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Ver Versão Completa : Kit Freio ABS



pweege
26/06/2011, 12:10
Ola Pessoal.

Gostaria de saber se alguem sabe se existe ou conhece algum kit para Freio ABS.

Tenho uma Bandeirante com Disco nas 4 rodas e gostaria de instalar um ABS.
Sei que para Linha Pesada (caminhoes) existe e encontrei um fornecedor em Caxias do Sul.

Pois então.
Alguem conhece alguma coisa para me ajudar.

Obrigado.

danilobelmonte
26/06/2011, 17:28
Pweege.

Uma vez na revista 4 rodas um leitor perguntava sobre colocar ABS no UNO Turbo (não lembro exatamente qual carro).
E a revista respondia que a grande dificuldade técnica seria calibrar o sistema, fora o custo astronômico da adaptação.

Abraços.

pweege
26/06/2011, 18:03
Pweege.

Uma vez na revista 4 rodas um leitor perguntava sobre colocar ABS no UNO Turbo (não lembro exatamente qual carro).
E a revista respondia que a grande dificuldade técnica seria calibrar o sistema, fora o custo astronômico da adaptação.

Abraços.


Pweege.

Uma vez na revista 4 rodas um leitor perguntava sobre colocar ABS no UNO Turbo (não lembro exatamente qual carro).
E a revista respondia que a grande dificuldade técnica seria calibrar o sistema, fora o custo astronômico da adaptação.

Abraços.

Ola danilobelmonte.

Pois então.
Também sempre ouvi essa versão.
Trabalho a muitos anos com TI e sei que a Tecnologia do Sistema ABS ja é uma tecnologia dominada por todos.
O item mais complicado nessa equação é a peça que alivia a pressão do fluido de freio quando os sensores detectam que a roda esta escorregando. A parte da eletronica e de software não é um grand problema, pelo menos para as versões iniciais (não tao intelijentes) de ABS, como aquele que equipava os primeiros GOL, ou Santana,
Acho que os fabricantes gostam de nos levar a crer que estão vendendo um item de alta tecnologia para que possam cobrar mais pelo opcional.
Na Europa por exemplo todos os carros são equipados com ABS.

Bom, verdade ou mentira.

encontrei um Fabricante de Kit para Linha Pesada. Ou seja, intalar em Carretas e Cavalo Mecnicos.
Engatcar - Desenvolvimento de peas. Linha Pesada (Tomadas Eltricas, Vlvulas Pneumticas, Conexes, Engate Rpido, Manmetro, Chicote Eltrico, Quebra Dedo, Abraadeira do Cardan, Tubos / Espiral de ar e Soprador, Terminal de Bateria, Kits de Freio, Arruela (http://www.engatcar.com.br/produtos.php?categoria=1&linha=71)

Ai pensei, ok, sei é viável instalar em uma carreta que pode ter tamanhos e pesos diferentes, porque nao seria viável para fazer o mesmo com um veiculo menor?
Bom, vou continuar minha procura, caso alguém tenha mais alguma informação, agradeceria.

Obrigado.

danilobelmonte
27/06/2011, 22:38
Ai pensei, ok, sei é viável instalar em uma carreta que pode ter tamanhos e pesos diferentes, porque nao seria viável para fazer o mesmo com um veiculo menor?
Bom, vou continuar minha procura, caso alguém tenha mais alguma informação, agradeceria.

Acho que a diferença esta aqui...
-Qts donos de BAND vão querer gastar uma bala com um freio ABS feito sob encomenda?
-Qts transportadoras vão se interessar em aumentar a segurança de sua frota de caminhões?

Com certeza é possivel adaptar um ABS a BAND mas o maior problema assim como a reportagem apontava era o custo da brincadeira.

Pelo que entendi este sistema para caminhões é para freios a AR? Então sem chance de adaptar :(

rbata
28/06/2011, 13:33
Acho que a diferença esta aqui...
-Qts donos de BAND vão querer gastar uma bala com um freio ABS feito sob encomenda?
-Qts transportadoras vão se interessar em aumentar a segurança de sua frota de caminhões?

Com certeza é possivel adaptar um ABS a BAND mas o maior problema assim como a reportagem apontava era o custo da brincadeira.

Pelo que entendi este sistema para caminhões é para freios a AR? Então sem chance de adaptar :(

Mas eu conheço band com freio a ar, nunca vi os detalhes da instalação... só sei que é possível adaptar.

danilobelmonte
29/06/2011, 00:40
Mas eu conheço band com freio a ar, nunca vi os detalhes da instalação... só sei que é possível adaptar.

Sim é possivel instalar. Eu ja vi e mais de uma. Só nao acredito que vale a pena.
Agora um detalhe sobre ABS ou FREIO a AR em BAND. É só mais coisa para quebrar.

Ja tive uma Band Perua 93 c/ Motor OM364 + DH + AR + 5 marchas.
Eu queria para deixar ela completa colocar o TURBO + INTERCOOLER.
Mas uma coisa é certa, quanto mais coisa vc coloca mais coisa vai quebrar e dar trabalho.

Mas isso que é divertido na vida! Estar sempre procurando sarna para se coçar!

Abraços.

Fred Fontana
03/05/2012, 11:30
Ola, entrei em contato com eles, para saber mais sobre o sistema e ,o mais barato sai a R$ 4200, mas ainda nao tem para venda. Estou pensando em coloca-lo no maverick. A adaptação seria apenas na roda fônica.

Rodrigo Branchini
03/05/2012, 11:53
Tem um tópico sobre isso.. parece que usam sistema da S10..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/36241-freio-abs-na-band.html

abraço

Carlo Pecca
03/05/2012, 20:32
Cara, isso que é "up_graiideé", he, he, he. E pensar que as Band eram só mecânica e circuito elétrico simples.
Vamos lá moçada... partir para o ABS. Afinal as Land Rover tem ou não tem ABS?
Abs

hercilio.neto
03/05/2012, 22:16
Alguém sabe como o ABS se comporta nas trilhas?
A eletrônica embarcada não descaracterizaria a simplicidade da Band?

O maior item de segurança da Band é a "andar devagar".

(Não reparem se sou um cara meio antiquado - é que eletrônica no carro simplifica, mas não é simples)

rbata
06/05/2012, 15:29
Hercilio, não conheço os detalhes do sistema ABS tão bem mas eu acho que na trilha pode ajudar ou atrapalhar.... depende um pouco da situação e da inteligência do ABS...

Se não me engano existem umas 10 gerações pelo menos de ABS (isso o da Bosch que deve ser o mais vendido/popular, não sei se existem outros).... os primeiros carros com ABS provavelmente sairam a pelo menos 20 anos atrás.... e com o tempo ele foi ficando mais inteligente e sabendo reconhecer o tipo de situação e de que maneira deve atuar. Um ABS que equipa uma Mercedes ou Porshe atualmente com certeza vai ser muito mais eficiente que o ABS que equipa um carro nacional por exemplo... ele deve ter processamento mais rápido, mais pontos de monitoramento, deve trabalhar integrado com outros sistemas, etc.

Acho que em situação de trilha leve, com piso mais regular, onde vc consegue andar a velocidades mais constantes ele até deve funcionar bem. Em asfalto, dentro da velocidade que a Band pode atingir ele deve atuar perfeitamente também.

Mas por exemplo, se vc procurar no fórum da Mit, vai ver um tópico sobre um caso de uma TR4 em que o cara perdeu o controle do carro numa descida pois o ABS entrou em funcionamento quando não devia. Diz ele que estava freiando numa descida bem íngreme e molhada e com piso ruim (barro e pedras provavelmente) e o ABS acabou liberando o freio e ele quase se acidentou pois estava chegando numa curva. Segundo ele, o terreno tinha bastante aderência porém era muito irregular, então a leitura dos sensores foi mal feita. O ABS deveria ter deixado ele andar com as rodas quase travadas.

Eu também andei numa moto da BMW com ABS uma vez.... funcionava muito bem, você podia estar a qualquer velocidade e apertar os dois freios com toda força e ela parava alinhadinha. Aí fui dar uma volta na terra e quando pegava um piso mais irregular e freiava um pouquinho ela já atuava o ABS de maneira desnecessária também. Mas nessa moto tinha um interruptor (original de fábrica) para desativar o ABS. E eu já li também que em alguns carros de trilha mais modernos com ABS, o pessoal as vezes tira algum fusível ou instala um interruptor liga/desliga no circuito elétrico, aí você pode desativar o ABS em situações que achar desnecessário.

Mas eu concordo com o seu ponto de vista e com a sua frase sobre a simplicidade, acho uma eletrônica incompatível com a proposta da Band.

hercilio.neto
06/05/2012, 23:36
Pois é, Bata.
Eu penso também no jipe atravessando um alagado, ou esfregando tudo em terreno abrasivo, entrando capim misturado com lama. Enfim, essas coisas de trilha.

Carlo Pecca
07/05/2012, 14:32
Hercilio e Bata
Nada como derrapar numa trilha e tirar o pé do acelerador e 4x4 reduzir, lindo, lindo!
Abs

Francisco Bicalho
07/05/2012, 14:36
Rafael, eu não sei como o ABS funciona na terra, mas já dirigi muito com abs na neve e funciona bem pacas. Não entendi direito como o sistema do ABS da TR4 possa ter liberado o freio naquela situação, o que pode ter acontecido é que a tal ladeira deveria estar um sabão total e pela completa falta de aderência (grip), as rodas nem sequer amaçavam travar para o ABS poder entrar em ação, nesse caso talvez sem o sistema e com as rodas travadas o carro cavaria um sulco no barro que seria mais eficiente na frenagem do que o sistema ABS que não achou tração nenhuma para ir controlando o sistema de freios.

Uma coisa que costumava acontecer com o sistema ABS logo que começou a ser mais popularizado, nos anos '90 é que as pessoas quando tinham que meter o pé no freio numa emergência e estavam acostumados a travar as rodas e ouvir a borracha cantando, estranhavam que isso não acontecia e no pânico tiravam o pé do freio e aí aconteciam os acidentes. Hoje os carros vem com recomendações que reduzem esse tipo de problema.

Tenho interesse num ABS para o Bandeirante, mas acho que as argumentações citadas acima são muito esclarecedoras e todas válidas. De qualquer forma, eu acho que encontrei uma combinação que até agora funciona direito sem precisar de válvula equalizadora, e que é o Varga ventilado na frente e o Super Break Disk com pinças de Kombi atrás. A frenagem fica bem equilibrada e jamais aconteceu das rodas traseiras travarem antes das dianteiras, que é uma das questões com o Varga nas 4.

Abraço;
Chico

titanium
25/03/2018, 21:17
Alguém entende como funciona o sistema ABS das S10?

Acredito que seria uma ótima opção para quem tem Band já com os freios à disco nas rodas... afinal, a pinça da Band é praticamente a mesma das pinças VARGA utilizadas nas S10.

Se a eletrõnica for desplugada da ECU das S10, seria ótimo!

E a bem da verdade há muitos que usam as Bands mais para expedições e passeios do que para trilhas pesadas.
E se por ventura vier a estragar, só dar manutenção.

Mas um ABS fazendo uma Band pesadona frear numa distância mais curta e segura e podendo salvar a vida dos ocupantes, ah!, isso seria muito bom!


Abraços