Ver Versão Completa : Central bloqueada Tr4
fisicator
27/06/2011, 19:15
Saudações galera 4x4
Acabei de comprar uma Pajero Tr4 2012 manual e tenho a seguinte dúvida: quando engato a 4hlc (4x4 com central bloqueada) a palavra LOCK fica piscando no painel.... Isso tbm ocorre qdo engato a reduzida. Isso é normal? Quero dizer.. A palavra LOCK deve ficar piscando ou acesa?
No começo achei que era isso mesmo... Mas depois enfrentei umas valas arenosas (na reduzida) e a roda esquerda dianteira patinou bastante.... Ai vem a pergutna, sera que meu carro não esta engatando o bloqueio????:shock:
To pensando em procurar a concessionaria. Mas antes gostaria da posicao de vcs, ja que mtas vezes sabem mais que a concessionaria....rsrsrd:semideia
Abraço a todos!
Robertux
27/06/2011, 22:19
Eu tenho uma automática 2008 e quando engato a reduzida a luz indicativa do painel também fica piscando em vez de ficar acesa direto, mas a tração funciona normalmente. Pensei que fosse defeito do mostrador da minha, talvez então seja normal ou um defeito comum de acontecer.
Quanto ao bloqueio, é só para o diferencial central, aquele que fica dentro da caixa de transmissão, não os dos eixos, portanto, ligar o bloqueio central não significa ter os diferenciais dos eixos bloqueados.
Pedro Henrique Neves
29/06/2011, 11:52
A daqui de casa, automática 2012 também, não fica piscando não, fica aceso direto o "LOCK". Tem alguma coisa errada ai
Paulo Sergio V. muller
29/06/2011, 15:56
a minha e automatica quando engato o 4x4 ela pisca mas para , depois o bloqueio pisca de novo e para
A minha é manual ano 2009 mas acho que em relação aisso não mudou nada. A luz amarela só fica piscando enquanto não bloqueou o bloqueio central. No caso da reduzida, como vc só pode fazer isso parado, ao reduzir a luz amarela fica acessa direto sem piscar. Pode ser um problema de sensor (sujeira é o mais comum) ou um problema na caixa. Veja se apesar da luz piscando se a reduzida está entrando e se o bloqueio está ativo.
Abs
Lindóia
ClarkkentTurbo
30/06/2011, 19:43
A Luz do bloqueio só fica piscando enquanto esta engatando, depois que engatou fica acesa full time.
wagnertinoco
01/07/2012, 23:37
Sr. Fisicator:
Dê uma olhada no manual da caranga, mas se não me engano o normal é a luz ficar acesa.
Assim que vc engata qualquer uma das marchas da tração, a indicação da mudança fica piscando no painel e depois fica acesa direto na marcha atual. Inclusive uso bastante, pois vou muito às "praias" da minha região e a beira-mar fica um pouco distante da pista... então aponto a VTR pra praia, engato a tração e toco o barco! Hehehe... esse negócio de arrastar barraca de praia, prancha e a arataca toda da patroa agora teve a distância bem reduzida!
Após consultado o manual, sem dúvida deve ir a concessionária e tentar desenrolar logo enquanto na garantia.
Abraço e boa sorte.
MarcusForin
05/07/2012, 19:42
Saudações galera 4x4
Acabei de comprar uma Pajero Tr4 2012 manual e tenho a seguinte dúvida: quando engato a 4hlc (4x4 com central bloqueada) a palavra LOCK fica piscando no painel.... Isso tbm ocorre qdo engato a reduzida. Isso é normal? Quero dizer.. A palavra LOCK deve ficar piscando ou acesa?
No começo achei que era isso mesmo... Mas depois enfrentei umas valas arenosas (na reduzida) e a roda esquerda dianteira patinou bastante.... Ai vem a pergutna, sera que meu carro não esta engatando o bloqueio????:shock:
To pensando em procurar a concessionaria. Mas antes gostaria da posicao de vcs, ja que mtas vezes sabem mais que a concessionaria....rsrsrd:semideia
Abraço a todos!
Não é normal ficar piscando, primeiro tente os sensores que ficam na caixa de transferência em baixo do veiculo que são 3, limpar as esferas que engatam o 4x4/Reduzida c/ limpa contato (WD 40) normalmente isso resolve pelo fato de as vezes se criar zinabre nessas esferas e não dar contato de acionamento nas luzes que indicam no painel, agora se não resolver o problema provavelmente é no sensor da caixa de transferência o de cor marrom que aciona o bloqueio, nada a se preocupar se está engatando normal, sem problemas o único incomodo é a luz piscando essa peça só se encontra em concessionária pela bagatela de +- R$ 250,00. Agora se não engatar tente a solenoide que fica no motor onde tem um monte de mangueirinhas, verifique se não tem nenhuma solta, inclusive em baixo do carro pois as vezes elas ressecam e soltam, se não for problema nas mangueirinhas é a própria solenoide, ai provavelmente terá que trocar não faço ideia de quanto custa.
Espero ter ajudado
abcs
TOYOTA1964
22/01/2013, 14:05
pelo que entendi no uso e manual da minha tr4 2009 MT é o seguinte....
a luz quando pisca esta engatado mas ainda não hove o atracamento da tração. quando efetivamente a tração entrou para de píscar.
o lock so dev ser usado em terreno muito escorregadio, pois as 4 rodas vão girar juntas. se hoiuver atrito e o cara fizer uma curva, quando as rodas apresentam diferenças de velocidade devido ao trajeto diferente de cada uma delas , pode haver quebra do diferencial por esat força excessiva em girar as quatro rodas na mesma velocidade. portanto acho ser normal no lock vc perceber alguma roda girando em falso por falta de atrtrito no solo(liso demais).
TOYOTA1964
22/01/2013, 15:50
pelo que entendi no uso e manual da minha tr4 2009 MT é o seguinte....
a luz quando pisca esta engatado mas ainda não hove o atracamento da tração. quando efetivamente a tração entrou para de píscar.
o lock so dev ser usado em terreno muito escorregadio, pois as 4 rodas vão girar juntas. se hoiuver atrito e o cara fizer uma curva, quando as rodas apresentam diferenças de velocidade devido ao trajeto diferente de cada uma delas , pode haver quebra do diferencial por esat força excessiva em girar as quatro rodas na mesma velocidade. portanto acho ser normal no lock vc perceber alguma roda girando em falso por falta de atrtrito no solo(liso demais).
davidfarhat
22/01/2013, 19:21
Desmistificando o Easy Select:
-Acionamento 4x4HI
Luzes das rodas dianteiras piscam até a conclusão do engate do diferencial dianteiro
*Se continuarem piscando: a)engatou a tração > sensor da caixa | b)não engata > solenóide | c)não desengata > pode ser qualquer um deles
-Acionamento 4x4HLC
Luz central (laranja) pisca até o acoplamento do bloqueio de diferencial central
*Se continuar piscando: Existe defeito no acoplamento do bloqueio do diferencial central
OBS: O bloqueio é central e não nas 04 rodas. Isto significa que o eixo dianteiro estará girando em igualdade com o traseiro, não impedindo o efeito X
A luz pisca até o acoplamento, de pois permanece acesa. Seu carro esta na garantia, leve na CSS.
alexcfer
23/01/2013, 08:24
Elara engatar o bloqueio central o carro deve estar parado e em ponto morto (em P para os que tem cambio automático). Se a luz ficar piscando você pode dar ré por 4 metros e colocar no ponto morto novamente antes de andar pra frente).
como o afloramento é mecânico, algumas vezes é normal não acontecer e o procedimento a ima descrito se faz necessário.
tente e nostalgia o resultado!
TOYOTA1964
02/07/2013, 15:34
pera ai... o bloqueado giram as 4 rodas juntas......e na tração normal a roda que não tem atrito passaa força para as outras...diferencial viscoso...não é isso..a minha na tração..pode arrancar que ela não patina..
Vantil Jr
29/07/2013, 07:43
Eai Galera....
Estou tendo o msm problema com a minha TR4 2003 AT....
Qndo engato o 4x4 acende certinho as luzes...
Qndo engato o Bloqueio fica piscando...
Qndo engato a reduzida apaga tds as luzes...
é normal ????
frankhpc
30/08/2014, 14:17
Desenterrando o topico pra nao criar outro. Fui olhar uma tr4, 2009, manual, 73 mil km, unico dono, bem cuidada. Andando nela o comportamento foi igual ao da tr4 do vantil:
4x4h - acende normal
4x4hlc - a luz do meio fica piscando
4x4llc - a luz do meio fica acesa e todas as outras se apagam
depois que fui voltar ao 4x2, eu tive que andar um pouco pra frente e um pouco pra tras pra desengatar tudo.
e então, é normal? O vendedor informou que a esposa dele que usa o carro nunca usou a tracao nesses anos todos, ja que so andava em brasilia
Pessoal, coloquem em neutro (NÃO PAREM SIMPLESMENTE), engate a tração até o final (sem medo) e então comecem o deslocamento.
Funcionou?
Um abraço,
Eduardo.
Desenterrando..
Pessoal não achei nada a respeito da luz laranja do bloqueio não acender...
Apenas vi relatos de que ela fica piscando...
Seguinte: a minha nem acende.. portanto não está bloqueando.. o que pode ser?
Não tem fios rompidos, nem mangueiras rompidas, já limpei todos os conectores...
Será o sensor?