Ver Versão Completa : Motor de Opala 4 Cilindros guenta?
Boa noite pessoal. Comprei uma F75 com motor de opala 4 cilindros. que meu pai apelido de JABULANE.
Gostaria de saber o seguinte: Quero colocar direcção hidráulica nela e colocar pneus largos.
Então os mecânicos aqui estão me dizendo que o motor não aguenta fazer trilha.
Alguém ai tem uma f75 assim?
Grato
Denis
Jabulane do Pantanal MT
julianot
24/06/2011, 09:17
AMigão , minha f75 está com motor 4 cilindros de opala.Ela não é 4x4 , mas uma coisa posso te dizer , o motor 4 cilindros é bem forte sim.Coloquei direção da blazer(recomendo).Se fores investir numa direção , invista numa para uma pick up de mesmo porte.Olha , acho que compensaria talvez tu colocar um cambio bem forte nela...qual cambio está usando?
Esta com o cambio do opala 4 marchas.
Estava analisando a direção hidraulica da S10.
Achei uma aqui completa por R$600,00.
junior888
25/06/2011, 10:10
Aqui na minha cidade tinha uma F com esse motor, e o cara ia por tudo com ela, bom, quase por tudo hehe, mas se vc puder bote um 6cc, vc nao se arrependerá.
XAVIER S4T
25/06/2011, 10:14
Umas trilhas mais leves aguenta sim, depende muito do estado em que o motor se encontra.
julianot
25/06/2011, 15:30
o preço tá bem bom!Chorando muito , consegui seto+bomba+reservatório por 750...e gastei mais uma notinha pra adaptar...mas vale a pena e muito!Te recomendaria um cambio + forte pra trilhas...o do opala , vai ser bom pra levar o pessoal pra dar uma volta , mas uma trilha não recomendo!
Leonardo Daltrozo
25/06/2011, 17:59
Boa tarde Denis; sobre motor de opala 4cil "não aguentar trilhas" (pesadas inclusive) te aconselho a trocar de mecanico!
A respeito de cambio p/ trilha mesmo o do opala não vai longe, p/ motor 4cil cambio willys 3m ou 4m aguenta, mas se tu quiser um que aguente o coice mesmo e/ou se vc pensa em colocar um 6cil em breve escolha entre:
- custoxbeneficio: C10 3m
- escalonamentoxconforto: C20 4m ou 5m
Sobre o kit de dir. hidraulica ta bom esse preço hein, abraço.
Fernando Massad
25/06/2011, 19:00
Boa noite pessoal. Comprei uma F75 com motor de opala 4 cilindros. que meu pai apelido de JABULANE.
Gostaria de saber o seguinte: Quero colocar direcção hidráulica nela e colocar pneus largos.
Grato
Denis
Jabulane do Pantanal MT
Esses mexânicos que têm te aconselhado não entendem merd@ nenhuma de jipe....
Motor Opala 4 é ótimo, tem bom torque, não tem correia dentada, manutenção simples e barata com peças que se encontram em qq casa de peças.....
Meu Willão usa esse motor (e tem DH) e não tenho nada a reclamar.
Manda ver na F75 e seja feliz nas trilhas!!!!
Obs.: faço trilhas pesadas.
Fontoura
26/06/2011, 13:17
Grato
Denis
Jabulane do Pantanal MT
Se colocar pneu acima de 750x16, o motor vai sofrer, sim! A F75 é pesada. Cambio C 10 3m é o melhor custo benefício e dificilmente quebra.
Agora aconselho ir analisando mais opinioes e PRINCIPALMENTE RODE com sua F. Faça ela aos poucos. Fica melhor.
Abração!
julianot
26/06/2011, 20:12
amigão , recomendo oque o amigo acima disse , coloca um de c10 3 marchas.Caso tu ache que o motor não ta dando no coro , parte pra um 6 cilindros , mas dae pode deixar o cambio da c10 , pois ouvi dizer que esse cambio + 6 de opala é excelente
Renato Scandoleira
30/06/2011, 13:16
Amigo, eu tenhu uma f-75 4x4 63, ela sempre esteve na minha familia, quando peguei ela tinha o motor original 6cc, eu substitui pelo 4cc do opala, ela fiu bem até, mais não estava equilibrado, o motor empurra normal, mais tem hra q falta motor, então agra estou dando uma reformulada nela, estou estalando motor 6cc de opala, que é um motor q fica bem equilibrado nela para o off road! espero ter ajudado
julianot
30/06/2011, 21:39
Acho que motor depende muito de duas condições: Uso e Bolso.INDISCUTIVEL que um motor 6 cilindros de opala será mais eficiente que um 4 cilindros m porém , o consumo é bem maior.Pelo que eu tinha pesquisado , o motor do opala é um bom substituto do original bf 161 (6 cilindros da rural), este gera seus 90 HP a 4.400rpm ou seu Torque Máximo 18,67 kgm a 2.000rpm contra os 88 cv a 4000 rpm do opala 4 cilindros e um Torque 19,4 kgfm a 2000 rpm.Se queres partir pra um 6 cilindros , apoio totalmente , mas saiba que o investimento em cambio deverá ser consideravel
Tinha uma F-75 com motor 4cc do opala e cambio do Chevette Junior .... ficou um conjunto muito bom .... agora a minha tem motor 6 cilindros do opala e cambio automático ficou 10 mais bebe mais que eu e os amigos juntos, mas por outro lada não tem nada melhor do que vc pisar e o carro responder ...rs
Amigo ninguem tocou no assunto de DIFERENCIAL, para esse motor vc terá que usar uma relação bem curta ( 8x43) e com o cambio da c10 3 marchas ai até que vai. Quer um conselho? vai de 6 boca, opala, blazer, ranger,f 1000( 3.6 ou 4.9 ) qualquer um desses é melhor que o opala 4 boca.
Obs: sou fã do motor opalla 4 boca, inclusive tenho um chevette com esse motor,porem pra f75 pesada não vai.
fbmiguel4x4
11/07/2011, 22:20
A minha Rural esta com um 4cc do opala e não tenho do que reclamar, faço trilha leve e média, câmbio e diferencial original. E o mais legal 9km/l na estrada. O segredo esta nos pneus, uso 215 80R15 Super Track (do Bota), vai bem na terra, lama, pedra, cidade e estrada sem barulho.
Abraço
Fernando
julianot
28/07/2011, 22:47
fbmiguel4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/fbmiguel4x4.html) tua rural está com o motor 4 cilindros e qual cambio esta usando?
fbmiguel4x4
28/07/2011, 23:57
Opa respondi la no outro topico. Original dela troca de marcha no volante?
Abraco
Fernando
fbmiguel4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/fbmiguel4x4.html) tua rural está com o motor 4 cilindros e qual cambio esta usando?
Marcos Venicio Jankowski
18/08/2011, 18:23
Olá amigos, tenho uma Rural c cx maverick 4 marchas, pneus 32, motor opala 4 cc com comando 272, carburador dfv 446 e coletor de escape, não sei direito com quantos cavalos está, mas ficou muito forte, o giro sobe com muita facilidade e pelo ronco todos acham q é 6 cc, se o motor for a alcool fica melhor ainda, mas se for a gasolina ainda pode baixar o cabeçote em 1 ou até 2 mm se motor estiver bom, é mais leve q o 6 cc e está quase com a mesma potência, o consumo aumentou mas não precisei trocar a caixa e faço trilhas medias p pesadas.
julianot
20/08/2011, 11:31
Bom , sou meio suspeito pra falar pois a minha f75 esta com opala 4 cilindros.Porém , tem uma oficina especializada em JEEPs aqui que o proprietário tem uma Rural "bicudinha" , primeiramente ela estava com motor de opala 4 cilindros , o dono trocou pelo 6 cilindros e não gostou , partiu pro vortec v6(creio que seja os da s10) dae realmente ficou satisfeito.Conversei com ele pois estava primeiramente com a idéia de trocar o meu 4 por um 6 , mas ele não recomendou , disse que a relação PesoXPotencia não compensa , a diferença não é absurda.Por isso NA MINHA OPINIÃO , se quer investir bastante põe um gm 6 cilindros da silverado , algum motor injetado OU se não quer gastar muito e ter um desempenho bom coloca o 4 cilindros...tu consegue a mecanica toda por cerca de 1000 reais...
junior888
05/09/2011, 15:00
Vai por mim, bota um 6cc que vc nao vai se arrepender.
julianot
05/09/2011, 21:45
Faz a relação peso/potência do 6 cilindros e confere com o 4 , não é a toa que tem gente mechendo no 4 do que no 6 , carro ja é pesado , vais colocar um motor bem pesado , parte pra um injetado , não perde muito tempo achando que tu vai mudar da agua pro vinho saindo de um 4 e indo pra um 6 bocas
gaiolama
05/09/2011, 22:10
boa noite amigo,faço adaptaçoes em jeeps e te digo uma coisa pode por um 4cc com cambio do chevete 5 marchas se vc conseguir o do chevete junior melhor ainda, fiz um jeep com essa mecanica e pneus 35 o cardam original nao aguentou torceu inteiro recomendo.
Leonardo Daltrozo
06/09/2011, 17:46
Boa tarde!
Apenas p/ complementar apesar de suspeito p/ falar; pois sou fã de ambos GM 4 e 6, te digo que um 4cil "BOM"(não 1/2 boca) bem regulado, c/ carburação decente DFV 446(eu uso esta), Weber 40 ou 44 tu não passa vergonha !
junior888
15/09/2011, 13:39
Se quiser gastar um pouco mais, bota um 4.1 injetado, da silverado...
julianot
21/09/2011, 23:27
gastar um pouco mais?euhuehuehuhe sem mentira , um motor de opala 4cc completo + cambio tu consegue por 1200 reais...quero ver conseguir um 4.1 injetado + cambio por menos de 3.500
jkdaniels
22/09/2011, 09:59
Olha, o meu vizinho é preparador de motores, ele pegou um gm151 numa caravan 77, colocou o 446 super afinado (que ele afirma ser o melhor carburador que existe) regulou tudinho, o motor é novo, todo feito e a camionete ficou um monstro, beirando a perfeição. Minha ideia é colocar um conjunto desses na minha rural e largar nele pra regulagem.
julianot
22/09/2011, 19:21
Eu vejo uma grande vantagem no 4 cilindros também pro pessoal que não usa sua rural em trilhas , ou seja , pra uso urbano o 4 cilindros pode ser combinado com várias caixas de cãmbio: Chevette , opala , original willys , etc...se tu pegares um 4.1 , carburado ou não , no mínimo vai precisar de um cambio com valor um poco mais alto...
marcelo102021
26/09/2011, 12:15
Olá pessoal, sou novo no 4x4Brasil, meu primeiro post, aí vai!
Tenho uma F75 na qual tenho uma caixa da c10 3 marchas, até pouco tempo estava com um 4.1 e era show de bola a combinação é ótima. Atualmente estou com um 4cc de opala com a mesma caixa, o motorzinho vai muito bem em trilhas fortes sim! Nunca me deixou na mão!
Estou com um motor 4.9i na mecânica, logo pretendo colocá-lo na F75 pretendo continuar com a mesma caixa de c10 3 marchas!
Novamente o 4cc opala vai bem, manutenção barata, tem força o bichinho!
daniloatui
26/09/2011, 12:57
Sou desconfiado em falar, pois não rodei com o Jeep com o motor 4cc do opala, mas estou reformando e esta é minha opção.
Por sorte , estava jogado na oficina no mecanico este motor , rateei em colocar, fui em busca de um motor 6cc da silverado, encontrei , mas na hora da adptação no Jeep, diferente da F75, teria que fazer tantas mudanças que desisti e voltei para a idéia inicial, 4cc do opala.
Sorte:
abrimos o motor semana passada , é um GM 153 2.7, standard, o motor não esta fumando, mas mesmo assim foi para retífica.
Receita que estou usando:
polimento dos dutos, torca de pistão, taxar levemente o cabeçote, polia damper com 2 canais. Será feita balanceamento com a polia montada.
Embreagem, motor de arranque , capa seca da C20.
coletor para carburação dupla
Comando a procurar, mas com a intenção de ganho de torque.
Coletor de escape dimensionado, posteriormente
Esta receita deve deixar o motor do 4cc um monstrinho;
vou montar no Jeep que esta com pneu 37" e relação 9x44.
Cambio será o clarck 240v do engesa com redução da toyota.
Caso fique muito longo, vou trocar a relação primeiro.
E se mesmo assim, não ficar a contento, parto para o blower.
Com tudo isto duvido que o jeep não fique animal com motor do opala....
Mas sei que vai umas latinhas....$$$$$$$
Se usar pneu até 33" , o motor do opala 4cc vai muito bem....
tem gente que fala mal deste motor, histórias que o motor é fraco para jeep.
Mas deve saber e a adaptação foi bem feita , se o motor esta redondo, tem muita coisa envolvida e fazendo meia boca, qualquer coisa fica uma droga.
viaturaNegra
23/01/2013, 21:11
Tinha uma F-75 com motor 4cc do opala e cambio do Chevette Junior .... ficou um conjunto muito bom .... agora a minha tem motor 6 cilindros do opala e cambio automático ficou 10 mais bebe mais que eu e os amigos juntos, mas por outro lada não tem nada melhor do que vc pisar e o carro responder ...rs
Amigo to com uma caixa parada do chevette junior querendo coloca no jeep que ta com motor de opala 4cc. A sua quebrava ? dava muita dor de cabeca ?