Ver Versão Completa : l200 (2010) e Agua ..Mistura perigosa pra te deixar numa roubada....
JORGE CAMOI
25/06/2011, 18:15
Bem galera,acabei de chegar em casa de uma pequena expedição ao Pantanal com minha l200 hpe 2010 comprada ano passado ok e preparada em São paulo com o Jorjão na 4 x 4 four well.. . investimento total de uns $100.ooo,oo...A mesma eh tratada ah leite de pato.... mas cheguei a uma triste conclusão....este carro serve somente pra dias bem secos... Porque.....uma pequena travessia de um laguinho de uns 0,50 cm de profundidade e extenção de 3 metros de comprimento pode te deixar em serios apuros... ! Passei nesta poça d agua, em primeira ,devagar,e com reduzida e simplesmente ao chegar do outro lado observei que o motor esquentou ,parei e vi a causa do problema,que me deixou, muito mais muito P da vida...Num lugar que não tem nenhum recurso fiquei estatalado.... ah pa da helice quebrou e com isso furou o radiador.....conclusão...e explicação do tecnico da mit em campo grande mt.....Devido as antigas esquentarem, eles(Mit)aumentaram o diametro da helice e isso diminui a resistencia das pas....ai caros amigos ....tirem suas conclusões , deixar ela esquentar no urbano , ou ficar uma meia duzia a pe dentro de um pantanal deste ai da vida ...tirem vcs qual foi a conclusão que eles acharam......Alguem tem uma sugestão sobre isso.....Ja penso em colocar a minha a venda....pois comprei este carro somente pra fazer estas viagens em lugares remotos que so um carro 4x4 pode chegar....Abraços e me desculpem o desabafo....
CAMOI
JORGE CAMOI
25/06/2011, 18:16
Vou amanhã postar fotos...
PauloLimited
25/06/2011, 18:27
Que azar heim, a minha é uma Sport e tive q trocar a hélice original de 8 pás pq ela estava rachada( só pode ser defeito de fabricação, num faço nada pra q possa provocar essa rachadura com a L200), coloquei a q é usada na Outdoor q é de 11 pás, sorte q eu vi isso antes do estrago ser maior. Hélice do radiador num é uma coisa q eu costumo olhar, tanto é q depois q eu troquei, nunca mais olhei.
Oq q vc vai fazer ? Colocar outra hélice igual ou procurar uma mais resistente ? Ou vai vender a onça msm ?
de_correa
25/06/2011, 19:38
Olha pantanal é complicado mesmo mas no seu caso a sua helice deve ser q tva travada ou foi travado por algum mecanico ai pelo que sei eles podem quebrar,,, aqui em casa temos uma 94 que ja passo muita agua funda no pantanal e ate hj a helice ta la original meio trincada mais ta la... um tempo atraz o mecanico travo a helice ele pq no areiao as vezes radiador sujo e outros fatores ela queria aquecer... o que acontece tbm que a correia do alternador nao dura nada com esse esquema ...
Carlos A. C. Azevedo
25/06/2011, 20:14
Teve um cara daqui do forum que a palheta quebrou mais de uma vez sempre que passava em rio, quebrava a palheta e rasgava o radiador... E a mit não disse nada sobre uma solução pra isso???
Imperador!
25/06/2011, 21:03
Com que velocidade você foi fazer a travessia?
TylerNTL
25/06/2011, 21:18
Leve a mal não mas não só a L200 2010...
Qualquer viatura se as palhetas da ventoinha baterem na água com força acontece isso. Até aqueles hélices de ferro comuns em CJ, Band, etc. se a ventoinha estiver girando rápido e mergulhar rápido na água já era.
A solução já existe e está instalada na sua viatura: ventoinha com acoplamento viscoso.
Carlos A. C. Azevedo
25/06/2011, 21:39
Leve a mal não mas não só a L200 2010...
Qualquer viatura se as palhetas da ventoinha baterem na água com força acontece isso. Até aqueles hélices de ferro comuns em CJ, Band, etc. se a ventoinha estiver girando rápido e mergulhar rápido na água já era.
A solução já existe e está instalada na sua viatura: ventoinha com acoplamento viscoso.
Em parte, por que mesmo entrando na agua, a temperatura abaixa, mas o acoplmento ainda fica acionado, ai vai que dá a besteira toda.. talvez o jeito seria entrar só uma parte na agua, até abaixar a temp, pro acoplamento sair, e poder acelerar o carro..:semideia
AurelioSoares
25/06/2011, 22:18
Amigos, eu vim do Piauí a um mês e lá fiz as minhas brincadeiras, inclusive percorrer aquela estrada que todos diziam que era impossível fazer de carro, tinha até um rio de uns 70 cm ou mais (acima do pneu). Bem, lá faz 40 graus na sombra e o motor fica quente só de ir até a porteira da fazenda, o caso é que passei por tudo isso e sem problemas com a elice do radiador ou aquecimento do motor; a minha é uma GL 2008 e creio que não tenha essas alterações. Acho que se o caso é mudança, mude para uma elice do modelo velho, ficar nessa de original eu acho que está por fora, vender o tanque porque não o conhece direito eu acho precipitação.
Só para te dizer eu mesmo já abandonei essa de original e parti para usar o que é melhor, não confio na Mit para determinar a qualidade e sim na experiência da galera.
A proposito, ao entrar na agua de um rio, pare a viatura de uma volta no rio a pé e depois vai colocando ele pouco a pouco no rio. Cuidado com os mecânicos, eles gostam de testar a força da ventuinha enfiando chave de fenda para parar a elice, desse jeito ela entra no trampo rachada, assim não dá né?!
Marcelo-HPE
25/06/2011, 23:11
Também já atravessei algumas vazantes de 50cm inclusive de agua salgada , e cruzei alguns trechos alagados em enchentes . sempre a 2200 rpm de 1 marcha 4 H ou de 2° reduzida 4L . e tudo tranquilo, eu ficava com mais medo de trincar o bloco do que quebrar a hélice.
Jorge; a hélice da sua l200 outdoor é preta ou branca ??? a minha era preta de 11 pás.
abs
JORGE CAMOI
26/06/2011, 00:41
Galera...temos de tentar acabar então com este problema ...la de fato na mit o chefe da oficina,falou que tinha um cliente dentro do pantanal que fez uma troca pondo uma me parece que da sport que eh com menos pas,,,,e acabou o problema mais como ficaria no asfalto....outra coisa de fato vi que as corrreias estavam frouxas ,qual diferença disso em relação ah helice...que isso de mecanico travar ela....Ah,a minha e branca.......quando o motor esfria ela para de girar eh isso mesmo....eu rodo ela com o motor desligado girnado com a mão....puxa...tava muito feliz com a viatura pra expedições...num queria ficar sem ela não...valeu galera....
AurelioSoares
26/06/2011, 01:55
Galera...temos de tentar acabar então com este problema ...la de fato na mit o chefe da oficina,falou que tinha um cliente dentro do pantanal que fez uma troca pondo uma me parece que da sport que eh com menos pas,,,,e acabou o problema mais como ficaria no asfalto....outra coisa de fato vi que as corrreias estavam frouxas ,qual diferença disso em relação ah helice...que isso de mecanico travar ela....Ah,a minha e branca.......quando o motor esfria ela para de girar eh isso mesmo....eu rodo ela com o motor desligado girnado com a mão....puxa...tava muito feliz com a viatura pra expedições...num queria ficar sem ela não...valeu galera....
cCara o maior problema que vejo é a mão de óbra "especializada" a maioria nem sabe o que está fazendo, apenas seguem o manual sem pensar direito, to falando dos mecanicos de altorizada, mecanico de ruam é tudo mané mesmo, rompe lacre, corta abraçadeira, prende com fita isolante, troca parafuso e por ai vai, se ver uma mangueira rachada não comenta nada, ou seja tem que ficar colado neles e ver tudo que acontece.
Numa dessas eu vi o cara testando a força da elice fazendo presão com uma chave de fenda, por isso recomendo pegar o manual de serviço e dar uma boa olhada na tarfea e acomanhar sempre que possível.
Vender a viatura, sem chance, tem que ir aprendendo os macetes e sobreviver junto com a viatura.
Imperador!
26/06/2011, 08:49
Eu acho não recomendável trocar a hélice pela de 8 pás, pelo menos motivo que a maioria das L200 Sport e Outdoor com problema de aquecimento trocou a palheta de 8 pás pela de 11 pás. Outra coisa, eu acho que nem são fabricadas mais palhetas de 8 pás pra L200 e a sua 2010 não deve ser compatível com a de 8 pás (iria precisar de adaptação).
Eu não tenho certeza, mas eu acho que quando as correias ficam frouxas o ajuste dinâmico das partes móveis do motor fica comprometido (rodando mais livre do que deveria), deixando alguns componentes (como a hélice) mais suscetíveis de quebra.
Não acho que esse incidente é motivo para trocar de carro. Poderia ter acontecido com qualquer carro, foi só azar mesmo. A mesma vetoinha é usada na Ranger 3.0 (existem relatos da mesma ventoinha quebrando e furando o radiador, como ocorreu com você). A Hilux e a Frontier (salvo engano) também usam 11 palhetas, só mudando o modelo.
Muitas críticas podem ser feitas a mecânico de concessionárias, mas no seu caso parece que você foi bem assessorado. Em geral, o atendimento é ruim e o serviço é pior ainda, mas nã se pode generalizar, pois ainda existem boas empresas e profissionais no mercado.
Costalonga
26/06/2011, 09:16
Eu acho não recomendável trocar a hélice pela de 8 pás, pelo menos motivo que a maioria das L200 Sport e Outdoor com problema de aquecimento trocou a palheta de 8 pás pela de 11 pás. Outra coisa, eu acho que nem são fabricadas mais palhetas de 8 pás pra L200 e a sua 2010 não deve ser compatível com a de 8 pás (iria precisar de adaptação).
Eu não tenho certeza, mas eu acho que quando as correias ficam frouxas o ajuste dinâmico das partes móveis do motor fica comprometido (rodando mais livre do que deveria), deixando alguns componentes (como a hélice) mais suscetíveis de quebra.
Não acho que esse incidente é motivo para trocar de carro. Poderia ter acontecido com qualquer carro, foi só azar mesmo. A mesma vetoinha é usada na Ranger 3.0 (existem relatos da mesma ventoinha quebrando e furando o radiador, como ocorreu com você). A Hilux e a Frontier (salvo engano) também usam 11 palhetas, só mudando o modelo.
Muitas críticas podem ser feitas a mecânico de concessionárias, mas no seu caso parece que você foi bem assessorado. Em geral, o atendimento é ruim e o serviço é pior ainda, mas nã se pode generalizar, pois ainda existem boas empresas e profissionais no mercado.
Imperador, muito boa a sua resposta, excelente.
Também acho que se a correia estiver frouxa a Hélice fica a "Deus dará" e ai pode acontecer de tudo um pouco, inclusive a quebra da mesma.
Ah, sobre a Hélice da Hilux ela é 8 Paletas, a Hilux é tudo do contra, é 8 Paletas e não esquenta, usa um óleo mais velho que eu [API CF-4] e o motor trabalha redondim!
KKKKKKKKKKKKKKKK
Na minha L200 eu uso uma Hélice da Sprinter [Mercedes] motor Maxxion, ai ela é preta, e até hoje tudo certo.
Mas a minha intenção e colocar uma Branca se possível de um tamanho um pouco maior, pois essa ela fica 12mm menor que as outras.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
26/06/2011, 09:53
Bem o fato da correia estar com folga, pode influenciar, mas nem tanto, por que o que faz a helice atracar no eixo e ganhar rotação é o gel que fica no acoplamento viscoso, então, se a correia estiver folgada, ela só vai tentar ganhar rotação se for solicitada por temperatura...
Agora o ruim é que toda vez que comprar um carro, jogar ele na agua, e a helice quebrar, vai ter que vender o carro, assim fica meio ruim...
Amigo jorge, você ainda se lembra um pouco de como foi a situação quando tava entrando na agua??
PS: sua L200 ficou muito firme com essa frente.
Concordo com o Aurelio. Tem mecanico que até vira o motor empurrando pela pá da helice, ai podem acontecer rachaduras e romper até mesmo sem entra na agua. A troca da ventoinha não é bicho de sete cabeças. Se alguem for fazer um passeio que pode envolver travessia de cursos d'agua, vale a pena andar com uma ventoinha reserva e ficar atento a alguma vibração vinda do cofre do motor. Outra coisa, cruze o curso de agua com o RPM baixo, sempre, isso vale até para quem não utiliza esnorkel. Aspirar agua na travessia causa coisas piores que uma pá de helice quebrada, ou os dois...
Um abraço a todos.
Enrique
Imperador!
26/06/2011, 10:34
Movimentar a vetoinha com a mão é mais uma forma de fazer o diagnóstico da ventoinha e do acoplamento viscoso.
Se você chega com a ventoinha travada e para o carro, ela não deve se mover. Se ela não estiver travada, se moverá.
Também deve-se observar se o acoplamento não está "vazando" ou "esfarelando", pois indica desgaste.
O que aconteceu,muito provavelmente, é o que você disse: ele entrou no rio com a ventoinha travada em alta rpm, e quando entrou na água o choque (térmico e mecânico) foi muito grande, causando a quebra.
Carlos A. C. Azevedo
26/06/2011, 11:20
O problema não é nem tanto quebrar a helice, o negocio é que quando ela quebra leva o radiador junto, ai fica foda..
JORGE CAMOI
26/06/2011, 11:38
Bem,ai ah foto da travessia .....Antes tb parei pra umas fotos e escutar um relato de um motorista de uma ranger,que estava naquele ponto ,pois ali seria o ultimo local que ainda teria um serviço de reboque(pode levar muito tempo ate chegar um,sem previsão mesmo)) ...pra qem conhece a região e um local onde rola na fazenda leilão de gado....ele me contou que a ponte sentido Miranda havia caido e ele fez a travessia por baixo na agua, ai quando entrou na algo bateu na helice quebrando-a e ele ficou a pe,achou que fosse um pedaço de pau ... pensei, que falta de sorte....e nem me liguei no fato sobre isso,....mas amigos ....este local e muito ,muito mesmo deserto,se vc ficar com problemas por la ,estara em serios apuros ....em 2008,em expedição pelo Pantanal com a Gaia achamos um motorista que estava andando a pe depois que seu caminhão ficou preso num areal uma semana perdido ....se alguem duvida e so ligar pra o marcelo ele lembrara do fato...Mas temos acho eu que eh testar outras coisas pra evitar isto....Ah,helices estão em falta nas mits,radiador so tem em campo grande ou dourados....Previsão de entrega das peças um Mes.... observem a outra l200 passando ....
cantodopirão
26/06/2011, 14:33
Caro colega meu mecânico me alertou sobre esse tipo de problema. Entra na água com rpm alta, hélice travada pela temperatura alta, ....
Ele me disse que Ranger e Troller 3.0 é a mesma coisa. Água é com a rpm mais baixa possível, tentar perceber pelo som se a hélice tá travada e só entrar quando ela "soltar". Há mais uma coisa, entrar sempre devagar...
Bem eu acho que isso pode acontecer com qualquer carro.... se tem outros motivos para troca tudo bem, mas trocar só por isso é trocar "seis por meia dúzia"
Felicidades e boas trilhas!
Everton Júnior
26/06/2011, 18:10
Jorge,
olhando as fotos, vi que sua hélice ainda é do modelo antigo. A Mit agora usa uma nova hélice que tem corte nas pontas. Depois de quebrar 2x a hélica, colocaram, na garantia, esse novo modelo de hélice na minha ex-savana e nunca mais tive problema, testei de todo jeito e não quebrou.
Abs!
JORGE CAMOI
26/06/2011, 21:40
Jorge,
olhando as fotos, vi que sua hélice ainda é do modelo antigo. A Mit agora usa uma nova hélice que tem corte nas pontas. Depois de quebrar 2x a hélica, colocaram, na garantia, esse novo modelo de hélice na minha ex-savana e nunca mais tive problema, testei de todo jeito e não quebrou.
Abs!
show..vou na mit aki no rj saber sobre isso....vc tem alguma foto deste tipo de helice...
Everton Júnior
26/06/2011, 22:31
show..vou na mit aki no rj saber sobre isso....vc tem alguma foto deste tipo de helice...
Infelizmente não tenho, mas não tem erro, é só olhar numa 0km do pátio, com certeza vai estar com a nova hélice.
Abs!
AurelioSoares
27/06/2011, 19:10
Jorge, teu parachoque está show, é aquele de todo de ferro com guincho embutido? onde comprou? quanto custou?
AurelioSoares
27/06/2011, 19:24
Pô será que não dá para colocar uma grade de aço entre o ventilador e o radiador?, trocar uma elice na trilha é moleza, mas o radiador!? Meu "departamento de pesquisa" vai procurar uma super tela para colocar ali. to vendo que isso é um problema crônico.
Pequeno jr
27/06/2011, 19:47
Bem galera,acabei de chegar em casa de uma pequena expedição ao Pantanal com minha l200 hpe 2010 comprada ano passado ok e preparada em São paulo com o Jorjão na 4 x 4 four well.. . investimento total de uns $100.ooo,oo...A mesma eh tratada ah leite de pato.... mas cheguei a uma triste conclusão....este carro serve somente pra dias bem secos... Porque.....uma pequena travessia de um laguinho de uns 0,50 cm de profundidade e extenção de 3 metros de comprimento pode te deixar em serios apuros... ! Passei nesta poça d agua, em primeira ,devagar,e com reduzida e simplesmente ao chegar do outro lado observei que o motor esquentou ,parei e vi a causa do problema,que me deixou, muito mais muito P da vida...Num lugar que não tem nenhum recurso fiquei estatalado.... ah pa da helice quebrou e com isso furou o radiador.....conclusão...e explicação do tecnico da mit em campo grande mt.....Devido as antigas esquentarem, eles(Mit)aumentaram o diametro da helice e isso diminui a resistencia das pas....ai caros amigos ....tirem suas conclusões , deixar ela esquentar no urbano , ou ficar uma meia duzia a pe dentro de um pantanal deste ai da vida ...tirem vcs qual foi a conclusão que eles acharam......Alguem tem uma sugestão sobre isso.....Ja penso em colocar a minha a venda....pois comprei este carro somente pra fazer estas viagens em lugares remotos que so um carro 4x4 pode chegar....Abraços e me desculpem o desabafo....
CAMOI
Fala Camoi
Tdo na paz ??? Está devendo a vinda ainda ao DF hein!???
Sobre o problema que tu passou, infelizmente vc não foi o primeiro e é devido ao material empregado nessa helice. Há um outro modelo que se não me engano é a Helice Preta de 11 pás é melhor que a branca que é de um material duvidoso.
Outra coisa, quando o motor estiver acoplado a ventuinha, não deve-se passar dentro de alagados. Vc precisa esperar ela parar de girar e entrar.
Se quiser me vender a L-200 ... a garagem já está prontinha para ela ... na tua vinda ao DF já deixa ela por aqui .. heheheheh !!
Daniel.Shimomoto
27/06/2011, 21:18
Para isso só existe uma solução...É entrar de marcha lenta e ficar algum tempo (bom, diga-se de passagem) rodando sem ar condicionado.
Acontce isso até com Ranger e tem um relato desses de uma Ranger com menos de 7 mil km que ocorreu a mesma coisa.
Pô será que não dá para colocar uma grade de aço entre o ventilador e o radiador?, trocar uma elice na trilha é moleza, mas o radiador!? Meu "departamento de pesquisa" vai procurar uma super tela para colocar ali. to vendo que isso é um problema crônico.
Ola Aurelio. O problema não é a sujeira na agua. São as pas batendo com velocidadenela. Se voce entrar na agua, mesmo com a ventoinha acoplada e rpmbaixo não devera quebrar. Acho eu. E ao meu ver, a grade pode ser mais um problema se enroscar algo, como mato, vai tender a freiar o movimento e danificar o acoplamento viscoso e até superaquecer.
Pessoal, é melhor começar a pensar num gurgel X12 ou aquela coisa, acho que é o X15... [refrigerados a ar]. rs.
Um abraço.
enrique
TylerNTL
27/06/2011, 23:29
Ola Aurelio. O problema não é a sujeira na agua. São as pas batendo com velocidadenela. Se voce entrar na agua, mesmo com a ventoinha acoplada e rpmbaixo não devera quebrar. Acho eu. E ao meu ver, a grade pode ser mais um problema se enroscar algo, como mato, vai tender a freiar o movimento e danificar o acoplamento viscoso e até superaquecer.
Pessoal, é melhor começar a pensar num gurgel X12 ou aquela coisa, acho que é o X15... [refrigerados a ar]. rs.
Um abraço.
enrique
Pelo que entendi a tela não é para evitar que o hélice quebre. A ideia é proteger o radiador de um eventual pedaço de hélice voador...
AurelioSoares
28/06/2011, 14:55
Pelo que entendi a tela não é para evitar que o hélice quebre. A ideia é proteger o radiador de um eventual pedaço de hélice voador...
Isso mesmo, a idéia é proteger o radiador. A tela de aço super fina eu já encontrei, é em aço inox, com carbono, o problema é que só consigo comprar a chapa inteira para fazer o teste., assim tenho que "dar uma utilidade" para o resto do material e é claro dar um jeito de simular a guebra da elice sem estar instalada no meu carro, é claro!
Evidentemente que se ela partir vai virar um liquidificador estragando todas as outras pás mas o radiador acho difícil ela conseguir alcançar.
AurelioSoares
28/06/2011, 14:59
goiabah, eu entendi o problema e a solução já está sendo mastigada. quanto ao gurgel, eu tava pensando em um Engesa como "brinquedo do papai". mas isso só vai acontecer depois que terminar de ocorrer a mutação da Asa Branca.
JORGE CAMOI
28/06/2011, 16:50
Olha comprei na four well em sampa com o Jorjão...o Bolivianao...de fato onde para a viatura todos admiram o serviço...qualquer duvida me da um alo..vale a pena fazer esta instalação mesmo por que o mei interesse e por a viatura na pista cruzando os paises aki do merco sul
Jorge, teu parachoque está show, é aquele de todo de ferro com guincho embutido? onde comprou? quanto custou?
JORGE CAMOI
28/06/2011, 16:51
Olha num esuqce de me avisar quando vc encontra tal protetor heim...hahahahahhahaaaaaaaa
JORGE CAMOI
28/06/2011, 17:01
Fala Camoi
Tdo na paz ??? Está devendo a vinda ainda ao DF hein!???
Sobre o problema que tu passou, infelizmente vc não foi o primeiro e é devido ao material empregado nessa helice. Há um outro modelo que se não me engano é a Helice Preta de 11 pás é melhor que a branca que é de um material duvidoso.
Outra coisa, quando o motor estiver acoplado a ventuinha, não deve-se passar dentro de alagados. Vc precisa esperar ela parar de girar e entrar.
Se quiser me vender a L-200 ... a garagem já está prontinha para ela ... na tua vinda ao DF já deixa ela por aqui .. heheheheh !!hahahahah...dexa que vou aparecer ai...