Conectar

Ver Versão Completa : direção travando ..

dbaldin
27/06/2011, 16:00
olá, troquei a pouco tempo o reparo da caixa e sem fim ... mas ainda nao tinha rodado, somente no cambão ... ha alguns dias andei uma distancia de 6 km e nesse trajeto, após passar dos 60km a direção trava e vira só pra direita, ao parar o jeep a direção volta ao funcionamento normal ... verifiquei se estava com o 4x4 engatado e ou as rodas livres no 4x4 .... nada td normal ... o que pode ser ???
obs. até essa velocidade e ou manobra esta esterçando normal

Rafaminc
29/06/2011, 11:34
olá, troquei a pouco tempo o reparo da caixa e sem fim ... mas ainda nao tinha rodado, somente no cambão ... ha alguns dias andei uma distancia de 6 km e nesse trajeto, após passar dos 60km a direção trava e vira só pra direita, ao parar o jeep a direção volta ao funcionamento normal ... verifiquei se estava com o 4x4 engatado e ou as rodas livres no 4x4 .... nada td normal ... o que pode ser ???
obs. até essa velocidade e ou manobra esta esterçando normal

Cara, que perigo. Teóricamente não tem o porque a direção travar só após os 60km/h, mas derrepente pode ser algum efeito do desbalanceamento dos pneus, que gera uma trepidação nesta velocidade e trava algum dos componentes.
Tenta revisar se algum pivô está solto ou com muita folga, rolamento do setor bixado (se for o original).
Eu apostaria no efeito shimming, que acaba gerando alguma trepidação para causar este problema.

dbaldin
29/06/2011, 13:23
Rafaminc, nem me fale ... pra ajudar acabou o freio ... foi trocado o cil mestre .. o cara não sangrou os freios dianteiros, soltou o tubo flexivel da conexão traseira ... a sorte q havia um descampado e ninguem se machucou, mas tive que pagar a cerca de arame do rapaz ...
ref a caixa, antes de trocar o reparo da caixa original ... não tinha esse problema ... vc deve ter razão, mas primeiro não deveria ver esta caixa ? antes da troca tinha férias ... agora apenas um min de descanço ... achei a direção mais dura .. e parece estar esterçando menos.

obrigado pela atenção ...

Rafaminc
29/06/2011, 15:34
Rafaminc, nem me fale ... pra ajudar acabou o freio ... foi trocado o cil mestre .. o cara não sangrou os freios dianteiros, soltou o tubo flexivel da conexão traseira ... a sorte q havia um descampado e ninguem se machucou, mas tive que pagar a cerca de arame do rapaz ...
ref a caixa, antes de trocar o reparo da caixa original ... não tinha esse problema ... vc deve ter razão, mas primeiro não deveria ver esta caixa ? antes da troca tinha férias ... agora apenas um min de descanço ... achei a direção mais dura .. e parece estar esterçando menos.

obrigado pela atenção ...

Pois é Dbaldin, está muito estranho isso. Se o setor está duro, os rolamentos estão enforcados. Você pode tentar soltar um pouco o parafuso que tira a folga (fica numa tampa com uma contraporca) e ver se melhora, mas se ainda assim estiver duro, provavelmente o rolamento não é o correto ou está mal montado. Eu se fosse você trocava de mecânico urgente e abria este setor para uma nova revisão.
Veja também se foi centrada a caixa. Alinhe as rodas e gire o volante todo para um lado contando o nº de voltas, depois alinhe denovo e gire para o outro para ver se está igual.
Estes setores antigos são muito simples de fuçar, mas quando apresentam folga exagerada, só trocar os rolamentos não resolve, tem que trocar o fuso e a cremalheira para melhorar, dai sai meio cara a brincadeira.
Pq não parte para um setor mais moderno e mais forte? Pelo menos só vai gastar uma vez.

dbaldin
29/06/2011, 16:06
o que sugere ???

Rafaminc
29/06/2011, 17:24
o que sugere ???

Olha, eu me instalei o do santana, mas pq saia mais em conta e fiz todo o serviço em casa. Mas acho que o do opala, maveric, fica menos enjambração...

Dic3
29/06/2011, 17:38
Que caixa de direcao vc usa? é convencional ou hidraulica?

Rafaminc
30/06/2011, 09:16
Que caixa de direcao vc usa? é convencional ou hidraulica?

Eu? Convencional com 2 guias e barras de ligação independentes nas rodas. A do amigo com problema deve ser original...

dbaldin
30/06/2011, 10:13
isso msm .. original !!
andei pesquisando e li que a da VW quebra facil em trilha ... vc faz trilha rafaminc ??

Rafaminc
04/07/2011, 10:23
isso msm .. original !!
andei pesquisando e li que a da VW quebra facil em trilha ... vc faz trilha rafaminc ??

Dbaldin, não faço mais trilha, mas essa história de quebrar é pq o pessoal prende os pivôs direto na ponta do braço do setor, sem nenhum tipo de guia para suportar o esforço.
É a mesma coisa que vc pegar um pistão pneumático, e forçar a haste para os lados. Ela é projetada somente para empurrar e puxar, se começar a força-la muito em outras direções, vai quebrar. Portanto se for trocar seu setor, por um VW, tem que analizar o custo/benefício, pois uma boa adaptação com as duas guias, deve sair mais caro que colocar outro modelo mais reforçado.

dbaldin
04/07/2011, 10:56
ok !! agradeço pelas dicas ... abraços