PDA

Ver Versão Completa : Escapamento FORD RANGER 2.3 16V 2007 [ Gasolina ]

murilod
26/06/2011, 22:13
Há algum tempo venho percebendo que o escapamento final de minha Ranger 2007 já estava apodrecendo, dessa forma comecei a procurar um para substituição. Aqui em Uberlândia me informaram que essas marcas tradicionais não fabricam tal escapamento, sendo este vendido apenas em concessionária. Como o escapamento ainda é original, parece que ele é feito com um aço, sendo que do meio pra trás ele tá inteiro, dessa forma a solução paleativa vou passar uma massa nos furados existentes pra frente e colocar uma ponteira provisória, alguém já passou por isso , sabe onde posso encontrar esse escapamento final ?

murilod
04/07/2011, 20:51
Pô galera, ninguém nunca trocou o escapamento desta máquina, não tem nem idéia de onde posso encontrar ?

Kim
04/07/2011, 23:00
Opa murilod!

Essa parte final da ranger, apodrece mesmo, enquanto que o silencioso, não, pois é de aço inox.

O que fiz na minha ex-ranger, foi colocar uma curva para baixo (parecido com o gol GIII), ficou muito bom!

Cano de 1"3/4

O som não fica muito alterado, fica encorpado, bem gostoso!

Vendi-a assim!

Abraços.

Kim.

murilod
25/07/2011, 23:30
Kim, não entendi direito, como assim curva para baixo ?
Não pegava no chão dependendo do terreno?
Consegue rabiscar isso em um papel pra eu ter uma idéia ?
e essa curva, alguém fabricou pra vc ?

Opa murilod!

Essa parte final da ranger, apodrece mesmo, enquanto que o silencioso, não, pois é de aço inox.

O que fiz na minha ex-ranger, foi colocar uma curva para baixo (parecido com o gol GIII), ficou muito bom!

Cano de 1"3/4

O som não fica muito alterado, fica encorpado, bem gostoso!

Vendi-a assim!

Abraços.

Kim.

Kim
26/07/2011, 07:27
Opa, uma imagem, mesmo não sendo o foco principal da imagem, é visivel.

A imagem do escape está entre o amortecedor e o cabo do freio de mão.

Ali está a curva direcionando o fluxo de gás para baixo, somente para desviar do eixo diferencial.
https://picasaweb.google.com/kimcavazin/Ranger#5492074526908110834

guidoschmidt
26/07/2011, 08:32
É Murilo, acabei de entrar no fórum e comprar uma Ranger Sport 2008 e tá com esse mesmo problema, só que o meu já fica pingando no silencioso tbm, contudo sem alterações no ruído... E tá difícil de achar um novo, sem falar que na concessionária é tudo baratinho, heheh
Se alguém soubesse o fabricante a gente podia procurar por aí... Abraço

Charles_Curitiba
26/07/2011, 15:16
Ahhh Murilo agora entendi, respondi seu e-mail mas não sabia qual era o galho..essa ponteira SEMPRE apodrece e não é so da ranger, muitos outros carros que não possui a tubulação com tratamento quimico (fosfato ou galvanico ) apodrecem também, isso é resultado do ataque do residuo da queima da gasolina pôdre, o proprio alcool e agua que pingam por ali. Se voce quer uma solução permanente procure um tubo galvanizado da mesma medida, peça pra uma oficina de escapamento fazer a dobra (a frio) com aqueles dobradores de cano. Não pode ser usado solda porque a solda remove a galvanização, vai ter que ser com abraçadeiras tipo algema. Mas voce vai ter que trocar desde a flange do coletor até o fim, não sei se compensa é muito caro. No caso só da ponta o que eu fiz foi passar um disco de corte, umas 2 polegadas mais ou menos...mas logo voltou a enferrujar. Na outra ranger que eu estou também já tem ferrugem.
No caso do gotejamento pelo silencioso (no meio do carro) aquilo deve ser um tipo de dreno porque tem em todas as ranger, trabalhei em concessionaria Ford e as novas também pingavam sempre no mesmo lugar. Imagino que deve ser para eliminar a agua parada na tubulação, não sei mas todas elas pingavam pelo silencioso.(gasolina).

Pô galera, ninguém nunca trocou o escapamento desta máquina, não tem nem idéia de onde posso encontrar ?

Kim
26/07/2011, 20:56
Opa Charles!

Como trabalhou na Ford, deve saber que o escapamento da Ranger a gasola, até no silencioso é de aço inox, o cano em questão, e de chapa de aço estampado, com revestimento de zinco aluminizado.

A peça só se vende completa, com o silencioso junto, mais será uma péssima troca, pois retirará uma peça de inox, e colocará uma de chapa de aço estampado, que aguenta a corrosão por no máximo 2 anos.

A corrosão ocorre, devido a conversão do catalizador, que transforma o CO2 em água (acida), por isso, carros a gasolina estragam mais que os a ethanol, pois a água produzida pelo ethanol é menos acída.

Se observarem o silencioso da ranger, ele tem um pequeno furo, que é o dreno, para que não encha d'água, como acontece nos carros da VW (vide gol).

Sei disso, pois tive uma loja de escapamentos, e uma ranger.

Abraços.

Kim.
ps.: peça código FR.3816.T ou FR.3817.T do linck a seguir:
http://sbcescap.com/ford.html

guidoschmidt
27/07/2011, 09:52
Muito obrigado Charles e Kim... Nada como sanar as dúvidas com quem entende do assunto... Eu como novato achava que o gotejamento, que as vezes é bem intenso, era sinal que tava estragado, e é bem pelo contrário...

Vou ver se em alguma loja eles fazem o procedimento do tubo galvanizado, pq o aspecto da ponteira enferrujado é horrível, parece que a camionete é mal cuidada...

Obrigado pelos esclarecimentos novamente!
Abraço!

murilod
29/07/2011, 22:36
isso realmente é verdade, meu irmão tem uma ranger 2010 e a dele parece que está furada, é exatamente esse dreno, agora ainda estou em dúvida de como resolver esse problema, será que se eu for em um cara que faz artesanalmente escapamentos pra motos, ou algo parecido ele me ajuda ? será que compensa ?

Kim
29/08/2011, 18:56
Pessoal!

Escapamento barato, funcional e silêncioso.

Silencioso do opala 6cil.

Abraços.

Kim.