PDA

Ver Versão Completa : Embreagem hidráulica na gaiola, tem como??



Fernando B.
22/06/2011, 23:03
Olá pessoal.

Apesar de ainda não ter postado nada, já acompanho o fórum há bastante tempo.
Falando nisso tenho que fazer um tópico pra minha gaiola, que já está pronta e rodando. Graças a muita pesquisa aqui no fórum.

Mas o problema é o seguinte: Como na minha gaiola montei os pedais suspensos, já to de saco cheio com a embreagem, e to afim de montar um sistema hidráulico. Sei que é possível, só não consegui descobrir como fazer.

Até vi alguns sistemas usando um atuador na alavanca de embreagem por fora da caixa. Mas... será que não há algum sistem que fique dentro da capa seca??

Abraço!

Diogo_Czuika
22/06/2011, 23:15
Nós colocamos 2 atuadores na gaiola do meu pai ,se não me engano é da Vw...de um caminhão...
Um Por fora da caixa, e outro no pedal e ta funcionando bem,agora colocamos uma embreagem de ceramica,mas não testamos ainda...

Que caixa você usa ?
que me lembro uns Gm e alguns Fiat usam os atuadores dentro da capa seca junto com o rolamento...
Mas se adaptar um por fora mesmo bem certinho,funciona muito bem...

Fernando B.
22/06/2011, 23:43
Ah, uso a caixa da variant 2, assim como a suspensão!

Andei dando uma olhada neste link: CJ CHECK-UP news: Embreagem Selada (http://cjcheckup.blogspot.com/2009/10/embreagem-selada.html) só que a adaptação foi feita em um jeep.
Mas acredito que tenha como colocar aquele atuador que substituiria o rolamento, só que que ver se ela caberia ali! Este atuador é da S-10, e foi usado em conjunto com o cilindro de embreagem da Toyota Bandeirantes.
Neste atuador da S-10, só não entendi porque tem 2 canos, seria um deles retorno?

Outra alternativa que achei nas pesquisar seria usar o mesmo cilindro de embreagem da Bandeirantes em conjunto com um atuador de caminhão, no caso do 608 ou 709. Só que dae tem que fazer aquele esquema do suporte por fora da caixa.

Abraço!

digobrazil
23/06/2011, 10:24
acho que colocando um sistema externo, por fora da caixa mesmo, fica bem mais facil a adaptação e tambem facilitaria muito em uma manutenção.
Colocar um atuador interno até é possivel, mas depende de uma adaptação mais complexa do que colocar um externo, tendo como resultado a mesma coisa para os dois tipos.
mas ai vai de cada um.
Eu tenho como opnião que qualquer adaptação em gaiola tem que ser muito funcional e o mais simples possivel, pois na trilha sempre temos que improvisar um possivel conserto e quanto mais facil for, melhor pra nós. Pense nisso.
Na minha gaiola eu tenho embreagem de ceramica com platô de 980 libras, pedais suspensos e o sistema de acionamento da embreagem ainda é por cabo de aço.

Matheus MG
23/06/2011, 12:42
um amigo aqui usa caixa de kombi e adaptou o sistema de embreagem de mitsubishi l200 , ele fez um suporte prafusado no parafuso q fixa o motor na caixa mais proximo daquele pedalzim (tipo um) q sai da caixa
e nos pedais acho q ele usou outro pedal de freio e fez umas orelhinhas na estrutura para fixar o burrim

Patrick Pg 4x2
23/06/2011, 14:43
Boa Tarde Fernando, eu usei por algum tempo acionamento hidraulico no meu fusca, mas não foi satisfatório devido a perca do tranco que geralmente precisamos em certas situações, ficou muito macia e confortável mas voltei a usar o bom e velho cabo.

Mas não é um bicho de 7 cabeças colocar esse kit, o cilindro mestre que eu usei é do MB 1935 mas o cil. mestre de freio do fusca faz a mesma coisa, o cano que vai ateh proximo do atuador traseiro (toyota bandeirante) deve ser fixo em algum ponto do chassi e dali sai um flexivel devido ao movimento da caixa com o motor, agora a alavanca que é ligada no garfo deve ser colocada para baixo e com um comprimento maior que a original, uns 6 cm. Ahe é só acelerar, tenta ahe e me conta depois.

um abraço. e boas trilhas.

FUKETEIRO
23/06/2011, 22:41
Ah, uso a caixa da variant 2, assim como a suspensão!

Andei dando uma olhada neste link: CJ CHECK-UP news: Embreagem Selada (http://cjcheckup.blogspot.com/2009/10/embreagem-selada.html) só que a adaptação foi feita em um jeep.
Mas acredito que tenha como colocar aquele atuador que substituiria o rolamento, só que que ver se ela caberia ali! Este atuador é da S-10, e foi usado em conjunto com o cilindro de embreagem da Toyota Bandeirantes.
Neste atuador da S-10, só não entendi porque tem 2 canos, seria um deles retorno?

Outra alternativa que achei nas pesquisar seria usar o mesmo cilindro de embreagem da Bandeirantes em conjunto com um atuador de caminhão, no caso do 608 ou 709. Só que dae tem que fazer aquele esquema do suporte por fora da caixa.

Abraço!


Olá, acho que da certo esse da S10, teria que testar se entra no guia do rolamento do câmbio VW, a única desvantagem desse sistema ao meu ver, no caso de pifar vc precisa remover o motor, se instalar um atuador por fora fica mais fácil o reparo, só que mais complicado o suporte pra adaptação, quantos aos canos no atuador, um entra o fuído (o de baixo) e no outro vai o sangrador pra tirar o ar (de cima), Abraço.

leobnaval
25/06/2011, 20:11
É possivel instalar o sistema hidraúlico para acionamento da embregem dos vw a ar sim. E diferente do que o Patrick falou não perde função nenhuma com relação ao sistema acionado via cabo, apenas se bem instalado deve reduzir a vibração do pedal e ter um acionamento mais suave e confortável. Se ele não conseguia dar tranco é porque alguma coisa estava mal adaptada.

Eu tenho um cilindro auxiliar da embreagem da L200 que pretendo usar para uma possivel embreagem hidráulica, porém o acionamento será externo mesmo, pela facilidade de montagem e manutenção, assim como é na L200.

Inclusive achei no mercado livre os 2 cilindros, o mestre e o auxiliar do sistema de embreagem da L200 por R$110,00...

[]s

mali9ski
27/06/2011, 11:11
É possivel instalar o sistema hidraúlico para acionamento da embregem dos vw a ar sim. E diferente do que o Patrick falou não perde função nenhuma com relação ao sistema acionado via cabo, apenas se bem instalado deve reduzir a vibração do pedal e ter um acionamento mais suave e confortável. Se ele não conseguia dar tranco é porque alguma coisa estava mal adaptada.

Eu tenho um cilindro auxiliar da embreagem da L200 que pretendo usar para uma possivel embreagem hidráulica, porém o acionamento será externo mesmo, pela facilidade de montagem e manutenção, assim como é na L200.

Inclusive achei no mercado livre os 2 cilindros, o mestre e o auxiliar do sistema de embreagem da L200 por R$110,00...

[]s

na minha eu vou usar embreagem hidráulica, mas vou usar os cilindros de algo mais facil de achar por onde eu moro, o mestre acho que vou usar do fusca mesmo e na caixa estou estudando algum de caminhão ou alguma camionete,

rafa_schlotefeldtt
27/06/2011, 14:01
lá fora tem ate pronto.....da uma olhada... Chrome Hydraulic Clutch Pedal Blue Accessories for Dune Buggys Chirco Performance & Restoration (http://www.chircoestore.com/catalog/product_info.php?cPath=64_301&products_id=2052&osCsid=c0sqa76don200id4tma4i05jg0)
claro...o valor desanima....mas da para ter uma ideia....

clecio rampelotti
27/06/2011, 22:53
Da para por embreagem hidraulica, usei no fusca ate coloquei o sistema de rolamento hidraulico usado na linha gm,com dois canos como citado no topico um cano é para poder sangrar e o outro é para o fluido de acionamento, mas não funcionou, o atuador ficou muito alto, não tem espaço suficiente entre a caixa e o plato e ficava meio embreado, tirei tudo e usei um cilindro externo.

gudavoli
27/06/2011, 23:14
clécio esse cilindro mestre tem 1 saida só ??? e de que carro ???

valeww

[]´s

leobnaval
28/06/2011, 19:38
Amigo o cilindro de acionamento você pode usar qualquer um (simples) desde que vede as outras saídas.
Uma opção é o do freio do fusca.

[]s

mali9ski
29/06/2011, 09:58
Amigo o cilindro de acionamento você pode usar qualquer um (simples) desde que vede as outras saídas.
Uma opção é o do freio do fusca.

[]s
Justamente do fusca é o que pretendo usar na minha, pelo preço e facilidade de achar

fag.online
05/04/2012, 17:49
Pessoal, reavivando o tópico, e pedindo o auxilio dos experientes.
Estou juntando peças pra iniciar a minha 4x4 (acredito que final do ano). E surgiu a idéia de comprar as peças pra embreagem hirdraulica.
Vou usar a caixa de marcha do chevette que tem funcionamento semelhante a do fusca no quesito embreagem.
Pelo que lí no tópico, o que vou precisar é:
-- um cilindro mestre de freio que posso usar o do fusca.
-- Cano pra passar o óleo, que pode ser o mesmo de freio.
-- E um atoador de embreagem, que poderia ser da L200, como esse: Cilindro Auxiliar Da Embreagem L200 4x4 Gl/gls 95 Em Diante - R$ 40,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223308889-cilindro-auxiliar-da-embreagem-l200-4x4-glgls-95-em-diante-_JM)

Fazer um suporte pra fixar esse atuador e pronto. Meu problema estaria resolvido?

leobnaval
05/04/2012, 21:51
Sim fag, acho que isso resolve seu problema.

Porém na hora de adaptar terá que fixar o ponto que o atuador empurra o garfo da embregem num ponto certo para ter curso suficiente para acionar a embreagem e ela retornar sem ficar forçando o rolamento contra a mola da embreagem, pois nele não tem regulagem, a não ser que você faça furos oblongos no ponto de fixação do atuador.
E depois regular a melhor posição do pedal para não ficar muito baixo nem alto.

No mais acho que é isso.

[]s

cesarferreira
06/04/2012, 23:43
Realmente Leo essa é a única dificuldade tem que acertar bem, aí fica muito bom!! Só lembrar que não tem cabo para rebentar é algo!!! Outro problema é que é preciso colocar alguma proteção para barro e água mas até um pedaço de garrafa pet pequena serve.
Se precisarem consigo aqui bem perto (uruguai) por mais ou menos R$30,00, mas aí vão ter que pagar Sedex!! Acho que é da NIssan.

leobnaval
07/04/2012, 11:53
Nas L200 ele fica bem embaixo, e não tem proteção alguma, claro que uma proteção é bem vinda mais não é obrigatória.

Falando em não ter cabo me lembrei, o sistema não tem cabo, mas deve-ser usado dutos e tambem um flexivel, pois a caixa de marcha sofre vibração e o cilindro mestre da embreagem não pois é fixado na carroceria.

[]s

veneno
07/04/2012, 14:51
Pessoal! Só um lembrete, a eficiência e o conforto na hora de debriar virá das relações de diãmetroXcurso entre o servo e o mestre. Portanto devem atentar para este detalhe na hora da adaptação pois poderá ficar pior do que com cabo.

leobnaval
07/04/2012, 14:59
Pessoal! Só um lembrete, a eficiência e o conforto na hora de debriar virá das relações de diãmetroXcurso entre o servo e o mestre. Portanto devem atentar para este detalhe na hora da adaptação pois poderá ficar pior do que com cabo.

X2...é o básico ver o posicionamento do cil. mestre no pedal para adequar a questão: curso do pedal e força x acionamento da embreagem.

[]s

veneno
08/04/2012, 15:17
É ista tb Leo, mas principalmente a relação de diãmetros dos pistões usados como "mestre" e "servo" pois são inversamente proporcionais tanto no curso quanto força, ou seja, 1 cm de diametro x 10 cm de curso ira gerar uma força 10x maior em uma servo com 10cm de diametro porém este terá somente 1 cm de curso no máximo. (dinamica de fluidos)

leobnaval
08/04/2012, 16:04
Sim veneno, poir isso que eu disse que tem que fazer o posicionamento correto do pedal no cil. mestre., assim como o do cil auxiliar no garfo da embreagem, devido a diferença de curso e força que existem devido ao dimensionamento dos cilindros.

Devido ao exemplo de diâmetros que você citou, procurei os diâmetros dos cil mestre e auxiliar da embregem da L200 e são os seguintes:

cil. mestre embreagem diâmetro: 5/8" = 15,875 mm
cil. auxiliar embreagem diâmetro: 3/4" = 19,050 mm

Portanto eles tem uma diferença de 20% entre diâmetros o que é uma pequena diferença, justamente porque tem o efeito alacanca do pedal que faz o acionamento. Na verdade ter ou não diferenças de diâmetros não é a grande vantagem do sistema hidráulico pois ganha-se de um lado e perde-se de outro. A grande vantagem desse sistema é a suavidade do pedal (sem atrito de cabo contra conduíte), o menor desgaste devido a somente ter as vedações dos cilindros em atrito, a menor transmissão de vibração para o pedal da embreagem, entre outros.

[]s

fag.online
09/04/2012, 08:18
Bom pessoal, agradeço a boa vontade de todos... A intenção é usar hidraulico em pelo menos 2 pedais, freios e embreagem. Como o valor do atuador está relativamente barato, de-repente quando for montar faço um teste com acelerador hidraulico também.
De qualquer forma, vou comprar o atuador da L200 e pegar um cilindro e felxiveis de freio do fusca emprestados, vou montar o conjunto na bancada e efetuar alguns testes.

A questã do posicionamento com relação ao garfo da embreagem pode resolver fácilmente fazendo uma espécie de berço regulável com parafusos no próprio garfo. Assim vc aperta ou solta o berço conforme a necessidade.

Abracos

mali9ski
09/04/2012, 10:33
Nas L200 ele fica bem embaixo, e não tem proteção alguma, claro que uma proteção é bem vinda mais não é obrigatória.

[]s

Falando em não ter cabo me lembrei, o sistema não tem cabo, mas deve-ser usado dutos e tambem um flexivel, pois a caixa de marcha sofre vibração e o cilindro mestre da embreagem não pois é fixado na carroceria.

na minha eu usei canos de ar de plastico de rodo ar em todo o sistema......

e não tem nenhuma proteção e nunca incomodo e olha que tem umas trilhas aqui que é debaixo da água......


o acelerador não fica legal, em uma grua nós adptamos acelerador hidraulico, e a resposta não era muito boa, eu não adptaria acelerador desse jeito......

ademirjse
09/04/2012, 13:32
Pessoal, reavivando o tópico, e pedindo o auxilio dos experientes.
Estou juntando peças pra iniciar a minha 4x4 (acredito que final do ano). E surgiu a idéia de comprar as peças pra embreagem hirdraulica.
Vou usar a caixa de marcha do chevette que tem funcionamento semelhante a do fusca no quesito embreagem.
Pelo que lí no tópico, o que vou precisar é:
-- um cilindro mestre de freio que posso usar o do fusca.
-- Cano pra passar o óleo, que pode ser o mesmo de freio.
-- E um atoador de embreagem, que poderia ser da L200, como esse: Cilindro Auxiliar Da Embreagem L200 4x4 Gl/gls 95 Em Diante - R$ 40,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223308889-cilindro-auxiliar-da-embreagem-l200-4x4-glgls-95-em-diante-_JM)

Fazer um suporte pra fixar esse atuador e pronto. Meu problema estaria resolvido?


Outro sistema que deve ser fácil adaptar é o do Pálio, o atuador puxa a alavanca do mesmo modo que o cabo de embreagem, e parece que é fixado no mesmo lugar.

Denilson Maçaneiro
11/04/2012, 12:32
Que tal aumentar o tamanho da alavanca da embreagem? ja fizemos em algumas, fica muito leve e é fácil de fazer.

fag.online
11/04/2012, 13:43
Denilson, mais aumentando a alavanca vc vai precisar de maior curso no pedal, ou estou enganado?

mali9ski
11/04/2012, 14:25
Que tal aumentar o tamanho da alavanca da embreagem? ja fizemos em algumas, fica muito leve e é fácil de fazer.

Eu fiz essa de aumentar o bracinho, mas enchia de mais de barro no cano e no cabo que pesava de chega a entortar o pedal de embreagem.....

fag.online
11/04/2012, 14:37
Pelo que pesquisei, pra adaptar a embreagem hidraulica nao se gasta mto mais do que R$ 160,00.
Abracos

vinijost
11/04/2012, 16:04
Pois é.. estou estudando a idéia de adaptar uma embreagem hidráulica. uso a caixa do gol 4m.

Perguntei para o Cesar qual cilindro mestre e auxiliar ele utilizou na maquina, estou esperando a resposta dele.

Este do pálio também é bem interessante.

Abraços,

vinijost
11/04/2012, 16:08
Fag, você pensa em usar o cilindro da L200 como auxiliar e o de fusca para mestre?

Abraços,

fag.online
11/04/2012, 17:37
Vini, é éssa a minha intenção sim, porém não na minha gaiola atual, e sim na minha 4x4 que vou iniciar final do ano.
Auxiliar da L200 no Mercado Livre se encontra por R$ 60,00
Cilindro de freio do fusca consigo por R$ 40,00
Flexivel se nao me engano é 10 ou 15,00.

Denilson Maçaneiro
12/04/2012, 12:40
Denilson, mais aumentando a alavanca vc vai precisar de maior curso no pedal, ou estou enganado?

Sim Fag, depende do quanto vc aumentar, se aumentar uns 5cm já fica muito leve e o pedal original tem curso o suficiente (até sobra).

Quanto a questão do barro no tubo da embreagem, eu resolvi colocando uma mangueirinha sanfonada sobre o tubo (onde passa o cabo) e o cabo, essa mangueirinha tem no cabo da embreagem da CG, vc pode encontrar em oficinas de moto, de graça!

mali9ski
13/04/2012, 17:30
Sim Fag, depende do quanto vc aumentar, se aumentar uns 5cm já fica muito leve e o pedal original tem curso o suficiente (até sobra).

Quanto a questão do barro no tubo da embreagem, eu resolvi colocando uma mangueirinha sanfonada sobre o tubo (onde passa o cabo) e o cabo, essa mangueirinha tem no cabo da embreagem da CG, vc pode encontrar em oficinas de moto, de graça!

I cara eu viz isso ai também, coloquei sanfona, enchia de oleo nos cano, cheguei até a fazer duas graxeiras no garfo de embreagem, antes da trilha dava umas bombada e até que melhorava mas depois já pesava......

o unico que eu vi que tinha enbreagem leve e não era hidrulica, foi um loco que fez ela por varão, elevou um pouco os pedais do fusca e fez um varão até a caixa.....

valew

danifmatte71
30/09/2012, 22:36
I cara eu viz isso ai também, coloquei sanfona, enchia de oleo nos cano, cheguei até a fazer duas graxeiras no garfo de embreagem, antes da trilha dava umas bombada e até que melhorava mas depois já pesava......

o unico que eu vi que tinha enbreagem leve e não era hidrulica, foi um loco que fez ela por varão, elevou um pouco os pedais do fusca e fez um varão até a caixa.....

valew

ae galera faz um tempao que nao entro mais mas vi esse topico e se vale a ideia se vcs usarem o cilindro mestre e o escravo do mb 608 alem de nao ser caro e um que ja vi funcionando e fica leve, e vale lembrar que se for adaptar pra ficar bom procure usar sempre o casal, ou seja cilindro mestre e escravo do mesmo sistema, pois sao projetados para funcionarem um com o outro se nao se o mestre tiver mais curso que o escravo vai travar e se tiver menos nao debria

fica a dica apesar de um tempao depois hehehehehehehe

leobnaval
30/09/2012, 23:57
vale lembrar que se for adaptar pra ficar bom procure usar sempre o casal, ou seja cilindro mestre e escravo do mesmo sistema, pois sao projetados para funcionarem um com o outro se nao se o mestre tiver mais curso que o escravo vai travar e se tiver menos nao debria

Na verdade o que realmente vai importar será o ponto de fixação do cilindro mestre em relação ao pedal e no caso o ponto de instalação do cilindro auxiliar (escravo) em relação ao garfo ou acionamento da embreagem, de nada adianta eles serem do mesmo veículo e serem instalados em pontos que deixem o sistema ou muito pesado ou com muito curso no pedal.

[]s

mali9ski
01/10/2012, 11:28
Na verdade o que realmente vai importar será o ponto de fixação do cilindro mestre em relação ao pedal e no caso o ponto de instalação do cilindro auxiliar (escravo) em relação ao garfo ou acionamento da embreagem, de nada adianta eles serem do mesmo veículo e serem instalados em pontos que deixem o sistema ou muito pesado ou com muito curso no pedal.

[]s

isso ai, na minha eu uso o cilindro mestre o ''simples do fuca'' e na caixa o da L200, e já esta mais de um ano lutando, e ambos eram usados o do fusca ganhei do dioguinho que trocou e me deu...hahaha

danifmatte71
01/10/2012, 20:48
Na verdade o que realmente vai importar será o ponto de fixação do cilindro mestre em relação ao pedal e no caso o ponto de instalação do cilindro auxiliar (escravo) em relação ao garfo ou acionamento da embreagem, de nada adianta eles serem do mesmo veículo e serem instalados em pontos que deixem o sistema ou muito pesado ou com muito curso no pedal.

[]s

sim isso tambem mas oq quis dizer e que o curso do cilindro nao do pedal, pois o curso do cilindro define o volume de liquido injetado , dae o problema de se usar um escravo menor entende?
vc pisa e antes do mestre chegar ao fundo o escravo ja esta ae ele acaba travando e vazando, mas se vc fez com o de freio do fusca e funcionou melhor, o da 608 e facil de instalar e barato tbm...

abraço

vinijost
01/10/2012, 20:52
sim isso tambem mas oq quis dizer e que o curso do cilindro nao do pedal, pois o curso do cilindro define o volume de liquido injetado , dae o problema de se usar um escravo menor entende?
vc pisa e antes do mestre chegar ao fundo o escravo ja esta ae ele acaba travando e vazando, mas se vc fez com o de freio do fusca e funcionou melhor, o da 608 e facil de instalar e barato tbm...

abraço

comprei o mestre e auxiliar da L200 no ML por 110 pila os dois.. pra colocar no meu buggy. vai ficar shoow. Valeu!

Fernando B.
01/10/2012, 22:10
comprei o mestre e auxiliar da L200 no ML por 110 pila os dois.. pra colocar no meu buggy. vai ficar shoow. Valeu!

Eu também estou usando esse sistema, e funciona muito bem, isso que uso embreagem com platô duplo.

Porém, como disse o leobnaval, tem que cuidar a posição de montagem do cilindro auxiliar.

No meu caso tive que mudar a alavanca da embreagem. Amanhã tiro fotos de como montei o meu sistema e posto aqui.

Fernando B.
03/10/2012, 00:26
Seguem as fotos:
373436373437373438

RONIE_VALIM
05/10/2012, 00:31
Fernando, este cilindro auxiliar é de qual l200? Os que vejo no mercadolivre a fixação é diferente e também esse olhal que vai no garfo não vi em nenhum... Teria como dar mais detalhes de como fez no pedal?
Abraço!

leobnaval
05/10/2012, 00:45
Ronie são peças comuns a todas as L200 tanto o cilindro mestre quando o auxiliar.
O auxiliar parece ser diferente por que ele está invertido na fixação.

Pode comprar pra L200 seja GL, GLS, Sport, HPE, Outdoor. Qualquer um vai servir.

[]s

vinijost
05/10/2012, 00:56
Ronie são peças comuns a todas as L200 tanto o cilindro mestre quando o auxiliar.
O auxiliar parece ser diferente por que ele está invertido na fixação.

Pode comprar pra L200 seja GL, GLS, Sport, HPE, Outdoor. Qualquer um vai servir.

[]s
Aquele olhal do garfo realmente esta diferente.. e no cilindro auxiliar da l200 não tem rosca na aste é so um pino liso. não sei de que carro ele usou.

abraços.

leobnaval
05/10/2012, 01:10
Aquele olhal do garfo realmente esta diferente.. e no cilindro auxiliar da l200 não tem rosca na aste é so um pino liso. não sei de que carro ele usou.


Aquilo ali é porque ele usou um terminal rotular para fixar no garfo da embreagem que ele também modificou. A haste de acionamento do cil. auxiliar ele modificou também para rosquear o terminal rotular, isso é fácil de fazer visto que no da L200 é apenas um pino fixo e ele fez um com rosca reulável.

Ou seja as peças são da L200, adaptadas para atender melhor o projeto dele...rsrsrs

[]s

vinijost
05/10/2012, 01:13
Aquilo ali é porque ele usou um terminal rotular para fixar no garfo da embreagem que ele também modificou. A haste de acionamento do cil. auxiliar ele modificou também para rosquear o terminal rotular, isso é fácil de fazer visto que no da L200 é apenas um pino fixo e ele fez um com rosca reulável.

Ou seja as peças são da L200, adaptadas para atender melhor o projeto dele...rsrsrs

[]s

aode eu consigo esses mini terminal rotulares?

valeu!

RONIE_VALIM
05/10/2012, 01:27
Tá na mão:

Tekkno Mecatrônica :: Terminal Rotular (http://www.tekkno.com.br/listagem.aspx?ni1Codigo=19&ni1Descricao=Terminal+Rotular)

RONIE_VALIM
05/10/2012, 01:30
Fernando, estou animado em fazer isso ai na minha gaiola, já que está sendo feita do zero...
Se puder dar mais detalhes sobre tudo, principalmente no pedal, ficarei grato!

leobnaval
05/10/2012, 01:37
Tá na mão:

Tekkno Mecatrônica :: Terminal Rotular (http://www.tekkno.com.br/listagem.aspx?ni1Codigo=19&ni1Descricao=Terminal+Rotular)

E saber que eu comprei 10 pçs desse terminal m12 por 25 dólares hehehe

vinijost
05/10/2012, 02:27
E saber que eu comprei 10 pçs desse terminal m12 por 25 dólares hehehe

nossa.. aonde conseguiu?

valeu..

RONIE_VALIM
05/10/2012, 08:21
Leo... Depois te passo meu endereço, só preciso de um!!!!! rssssss

vinijost
05/10/2012, 10:55
Leo... Depois te passo meu endereço, só preciso de um!!!!! rssssss


X2.. rsrsrs

mali9ski
05/10/2012, 11:52
X2.. rsrsrs

comprou direto do states......que medida é os terminais.....também me interessa

leobnaval
05/10/2012, 12:06
Galera estes que comprei não achei mais o anúncio, mais tem que procurar no:
joints m12 | eBay (http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=joints+m12&_sacat=0&_odkw=10+joints+m12&_ipg=200&_sop=15&_osacat=0&_from=R40)

[]s

Fernando B.
05/10/2012, 13:33
Fernando, este cilindro auxiliar é de qual l200? Os que vejo no mercadolivre a fixação é diferente e também esse olhal que vai no garfo não vi em nenhum... Teria como dar mais detalhes de como fez no pedal?
Abraço!

Ronie ambos os cilindros são da L200. Porém o angulo de visão do cilindro auxiliar está diferente, por isso não parece o mesmo.

O leobneval matou toda a charada, aquele "olhal" (teminal rotular), foi adaptado ali pela facilidade e praticidade em se fazer a regulagem do acionamento da haste da embreagem pelo cilindro auxiliar já que nesta haste tem rosca.

Vou tirar mais fotos e te explico como fiz o pedal da embreagem.

Você está usando pedais suspensos ou usa o kit do fusca?

A respeito dos terminais rotulares, tem uma cara aqui na cidade vizinha que comprou um avião 737 obsoleto para fazer um cinema dentro, e ele tirou todo o "miolo" e vendeu pra uma sucata. Logo, minha gaiola só falta voar de tanta peça de avião que tem nela. Peça de inox, seja o que for, você paga 7,00 R$/Kg então comprei um monte de terminais rotulares que ele tinha lá, assim como mangotes, conexões, etc... tudo de Inox.

RONIE_VALIM
05/10/2012, 13:36
Bacana Fernando!

A gaiola que estou montando é do kit Colella, vem com as pedaleiras do fusca, mas eu tenho uma pedaleira do gol 2008 e vou tentar adaptá-la...

Aguardo informações e obrigado!!!

Flávio Cadore
05/10/2012, 18:44
Oh Fernando, se vc tiver interesse em vender 4 terminais rotulares, fêmea, M6 ou compro...é só dizer o valor, me manda uma373974 MP que dá rolo. Iguais a este da foto.





Ronie ambos os cilindros são da L200. Porém o angulo de visão do cilindro auxiliar está diferente, por isso não parece o mesmo.

O leobneval matou toda a charada, aquele "olhal" (teminal rotular), foi adaptado ali pela facilidade e praticidade em se fazer a regulagem do acionamento da haste da embreagem pelo cilindro auxiliar já que nesta haste tem rosca.

Vou tirar mais fotos e te explico como fiz o pedal da embreagem.

Você está usando pedais suspensos ou usa o kit do fusca?

A respeito dos terminais rotulares, tem uma cara aqui na cidade vizinha que comprou um avião 737 obsoleto para fazer um cinema dentro, e ele tirou todo o "miolo" e vendeu pra uma sucata. Logo, minha gaiola só falta voar de tanta peça de avião que tem nela. Peça de inox, seja o que for, você paga 7,00 R$/Kg então comprei um monte de terminais rotulares que ele tinha lá, assim como mangotes, conexões, etc... tudo de Inox.

Fernando B.
05/10/2012, 20:51
Bacana Fernando!

A gaiola que estou montando é do kit Colella, vem com as pedaleiras do fusca, mas eu tenho uma pedaleira do gol 2008 e vou tentar adaptá-la...

Aguardo informações e obrigado!!!

Você pode usar o kit de pedaleiras do fusca, é bem mais simples de adaptar.

A fixação do cilindro mestre é igual a do cilindro de freio, só que ao invés de ser "deitada", é "em pé". Logo, é só fazer um suporte para o cilindro mestre e fazer o acionamento mais ou menos como é o do freio, bem simples.

Como fiz minha gaiola toda tubular e tive que partido do zero quanto aos suportes em geral, acabei fazendo os pedais suspensos, mas no seu caso, que tem o túnel já com o suporte para os pedais eu aconselho a usar os do fusca mesmo. Se quiser colocar pedais suspensos ok, mas dá trabalho.

RONIE_VALIM
05/10/2012, 21:39
Essa semana a estrutura chega ai já dou andamento nisso também...
Tem tanta coisa em andamento, nem sei o que fazer primeiro!
Os cilindros são estes mesmos, certo? Vou adiantando e comprando-os...

Fernando B.
06/10/2012, 13:52
Essa semana a estrutura chega ai já dou andamento nisso também...
Tem tanta coisa em andamento, nem sei o que fazer primeiro!
Os cilindros são estes mesmos, certo? Vou adiantando e comprando-os...

Os cilindros são estes sim.

Dá uma olhada nesta foto da adaptação que o cara fez no pedal pra por embreagem hidráulica:
374017

Ele juntou o pedal da embreagem e do freio, ou pode apenas tirar o pedal da embreagem e fazer aquele suporte para o pedal e cilindro que é relativamente simples de fazer.

LORD EVIR
06/10/2012, 18:23
374017


Fernando... este pedal da embreagem é de que carro???

Dossa
06/10/2012, 19:01
374038374039374040

Eu fiz assim pro meu fusca que é de um projeto de kart cross que rola por aew porem me deu preguiça de instala, agora ta guardado la na of quem sabe mais daqui ums dias eu pinduro lá.. jhejaeejhaje

juninhofavero
02/02/2013, 10:51
Pessoal da uma ideia de qual pedaleira elevada é melhor para eu fazer a adaptação ? minha gaiola é collela

lpilz1
03/02/2013, 12:49
Da para por embreagem hidraulica, usei no fusca ate coloquei o sistema de rolamento hidraulico usado na linha gm,com dois canos como citado no topico um cano é para poder sangrar e o outro é para o fluido de acionamento, mas não funcionou, o atuador ficou muito alto, não tem espaço suficiente entre a caixa e o plato e ficava meio embreado, tirei tudo e usei um cilindro externo.

Clécio, gostei, explique como é seu conjunto hidráulico, digo desde o pedal até a caixa, de que carros foram retiradas as peças?

fabio de jesuz
23/04/2013, 23:12
tem como vc enviar esse projeto no email alcapone514@hotmail.com

fag.online
26/04/2013, 13:14
Pessoal, estou chegando no ponto de adaptar a embreagem hidráulica, vou usar o cilindro de freio do fusca como acionador da embreagem e o atuador da L200 na caixa de marchas, e pretendo usar os canos de freios do fusca para o fluido, minha dúvida é se a rosca de entrada do atuador da L200 é a mesma do cilindro de freio do fusca, ou terei que adaptar?
Abracos

ITALIANO
26/04/2013, 20:50
Pessoal, estou chegando no ponto de adaptar a embreagem hidráulica, vou usar o cilindro de freio do fusca como acionador da embreagem e o atuador da L200 na caixa de marchas, e pretendo usar os canos de freios do fusca para o fluido, minha dúvida é se a rosca de entrada do atuador da L200 é a mesma do cilindro de freio do fusca, ou terei que adaptar?
Abracos

Vc, vai ter que adaptar com um flexivel compativel com a rosca do atuador, se não me engano é do del rey que dá certinho, e vc faz a emenda com o tubo de cobre com a emenda universal para tubos hidráulicos, e vc tem que verificar a pressão da mola de retorno da caixa de marcha, ela tem que ser bem forte, para retornar o pistonete, se não a embreagem fica enforcada...

leobnaval
26/04/2013, 21:52
Pessoal, estou chegando no ponto de adaptar a embreagem hidráulica, vou usar o cilindro de freio do fusca como acionador da embreagem e o atuador da L200 na caixa de marchas, e pretendo usar os canos de freios do fusca para o fluido, minha dúvida é se a rosca de entrada do atuador da L200 é a mesma do cilindro de freio do fusca, ou terei que adaptar?
Abracos

O parafuso original do flexível da embreagem da L200 tem 22 mm de comprimento e é rosca M10 passo 1,0 mm, se achar algum flexivel M10 passo 1,0 mm pode ser que de certo.

[]s

fag.online
29/04/2013, 08:07
Pessoal, mais de qualquer forma terei que adaptar certo?
Será que sai mto caro? Pq to pensando se não compensa já comprar o cilindro de embreagem da L200 também, e assim fica o casal perfeito.
Só vou passar um pouco de trabalho pra achar um flexivel de 2,5mt pra isso.

fag.online
29/04/2013, 08:59
Qual a rusca do flexivel de freio do fusca? vou ver se acho algum adaptador pronto :D

fag.online
29/04/2013, 09:00
Tipo essa, Conexao Em Latao Rosca Interno M10 X 1,0 Enterno M14 X 1,5 - R$ 34,64 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476468282-conexao-em-latao-rosca-interno-m10-x-10-enterno-m14-x-15-_JM)

RONIE_VALIM
29/04/2013, 09:21
Pessoal, tenho um cilindro da L200 NOVO que comprei para instalar na minha gaiola e não usei, acabei alongando a alavanca do acionamento lá no cambio e o resultado foi bem satisfatório... Se quiserem, faço preço de banana pois não vou usar!

Vejam as fotos dele montado, minha gaiola é uma Colella ok...

408336408337

fag.online
29/04/2013, 09:27
To na Fila, quanto quer?

RONIE_VALIM
29/04/2013, 09:28
Acho que eu paguei uns R$80,00, cinquentinha tá bom?! :concordo:

fag.online
29/04/2013, 09:30
Ve o frete pra min pra 88811-212, dai pode me mandar email pra fag.online@gmail.com e terminamos a negociação por lá.
Abracos

fag.online
29/04/2013, 10:48
50% do problema resolvido... Acertei com o Ronie o cilindro de embreagem da L200... agora é só achar um cano de fluido com conexão pro cilindro que dê uns 2.5 mts
Se alguém tiver idéia de onde posso conseguir prponto...

fag.online
30/04/2013, 14:43
Ninguém tem idéia?

vinijost
30/04/2013, 18:50
50% do problema resolvido... Acertei com o Ronie o cilindro de embreagem da L200... agora é só achar um cano de fluido com conexão pro cilindro que dê uns 2.5 mts
Se alguém tiver idéia de onde posso conseguir prponto...


Fag, eu uso o cilindro mestre e aux da l200 e uso o flexivel no mestre e aux do freio fusca que vai na pinça.. dá certinho.. dai dali para diante pode usar o próprio cano de cobre de freio..

leobnaval
30/04/2013, 23:05
O Mali a tempo diz que usa mangueira pneumática no lugar de tubulação e flexiveis, ele diz que funciona legal e que é bem mais simples para instalar (fato).

[]s

Alex Gambiara
01/05/2013, 10:24
mas tipow, usar mangueira pneumatica, eu penso em manguera de rodoar, é isso ? mas sera que pro freio nao é fraca ? ou ele usa somente para embreagem hidraulica e para alguns apetrechos do freio a hidrovacuo ?

leobnaval
02/05/2013, 00:53
mas tipow, usar mangueira pneumatica, eu penso em manguera de rodoar, é isso ? mas sera que pro freio nao é fraca ? ou ele usa somente para embreagem hidraulica e para alguns apetrechos do freio a hidrovacuo ?
Amigo pelo amor de Deus, ele usa a mangueira somente para acionar a embreagem hidráulica, para freio use somente componentes específicos para freio.

[]s

mali9ski
02/05/2013, 11:21
50% do problema resolvido... Acertei com o Ronie o cilindro de embreagem da L200... agora é só achar um cano de fluido com conexão pro cilindro que dê uns 2.5 mts
Se alguém tiver idéia de onde posso conseguir prponto...

Nós usamos mangueira de ''rodoar'' a embreagem praticamente não faz força e não tem problema nenhum alem de ser muito melhor de lidar...

a coneção só achamos uma que dava certo no cilindro e outra para o nipels da mangueira soldado com latão e pronto....

valew

fag.online
02/05/2013, 14:35
Bom, o cano provavelmente irei usar o do freio do fusca, só queria saber se as roscas dos terminais do cano de freio do fusca são as mesmas da rosca do atuador e cilindro da L200...

Mais vou aguardar chegar as peças e depois verifico... caso contrário, terei que procurar o terminal com a mesma rosca, ou comprar parafusos e fazer, não quero utilizar solda afim de evitar problemas com vazamentos e também para não ter problemas em manutenções futuras...

fag.online
03/05/2013, 13:21
Dúvida sanada: a rosca é a mesma do cabo de freio do fusca, porém, o buraco do cilindro é pouca coisa maior do que o parafuso do cano de freio, sendo assim, vamos dar uma desbastada no atuador, de forma a não precisar adaptar nada no cano...
Cerca de 5 mm
409329

marcos73
28/01/2015, 21:40
pessoal, um amigo instalou uma embreagem hidraulica na gaiola dele, usou cilindro de freio de fusca no pedal e na caixa usou um cilindro auxiliar externo de s10 eu acho, e nao ficou bom, ela solta de repente, tipo de uma vez so, isso é regulagem, ou posicionamento do cilindro auxiliar ?ele ate acabou tirando e colocando o interno do vectra.... pergunto porque acabei de comprar um cilindro auxiliar da l200, e semana que vem começo a mudar a minha, e nao quero cometer o mesmo erro , o que me dizem ?

vinijost
30/01/2015, 08:54
pessoal, um amigo instalou uma embreagem hidraulica na gaiola dele, usou cilindro de freio de fusca no pedal e na caixa usou um cilindro auxiliar externo de s10 eu acho, e nao ficou bom, ela solta de repente, tipo de uma vez so, isso é regulagem, ou posicionamento do cilindro auxiliar ?ele ate acabou tirando e colocando o interno do vectra.... pergunto porque acabei de comprar um cilindro auxiliar da l200, e semana que vem começo a mudar a minha, e nao quero cometer o mesmo erro , o que me dizem ?

Bom dia.

É só regulagem de alavanca pedal/cilindro e atuador/garfo embreagem

La no pedal tem que ficar em torno de 3 cm entre o giro do eixo do pedal e o eixo que vai na embreagem.

E na caixa quanto mais comprido ficar o atuador mais longa será a embreagem. entende?

E quanto mais loga mais macia também..

Só tem que cuidar para nao alongar demais o garfo da embreagem e não ter curso para liberar ela.

Qualquer coisa dá um grito...

Na caixa eu recomendo fazer varias furações em paralelo para ter a opção de colocar mais longe do eixo do garfo ou mais perto..

mas é algo de 10 cm mais ou menos o comprimento do garfo da embreagem que o atuador tem que empurrar.

qualquer coisa passo umas fotos...

Valeu!!

Deividi
03/02/2015, 11:53
Bom dia pessoal
Estou com um problema na embreagem da minha gaiola. Eu tenho uma gaiola AP 2.0 EFI com caixa transversal do pointer
Então como a caixa fica fora do centro fiz embreagem hidraulica.
Usei no pedal o cilindro mestre simples do fusca, e na caixa usei como cilindro escravo o do Palio Fire, mas a embreagem demora voltar, aí quando faço uma troca de marcha rápida fica patinando disco. Já coloquei mola no pedal e no garfo da caixa mas não tive resultado. Usei o caninho de freio tradicional do fusca.
Alguém pode me ajudar???

vinijost
05/02/2015, 08:32
Bom dia pessoal
Estou com um problema na embreagem da minha gaiola. Eu tenho uma gaiola AP 2.0 EFI com caixa transversal do pointer
Então como a caixa fica fora do centro fiz embreagem hidraulica.
Usei no pedal o cilindro mestre simples do fusca, e na caixa usei como cilindro escravo o do Palio Fire, mas a embreagem demora voltar, aí quando faço uma troca de marcha rápida fica patinando disco. Já coloquei mola no pedal e no garfo da caixa mas não tive resultado. Usei o caninho de freio tradicional do fusca.
Alguém pode me ajudar???


Bom Dia.

Precisa colocar uma mola la no garfo.. ela tem que ser dura..

Dá uma olhada na mola que tem nas caixas de fusca no garfo.. assim tem que ser a pressão da mola.

E não está enforcado a embreagem? (o atuador não mantem o rolamento encostado na chapa de embreagem??

Isso não pode..

Porque dai acontece o que mencionou..

Chegou a verificar quando aperta o pedal e tira o pé se o garfo volta a posição original?

Pode ter certeza que está enforcado.

valeu

Elias Petry
11/02/2015, 11:35
Afinal, se colocar o cilindro mestre e o auxiliar, ambos da L200, vai funcionar?
Uso motor de moto.

vinijost
12/02/2015, 09:14
Afinal, se colocar o cilindro mestre e o auxiliar, ambos da L200, vai funcionar?
Uso motor de moto.


Vai funcionar sim..

No mercado livre tem o conjunto do mestre e escravo por uns 120.. 130 reais. e os caninhos pode usar os do fusca.. passat.. gol.. tanto faz

romario dg
03/04/2015, 21:50
ja vi uma aqui na regiao com um cilindro mestre de freio do fusca no pedal e la na caixa usava outro de freio de fusca ao contrario com as saidas de reservatorio e outras tapadas..apesar do conjunto da l200 ser menos gambiarra

vinijost
07/04/2015, 21:50
ja vi uma aqui na regiao com um cilindro mestre de freio do fusca no pedal e la na caixa usava outro de freio de fusca ao contrario com as saidas de reservatorio e outras tapadas..apesar do conjunto da l200 ser menos gambiarra


ja fiz com o cilindro de freio do fusca no pedal e na caixa.. na caixa tampa o furo da entrada do liquido e as outras tambem.. deixando só uma para entrar liquido.. fica 1:1 e funciona perfeitamente..

Valeu!!

romario dg
07/04/2015, 21:57
é isso mesmo que vi,,,foi numa gaiola e o cara(meu antigo vizinho) disse que a embreagem sempre funcionou 100%

vinijost
07/04/2015, 22:15
é isso mesmo que vi,,,foi numa gaiola e o cara(meu antigo vizinho) disse que a embreagem sempre funcionou 100%


sim.. a ideia é a mesma.. e o custo e beneficio é bem melhor..

lucio mauro ferreira
11/06/2016, 17:53
gostaria desaber qual a medida do terminal rotular que tenho de usar na suspensao de uma gaiola 4x4 v8 que estou fazendo com uma cherokee gaiola igual aquelas americanas alguem pode me informar a medida do terminal que e mais indicado?

Flávio Cadore
11/06/2016, 21:16
Acho que vc deveria usar parafuso de no mínimo 14 mm, se vc tiver que usar aqueles tuchos laterais vai ter que usar um terminal rotular com um furo maior do que isso.