PDA

Ver Versão Completa : Ranger com 4 amortecedores traseiros

Patoso
23/06/2011, 21:52
Olá pessoal,

Estou a bastante tempo sem acompanhar o forum devido a falta de tempo. Mas fiz uma modificação na Ranger que acho importante eu postar aqui, para retribuir um pouco do tanto que esse forum já me ajudou.
Alguns vão lembrar da minha ranger, uma supercab ano 2000 2.5 diesel que eu modifiquei para o modelo 2008. Esta ranger vem com caçamba dimensionada para 1100Kg, mas como o máximo que eu levo são 3 motos somando uns 300kg sempre fiquei inccomodado com a suspensão traseira dando um coice quando passo em alguma lombada um pouco mais rápido. Voces sabem do que eu estou falando. Caminhonete sem peso na caçamba sempre dá isso.
Conseguir melhorar muito a suspensão com uma simples adaptação baseada no modelo mais novo 2008 pra cima.

Na minha Ranger, os amortecedores ficam do lado interno da mola e as rangers 2008 p cima possuem os amortecedores pro lado de fora da mola.
A idéia foi simples, Comprar o suporte do amortecedor traseiro da ranger nova, adaptar na minha e ficar assim com 4 amortecedores traseiros.
Para isso tive que confeccionar os suportes inferiores que são soldados no eixo e furar o chassis para fixar os suportes originais da ranger 2008, comprado na autorizada por R$115.00 cada.

Segue as fotos da daptação. Alguns detalhes tem que ser observado caso alguem queira fazer a adaptação. Caso alguem interesse eu posto os detalhes e ajudo nas duvidas.
298732 Posicionamento do suporte original da ranger 2008 no chassis

298733 Peça confeccionada para soldar no eixo. Esta peça tem um detalhe na fabricação. Ela tem um lado ligeiramente maior para ficar em angulo, assim como as originais.
298735Peça original da ranger 2008
298736Soldagem do suporte inferior no eixo trazeiro no lado de fora do eixo
298738 Como os amortecedores originais possuem inclinações contrárias, coloquei os outros com inclinação oposta ao amortecedor original de cada lado. Ficando como visto na figura.

Abraço

Patoso
23/06/2011, 22:02
Correção na legenda:

"Soldagem do suporte inferior no eixo trazeiro no lado de fora do eixo"
Soldagem do suporte inferior no eixo trazeiro no lado de fora do suporte da mola

Segue mais algumas fotos

298743298744298745

Edintruder
23/06/2011, 22:09
Muito legal, mas, não ficou muito dura?

Walter L. L. Casitta
23/06/2011, 22:21
Ué? Com dois amortecedores a mais o coice deve ter piorado mais ainda. Dever ter ficado dura que nem pau....

eduardo1968
23/06/2011, 22:38
Edin, Valter
Quando eu morava em Santiago-RS, tinha lá um fazendeiro que comprava f1000 zero e dava para a peão trabalhar. Como pegava muita estrada de chão, ele mandava colocar + 2 amortecedores ainda na ford. Não ficavam mais duras, só mais estáveis e duravam muito mais até afroxar a caçamba e relação as originais.

Patoso
23/06/2011, 22:53
Acontece que a ranger da o coice pelo seguinte motivo:

Quando passamos correndo em um quebra molas por exemplo, a suspensão afunda pois a mola é macia, porem após a supensão encolher o amortecedor nao consegue segurar o retorno e a mola manda a traseira do carro para o alto, gerando o coice. Dá pra perceber que o coice acontece um instante depois de passar correndo no quebra mola e não ao mesmo tempo. Por isso quando tem peso na caçamba, a inércia da traseira aumenta e a mola não consegue acelerar o peso, mandando menos a traseira pra cima.

Do jeito que ficou, ficou muito mais firme... O coice ainda acontece, mas agora só se passar muito mais rapido...pq ai acontece o efeito contrário, os amortecedores, que trabalham em função da velocidade, ficam duros para se contrairem caso a velocidade seja muito alta e ficam lentos tambem na compressão. Quando passa muito rapido agora a traseira recebe o coice sem nem afundar direito a suspensão. O ideal era se os amortecedores da ranger fossem mais lentos do que já são no retorno do que na compressão. Talvez um amortecedor com regulagem ficaria ideal com esse sistema.

O que eu fiquei impressionado foi com a estabilidade da caminhonete em curvas de asfalto remendado. Simplesmente não sai mais....ela derrapa as 4 rodas mas nao sai a traseira...ficou show nesse aspecto.
Walter, caso queira dar uma testada dps combinamos de encontrar aki em BH..

Estou querendo agora andar em uma 2008 para eu ver a diferença, pq talvez se eu tirar agora os originais da minha e deixar só com 2, igual as 2008, possa ficar melhor...tenho que testar pra saber...mas acredito que nao vai ficar pq ficou simplesmente perfeito a estabilidade...e a 2008 tambem sai um pouco quando tá sem peso

Abraço

Moisés S.M
23/06/2011, 22:53
Bem legal a adaptação parabéns,mas não sairia mais barato ou até mesmo mais confortável comprar um amortecedor melhor,rancho,procomp etc...??

Patoso
23/06/2011, 23:00
Bem legal a adaptação parabéns,mas não sairia mais barato ou até mesmo mais confortável comprar um amortecedor melhor,rancho,procomp etc...??

Acredito que não... Gastei 2 peças de R$115.00.. Isso porque eu já tinha 2 amortecedores usados em casa... E tambem tenho maquina de solda e ferramentas pra confeccionar o suporte inferior....
Mas mesmo se fosse comprar tudo, custa 130 cada amortecedor... ai ficaria R$ 460.00 tudo...faltaria cotar quanto que alguem cobraria pra fazer o suporte inferior..... Eu desenhei ele no Solid Works, imprimi o desenho, cortei e colei o papel em um perfil "U" e cortei na policorte e esmeril...Dá pra ver na segunda foto que ainda tem um pedaço do papel colado lá... Tenho o desenho caso alguem queira tbm.
Eu nao sei qto custa um amortecedor bom tipo o rancho, mas acredito que nao é só isso ai os 2 nao...correto?

Patoso
23/06/2011, 23:01
Ficaria 490 né?? Tô ruim de conta em??

Walter L. L. Casitta
23/06/2011, 23:03
Edin, Valter
Quando eu morava em Santiago-RS, tinha lá um fazendeiro que comprava f1000 zero e dava para a peão trabalhar. Como pegava muita estrada de chão, ele mandava colocar + 2 amortecedores ainda na ford. Não ficavam mais duras, só mais estáveis e duravam muito mais até afroxar a caçamba e relação as originais.

Esse é o ponto. Não tem como ficar mais estável sem ficar mais duro também.

Eu coloquei amortecedores Rancho ajustáveis na minha Ranger. Quando preciso da mais estabilidade eu ajusto de forma que fiquem mais duros. Quando quero mais conforto coloco na posição mais macia e a Ranger fica instável. Dois amortecedores seria para o caso de ter que andar com a Ranger sempre com carga máxima e nunca para quem anda com a caçamba vazia a maior parte do tempo.

Walter L. L. Casitta
23/06/2011, 23:09
O que eu fiquei impressionado foi com a estabilidade da caminhonete em curvas de asfalto remendado. Simplesmente não sai mais....ela derrapa as 4 rodas mas nao sai a traseira...ficou show nesse aspecto.
Abraço

O que melhorou a estabilidade foi a colocação dos amortecedores externos. Vai continuar estável se você retirar os internos, mas a saída traseira não tem como eliminar 100%. É um caraterística de veículos com tração traseira e peso concentrado da dianteira como toda picape.

Patoso
23/06/2011, 23:15
O que melhorou a estabilidade foi a colocação dos amortecedores externos. Vai continuar estável se você retirar os internos, mas a saída traseira não tem como eliminar 100%. É um caraterística de veículos com tração traseira e peso concentrado da dianteira como toda picape.

Um amigo meu tinha uma 2008 só que é cabine dupla...Já andei bastante nela e ela ainda saia um pouco a traseira..
O fato de colocar o amortecedor o mais próximo a roda foi o que fez ficar bom mesmo. Ele pega um maior deslocamento do eixo e trabalha fazendo mais torque.. Foi somente isso que os engenheiros da ford pensaram quando mudaram o sistema da 2007 pra 2008.
Mas ficou realmente muito bom a estabilidade e eu ainda melhorou os coices quando passo em uma velocidade normal em um quebra molas...
Quando tiver um tempo vou retirar os internos e ver como fica..

Pequeno jr
24/06/2011, 22:20
Acontece que a ranger da o coice pelo seguinte motivo:

Quando passamos correndo em um quebra molas por exemplo, a suspensão afunda pois a mola é macia, porem após a supensão encolher o amortecedor nao consegue segurar o retorno e a mola manda a traseira do carro para o alto, gerando o coice. Dá pra perceber que o coice acontece um instante depois de passar correndo no quebra mola e não ao mesmo tempo. Por isso quando tem peso na caçamba, a inércia da traseira aumenta e a mola não consegue acelerar o peso, mandando menos a traseira pra cima.

Do jeito que ficou, ficou muito mais firme... O coice ainda acontece, mas agora só se passar muito mais rapido...pq ai acontece o efeito contrário, os amortecedores, que trabalham em função da velocidade, ficam duros para se contrairem caso a velocidade seja muito alta e ficam lentos tambem na compressão. Quando passa muito rapido agora a traseira recebe o coice sem nem afundar direito a suspensão. O ideal era se os amortecedores da ranger fossem mais lentos do que já são no retorno do que na compressão. Talvez um amortecedor com regulagem ficaria ideal com esse sistema.

Estou querendo agora andar em uma 2008 para eu ver a diferença, pq talvez se eu tirar agora os originais da minha e deixar só com 2, igual as 2008, possa ficar melhor...tenho que testar pra saber...mas acredito que nao vai ficar pq ficou simplesmente perfeito a estabilidade...e a 2008 tambem sai um pouco quando tá sem peso

Abraço

Walter ... tem como combinar com o Patoso e dar um parecer de como a Ranger dele ficou.

Fiquei interessado nessa adaptação, mas gostaria de mais uma opnião.

Patoso .. depois eu te mando a conta da cerveja.

BRAVOECONOVEMBER
25/06/2011, 19:25
Muito interessante, já tinha me ocorrido alguma modificação neste sentido.
Será que dava espaço para colocar um suporte parafusado, ao invés de solda no eixo, para colocar os amottecedores para o lado de fora?
Alguém sabe se somente a posição dos amortecedores mudou nas novas? Digo, são os mesmos amortecedores?
Hum... vou tirar umas medidas amanhã, aproveitar o resto do final de semana chuvoso...

Tiago França
25/06/2011, 20:08
Bom noite pessoal, sou novo no site e novo de ranger também, por isso estou meio perdido ainda. Veja se alguém pode me ajudar...comprei uma ranger 4.0 1996 a alguns dias e percebi que ela esta com a suspensão muito dura e barulhenta. Será que esta com os amortecedores baleados ? Sinto que ela esta muito mole...é normal ??? Quando eu passo em valetas, lombadas ou aqueles buracos mal tampados pela prefeitura, sinto que ela bate seco....fico no aguardo de algumas dicas para não cair no conto do vigário com os mecânicos.

Imperador!
25/06/2011, 20:35
Provavelmente os amortecedores estragaram e estão sem curso.

BRAVOECONOVEMBER
25/06/2011, 21:19
Dê uma conferida na pressão dos pneus tb, faz muita diferença. Dê uma olhada geral em bieletas e buchas da suspensão, é coisa fácil de detectar visualmente e também faz muita diferença.

Tiago França
26/06/2011, 18:41
galera obrigado....vou seguir as dicas...até mais

Miranda
26/06/2011, 20:15
andei em uma F250 com 4 amortecedores na traseira... ela primeiro só tinha os internos, depois o cara adaptou pra fora.. e depois colocou os 4.
Sim, melhor ae MUITO com 4 amortecedores. O eixo fic apor conta de se mover somente pra cima e pra baixo, nas irregularidades do asfalto, buracos e etc. Fica muito bom.. quero fazer nas daqui de casa tbm.

Patoso
27/06/2011, 01:08
Será que dava espaço para colocar um suporte parafusado, ao invés de solda no eixo, para colocar os amottecedores para o lado de fora?
Alguém sabe se somente a posição dos amortecedores mudou nas novas? Digo, são os mesmos amortecedores?
Hum... vou tirar umas medidas amanhã, aproveitar o resto do final de semana chuvoso...

Talvez até dá pra fazer um aparafusado, bipartido como se fosse uma abraçadeira. Mas ele tem que ficar bem feito e com a curvatura certinha do eixo pra voce poder apertar bem sem danificar o eixo que passa ali dentro os semi-eixo. Acaba que os amortecedores de fora passam a fazer a maior parte da força, os internos nem trabalham tanto mais quando se tem o externo, então o suporte tem que aguentar o tranco.
Mas qual é o receio em soldar?? Se fizer bem feito não é nenhuma gambiarra e não vai desvalorizar sua ranger, afinal, ngm olha isso!!

Eu coloquei os mesmos amortecedores da ranger antiga...Não sei se mudou pra 2008.

andei em uma F250 com 4 amortecedores na traseira... ela primeiro só tinha os internos, depois o cara adaptou pra fora.. e depois colocou os 4.
Sim, melhor ae MUITO com 4 amortecedores. O eixo fic apor conta de se mover somente pra cima e pra baixo, nas irregularidades do asfalto, buracos e etc. Fica muito bom.. quero fazer nas daqui de casa tbm.

Esse foi um detalhe que eu achei interessante. As caminhonetes, não sei ainda porque, possuem um amortecedor pra frente e um pra traz (alguem sabe??). Isso acaba que gera uma força no eixo no sentido de acompanhar o giro dos amortecedores, pq a mola permite esse deslocamento por causa do jumelo. Sendo um para um lado e um para o outro, ele geram um momento tentando torcer o eixo, como se fosse virando igual direção. Com os 4 amortecedores vc tira esse efeito, fazendo o eixo trabalhar somente pra cima e pra baixo.

papa
22/07/2011, 14:17
Patoso, beleza a atualização do sistema de amortecimento, gostaria de obter o desenho do gabarito do suporte inferior se puder colocado em uma folha de A4 salvar no word e enviar para sampapa@ig.com.br, agradeço

BRAVOECONOVEMBER
22/07/2011, 14:40
[QUOTE=Patoso;1470486]Talvez até dá pra fazer um aparafusado, bipartido como se fosse uma abraçadeira. Mas ele tem que ficar bem feito e com a curvatura certinha do eixo pra voce poder apertar bem sem danificar o eixo que passa ali dentro os semi-eixo. Acaba que os amortecedores de fora passam a fazer a maior parte da força, os internos nem trabalham tanto mais quando se tem o externo, então o suporte tem que aguentar o tranco.
Mas qual é o receio em soldar?? Se fizer bem feito não é nenhuma gambiarra e não vai desvalorizar sua ranger, afinal, ngm olha isso!!

Eu coloquei os mesmos amortecedores da ranger antiga...Não sei se mudou pra 2008.

Realmente interessante. A idéia é estudar fabricar ou usar um suporte parafusado com a curvatura, como são os suportes originais internos. Também já notei o detalhe da direção dos amortecedores, se descobrir alguma coisa a respeito aviso.

Nava
23/07/2011, 10:13
Só queria que observassem que justamente neste ponto da solda vai o rolamento do eixo e seus retentores. Realizar solda nessa região com eletrodo revestido e sem desmontar é comprometer este sistema, sem duvida.

Concordo com o Walter. A alteração para um amortecedor mais eficiente e nesta posição das rangers mais novas fará uma diferença maior e mais simples.

Eu uso amortecedor de competição e passo de ponta cabeça em lombada e a ranger nao sai do chao e nao dá o coice. Só não é melhor ainda pq pedi calibragem macia na dianteira e ela afunda um pouco depois que pula a lombada. Mas estou satisfeito.

Outra coisa é que a mola de carga nunca te dará maxima performance em conforto e vice-versa. Dá pra melhorar mas não resolver tudo.

Pequeno jr
23/07/2011, 13:23
Só queria que observassem que justamente neste ponto da solda vai o rolamento do eixo e seus retentores. Realizar solda nessa região com eletrodo revestido e sem desmontar é comprometer este sistema, sem duvida.

Concordo com o Walter. A alteração para um amortecedor mais eficiente e nesta posição das rangers mais novas fará uma diferença maior e mais simples.

Eu uso amortecedor de competição e passo de ponta cabeça em lombada e a ranger nao sai do chao e nao dá o coice. Só não é melhor ainda pq pedi calibragem macia na dianteira e ela afunda um pouco depois que pula a lombada. Mas estou satisfeito.

Outra coisa é que a mola de carga nunca te dará maxima performance em conforto e vice-versa. Dá pra melhorar mas não resolver tudo.

Meu uso hj da ranger, além do dia a dia são os Rallys. Como fazemos entre 100 e 300km andando por diversos tipos de piso por meio da mata, estrada de terra e etc ... notei uma coisa, preciso de mais chão.

Dá para ficar com o original, sim dá ... mas sei que se investir nisso terei melhoras significativas nas provas.

Eu estou indo mais para a ideia de usar ou OFF Shox, ou Rancho ou se o Bolso permitir, Blisten.

vieira912
24/07/2011, 00:13
Interessante

o bacana é a melhora da estabilidade e principalmente o reforço para competições como alguma Raid ou Rally, mais depois que efetuou a solda você trocou o Óleo do Diferencial???

agora dá nada não fica um pouco mais dura sim igual as L-200 Savanas com 8 Amortecedores, mais me diga uma coisa, já tentou fazer um teste só com os amortecedores de fora, sem os de dentro, sei que deve ficar a mesma coisa mais??? se sabe como é vai que melhora sem os de dentro,ou colocar um par da D20 ou troller no lado de fora??

até mais.:concordo:

Daniel.Shimomoto
24/07/2011, 00:52
Walter ... tem como combinar com o Patoso e dar um parecer de como a Ranger dele ficou.

X2!!!!

Já vi uma Ranger adaptada e minha unica duvida é se não pega no pneu.

Abs!!!

BRAVOECONOVEMBER
24/07/2011, 09:59
Bem, cheguei a algumas conclusões depois de medir e observar...
1- Daria pra pegar os suportes dos amortecedores originais da ranger e montar trocando de lado na parte de fora do chassis, casaria a furação pelo lado de fora, já que têm lado
2- Não tem espaço para usar por exemplo as braçadeiras como as da barra estabilizadora no eixo, daria interferência com o suporte das molas traseiras
3- Pelo comprimento inicial necessário aos amortecedores para o curso indicado, a ponta inferior deles é localizada abaixo do eixo. Daí, mesmo que se desenvolva um suporte aparafusado, ele estaria sujeito à torção sobre o eixo onde ele pegaria, resultando muito provavelmente em escorregamento e desastre total, diferente do estabilizador que puxa e empurra +- alinhado com o eixo. A direção do esforço, nesse caso, casa muito bem com a direção da solda.
Conclusão: se alguém quer fazer, vai de solda mesmo, é o mais indicado por diversas razões.
PS: Eletrodo revestido, bem limpo, eletrodos secos em estufa, controle de corrente, soldador bom, ... , deve ficar muito bom, mas se alguém que for fazer tiver acesso à MIG, melhor.
PS2: Paciência da hora da solda, fazer solda segmentada em locais alternados, dando tempo para o eixo esfriar entre soldas.
Quanto a mim, partirei para a substituição por amortecedores pressurizados bons antes de mais nada. Os meus devem ser originais ainda... de 1999... kkk

Nava
24/07/2011, 17:21
Assistindo hoje o Mundo 4x4 na tv numa parte do transcatarina passou uma pajerinho V6 onde se notava claramente a ineficiencia completa dos amortecedores e o carro ficava patinando por estar "só nas molas". E olhe que era estrada boa....

vieira912
24/07/2011, 23:10
Assistindo hoje o Mundo 4x4 na tv numa parte do transcatarina passou uma pajerinho V6 onde se notava claramente a ineficiencia completa dos amortecedores e o carro ficava patinando por estar "só nas molas". E olhe que era estrada boa....

Nava como assim a pajerinho estava sem amortecedores??? só nas molas???

ela estava sem amortecedores ou os mesmos estavam estourados ou foram ineficientes??? você quer dizer que precisava ter mais tipo 8 amortecedores.

outra coisa nava na minha Frontier SE 2005 a suspensão dianteira pula muito participando de um Rally foi ótimo mais driblando os quebra molas da Selva de concreto ela praticamente Voa, eu estava pensando em comprar um par de amortecedores Coil-over mais conhecidos como Pro-link para substituir os Originais dianteiros, será que com isto iria Melhorar o desempenho de amortecimento na frente???? e até aumentar a vida útil das barras de torção pois os mesmo já possuem molas?? mando fotos abaixo em anexos do modelos de Coil-over em questão até mais.

http://www.rmmsports.com/files/images/products/32094-1_Coil_Over.jpg

Patoso
23/09/2011, 09:19
Bem, cheguei a algumas conclusões depois de medir e observar...
1- Daria pra pegar os suportes dos amortecedores originais da ranger e montar trocando de lado na parte de fora do chassis, casaria a furação pelo lado de fora, já que têm lado

Isso ai funciona, mas lembre-se q tem q comprar o suporte da ranger nova, pq o comprimento da peça é diferente!! Eu comprei foi esses suportes, custou 115 cada c n me engano!!

Patoso
23/09/2011, 09:21
Patoso, beleza a atualização do sistema de amortecimento, gostaria de obter o desenho do gabarito do suporte inferior se puder colocado em uma folha de A4 salvar no word e enviar para sampapa@ig.com.br, agradeço

Foi mals a demora, qdo tiver no meu pc te mando o desenho!!

remaclo
23/01/2012, 15:25
Boa tarde Patoso, achei muito interessante a adaptação do amortecedor. Teria como vc me enviar o desenho do suporte inferior para o email remaclojr@gmail.com?

Muito obrigado!!!

Marcelo Corradi
23/01/2012, 21:42
eu estou meio cego ou tá esquesito isso aqui....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=298738&d=1308876551

nessa foto do Patoso, se vê 4 lâminas do feixe de molas do lado direito do eixo, mas do lado esquerdo tem apenas 3 lâminas?

Patoso
25/01/2012, 00:42
Galera, desculpe quem pediu o desenho e demorei tanto a enviar... Fiquei um tempo sem visitar o tópico e esqueci!!
Segue em anexo um PDF que gerei pra quem quiser..
Vou tentar neste mes fazer o teste de deixar só os de fora e posto o resultado!!!

eu estou meio cego ou tá esquesito isso aqui....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=298738&d=1308876551

nessa foto do Patoso, se vê 4 lâminas do feixe de molas do lado direito do eixo, mas do lado esquerdo tem apenas 3 lâminas?

KKKKKK....Comédia de mais né?? Mas é facil explicar.....A primeira mola estava um pouco torcida, tive até que alinhar ela na época, por isso está vendo ela do lado direito e do lado esquerdo nao!!..huhuhuhu

Abraço

papa
25/01/2012, 08:26
Beleza Patoso, agora um detalhe qual a distancia do furo de 10 até a base da peça.

Marcelo Corradi
25/01/2012, 13:04
ah bom Patoso! agora entendi! ela tava escondidinha ali atrás né? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

voleiam
19/02/2012, 23:17

Olá colegas
FAlando em amortecedor...alguem sabe se tem RANCHO no Paraguai ?
Desculpa perguntar aki...mas tentei pelo BUSCA se tem discussão sobre RANCHO no Paraguai e não achei...

Abs
Nestor

Edintruder
20/02/2012, 10:05
FAlando em amortecedor...alguem sabe se tem RANCHO no Paraguai ?
Desculpa perguntar aki...mas tentei pelo BUSCA se tem discussão sobre RANCHO no Paraguai e não achei...

Nestor, sim tem Rancho no Paraguai sim. Quando anda pelas estradas do interior se passa por alguns ranchos, mais conhecidos como fazendas...

ahahah, piada à parte, acredito que tenha sim, pois eles trabalham com tudo o que é marca conhecida. O risco que corres é comprar recondicionado por Rancho... Lá é bom duvidar de muita coisa que os olhos enxergam.

voleiam
20/02/2012, 23:47
Nestor, sim tem Rancho no Paraguai sim. Quando anda pelas estradas do interior se passa por alguns ranchos, mais conhecidos como fazendas...

ahahah, piada à parte, acredito que tenha sim, pois eles trabalham com tudo o que é marca conhecida. O risco que corres é comprar recondicionado por Rancho... Lá é bom duvidar de muita coisa que os olhos enxergam.

Edintruder...obrigado pelo retorno.
Esses RANCHOS tbem tem mtos aki em minha região....kkk
Agora os amortecedores RANCHO gostaria de saber onde posso encontrar no Paraguai.
Sei que tudo que se comprar la....tem que ter certeza do que está comprando.
Sei que tinha uma loja em CDE que vendia...mas parece que ou fechou ou mudou de prédio.
Abs

jcaraujo
01/02/2013, 00:56

Pequeno Jr

Eu tinha uma Ranger CD 4x4 2.5 2000 que tinha esse sistema de amortecedores que o Patoso colocou na dele, não fui eu quem colocou, já comprei assim. Em termos de estabilidade era igual a carro de passeio normal (de fábrica, sem equipamentos adicionais), mas era dura. Bem, bati com a dita cuja, a seguradora deu PT e essa semana comprei outra Ranger, sendo esta 2007 CD 4x4 3.0, e hoje pela manhã fiz um teste de curva com ela aqui na Asa Norte, naquele caminho que vira antes da Casa do Ceará na W5 para chegar no autódromo, e percebi uma diferença brutal na estabilidade. A tal curva eu fazia na outra Ranger a 75 Km/h e nessa a 60Km/h ela já jogou um pouco a traseira.

Enfim, estou pensando seriamente em colocar mais dois amortecedores. Contudo, gostaria de saber do Patoso se ele fez o teste deixando só os de fora da mola e qual foi o resultado.

Junior84
21/07/2015, 06:13
Na minha ranger, na traseira, há dois pares de amortecedores de cada lado. Gostaria de saber se isso é do modelo ou adaptação, pois ao olhar embaixo de uma modelo 2006 (XLS) só avia dois amortecedores traseiros (1 de cada lado).

Edintruder
21/07/2015, 08:07
Junior. É adaptação. Se a tua é modelo 2005, originalmente já veio com os amortecedores externos ao chassis, porém o antigo proprietário deve ter colocado esse segundo para na tentativa de reduzir as saídas de traseira da Ranger.
Eu sempre quis fazer isso na minha ex-ranger, mas era 2001 e a bitola do eixo traseiro não dava espaço para instalar esse par por fora do chassis.

Nas 3.0 (2005 em diante) o eixo traseiro é um pouco mais largo e dá esse espaço para os amortecedores.

Esse upgrade que foi feito na tua Ranger foi um ótimo investimento. Bem caro de se fazer e melhora bastante a estabilidade.

Em estradas de chão na minha Ranger eu ligava o 4x4 para não jogar tanto a traseira para os lados nos buracos pois o par de amortecedores internos ao chassis não seguravam.

Moisés S.M
21/07/2015, 11:10
Os amortecedores externos(lado de fora dos chassis)só começou a equipar a Ranger a partir de 2007,antes disso vinham pelo lado de dentro do chassis como as antigas.Não sei se essa informação vale para as diesel,mas na gasolina é assim.

lfschmitz
21/07/2015, 18:40
Os amortecedores externos(lado de fora dos chassis)só começou a equipar a Ranger a partir de 2007,antes disso vinham pelo lado de dentro do chassis como as antigas.Não sei se essa informação vale para as diesel,mas na gasolina é assim.

Na verdade, modelo 2008/2009.

O que deve ter acontecido é o contrário do que o Edin falou: veio originalmente com os amortecedores por dentro do chassi e foi colocado o par suplementar usando os suportes do modelo 2009 em diante, externos às longarinas. Podes ver nas primeiras mensagens desse tópico como o camarada fez essa empreitada... Parece bem trabalhoso, mas ficou interessante.

Checa os pontos de fixação dos olhais inferiores no eixo traseiro. Se foi feito com solda, confere bem pra verificar se não há trincas e/ou algum outro comprometimento do eixo. Se foi bem feito, é coisa bem boa!

Junior84
21/07/2015, 20:58
Pô que bom que é uma boa adaptação.
Os amortecedores que ficam de fora, perto da roda, possuem sinais de que a roda raspam neles. Acho que é impossível colocar rodas maiores que 245.
Ando muito em estradas de chão e realmente percebi que minha Ranger tem muita estabilidade.

Depois vou postar umas fotos dos amortecedores traseiros.

lfschmitz
22/07/2015, 02:12
Pô que bom que é uma boa adaptação.
Os amortecedores que ficam de fora, perto da roda, possuem sinais de que a roda raspam neles. Acho que é impossível colocar rodas maiores que 245.
Ando muito em estradas de chão e realmente percebi que minha Ranger tem muita estabilidade.

Depois vou postar umas fotos dos amortecedores traseiros.

Pneus mais largos provavelmente cabem se forem usados espaçadores de roda. Porém, se usar espaçadores, o estresse nas pontas de eixo aumenta um pouco. Não convém se tiver necessidade de transportar carga máxima na caçamba.

Junior84
24/07/2015, 01:08
Tá ai as fotos dos amortecedores
507967 esquerdo
507968direito
507969 Os amortecedores externos ficaram bem próximos à roda. Inviabiliza pneus maiores.

Moisés S.M
24/07/2015, 10:43
Bota perto nisso.Só espaçadores pra resolver.

Coophamat
24/07/2015, 12:06
Eu nunca reparei nas 2008 em diante, os amortecedores ficam no lugar das molas e as molas ficam mais para dentro?

jcaraujo
24/07/2015, 20:24
Eu nunca reparei nas 2008 em diante, os amortecedores ficam no lugar das molas e as molas ficam mais para dentro?
A partir das 2007/2008 os amortecedores passaram a vir por fora das molas. Na minha outra ranger tinha esse esquema que o Patoso colocou na dele e estou amadurecendo a ideia de fazer isso na minha atual.

RicardoFLN
16/05/2017, 19:30
Pra não criar novo tópico.
Hoje foi a minha vez de colocar os amortecedores pra fora do chassi da minha Ranger 2001. Bom na verdade só fiz um lado, espero amanhã conseguir fazer o outro!
Ao contrário do criador do tópico, decidi por alterar a posição dos atuais amortecedores ao invés de colocar mais dois.
Para isso comprei os suportes superiores das Rangers mais novas, salvo engano de 2007 pra frente. Ou seja, os novos suportes entraram exatamente na furação já existente dos antigos suportes, obviamente pelo lado de fora da longarina do chassis. Os suportes inferiores, cortei os originais e soldei na nova posição, mudando um pouco a angulação, já pensando numa futura colocação de amortecedores Rancho que não os próprios desse modelo de Ranger, uma vez que são mosca branca, e sim o RS999010, que difere um pouco das medidas do original. Mas a princípio vou manter os amortecedores atuais, até mesmo pra ver se noto alguma diferença.
Assim que finalizar o trabalho posto algumas fotos das "engembrações".

Sds.

klemba
18/05/2017, 14:15
Pra não criar novo tópico.
Hoje foi a minha vez de colocar os amortecedores pra fora do chassi da minha Ranger 2001. Bom na verdade só fiz um lado, espero amanhã conseguir fazer o outro!
Ao contrário do criador do tópico, decidi por alterar a posição dos atuais amortecedores ao invés de colocar mais dois.
Para isso comprei os suportes superiores das Rangers mais novas, salvo engano de 2007 pra frente. Ou seja, os novos suportes entraram exatamente na furação já existente dos antigos suportes, obviamente pelo lado de fora da longarina do chassis. Os suportes inferiores, cortei os originais e soldei na nova posição, mudando um pouco a angulação, já pensando numa futura colocação de amortecedores Rancho que não os próprios desse modelo de Ranger, uma vez que são mosca branca, e sim o RS999010, que difere um pouco das medidas do original. Mas a princípio vou manter os amortecedores atuais, até mesmo pra ver se noto alguma diferença.
Assim que finalizar o trabalho posto algumas fotos das "engembrações".

Sds.

que bacana, se puder postar algumas fotos agradeço, estes suportes que comprou das 2007 acha fácil, tem o modelo pra passar?

RicardoFLN
19/05/2017, 12:55
Klemba,

Eu achei no Mercado Livre. Comprei desse vendedor de Caxias do Sul: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729513255-suporte-traseiro-esq-amortecedor-ranger-0712-novo-original-_JM
Como podes ver nas perguntas que fiz pro vendedor, vais notar que é o mesmo suporte para ambos os lados, como um amortecedor é pra frente e o outro pra trás, eles não são espelhados, são iguais mesmo.
Eu os instalei na mesma furação onde os originais são rebitados. Pra tirar os rebites, um furo passante de 5 mm bem no centro do rebite, depois alarga pra um de 9, uma marretada com talhadeira e já era, tchau rebite!!! Assim é bem mais rápido do que com uma lixadeira c/ disco de corte.
Seguem as fotos:

548030
548031
548032
548029
548033
548034

Algumas observações, cada parafuso do suporte superior demanda 3 arruelas cada. Uma fica ensanduichada entre o suporte e o chassis, uma vez que tem um ressalto.
Usei parafusos de aço M10x30 mm, com porcas travantes.
Os suportes inferiores, soldei com MIG. Na verdade fica quase impossível soldar ele do lado da roda na parte mais central. Até tentei com eletrodo.....mas pqp, soldar na posição sobre cabeça, deitado no chão todo torto é flórida!

Bom, mas depois de todo o trabalho, acho que fui devidamente recompensado! A melhora na "curva teste" que utilizei para comparação do antes e depois me deixou isso muito claro (ou está deixando!). Curva essa que tomei como padrão faze-la a 70km/h, onde lá pelas tantas há duas imperfeições que cruzam a pista, acredito que devido a dois remendos pra passar alguma tubulação. Na configuração antiga era batata, eu passava e a traseira desgarrava, me obrigando a corrigir na direção. Isso acabou com a configuração atual, ela mantem a linha.
Um ganho que considero marginal, foi a diminuição da rolagem, não que eu ache isso importante, mas aconteceu. Para os que não sabem eu ando sem as barras estabilizadoras.

No mais era isso! Abs.

PS. Próximo passo será atrasar a entrada da mola de carga (rebater ela um pouco pra baixo), um leve aumento dos espaçadores centrais das lâminas dos feixes (4 mm) e a colocação dos separadores nas pontas das molas feito de teflon.

PS.2. Alguém pode explicar pro ignorante aqui pq as fotos não aparecem direto no post?:putz:

RicardoFLN
20/05/2017, 17:01
Vai uma segunda tentativa!
548063
548064
548065
Suporte novo parafusado na longarina
548066
Suporte novo, esquerda

klemba
25/05/2017, 14:20
bom que deu certo, só achei estranho esse amortecedor com a haste pra fora sem proteção... vai deixar assim?

RicardoFLN
25/05/2017, 19:19
bom que deu certo, só achei estranho esse amortecedor com a haste pra fora sem proteção... vai deixar assim?

Sim, vou deixar assim. Fui eu que tirei. Os novos amortecedores serão com sanfona (coifa)!;)
Os espaçadores de teflon para as molas estão a caminho!

Sds.

Coophamat
11/06/2017, 21:29
Ricardo, os suportes originais não dão certo do lado de fora do chassi? Pela foto eles são bem parecidos.

RicardoFLN
11/06/2017, 22:42
Ricardo, os suportes originais não dão certo do lado de fora do chassi? Pela foto eles são bem parecidos.

Não dão, de certeza. São 3 problemas. Primeiro que a furação não bate, mesmo que em uma primeira impressão seja só troca-lo de lado na longarina. Segundo, o ângulo do parafuso de fixação do olhal do amortecedor é contrário ao que tem de ser, e por último, como fica claro na foto, ele tem menos "altura", deixaria o amortecedor batendo nas molas.
Ou compra os próprios, ou constrói do zero, é mais jogo! ;)

Abs.

ESCHMIT
02/09/2017, 01:21
Não dão, de certeza. São 3 problemas. Primeiro que a furação não bate, mesmo que em uma primeira impressão seja só troca-lo de lado na longarina. Segundo, o ângulo do parafuso de fixação do olhal do amortecedor é contrário ao que tem de ser, e por último, como fica claro na foto, ele tem menos "altura", deixaria o amortecedor batendo nas molas.
Ou compra os próprios, ou constrói do zero, é mais jogo! ;)

Abs.

To afim de fazer essa adaptação aí, eu sabia que em costelas a ranger se perde, é incrível como consegue ser tão ruim, aí esses dias fui fazer uma ultrapassagem numa estrada estreita e sem acostamento, por sorte tinha umas irregularidades na pista, eu fiquei meio traumatizado com o que quase aconteceu, pensei até em vender essa camionete que tanto desejei e procurei...

Mas sou brasileiro e não desisto nunca!

O que me deixa com um pé atrás é que uso pneus 265/75 quero ver como isso vai caber?

A propósito, logo que peguei essa camionete ela estava bem alta, na frente foi só soltar os parafusos, na traseira mandei curvar a mola de carga, e melhorou bastante aquele soco nas lombadas.

Junior84
03/09/2017, 04:53
551727 tenta adaptar amortecedores cruzados. Mais fácil que colocar quatro, e garante mais estabilidade.

Acho que a partir das Ranger 2008 os amortecedores são cruzados

RicardoFLN
03/09/2017, 18:58
O que me deixa com um pé atrás é que uso pneus 265/75 quero ver como isso vai caber?

Eschmit,

É uma mudança que vale muito à pena! A forma como fiz me pareceu ser a de menor trabalho. Compra dos suportes superiores, corte e solda dos inferiores.
Quanto a preocupação do espaço pro amortecedor utilizando pneus 265, deves estar ciente que talvez tenha de mandar fazer um espaçador.
Claro que toda essa mudança é bem vinda se acompanhada de uma verificação/troca de amortecedores, pressão e estado dos pneus e na minha opinião (de usuário...rsrs) a retira das barras anti-rolagem.

Sorte aí!

ESCHMIT
03/09/2017, 23:21
551727 tenta adaptar amortecedores cruzados. Mais fácil que colocar quatro, e garante mais estabilidade.

Acho que a partir das Ranger 2008 os amortecedores são cruzados

Não entendi como são esses cruzados (X)

Mas como já foi dito, a partir de 2008 os amortecedores foram colocados pro lado de fora das molas, mais próximos das rodas, e apenas dois como já era, só isso.

RicardoFLN
04/09/2017, 11:29
Não entendi como são esses cruzados (X)

Mas como já foi dito, a partir de 2008 os amortecedores foram colocados pro lado de fora das molas, mais próximos das rodas, e apenas dois como já era, só isso.

O cruzado, é como já são originalmente. Um pra frente, e o outro pra trás do eixo. Os amortecedores não devem estar no mesmo plano, por isso essa forma de instalação.
Essa de deixar os 4 tb acho grosseria...rsrs
Antes dois, no lugar mais correto e de boa qualidade!;-)

Sds.

ESCHMIT
03/10/2017, 21:08
Estive vendo o suporte do amortecedor da S10, ele vai preso junto a fixação do feixe de molas no eixo, seria ainda mais facil instalar por não precisar soldar.
O único porém é que o feixe de molas da s10 vai preso na parte de baixo do eixo, e na ranger é na parte de cima. Mas ainda assim dava pra pensar em algo do tipo.
Como nessa imagem;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/chevrolet-gm/9108d1108302802-s-10-amortecedores-rancho-rancho_3_181.jpg

RicardoFLN
04/10/2017, 10:24
Estive vendo o suporte do amortecedor da S10, ele vai preso junto a fixação do feixe de molas no eixo, seria ainda mais facil instalar por não precisar soldar.O único porém é que o feixe de molas da s10 vai preso na parte de baixo do eixo, e na ranger é na parte de cima. Mas ainda assim dava pra pensar em algo do tipo.Como nessa imagem;http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/chevrolet-gm/9108d1108302802-s-10-amortecedores-rancho-rancho_3_181.jpgPois então, esse único porém inviabiliza o uso desse suporte! Não fosse só isso, ainda tem o fato de que a furação provavelmente não bate e o curso do amortecedor iria ficar extremamente curto. Não espere encontrar alguma solução plug & play que faça evitar corte e solda, acho muito difícil encontrar.Eu já me dei por satisfeito que no caso dos suportes superiores a coisa foi fácil!Suerte.

ESCHMIT
04/10/2017, 21:43
Pois então, esse único porém inviabiliza o uso desse suporte! Não fosse só isso, ainda tem o fato de que a furação provavelmente não bate e o curso do amortecedor iria ficar extremamente curto. Não espere encontrar alguma solução plug & play que faça evitar corte e solda, acho muito difícil encontrar.Eu já me dei por satisfeito que no caso dos suportes superiores a coisa foi fácil!Suerte.

Plug & play é dificil mesmo, mas gostei da ideia de não soldar nada no eixo, um suporte desses é até simples de se fazer, tanto quanto o original que precisaria soldar, e quanto ao curso, penso que é só mudar o ponto de fixação de cima, deixando o amortecedor mais na diagonal e menos na vertical, e isso é bem simples de fazer.
E se não ficar bom, aí solda hehe

josevasc
26/09/2018, 18:35
Boa noite ! Essa peça que voce informa que foi soldada no eixo , vc sabe me dizer onde vende ? ou como consigo ?
Att

298733

RicardoFLN
26/09/2018, 22:57
Boa noite ! Essa peça que voce informa que foi soldada no eixo , vc sabe me dizer onde vende ? ou como consigo ?
Att

298733

Parceiro,

Não vende em nenhum lugar. Eu cortei a original e soldei mais perto das pontas. Se tu quer fazer aquela jabuticaba de colocar 4 amortecedores, vais ter de mandar fazer a peça em alguma metalúrgica.

Sds.