Ver Versão Completa : Como regular bomba injetora e turbo tgv de l200 hpe sport 2004????
Paulinhoel
25/06/2011, 00:25
Amigos, boa noite...
Estou precisando de uma ajuda de vc, montei na minha l200 uns pneus BFGoodrich 35" com isso a viatur ficou mais lentona... até antes mesmo disso ja tinha vontade de aumentar a força dela um pouco,mas tenho um grande problema na cidade que estou n tem nenhum bombista e o mais perto fica a 100km e cobra uma fortuna pra fazer qq coisa...
Eu entendo um pouco de mecanica e gostaria de alguns toques do pessoal mais experiente aqui do forum de como faço pra aumentar o débito de diesel pela bomba e como aumentar a pressão dessa turbinha TGV..... fico no aguardo pessoal, obrigado mais uma vez pela ajuda...
PauloLimited
25/06/2011, 12:01
Atrás da Bi tem um parafuso q controla a quantidade de Diesel q a bomba manda para o motor, retira ele limpa caso esteja sujo. Nesse parafuso vc vai ver umas porcas, num lembro se são 2 ou 3, deixa com 4, mas tem q ser do msm modelo q esta no parafuso. Com isso vai aumentar o bébito da sua BI e deixa ela 6 ou 7 graus positivos q fica bom.
A minha está assim é uma Sport GLS é fico muito boa pra arrancar e retomadas.
Marcelo-HPE
25/06/2011, 17:03
Não precisa mexer na B.I ; é só ecnurtar a haste que sai do turbo TGV na parte roscada , aumentando a pressão do turbo o sensor de fluxo de ar vai "mandar" a central sinalizar para a Bomba injetora injetar mais diesel .
abs.
Imperador!
25/06/2011, 17:31
Eu aconselho a não mexer na pressão do turbo. O melhor ajuste é original.
A razão é simples: com muita pressão, você vai ter muito torque em baixa rotação, mas vai perder em velocidade final. Com baixa pressão, você vai ficar com pouco torque em baixa.
Marcelo-HPE
25/06/2011, 18:02
Nâo chega a tanto !! 1/4" de volta na porca da haste , a pegada do carro já melhora tanto em baixa como em alta.
Carlos A. C. Azevedo
25/06/2011, 20:12
Dependendo do ajuste, ele pode ficar tanto quanto o amigo imperador falou, quanto o amigo marcelo falou, tudo depende da posição da haste..
Paulinhoel
25/06/2011, 22:26
Atrás da Bi tem um parafuso q controla a quantidade de Diesel q a bomba manda para o motor, retira ele limpa caso esteja sujo. Nesse parafuso vc vai ver umas porcas, num lembro se são 2 ou 3, deixa com 4, mas tem q ser do msm modelo q esta no parafuso. Com isso vai aumentar o bébito da sua BI e deixa ela 6 ou 7 graus positivos q fica bom.
A minha está assim é uma Sport GLS é fico muito boa pra arrancar e retomadas.
Amigo, obrigado pela dica... esse parafuro é um "13" que fica bem no meio dos 4 caninhos de aço que manda o diesel para o motor??? ou é outro parafuso??
Obrigado...
Paulinhoel
25/06/2011, 22:28
Não precisa mexer na B.I ; é só ecnurtar a haste que sai do turbo TGV na parte roscada , aumentando a pressão do turbo o sensor de fluxo de ar vai "mandar" a central sinalizar para a Bomba injetora injetar mais diesel .
abs.
Marcelo, me tira uma duvida quanto a esta regulagem... quando vc diz para encurtar a haste é para mexer naquela porca que fica propriamente dita no meio da haste ou nos parafusos halen que fica na turbina??? obrigado a ajuda....
Carlos A. C. Azevedo
25/06/2011, 22:54
Marcelo, me tira uma duvida quanto a esta regulagem... quando vc diz para encurtar a haste é para mexer naquela porca que fica propriamente dita no meio da haste ou nos parafusos halen que fica na turbina??? obrigado a ajuda....
A pergunta não foi pra mim, mas acho que posso responder, sim, é esta porca grande mesmo, que fica entre os dois parafusos.
Quer fazer uns testes? liga o motor, e liga o ar condicionado, vai no fim do escape, se tu não tiver escutando barulho da turbina, vai aproximando de pouco em pouco, até tu escutar só o fiapo do som dela quer dizer que as palhetas já estão abrindo, aumentando a pressão, com menos vácuo do motor, mas cuidado, se o barulho da turbina em baixa, marcha lenta ficar muito forte, tu não vai conseguir passar de 2000 rpm...
:concordo:
Marcelo-HPE
25/06/2011, 23:02
Nâo mexa nos parafusos alen , é na porca que fica no meio da haste , com duas chaves de boca de 10mm vc folga as contra porcas e depois no sentindo de folgar, a esquerda e pra baixo vc encurta a haste 1/4 de volta até 1/2" volta , faça uma marcação linear na porca e na rosca da haste , antes de movimentar a porca, para vc não se perder depois , ali vai ser o seu ponto zero , depois segure a porca com uma das chaves 10mm e reaperte as contra-porcas com a outra chave 10mm .
Para facilitar retire o filtro de ar e depois um dos parafusos da chapa escudo de proteção que fica em volta da turbina para melhorar o acesso a haste.
abs.
AurelioSoares
26/06/2011, 02:58
Galera que tal postar fotos? gostei do tópico
Marcelo-HPE
26/06/2011, 09:55
Lembrando que a pressão máxima do turbo da l200 Outdoor HPE é de 1.8 kgf/cm2 = 180 kpa a 5000 rpm .
vc podem regular usando esse parâmetro tb , mas para isso seria preciso estar com o scanner conectado no carro.
Costalonga
26/06/2011, 10:06
Mas se deixar nessa pressão máxima não vai influenciar em nada não?
E quando ela vem original de fábrica a pressão num deve ser essa não né, deve ser 1.5 a 5000RPM.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Marcelo-HPE
26/06/2011, 12:39
Essa pressão de 1.8 é só a 5000 rpm . para uso normal fica em torno de 1.5 . eu já ví o mecânico da mit fazendo teste de pressão do turbo , ele pluga o scanner e dá uma pisada rápida no acelerador até 5000 rpm e acompanha a pressão no scanner . é uma pisada rápida para dar pico de pressão . e não manter a 5000rpm
abs.
PauloLimited
26/06/2011, 13:27
Amigo, obrigado pela dica... esse parafuro é um "13" que fica bem no meio dos 4 caninhos de aço que manda o diesel para o motor??? ou é outro parafuso??
Obrigado...
Boa pergunta, ueueue. Agora num sei se esse ou o de cima q tem 2 mangueiras. Vo fazer o seguinte amanha vo no meca comprar aquela arrainha q segura o copo da roda, ai vo pergunta pro meca tudo certinho, se der tiro umas fotos de tudo.
Mas uma coisa eu te falo, não deixa a BI com 0 grau, deixa ela com uns 6 ou 7 graus positivos q faz diferença d+.
Esse ajuste da turbina q o Marcelo falo tem na minha tb, so q eu nem lembrava com q fazia ele, por isso num comentei. Na subida q tem aqui na frente de casa em 1 marcha a 1300 rpm +- se pisar bem, já marca uns 0,4 de pressão no manometro.
Paulinhoel
26/06/2011, 15:19
Valeu chará.. fico no aguardo de vc falar com seu meca. to muito afim de deixar a bitela andando forte... amanha no fim do dia eu volto aqui pra ver sua resposta.... n esquece de mim heim hahahahhahaha
Ahhh mais uma pergunta.. como eu sei se minha BI tá com 0 6 ou 7 graus? hehehehe
Abrigado...
Boa pergunta, ueueue. Agora num sei se esse ou o de cima q tem 2 mangueiras. Vo fazer o seguinte amanha vo no meca comprar aquela arrainha q segura o copo da roda, ai vo pergunta pro meca tudo certinho, se der tiro umas fotos de tudo.
Mas uma coisa eu te falo, não deixa a BI com 0 grau, deixa ela com uns 6 ou 7 graus positivos q faz diferença d+.
Esse ajuste da turbina q o Marcelo falo tem na minha tb, so q eu nem lembrava com q fazia ele, por isso num comentei. Na subida q tem aqui na frente de casa em 1 marcha a 1300 rpm +- se pisar bem, já marca uns 0,4 de pressão no manometro.
Paulinhoel
26/06/2011, 15:25
Neste exato momento to indo pra garagem tentar fazer regulagem que vc me disse... vamos ver se consigo rsrs....
Mais uma pergunta Marcelão... quando se dá a partida no carro o sensor ja manda a turbina "encher" ou a haste permanece no mesmo lugar??? n sei se expliquei certo... tipo assim quando se liga o carro a valvula que regula a pressão do turbo tem que entrar pra dentro ou ela só vai se movimentar quando realmente a turbina encher???
Valeu mais uma vez a dica...
Nâo mexa nos parafusos alen , é na porca que fica no meio da haste , com duas chaves de boca de 10mm vc folga as contra porcas e depois no sentindo de folgar, a esquerda e pra baixo vc encurta a haste 1/4 de volta até 1/2" volta , faça uma marcação linear na porca e na rosca da haste , antes de movimentar a porca, para vc não se perder depois , ali vai ser o seu ponto zero , depois segure a porca com uma das chaves 10mm e reaperte as contra-porcas com a outra chave 10mm .
Para facilitar retire o filtro de ar e depois um dos parafusos da chapa escudo de proteção que fica em volta da turbina para melhorar o acesso a haste.
abs.
Carlos A. C. Azevedo
26/06/2011, 15:31
Neste exato momento to indo pra garagem tentar fazer regulagem que vc me disse... vamos ver se consigo rsrs....
Mais uma pergunta Marcelão... quando se dá a partida no carro o sensor ja manda a turbina "encher" ou a haste permanece no mesmo lugar??? n sei se expliquei certo... tipo assim quando se liga o carro a valvula que regula a pressão do turbo tem que entrar pra dentro ou ela só vai se movimentar quando realmente a turbina encher???
Valeu mais uma vez a dica...
isso ai, se tu tirar a tapa que cobre a regulagem da turbina e pede pra alguem ligar o carro, e oce vai ver a haste acionando a turbina...
olhem o tópico do Fuzileiro.
Abri 1/2 volta.
Ficou muito forte. Fiz em casa.
Estou usando pneu 38.
Antes não ia.
Paulinhoel
26/06/2011, 21:28
Cara, dei uma mexida agora de pouco na regulagem da haste, mas estou com outro problema... acho q a solenoide que controla o vacuo deve tá quebrada pq a haste n se mexe sem acelerando muito ou pouco o carro.... tem ideia do que pode ser isso??? obrigado...
Caro Paulinhoel!
Agora não estou no celular, fica mais fácil te explicar!
Sobre o WG (westgate), ele fica fechado, para a turbina encher.
Ela só abre quando a turbina enche por completo, ou seja, numa subida, com o pé na lata, acelerando parado, só se estiver estragada ou muito desregulada, pode explodir o motor de acelerar em sua garagem, que ela não aciona.
O que pode fazer, é apertar a regulagem, (soltando a rosca) para que o WG abra com mais pressão, pois tensionará mais a mola.
Isso é um procedimento que poderá elevar a temperaura do motor, se a BI não acompanhar, pois haverá mais pressão e pouco combustível, que não é nada bom para o motor.
Sobre a BI.
Geralmente, na BI existem 3 regulagens, sendo duas lacradas.
A primeira, não lacrada, e a que regula a marcha lenta, soltando a rosca, desacelera, o processo inverso, acelera.
A segunda regulagem, é lacrada, é a do batente do acelerador, quando solta, pode aumentar o giro do motor, para andar mais (diferente de subir mais), se um motor vai no máximo a 3.500rpm, pode deixar com 4.000rpm, mais sua durabilidade...
A terceira regulagem, também é lacrada, é a MARVADA!!!!!
Essa regulagem é o cara!!!!
Ela quem regula o débito do combustível, se mecher no WG, tem que mexer aqui!!
Se mexer no "ar", para aumentar o rpm, tem que mexer aqui!!!!
Para regular o débito da BI.
1 - Retire o lacre e afrouxe a contra porca, mantendo a chave na porca;
2 - Com uma chave de fenda, ou uma chave 6mm (dependendo do modelo), aperte 1/4 de volta;
3 - Aperte a contra porca, observando se o parafuso não foi junto, alterando a regulagem.
Teste!
No meu caso, só mexi no débito de combustível.
1/2 volta!!
Ficou um canhão para andar, os 38 urram nas curvas!
Abraços.
Kim.
Carlos A. C. Azevedo
26/06/2011, 22:11
Cara, dei uma mexida agora de pouco na regulagem da haste, mas estou com outro problema... acho q a solenoide que controla o vacuo deve tá quebrada pq a haste n se mexe sem acelerando muito ou pouco o carro.... tem ideia do que pode ser isso??? obrigado...
Cara, ela não tá puxando nada? tenta dar umas porradinha de leve pela frente da valvula pra ver se numm tem nada travado, e voce escutava a turbina acionando???
Amigo Kim, nas bombas das L200 sport é um pouco diferente a jogada, hehe, não tem esse parafuso do controle de debito:(:(, o controle é feito por uma peça eletronica...
Carlos A. C. Azevedo
26/06/2011, 22:16
A peça que controla o debito é esta aqui nas fotos http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/87697-full-3-2-did-nao-liga.html#post1394929
Paulinhoel
26/06/2011, 22:21
Carlão, não ta puxando nada.. tentei dar umas porradinhas jah, até a limpeza da valvula eu já fiz... a haste n puxa nd... o nomal é logo que quando se de a partida no motor a valvula puxe a haste neh? e vc n ouve nd da turbina enchendo....
Será q fudeu mesmo????
Cara, ela não tá puxando nada? tenta dar umas porradinha de leve pela frente da valvula pra ver se numm tem nada travado, e voce escutava a turbina acionando???
Amigo Kim, nas bombas das L200 sport é um pouco diferente a jogada, hehe, não tem esse parafuso do controle de debito:(:(, o controle é feito por uma peça eletronica...
Opa!!! Errei heim!
Como conheço pouco as L200, e não comentaram em eletrônica, fui pelo sistema mecanico!
Abraços.
Kim.
Paulinhoel
26/06/2011, 22:25
Carlão, essa peça ai da foto eu encontrei na minha BI mas eu consigo regular o débito do diesel por ela... ou isso só eletronicamente??
Me recordo em um post seu, vc comentando pra soltar 4 parafuso de fenda e "movimentar pra frente ou pra tras a mesa... a mesa seria essa foto da peça?? to perdido aqui...
A peça que controla o debito é esta aqui nas fotos http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/87697-full-3-2-did-nao-liga.html#post1394929
Carlos A. C. Azevedo
26/06/2011, 22:50
Carlão, essa peça ai da foto eu encontrei na minha BI mas eu consigo regular o débito do diesel por ela... ou isso só eletronicamente??
Me recordo em um post seu, vc comentando pra soltar 4 parafuso de fenda e "movimentar pra frente ou pra tras a mesa... a mesa seria essa foto da peça?? to perdido aqui...
Amigo Paulo, como o Marcelo já disse, tem uns sensores de pressão no coletor que indicam para a central, por que se aumentar a quantiidade de ar, tem que aumentar a quantidade de combustivel pra queimar, só de voce diminuir a haste da turbina, a eletronica se encarrega de aumentar a quantidade de diesel.
Esta regulagem dos 4 parafusos, foi só pra obter a posição em que ela fica com a marcha lenta perfeita.. como já tava feliz pra carallho quando ela ligou e aceitou aceleração normal não mexi mais, e assim não sei se levando esta peça um pouco, mas é só um pouco mais, para tras, em direção ao painel corta fogo, ela pode melhorar a rotação/aceleração, mas se for muito nesa direção, se ligar o motor, ele vai acelerar desesperadamente até o ponto onde voce desligar a chave, sim, ele vai parar. mas creio que só mexendo na turbina já vai melhorar e creio que não seja preciso mexer na posição desta peça..
A minha quando peço pra ligarem o motor, a bicha dá um puxão da porra, voce puxou a haste ela tá saindo normal?? pode ser o controle de vácuo dela com problema, ou a mangueira entupida, pode ser dificil... se voce conseguir desencaixar a mangueirinha, liga o motor e vê se tem vácuo, se tiver a valvula da turbina se ferrrou se, mas se não tiver vácuo, o problema é mais pra cima hehe, ali pras banda da entrada do cabeçote...
Amigo Kim, muito legal o fuzileiro hehe. nem consigo imaginar o cumminszão com bomba mexida deve ficar um torpedo.
Marcelo-HPE
27/06/2011, 00:09
Se a haste não está se mexendo , está com defeito , pode ser a solenoide de vácuo , haste agarrada, ou membrana do atuador danificada , pode ser a mangueira da solenoide furada tb.
tem que ir inspecionando para descobrir.
Na hora que vc liga o carro a haste ja se movimenta em sentido do turbo.
Marcelo-HPE
27/06/2011, 00:13
Fala Kim meu velho !! o fuzileiro virou um Mariner !! hehehe, quando vamos nos encontrar de novo ?? O Dr Guillerme está com saudades de vc . hehehe
PauloLimited
27/06/2011, 01:51
Cara, evita ao máximo de andar com a L200 desse jeito, pois como a haste num está se movimentando as paletas da turbina ficam travadas e andar assim causa carbonização na turbina.
Fala Kim meu velho !! o fuzileiro virou um Mariner !! hehehe, quando vamos nos encontrar de novo ?? O Dr Guillerme está com saudades de vc . hehehe
Opa grande Marcelo-HPE!!!!
Muito obrigado!
Passa la no tópico dele!
Mariner?! Ele está num relógio, ou uma Nave da Nasa?:chorandoderir::chorandoderir:
Abraços.
Kim.
Paulinhoel
27/06/2011, 11:20
Paulão.. ela ta parada agora... na verdade tá td desmontada rsrs.. to esperando os toques que vc vai pegar com o seu mecanico pra mexer na BI....
Não esquece de mim heim hahahahahahaha
Abraços....
Cara, evita ao máximo de andar com a L200 desse jeito, pois como a haste num está se movimentando as paletas da turbina ficam travadas e andar assim causa carbonização na turbina.
Paulinhoel
27/06/2011, 11:24
Ahhhh outra duvida que pintou.... eu tirei todas as valvulas de cima da entrada de ar pra dar uma limpada e tal e vi algo que me deixou confuso hehehehe.... motor diesel n tem borboleta, certo? rsrs pq a L200 tem? rsrs ela tem um parafuso pra regulagem, será q essa regulagem melhora em alguma coisa no desempenho do carro??? valeuuu pessoal...
Paulinhoel
27/06/2011, 14:47
Paulo Limited...amigão... conseguiu ver com seu meca o lance pra regular a BI??
Valeuuuuuuuuuuuuuu no aguardo...
PauloLimited
27/06/2011, 19:17
Fui la hj de tarde cara, mas o meca num estava lá, ele tinha saido pra levar o carro de pra alinhar. Amanha eu vo lá.
Paulinhoel
27/06/2011, 20:19
Continuamos no aguardo.... eu e a L200 td desmontada rsrs.... abraços e valeu a atenção...
QUOTE=PauloLimited;1471021]Fui la hj de tarde cara, mas o meca num estava lá, ele tinha saido pra levar o carro de pra alinhar. Amanha eu vo lá.[/QUOTE]
Carlos A. C. Azevedo
27/06/2011, 21:36
Ahhhh outra duvida que pintou.... eu tirei todas as valvulas de cima da entrada de ar pra dar uma limpada e tal e vi algo que me deixou confuso hehehehe.... motor diesel n tem borboleta, certo? rsrs pq a L200 tem? rsrs ela tem um parafuso pra regulagem, será q essa regulagem melhora em alguma coisa no desempenho do carro??? valeuuu pessoal...
Essa valvula ai é a que faz a turbina segurar ou liberar a pressão.. se o diafragma dela tiver ferrado o carro fica um lixo pra desenvolver por que a turbina praticamente para de funcionar..
Junior-L200Power
27/02/2014, 01:06
Fui la hj de tarde cara, mas o meca num estava lá, ele tinha saido pra levar o carro de pra alinhar. Amanha eu vo lá.
Pow Paulo...sacanagem!!
O cara tá há quase 3 anos com a L200 na oficina parada esperando tua resposta e tu nunca mais apareceu aki no tópico pra responder...Rsrs
Brincadeiras a parte, só ressuscitei o tópico pq tbm to curioso pra saber que regulagem é essa que teu mecânico fez e onde fez Paulo!!
Se chegar a ver esse post gostaria que respondesse por favor!!
Grande abraço!
Marcolin
24/05/2014, 20:07
Pow Paulo...sacanagem!!
O cara tá há quase 3 anos com a L200 na oficina parada esperando tua resposta e tu nunca mais apareceu aki no tópico pra responder...Rsrs
Brincadeiras a parte, só ressuscitei o tópico pq tbm to curioso pra saber que regulagem é essa que teu mecânico fez e onde fez Paulo!!
Se chegar a ver esse post gostaria que respondesse por favor!!
Grande abraço!
alguem tem fotos da marditan regulagem da bi e da turbina? hehe
alguem tem fotos da marditan regulagem da bi e da turbina? hehe
aguardo fotos regulagem da bi!!!!!!!
tenho pajero sport e acho que tenho problemas na bi pois sempre que preciso subir uma lomba ela acende a luz amarela no painel e fica fraca, mas na horizontal nao. ou turbina. ou nao sei.
Estou com o mesmo problema, gostaria das fotos..
romulobomba
29/10/2016, 00:28
Alguem pode me ajudar?
tenho uma l200 gl 2011 modelo 2012, quando dou partida ela funciona redondo mais quando pego a estrada ela começa a perder força e o motor faz um barulho como se tivesse três pistões funcionando, já retirei e limpei os bicos troquei todos os filtros limpei a válvula gr troquei a selenóide marrom troquei todas as correias verifiquei se esta tudo no ponto e continua a mesma coisa, senhores não sou mecânico, sou apenas curioso e tenho a ideologia que qualquer um que se interessa pode aprender a se virar sem esses picaretas que cobram caro e não arruma, se tiver alguém que possa me orientar eu agradeço
Marcus Oliveira
31/10/2016, 00:14
Pessoal
alguém pode me ajudar indicando um lugar para fazer manutenção de turbina de l200?
caro paulinhoel!
Agora não estou no celular, fica mais fácil te explicar!
Sobre o wg (westgate), ele fica fechado, para a turbina encher.
Ela só abre quando a turbina enche por completo, ou seja, numa subida, com o pé na lata, acelerando parado, só se estiver estragada ou muito desregulada, pode explodir o motor de acelerar em sua garagem, que ela não aciona.
O que pode fazer, é apertar a regulagem, (soltando a rosca) para que o wg abra com mais pressão, pois tensionará mais a mola.
Isso é um procedimento que poderá elevar a temperaura do motor, se a bi não acompanhar, pois haverá mais pressão e pouco combustível, que não é nada bom para o motor.
Sobre a bi.
Geralmente, na bi existem 3 regulagens, sendo duas lacradas.
A primeira, não lacrada, e a que regula a marcha lenta, soltando a rosca, desacelera, o processo inverso, acelera.
A segunda regulagem, é lacrada, é a do batente do acelerador, quando solta, pode aumentar o giro do motor, para andar mais (diferente de subir mais), se um motor vai no máximo a 3.500rpm, pode deixar com 4.000rpm, mais sua durabilidade...
A terceira regulagem, também é lacrada, é a marvada!!!!!
Essa regulagem é o cara!!!!
Ela quem regula o débito do combustível, se mecher no wg, tem que mexer aqui!!
Se mexer no "ar", para aumentar o rpm, tem que mexer aqui!!!!
Para regular o débito da bi.
1 - retire o lacre e afrouxe a contra porca, mantendo a chave na porca;
2 - com uma chave de fenda, ou uma chave 6mm (dependendo do modelo), aperte 1/4 de volta;
3 - aperte a contra porca, observando se o parafuso não foi junto, alterando a regulagem.
Teste!
No meu caso, só mexi no débito de combustível.
1/2 volta!!
Ficou um canhão para andar, os 38 urram nas curvas!
Abraços.
Kim.