Ver Versão Completa : Preparação em motor do JIMNY
Alguém aqui ja fez? Será que vale a pena? Dizem q o motor é um pouco fraco, por isso a pergunta. Uma preparação afetaria o motor do jimny, visto que é um motor de mecânica robusta como ja foi dito aqui? O que acham?
O que o Jimny precisa é mais torque em baixa rotação, pois em alta sobra força.
Em resumo, com chip e turbo não resolveria. Esquema seria um pequeno compressor. Problema é contornar os parâmetros da ECU. Só vi isso em sites do Japão e parece ter dado um trabalho incrível.
Os Jimny >2009 com comando VVT, tem bastante força em baixa, mas o ideal mesmo seria um motor 1.6. Ou a versão Diesel, mas aí começam os problemas dos Diesel eletrônicos...
Abraços
Maurício Fernandes
23/06/2011, 19:15
eu reduzi a caixa. deu certo. claro que quanto mais potência/torque melhor, mas aí não tem fim....
acredito que valha mais a pena trocar o motor (por um ap) do que mexer naquele coraçãozinho de alumínio...
um colega aqui do forum colocou um GM 2.2 no jipinho.
um colega aqui do forum colocou um GM 2.2 no jipinho.
Com 1.3 e reduzida ele fica muito forte. Imagina com 2.2, reduzida e o peso do jimny ..:shock:
sandro-natal
24/06/2011, 23:42
CGAUER, me passa os links dos casos japoneses de preparação do motor do Jimny com compressor. Estou estudando há algum tempo sobre aumento da potência do Jimny 1.3L 16V DOHC e estou interessado em tudo sobre esse assunto. Se algum outro forista souber de mais links, favor disponibilizar aqui.
Não acho que a troca do motor seja a melhor solução, devido a impossibilidade ou extrema dificuldade de regularizar no Detran pela diferença de potência entre o original e o novo (por exemplo AP 1.8, 2.0), que ultrapassaria os 10% permitidos. Se algum colega souber mais sobre isso e quiser comentar, eu agradeceria.
Já pôr compressor, turbinar, turbinar+mudar para álcool, todas essas opções reprogramando a injeção, e sem trocar caixa de marcha, seria mais fácil de regularizar no Detran, não é?
Seguem os vídeos e links (são Coreanos, me enganei...):
YouTube - ‪Rotrex Supercharged (http://www.youtube.com/watch?v=pzkSc000QAI)
YouTube - ‪Rotrex Supercharged (http://www.youtube.com/watch?v=yJXMEKTI8hw)
http://www.sd-performance.com
Suzuki Jimny 1.3L (http://www.sd-performance.com/eng/showProduct.asp?psid=243)
CGAUER, me passa os links dos casos japoneses de preparação do motor do Jimny com compressor. Estou estudando há algum tempo sobre aumento da potência do Jimny 1.3L 16V DOHC e estou interessado em tudo sobre esse assunto. Se algum outro forista souber de mais links, favor disponibilizar aqui.
Não acho que a troca do motor seja a melhor solução, devido a impossibilidade ou extrema dificuldade de regularizar no Detran pela diferença de potência entre o original e o novo (por exemplo AP 1.8, 2.0), que ultrapassaria os 10% permitidos. Se algum colega souber mais sobre isso e quiser comentar, eu agradeceria.
Já pôr compressor, turbinar, turbinar+mudar para álcool, todas essas opções reprogramando a injeção, e sem trocar caixa de marcha, seria mais fácil de regularizar no Detran, não é?
mauricioalan32
25/06/2011, 23:22
Caros colegas... Instalei em meu Vitara o Blower Eaton M24, o mesmo do Fiesta Supercharger e o resultado é fantástico mesmo.
Para fazer a instalação foram necessários os seguintes componentes:
- Compressor Eaton M24 R$ 600,00
- Corpo de borboleta do Vectra 8v ou do Fiesta mesmo (com isso nao precisou de valvulas) R$ 150,00
- Cabo de acelerador universal para interligar os 2 corpos de borboleta R$ 40,00
- Dosador de combustível R$ 120,00
- Módulo Clamper Fueltech para enganar o sensor MAP R$ 180,00
- Hallmeter para acompanhar a mistura ar-combustível R$ 180,00
- Tensionador de correia R$ 150,00
- Correia maior para substituir a do alternador e ligar no blower R$ 160,00
- Flanges em alumínio para fixação do blower R$ 260,00
- Mangueiras especiais para turbo R$ 130,00
- Mão de obra para instalação do blower R$ 200,00
- Mão de obra técnico em injeção (instalar clamper, hallmeter, dosador e refazer mangueiras) R$ 200,00
TOTAL --> R$ 2.370,00
Estou andando hj com 0,6Kg de pressão do jeito que foi instalado, mantendo a polia original do compressor e não foi necessário a instalação de bico auxiliar de combustível, com a instalação do dosador a linha de combustível fica sempre carregada, mantendo assim uma mistura bem rica. E qnto a economia, nao mudou nada, só qndo pisa valendo mesmo ai naturalmente ele gasta um pouquinho a mais.
Outro ponto importante é que ao invés de usar valvulas de alivio e de prioridade, o mecanico usou um corpo extra de borboleta, pois como o blower é ligado por correia, acontece que qndo vc tira o pé em alta rotação a borboleta da TBI se fecha e o blower continua mandando pressão contra a borboleta, e com esse corpo extra de borboleta fecha a entrada de ar no blower qndo se tira o pé. O bom disso é que ficou completamente isolada a entrada de água na linha. Eu poderia ter economizado nessa instalação em torno de uns R$ 800,00 em função de peças que foram sendo necessárias durante a instalação, hj ja sei o que precisa e com isso poderia economizar muito mais...
O resultado ficou muito bom, principalmente naquela hora de fazer uma ultrapassagem, vc pisou e já eras...
Espero que tenham entendido... fico a disposição para tirar dúvidas!
Abss
Caraca, 131 HP, o bixo deve ficar animal!
Maurício Fernandes
26/06/2011, 21:37
Legal Maurício.
Até sugiro um tópico específico para isso.
sandro-natal
26/06/2011, 21:46
CGAUER, eu já tinha comentado no canal desse cara do youtube há um ano. Voltei a entrar em contato com ele pelo youtube, e depois por e-mail. A firma dele é a SD-PERFORMANCE, em Hong Kong. Estamos trocando umas idéias.
Coloco em anexo as curvas de potência e torque do teste do Jimny com compressor, do cara de Hong Kong, e a seguir as curvas do teste que fiz no meu Jimny, com os pneus originais e as curvas. Ambos os testes foram realizados com dinamômetro de rolo, com a tração em 4x2.
No teste de Hong Kong, o gráfico se refere a potência e torque no volante do motor, pois o programa mede a potência nas rodas e calcula para o motor. No meu, as curvas são das medidas direto nas rodas.
299090
299089
MAURICIOALAN32: vou trocar muitas idéias com você, prepare-se!
sandro-natal
28/06/2011, 09:29
Alan,
Você tem as referências das peças que usou na instalação do M24?
Veja em anexo foto das peças que o cara de Hong Kong usou no Jimny dele.
299438
Um abraço!
mauricioalan32
28/06/2011, 15:22
Olá, Sandro.. é mais ou menos isso, só q ao invés de usar uma valvula de retorno usei uma borboleta na entrada do charger, ou seja, tirou o pé sem pressao alguma, ja com a valvula de retorno mesmo sem acelerar o conjnto gera pressao entre o sistema de retorno, o q causa desgaste prematuro do blower. Pela foto vejo que nesse kit tem um intercooler, eu já nao usei, mas o correto é usar, pois ar frio gera mais oxigenio e consequentemente mais potencia. Parece muito bom esse kit, bem completo mesmo, será que isso vem pronto ja pra instalar no jimny ou vc teria q confeccionar as flanges e suportes?
Abss
sandro-natal
28/06/2011, 15:53
Estou em contato com o cara, também quero saber se eles vendem o kit.
Mais fotos do trabalho deles. Vou estudar bastante, mas acho que em agosto deste ano eu vou acabar instalar um blower no meu Jimny. Nas fotos, não ficou claro se são dois Jimny ou um só que ele substituiu a tubulação preta pela azul.
299486299488299487299489
Existe a possibilidade de fazer alguma comparação, por exemplo, um jimny 1.3 se comportaria como tendo um motor "1.X" depois dessa alteração?
sandro-natal
28/06/2011, 16:52
Vou passar meu Jimny no dinamômetro de rolo antes e depois do upgrade. É só mandar alguém que colocou um motor maior no Jimny passar no dinamômetro também, e comparar. Pelo gráfico da sd-performance, achei o carro com comportamento de 1.8...
Felipepeixotogouvea
28/06/2011, 19:33
caralho... 1.8 vai ficar sinistro... agora o consumo fica como, so um pouco maior ou igual a 1.8 ?
andre097
28/06/2011, 19:48
Olá, Sandro.. é mais ou menos isso, só q ao invés de usar uma valvula de retorno usei uma borboleta na entrada do charger, ou seja, tirou o pé sem pressao alguma, ja com a valvula de retorno mesmo sem acelerar o conjnto gera pressao entre o sistema de retorno, o q causa desgaste prematuro do blower. Pela foto vejo que nesse kit tem um intercooler, eu já nao usei, mas o correto é usar, pois ar frio gera mais oxigenio e consequentemente mais potencia. Parece muito bom esse kit, bem completo mesmo, será que isso vem pronto ja pra instalar no jimny ou vc teria q confeccionar as flanges e suportes?
Abss
mauricio manda ai o link do seu canal do youtube.para agente ver o carro.vlw
mauricioalan32
28/06/2011, 20:38
Aí André, nao cheguei a fazer vídeo, tenho as fotos no meu link anexado na assinatura...
abss
andre097
28/06/2011, 20:40
ok blz mauricio
Estou em contato com o cara, também quero saber se eles vendem o kit.
Mais fotos do trabalho deles. Vou estudar bastante, mas acho que em agosto deste ano eu vou acabar instalar um blower no meu Jimny. Nas fotos, não ficou claro se são dois Jimny ou um só que ele substituiu a tubulação preta pela azul.
299486299488299487299489
aparenta ser o mesmo veículo, apenas mudou a tubulação
sandro-natal
30/06/2011, 09:03
Segue a foto do kit para Jimny da SD-Performance, utilizando blower Rotrex C15-60.
299841
For Jimny 1.3L (engine M13A only )Supercharger Tuner Kit incl. Rotrex supercharger, self-contained oil system,aluminum bracket & kit, intake air box cover, sub-pulley, V-belt, Recirc. bypass valve, intake pipes & silicon hoses.
O radiador não é para o ar que será injetado no motor, e sim para o óleo do blower, que possui um circuito fechado e independente do motor do carro.
Serão necessários, além deste kit, um módulo piggyback de ECU, e 4 bicos injetores mais robustos (opcional, para otimizar o ganho na performance).
Segue a foto do kit para Jimny da SD-Performance, utilizando blower Rotrex C15-60.
299841
For Jimny 1.3L (engine M13A only )Supercharger Tuner Kit incl. Rotrex supercharger, self-contained oil system,aluminum bracket & kit, intake air box cover, sub-pulley, V-belt, Recirc. bypass valve, intake pipes & silicon hoses.
O radiador não é para o ar que será injetado no motor, e sim para o óleo do blower, que possui um circuito fechado e independente do motor do carro.
Serão necessários, além deste kit, um módulo piggyback de ECU, e 4 bicos injetores mais robustos (opcional, para otimizar o ganho na performance).
E aí, Sandro. A preparação está em andamento?
sandro-natal
01/08/2011, 22:54
Mauro,
Por enquanto, estou me preparando tecnicamente, estudando sobre o assunto.
Estou querendo alguma literatura sobre programação de ECU, se souberem de uma boa, me passem o link.
Quando eu começar a pôr a mão na massa, postarei as informações aqui.
Um abraço!
Felipe M. Gimenez
01/09/2011, 20:29
Maurício, tenho um Grand Vitara 2.0 16v 4x4, mecânico, e tô loco p/ resolver a falta de torque em baixa rotação. Sabe de alguém que pos o Eaton M24 no GV 2.0 e como foi? Tem como entrar em contato? Alguém do fórum tem alguma idéia a respeito? Pelo que andei lendo a solução p/ ter torque em baixa é isso mesmo que vc fez... Obrigado. Felipe.
mauricioalan32
02/09/2011, 08:04
Ai Felipe... mas num GV 2.0 vc ainda sente falta de motor? Mas acho que o M24 para esse motor é muito pequeno, vc teria que partir para um blower maior, tipo os da Mercedes Compressor... no meu caso que é um motor pequeno 1.6 8v com apenas 84cv funcionou muito bem, chega até demais... Mas todos os casos, tenta entrar em contato com o pessoal da blower company, pois eles só fazem isso...
Abss
Felipe M. Gimenez
05/09/2011, 16:15
Valeu Maurício. Obrigado. Felipe.
Pessoal
Perdi (ou me roubaram) uma daquelas 5 molduras plásticas de acabamento do capô. Alguém sabe onde consigo comprar outra?
Puts... tem filho da... pra tudo!
Pessoal
Perdi (ou me roubaram) uma daquelas 5 molduras plásticas de acabamento do capô. Alguém sabe onde consigo comprar outra?
Rodrigo Rey
10/10/2011, 00:05
Pessoal alguém sabe se ganhamos algum HP ou respostas mais rápidas colocando o filtro de ar K&N? pela propaganda do site deles o filtro de ar deles deixa o ar passar muito mais fácil que um filtro comum... pergunto isso pois estou instalando um Snorkel e sei que vai ficar mais difícil do ar chegar ao motor... será que esse filtro compensaria essa perda?
O snorkel deve ajudar a entrada de ar e ainda manda ar frio e mais limpo.
mauricioalan32
10/10/2011, 07:36
Rodrigo, da uma olhada nesse video:
The K&N Airflow Demonstrator - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ceDaguGFmaM)
Abss
sandro-natal
10/10/2011, 09:20
Um amigo meu, André (andre097 daqui do forum) instalou um snorkel OGZ no Vitarinha dele e percebeu uma perda de potência.
Rodrigo Rey
10/10/2011, 09:36
Um amigo meu, André (andre097 daqui do forum) instalou um snorkel OGZ no Vitarinha dele e percebeu uma perda de potência.
Com certeza, pq vc gera muita turbulência do ar dentro do snorkel pq ele é todo irregular por dentro além de ser um prolongador e com isso o ar tem mais dificuldade de chegar ao motor... vendo esse video acima tireo a conclusão de que se trocar o filtro por esse K&N essa perda é compensada pela maior vazão que esse filtro dá...
Mas queria a opinião dos experts...
mauricioalan32
10/10/2011, 10:04
Pois éh, agora tbm ja nao sei como ele filtra areia de praia e tal, pois ele é bem aberto..
abss
Rodrigo Rey
10/10/2011, 22:13
Galera, ainda não instalei meu snorkel (já está comprado a 15 dias) primeiro estava instalando os milhas e agora chegou a hora do Snorkel... após muito quebrar a cabeça acho que resolví meu problema do snorkel...
Problema: eu queria usar o snorkel somente em momentos críticos (trilhas com rios, alagamentos, etc) e no resto usar a entrada de ar original, com isso não gastando gasolina a toa 99% do tempo (pq eu uso o carro para trabalhar e viajar muito...)
Soulução: vou instalar o snorkel normalmente, mas não vou tirar aquela peça original que fica dentro do paralama onde é ligado o filtro de ar... o que será feito... vou usinar uma boca nessa peça e conectar o tubo do snorkel... e deixar essa peça instalada no mesmo local original. Assim quando estiver na cidade ou estrada, o motor irá puxar o ar dos dois lugares(snorkel e tubo original) e qdo for fazer alguma trilha com rio, alagamento, etc coloco uma tampa (bem fechada) no bocal original (atrás do farol) e pronto... o motor irá puxar o ar somente do snorkel...
O que acham dessa saída?
Rodrigo Rey
13/10/2011, 23:55
Instalei o Snorkel com as duas tomadas de ar.... ficou muito bom... o duto do snorkel chega bem próximo da peça original(dentro do paralama) do jimny foi só cortar a ponta e encaixar a mangueira... segue abaixo as fotos de dentro do paralama
Wallace Jabó
19/10/2011, 23:44
Acho que é cuidado demais... instalei snorkel no meu jimny ha um ano e nao senti nenhuma perda de potencia e nenhum aumento de consumo.
edsonmoresco
11/11/2011, 11:23
Bom Dia,
Colegas,
Tenho um Jimny a uns 10 meses. Um 4x4 valente, forte e muito ágil. Isso que diferencia o pequeno Jimny. Meu uso é exclusivo em trilhas e provas, mas sinto necessidade de resposta principalmente quando não esta reduzido ou em retomadas rápidas.
Estou estudando e pensando em turbinar, sendo assim peço aos colegas se tiverem referencias de equipamentos e puderem compartilhar para acertar a decisão.
Pelo que andei pesquisando o mais difícil para o Jimny é confeccionar o coletor visto que não tem referencias no mercado, os demais itens do kit turbo são facilmente ajustado.
Abraços
sandro-natal
08/11/2012, 18:49
Colegas, vou aproveitar que tenho que trocar junta do meu motor e colocar em prática meu antigo projeto de aumentar a potência do meu Jimny com o motor original. Darei notícias! Se alguém também está querendo fazer o mesmo e já tem alguma coisa já feita, ou coletado mais informações, por favor, poste aqui!
Juliano Nitsch
08/11/2012, 23:58
Também me interesso !!! Vou ficar de olho...
Opriante
17/11/2012, 19:02
Colegas, vou aproveitar que tenho que trocar junta do meu motor e colocar em prática meu antigo projeto de aumentar a potência do meu Jimny com o motor original. Darei notícias! Se alguém também está querendo fazer o mesmo e já tem alguma coisa já feita, ou coletado mais informações, por favor, poste aqui!
Sandro, depois descreva as alterações que realizou e se valeu a pena
sandro-natal
19/11/2012, 17:54
Twin charging. Compressor em série com turbo, com intercooler. Quase igual a configuração do Audi A1 Sport. Postarei sim.
Duas opções interessantes:
Supercharger:
Bullet Cars - 2004 ? 2010 1.3 litre M13AA 4 Cylinder Suzuki Jimny Supercharger Kit (http://www.bulletcars.com/superchargers/suzuki/)
Colocar o motor M15A VVT ou M18A VVT, ambos plug-n'-play:
auszookers.com • View topic - Jimny M-Series Conversions, M13 to M15, M16, M18 (http://www.auszookers.com/forum/viewtopic.php?t=30308)
Pena que não temos estes motores aqui, ainda....
Um Jimny 1.8 seria incrível.
Abs
Clemente
sandro-natal
17/09/2013, 08:49
Vamos retomar a discussão.
Quer dizer que Reiko está chipando Jimny e conseguindo 15 CV?
E que ele disse que o motor é pequeno, mas a injeção é de gente grande? Que é a mesma injeção DENSO que se usa nos Subaru WRX, e que é muito poderosa e tem muitos recursos para serem refinados e lapidados?
E que ele disse que o motor é pequeno, mas a injeção é de gente grande? Que é a mesma injeção DENSO que se usa nos Subaru WRX, e que é muito poderosa e tem muitos recursos para serem refinados e lapidados?
15 cv já tava bom , perto dos 100...
Aonde podemos encontrar mais infos sobre isso?
Logo, logo o meu acaba a garantia e vou começar a mexer no jipinho.
Dendrobates
17/09/2013, 11:30
Bom dia a todos.
No mercadolivre tem a venda alguma coisa parecida. Tbm dizem que não perde garantia, isso procede?
Este chip DENSO poderia ser usado nos jimny vvt?
Ganho de praticamente 20% sem alteração na parte física da alimentação e exaustão? Não tem como haver todo esse ganho sem que haja alteração também na parte mecânica.
Guilhmar
30/09/2013, 19:23
E ai ?
Alguem conseguiu esses 15 cv so com chip ?
Alguem importou o kit Rotrex ?
Alguma novidade?
Uma dúvida, será que ele passa a poluir mais com essa mudança?
Digo isso por causa da inspeção veicular
Rodrigo Rey
02/10/2013, 14:15
onde se acha esse chip? e a configuração, quem faz?
JulioTavares
02/10/2013, 19:37
15 cavalos no jimny com apenas o chip? Só pagaria pelo chip depois de passar o carro em algum dinamômetro de confiança (que não seja concedido pelo "prepara-a-dor")... É simplesmente inviável!!
wagner4wd
06/10/2013, 12:17
onde se acha esse chip? e a configuração, quem faz?
Empresa (Informações Gerais) - Nascarchips Preparação de Motores (http://www.nascarchips.com.br)
eles tem chips pra quase todos o veiculos se vc for de SP eles ficam em S.Bernado do Campo..
olha la na tabela que tem pra Jimny apos 2009...
fabiolammel
06/10/2013, 14:29
Eu acho muito dificil melhorar o desempenho do motor só no chip.
A potencia é diretamente proporcional a rotação do motor, logo aumentando o limite de rotação com as devidas reprogramações, se obtem maior potencia, é fácil, porém em 99,9% dos casos compromete o torque em baixas e médias rotações, o que para o uso off road é péssimo.
Com um trabalho de escape + cabeçote + admissão talvez seja possível chegar a ganhos de reais 15% na maioria da faixas de uso do motor.
Não sei se o Jimny tem acelerador eletronico?! Se tiver, é um "truque" muito usado fazer a borboleta abrir mais do que a posição do pedal do acelerador, dando a impressão que o carro anda mais.
Gostaria muito de ver um teste em Dino antes e depois dessa reprogramação, para comprovarmos a teoria.
Abraço a todos!
Boa tarde pessoas.
Enviei uma pergunta sobre a aquisição do Rotrex Supercharger para o Jimny da sd-performance.com.
Abaixo a resposta deles:
"Thank you for contacting us with your interest in our supercharged Jimny.
Our kit is Tuner Kit for M13A engine only and the price is USD3,480 incl. Rotrex C15-60, self-contained oil system,
SDP aluminum bracket & kit, upgrade fuel injectors, i ntake air box cover, sub-pulley, V-belt, Recir. bypass valve,
SDP intake pipes & silicon hoses,
Option : Ultimate Trust E-manage (non-program piggyback ECU) - USD1,050/no.
(this is non-programmed, you have to do locally on a dyno.)
Delivery charge : Speedpost (EMS) USD340 (approx. 13 kg./carton)
Should you have any query, please let me know."
Abraços,
Tiago V.
Eduardo.nat
11/04/2014, 20:08
Olá pessoal acabei de adquirir um brinquedo desse...pensando em reprogramar by Reiko!
to de olho nas informacoes e curtindo muito
valeu
luciomonteiro
13/04/2014, 22:05
Desculpem a franqueza. Mas o Jimny até pode entregar uns 10 a 20% de forçaa mais mexendo daqui e dali... Um cabeçote mexido aqui... Uma central cuidadosamente trabalhada... Entrada e saída de gases meticulosamente feitos uns meses e um investimento que dá pra transformar uns 3 carros normais em , que tudo no Jimny dá 20% só de melhora.... Sorry mas milagre só Deus e o Jimny já vem cheio fe dençãos...
20% pra mim não é só, ficaria muito feliz com +20% de 1a a 3a já!
Galera, já revirei o fórum procurando uma forma de melhorar o desempenho do Jimny 1.3 16v, para sair de 85 cv para no máximo 100 cv e torque, acredito não ser desnecessário mais que isso.
O remapeamento - 'chipar' não ira adicionar potência e torque que desejo com já dito aqui.
Acredito que a melhor solução seja blower eaton m24, porém tenho dúvidas no processo de adaptação, como: qual a melhor posição de supercharge antes ou depois da borboleta?; é necessário alguma modificação na ECU?; qual a medida da polia?
Enfim, muita dúvidas, hehehe.
Alguma sugestão?
Bom pessoal, sobre o chip sei lá eu gostaria de testar um carro antes de arriscar.
Uma turbina nesse motor, eu descartaria, não sei se o conjunto bielas e pistão aguentaria sem muitos problemas mesmo que baixa pressão. Fora que se for para arriscar, eu iria para um compressor, pois ele favorece desde as baixas rotação, justamente onde o Jimny precisa, já um turbo, vai favorecer desde média para alta...
Outra opção seria trocar o motor, pelo que andei vendo existe derivações do nosso motor com maior cilindrada, mas uma pena que não temos ele aqui em nenhum carro da Suzuki, o Swift que provavelmente será lançado aqui tem o motor da mesma família do Jimny com motor 1.3 e 1.5 (M15A), depois ainda existe o M16A e M18A existentes em outros modelos. Talvez se encontre esses motores aqui na Argentina ou Chile, comprando com nota acredito que dê até para regularizar pois o número desse motor doador não irá aparecer em nenhum veículo registrado no Brasil.
Outra possível solução, acredito ser a mais viável, pelo que andei conversando com o pessoal que entende muito de Suzuki, seria transferir o conjunto completo de motor, câmbio e caixa de transferência de uma Tracker. Isso pelo que soube foi feito em um Samurai e o chassis do Samuca casa as distâncias perfeitamente com o do Jimny.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
28/09/2014, 16:47
Passando pra assinar :)
[ ]'s
sandro-natal
28/11/2014, 12:08
Vamos prosseguir...
Estudos avançados...
sandro-natal
02/12/2014, 13:02
Finalizando o projeto:
Fase 1:
Supercharger (blower, compressor) com trocador de calor para o circuito de óleo do compressor, sem intercooler para o ar de admissão, manter a bomba de gasolina original, instalar filtro de ar K&N com as mesmas dimensões do original, instalar piggyback. Ainda analisando os bicos injetores: manter os originais ou instalar de maior vazão ou instalar bicos suplementares.
No momento estou decidindo entre os compressores Rotrex C15-60 ou Eaton M24.
485618485619485620
Fase 2:
Instalar 4 bicos injetores suplementares (ou substituir por outros de maior vazão), instalar filtro de ar de veículo 2.0, instalar intercooler para ar de admissão, instalar snorkel de maior bitola, instalar trocador de calor de óleo lubrificante, instalar ECU programável.
EloízioXtreme
12/02/2015, 11:44
Bruner, uma turbina tbm não acho uma boa, mas um blower/supercharged com o Rotrex no kit plug'n play da SD-performance e ou EATON M-24, ambos 0.4 bar entrega justamente em baixa.
A bronca é que não temos referência aqui, apenas na asia. Complica.
Mas iai Sandro, alguma novidade?
Eu também estou escutando o tópico para saber se alguém conseguiu um bom resultado com compressor para
o nosso carrinho.
Ele mais forte um pouco, vai fazer sombra nos outros.
sandro-natal
23/03/2015, 10:35
Projeto atrasado, mas andando.
Projeto atrasado, mas andando.
Em que pé está?:shock:
sandro-natal
23/03/2015, 15:42
Projeto pronto. supercharger Eaton M24 comprado. Comprando demais peças.
Fase 1:
Pressão de trabalho: 0,6 kgf/cm2.
Intercooler ar-ar.
Bicos injetores de maior vazão.
Válvula de by-pass de recirculação.
Piggy-back ECU.
Mesmo escapamento. Mesma bomba de gasolina.
Isolamento térmico do coletor de escape.
Sandro.
Falei com um amigo que prepara carros e ele me falou que você poderá precisar de algumas coisas.
injeção programável Fueltech, Pandoo ou Injeprobomba de gasolina mais forte e de maior vazãoEscape basta retirar o catalisadorDimensionar poliasoutra correia Onde vai ficar o supercharger?Turbinas são mais simples pq os kits já vem mais prontos, será que tem para Jimny?
É isso, espero ter contribuído.
Um abraço
Be Trindade
26/03/2015, 13:49
Passando pra assinar. Se alguém for nesse chip ou reprogramação, estarei aqui de olho ansioso pelo feedback
abs!
Guilhmar
04/05/2015, 18:25
Pessoal,
Saudacoes!
Vi esse anuncio em um site oferecendo reprogramação e substituição do coletor e escape com promessa de 115 HP Finais!
vcs conhecem alguém que tenha feito? ha algum dado ( dinamômetro ) real de ganho de performance com esse kit ?
http://s15.postimg.org/d0fb3268r/folder_jimny_4c.jpg (http://postimg.org/image/3sn2mcz6f/full/)image free hosting (http://postimage.org/)
leo_queiroz
25/05/2015, 11:01
Passando pra assinar. Se alguém for nesse chip ou reprogramação, estarei aqui de olho ansioso pelo feedback
abs!
Pois é, aqui na região de Ribeirão Preto/SP o representante da Reiko (Alemanha) está fazendo bastante propaganda dessa reprogramação, que promete entregar cerca de 15 cv no caso do Jimny - além de um ganho de torque.
Meu cunhado fez a reprogramação em um fusion titanium turbo e ficou bastante satisfeito. De acordo com o representante da Reiko, no caso do fusion a reprogramação fez com que o carro passasse de 240 para 300 cavalos :shock:
O dono do carro ficou satisfeito com o resultado, mas não foi feito nenhum teste para atestar a veracidade do ganho.
Pelo que pude notar no tópico, a galera aqui não acredita muito nesse "milagre". Eu, que sou "mirim" em mecânica e adaptações, do alto da minha ignorância, também acho difícil uma simples reprogramação via software, com instalação que dura cerca de uma hora e não instala nenhuma peça "física" no carro, conseguir um resultado desses..
Mas ninguém aqui passou nenhum dado concreto e/ou experiência de quem fez a reprogramação!
Alguma novidade a respeito ou alguma opinião embasada em experiência com o serviço de reprogramação?
Obrigado!
Abs.,
Logicamente há varias variantes em cada motor, mas se levarmos em conta apenas a cilindradas exemplo, o motor do new fit 1.4(2009 ...) que tem pouco um pouco mais de cilindrada se comparado ao Jimny, mais precisamente 1.339 cm3 e tem 101cv e 13kgfm, não duvido que uma reprogramação não consiga alguns cavalinhos e torque a mais.
Leo, o Jimny é programado para ter torque em baixa rotação, haja vista ser veículo para
offroad.
Você pode mudar a programação e conseguir mais torque na final, mas você quer final para quê?
Se vai fazer offroad, precisa de torque nas baixas rotações. Se quer andar em estrada, tem carros mais
convenientes.
Eu estou observando os projetos de turbina e compressor, mas, acho o Jimny bem equilibrado para o que se
propõe.
Um abraço
leo_queiroz
25/05/2015, 15:36
Leo, o Jimny é programado para ter torque em baixa rotação, haja vista ser veículo para
offroad.
Você pode mudar a programação e conseguir mais torque na final, mas você quer final para quê?
Se vai fazer offroad, precisa de torque nas baixas rotações. Se quer andar em estrada, tem carros mais
convenientes.
Eu estou observando os projetos de turbina e compressor, mas, acho o Jimny bem equilibrado para o que se
propõe.
Um abraço
Então, ninguém duvida que o Jimny é guerreiro na baixa rotação, que como você bem disse, é a proposta dele.
Mas ninguém nega também que o jipinho fraqueja no desempenho em algumas situações 'on road'. E não se trata de querer andar na estrada, se trata de precisar utilizar o carro para todas as finalidades, inclusive estrada!
No meu caso, assim como o de muitas pessoas aqui no fórum, o Jimny é o daily car, portanto, deve suprir todas as minhas necessidades, na medida do possível.
É claro que se meu foco fosse rodovia, pelo preço do Jimny, eu poderia ter pegado um carro muito melhor que tivesse essa proposta.
Mas não, eu escolhi o Jimny conhecendo sua proposta e também suas limitações.
Mas essa limitação do Jimny me incomoda e eu não estou sozinho. O jipinho deveria ter um motor que entregasse mais potência nessas situações, sobretudo por ser um veículo extremamente leve.
Daí o interesse em alguma adaptação que torne o desempenho um pouco melhor nessas situações.
Mas eu repito, não se trata de insatisfação com o jipinho e nem de querer exigir dele o que ele não foi feito pra fazer. Não estou falando de altas velocidades, estou falando de conseguir manter o giro na rodovia, o que é bem difícil, ainda mais com pneus MUD 215.
Mas sobre o seu comentário, fiquei com uma dúvida: pode ser que eu tenha entendido errado, mas você está dizendo que essa reprogramação de alguma forma tira o torque nas baixas rotações para acrescentar na final?? Ou é possível conseguir esse acréscimo na final sem prejudicar a inicial, que com certeza é o foco do Jimny?
Obrigado!
Abraço,
Léo
Leo, de acordo com um colega que prepara motor, depende do programa, se der para aumentar o regime
de giro, mistura mais rica não há perda de torque.
Há problemas em altitudes.
segundo ele remapear motores aspirados não vale a pena, pois paga-se muito para pouco ou nenhum benefício.
Recomendou a leitura do site da Nascar, se tiver alguma dúvida.
Um abraço
Falei da promessa do anúncio abaixo, ele disse que o cara é o mágico de Oz.
Se fizer teste em dinamômetro e provar, ai vale muito à pena, pois 30% de potencia
só com descarga e reprogramação, é conversa para boi dormir.
Everton S.
25/05/2015, 21:40
Galera,
Entrei em contato com um pessoal que faz reprogramação aqui no sul. Estão pedindo em torno de R$ 1.700,00 e um ganho de aproximadamente 10cv. Pretendo fazer futuramente, porém antes vou colocar em um dinamômetro de um amigo (antes/depois).
Sou meio leigo nesse assunto, porém acredito que alguma diferença deve fazer (ganho de potência). Afinal, para quem anda com um pneu maior ou até mesmo um guincho qualquer melhora na cavalaria é bem vinda!
... remapear motores aspirados não vale a pena, pois paga-se muito para pouco ou nenhum benefício...
Sem falar da presumível perda de garantia do Jimny com menos de 3 anos!
Me incluindo apenas para acompanhar o tópico.
Abraços.
LuizCabral
06/07/2015, 22:28
Olá pessoal acabei de adquirir um brinquedo desse...pensando em reprogramar by Reiko!
Amigo, nos dê informações sobre a programação que vc fez com a reiko. Obrigado!
sandro-natal
07/07/2015, 16:04
Eduardo reprogramou com Reiko. Andei com ele. Acho que o carro ficou ligeiramente mais disposto nas arrancadas.
Mas a diferença para o original é muito sutil.
Totalmente diferente da chipagem do Troller, que transforma monstruosamente o carro.
Maurício D'Arezzo
13/07/2015, 21:05
Olá a todos, tenho um Jimny a poucos meses e adorei o jipinho, mas como muitos aqui comentaram na estrada sofre um pouco, vcs já viram esse site? http://www.carbaseperformance.com.br/modelos-suzuki/suzuki-jimny-motor-1-3l
Abraço.
Boa tarde a todos.
Entrando para acompanhar o tópico que me interessa.
Abs!
luciomonteiro
05/08/2015, 18:08
Olá a todos, tenho um Jimny a poucos meses e adorei o jipinho, mas como muitos aqui comentaram na estrada sofre um pouco, vcs já viram esse site? http://www.carbaseperformance.com.br/modelos-suzuki/suzuki-jimny-motor-1-3l
Abraço.
Como disseram antes aqui... Esses dados são tão exatos quanto eu dizer os números da próxima Mega Sena... um aumento de 10hp num jipe que dá 85Hp original?? 12 N m. são cerca de 1,2 Quilograma-força / metro.
São possíveis, mas com um conjunto de alterações.
Luis_Assis
06/08/2015, 14:41
Pessoal estou me incluindo, apenas para acompanhar o assunto, pois isso muito me interessa.
Abrs.
sandro-natal
27/10/2015, 11:20
Galera, após muita pesquisa, acho que a seguinte preparação seria muito boa para o Jimny:
Supercharger Eaton M24 (equipa Fiesta e Ecosport 1.0)
Novo coletor de admissão com intercooler água-ar embutido.
Intercooler ar-ar.
Bomba d'água para o intercooler água-ar.
Válvula de prioridade.
Radiador de óleo.
Uso de apenas álcool como combustível.
Injeção programável, tipo Fueltech FT400, FT500 ou similares.
Substituição dos bicos injetores por outros de maior vazão.
Não rebaixar e nem reabrir galerias do cabeçote.
Coletor de escape dimensionado, com aplicação de cerâmica interna e fita térmica por fora.
Escapamento dimensionado de inox.
sandro-natal
27/10/2015, 12:27
Hitner, passei batido na sua mensagem, desculpe!
Valeu pelas dicas. Já estou observando isso sim. Infelizmente não existe kit turbo pronto pro Jimny.
Vamos adaptar mesmo o supercharger!
Sandro.
Falei com um amigo que prepara carros e ele me falou que você poderá precisar de algumas coisas.
injeção programável Fueltech, Pandoo ou Injeprobomba de gasolina mais forte e de maior vazãoEscape basta retirar o catalisadorDimensionar poliasoutra correia Onde vai ficar o supercharger?Turbinas são mais simples pq os kits já vem mais prontos, será que tem para Jimny?
É isso, espero ter contribuído.
Um abraço
luciomonteiro
27/10/2015, 18:16
Sandro, acho que esse pode ser o caminho certo, blower é muito melhor que turbo no caso do Jimny que precisa já entregar um bom desempenho em baixa rotação também... Vai ficar um carro animal e beberrão, afinal não existe almoço grátis, a dúvida é, quanto em torque e potência iríamos adicionar??
Galera, após muita pesquisa, acho que a seguinte preparação seria muito boa para o Jimny:
Supercharger Eaton M24 (equipa Fiesta e Ecosport 1.0)
Novo coletor de admissão com intercooler água-ar embutido.
Intercooler ar-ar.
Bomba d'água para o intercooler água-ar.
Válvula de prioridade.
Radiador de óleo.
Uso de apenas álcool como combustível.
Injeção programável, tipo Fueltech FT400, FT500 ou similares.
Substituição dos bicos injetores por outros de maior vazão.
Não rebaixar e nem reabrir galerias do cabeçote.
Coletor de escape dimensionado, com aplicação de cerâmica interna e fita térmica por fora.
Escapamento dimensionado de inox.
Vc tem ideia de quanto custariam todas essas modificações?
sandro-natal
28/10/2015, 11:17
R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para ficar perfeito e sem chance de dar dor de cabeça.
Olá pessoal, sou "novo" no fórum (lia tudo sem ter usuário, criei recentemente). Li essa área do fórum de cabo a rabo e estou muito afim de trocar o meu carro em um Jimny. Esse tópico me parece interessante, pois quero fazer trilhas ao mesmo tempo que o meu futuro Jimny também deve me levar para trabalhar todos os dias E pegar estradas as vezes (viagens a passeio, as vezes faço). No tópico "rodas e pneus para o jimny" tem um usuário chamado TOBATA RED que relatou ter chipado o Jimny dele, trocado o coletor e colocado filtro, segundo o relato deu 101 cv e 13kg de torque no dinamômetro, no mesmo post ele relata que vai por um escape dimensionado que gera mais uns cvs. Alguém aqui fez algo semelhante? Não quero um Super Jimny velocista rachador, mas gostaria de uma forcinha extra nas saídas e boas retomadas na estrada, diria algo semelhante ou de preferência mais forte que o meu atual 1.0 de 72cv (que até onde li tem uma performance melhor que o Jimny em pista, provavelmente pelo peso e aerodinâmica).
Outro ponto, turbinar é realmente inviável? o UP TSI por exemplo, ele tem 106 cv e um torque bem alto disponível quase todo por volta dos 2000 rpm... Não seria possível fazer algo do gênero com uma turbina bem pequena?
sandro-natal
03/12/2015, 12:27
Seguem fotos que tirei das rodas fônicas do volante do motor (CKP) e do comando do cabeçote (CMP), e curvas do osciloscópio tiradas dos sensores hall a 3 fios conectados nessas rodas:
517845517846517847
RenatoFuzz
21/02/2016, 12:11
Tópico muito interessante! De olho em tudo!
Falando em UP TSi, dois amigos compraram o carro, surpreendeu demais o motor, um deles tinha a versão aspirada antes...
A Suzuki poderia trazer a versão de 3 cilindros turbo...Acredito ser mais eficiênte que o nosso motor...
E ai Sandro? Alguma novidade no jimny? Fez as alterações?
sandro-natal
08/06/2016, 11:46
Quase pronto. Tenho pouco tempo pra mexer, por isso a demora. Mas está dando tudo certo.
lfschmitz
02/07/2016, 20:35
O uso do compressor M24, tipo Roots ("blower"), é bem interessante. Só tem o inconveniente de não ter eficiência térmica muito boa: consome potência e aquece bastante o ar na admissão. Mas quem quiser ver o que um compressor Mecanico desses faz num carro procure pelo TR4 preparado pela MVS no YouTube: ficou violento!
De acordo com os diagramas técnicos fornecidos pela Eaton, uma relação de polias de 2,5:1 geraria uma pressão na admissão entre 0,6 e 0,7bar. Não oferece risco significativo e deve deixar o desempenho bem bom, com uma curva de torque bem plana a partir de 1500rpm.
Mas para rodar com gasolina não tem como, a menos que ache gasolina de 100 octanas. A solução mais comum é a troca por álcool, mas o tanque pequeno se torna incomodo. Para rodar com gasolina e não ter de mexer no cabeçote ou pistões e evitar a pré-ignição, ou instala-se um intercooler ou se instala um fogger para injeção de água/etanol na admissão do blower. Pode ser acionado por pressostado e só injetar a partir de determidada pressão (0,2 ou 0,3bar). Instala-se um tanque de 5-10L de "cachaça" e tem-se boa autonomia com uma mistura que, pelas bem conhecidas propriedades físico-químicas, gela o ar na passagem pelo compressor.
os gringos fazem muito isso: deem uma olhada em "water-methanol injection".
lfschmitz
22/08/2016, 18:34
Como será que anda a empreitada?
... Mas para rodar com gasolina não tem como, a menos que ache gasolina de 100 octanas. A solução mais comum é a troca por álcool, mas o tanque pequeno se torna incomodo. Para rodar com gasolina e não ter de mexer no cabeçote ou pistões e evitar a pré-ignição, ou instala-se um intercooler ou se instala um fogger para injeção de água/etanol na admissão do blower...
Vc diz isso por conta da taxa de compressão do motor?
Acredito que ainda consigo utilizar gasolina, pois a taxa de compressão não é tão alta.
Como exemplo, o Punto T-Jet tem taxa de 9,8:1 enquanto o Jimny tem de 9,5:1
Claro que apesar de ambos terem indução forçada o resto dos motores têm suas diferenças, mas acho que cabe a comparação.
Abraço
lfschmitz
23/08/2016, 20:57
Vc diz isso por conta da taxa de compressão do motor?
Acredito que ainda consigo utilizar gasolina, pois a taxa de compressão não é tão alta.
Como exemplo, o Punto T-Jet tem taxa de 9,8:1 enquanto o Jimny tem de 9,5:1
Claro que apesar de ambos terem indução forçada o resto dos motores têm suas diferenças, mas acho que cabe a comparação.
Abraço
Não só pela taxa de compressão. Há outros fatores envolvidos e que aumentam a tendência à pré-ignição: comando de válvulas mais manso e escape restritivo, por exemplo, aumentam significativamente a contrapressão e dificultam a exaustão (são bons para torque em baixa, mas limitam a saída dos gases queimados e quentes da câmara de combustão).
Além disso o motor TJet conta com intercooler; sem ele a taxa teria de ser de no máximo uns 9:1.
Até pode conseguir funcionar a gasolina com supercharger e sem intercooler, mas terá de atrasar muito o ponto de ignição e enriquecer bastante a mistura... E não se pode esquecer que o compressor tipo Roots aquece muito o ar: para evitar perda de potência e/ou batida de pino (que pode furar pistão ou até destruir o motor), é obrigatório resfriar o ar. Se não quiser o intercooler e não quiser abastecer com álcool (que nesse motor pode comprometer linhas de combustível e injecao), injete cachaça na admissão.
sandro-natal
02/09/2016, 14:28
Não só pela taxa de compressão. Há outros fatores envolvidos e que aumentam a tendência à pré-ignição: comando de válvulas mais manso e escape restritivo, por exemplo, aumentam significativamente a contrapressão e dificultam a exaustão (são bons para torque em baixa, mas limitam a saída dos gases queimados e quentes da câmara de combustão).
Além disso o motor TJet conta com intercooler; sem ele a taxa teria de ser de no máximo uns 9:1.
Até pode conseguir funcionar a gasolina com supercharger e sem intercooler, mas terá de atrasar muito o ponto de ignição e enriquecer bastante a mistura... E não se pode esquecer que o compressor tipo Roots aquece muito o ar: para evitar perda de potência e/ou batida de pino (que pode furar pistão ou até destruir o motor), é obrigatório resfriar o ar. Se não quiser o intercooler e não quiser abastecer com álcool (que nesse motor pode comprometer linhas de combustível e injecao), injete cachaça na admissão.
Exatamente!
Olá!
Realizando uma pesquisa e consegue algumas partes de um manual original de manutenção do Jimny, e o que me chamou a atenção é que tem um capitulo que fala sobre um turbo alimentador, segue imagem:
545156
Pena que não dá para saber maiores informações técnicas, para que pudéssemos copiar e fazer sem medo de ter algum problema por exagerar.
Continuarei pesquisando vou ver se acho algo mais detalhado.
Olá!
Realizando uma pesquisa e consegue algumas partes de um manual original de manutenção do Jimny, e o que me chamou a atenção é que tem um capitulo que fala sobre um turbo alimentador, segue imagem:
545156
Pena que não dá para saber maiores informações técnicas, para que pudéssemos copiar e fazer sem medo de ter algum problema por exagerar.
Continuarei pesquisando vou ver se acho algo mais detalhado.
Maravilha, nos mantenha informados. Um abraço
Beleza galera? Tenho acompanhado o post e visto as descobertas e comentários sobre o tópico e ainda não ví uma possibilidade de preparação: trocar a injeção por uma Fueltech ou similar, e fazer mudanças leves, como coletores e escape. Será que valeria a pena? Saudações!
Ola turma!
A unica coisa que consegui, porém sem muito detalhes é que existiu um Jimny de 658cc turbinado de fábrica.
Um dos sites que achei que comenta este fato.
jimny 1.3 (http://suzuki88.webcindario.com/Jimny-1.3%20prueba.htm)
Estes outros sites são de projetos tanto turbo quanto com superchargers:
auszookers.com • View topic - 2008 Jimny 1.8 turbo, lockers, Sierra transfer etc etc (http://www.auszookers.com/forum/viewtopic.php?t=46268&p=821908)
Bullet Cars - 2004 – 2010 1.3 litre M13AA 4 Cylinder Suzuki Jimny
Supercharger Kit (http://www.bulletcars.com/superchargers/suzuki/)
Suzuki Jimny 1.3L (http://www.sd-performance.com/eng/showProduct.asp?psid=243)
Beleza galera? Tenho acompanhado o post e visto as descobertas e comentários sobre o tópico e ainda não ví uma possibilidade de preparação: trocar a injeção por uma Fueltech ou similar, e fazer mudanças leves, como coletores e escape. Será que valeria a pena? Saudações!
Emiltri, pode partir do princípio que mapeamento de injeção por si só não traz benefício nenhum. As fabricantes testam exaustivamente para chegar no melhor acerto para o carro em termos de potência x consumo x emissões.
Você pode até conseguir algum ganho (pequeno) de potência com mapeamento de injeção, mas os dois outros fatores ficarão absurdamente piorados.
Escapamento e comando de válvulas podem te trazer algum benefício e com um investimento não muito grande.
Para ganhos mais significativos, a avaliação deve ser entre troca de motor ou turbo, sem dúvida.
Paulo André BR
02/06/2017, 09:56
Pessoal,
Olha o que o Youtube me sugeriu hoje, (acho que ele sabe que eu tenho um Jimny :roll:):
https://www.youtube.com/watch?v=xRYq2R_tmdw&t=432s
Lembro que prefiro sempre o original, afinal alguém já quebrou muito a cabeça pensando em consumo, durabilidade, etc, etc...
Não estou fazendo propaganda do canal, muito menos da oficina, não conheço nenhum dos dois...
Apenas achei a preparação bem feita (pelo menos visualmente...) e coerente.
Creio que muitos donos de Jimny pensam como o proprietário desse Jimny do vídeo.
Resta saber o consumo, durabilidade e qual foi o investimento!
Alguém se habilita?! Conhecem esse Jimny?!
:twisted: :angel: :pensativo:
T+
VOVÔ DO TROLLER
02/06/2017, 11:08
Pessoal,
Olha o que o Youtube me sugeriu hoje, (acho que ele sabe que eu tenho um Jimny :roll:):
Lembro que prefiro sempre o original, afinal alguém já quebrou muito a cabeça pensando em consumo, durabilidade, etc, etc...
Não estou fazendo propaganda do canal, muito menos da oficina, não conheço nenhum dos dois...
Creio que muitos donos de Jimny pensam como o proprietário desse Jimny do vídeo.
T+
Belo projeto. Alguém tem o contato da oficina? Como será que ficou o consumo? Valeu
Paulo André BR
02/06/2017, 13:32
Aí está o nome da oficina:
MVS Preparações (http://www.mvspreparacoes.com.br/index.php?p=faq)
Pior que nem é tão longe de mim :pensativo:...
Pensa se não peguei o endereço, e incluí uma passadinha por lá, pelo menos para saber quanto se investe...
Legal seria dar uma voltinha no Jimny do amigo :-D
Nesse projeto, melhor que a cavalaria, foi o torque que sai de 11,8Kgfm para 15,4kgf, um aumento significativo e se mantendo praticamente constante a partir dos 2.000rpm! E se prestei atenção e entendi direito, nada de modulo ser reprogramado...
Já disse outras vezes, para mim, o Jimny tem até potência adequada, uma relação peso/potência melhor que muitos 4x4 e muito próxima do troller novo, porém lhe falta mais torque. E essa receita parece que conseguiu isso.
Estudando....
T+
AlemãoRS
02/06/2017, 16:10
Parece ter sido muito bem feito mesmo, se for passar lá Paulo, seria interessante questionar quanto a necessidade de melhorar também o sistema de arrefecimento. Acho que precisaria um radiador maior, considerando o uso em trilha, etc.
VOVÔ DO TROLLER
02/06/2017, 16:54
Aí está o nome da oficina:
MVS Preparações (http://www.mvspreparacoes.com.br/index.php?p=faq)
Pior que nem é tão longe de mim :pensativo:...
Pensa se não peguei o endereço, e incluí uma passadinha por lá, pelo menos para saber quanto se investe...
Legal seria dar uma voltinha no Jimny do amigo :-D
Nesse projeto, melhor que a cavalaria, foi o torque que sai de 11,8Kgfm para 15,4kgf, um aumento significativo e se mantendo praticamente constante a partir dos 2.000rpm! E se prestei atenção e entendi direito, nada de modulo ser reprogramado...
Já disse outras vezes, para mim, o Jimny tem até potência adequada, uma relação peso/potência melhor que muitos 4x4 e muito próxima do troller novo, porém lhe falta mais torque. E essa receita parece que conseguiu isso.
Estudando....
T+
Um amigo meu ligou pra lá e só não caiu de costas com o orçamento porque estava sentado. No caso do Jimny dele , que é um 2010 ,deu 50% do valor do carro, ou seja, metade do valor.. Tem que ter muita di$posição e bala na agulha. Eu realmente não teria coragem suficiente, mas é aquela história. Cada qual faz o que quer com o seu dinheiro. Abs.
jorgeffn
02/06/2017, 17:19
Um amigo meu ligou pra lá e só não caiu de costas com o orçamento porque estava sentado. No caso do Jimny dele , que é um 2010 ,deu 50% do valor do carro, ou seja, metade do valor.. Tem que ter muita di$posição e bala na agulha. Eu realmente não teria coragem suficiente, mas é aquela história. Cada qual faz o que quer com o seu dinheiro. Abs.
Pois é.... o ganho deve ser muito bom e o Jimny com 126Cv deve ficar sensacional..... mas aí todo a empolgação bate no custo.... já tinha ouvido falar valores bem altos sobre essa mudança... coisa perto de $20 mil... com essa diferença tem que gostar muito de Jimny para investir e pensar em ficar com ele muito tempo... ou então ser rico mesmo né.. hehehehe
abs!
Rein@ldo
02/06/2017, 18:02
Saudações,
Fiquei bem animado com essa preparação, apesar de não estar mais de Jimny, mas sinto muitas saudades do pequeno valente, que só nos deu alegrias...
São nove meses com o novo troller, até o momento só uma borracha que fica entre o motor e caixa de rodas que se soltou. Comprei outra por R$ 60,00, pois a garantia não cobre.
Tenho feito uso moderado do troller, mais viagens... O motor sobra... Mas não tem a praticidade do Jimny... E, sinceramente, não transmite a mesma confiabilidade...
Se me disponibilizarem um Jimny novo para fazer uma viagem de uns 11.000 km pela América do Sul, igual a que fiz em 2015, sei que irei e voltarei e irei novamente no Jimny sem preocupações. Já no Troller, irei com motor de sobra, mas sempre preocupado em dar alguma coisinha que seja difícil de resolver em outro país.
Vocês que tem Jimny, valorizem, e muito, porque é um excelente jipe...
Seus donos são bem resolvidos e felizes, não ficam se achando fodão só porque tem um jipe maior a diesel.
Abraços!!!
Rein@ldo
02/06/2017, 18:10
Outra coisa: grupos de Wattsapp é um porre, as informações se perdem e volta e meia fogem do tema proposto.
Aqui é uma enciclopédia, que podemos retornar e ver aquela informação que nos interessa, quando precisamos...
Parabéns a todos aqueles, que aqui compartilham as informações e experiências.
jorgeffn
02/06/2017, 18:23
Saudações,
Fiquei bem animado com essa preparação, apesar de não estar mais de Jimny, mas sinto muitas saudades do pequeno valente, que só nos deu alegrias...
São nove meses com o novo troller, até o momento só uma borracha que fica entre o motor e caixa de rodas que se soltou. Comprei outra por R$ 60,00, pois a garantia não cobre.
Tenho feito uso moderado do troller, mais viagens... O motor sobra... Mas não tem a praticidade do Jimny... E, sinceramente, não transmite a mesma confiabilidade...
Se me disponibilizarem um Jimny novo para fazer uma viagem de uns 11.000 km pela América do Sul, igual a que fiz em 2015, sei que irei e voltarei e irei novamente no Jimny sem preocupações. Já no Troller, irei com motor de sobra, mas sempre preocupado em dar alguma coisinha que seja difícil de resolver em outro país.
Seus donos são bem resolvidos e felizes, não ficam se achando fodão só porque tem um jipe maior a diesel.
Abraços!!!
Pois é.... a tempos tenho tido a vontade de trocar o Jimny num Troller, não do novo ($$$), mas sempre esbarro naquela de sair de um carro que já conheço bem, para um mais antigo (ano) e provavelmente mais rodado (já que não tenho como pegar um mais novo)... e ainda voltar uma grana, aí acabo achando que convém continuar de Jimny.... agora, que uma potência a mais no motor seria ótimo, isso seria... imagina se o Jimny viesse com motor 1.6... seria bom demais!
abs!
VOVÔ DO TROLLER
02/06/2017, 18:35
Saudações,
Abraços!!!
Olá Reinaldo. Eu não tenho experiência com esses Trollers novos , mas os antigos são difíceis de dar problemas, desde que a manutenção preventiva esteja em ordem (isso vale para todas as marcas e modelos). Nós fomos para a Patagônia ( rodamos 12.000 km), sendo que no grupo havia 2 Trollers , um 2010, o meu , e um 2004 , de um amigo. Fomos e voltamos numa boa. Havia também um Jimmy na expedição que infelizmente, não voltou. Abs
p.s. Eu até cheguei a cogitar no futuro ,em pegar um Jimny ( já tive Suzuki e é uma p. marca), devido à facilidade de mobilidade e fácil condução ( e aí eu poderia dividir com a dona onça que não gosta de dirigir o Troller e não precisaria ficar com dois carros), e o que pegava para mim é justamente esse motor 1.3 ( pois estou acostumado com o T4 3.0 ,reprogramado para 240 HP). Esse vídeo até me animou, mas quase 20.000 temer$ é shoda. Não tenho coragem não. Caso venha a comprar um, vai ficar origilnalzinho mesmo, pois velho não é para correr, é para andar no sapatinho.
jorgeffn
02/06/2017, 19:52
Caso venha a comprar um, vai ficar origilnalzinho mesmo, pois velho não é para correr, é para andar no sapatinho.
Isso o Jimny faz com honras! hehehehehehehhe
devagar e sempre!
abs!
Rein@ldo
03/06/2017, 11:55
Olá Reinaldo. Eu não tenho experiência com esses Trollers novos , mas os antigos são difíceis de dar problemas, desde que a manutenção preventiva esteja em ordem (isso vale para todas as marcas e modelos). Nós fomos para a Patagônia ( rodamos 12.000 km), sendo que no grupo havia 2 Trollers , um 2010, o meu , e um 2004 , de um amigo. Fomos e voltamos numa boa. Havia também um Jimmy na expedição que infelizmente, não voltou. Abs
p.s. Eu até cheguei a cogitar no futuro ,em pegar um Jimny ( já tive Suzuki e é uma p. marca), devido à facilidade de mobilidade e fácil condução ( e aí eu poderia dividir com a dona onça que não gosta de dirigir o Troller e não precisaria ficar com dois carros), e o que pegava para mim é justamente esse motor 1.3 ( pois estou acostumado com o T4 3.0 ,reprogramado para 240 HP). Esse vídeo até me animou, mas quase 20.000 temer$ é shoda. Não tenho coragem não. Caso venha a comprar um, vai ficar origilnalzinho mesmo, pois velho não é para correr, é para andar no sapatinho.
Grande Vovô, sempre presente nos fóruns...
Na viagem que fizemos em 2015, aconteceu o contrário:
O Troller 2004 2.8 mecânico, que estava no grupo com 3 Jimnys 13/14, 1 Land 90 2001, 1 Hilux pkp 2014/2015, 1 Hilux SW4 da geração anterior a atual, começou dar problema já na Argentina com um vazamento na roda traseira direita, no Chile a porta do motorista não abria de jeito nenhum e, na volta, problema na turbina, sendo que só entrou no Brasil, porque uma grande parte do trajeto teve que ser rebocado pela SW4. Ficou em Dionísio Cerqueira/SC para ser reparado.
No Chile e Peru tivemos que rebocar para que pegasse, porque a bateria estava descarregando, era um fio que se soltou...
Sei que problema pode dar em qualquer carro, ainda mais sendo mais usado, sei também, que o dono do Troller cuidava bem dele.
Mal comparando, a Lend foi e voltou tranquila...
Estou conhecendo o meu Troller, que foi tirado zero, porque fica aquela dúvida: será que a mangueira da turbina vai dar problema ou devo trocar já por uma reforçada antes da viagem...
Até o momento tudo tranquilo...
Abs!
Rein@ldo
03/06/2017, 12:03
Pessoal,
T+
Retornando ao assunto do tópico.
Pena ser tal caro... se o pessoal fizer uma cotação em grupo esse valor não caí!?
Já são muitos donos de Jimnys que gostam do jipe e querem mais potência...
VOVÔ DO TROLLER
03/06/2017, 15:01
Grande Vovô, sempre presente nos fóruns...
Na viagem que fizemos em 2015, aconteceu o contrário:
O Troller 2004 2.8 mecânico, que estava no grupo com 3 Jimnys 13/14, 1 Land 90 2001, 1 Hilux pkp 2014/2015, 1 Hilux SW4 da geração anterior a atual, começou dar problema já na Argentina com um vazamento na roda traseira direita, no Chile a porta do motorista não abria de jeito nenhum e, na volta, problema na turbina, sendo que só entrou no Brasil, porque uma grande parte do trajeto teve que ser rebocado pela SW4. Ficou em Dionísio Cerqueira/SC para ser reparado.
No Chile e Peru tivemos que rebocar para que pegasse, porque a bateria estava descarregando, era um fio que se soltou...
Sei que problema pode dar em qualquer carro, ainda mais sendo mais usado, sei também, que o dono do Troller cuidava bem dele.
Mal comparando, a Lend foi e voltou tranquila...
Estou conhecendo o meu Troller, que foi tirado zero, porque fica aquela dúvida: será que a mangueira da turbina vai dar problema ou devo trocar já por uma reforçada antes da viagem...
Até o momento tudo tranquilo...
Abs!
Valeu Reyn@ldo. Qualquer marca de carro pode dar problema. Vai da sorte e da manutenção. Para uma viagem longa eu trocaria a mangueira para ficar mais tranquilo. Pode não acontecer nada, mas vai que... Com relação ao Jimny da nossa expedição ele só não voltou porque capotou no ripio da Patagônia e deu PT. Não teve problema mecânico. Abs.
Então pessoal, eu tenho minhas dúvidas quanto ao projeto pois a grande maioria dos carros que ví usarem compressor em seu projeto o consumo ficava comprometido.
Mercedes C230k, tem uma pegada muito mais arisca que C280, porém o consumo fica igual...
Os fiesta com compressor, foi um mico para Ford, eu nunca andei, mas sempre ouvi relatos que o consumo de 1.0 foi para vinagre.
Eu acredito que o consumo tenha ficado bem comprometido, somado ao pequeno tanque, acaba perdendo o atrativo do ganho de potência.
Para gastar tudo isso, eu faria diferente, iria procurar uma mecânica do Swift novo e provavelmente optaria por um novo gerenciamento eletrônico do motor. Hoje existe no mercado uma grande opção de injeções programáveis...acredito ser a melhor opção ao invés de trazer toda eletrônica junto...
Rein@ldo
04/06/2017, 17:47
Então pessoal, eu tenho minhas dúvidas quanto ao projeto pois a grande maioria dos carros que ví usarem compressor em seu projeto o consumo ficava comprometido.
Mercedes C230k, tem uma pegada muito mais arisca que C280, porém o consumo fica igual...
Os fiesta com compressor, foi um mico para Ford, eu nunca andei, mas sempre ouvi relatos que o consumo de 1.0 foi para vinagre.
Eu acredito que o consumo tenha ficado bem comprometido, somado ao pequeno tanque, acaba perdendo o atrativo do ganho de potência.
Para gastar tudo isso, eu faria diferente, iria procurar uma mecânica do Swift novo e provavelmente optaria por um novo gerenciamento eletrônico do motor. Hoje existe no mercado uma grande opção de injeções programáveis...acredito ser a melhor opção ao invés de trazer toda eletrônica junto...
É Brüner, realmente o consumo deve ficar comprometido.
Em 2003, minha esposa comprou o fiesta 1.0 supercharger, andava direitinho, mas o consumo era em torno de 9/10km/l.
Seria legal se a oficina que fez a transformação tivesse um feedback do seu Marcos ou quem sabe ele não nos descubra por aqui?
Abs!
Rein@ldo
04/06/2017, 18:08
Vovô, Jorgeffn, Paulo André BR, Brüner e demais...
Fui feliz com o Jimny por quase três anos. Só uma coisa pegou para mim, a autonomia.
Gosto de fazer viagens longas, expedições como alguns preferem...
Estou agora curtindo o Troller e sempre buscando informações sobre outras viaturas. Pretendo prepará-lo para grandes viagens pelo Brasil e América Latina...
Já pensei no conforto do Renegade, mas a altura livre e a aversão a alagados me desanimaram...
Caminhonetes acho pouco práticas pelo tamanho.
Vi com bons olhos também o relançamento do STARK 2017. Sua mecânica e a mesma da Fiat Ducato e algumas peças de acabamento são de origem FIAT, o que facilita a manutenção. Dizem que por 90 mil, em se tratando de Brasil, está um excelente custo benefício por uma viatura a diesel.
Torço para que ganhe mercado, pois é mais uma opção de 4x4 curto e com suspenção independente (conforto de rodagem)...
Abs!!!
Tomara que os colegas que se evadiram para Whatsapp redescubram o fórum...
Rein@ldo
04/06/2017, 18:20
Outra coisa:
Troller e Starck, apesar de não serem vendidos em outros países, vejo uma vantagem em viagens pela América Latina: são menos visados para roubos. Isso não quer dizer que chamem menos a atenção dos Hermanos.
E peças fiat e ford, que é a base dos dois, não são tão difíceis nos países latinos...
Opa Rein@ldo,
Te falo eu estou muito feliz com o meu, consigo relativamente um bom consumo, até agora zero de problemas, apenas pequenos barulhos e um ajuste na caixa de direção.
Mas eu ainda quero motor a diesel e mecânico...E mais espaço e conforto, mas sei que com tudo isso é provável que não se torne algo usável para dia dia como é o Jimny...
Sempre olho as Discovery 1, Defender, SW4 até 99, alguns desses será meu upgrade...
Rein@ldo
04/06/2017, 19:01
Opa Rein@ldo,
Te falo eu estou muito feliz com o meu, consigo relativamente um bom consumo, até agora zero de problemas, apenas pequenos barulhos e um ajuste na caixa de direção.
Mas eu ainda quero motor a diesel e mecânico...E mais espaço e conforto, mas sei que com tudo isso é provável que não se torne algo usável para dia dia como é o Jimny...
O meu Jimny fazia zero de barulho, olha que participei de vários SZK/ADVENTURE/OFFROAD e muitas trilhas leves e viagens.
Sou muito criterioso com a manutenção dos carros aqui de casa. O meu só quebrou duas vezes o suporte do extintor, que foram trocados na garantia... O resto zero de problemas. Troquei com 36.000 km, quem pegou deve estar muito feliz...
O consumo era em torna de 9-10 km/l, pisava bem para ele andar... Era um 4SPORT com pneus muds. Aquele suporte do estepe era muito bom para a tampa traseira não bater, mas infelizmente a SZK tirou o mesmo nas versões 2015
Sempre olho as Discovery 1, Defender, SW4 até 99, alguns desses será meu upgrade...Antes de fazer o upgrade, pesquise bastante o valor das peças e a facilidade na aquisição, para não ter dor de cabeça e ficar sem a viatura por longos períodos.
Boa sorte nas suas escolhas...
VOVÔ DO TROLLER
04/06/2017, 19:48
Fui feliz com o Jimny por quase três anos. Só uma coisa pegou para mim, a autonomia.
Estou agora curtindo o Troller e sempre buscando informações sobre outras viaturas. Pretendo prepará-lo para grandes viagens pelo Brasil e América Latina...
Já pensei no conforto do Renegade, mas a altura livre e a aversão a alagados me desanimaram...
Vi com bons olhos também o relançamento do STARK 2017. Sua mecânica e a mesma da Fiat Ducato e algumas peças de acabamento são de origem FIAT, o que facilita a manutenção. Dizem que por 90 mil, em se tratando de Brasil, está um excelente custo benefício por uma viatura a diesel.
Torço para que ganhe mercado, pois é mais uma opção de 4x4 curto e com suspenção independente (conforto de rodagem)...
Abs!!!
Olá Rein@ldo. A razão mais forte de eu ainda estar com o Troller é a autonomia. Já cheguei a fazer mais de 800 km com um tanque, quando ele era original. Com relação ao relançamento do Stark, não fiquei sabendo de nada, apesar de ser leitor assíduo de fóruns é matérias sobre 4x4. O relançamento não teria sido só virtual? Abs
Rein@ldo
04/06/2017, 21:22
Olá Rein@ldo. A razão mais forte de eu ainda estar com o Troller é a autonomia. Já cheguei a fazer mais de 800 km com um tanque, quando ele era original. Com relação ao relançamento do Stark, não fiquei sabendo de nada, apesar de ser leitor assíduo de fóruns é matérias sobre 4x4. O relançamento não teria sido só virtual? Abs
Quanto ao relançamento do Stark, recebi um folder pelo Whatsapp.
Estava tentando postar aqui, mas não consegui fazer a transferência.
O folder diz: que ele vem com homocinéticas reforçadas, opções de pneus em rodas 16 e 17, snorkel, para-choques de ferro com guincho embutido (opcionais).
O preço também estou querendo confirmar, foi postagem de um outra pessoa. Se for este mesmo, está muito bom.
jorgeffn
04/06/2017, 23:51
Vovô, aqui nas Minas Gerais já tem Stark 2017 sendo vendido!
Desculpem o Off!
abs!
Paulo André BR
05/06/2017, 11:41
E aí turma,
Depois que o Valter disse o valor da brincadeira, algo entre R$17~20.000,00, realmente desanima, é muita desproporção.
A falta de feedback e testes de longa duração nos faz desistir dessas coisas, mas se um dia estiver passando perto da oficina, farei um pit-stop lá e pedirei feedback do proprietário.
Se tivéssemos certeza de um bom consumo e que a confiabilidade se mantivesse, teríamos que investir uns R$85~90.000 (Viatura + preparação) para um Jimny novo chegar nessa configuração e andar junto com qq outro 4x4 existente puro sangue (eixos rígidos), ou seja Troller, Marruá ou Wrangler.... que começam na casa dos R$125.000.
Ou seja, mesmo gastando muito e desproporcionalmente, ainda guardaríamos R$35~40.000 no banco. E ficaríamos com um carro com seguro mais baixo, menos visado, peças mais baratas e que encara transito urbano com uma astúcia muito superior aos demais, digo isso pois meu Jimny é usado pra tudo, com isso, 90% do tempo sendo carro de cidade.
Enfim se o Jimny te veste muito bem, o valor de investimento mesmo alto, pode justificar financeiramente comparados aos "concorrentes"..., por isso fiz esse exercício comparativo, bem básico, conta de padaria e ponto. (não quero começar a discutir o que é melhor ou pior pois isso não tem fim e esse não é o tópico pra isso)
Mas como diz o velho sábio: "mais vale um gosto que dinheiro no bolso", ou seja, fique com o carro que te agrada, do modo que te agrada. Não existe melhor e pior, existe satisfação pessoal. Existe a RAZÃO e a EMOÇÃO, e normalmente andam em lados opostos...
Mas vejam nas páginas inicias desse tópico, (#7) faz 6 anos, o cara fez um projeto semelhante num vitara, e ao que parece as peças formam bem em conta...
T+
jorgeffn
05/06/2017, 12:12
E aí turma,
Depois que o Valter disse o valor da brincadeira, algo entre R$17~20.000,00, realmente desanima, é muita desproporção.
A falta de feedback e testes de longa duração nos faz desistir dessas coisas, mas se um dia estiver passando perto da oficina, farei um pit-stop lá e pedirei feedback do proprietário.
Se tivéssemos certeza de um bom consumo e que a confiabilidade se mantivesse, teríamos que investir uns R$85~90.000 (Viatura + preparação) para um Jimny novo chegar nessa configuração e andar junto com qq outro 4x4 existente puro sangue (eixos rígidos), ou seja Troller, Marruá ou Wrangler.... que começam na casa dos R$125.000.
Ou seja, mesmo gastando muito e desproporcionalmente, ainda guardaríamos R$35~40.000 no banco. E ficaríamos com um carro com seguro mais baixo, menos visado, peças mais baratas e que encara transito urbano com uma astúcia muito superior aos demais, digo isso pois meu Jimny é usado pra tudo, com isso, 90% do tempo sendo carro de cidade.
Enfim se o Jimny te veste muito bem, o valor de investimento mesmo alto, pode justificar financeiramente comparados aos "concorrentes"..., por isso fiz esse exercício comparativo, bem básico, conta de padaria e ponto. (não quero começar a discutir o que é melhor ou pior pois isso não tem fim e esse não é o tópico pra isso)
Mas como diz o velho sábio: "mais vale um gosto que dinheiro no bolso", ou seja, fique com o carro que te agrada, do modo que te agrada. Não existe melhor e pior, existe satisfação pessoal. Existe a RAZÃO e a EMOÇÃO, e normalmente andam em lados opostos...
Mas vejam nas páginas inicias desse tópico, (#7) faz 6 anos, o cara fez um projeto semelhante num vitara, e ao que parece as peças formam bem em conta...
T+
Pois é Paulo... esse custo é pesado e ainda deve carregar o "nome" da oficina junto... porque realmente existem casos de preparação em motor de Vitara por exemplo, seguindo essa mesma "lógica" e que ficaram bem mais em conta....
sobre sua conta.... é exatamente essa questão do gosto... eu gosto do Jimny, já gastei uma grana preparando ele (e ainda está longe do ideal), mas com $20 mil a mais, eu trocaria ele num Troller... Até porque depois de um investimento alto desses, não faz sentido desfazer do carro em um curto espaço de tempo e ainda falta o Troller "para eu testar" nos 4x4... dos carros que eu gostaria de ter, claro. Fico vendo como a preparação não é valorizada na hora de vender o carro, já ouvi cada besteira quando ofereci meu Jimny na troca por um Troller... o que acabou me fazendo adiar essa ideia (além, claro da falta de grana para as voltas também.. heheheh)... aí penso num investimento desse no motor, se precisar vender o carro, esquece de ver esse investimento ao menos em partes reconhecido...
ah.. e sobre as peças, não tenho achado as peças do Jimny mais em conta assim não viu.... já tive outros Suzukis e sei que as peças não são baratas, porém duram bem, mas perto do Troller, tirando o motor claro, não sei se as peças do Jimny são mais baratas assim não viu....
abs!
Abs!!!
Reinaldo,
Também curto muito o meu jimny. O que está pegando mais é que tenho vontade de ter um trailer off road (produto que no Brasil ainda não existe), e nesse caso o jimny não dá conta de rebocar. Para o jimny teria que ser um mini trailer com peso total (carregado) de até 450 kg, portanto, um reboque sem banheiro e sem possibilidade de ter um reservatório de água adequado para pernoite de uns dois dias no mato...
Penso que a Xterra seja uma boa opção para se ter um veículo rebocador 4x4 e diesel.
VOVÔ DO TROLLER
05/06/2017, 18:34
Valeu pessoal, Obrigado pelas informações. O Tac Stark volta para a minha lista de eventuais futuras compras de 4x4, pois pela que eu tenho visto nos últimos anos ele é bem mais confortável do que o Troller. O problema que pega realmente é se a fabricação do Stark vai continuar e se vai ser fácil adquirir peças de reposição e quanto vai cu$$$tar. Com relação ao valor das peças de reposição,pois nunca tive Jimny , mas já tive Tracker, na verdade um Suzuki Grand Vitara eu ouso afirmar que as peças de reposição do Jimny , levando em consideração as diferenças, principalmente com relação aos combustíveis utilizados, são mais caras do que as do Troller 3.0. Abs
Paulo André BR
06/06/2017, 10:29
Pois é,
Eu estou muito satisfeito do modo como meu Jimny se comporta.
Motor não faz milagres, mas toco com frequência na Castelo Branco nos finais de semana 500Km (ida e volta) e vou a 120km/h, eu, minha esposa e pouca bagagem. A partir disso qq agulha a mais, o carro sente o peso. Ar ligado quase sempre.
120km/h não é a velocidade de conforto do Jimny, o correto visando bom consumo seria 90~100km/h, mas em estrada que conheço, e como a castelo branco, andar menos de 120 eu não consigo :grin:.
Óbvio que em subidas fortes, perco velocidade, mas se quiser manter, puxo 4ª e chego no topo a 110km/h. Nessas horas sentimos vontade de uns cavalinhos a mais... mas logo passa...
Nessa tocada o consumo vai pro brejo, fica uns 10~11km/L (se comparar com o Corolla do meu pai que na mesma condição faz 14,5km/L, mas trabalha com folga... :parede:)
Quando em pista simples, tem que ter manha para ultrapassar, mas aí a técnica vale pra qq carro. Manter distância do veículo a ser ultrapassado para ter visibilidade e poder ganhar velocidade antes de iniciar a ultrapassagem.
Faço viagens longas, já fiz expedição de mais da 10.000km com ele, com galões no teto, bem carregado e não passei apuros, pelo contrário, com a gasolina dos nossos vizinhos, sem álcool, o desempenho melhora bem e o consumo era 13,5km/L....
Com relação a manutenção, o meu está com +/- 87.000km, a única peça que troquei fora do plano de manutenção normal (óleos e filtros), foi o cabo da embreagem e o lugar mais barato foi na concessionária! Freios e pneu ainda originais!
Não faço trilha pesada com ele, para isso tenho meu CJ-5 com vortec V6, e aí posso brincar de ter motor com excesso de equinos, e tomo muito cuidado para que o asinino ao comando não faça besteria. Talvez por isso não me estressa a falta de cavalos do Jimny, sei lá....
Abraços,
T+
jorgeffn
06/06/2017, 10:58
Viajo bem com meu Jimny também, além de usar no dia-a-dia.... nunca passei nenhum aperto em estradas... claro que o ritmo é outro, mas já viajei muito em pista simples e conhecendo o carro e sabendo o que fazer em determinadas situações, ele vai de boa! Aqui temos muitas estradas íngremes com pista simples... aí tem hora que aquele fôlego a mais faz falta, mas é só apreciar a paisagem e não ter pressa. Agora aqui em BH tem lugares com muitas ruas íngremes... e aí tem momentos que é complicado, porque o trânsito da cidade tem outra dinâmica né, anda e para, cruzamentos, entre outros, ai tem hora que o motor sofre.. arrancar numa subida mais forte exige um pouco da embreagem, por exemplo. E tem mais uma outra coisa né, a questão dos pneus, uso 235, aí já dá aquela diferença... o meu nunca usou o 205, mas já dirigi Jimnys com ele e fica até bom.. heheheh
abs!
Paulo André BR
06/06/2017, 12:26
O meu é o HR, e usa pneu 215, que marca errado no hodômetro.... uns 4%
O 235 ganha só 5mm na altura em relação ao 215, mas realmente deve pesar mais e o arrasto aumenta, e esqueça o consumo, vc já pensou em colocar uma reduzida na caixa?! Aí quem sabe até pneu maior um pouco numa roda 16 teria o 235/85 (acho que o DDS usava esse) ou 215/80..., pneus baratos e não judiam tanto...
A turma que usa 205 consegue boas médias... é como disse, o motor é tão no limite que qq agulha faz diferença!
Mas veja que o 205/70 fica 17,75mm menor que o meu, é significativo para nosso propulsor... :parede:
Ah! esses duendes não param quietos, hehehe...
T+
jorgeffn
06/06/2017, 13:14
O meu é o HR, e usa pneu 215, que marca errado no hodômetro.... uns 4%
O 235 ganha só 5mm na altura em relação ao 215, mas realmente deve pesar mais e o arrasto aumenta, e esqueça o consumo, vc já pensou em colocar uma reduzida na caixa?! Aí quem sabe até pneu maior um pouco numa roda 16 teria o 235/85 (acho que o DDS usava esse) ou 215/80..., pneus baratos e não judiam tanto...
A turma que usa 205 consegue boas médias... é como disse, o motor é tão no limite que qq agulha faz diferença!
Mas veja que o 205/70 fica 17,75mm menor que o meu, é significativo para nosso propulsor... :parede:
Ah! esses duendes não param quietos, hehehe...
T+
Então Paulo, eu usei durante quase 40 mil km os 215 MUD, então quando passei para os 235 AT confesso que não senti tanto... claro que existe uma perda, mas nada tão significativo. Já pensei sim na redução, mas colocaria a de 19%, e não essa de 30% da própria Suzuki.. acho que para 30% tem que ter um pneu bem maior para compensar... mas ainda acho que com os 235 tá aceitável... se colocar a redução parto para os pneus 30x9,5... mas isso seria numa próxima fase de preparação.... que nem sei quando e se realmente vou encarar... como disse em outros post, namoro um Troller a algum tempo... aí fico nessa dúvida de dar mais um UP no Jimny ou partir para o Troller, ou ainda, ficar quieto com o Jimny do jeito que tá, já que a grana tá apertada e não dá para ficar gastando tudo em jipe.. heheh senão não sobra nem para viajar.. hahahahahaha. Jipe é uma cachaça né... a gente não para de inventar nunca... sempre falta algo... impressionante... hahahahahaha
abs!
Policarpo
19/06/2017, 18:57
Eu não tenho Jimny, mas tenho simpatia pelo jipe.
O único ponto negativo que notei quando dirigi foi a falta de ânimo/torque. Sempre tive jipes mais parrudos de motor, talvez seja mesmo vício...rs.
Quando assisti esse video do Jimny com supercharger, pensei, ai pode estar a solução para tonar o Jimny mais atrativo p mais jipeiros.
Ficou bem legal e "original". Excelente.
O pessoal da MVC disse que o custo dessa adaptação é de R$17,5 mil (14,5 mil peças e 3 mão de obra). Dai complica muito.
Pena essa adaptação de um supercharger ser tão cara. Pois ficou top.
Eu não tenho Jimny, mas tenho simpatia pelo jipe.
O único ponto negativo que notei quando dirigi foi a falta de ânimo/torque. Sempre tive jipes mais parrudos de motor, talvez seja mesmo vício...rs.
Quando assisti esse video do Jimny com supercharger, pensei, ai pode estar a solução para tonar o Jimny mais atrativo p mais jipeiros.
Ficou bem legal e "original". Excelente.
O pessoal da MVC disse que o custo dessa adaptação é de R$17,5 mil (14,5 mil peças e 3 mão de obra). Dai complica muito.
Pena essa adaptação de um supercharger ser tão cara. Pois ficou top.
https://www.youtube.com/watch?v=_xCMC4YOfM4
sandro-natal
28/06/2017, 15:44
1. O Jimny é fraco mesmo, não importa o quanto se fale, nada vai contra fatos, e o 0 a 100 dele, e pior, a retomada dele de 40 a 100 em quinta encerram essa discussão!
2. Preparem o Jimny para ganhar torque. Esqueçam potência, pois ela virá em consequência.
3. Pneu maior que 30"x9,5" não vale a pena. Esqueçam o DDS com o 2358516 e os caras que colocaram 31" e 33", com ou sem kit de redução. Se com motor original o drivetrain é moído, imaginem com motor mais forte: Só prejuízo!
4. Qualquer preparação de motor de qualidade, seja de qual carro for, custa nessa faixa de preço mesmo. Desconfie de valores baratos. Com certeza estará faltando algo que dê confiabilidade ao carro!
5. Há vários casos bem sucedidos sim de Jimny com supercharger (roots ou centrífugo, com ou sem intercooler, na gasolina ou no álcool, com piggyback e ECU original ou com ECU adicional standalone), com turbo (com ou sem intercooler, na gasolina ou no álcool, com piggyback e ECU original ou com ECU adicional standalone), com swap por motor de Swift... Basta usar a boa técnica e se respeitar os limites de cada preparação.
5.1 Após analisar todas elas, recomendo:
a- Se indução forçada (turbo ou supercharger), usar intercooler;
b- Se indução forçada e álcool, pressão máxima de indução forçada de 0,8 bar. Mais que isso, considere trocar peças internas do motor por forjadas, etc...;
c- Se indução forçada e gasolina, pressão máxima de indução forçada de 0,4 bar. Mais que isso, considerar preparação especial para evitar detonação;
d- Se indução forçada e gasolina, usar sempre gasolina Podium ou qualquer gasolina, desde que adicionando um frasco de 236 mL de STP Octane Booster para cada tanque. Se a preparação for muito bem feita, até dá para dispensar isso, no entanto, é essencial que seja bem testado antes de sair da oficina para garantir que não haverá detonação com gasolina comum (ou aditivada);
e- Os ganhos com rebaixamento de cabeçote são pequenos em termos de desempenho, e o motor fica mais sujeito a detonação. Não recomendo;
6. Não adianta comparar com Troller. Com motor original ou com motor mais forte, o Jimny sempre vai ser um jipe bem diferente do Troller. A brincadeira é diferente. O que é melhor vai depender apenas do gosto de cada um. Pode muito bem um cara comprar um Jimny 2013 por 45 mil, gastar 20 mil em preparação, totalizando 65 mil, e se divertir muito mais do que se tivesse comprado um Troller 2010 por 65 mil.
7. É divertido e um interessante desafio mexer no carro, podendo se tornar um novo (e caro :twisted:) hobby!
jorgeffn
28/06/2017, 17:38
1. O Jimny é fraco mesmo, não importa o quanto se fale, nada vai contra fatos, e o 0 a 100 dele, e pior, a retomada dele de 40 a 100 em quinta encerram essa discussão!
2. Preparem o Jimny para ganhar torque. Esqueçam potência, pois ela virá em consequência.
3. Pneu maior que 30"x9,5" não vale a pena. Esqueçam o DDS com o 2358516 e os caras que colocaram 31" e 33", com ou sem kit de redução. Se com motor original o drivetrain é moído, imaginem com motor mais forte: Só prejuízo!
4. Qualquer preparação de motor de qualidade, seja de qual carro for, custa nessa faixa de preço mesmo. Desconfie de valores baratos. Com certeza estará faltando algo que dê confiabilidade ao carro!
5. Há vários casos bem sucedidos sim de Jimny com supercharger (roots ou centrífugo, com ou sem intercooler, na gasolina ou no álcool, com piggyback e ECU original ou com ECU adicional standalone), com turbo (com ou sem intercooler, na gasolina ou no álcool, com piggyback e ECU original ou com ECU adicional standalone), com swap por motor de Swift... Basta usar a boa técnica e se respeitar os limites de cada preparação.
5.1 Após analisar todas elas, recomendo:
a- Se indução forçada (turbo ou supercharger), usar intercooler;
b- Se indução forçada e álcool, pressão máxima de indução forçada de 0,8 bar. Mais que isso, considere trocar peças internas do motor por forjadas, etc...;
c- Se indução forçada e gasolina, pressão máxima de indução forçada de 0,4 bar. Mais que isso, considerar preparação especial para evitar detonação;
d- Se indução forçada e gasolina, usar sempre gasolina Podium ou qualquer gasolina, desde que adicionando um frasco de 236 mL de STP Octane Booster para cada tanque. Se a preparação for muito bem feita, até dá para dispensar isso, no entanto, é essencial que seja bem testado antes de sair da oficina para garantir que não haverá detonação com gasolina comum (ou aditivada);
e- Os ganhos com rebaixamento de cabeçote são pequenos em termos de desempenho, e o motor fica mais sujeito a detonação. Não recomendo;
6. Não adianta comparar com Troller. Com motor original ou com motor mais forte, o Jimny sempre vai ser um jipe bem diferente do Troller. A brincadeira é diferente. O que é melhor vai depender apenas do gosto de cada um. Pode muito bem um cara comprar um Jimny 2013 por 45 mil, gastar 20 mil em preparação, totalizando 65 mil, e se divertir muito mais do que se tivesse comprado um Troller 2010 por 65 mil.
7. É divertido e um interessante desafio mexer no carro, podendo se tornar um novo (e caro :twisted:) hobby!
Muito bom o texto!!!! :palmas:
em breve vou migrar para um Troller, não que seja melhor que o Jimny, mas será um nova experiência no offroad! Tem que experimentar de tudo.. hehehe
abs!
VOVÔ DO TROLLER
28/06/2017, 19:21
Muito bom o texto!!!! :palmas:
em breve vou migrar para um Troller, não que seja melhor que o Jimny, mas será um nova experiência no offroad! Tem que experimentar de tudo.. hehehe
abs!
A vantagem do Troller, no caso do 3.0( o melhor deles) é que com um pouco mais de R$ 1.000,00 você pode reprograma-lo para até 260 CV sem mexer em mais nada, mas a segurança fica prejudicada. Abs
jorgeffn
28/06/2017, 20:14
A vantagem do Troller, no caso do 3.0( o melhor deles) é que com um pouco mais de R$ 1.000,00 você pode reprograma-lo para até 260 CV sem mexer em mais nada, mas a segurança fica prejudicada. Abs
Infelizmente não vou conseguir pegar um 3.0 ainda.... $$$$
abs!
Essa é a vantagem dos carros turbo. O único tipo de motor que ganha alguma coisa significativa com reprogramação.
Se nosso Jimny fosse como o japonês, com motor 660cc turbo, a preparação poderia ser bem mais barata pra ganhar mais desempenho.
biondipacheco
24/07/2017, 09:23
Prezados
Alguém usa o Chip de potência? Não encontrei ninguém que o utilize. Diferente do que alguns falam aqui conseguir 10 ou 15cv no chip eh bem possivel no troller 3.0 tiravam ate 100% só no chip.
Prezados
Alguém usa o Chip de potência? Não encontrei ninguém que o utilize. Diferente do que alguns falam aqui conseguir 10 ou 15cv no chip eh bem possivel no troller 3.0 tiravam ate 100% só no chip.
Lucas,
Como eu mencionei acima, o Troller tem um motor turbo. Em motores turbo vc consegue bons resultados com chip, pq consegue basicamente alterar a regulagem da válvula que libera pressão pro turbo. Aumentando a pressão do turbo, ele gera mais potência.
Em um carro aspirado nunca vi empresa nenhuma comprovar aumento de potência com chip.
Se você está disposto a pagar pra ver, faça o teste. Meça a potência em um dinamômetro antes e depois do chip e coloque aqui pra gente ver.
Sugiro deixar avisado ao vendedor do chip que vc vai pedir o dinheiro de volta caso não veja melhora no resultado.
biondipacheco
28/07/2017, 16:49
em São Leopoldo/RS tem um cara que promete 98cv 12,5 de torque e 5% de economia de combustivel soh no chip
Prezados
Uso um chip adquirido através do ebay e produzido na Polonia.
Difícil dizer quanto, em termos de potência e torque, mas há uma melhora significante, o motor fica mais redondo e enche melhor.
Tenho snorkel Safary e K&N, que também ajudam, mas uso pneus AT 225 e desisti de reduzir a caixa.
Realmente não há necessidade!
biondipacheco
02/08/2017, 14:54
Precisou mexer na suspensão para por os pneus 225?
Precisou mexer na suspensão para por os pneus 225?
Uso calços de 40 mm e amortecedores ARB EMU australianos.
Sem lift, o limite é 0 215 75.
Uso um chip adquirido através do ebay e produzido na Polonia.
Difícil dizer quanto, em termos de potência e torque, mas há uma melhora significante, o motor fica mais redondo e enche melhor.
Tenho snorkel Safary e K&N, que também ajudam, mas uso pneus AT 225 e desisti de reduzir a caixa.
Realmente não há necessidade!
E que chip é este ? Conte para nós mais detalhes, por favor.
E que chip é este ? Conte para nós mais detalhes, por favor.
Trata-se de uma engenhoca que vai plugada na porta OBDII, e que, reza a lenda, melhora a comunicação e interface entre todos os parâmetros envolvidos.
PERFORMANCE CHIP TUNING BOX SUZUKI PETROL ENGINES (PCEN) - ULTIMATECHIP
( 222424733566 ) ebay
O fato é que realmente desaparece o lag de retomadas em baixa rotação, e o motor enche bem melhor. O consumo permanece entre 10 e 11, dependendo da educação com que enfio a bota.
Não se transforma num V8, mas fiquei satisfeito com o resultado.
No Mercado Livre tem um modelo já posto aqui e nacionalizado. Dêm uma espiada....
Abs
jorgeffn
03/08/2017, 11:12
Trata-se de uma engenhoca que vai plugada na porta OBDII, e que, reza a lenda, melhora a comunicação e interface entre todos os parâmetros envolvidos.
PERFORMANCE CHIP TUNING BOX SUZUKI PETROL ENGINES (PCEN) - ULTIMATECHIP
( 222424733566 ) ebay
O fato é que realmente desaparece o lag de retomadas em baixa rotação, e o motor enche bem melhor. O consumo permanece entre 10 e 11, dependendo da educação com que enfio a bota.
Não se transforma num V8, mas fiquei satisfeito com o resultado.
No Mercado Livre tem um modelo já posto aqui e nacionalizado. Dêm uma espiada....
Abs
Interessante viu.... sempre estava olhando esses chips para o Jimny... mas nunca consegui nenhum relato sobre o real ganho..... tirando aquele lá do SuperCharger que tem o vídeo e que custa um absurdo...... Minha maior queixa com o Jimny era o motor.... até que para as trilhas nunca foi problema, mas na cidade e nas estradas, tinha hora que era complicado.. ainda mais usando pneus maiores... Aqui em BH tem uma empresa que faz o serviço, o preço nem é tão exagerado, mas sem outras opiniões acabei não fazendo.
bom ter relatos de ganhos assim! valeu!
abs!
Paulo André BR
03/08/2017, 13:21
Éeeee, nossos pequenos valentes...
Eu sou meio cético com relação aos chips...
Mas quanto tem relatos reais, devemos prestar atenção.
A Suzuki quanto "nacionalizou" o Jimny, fez o desafio dos 100.000km em 100 dias.
Alguém podia fazer isso com 3 jimny's... ou qualquer outro veículo a gasolina, mas nessas condições:
Sendo um 100% original, outro com motor trabalho fisicamente (superchager) e outro trabalhado eletronicamente (chip ou reprogramação), todos 0km e testados no dinamômetro antes e depois dos 100.000km.
Todos passariam pelas mesmas condições, mesma gasolina, etc... assim como foi o teste da suzuki.
Sei que isso é ilusão minha, mas pra mim, seria o único modo de saber o real ganho com qq traquitana dessas...
Levando em conta custo/benefício/durabilidade.
Enfim, não acrescento nada, mas fica a dica pro carioca que levou o 107 milhões da mega (vai que ele passa por aqui), em uma semana de rendimento do dinheiro dele ele já compra os 3 jimny's e já começa o teste...kkkk
Jorge, pegou um Troller 2.8?!
Abs
T+
VOVÔ DO TROLLER
03/08/2017, 13:41
A Suzuki quanto "nacionalizou" o Jimny, fez o desafio dos 100.000km em 100 dias.
Alguém podia fazer isso com 3 jimny's... ou qualquer outro veículo a gasolina, mas nessas condições:
Sendo um 100% original, outro com motor trabalho fisicamente (superchager) e outro trabalhado eletronicamente (chip ou reprogramação), todos 0km e testados no dinamômetro antes e depois dos 100.000km.
Todos passariam pelas mesmas condições, mesma gasolina, etc... assim como foi o teste da suzuki.
Sei que isso é ilusão minha, mas pra mim, seria o único modo de saber o real ganho com qq traquitana dessas...
Levando em conta custo/benefício/durabilidade.
Enfim, não acrescento nada, mas fica a dica pro carioca que levou o 107 milhões da mega (vai que ele passa por aqui), em uma semana de rendimento do dinheiro dele ele já compra os 3 jimny's e já começa o teste...kkkk
Abs
T+
É só colocar no dinamômetro antes e depois. Sem dinamômetro não tem como, mesmo porque alguns desses Chips só tem efeito placebo. Abs.
jorgeffn
03/08/2017, 13:44
Abs
T+
Eu animo ser um dos motoristas para o teste... caso o felizardo se disponha a financia-lo... hahahahahahah
Paulo, peguei um 2.8 sim... mais antigo... mas foi o que coube no bolso.... mas ainda não estou certo se foi uma boa troca... :pensativo::pensativo:
abs!
VOVÔ DO TROLLER
03/08/2017, 13:48
[QUOTE=jorgeffn;2442182]Eu animo ser um dos motoristas para o teste... caso o felizardo se disponha a financia-lo... hahahahahahah
Paulo, peguei um 2.8 sim... mais antigo... mas foi o que coube no bolso.... mas ainda não estou certo se foi uma boa troca... :pensativo::pensativo:
abs![/QUO TE]
Boa tarde Jorge. a O 2.8 é o melhor motor que o Troller já teve, e pelo andar da carruagem, acho que esse mérito, dificilmente vai ser superado. Abs
P.s. o 2.8 é motor prá mais de 500.000 km.
jorgeffn
03/08/2017, 14:10
[QUOTE=jorgeffn;2442182]Eu animo ser um dos motoristas para o teste... caso o felizardo se disponha a financia-lo... hahahahahahah
abs![/QUO TE]
Boa tarde Jorge. a O 2.8 é o melhor motor que o Troller já teve, e pelo andar da carruagem, acho que esse mérito, dificilmente vai ser superado. Abs
P.s. o 2.8 é motor prá mais de 500.000 km.
Pois é Vovô... o motor é bom mesmo.... manutenção mais em conta e tal... o que pega é só o ano do carro mesmo né... hehehe cortou essas montanhas de MG demais da conta!... hahahahaha
carro mais antigo sempre tem alguns ajustes... mas as coisas vão se ajeitando!
já fiz uma viagem com ele, e apesar do motor não ter toda a força dos 3.0 chipados, na estrada a segurança para ultrapassar é outra coisa...
abs!
Paulo André BR
04/08/2017, 09:17
Jorge,
Parabéns pelo novo brinquedo, que te traga alegrias!!!
Se foi ou não uma boa troca, o tempo que vai dizer, mas o fato é que mata sua vontade de experimentar, acalma os duendes por mais um tempo... heheh
E é isso aí, quanto mais antigo mais atenção vai demandar, independente do uso ou trato que teve....
Por isso vendi minha Cherokee XJ e fiquei com o Jimny, mas mato minha vontade de sujar de graxa com meus CJ...
Vovô,
Dinamômetro antes de depois de qualquer alteração é o mínimo para ser ter dados efetivos, e não "achismos".
Mas o que eu gostaria de ver são resultados a longo prazo, em circunstâncias iguais para cada motor alterado.
Depois de 100.000km, dinamômetro para cada um novamente, abre cada um deles, verifica desgaste, compara consumo, etc, etc, etc... Só assim, de forma prática e laboratorial se teria dados efetivos. Mas como isso não vai ocorrer nunca, fico aqui só pensando...
Por isso minha sugestão de teste ao ganhador da Mega...
Vamos em frente, hoje é sexta!!!
T+
sandro-natal
04/08/2017, 10:42
Quebrei minha cara ao passar no dinamômetro antes com motor original, e depois de vários meses com o motor novo. O cara do dinamômetro tinha reconfigurado o sistema e a comparação não pôde ser feita. Mas passei mesmo assim. E depois passei um Jimny original de um colega, para servir como referência. Ou seja, o cara me fez gastar dinheiro à toa!
Quando vocês passarem antes, exijam que o cara garanta que passará o veículo já modificado com as mesmas bases de configuração do dinamômetro.
Jorge,
Se foi ou não uma boa troca, o tempo que vai dizer, mas o fato é que mata sua vontade de experimentar, acalma os duendes por mais um tempo... heheh
E é isso aí, quanto mais antigo mais atenção vai demandar, independente do uso ou trato que teve....
Por isso vendi minha Cherokee XJ e fiquei com o Jimny, mas mato minha vontade de sujar de graxa com meus CJ...
Vovô,
Dinamômetro antes de depois de qualquer alteração é o mínimo para ser ter dados efetivos, e não "achismos".
Mas o que eu gostaria de ver são resultados a longo prazo, em circunstâncias iguais para cada motor alterado.
Depois de 100.000km, dinamômetro para cada um novamente, abre cada um deles, verifica desgaste, compara consumo, etc, etc, etc... Só assim, de forma prática e laboratorial se teria dados efetivos. Mas como isso não vai ocorrer nunca, fico aqui só pensando...
T+
jorgeffn
04/08/2017, 11:24
Jorge,
T+
Paulo, você disse tudo!!! o tempo dirá! mas é isso, tinha o desejo de ter um Troller e experimentar mais um jipe.... agora é ir curtindo e ajeitando o que aparecer, já troquei algumas coisas no Troller e ontem troquei os pneus que já estavam bem gastas e já foi uma mudança e tanto... carro ficou bem melhor. Ele já é um carro mais preparado para trilhas, meu Jimny também já tinha algumas alterações, então já estou acostumado com as perdas de conforto e praticidade no dia a dia... mas é aquela, não existe almoço grátis!
sua mensagem acaba me tranquilizando que a escolha não necessariamente tem que ser a mais racional... afinal, jipe é um trem muito pouco racional... hahahah vamos é pela paixão! qualquer coisa volto para o Jimny.... feliz por ter experimentado o Troller!
abs e bom final de semana para todos!
Puxa Sandro, que chato.
Mas não entendi se não houve benefício a altura do seu investimento (vi que vc tá neste projeto há um tempo), ou se apenas não rolou a comparação. Por este motivo que sempre que consigo, peço o relatorio de serviços de medição (como alinhamento, por exemplo), para poder comparar. e Peço e acompanho o set do teste (usualmente o Jimny não aparece em algumas traquitangas de teste, como em máquinas de limpeza de bico, etc). Nas de balancemaneto, só aparece com o pneu 205 e sem calços por ex. do HR (por motivos que nós já estamos carecas de saber).
Imagino ainda, que para ter valor legal, um laudo de teste em dinamômetro precise de algo como uma ART.
Achei muito interessante a adaptação da MVS, mas não vi se ela tem o intercooler, alguém sabe? Ainda, vi que no exterior, algumas empresas dão garantia ampla a este tipo de kit (uma dá 3 anos!), o que certamente ajuda a palatabilidade do inve$timento. Mas também sei que há muita treta de consumidores nesse brasilzão e que isto pode levar uma oficina a não formalizar uma garantia além dos 3 meses legais.
Braços
Quebrei minha cara ao passar no dinamômetro antes com motor original, e depois de vários meses com o motor novo. O cara do dinamômetro tinha reconfigurado o sistema e a comparação não pôde ser feita. Mas passei mesmo assim. E depois passei um Jimny original de um colega, para servir como referência. Ou seja, o cara me fez gastar dinheiro à toa!
Quando vocês passarem antes, exijam que o cara garanta que passará o veículo já modificado com as mesmas bases de configuração do dinamômetro.
biondipacheco
24/08/2017, 15:24
durabilidade anda contra performance
#Ricardo
10/01/2018, 20:58
Quem sabe a Biagio desenvolve um kit para o Jimny. Custo x benefício desse kit parece ser muito bom.
Turbo popular: testamos o kit E-Drive - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=05T6N8AuW7E)
Filipe_SC
11/02/2018, 21:43
Acho difícil desenvolverem um Kit E-Drive para o Jimny, pelo simples fato que a demanda é muito baixa, não tem nem pro fiat 500 que usa o mesmo motor do uno 1.4 Evo e tem muito mais carro na rua que o Jimny.
A preparação com superchager que postaram ai ficou bacana, mas R$20.000,00 reais é muita grana, pensa que a maioria que tem jimny usado o valor gira na casa de R$40-50 mil, é 50% do valor do carro.
Tem agora os turbos elétricos, só não sei a eficiência disso, se chegasse em uns 110cve uns 15kg de toque tava pra la de bom ...tem uns kits plug and play no aliexpress só não sei de presta.
Turbo eletrico / turbina Jimny 1.3L de conversao de energia centrifuga turbocharger eletrico eficiente de combustivel turbo eletrico supercharger em Entradas de ar de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/electric-turbo-turbine-Jimny-1-3L-fuel-efficient-power-conversion-LX1005-centrifugal-electric-turbocharger/1677443463.html)
555912555913555914555915555916555917
Quem sabe a Biagio desenvolve um kit para o Jimny. Custo x benefício desse kit parece ser muito bom.
Ola Ricardo!
Mudando totalmente de assunto
vi um topico seu em que seu Jimny ficava com a luz da injeção acessa.
Meu amigo pegou um hoje, 2013 e esta ocorrendo isso tambem
ele ate por sinal esta deixando o carro apagar nas arrancadas
pode ate ser algo parecido com o seu caso.
Queria ver o que o amigo fez para solucionar o problema.
Obrigado!
Lucas Costa
28/03/2018, 21:40
https://www.youtube.com/watch?v=_xCMC4YOfM4
O Marcelo Murta do Canal Acelerados, está preparando o seu Gol com a MVS Preparações e está produzindo várias aulas junto com o Marcelo da MVS, gostei muito desta aula sobre sistema de ignição
https://www.youtube.com/watch?v=lDL42ht2D0U&t=24s
E para que não conhece o Gol do Murta ele estava nesse episodio do Acelerados, sendo pilotado pelo Rubens Barrichello
https://www.youtube.com/watch?v=hHSTwUUtN8Q&t=933s
Lucas Costa
28/03/2018, 22:19
Jorge,
Vovô,
T+
Esses teste para meu uso não servem de parâmetro. Meu uso e severo moro no Para a maioria desses teste são realizados em São Paulo, onde a temperatura e diferente e a estradas são diferentes.
msouza91
13/07/2018, 09:51
então, eu sempre acompanho o fórum mas não comento. Mas tem me atiçado muito esse lance de preparação do M13AA, eu consegui pegar alguma coisas, por exemplo, o lance do chip, é possível sim aumentar até uns 90~93cv com chip/reprogramação, a própria suzuki fez isso, o Swift antigo tem o mesmo motor, mas com 92cv, o torque, que é o interessante aqui, aumenta uma micharia, de 11.2 vai pra 11.8, não sei se vale esse investimento.
Por outro lado tem a preparação da MVS,custa hj R$ 17.500, pesado, mas tbm não é tão simples assim. a injeção original do Jimny não da conta de gerenciar preparação sobrealimentada. o kit é basicamente um compressor Eaton M24, coletor fabricado em alumínio, com bico suplementar e injeção suplementar pandoo, uma renca de sensores pra funcionar corretamente e por aí vai, então não é tão simples assim. É um trampo de primeira, masssss, caro... Ainda tô decidindo o que fazer...
VOVÔ DO TROLLER
13/07/2018, 15:27
então, eu sempre acompanho o fórum mas não comento. Mas tem me atiçado muito esse lance de preparação do M13AA, eu consegui pegar alguma coisas, por exemplo, o lance do chip, é possível sim aumentar até uns 90~93cv com chip/reprogramação, a própria suzuki fez isso, o Swift antigo tem o mesmo motor, mas com 92cv, o torque, que é o interessante aqui, aumenta uma micharia, de 11.2 vai pra 11.8, não sei se vale esse investimento.
Por outro lado tem a preparação da MVS,custa hj R$ 17.500, pesado, mas tbm não é tão simples assim. a injeção original do Jimny não da conta de gerenciar preparação sobrealimentada. o kit é basicamente um compressor Eaton M24, coletor fabricado em alumínio, com bico suplementar e injeção suplementar pandoo, uma renca de sensores pra funcionar corretamente e por aí vai, então não é tão simples assim. É um trampo de primeira, masssss, caro... Ainda tô decidindo o que fazer...
Só fico imaginando o que acontece com toda essa parafernália quando der pau....De qualquer forma quem tá pensando em comprar um zero, logo vem o modelo novo 1.5 que vai ser bem mais forte, sem contar que tem muito mais tecnologia. Com o novo Jimny 1.5 , acredito que esse motor dê conta do recado e não vai precisar fazer gambiarra. Abs
Caio Quitete
22/07/2018, 11:15
Pessoal, bom dia!! Sou novo no forum do Jimny. Tive uma TR4, tive que vender devido falta de conforto em viagens longas e consumo. Agora que a patroa vai pegar um carro mais novo e e confortavel para as viagens, decidi por um jimny.
O ponto de dúvida está sendo motor e potência, na minha região tem muitas pistas simples, segurança nas ultrapassagens é fundamental. Me animei após encontrar essa empresa, que fica aqui próximo, com vários relatos, vídeos e etc. Eles prometem 100 cv só com remap e 115 com remap e downpipe.
Alguém que fez remap tem relatos? Gráficos??
Seguem informações:
https://candottipowerchip.files.wordpress.com/2014/12/folder-jimny-4c.jpg
Candotti Powerchip on Instagram: “Suzuki Jimny/ reprogramacao da ecu com ganho de +15cv.” (https://www.instagram.com/p/tIcyJcDD8N/?utm_source=ig_web_share)
Candotti Powerchip on Instagram: “SUZUKI JIMNY 1.3 de 85cv para 100cv/ somente na reprogramacao da ecu! Sem alterar consumo, sem prejudicar a vida util do motor. Um maior…” (https://www.instagram.com/p/tA8a3TDD2c/?utm_source=ig_web_share)
Alem destas tem mais fotos no instagram deles. Imagino o brinquedo com +30 cv... Deve ficar bom!!!
Abss!!
Boa tarde Pessoal, alguém viu um jimny turbinado de sp ? está anunciado no webmotors...2015/16. Seria a resposta para alguns quer precisam de mais potência? Alguém conhece o dono e pode relatar como está o carro? Se é confiável ou não?
(SUZUKI JIMNY 1.3 4SPORT 4X4 16V GASOLINA 2P MANUAL - Webmotors - 24159449 (https://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/jimny/1-3-4sport-4x4-16v-gasolina-2p-manual/2-portas/2015-2016/24159449?idcmpint=t1:c17:m07:webmotors:clique_card _resultado_busca::anuncio-normal-pos-7&utm_medium=calhau&utm_campaign=clique_card_resultado_busca&utm_content=anuncio-normal-pos-7)).
Penso muito em um jimny, mas precisaria rebocar uma carreta com moto, uma vez por mês. Alguém tem esta experiência?
Não precisa mais que o motor original? Sei a proposta do carro e tenho lido muito, mas este turbinado me deixou curioso.
LeandroSuzuki
06/10/2018, 03:35
Pessoal, bom dia!! Sou novo no forum do Jimny. Tive uma TR4, tive que vender devido falta de conforto em viagens longas e consumo. Agora que a patroa vai pegar um carro mais novo e e confortavel para as viagens, decidi por um jimny.
O ponto de dúvida está sendo motor e potência, na minha região tem muitas pistas simples, segurança nas ultrapassagens é fundamental. Me animei após encontrar essa empresa, que fica aqui próximo, com vários relatos, vídeos e etc. Eles prometem 100 cv só com remap e 115 com remap e downpipe.
Alguém que fez remap tem relatos? Gráficos??
Seguem informações:
https://candottipowerchip.files.wordpress.com/2014/12/folder-jimny-4c.jpg
Candotti Powerchip on Instagram: “Suzuki Jimny/ reprogramacao da ecu com ganho de +15cv.” (https://www.instagram.com/p/tIcyJcDD8N/?utm_source=ig_web_share)
Candotti Powerchip on Instagram: “SUZUKI JIMNY 1.3 de 85cv para 100cv/ somente na reprogramacao da ecu! Sem alterar consumo, sem prejudicar a vida util do motor. Um maior…” (https://www.instagram.com/p/tA8a3TDD2c/?utm_source=ig_web_share)
Alem destas tem mais fotos no instagram deles. Imagino o brinquedo com +30 cv... Deve ficar bom!!!
Abss!!
Boa noite Caio, eu acompanho esse canal a muito tempo e levam a sério o projeto(só tem carro antigo e lasanha(carro barato)), no link abaixo eles fizeram o teste drive em um com supercharger, é um senhor o dono que solicitou mais torque no carro em baixa rotação e pelo que vi ficou bacana.
SUZUKI JIMNY SUPERCHARGER 126 CV FINALIZADO (ft. MVS Preparações) | VLOG #112 - YouTube (https://youtu.be/xRYq2R_tmdw)
Espero ter ajudado.
zeroquejunior
06/11/2018, 14:42
Essa preparação da MVS foi mais em conta.
O proprietario levou o compressor e não foi feito nada no escapamento, manteve original.
Fiz um orçamento lá solicitando 20kg de torque aproximadamente e me mandaram R$ 16.500,00. Utilizaria um compressor maior M45 que o M24 utilizado neste projeto.
Estou orçando para turbinar o meu monstrinho mas o valor doi no bolso!
- Fultech FT 450 $2.900,00
- Turbina T2 Biagio $1.500,00
- 4 Bico de injeção + vasão $1.000,00
- Coletor $1.200,00
- Escapamento $2.000,00
- Peças/mangueiras $1.500,00
- Mão de obra $5.000,00
- tempo 2 meses aproximadamente.
Valor aproximado, como é uma preparação incomum o valor pode variar.
Me cobraram $1.500,00 para Chipar achei carro por ser apenas uma reprogramação.
To pensando então em fazer:
- Fultech 450
- Bico de maior vasão
- Escapamento
Pois acredito que vai dar um melhor desempenho.
Se alguém tiver alguma opinião ou sugestão estou aceitando.
Pois enquanto isto estou juntando $$$...
andrekawai
24/10/2019, 23:14
Passando aqui só pra acompanhar. Estou pensando em fazer a preparação como o da MVS no meu 4Sport 2016
VOVÔ DO TROLLER
25/10/2019, 15:41
- Coletor $1.200,00
- Escapamento $2.000,00
- Mão de obra $5.000,00
- Fultech 450
- Bico de maior vasão
- Escapamento
Boa tarde. Já fez? Compartilhe o resultado, por gentileza. Abs
VOVÔ DO TROLLER
25/10/2019, 15:44
- Coletor $1.200,00
- Escapamento $2.000,00
- Mão de obra $5.000,00
- Fultech 450
- Bico de maior vasão
- Escapamento
Chipar carro aspirado e de baixa cilindrada como o Jimny 1.3, não traz muito ganho. Acho que é jogar dinheiro fora. Turbinar sim, mais aí o custo é alto e sempre será uma adaptação . Abs
Alex Candal
11/11/2019, 03:24
Bom dia, alguém já testou turbo elétrico?
Bom dia, alguém já testou turbo elétrico?
Bom dia Alex, nem sabia que existia.
jorgeffn
12/11/2019, 17:56
jimny turbo flex Tecnotrilha - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=zIm-tCFpOEU)
abs!