cabeça.
Toyota Hilux 3.0 de 2000 a 2004 se pechinxar encontra uma boa por uns R$ 40.000
Chevrolet S10 4x4 2.8 MWM não é a melhor pedida mais o motor e valor de peças são muito bons.
Toyota SW4 quem tem não vende e quem tem tá feliz pois é uma excelente SUV muito robusta e de manutenção barata.
Agora me diga você procura algo que seja 4x4 ou 4x2 já basta pois se a tração 4x2 já for suficiente você irá encontrar algo mais barato ainda, agora pegar uma blazer 4.3 V6 é casamento pois a desvalorização é alta e estes Kit GNV não são de confiança eu por exemplo não teria coragem de trocar o palio por um Camionete onde iria colocar GNV um colega teve uma Pajero 3.5V6 a GNV e só foi dor de cabeça. até mais.
BRAVOECONOVEMBER
28/06/2011, 22:27
Olha, também acho que neste nível de discussão melhor pensar em uma sw4 logo, tem aparecido vários para vender (pelo menos aqui no sul) porque os donos estão trocando por Amarok, Triton, etc. Com qualquer uma terás que prever mais uns 2K reais para manutenção imediata pelo menos, não tem jeito. A Toyota é uma grande mecânica, uma vez colocada em dia, não incomoda por muuuuuito tempo. O problema é marchar com manutenção desses carros pagando financiamento longo, isso é muito complicado mesmo, pois o custo financeiro desses veículos mais velhos são muito altos. Ah, e se quiseres seguro, esquece. Simplesmente não vale a pena.
Se picape te service, uma ranger cabine dupla diesel ano 2000 tem por uns 35000. E qualquer uma dessas diesel vale muito mais a pena financeiramente falando, pelo valor de revenda e pelo custo por km rodado, apesar de terem valor de aquisição mais alto.
Mas enfim. Dessas penso que a S10 é a mais confortável e com manutenção em conta. A sw4 seria o conjunto mais completo. A ranger é das mais robustas com manutenção mais em conta também. A Pajero também é um carrão, mas com manutenção mais cara (as peças da Toyota tb não ajudam...). Vais ter que ir olhar e experimentar, porque vais estranhar, a suspensão e o modo de dirigir pendem mais para caminhão do que para automóvel. Só cuidado pra não te apaixonar viu, senão toda essa ladainha vai por água abaixo... kkkk.
Se queres um melhor negócio financeiro, é com muita lástima que te digo que é melhor financiar um carro de passeio zero km. Não vai te pesar manutenção, o juro é muito mais baixo (quando não é zero em alguns planos específicos). Só que se financiar a longo prazo também não compensa, porque lá pelas tantas o valor de mercado do carro será menor que o valor da dívida do financiamento.
Seguindo a linha dos colegas:
A primeira coisa a fazer é, com sinceridade, pensar se a compra de uma viatura - independentemente de ser SUV, picape, 4x2 ou 4x4 - é movida por motivos "puramente racionais"; "mais racionais menos emocionais"; "mais emocionais menos racionais"; "puramente emocionais". Isso te ajudará a responder todas as questões que advém do pensamento dessa aquisição, conforme tentarei exemplificar abaixo:
compra puramente racional
A compra puramente racional é aquela movida estritamente por uma análise fria da relação custo/benefício econômico e financeiro na troca de um automóvel de passeio por uma viatura para os fins a que se destinará o veículo. Ou seja, se você utilizar a viatura exclusivamente para trabalho, a conclusão de sua compra deve advir de uma avaliação de que sua utilização é financeiramente mais vantajosa que a de um carro comum – algo que acontece, p. ex., quando um proprietário ou produtor rural compra uma picape simples e robusta como insumo (ferramenta) de trabalho, percebendo que, com ela, terá menos custos e mais lucros que se fizesse o mesmo serviço utilizando um automóvel.
Se vc. utilizar a viatura para trabalho/lazer (dia-a-dia), sob o aspecto puramente racional, da mesma forma, sua aquisição deve corresponder a uma avaliação de que a compra do veículo levará à economia de gastos e despesas se comparada à mesma utilização com um carro comum. Se a resposta for positiva, vai na viatura. Se for negativa, vai no automóvel de passeio.
Compra mais racional menos emocional
Aqui a ideia geral exposta acima se repete: a compra deve atender, prioritariamente a uma avaliação do custo/benefício econômico-financeiro na aquisição da viatura. No entanto, difere-se pela introdução de fatores de ordem emocional, subjetivos. Ou seja, a avaliação das vantagens e desvantagens econômicas na compra da viatura ainda são essenciais para decidir a compra. No entanto, são pesados fatores emocionais (como, por exemplo, o desejo desde criança de ter uma picape ou um 4x4 ou um carro a diesel...).
Esse tipo de avaliação ocorre quando do ponto de vista financeiro o carro de passeio e a viatura se equivalem e o “fator emocional” serve para desempatar a partida a favor de um ou de outro.
Compra mais emocional menos racional
Nessa compra, o fator emocional começa a ter um peso maior que o fator racional (que, no caso de uma compra, é sempre movido por razões econômicas/financeiras). Ou seja, mesmo que, por exemplo, a viatura seja um pouco mais desvantajosa do ponto de vista do dinheiro ($$$$), a compra é realizada, porque corresponde à satisfação de uma necessidade emocional do comprador (que, de novo, podem corresponder ao o desejo desde criança de ter uma picape ou um 4x4 ou um carro a diesel etc. etc.).
Um exemplo é daquela pessoa que vive na cidade, não tem fazenda ou sítio nem faz trilha, não utiliza e não precisa de um carro com as características de uma viatura, mas mesmo assim, entende, considerando as decorrências financeiras decorrentes de sua escolha, que sua compra corresponderá a um prazer maior que os custos de sua aquisição.
Compra puramente emocional
Essa é a compra que do ponto de vista racional (financeiro/econômico) não faz nenhum sentido: a viatura é mais cara, não ajuda em nada no seu trabalho, o consumo de combustível é maior, ela não cabe nas vagas de casa/trabalho que vc. utiliza, o imposto e o seguro são mais altos, as peças são mais caras etc. e mesmo assim (MESMO ASSIM!) você pensa “eu quero uma viatura!” e vai lá e compra, sem avaliar ou pesar os aspectos e impactos financeiros da aquisição. Acredite: muita gente pensa assim e faz compras (não apenas de carros) deste modo!!!
Concluindo o raciocínio, ao entender os porquês de fazer a compra de uma viatura vc. estará melhor avaliando se essa compra se faz necessária/vantajosa para vc. – algo que, por mais que possamos dar opiniões, só cabe e só pode caber a você!
Enfim, faço minhas as palavras dos colegas acima e com base nas minhas próprias experiências (também passei de um automóvel de passeio pra uma picape há algum tempo...), te digo que o ideal é pensar bem e (ao menos um pouco) racionalmente, porque depois do prazer da aquisição (que estudos científicos dizem que não dura mais que uns 3 meses), se ela não for bem estudada, inevitavelmente virão as dores de cabeça e gastos com manutenção (acredite: não é barato manter qualquer viatura!) e ideias como “eu devia ter pensado melhor...” ou “eu podia ter esperado um pouco...”; “não sabia que era assim... se soubesse tinha ficado com meu carro...”.
Espero ter ajudado um pouco. Boa sorte nas suas escolhas!
Walter L. L. Casitta
29/06/2011, 10:57
Blazer, Explorer, Ranger, S10 com 10 anos de uso... Esse tipo de veículo não é pra quem quer. É pra quem pode. Se não souber comprar pode entrar numa roubada gigante. Eu compraria um outro Palio mais novo.
RGamaJr_4x4
29/06/2011, 11:22
Blazer, Explorer, Ranger, S10 com 10 anos de uso... Esse tipo de veículo não é pra quem quer. É pra quem pode. Se não souber comprar pode entrar numa roubada gigante. Eu compraria um outro Palio mais novo.
Concordo. Mas, se ainda assim, o cara insistir em ter um veículo desses com essa idade, ainda considero a S10 e Blazer o menos pior custo x benefício, desde o custo de aquisição até a manutenção.
Se no momento vai se apertar para comprar, não recomendo nenhuma.
um jogo de pneus de um palio custa uns r$800,00 de qualquer um desses ai r$2000,00
Mas ele quer um carro maior.
Abs.
TylerNTL
29/06/2011, 13:23
Reforçando:
-Esses carros dão tanta ou mais manutenção quanto qualquer outro com 10 anos de uso. Inclusive nos 4x4 a diesel tem mais coisa para quebrar (turbina, CT, diferencial dianteiro, etc)
-Custa caro. Fácil vc deixar R$ 1500 por uma besteira qualquer que em um Celta da vida custaria R$ 500.
O custo benefício de qualquer carro 2008 (que custe mais ou menos a mesma coisa) é muito melhor.
Pequeno jr
29/06/2011, 19:30
Paulo,
Acho que a galera já falou muita coisa te alertando o que é ter um carro com mais de 10 anos de uso.
Sinceramente, eu me apertaria um pouco mais e tentaria ver as seguintes opções:
Comprar Carro Usado - Ford Ranger 2.3 Xls 16V 4X2 Cd Gasolina 4P Manual 2005/2005 Picape Preto, São Paulo (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/ford-ranger-2.3-xls-16v-4x2-cd-gasolina-4p-manual/5634791/detalhe.wm)
Comprar Carro Usado - Ford Ranger 2.3 Xls 16V 4X2 Cd Gasolina 4P Manual 2005/2004 Picape Prata, São Paulo (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/ford-ranger-2.3-xls-16v-4x2-cd-gasolina-4p-manual/7146101/detalhe.wm)
São veículos mais novos, pouco rodados, mecanica fácil e etc
Se você não fosse financiar e já tivesse conhecimento com veículos um pouco mais usados, até que te falaria para pegar uma viatura mais velha, mas já dá para notar que vc está conhecendo agora esse mercado.
Carro usado é procedência e estado de conservação. Lembre-se sempre dessa frase.
RGamaJr_4x4
29/06/2011, 19:44
Pequeno,
bem lembradas essas opções, apesar de sair um pouco fora da faixa de preço que ele procura. Mas é um risco menor de gasto de manutenção e sem consumo de combustível absurdo.
Não gostei da prata porque nem se deram ao trabalhar de isolar nada antes de pintar. Só falou pintar para-brisa e faróis de prata.
Pequeno jr
29/06/2011, 19:49
Pequeno,
bem lembradas essas opções, apesar de sair um pouco fora da faixa de preço que ele procura. Mas é um risco menor de gasto de manutenção e sem consumo de combustível absurdo.
Não gostei da prata porque nem se deram ao trabalhar de isolar nada antes de pintar. Só falou pintar para-brisa e faróis de prata.
Se ele for colocar o que vai gastar de manutenção em veículos mais usados ... melhor pegar algo com 8.000 a mais que já estará bem mais servido do que o que ele postou inicialmente.
Meu Deus, amigos, quantas respostas!!! Quanto postei esse tópico nem pensei que seria assim tão bem respondido. Deu pra clarear muito, mas muito bem as idéias. Puxa, li, reli, e li novamente e fiz uma séria reflexão sobre esse assunto. Conversei com minha noiva e ela disse que o que eu decidir, está decidido (mulheres... quando precisamos que elas falem, elas não falam!). Estou realmente muito inclinado a comprar um Fiat Stilo ou algo semelhante, avaliando melhor as respostas e as orientações dos amigos. Mas acho que optar pela compra de um carro como uma SUV considerando o lado emocional, mas como item secundário, não tem nada de errado. Tenho pretensões de abrir o próprio negócio, de oferecer conforto a família, de usá-lo como ferramenta de trabalho e de alguma forma chamar a atenção por onde passar. Além de querer ficar mais próximo de um carro novo quando pensar em revendê-lo. Estou querendo arriscar muito na Explorer, pois as que achei aqui estão acessíveis (na faixa de 18 à 20 mil) porém já bem usadas (ano 97 e 98). Mas humildemente reconheço que eu ficaria muito apertado com as prestações do meu carro e o financiamento de um veículo assim. E poxa... ter que me preocupar com manutenção de uma viatura dessas... Só queria saber mesmo se esses carros são muito robustos de modo a sobreviver a tanto tempo assim, pois não sou do tipo que faz extravagâncias com o carro, muito menos trilha ou coisas assim. É só porque um dia resolvi entrar numa Pajero Sport HPE 2001 e não queria mais sair de lá. Grande espaço interno, conforto e dirigibilidade excelentes.
Quanto as carros sugeridos, espero que um dia possa ter cacife o suficiente para adquiri-los.
Mas essa tal de Explorer... fiquei realmente doido mesmo por ela. Acessível, parece ter excelente reputação e até mesmo melhor custo benefício do que uma Blazer, só parece que as versões a Diesel são verdadeiras moscas-branca! Vou continuar a avaliar e a me reavaliar.
Grato desde já pela atenção de todos aqui no fórum.
Se bem que essa Cherokee Sport... ano 98... tentador!
Mas essa tal de Explorer... fiquei realmente doido mesmo por ela. Acessível, parece ter excelente reputação e até mesmo melhor custo benefício do que uma Blazer, só parece que as versões a Diesel são verdadeiras moscas-branca! Vou continuar a avaliar e a me reavaliar.
Grato desde já pela atenção de todos aqui no fórum.
Com esse você vai casar e até que a morte os separe (ruim de vender depois). E não tem com motor diesel; só V6, excetuando-se o de um colega que colocou um motor diesel da Ranger. Melhor o Fiat Stilo.
Abraços.
Com esse você vai casar e até que a morte os separe (ruim de vender depois). E não tem com motor diesel; só V6, excetuando-se o de um colega que colocou um motor diesel da Ranger. Melhor o Fiat Stilo.
Abraços.
É, tem absoluta razão. Com a Cherokee é casamento. Deixa para os que gostam mesmo. Mas, e a Explorer? Achei uma aqui por 17 mil ano 98, xlt 4.0 v6 4x4 4p preta e a gasolina, sem gás. Há alguns detalhes que devo observar concernente a esse veículo específico no ato da avaliação? Por exemplo, quem compra um Peugeot 206 ano 2004 tem que ver a suspensão, caso contrário pode passar por muitos problemas com ela, ou quando se compra um Uno e é bom que se troque a correia dentada. Enfim, detalhes que só essa SUV da Ford tem que merecem atenção específica. Os colegas aqui sabem de algo assim? Agradeço desde já a atenção de todos vocês.
Desculpem, acho melhor postar no fórum mais adequada para que não receba advertências desnecessárias. Agradeço a ajuda de todos, realmente, muito obrigado!
Carlos A. C. Azevedo
01/07/2011, 00:00
Desculpem, acho melhor postar no fórum mais adequada para que não receba advertências desnecessárias. Agradeço a ajuda de todos, realmente, muito obrigado!
Cara, realmente o conforto desses carros é excelente, mas se for só o impulso de comprar é melhor segurar um pouco, deixa o negocio render, ai as coisas começarem a desafogar, ai tu compra logo uma free lander ou uma ranger rover hehe:dance::dance:
Boa sorte.:concordo:
Cara, realmente o conforto desses carros é excelente, mas se for só o impulso de comprar é melhor segurar um pouco, deixa o negocio render, ai as coisas começarem a desafogar, ai tu compra logo uma free lander ou uma ranger rover hehe:dance::dance:
Boa sorte.:concordo:
Oh rapaz, quem dera :torcendo: