PDA

Ver Versão Completa : Direção Mais Rápida - Boa idéia ou doideira???



Pedrão B.
24/06/2011, 00:24
Salve rapaziada!

Tenho uma idéia há algum tempo de fazer uma direção mais rápida para a gaiola, mas usando a caixa original do fusca.
A idéia se consiste em cortar a barra de direção um pouco antes de chgar na caixa e soldar um pinhão de moto de uns 15 dentes na barra.
Daí fazer um carretel com dois pinhões de 10 dentes, e um eixo unindo-os.
E soldar no eixo da caixa um outro pinhão de 15 dentes.
Unir tudo por corrente.
Isso vai aumentar a rapidez da caixa em 50%
Se caso fizer pinhão 1z15 2z10 3z15 4z10 vai aumentar mais ainda, mas tenho medo de ficar muito pesada.
O que acham??? Boa idéia ou doideira?

Segue um desenho ilustrativo!

[]'s

ITALIANO
24/06/2011, 11:27
Bom dia, desculpe o comentario, mas isso pode até funcionar, mas é uma gambiarra, procura aqui no fórum adaptação de outras caixas de direção tipo do gol, eu estou montando uma gaiola com a caixa de direção do ford ka, e nos testes rebocada ela ficou muito boa,e tem ainda o risco de as correntes arrebentar na emenda, folgar pois elas esticam, e folga na propria caixa de direção do fusca, analize ai, e boa sorte no projeto...

mali9ski
24/06/2011, 11:51
Salve rapaziada!

Tenho uma idéia há algum tempo de fazer uma direção mais rápida para a gaiola, mas usando a caixa original do fusca.
A idéia se consiste em cortar a barra de direção um pouco antes de chgar na caixa e soldar um pinhão de moto de uns 15 dentes na barra.
Daí fazer um carretel com dois pinhões de 10 dentes, e um eixo unindo-os.
E soldar no eixo da caixa um outro pinhão de 15 dentes.
Unir tudo por corrente.
Isso vai aumentar a rapidez da caixa em 50%
Se caso fizer pinhão 1z15 2z10 3z15 4z10 vai aumentar mais ainda, mas tenho medo de ficar muito pesada.
O que acham??? Boa idéia ou doideira?

Segue um desenho ilustrativo!

[]'s

Eu tambem acho desnesesario, e na trilha quanto mais coisa tive mais coisa pra encomoda

e para trilha não precisa ser uma direção muito rapida, a original ou com gremalheira de outro carro já funciona,

e nem precisa se estressar com direção, no barro se entiver no trilho não sai mais, se não tiver ela vai por onde quer :cool:

Henrique Hugendobller
24/06/2011, 22:15
eu to botando a de gm, kadett ipanema monza, segundo os mais experientes fica muito bao, e no barro nem se dirige muito, pois as gaiolas sao quase humanas e vao por onde querem.

Pedrão B.
25/06/2011, 19:11
Valeu moçada!
Então queria uma direção mais rápida para fazer curvas mais rápidas em uma possível corrida indoor.
Mas também não estou querendo usar outra caixa, de pinhão e cremalheira, pois pelo que andei lendo elas não funcionam na suspensão de Fusca e derivados.
Valeu pelas dicas, mas acho que vou deixar o negócio "girinal" mesmo.
[]'s

leobnaval
25/06/2011, 19:27
Pedrão esquece esse negócio de pinhão corrente, imagina a folga do sistema...
Se quiser deixar a caixa mais direta (tem fundamento sim) é só copiar o esquema dos auto cross que usam a caixa de direção do fusca eles fazem uma flange na caixa aonde prende os terminais alongando esta fixação, assim com menor movimento as rodas esteçam mais, exatamente o que você quer.

O sistema com pinhão e corrente eu já até vi, mas acho muita gambiarra.

Mas lembre-se quanto mias direta a direção mais pesada ela fica.

[]s

marcelo HS 4x4
25/06/2011, 19:46
pra ficar melhor e sem muito custo, corte o braco que sai da caixa de direcao do fusca e emende mais uns 7 cm ai voce tera mais curso na direcao fica mais rapida como voce quer, falo :)

leobnaval
25/06/2011, 20:15
pra ficar melhor e sem muito custo, corte o braco que sai da caixa de direcao do fusca e emende mais uns 7 cm ai voce tera mais curso na direcao fica mais rapida como voce quer, falo :)

O raciocinio é mais o menos este, mas sem esta gambiarra de cortar o braço que é de ferro fundido e dificil de ser soldado. Para fazer este mesmo serviço apenas usando uma chapa presa na fix. do terminais com parafusos e na ponta da chapa prender os terminais.

Obs. a chapa que eu vi adaptada era bem grossa, acho que da mesmo espessura da onde vai os terminais originalmente na caixa.

[]s

marcelo HS 4x4
25/06/2011, 20:20
O raciocinio é mais o menos este, mas sem esta gambiarra de cortar o braço que é de ferro fundido e dificil de ser soldado. Para fazer este mesmo serviço apenas usando uma chapa presa na fix. do terminais com parafusos e na ponta da chapa prender os terminais.

Obs. a chapa que eu vi adaptada era bem grossa, acho que da mesmo espessura da onde vai os terminais originalmente na caixa.

[]s

que assim seja, do teu jeito tbm fica bom...

leobnaval
25/06/2011, 21:31
Acabei de achar no regulamento técnico da CBA para formular tubular, é permitido o prolongamento do braço pitman usando aço de no minimo 14 mm de espessura.

Pedrão B.
26/06/2011, 17:07
Leo/Marcelo,
Não tinha pensado por este lado...
Vou fazer isso então, e deixar essa gambi de lado.
Valeu!
[]'s

Cezar candelaria
28/06/2011, 22:11
299589 Essa gambiarra é bem feita...e de acordo om o regulamento da Confederação Paranaense de Autocross...

Pedrão B.
29/06/2011, 21:43
Fala Cezar!

Então não estou tão doido assim.

[]'s

leobnaval
30/06/2011, 19:43
Mesmo assim não deixa de ser uma bela gambiarra...
Eu conheço esse sistema, o pessoal costuma usar mesmo, principalmente no sul, mas que eu saiba a CBA não permite este tipo de adaptação, apenas a da chapa extensora.

Se algum achar algum regulamento da CBA que permita isso posta aí. Porque campeonatinhos regionais e tal, podem até permitir mas...

[]s