Ver Versão Completa : Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!
Pessoal, possuo um T4 2002 c/ 80.000Km Cinza. e estou c/ problema na cambagem dele.
Encontrei tópicos parecidos, + nada a fundo...:neutral:
Seguência dos fatos (resumido):
Dia 09/06 voltando de uma festa de roça da comunidade do Muquem do município de Carvalhos-MG, pela estrada de terra como outra qualquer. Ia eu e minha namorada conversando, ao sair de uma curva e entrar em uma reta, joguei para esq. para ultrapassar e bummm :shock:.
Havia uma "valeta", "canaleta" na lateral da estrada, onde a água das "enchorradas", chuvas atravessam por baixo da estrada por manilhas de concreto...
Só sei q caí/entrei nessa valeta a uns 40,50km/h e ñ vi + nada, o Troller parou a uns 20m depois com o lado esq. em cima do barranco depois de outra valeta menor. Quase virou :???:
Saindo do carro, verifiquei que o pneu diant. dir. destalonou (descolou da roda e vazou) e o eixo da direção hid. quebrou, ficando sem direção. Cabo de chega no guincho.
Comprei outra direção hid. igual de ômega e instalei, tirei a terra de dentro do pneu q destalonou, esvaziei o pneu esq. pra tirar um pouco de terra q ficou entre a roda e a borda do pneu e remontei os dois.
Achei q meus problemas estavam acabados:euforico:, Porem :discordo: estavam :parede:.
As rodas dianteiras ficaram com cambagem negativa, ou seja a parte q toca o solo aberta, assim:
/ \
Notei q os pivôs inferiores dois 2 lados estavam frouxos. Apertei e nada :putz:
Ao desmontar tudo e colocar a diant. no cavalete:
Os 2 pivôs inf. estavam empenados.
As duas mangas de eixo estavam levemente empenadas ñ vizível a olho, somente colocando em uma superfície plana, com um esquadro ao lado, tirando a medida com um paquímetro da borda da ponta que fica para cima até o esquadro, girando 180º e repetindo a medida. Foto em anexo:!:
Troquei os 4 pivôs (os sup. ñ estavam enpenados, + a mão d obra que tive pra desmontar tudo ñ é pouca aproveitei pra trocar tbm e ñ ficar com a pulga atrás da orelha) que são os mesmo de F-1000 entre outros.
Girei as mangas de eixo em 180º, refiz as 4 furações de cada das 8 do total pois as 2 furações inferiores ñ são simétricas as duas superiores, e remontei. Jogando o pequeno empeno das mangas de eixo ao contrário, ja querendo compensar um pequeno próvavel empeno nas orelhas de baixo onde vai os pivôs inf. do popularmente chamado "cara de bói", "cara de cavalo", munhão, onde são instalados os pivôs inf., pivôs sup., terminais das barras de direção, amortecedor de dir., mangas de eixo...
Ao passar o carro na máquina ainda apresentou uma cambagem neg. de 2º e pouco de cada lado :-(.
O próximo passo seria desmontar tudo novamente, para dar um calor na parte inferior da "cara de cavalo" e fazer uma forcinha na prença ou c/ macaco hid. pra girar a orelha pra dentro, jogando a ponta do pivô inf. pra dentro e puxando as rodas para dentro.
A suspeita do empeno nessa peça é grande pois as pontas dos pivôs inf. dos 2 lados ficam mto próximas dos discos de freio. Se for girar as porcas castelo que fixam os pivôs depois de tudo montado, as quinas do sextavado da porca pegam no disco :neutral:
Segue foto anexo ilustrando as peças depois de tudo montado:!:
Para fazer o desempeno dessa peça c/ + precisão, seria necerrário a medida da parte inf. até a sup., para comparar com a minha e fazer o serviço com precisão. Porem para tirar essa medida talvez seja necessário que a peça esteja fora do carro.
Como acredito que ninguem q esteje c/ a cambagem do Troller dentro dos limites do manual q é de +0,3º a -0,3º vai querer desmontar pra tirar a medida pra mim :chorandoderir:.
Peço p/ quem poder, tirar uma foto como a postada por mim pra mim comparar o ângulo dessa orelha inf. da peça e a distância/ângulo q fica o pivô inf. em relação ao disco de freio!
Desde ja Agradecido e Abraço a todos!
Ah, esqueci de comentar.
Ao trocar os pivôs inferiores, notei q um deles tinha uma fenda na ponta feita a mão, por provavelmente um arco de serra manual. E talvez esse pivô ja estivesse empenado um uma prença propositalmente.
Pois ao se girar o pivô empenado pela fenda ou c/ porca+contra-porca muda o ângulo de cambagem, sendo possível "ajustar" a cambagem do Troller.
Que originalmente até onde eu vi, Ñ TEM AJUSTE DE CAMBAGEM ESSA M...., Após apertar a porca travaria a haste do pivô na "cara de cavalo" e faria uma marcação na ponta para certificar que ele ñ girou em relação a "cara de cavalo" e mudou a cambagem...
Porem ñ seria técnicamente correto hehehe...
Thunder_ot
22/06/2011, 19:46
Tô de olho.... vou dar uma medida no meu este feriado e posto aqui... O meu também deu uma diferença no angulo do pino mestre, semelhante ao seu problema.
abs
Opa, é isso ai, depois vendo na foto acho q da pra medir mesmo com a peça instalada, de preferência c/ um paquímetro se for possível, + com uma trena tbm serve, e dizendo se foi medido na parte interna ou externa no caso de 1 medida, no caso das 2 ñ precisa hehehe.:pipoca:
No seu tópico, reparei que um dos lados deu mais de 1º de cambagem no seu Troller, o q tbm esta fora. O máximo é 0,3º pelo q entendi no manual.:neutral:
Então o interessante é medir os dois lados pra ver se vai da diferença do lado c/ cambagem fora pro lado OK. Como no seu caso é pouco + de 1º ñ deve dar diferença, talvez seja só o pivô!
E esse tal pino mestre, eu ñ sei qual é ñ. Dentre as peças q desmontei/montei tinha:
Pivo inferior, Pivô superior, "cara de cavalo", Manga de eixo, Homocinética, pinças c/ pastilhas, disco com cubo, rolamentos e retentores, e rola livre claro (e q coisa c/ funcionamento simples né!!!).
Fiquei c/ tanta prática q acredito desmontar tudo dos 2 lados em menos de 1hr!!! :twisted:
Sempre separando as peças/ parafusos em recipientes separados p/ os 2 lados, cavaletes e usando os pneus como banquinho hehehe.
Fotos tbm seriam mto bem vindas! Vamo lá pessoal. Ajudem um amigo Trolleriro hehehe...
Orione,
A opção de "serrar" o pivô pode ser uma saída... mas será que ele vai fixar adequadamente no alojamento?
Cuidado com o alinhamento interno do semi-eixo. A carcaça do eixo dianteiro de minha Camper estava empenada. Uma roda livre usada com folga, entrava tranquila. Quando resolvi instalar uma roda livre nova, tive problemas. O semi-eixo não alinhava de jeito nenhum, forçava a manga de eixo.
Enfim, se o Troller fosse meu, eu desmontaria tudo.
Começaria resolvendo o empeno da carcaça no torno mecânico.
Se a manga de eixo está empenada, compraria outra. E deixaria tudo 100%.
No final das contas, o custo vai ficar parecido. E geometria do eixo dianteiro compromete seriamente a direção.
Segurança.
Abraço,
Opa Loras,
A opção de "serrar" um pedaço do pivô seria pra ele ñ ficar c/ a ponta próxima ao disco? Esse até q ñ é o problema, pois só a porca ao girar q pega sua quina do sextavado no disco, + ainda gira.
A fenda q comentei q tinha em um dos q estava instalado, era na ponta para vc poder girar ele, como ele ja devia estar empenado, "ajustava" a cambagem naquela roda ao gira-lo. + Ñ tinha pedaço serrado...
A carcaça ñ esta empenada, os 2 semi-eixos ficam no centro na ponta do eixo sem forçar o rentetor! Assim como na ponta da manga de eixo!
O empeno na manga de eixo é mto pequeno, tive q fazer aquelas medições c/ esquadro e paquímetro p/ conseguir ver. A diferença entre as medidas da borda da manga ao esquadro dos 180º é menos de 2mm...
Eu só queria ter certeza q quem esta causando o problema de 2º de cambagem neg. dos 2 lados são as "cara d cavalo". Antes de desmontar tudo de novo para coloca-las na prensa...
Afinal de contas, qual o nome técnico dessa peça? Munhão? Ou munhão é onde ela é fixada?
Abraço.
O pessoar, vamo ajudar, vamo postar umas fotos como as q postei a cima, mostrando o pivo inf. em relação ao disco. Ou as medidas, virando a direção toda acredito dar pra medir bem!
Pra mim resorve o pobrema dos 2 grar.
Abs.
SOCORRO, ninguem??? Cadê os Trolleiros desse tópico? Vamo deixa de preguiça e vamo ajudar!!!!!!!!!!
Você quer saber se a "cara de cavalo" está empenada, é isso?
Basta comparar um lado com o outro. Como está no outro lado?
Tem certeza que a carcaça não está empenada?
Ou você pode fazer a seguinte conta:
Diferença cambagem total = diferença cambagem causada pela manga de eixo + diferença de cambagem causada pela "cara de cavalo".
Ou ainda você pode ir na concessionária e medir num Troller 0km.
Abs.
homerohermida
27/06/2011, 20:02
Acho que onde ele mora não tem concessionária...
Opa Loras e homerohermida,vamos lá:
Os dois lados estão c/ 2º e pouco de cambagem neg., por isso ñ da pra comparar 1 c/ o outro.
A carcaça ñ esta empenada, ñ a ponto de causar esses 2º, pois os semi-eixos ficam no centro do retentor normalmente sem forçar...
As mangas de eixo eu ja montei elas girando 180º.
Não acredito q a ponta do pivo inf. fique c/ a porca pegando no disco ao girar...
Concessionárias:
SP: 380Km
Rio:250Km
Campinas: 380Km
BH: 350Km
Se tivesse uma a uns 150Km eu encarava rsrs, ou conhecesse alguem q tivesse um + perto de mim...
Abs!!!
flavio11o
29/06/2011, 12:15
Peço p/ quem poder, tirar uma foto como a postada por mim pra mim comparar o ângulo dessa orelha inf. da peça e a distância/ângulo q fica o pivô inf. em relação ao disco de freio!
!
Orione,
tirei umas fotos do meu (2002), desculpe a qualidade mas estava dificil segurar a trena e a camera ao mesmo tempo... rsrs
- a medida interna da peça tem 209mm em ambos os lados...
flavio11o
29/06/2011, 12:16
continuando, visão geral:
flavio11o
29/06/2011, 12:17
e a cabeça da porca fica bem proxima do disco, mas nao tento quanto aparece nas suas fotos
... todas as fotos diredas pela frente do veiculo
se quiser as fotos originais maiores me manda seu e-mail por MP...
abraços
Flavio
Flávio, fico MUUUUITO agradecido, essas informações serão de muita importância pra mim. :euforico:
E ñ tem pq se desculpar da qualidade das fotos, ficaram ÓTIMAS, as minhas eu tirei as pressas c/ celular, pois no dia q tirei estava indo embarcar (trab. embarc. 14 mar/14 terra), e descarreguei aki pra postar.
Desembarco dia 5, e antes de fazer qlq coisa irei tirar outras como as 2 últimas q vc postou, q da pra ver mto bem a dist. do disco, mto melhor q as minhas hehehe. Até q ñ vi diferança ñ, nas suas da impressão q se girar a porca a quina so sextavado tbm vai pegar ou chegar mto próximo do disco!
Vou ligar pro meu pai e pedir pra ele medir pra mim, ai posto aki a medida q esta no meu, ñ deu tempo d medir :sad:
Qdo alguem tiver essa dúvida poderá comparar c/ o seu e tbm postar por aki...
Thunder_ot T4 02 (q esta c/ um dos lados c/ 1º e alguma coisa tbm neg.)
chuvinho4x4 T4 02
pedro bonadio T4 04
tbm estão p/ medir/tirar fotos e postar por esses dias:!:
Pergunta importante: Fez balanceamento/cambagem por esses tempos e deu dentro do normal:?:
Vou te enviar meu e-mail por MP:!:
Abraço e assim q possível posto aki as medidas do meu:!:
Nelmont França
29/06/2011, 13:51
Seguem as fotos do meu cujo as porcas também ficam bem próximas ao disco...
flavio11o
29/06/2011, 14:21
Orione,
sim, fiz alinhamento e cambagem e está tudo ok
:idea:
puxa, me lembrei de uma coisa !
quando troquei os terminais de direção foi preciso refazer o alinhamento e a oficina mandou alinhar num lugar meio picareta
eles não conseguiram soltar uma rosca indicada em azul na foto abaixo
e pra conseguir fazer o alinhamento deixaram a cambagem muuuito negativa / \
pra resolver tive que retirar fora esta barra, soltar a rosca na morsa com muito esforço, recolocar e levar pra fazer o alinahmento em outro lugar
daí ficou perfeito
não entendo muito de alinhamento/cambagem, mas pode ser que a regulagem desta barra esteja influenciando também
abraços
Flavio
Thunder_ot
29/06/2011, 22:22
Então minha gente, hoje fui no meca e tinham 4 trollers lá: o meu 2002, 2 2001 fase 2, um 2001 fase 1 com eixos modernos. Medi com a trena pois meu paquímetro só vai até 15cm, a medido fica mais ou menos pois a coifa da homocinetica atrapalha a medida.
Medi nos 4 trollers e a medida deu 203 mm em todos,inclusive no meu.
O parafuso fica bem perto do disco, em alguns mais próximo que em outros. No meu fica ha mais ou menos 4mm.
Amanhã vou no meca denovo pra ver se consigo fotografar a peça fora do carro pois ela vai para o torneiro refurar os furos dos terminais.
Valeu!!!
Nelmonte França, obrigado pelas fotos:!:
Seu T4 ta c/ a cabagem ok:?:
Flávio, vou verificar isso tbm, + acredito ñ ter mto a ver.
A cambegem só é afetada se o alinhamento estiver mto fora. Por ex. qdo vc vira a direção toda p/ o lado note q uma das rodas (ñ lembro se é a q estará do lado q vc virou ou a outra) estará bem deitada, visível a olho nú, isso acontece em vários carros...
Thunder_ot, só uma coisinha, a medida é na peça móvel q vira junto c/ a roda como eu e o Flávio postamos na pág. anterior, + tbm serve p/ efeito de comparação nessa fixa q é soldada no eixo.
A medida ideal seria c/ a peça fora, e como vc vai retirar, dá pra medir perfeitamente c/ uma trena no centro da peça sem interferência da coifa da homocinética!
Se for demontar os dois lados, meça as duas pra ver se vai da diferença, pois o seu ta com 1º de um lado, porem como no seu é menos q o meu, talvez seja somente o pivô inf. um pouco empenado e/ou a manga de eixo!
Segue a foto novamente!
Abs Alinhados pra todos:!:
Thunder_ot
30/06/2011, 20:50
Beleza, desta vez medi no lugar certo com a trena. O torneiro só vai trabalhar o munhão semana que vem, então, só desmontarei segunda feira. No meu 2002 a medida foi 204mm dos dois lados e nos outros troller (2x2002, 2x2001) a medida variou de 204 a 203mm(provavelmente variação na posição da trena).
Vou dar uma revisada na minha manga de eixo e pivos. Quando adaptar os terminais e adaptar novas barras vou levar para rodar novo diagnostico no alinhamento e daí vamos ver mesmo.
Valeu
ps: Orione, acredito que com os pneus maiores, os ângulos dificilmente chegarão ás medidas originais, o ideal é achar um alinhamento seguro e que não gaste os pneus de maneira irregular.
Beleza, hoje 6ª vo tentar falar c/ meu pai (tel. aki no mar ñ é lá aquela brastemp) pra ele tirar a medida montado assim como vc´s.
Mais a medida perfeita depois de desmontado só depois do dia 8..., ai tiro foto c/ medida no lugar, e foto c/ medida fora!
Bem q eu podia entender + de alinhamento/cambagem... será q só mudando pneu de 31" (orig.) p/ 32" ja da diferença? Pra mim só muda a altura em relação ao solo, velocímetro/odômetro, "relação do diferêncial".... E lógico, fica + bonito hehehe.
Da próxima vez q for alinhar vou perguntar pro cara q faz, q faz isso a anos. Porem é em Caxambú e ele ñ esta acostumado c/ pneus maiores...
Ah, qdo desmontar, aproveita pra medir denovo, pq vai ser a medida perfeita, sem interferência de nada.
Abs.
Thunder_ot
01/07/2011, 11:47
Orione.... bem vindo ao mundo do: "esse pneu é muito grande! Não cabe na maquina de balancear e se couber vai quebrar!" Imagine a via crucies que eu tenho que fazer toda vez que preciso alinhar os pneus...
Hahahaha, a experoência q tive, foi tentar balancear em 2 lugares, e falaram, TA PEGANDO MTO CHUMBO, umas 200g, ai fizeram só a metade e desistiram.
Mais ñ percebo vibração, msm a mais d 120Km/h..
Abração e valeu pelo aviso hehehe.
Ah, os próximos deveram ser 33", e o meu limite, pra ñ mecher em dif., parachoques e etc...
Imagina eu numa cidade de 2000 habitantes. :(
Thunder_ot
01/07/2011, 18:49
Realmente é muito chumbo Orione, balanceei minhas rodas 17 e pneus 37 com uma quantidade normal de chumbo. Dê uma olhada se as suas rodas não estão empenadas.
Valeu.
Opa, pra efeito de comparação, enquanto ñ chego em casa meu pai mediu, porem a medida EXTERNA c/ a direção virada p/ facilitar, usou um compaço/riscador c/ trava e mediu a abertura c/ a trena depois. Deu 255mm dos dois lados.
Assim q possível irei tirar a medida interna e postar aki.
Valeu.
Thunder_ot
06/07/2011, 18:42
Orione, medi as peças desmontadas e na extremidade deu 250mm na extremidade.
valeu.
Opa, ta aí c/ 99% certeza o motivo da diferença de 5mm na minha medida c/ a do Thunder.
A medida feita pelo meu pai e confirmada por mim no meu 255~256mm e em outros 2 2011 deu 255mm dos dois lados, pelo motivo da medida ter sido feita na parte "retificada" onde vai a porca do pivô inf. um pouco + a baixo e pra dentro da peça, ñ sendo possível c/ 1 trena. Fotos em anexo.:pipoca:
Conclusão: A peça esta ok pelo menos na abertura:twisted:. Até por q se alguem esperimentar passar 1 lima na peça vai ver q o metal dela é bem duro (ui :angel:). Uma trinca/quebra seria + fácil q 1 empeno considerável:!:
Por acaso levantei o lado dir. e percebi q havia 1 folga grande no rolamento, provavelmente ao apertar as porcas do cubo o rolamento ñ estava bem acomodado no alojamento, ñ apertei direito ou sei lá o q:-?. Desmontei, apertei, conferi o outro lado e estava ok:!:
Levando em 1 máquina d alinham./camb. em Caxambú das converncionais c/ vala, laser e placa a frente do carro...
As medidas d cambagem melhoraram. Aprox. -1,25º na esq. e -1,75º na dir.
Ñ da pra ter precisão pois a escala da placa é d 0,5º em 0,5º.
Ah, as medidas int./ext. c/ trena c/ a peça montada, realmente a coifa atrapalha mto, ñ sendo possível ter 1 precisão consideravel. Somente c/ 1 instrumento hi-teck como o meu pai fabricou hehehe ou outro específico p/ este tipo de medida.
De qlq forma fico mto agraceido p/ os q postaram!!!!!!!!!!
haundrich
02/08/2011, 18:10
Orione
Como remover o pivô inferior? ele sai de cima para baixo? batendo ou na prensa?
Puts haundrich, desculpe a demora, estive ausente do fórum...
O pivô inf. sai para baixo! Tem q limpar e retirar o anel trava por cima primeiro, nesse caso c/ alicate p/ abrir anel.
Retirei o meu batendo, prensa fica difícil pois retirar o eixo para levar na prensa seria inviavel hehehe
Espero ter ajudado. Abs.
haundrich
18/08/2011, 07:40
Valeu Orione
Estava tão difícil de remover esse pivô, que achei que estávamos retirar no sentido errado.
haundrich
02/01/2013, 18:22
Galera
Se caso houver empenamento ali no "C" onde vai o pino mestre (não sei o nome correto desta peça) dos troller, tem ajuste?
Bucha cônica ali resolve?
ou tem que trocar a peça inteira?
Orione
Tenho um T4 2004. A bomba da DH do Omega serviu direitinho. Não teve que adpatar nada? A minha está roncando e provavelmente é pal nela.
haundrich
02/01/2013, 22:29
Ops, quero dizer Bucha Excêntrica
alguem tem alguma informação?
Galera
Se caso houver empenamento ali no "C" onde vai o pino mestre (não sei o nome correto desta peça) dos troller, tem ajuste?
Bucha cônica ali resolve?
ou tem que trocar a peça inteira?
Pedro Rocha
03/01/2013, 11:49
Orione,
desculpa a pergunta ,mas essas medidas -1,25º e 1,75º não estão fora de padrão? vi uma vez na máquina de alinhamento dessas computadorizadas, que a especificação para cambagem do troller era de -0,30º a +0,30º....
e que alguns casos é possível fazer essa correção nos tubos do diferencial.
o seu carro tá com a suspensão original, ou foi levantado?
Leandro-SC
06/01/2013, 11:20
Orione
Sei que o topico é meio antigo, mas resolveu o problema por completo da cambagem? Pois o meu esta 1,5 ~ 2,0 graus fora a roda dianteira esquerda ou seja ela esta assim /, parece que so eu percebo, que olha nem se liga, sei que em caminhoes o correto é levemente assim \ /, entao fui atraz aqui na minha regiao e tem um local que alinha sem desmontar a um custo de 450~500 reais.
é viavel? quanto vc gastou? se vou mexer seria interessante deixar assim \ /? e se eu deixar do jeito que ta vai dar problema?
Grato
Leandro
Murillus
06/01/2013, 16:46
É o ângulo de inclinação do eixo dianteiro, cada veiculo possui um valor angular para determinar o funcionamento perfeito da suspensão transmitindo ao motorista estabilidade em curvas e uma direção mais firme...
388431
Um ângulo de cambagem muito negativo ocasiona desgaste irregular na parte interna dos pneus e caso tenha um ângulo muito positivo a situação de consumo dos pneus é inversa...
388432
Um veiculo rodando fora das especificações de alinhamento e cambagem gera um maior consumo de combustível e fadigas acentuadas na caixa de direção, rolamentos, bandejas e principalmente desgaste irregular nos pneus acima descritos
388433
Os pneus devem estar o mais perto possível do ângulo reto (que seria o ângulo ideal).
haundrich
07/01/2013, 08:06
Leandro-SC
Não sou entendido disso, tenho essas informações:
Tem lugar que diz que alinha sem desmontar, mas eles esquentam o eixo com maçarico, para trazer o grau correto. E normalmente não deixam você ver o trabalho deles.
Fui informado que quando esquenta dessa maneira, eixo amolece, e aumenta a chances de empenar mais facilmente e voltar ao defeito.
Tem lugar que diz que alinha sem desmontar, usam um macaco hidraúlico de trocentas toneladas, e não verificam se o semi-eixo dianteiro ficou centrado. Daí começa comer bucha, forçar homocinética e o semi-eixo. Então, se eu for fazer esse alinhamento a frio, vou pedir para desmontar para companhar o semi-eixo. E antes disso, lendo o tópico inteiro, tem que desmontar a manga de eixo e conferir essa peça, antes de partir para o conserto mais pesado.
Penso que o ideal é colocar um tubinho de aço, bem alinhadinho, no lugar do semi-eixo, encaixado nas espigas do diferencial, para acompanhar o progresso, uma vez que a homocinética pode se mexer e levar a erro. Eu penso que não dá alinhar veículos com tração dianteira e eixo rígido sem desmontar.
O meu está todo desmontado e está no tornearia, para conferir todo o alinhamento, antes de iniciar o processo, para saber certinho onde está o empenamento. Que é bem provável que seja lá no C onde fica o pino mestre.
Alinhar sem desmontar, só se for eixo sem tração, como é feito no dianteiro de caminhões. E ainda assim, eles desmontam e conferem a manga do eixo, antes de iniciar o processo. Penso que é mais honesto assim.
Orione
Sei que o topico é meio antigo, mas resolveu o problema por completo da cambagem? Pois o meu esta 1,5 ~ 2,0 graus fora a roda dianteira esquerda ou seja ela esta assim /, parece que so eu percebo, que olha nem se liga, sei que em caminhoes o correto é levemente assim \ /, entao fui atraz aqui na minha regiao e tem um local que alinha sem desmontar a um custo de 450~500 reais.
é viavel? quanto vc gastou? se vou mexer seria interessante deixar assim \ /? e se eu deixar do jeito que ta vai dar problema?
Grato
Leandro
Pessoal,
Mais um avanço no resultado da cambagem!
Troquei as Duas Articulações de direção (munhão, cara d cavalo).
As minhas ñ estavam apresentando diferença na abertura lá naquela medida d 255mm, porem o furo cônico de ambas onde vai o pivô inf. sim! Agora ñ me lembro das medidas dos furos... O q também ajudava a causar a medida neg. da cambagem. Alem de uma certa descentralização do semi-eixo no retentor amassando o retentor com o trab. da direção.
Troquei uma por vez, 1ª direito, depois esq., comprei cada uma em um lugar diferente.
A 1ª:
R$620,00
Frete não lembro pois paguei na retirada...
vendas@rota4x4.com.br
A 2ª:
R$551,25
Frete R$ 75,00
Total R$626,25
pecastroller@eurocar.com.br
Depois disso fiz o alinhamento, pois tambem troquei aquele retentor q é direto na barra, colocando uma barra onde agora pode ser trocado somente o terminal..
Porem eu ñ me lembro como ficou a cambagem :confused:, + melhorou!
Leandro-SC
Fazer esse desempeno é errado! Pois a carcaça irá fazer o efeito mola, p/ desempenar terá q ir alem do alinhamento p/ qdo voltar ficar na posição alinhada, e isso irá fazer c/ q os semi-eixos amassem os retentores, e depois vai ter q desmontar d qlq jeito p/ trocar.
Primeiro vc tem q identificar quais são os problemas. Vou listar os q sei:
-Pivôs inferiores empenados
-Mangas de eixo empenadas
-Rolamentos sem ajuste (se levantar a roda do chão e c/ 1 mão em cima outra em baixo balançar vc certifica se tem folga)
-Articulações de direção c/ o furo cônico inferior (onde encaixa o pivô inf.) fora dos padrões
-Carcaça do eixo empenada
Uma forma prática de identificar se a carcaça está empenada é c/ o semi-eixo conectado na "bolota", movimentar a ponta dele em movimento de circulo e observar se ele apresenta resistência em ir p/ algum sentido (geralmente p/ tráz e p/ cima, posição 7~9hs).
[]´s
haundrich
10/03/2013, 21:41
Pior. Há oficinas que tentam desempenar a frio eixos dianteiros com tração com uso de macacos hidráulicos . Isso não se faz.
Isso só funciona com eixos sem tração . E ainda pode ocorrer esmagamento de rolamentos.
Como pode ser possível o furo cônico do pivô inferior ficar fora dos padrões?
Boa tarde tchurma! Vcs sabem me informar de que carro são os pivôs inferior e superior, lado esq. e dir. do TDI 01/01.
Os terminais de direção direito e esquerdo também. Vou ter que troca-los pois o pessoal da Eskelsen- Lorena-SP condenou todos eles.
Se vcs tiverem o fabricante e o numero dos pivôs para me informar eu ficaria muito agradecido.
Orione, sou de Itanhandu, vc sabe de alguma oficina pra Troller em nossa região.
Valeu
haundrich
12/03/2013, 21:01
Os pivô são de F-1000
Terminal de direção, eu fiz uma barra nova com HS, acho que usei de MB 608, esquerda e direita. Apenas tive que abrir um pouquinho os cônicos.
Boa tarde tchurma! Vcs sabem me informar de que carro são os pivôs inferior e superior, lado esq. e dir. do TDI 01/01.
Os terminais de direção direito e esquerdo também. Vou ter que troca-los pois o pessoal da Eskelsen- Lorena-SP condenou todos eles.
Se vcs tiverem o fabricante e o numero dos pivôs para me informar eu ficaria muito agradecido.
Orione, sou de Itanhandu, vc sabe de alguma oficina pra Troller em nossa região.
Valeu
Obrigado Haundrich. O pivô da F 1000, qualquer ano?? Desculpe a "Inguinorança", o que seria (uma barra nova com HS)?
Valeu.
jaime_sandim
15/03/2013, 10:02
acho que posso ajudar amigo.
os pivôs são da f1000 4x2 pós 1992.
e o HS que ele fez acredito que é ''high steer''
muito usado em willys preparados em geral.
400670
consiste numa peca com 2 furos na parte do munhão(lado direito).
uma manda a barra pra outra roda e outra pro pitman.
abs
haundrich
15/03/2013, 14:55
Na loja que comprei, vi o ano 1995, pivô 4x2 da F-1000.
Pelo mercado livre encontro especificação 92 a 98
HS é High Steer. Em vez da barra que vem do pitman ir até o pivôzinho no meio da barra de link entre as duas rodas dianteiras, como é original do troller, modifiquei e reforcei o munhão para que a barra que vem do pitman vá direto ao munhão direito. O link entre as duas rodas fica livre.
Fiz isso para liberar mais curso de suspensão, um dos enforcamentos acontece ali. De bônus, acabou aquela passarinhada nas curvas quando há ondulação na pista.
Existe kit pronto para comprar, acho que tinha na rota4x4, gama4x4, ...
lembro que minha viatura é engesa diesel mwm com eixo troller.
Obrigado Haundrich. O pivô da F 1000, qualquer ano?? Desculpe a "Inguinorança", o que seria (uma barra nova com HS)?
Valeu.
Martin427
08/09/2014, 00:23
Caros,Fiz uma inspeção visual no jipe hoje e notei que a porca do pivo dianteiro está bem próxima do disco. Mal passa uma folha de papel dobrada. Tenho a impressão que o disco todo está mais perto da "cara de cavalo" também. Nada está pegando no disco ainda.Os rolamentos tem 52.000 km e nunca foram trocados, mas estão sem folgas (sempre mantive ajustado) e sem nenhum ruído. Cambagem está ok, o pivo está Ok.O que me parece: rolamento gasto. Afinal, quando vc aperta pra tirar folga, o conjunto todo entra um poquinho para dentro, certo?
Martin427
10/09/2014, 12:49
Caros,Fiz uma inspeção visual no jipe hoje e notei que a porca do pivo dianteiro está bem próxima do disco. Mal passa uma folha de papel dobrada. Tenho a impressão que o disco todo está mais perto da "cara de cavalo" também. Nada está pegando no disco ainda.Os rolamentos tem 52.000 km e nunca foram trocados, mas estão sem folgas (sempre mantive ajustado) e sem nenhum ruído. Cambagem está ok, o pivo está Ok.O que me parece: rolamento gasto. Afinal, quando vc aperta pra tirar folga, o conjunto todo entra um poquinho para dentro, certo?
Ninguém? Nenuma idéia?
Valeu
Opa, em Cruzília tem a oficina Pai e Filho que meche nos Troller´s, Jipes, Gaiolas do pessoal da região...
fernandolv
04/10/2016, 11:20
Boa tarde Pessoal !! enfrento problemas com a cambagem do troller também, alguém conseguiu uma solução ? troquei os pivôs e não revolveu, um colega trocou o cara de cavalo e disse que melhorou , mais resolveu ?
Em uma inspeção aparentemente não encontrei nada torto.