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Ver Versão Completa : Vantagens da 4-Link sobre a 3-Link



Ricardo Piovan
23/06/2011, 17:07
Quais as vantagens da suspa 4-Link comparando com uma 3-Link ?

Pelo meu modesto conhecimento, em ambas não existe panhard ( como nas 2-Link ), que são substituídas por 2 links a mais na suspa 4-Link e uma barra A/triangulo na suspa 3-link.

Mas quais as vantagens e desvantagens entre elas ??

Abraços

M-Beltrame
23/06/2011, 17:45
Eu já fiz quase a mesma pergunta...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/79307-numero-de-link-quanto-mais-melhor.html
Como vc vai ver tudo depende do projeto.

T+

samukanvas
14/07/2011, 18:38
Olá ricardo,

Com certeza tudo depende do seu projeto.
Acho que a sua dúvida se refere a diferença entre 4link triangulado (sem panhard) e 4 link wishbone que tem uma união em dois links (essa é a nomenclatura que utilizo, mas chamam de diversos nomes). 3 links geralmente é uma suspensão que contém panhard e apenas um link superior mais os dois inferiores.

Dependendo do tipo de desempenho que necessita, um pode ser mais interessante que o outro. Controles de carroceria, movimentos do eixo, tendências sob aceleração etc... Diferenças que podem fazer diferença no tipo de trilhas que quer andar. Um melhor que o outro? Não sei... Enquanto um te dá mais possibilidades de setup, o outro é mais simples e fácil de construir... Depende...

Abs

Ricardo Piovan
14/07/2011, 22:51
Fala Samukanvas, blz ?

Valeu pelas informações. O meu CJ tá com uma suspa igual dos Troller RF e JPX, que possuem os braços longitudinais ( links ), e sem a panhard. No lugar dela tenho o triangulo/barra A na frente e atrás. Os links estão com terminais rotulares em uma das extremidades, assim como o triangulo.

Qual é esse tipo de suspensão ?? 4 link triangulado ??

Abração

samukanvas
14/07/2011, 23:49
Certamente não é um 4link triangulado por causa da junção dos links superiores. Sobre o nome correto, pelo ponto de vista do chassis, saindo 4 links, chamam de 4link. O wishbone é pela semelhança do link superior com o ossinho da sorte, então 4link wishbone.

Pelo ponto de vista do eixo, 3link wishbone... Então, nomes diferentes para a mesma suspensão. Certo, errado... As trilhas chegam no mesmo caminho :dance:

O wishbone é usado para sabermos que os links são juntos e facilita a identificação.

O negócio que não fica legal no sistema dianteiro do j ou do troller (se não me engano é igualzinho do j) é que o link superior é invertido e não saem da mesma direção do inferior. Isso é um pouco ruim. Se tivesse espaço embaixo do motor, seria legal seguir o mesmo projeto da traseira.

Abs :concordo:

Ricardo Piovan
16/07/2011, 21:58
Valeu Samukanvas pelas informações !!

No meu projeto fiz identica na traseira e dianteira, que é igual da traseira do J ou RF. Só que tirei o terminal de direção de caminhão que vai no triangulo e instalei um terminal rotular no meu projeto

Depois envio as fotos.

Abração

samukanvas
18/07/2011, 22:23
Valeu Samukanvas pelas informações !!

No meu projeto fiz identica na traseira e dianteira, que é igual da traseira do J ou RF. Só que tirei o terminal de direção de caminhão que vai no triangulo e instalei um terminal rotular no meu projeto

Depois envio as fotos.

Abração

Com certeza bem melhorado em relação ao projeto original do j.

Abs :concordo:

zeca_cj
25/06/2012, 11:38
Valeu Samukanvas pelas informações !!

No meu projeto fiz identica na traseira e dianteira, que é igual da traseira do J ou RF. Só que tirei o terminal de direção de caminhão que vai no triangulo e instalei um terminal rotular no meu projeto

Depois envio as fotos.

Abração

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=354576&d=1340343320 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=354576&d=1340343320)

Ricardo, voce ainda teria essa foto disponivel?

pode me enviar? :D

Renato Fraga
25/06/2012, 12:38
Hehehe, e essa foto, que significa????

Ricardo Piovan
25/06/2012, 15:37
kkkkk e essa foto aí ? é sua barra A ??? kkkkkk

Cara, to te enviando as fotos quando ainda estava no estaleiro ... depois te envio as fotos pintadinhas e com mais detalhes.355428355429355430355431

guilhermeabreu
25/06/2012, 18:48
kkkkk e essa foto aí ? é sua barra A ??? kkkkkk

Cara, to te enviando as fotos quando ainda estava no estaleiro ... depois te envio as fotos pintadinhas e com mais detalhes.355428355429355430355431


RICARDO PAVAN

PARABENS pelo projeto .

Mas o que eu entendo de :

1- Suspensão 4 links , é qdo vc usa 4 BRAÇOS , 2 BARRAS LONGITUDINAIS e 2 BARRAS ENVIESADAS , como é na HILUX SW4 que tenho .

2- Suspensão 3 links , é qdo vc usa 3 BRAÇOS , sendo 2 BARRAS LONGITUDINAIS e 1 TRANSVERSAL ( BARRA PANHARD ) como no ENGESA , DEFENDER .

3- Suspensão 3 links , é qdo vc usa 3 BRAÇOS , sendo 2 BARRAS LONGITUDIAIS e 1 BARRA " A " TRIANGULAR , como no JPX .

Este t é o conceito que eu cheguei em conclusão que fica mais fácil de a gente conversar , não sei se TECNICAMENTE esta nomenclatura esta correta , MAS QUE DESTA FORMA FICA BEM MAIS FÁCIL DE ENTENDER ÍSTO FICA COM CERTEZA .

Na minha opinião as suspensões de 4 links e 3 links com BARRA " A " se comportam da mesma forma , NÃO DESVIANDO O EIXO DO CENTRO DO CHASSI qdo a suspensão trabalha .

E a suspensão 3 links com BARRA PANHARD tem a desvantagem de qdo a suspensão trabalha o eixo move do centro do chassi , CAUSANDO UM CERTO DESCONFORTO AO GUIAR .

Mas nada que vc não se acostume , se fosse tão ruim a LAND ROVER não usaria num ÍCONE do 4X4 que pe o seu DEFENDER vendido e respeitado no mundo inteiro , mas que " EU PARTICULARMENTE " ACHO O nosso ENGESA melhor e mais resistente ,vai aí bem pequenininho , " que me desculpem os LANDEIROS de plantão ".

zeca_cj
25/06/2012, 20:04
Hehehe, e essa foto, que significa????


Grande Renato!

To chegando na fase de comecar a pensar o que fazer e como fazer a suspensao pros meus novos eixos e as duvidas sao inumeras!

Meu interesse é ter um bom curso off-road, de 14 a 16", e boa dirigibilidade on-road sem bumpsteer, shimmy, caster original.

A duvida principal é:

- Mantenho a geometria original do RF (2 link + wishbone invertido na dianteira)?
- Faco 3 links com panhard nesse esquema? podendo deslocar o link superior de acordo com o vao livre abaixo do motor
355464

- Faco um 3 Link com Panhard usando os links originais do troller T4? (primeiro esquema abaixo)
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- 4 Links paralelos + Panhard conforme esquema acima e abaixo?
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Quero usar o maximo possivel das fixacoes existentes originalmente nos eixos do troller T4,

Tava olhando o troller exposto pela Power na Fenajeep e a geometria da suspensao dele é parecida a essa acima. Seria a melhor opcao?

Se puder me dar uma luz, agradeco, pois estou com muitas duvidas

Ricardo Piovan
25/06/2012, 20:06
Fala Guilherme, tudo bem ?

Não sou nenhum especialista, mas também tenho as mesmas opiniões que as suas.

Abraço

Juliano Nitsch
25/06/2012, 23:17
Também vi o Troller exposto no stand da Power, quem fez o projeto da suspensão se não me engano foi a Atitude 4x4.

Achei muito investimento para pouco retorno. Quem viu este Troller branco com certeza viu o vermelho da Rota 4x4. Um bom curso de suspensão com menos investimento.

Tudo depende do projeto em vista e do orçamento disponivel.

guilhermeabreu
25/06/2012, 23:57
Fala Guilherme, tudo bem ?

Não sou nenhum especialista, mas também tenho as mesmas opiniões que as suas.

Abraço

RICARDO PIOVAN

Me desculpe que na minha fala anterior coloquei seu nome errado .

Mas tb não sou expert neste assunto , logo resumí em minha cabeça estes nomes todos aí nestes que falei e já estou muito satisfeito . Mas tem a galera aí que curte muito em fazer estes projetos fantásticos com suspensões que abrem uma enormidade , mas ísto não é pro meu bico$$$$$$$$$ .

Fabil
26/06/2012, 07:37
Quero usar o maximo possivel das fixacoes existentes originalmente nos eixos do troller T4,

Se puder me dar uma luz, agradeco, pois estou com muitas duvidas

nao se prenda a essa ideia de querer manter as fixacoes originais de suportes de eixos/chassis. na maioria das vezes isso só vai prejudicar a performance da nova suspensao

T+

Ricardo Piovan
26/06/2012, 16:33
Concordo com o Fabil. Manter as fixações originais, principalmente no chassi, só prejudicariam a performace de torção e dirigibilidade. Já que vai mudar os links, opte logo por links maiores ( long arms ). Se não, molas longas + grandes amortecedores + links pequenos = problemas com squat + caster + etc

Abs

Renato Fraga
26/06/2012, 20:12
Também vi o Troller exposto no stand da Power, ....


O seu tratante, veio pra fenajeep e nem me deu um toque????

Estive por lá Sexta, Sábado e Domingo...



Aproveitando o assunto:

O kit da Atitude feito pelo Adaime, permite apenas elevar a suspensão do Troller, garantindo a geometria do cáster e dos cardãs.

O fato de substituir as buchas originais do Troller por terminais rotulares, lógico que melhoram o trabalho dos braços, mas é válido lembrar que o sistema original, ao contrário do que parece, não é tão limitado assim.

Quanto maior o comprimento do braço, menor o ângulo na bucha.

Ocorre que no Troller, se elevarmos 4 ou 5 polegadas na suspensão, colocamos o limite da bucha mais perto do fim. Um retrabalho no link já resolve o problema, alterando a angulação em sua extremidade, mas isso praticamente exige a confecção de um novo braço.

O investimento de um Kit como o da ATITUDE, se vale por dar uma amplitude maior nas modificações do carro sem prejudicar o comportamento on road e buscando melhorias no off road.


Mas é fato que tem como obter o mesmo resultado, com um investimento bem mais baixo.

Referente ao caso do Troller RF do Zeca, como eu já sugeri pra ele, acho que modificando um pouco, mas mantendo o sistema com Wish Bone na traseira, e adotando o sistema semelhante aos do T4 na dianteira, vai ficar ótimo, e com uma certa facilidade de confecção.

Basta configurar bem os links que vai dar tudo certo.

O lance de aproveitar as fixações originais é providencial, levando em conta que o eixo adquirido tem certa compatibilidade com a estrutura do carro.


abraços a todos

Policarpo
23/12/2012, 12:08
Será que o Troller com essa suspensão atitude 4x4 elimina a “vontade própria" da viatura?

Talvez com o four link as passarinhadas desapareçam...usando pneu 33 ou 35...

Mesmo assim o investimento seria muito alto...estão pedindo 13 mil reais nesse kit.

Renato Fraga
24/12/2012, 01:44
Na minha humilde opinião, esse problema de instabilidade direcional do Troller, é bastante simples de resolver.

Sua suspensão é muito semelhante à do Wrangler e da Cherokee, lógico lembrando que no Troller a suspa é 2 link.

Mas o problema todo está na barra de direção. Nos Jeeps, a barra é igual ao do troller, entretanto, trabalham originalmente com um certo ângulo, ao passo que no troller, ela trabalha praticamente reta.

Estando angulada, durante o trabalho da suspensão, ocorre certa divergência entre as rodas dianteiras, e isso é adequado, levando em conta que na maioria dos veículos isso ocorre.

Já no troller, trabalhando reta, sempre que a suspensão oscilar, as rodas dianteiras sofrerão convergência.

Solução para isso: Elevar a suspensão e corrigir o cáster.

Outra solução é mudar o arranjo da barra de direção, eliminando aquela configuração de tesoura.

Portanto, não é uma suspensão 4 link que vai resolver tal problema.

Abração