PDA

Ver Versão Completa : Qual motor usaremos no lugar do extinto AP?

sandro-natal
25/06/2011, 11:22
Pessoal,
Quem quiser aumentar a potência de seu Samurai, Jimny ou Vitara substituindo o motor, e não quiser pôr um usado, não poderá mais comprar AP, que saiu de linha.
E agora, quais são as opções de motor novo?
Não valeria a pena pensarmos em um motor de projeto moderno, que consegue uma melhor relação potência/volume?
Seria interessante levantarmos os motores disponíveis no mercado nacional, com preços, curvas de potência e torque versus rpm, e outras características.
Deveríamos pensar também em otimizar a compatibilidade entre o novo motor e a caixa de marcha original.

maxdelta
25/06/2011, 18:41
Tem o motor do fox 1.4, tem o motor do vectra 2.0, tem o motor do fiat linea 1.9. É só pensar q saiu o motor de linha, mas montadora colocou algo no lugar, então coloca o motor substituto! Só lembrando q este motores tem uma concepção mais nova, e motor do fox 1.4 é melhor q AP 1.6! Compatibilidade manda fazer o flange! Quando não tem pronto manda-se fazer!

[]s

Fernando Massad
25/06/2011, 19:17
Sandro o AP saiu de linha há muito tempo...
Se quer um motor NOVO VW, coloque o 1.6 AT, substituto do AP. Basta ter grana....ou então coloque qq outro motor nacional 0 bala com maior potência que seu Samuca vai agradecer....

Fernando Massad
25/06/2011, 19:19
Tem o motor do fox 1.4,
[]s

Maxdelta, Fox 1.4????? não seria o 1.6?
Abç!!!

Alexandre X
25/06/2011, 20:04
e o motor 2.5 do jetta?

Andrei Hasse
25/06/2011, 20:06
Ja vi um Samurai com GM 2.0 Flex do Vectra/Astra etc.. Axo uma exelente opção pois ja tive um Astra flex Otimo motor. Facil Manutenção muito forte. Existe o 1.8 da Montana/Strada, mas tb esta sendo engulido pelos novos 1.4 Gm/Fiat e etork da fiat.

Mas lembrando que o AP saiu de linha mas a produção de peças continuara por 10 anos no minimo, A unica coisa que devera comprar usado é o bloco, Que pode ser retificado e encamizado quantas vezes nescessario. O restante das peças vai ser encontrado novas por muitos anos. Aqui na região estão encamizando blocos AP, com Cromoniquel Forjado.

Axo que ainda iremos ter o AP disponivel por anos, Um bom exemplo é o GM opala que saiu de linha a anos e é ainda muito usado. Mas sim um projeto mais moderno seria sempre bem vindo, flanges pçs para adaptação como tem para o AP.

Abrsss

BTMEC
28/06/2011, 19:31
Olá pessoal,

e motor do Civic, seria uma boa idéia ou estou falando besteira?

Motor - 4 cilindros, 16 válvulas, comando de válvulas variável
Cilindrada - 1 668 cm3
Potência - 130cv (6 300 rpm)
Torque - 15,8 kgfm (4 800 rpm)

o torque chega a 13,8 kgfm a 2 000 rpm

sandro-natal
28/06/2011, 19:57
Gostei do motor do Civic. Vamos levantar suas dimensões e peso. Ele é transversal? Vamos descobrir sua curva de potência e torque!
Um desses no Jimny, e teríamos quase a mesma relação peso/potência de um Troller 3.0 chipado!

BTMEC
28/06/2011, 20:19
Sandro,

o motor do Civic é transversal, o peso eu não sei, mas o bloco e cabeçote são em alumínio.

andre097
28/06/2011, 20:21
o motor do civic se for do NEW CIVIC ele é de aluminio.

BTMEC
28/06/2011, 20:24
O motor que eu estava vendo é este...

Testes: Honda Civic Sedan EX 1.7 VTEC | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143759.shtml)

1.7 16V VTEC.

andre097
28/06/2011, 20:28
O motor que eu estava vendo é este...

Testes: Honda Civic Sedan EX 1.7 VTEC | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143759.shtml)

1.7 16V VTEC.
no seria melhor o do new civic 2007??
1.8 140 cv
cilindrada-1 703 cm3

LEANDRO CAV
23/11/2011, 19:10
bom galera, diante das varias opções que vi aqui neste topico, resolvi palpitar. Tenho um Jimny que foi totalmente modificada a mecanica, coloquei um motor 2.0 GM que (kadet, vectra, omega, etc...) troquei o cambio por um cambio Eathon e a Tcase do samurai americano (importada pelo X), o carro ficou bruto demais muito curto porem com uma força extraordinaria.
Fica ai a dica gastei em torno de uns 12.000 mil para fazer isto ou seja instalação, cardans e o principal regularização do documento.

abraço a todos se alguem interessar e puder ajudar este meu carro esta a venda

TFelipe
24/11/2011, 22:47
como ficaria a parte legal nesses casos? (ou, não ficaria?)

independente do motor, de civic, fox etc... todos excedem e muito os 10% de aumento de potencia previsto em lei... e se os cops resolverem atacar, a multa e os pontos na carteira são tranquilos, o problema é que o carro é apreendido....

Fabil
25/11/2011, 16:56
o dia que os "cops" tiverem um dinamometro de rolo em cada blizte e puderem conferir se seu motor adaptado tem mais de 10% da potencia do original quem sabe ?? hehehe tá mais facil galinha nascer dente...

a moda no Brasil parlamentar querendo posar de bom mocinho e criar um monte de leis sem o menor fundamento e viabilidade pratica... criam regras que nao tem condiçoes de aferir e fiscalizar..

quer mais exemplos? a transparencia do insulfilme é um... quantas bliztes vc já viu com luximetro? o vidro pode estar pretasso, o "chips" fala que está escuro e vc fala que tá claro.. olha a chancela é tá marcado 75%...

escapamento produzindo ruido excessivo acima de nao sei quantos decibeis... desde quando blitze os chips tem decibelimetro p/ saber se seu escapamento está dentro do limite?

farois desregulados... desde quando em blitze tem aparelho p/ aferir foco dos farois?

falando em farol isso me lembrou um caso que ocorreu comigo...
a muuiitttoos anos atras eu tinha uma Santana Quantum Sport, epocas de boy, ela estava um pouco rebaixada ( nada exagerado), fui parado numa blitze, o FDP do "chips" olhou tudo!!! desde lampada de placa até macaco e extintor de incendio... nao achou nada... tudo em dia e funcionando... foi até na frente do carro ficou em pé bem rente ao capô e disse...

- " vou ter que apreender seu carro.."
- e qual seria o motivo?
- seu carro está rebaixado e portanto com alteraçoes das carateriscas originais segundo o artigo bla, bla, bla...
- e como é que o sr. identificou que ele esta rebaixado?
- é que o seu farol está abaixo da altura do meu joelho e nos outros santanas o farol fica rente ao meu joelho...
- entao me faca um favor, mostra ai no CBT, onde fala que o joelho das autoridades é coinsiderado instrumento legal de aferiçao da altura de um veiculo... se constar isso no CBT o sr. pode mandar rebocar meu carro agora.

o zoio do chips esbugalhou e o cara faltou soltar fogo pelas narinas.... kakakakakak o cara ficou puto, me deixou mofando lá e foi conversar no radio e deu placa, chassis, consultou tudo que podia, deve ter até consultado meu CPF p/ tentar achar algo errado p/ me ferrar e nada... voltou, me entregou os documentos e boa tarde...

Andrei Hasse
25/11/2011, 23:06
Fala PessoAll

Primeiro acho que o AP não é tão extinto assim, existe, e vão enxistir muitas peças ainda para venda, Bielas, pistões etcc.. tanto que vi em revistas de preparação o anuncio de novos blocos de aluminio para o AP, então tudo se produz e como o AP a demanda é grande, vai demorar a se acabar.Claro que novos projetos, ainda mais se bem viaveis como o AP sempre é bem vindo.

No Caso ta tolerancia de 10% da potencia, a questão não é se sera ou não conferido em uma blitz, ou vistoria, Mas sim a regularização do novo motor na viatura, isso se for o gosto do propiretario. Aqui em Santa Catarina, acredito que em outros estados tb, para regularizar um novo motor ele devera ter a baixa original, e nela constar a potencia, que devera bater com a tolerancia do motor do seu carro.
Ai tem mais um grande problema, existem carros com o numero de Vcs no documento que não confere com a realidade. Por Exemplo minha viatura, acredito que seja de importação direta, e foi cadastrado nos docs 98 cavalos (mais o burro dentro eheheh) vitara 8v com 98 cv?
existe muitos erros, ja tive um gol GL 1.8 com 67cv nos docs.
Existem erros, e a lei para regularmentar é essa, temos que prestar atenção e se adequar, se não precizar regulamentar melhor ainda.

Abrsss

Kim
25/11/2011, 23:40
Opa Galera!

Não deixei de ler.

Uma observação.

Não existe motor transversal, longitudinal, diagonal, perpendicular, retilíneo...

Motor é motor!!!

No gol é longitudinal, o mesmo motor, é transversal no verona. (lembram desse carro?)

No corsa, transversal, na S10/omega, longitudinal.

O que muda, é a disposição do cambio, espaço no cofre!

Querem colocar o motor do vectra, pode!
Do Honda, manda bala!

Entenderam, motor é motor, e funciona até "no chão"!