PDA

Ver Versão Completa : Mudança amortecedor de direção.

Rhuan
22/06/2011, 11:09
Meus caros, bom dia!

Desde que comprei minha Land (uma 110 hcpu 98), sempre tive problemas com "schimmy", aquela vibração no volante quando a certa velocidade ou irregularidades na pista. Acontece que a um mês atrás fiz uma revisão grande na Land e o meu mecânico modificou a posição do amortecedor de direção, tirando do suporte original do chassi, o que o deixava na diagonal, passando a um suporte (fabricado por ele mesmo), na posição ortogonal ao chassi. Foram em torno de 15-20 cm de deslocamento pra tras. Isso, impressionantemente, eliminou o "schimmy" do meu carro. Ficou perfeito. Me deu muita segurança em minhas viagens!!!

Pergunto a vcs: Posso vir a ter problemas com isso? Pode afetar o sistema de direção/outros componentes? Pode prejudicar no alinhamento?É uma prática usual? Nem toda land tem problemas com "schimmy'?

Fico por aqui e agradeço desde já!!

Grande abraço

rhuan

Cezar Moraes
23/06/2011, 10:08
Rhuan,a minha 90/2001 sempre teve problema de schimmy gerado unicamente pelo desgaste dos pneus,uma pequena folga no rolamento inferios do munhão alterava o camber desgastando o pneu da esquerda pelo lado de fora.Corrigido o problema e com a troca dos pneus o schimmy acabou completamente.É claro que quando passo em irregularidades com velocidade em torno de 90 a 100 kph da um pouco e logo passa.

Rhuan
23/06/2011, 12:06
Pensando bem, voltarei para posição original!!!

valeu...

Marco Aurélio R Guimarães
23/06/2011, 12:56
Pensando bem, voltarei para posição original!!!

valeu...

Parabéns pela decisão! É a mais prudente mesmo. Afinal, o desenvolvimento do projeto não colocou o amortecedor naquela posição aleatoriamente. Uma, ou várias razões para ele estar lá, fixado daquela forma e naquela posição deve existir, correto?
Sem desmerecer seu mecânico, que pode ter a maior das boas intenções, isso chama-se gambiarra...
Abração!

ka2
23/06/2011, 13:10
Eu troquei o original pelo OME. Ficou muito bom.

scadufax
23/06/2011, 21:28
Rhuan,
shimmy pode ser várias coisas ... veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/9960-vibracao-na-direcao-8.html
o Portela lista alguns motivos ... o meu resolveu quando troquei a caixa de direção (pista do rolamento do sem fim estava com problema e não consegui ninguém para fazer o serviço) ... é claro que o reposicionamento me ajudou várias vezes.

Eder Bonesi
23/06/2011, 22:34
Parabéns pela decisão! É a mais prudente mesmo. Afinal, o desenvolvimento do projeto não colocou o amortecedor naquela posição aleatoriamente. Uma, ou várias razões para ele estar lá, fixado daquela forma e naquela posição deve existir, correto?
Sem desmerecer seu mecânico, que pode ter a maior das boas intenções, isso chama-se gambiarra...
Abração!

Marco, embora na minha 110 não havia o problema citado, mas percebí uma sutil melhora na direção, quando passando em desníveis / buracos em rodovias (muito comum), depois de instalar o BILSTEIN que você "sorteou" em Urubici (foi para o David, mas eu o arrematei). Mesmo com bastante carga, nas idas a Morrretes e com o volante menor, pois desde a Preta uso MOMO, nada falseia...ficou muito bom. Abração e até breve.

alansouza
25/06/2011, 23:26
Eder me tira uma duvida, vc falou que usa momo, que cubo de volante vc usa?

Eder Bonesi
26/06/2011, 11:50
Olá Caro Alan, eu uso um cubo da prórpia MOMO, mas há um número de estrias correto a ser observado na compra. Há de se usar uma arruela de encosto / fixação maior que a original, para um aperto correto do cubo / eixo.
Fica mais confortável andar de MOMO, pois o diâmetro externo é igual ao interno do volante original, dando uma folga para as pernas.
Alem do deslocamento angular ser menor (o angulo para a manobra é sempre igual, por exemplo girar a 45º, mas o deslocamento é menor).
Há de se prestar atenção em manobras bruscas, em alta velocidade, pois tuca mais arisco.
Até para subir e descer da Land fica melhor. Abração.

CJB
14/07/2011, 19:59
Rhuan,

Será que voce poderia conseguir com o seu mecânico um desenho ou um contato para fornecimento desta peça que foi utilizada para modificar a posição do amortecedor de direção? Eu possuo uma 110 ano 2004, comprada zero e hoje com 145000 km. Com 18000 km ela começou a apresentar esta vibração quando a cerca de 100km/h passava por trechos de asfalto com ondulações mais fortes. Na concessionária Land Rio me propuseram esta solução de reposicionamento que adotei. Na época até assinei um termo de responsabilidade por estar fazendo uma modificacao à especificação original do carro. Até fiquei preocupado com a assinatura do documento mas com a modificação o problema foi completamente eliminado. Quando o carro estava com cerca de 65000 km troquei os amortecedores todos, inclusive o da direção pelo modelo heavy duty da Bilstein e coloquei molas também heavy duty. Nesta ocasião o mecânico de uma oficina 4x4 sugeriu o retorno à posição original do amortecedor de direcao pois o novo amortecedor seria muito mais efetivo que o anterior por ser a gás. Na primeira viagem da Dutra o problema reapareceu. Imediatamente, eu mesmo retornei à posição com o uso da gambiarra e a vibração foi eliminada. Meu carro agora está com 145000 km e ao levar o carro para o mecanico para troca de pastilhas e alinhamento de direção recebi de volta sem a peça que desloca o amortecedor de direção. Infelizmente somente descobri o problema mais de 1 mes apos a revisao do carro em um trecho da na Dutra que está com asfalto com pior qualidade. Nota que é a velocidade associada aos buracos que causam o problema e não somente a velocidade. Para me certificar que todo o conjunto mecanico estava ok levei o carro na Land Rio para que eles regulassem os munhoes e verifcassem se haveria algum outro problema. Eles me informaram que estava tudo correto e que não haviam folgas, inclusive não me cobraram nada. Perguntei sobre a peça que desloca o amortecedor de direcao e eles informaram que não têm mais o contato da calderaria que a fabricava aqui no Rio. (Eles até me informaram que a solucao deste problema tinho sido descoberta originalmente em uma oficina de Minas). Sei que existem relatos no forum informando que o procedimento mais correto é o de verificar todo o sistema mecanico do carro e não pretendo discutir ou discordar desta posição, mas como meu problema foi resolvido pela mudança da posição do amortecedor de direção e como já tenho o carro há 7 anos sem ter tido nenhum outro problema, estou procurando repor novamente esta peça. Esse problema de vibração é grave demais. Imagine uma ultrapassagem de um caminhão em que você logo após a ultrapassagem é obrigado a frear na frente do caminhão pois o volante começa a tremer de forma violenta.
Estou tentando aqui no forum ver se encontro o desenho, especificação ou fornecedor, se alguém puder responder eu agradeço.

Carlos

scadufax
14/07/2011, 22:15
CBJ - Carlos,
como relatei anteriormente, usei quase 2 anos com o amortecedor reposicionado. Para reposicionar: fui em uma serralheria, pedi uma barra de aço de +/- 8 a 10 cm por uns 4cm, fiz 2 furos - um parafusei no chassi e no outro o amortecedor de direção. Hoje uso na posição original. Seguem imagens: posição original, peça e onde foi colocada. Espero ter ajudado. abraços
Carlos Primão

Rhuan
15/07/2011, 11:10
CJB, bom dia!

Realmente o cara que desenvolveu isso aqui foi o Hélio aqui de Minas, hj representante da Beamarch aqui em BH. Segundo ele, todo carro de eixo rígido e molas helicoidais tendem a ter problemas de Schymmi. O Hélio, foi funcionário da Terra Nova durante muitos anos e me disse que na época, a própria fábrica pegou esse desenho da peça. Mas quem fez pra mim foi outra pessoa.

Sempre preso pela originalidade do carro e ja havia tentando de tudo(o que consta na lista do Portela no tópico acima enviado), mas confesso que só obtive uma melhora significativa quando troquei os 4 pneus(hj uso os michelin 7.5/16 XZL). Mas como disse, houve uma melhora, mas ainda sim nessas situações que vc citou de asfalto irregular+velocidade era terrível. Pra ter uma idéia, evitava de deixar terceiros dirigir meu carro, pois, uma pessoa que não estava acostumada com aquilo poderia correr riscos e sempre achavam o carro ruim de dirigir.

Acontece que depois dessa "gambiarra" meu carro virou outro. Zero de vibração e a segurança em dirigí-lo nem se fala. Melhorou 100000%.

Se vc ler o tópico, verá que muitos criticam tal modificação, inclusive os "EXPERTS em LR" nem sequer opinaram.

Como disse, gosto do meu carro original e o mais Old School possível. Mas corrí tanto atras e gastei dinheiro pácas tentando todas as dicas dos tópicos que, vou sim voltar ao original, mas vou curtir um pouco meu carro do jeito que tá. Uma delícia de dirigir. Além disso, em minhas andanças pelas oficinas, vi muitos carros com mesma modificação. Quem sabe na próxima revisão de 10000km tento esse amortecedor OME, sei lá.

O telefone do Hélio é (31)3374 5821 caso queira o desenho da peça. Pode dizer a ele que foi eu quem passou o contato pra vc.

No mais, bola pra frente!

Grande abraço

rhuan

CGAUER
15/07/2011, 11:33
escadufax,

utilizei por algumas semanas este reposicionador, na época instalado pelo Luiz Fraga, e não recomendo. Tentamos inclusive instalar uma segunda versão; sem sucesso. Acredito que ele não utilize mais.

Assim como pode-se ver nas suas fotos, o amortecedor começou a bater na barra de direção deixando sua característica marca em razão do contato.

No meu caso ainda tive como conseqüência do uso do reposicionador, um leve empenamento da barra, o que deixou o shimmy ainda mais forte após remover a "gambiarra". Nem falar do ângulo acentuado de trabalho dos terminais, que termina por destruir as coifas de borracha.

No fim descobri que a culpa de toda minha dor de cabeça era de uma recém instalada bucha da Panhard que estava destruída. Pronto voltou tudo ao normal.

Hoje, mesmo com o sistema do meu 110 perfeito, uso as barras de direção solidas da Bearmach, que deixam a direção uma seda de tranquilidade, graças ao seu maior peso e inércia, atenuando quase que totalmente o efeito de feedback da direção, que como falaram, é característico dos eixos rígidos.

Esquema é deixar tudo 100%.

O balanceamento é onde o bicho pega. As rodas brancas HD costumam ter o furo do cubo fora de centro, o que rende um balanceamento errado quando monta-se as rodas no carro centralizando-a pelos furos dos parafusos.

Depois vem a pré-carga dos munhões, temrinais, buchas e o mais importante, a uniformidade dos pneus. Não adianta estar balanceado, tem que estar perfeito, sem escamas, ondulações ou problemas em razão de forma defeituosa.

É um problema chato de resolver.

Abraços

Clemente

CBJ - Carlos,
como relatei anteriormente, usei quase 2 anos com o amortecedor reposicionado. Para reposicionar: fui em uma serralheria, pedi uma barra de aço de +/- 8 a 10 cm por uns 4cm, fiz 2 furos - um parafusei no chassi e no outro o amortecedor de direção. Hoje uso na posição original. Seguem imagens: posição original, peça e onde foi colocada. Espero ter ajudado. abraços
Carlos Primão

lipe20
15/07/2011, 11:37
mais um pouco dos ensinamentos do Clemente...

PS - Estou usando amortecedor de direção da OME e até agora 110%, fantástico.

bello
15/07/2011, 12:11
Este assunto é um dos mais polêmicos que já vi qdo o assunto é Defender, junto com o famoso "tulipa soldada" rssssss.
Eu comprei meu carro zero, depois de uns 20Kkm apareceu o problema qdo passava por irregularidades no alfalto em curvas. Tentei de tudo como muita gente aqui. Disserams er assim mesmo, eixo rígido com molas helicoidais.
Usei durante um tempo o reposicionador que resoveu em parte o problema, mas também não gostei da solução pelos motivos expostos pelo Clemente e também porque não resolveu o problema totalmente.
Acabei resolvendo isso, colocando um segundo amortecedor de direção. Usei o OME no lugar e posição do original e este como segundo na barra de trás como na Disco 1. Ficou ótimo e mantive a configuração original sem forçar nada.
Abs
Sergio

CGAUER
15/07/2011, 15:25
Esqueci....

Tem um item que gera muito shimmy e raramente aparece como fonte de problema, que é barra de direção traseira (drag link)..

Construída de metal especialmente leve e fino, mais leve até mesmo a original do azeitona (Suzuki Jimny), esta barra tende a empenar com o passar do tempo e dos buracos (o termo certo é flambar), basta manobrar sobre asfalto com o carro parado que ela começa encostar num "U" metálico que justamente a LR instalou debaixo do dif dianteiro para evitar o total empenamento. Em trilhas ela costuma amassar com muita facilidade, ou ao menos parcialmente.

Em resumo; com esta barra minimamente empenada, ela passa a ter um efeito mola, que resulta no temido shimmy.

A barra frontal por sua vez, quando minimamente empenada, gera o seu movimento de acordo com o movimento que ela deve realizar. Em resumo, coloque alguém dentro do carro e mexendo o volante com força, observem a barra frontal. Se fizer um movimento frente-trás, muito provavelmente está empenada. Terminais novos também são vitais para garantir a firmeza desta barra.

Acrescente então todo o resto das variáveis para que o shimmy seja um dos problemas mais pentelhos de ser resolvido. Um sistema 100% em ordem nem de amortecedor precisa... Sério!

Abraços

Clemente

Rhuan
15/07/2011, 18:08
Gostei do "temido Shimmy".....kkkkk

Valeu aí Galera, ressuscitamos o tópico em alto estilo!

Vou correr atra$ desse problema! Ja ta virando questão de honra!!

Abraços

rhuan

scadufax
15/07/2011, 19:29
Oi Clemente,
quando mudei o amortecedor de direção este não bateu na barra (as marcas que estão lá são anteriores à minha aquisição) - não houve contato. Neste período desmontei 2 vezes a caixa de direção atrás de alguém que retificasse o SEM FIM, mas não achei ninguém, então depois dos 2 anos de reposicionamento importei a caixa de direção e o amortecedor voltou para posição original e sem shimmy.
Sobre a bucha da Panhard também tive um shimmy muito forte, foi quando comprei o Polybush e instalei, uns 5 ou 10 mkm a Panhard estava destruída, voltei a antiga e zerou novamente o shimmy.
Abraços
Carlos Primão
Abraços

CGAUER
15/07/2011, 21:51
Primão, legal o input.

Vai aí uma info importante sobre instalação das buchas originais da Panhard, as de borracha. Aprendi com o Bob da Bearmach...

Apenas apertar os parafusos que prendem os núcleos das buchas de borracha, com o carro em posição de uso normal (de preferência com o motorista sentado, por preciosismo). Tem muito mecânico que levanta o carro para trocar a bucha aperta o núcleo nesta posição e quanto coloca o carro na posição de trabalho, acaba torcendo o seu "miolo".

Abraços

Clemente

Oi Clemente,
quando mudei o amortecedor de direção este não bateu na barra (as marcas que estão lá são anteriores à minha aquisição) - não houve contato. Neste período desmontei 2 vezes a caixa de direção atrás de alguém que retificasse o SEM FIM, mas não achei ninguém, então depois dos 2 anos de reposicionamento importei a caixa de direção e o amortecedor voltou para posição original e sem shimmy.
Sobre a bucha da Panhard também tive um shimmy muito forte, foi quando comprei o Polybush e instalei, uns 5 ou 10 mkm a Panhard estava destruída, voltei a antiga e zerou novamente o shimmy.
Abraços
Carlos Primão
Abraços

Alcides Freire
17/07/2011, 08:55
Scadufax

O schimmy da minha Defender era baixo. Entretanto, ontem, ao verificar que a porca do braço pitmann estava com folga, fiz o reaperto. Ao sair, numa velocidade de cerca de 70km, uma vibração forte tomou conta da direção. Não adiantou desacelerar. Tive que frear para interromper o problema. Voltei pra casa devagar, pois o fato ocorreu de novo.
Seguindo sua dica, fui a lista dos possíveis motivos, decidindo inicialmente por rever o alinhamento, pois os pneus são novos e (acredito) que balanceados corretamente.
Pergunto: será que a folga no aperto da porca estava "encobrindo" um problema na caixa ou no amortecedor de direção?

Antecipo o Obrigado pelos comentários! Alcides

scadufax
17/07/2011, 22:14
Alcides,
sou apenas um "palpiteiro", não sei se a folga da porca estava encobrindo, com a palavra os experts. Quanto ao shimmy forte eu só tive em velocidade baixa quando minha roda estava cheia de lama (Jericoacoara x Fortaleza) e quando a a bucha Panhard estava ruim (peça ANR3410 - veja em Britcar (UK) Ltd > Your Search Results (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=anr3410&submit.x=0&submit.y=0&submit=Search)), e por falar nisto neste fim de semana fui verificá-la (com o carro desligado entre embaixo do carro, ache a bucha, peça para alguém virar o volante para esquerda e direita, se ela estiver gasta vai dar para perceber uma folga - vou ter que trocar a minha.
Primão

Alcides Freire
18/07/2011, 08:15
Primão,

Valeu! Inclusive pela dica da bucha. Vou verificar!
Aguardo mais comentários dos Amigos experts.
Abraço, Alcides

CGAUER
18/07/2011, 11:30
Caros, apenas atentem para o fato que depois de 2002 a bucha passa a ser a: RBX101340 (bucha e parafuso com maior diâmetro).

Resumindo:

Até 2002 ANR3410
2002 -> RBX101340

Abraços

Clemente

Alcides,
sou apenas um "palpiteiro", não sei se a folga da porca estava encobrindo, com a palavra os experts. Quanto ao shimmy forte eu só tive em velocidade baixa quando minha roda estava cheia de lama (Jericoacoara x Fortaleza) e quando a a bucha Panhard estava ruim (peça ANR3410 - veja em Britcar (UK) Ltd > Your Search Results (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=anr3410&submit.x=0&submit.y=0&submit=Search)), e por falar nisto neste fim de semana fui verificá-la (com o carro desligado entre embaixo do carro, ache a bucha, peça para alguém virar o volante para esquerda e direita, se ela estiver gasta vai dar para perceber uma folga - vou ter que trocar a minha.
Primão

CJB
18/07/2011, 19:31
Rhuan, Scadufax e Clemente,

Obrigado pelas informacões valiosas. Preciso corrigir uma informação quepassei em meu correio anterior. E parece que meu problema será mais complicadode resolver do que eu achava.

A informação que o pessoal da Land Rio me passou estava incorreta. Neste fimde semana além de ler no forum todos os correios sobre vibração na direção meenfiei em baixo do meu carro e na 110 de um amigo cujo amortecedor não foimodificado da posição original.

Acontece que a posição do meu amortecedor não está na posição da fábrica.Ele está na posição modificada e é idêntico ao do postado no forum em 2007, http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/9960-vibracao-na-direcao-4.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/9960-vibracao-na-direcao-4.html).É uma alteração um pouco diferente da mostrada pelo Scadufax. Como o meu carrosofreu esta modificação em 2004 ou 2005 deve ser a mudança correspondente à daprimeira fase.

Então, a volta do amortecedor à posição orifinal de fábrica não pode ser omotivo da vibração no volante ao passar por buraco pois o amortecedor dedireção está na posição modificada.

Segue tudo que eu fiz para conseguir ter a vibração:

-compra do carro zero e com 18000 km começa a vibrar ao passar por buracos a100 km/hr. Na Land Rio fazem a modificação da posição do amortecedor;

- com 65000 km troco pneus (de 235/85 AT para 265/75 MTR), 5 amortecedores emolas (por heavy duty)e buchas. Passo o amortecedor para a posição original e avibração aparece imediatamente. Volto para a posição modificada e ela some;

- com 145000 km troco retentor e rolamento da roda dianteira direita. Façorodízio de pneus, balanceamento (fica 0/0 apesar de existir algum desgasteirregular) e alinhamento. O carro não apresenta vibração, constatado por viagempara Minas.

- dois meses depois troco discos e pastilhas e faço outro alinhamento poisas rodas ficam desalinhadas com o neutro do volante em torno de 5 graus. Surgeentão a vibração.

Pelo que li no forum, como eu estou com os pneus gastos (80 000km, maspoderia rodar mais 10 000 km) e com desgaste irregular estou

bem propenso a ter este problema de vibração.

Vou ver se levo o carro ao mecânico esta semana para conversar com ele eseguir o itinerário bem descrito pelo Clemente e pelo Portela. O problema vaiser que, para confirmar se a solução foi adequada, somente com uma viagem emque passe por trechos em mau estado, o que pode demorar.

Não entendo de mecânica, mas a sensação que eu tenho é que o sistema estáoperando próximo da condição de ressonância, e que qualquer desgaste (que acabamesmo ocorrendo) é suficiente para gerar a vibração. Então minha perguntaseria, quando é colocado um amortecedor adicional atrás do eixo, ou quando seusa barras mais reforçadas, maior momento de inércia, na verdade não estamosmudando a condição de ressonância do sistema de forma a evitar o fenômeno?

Novamente, obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Carlos

CGAUER
19/07/2011, 16:32
Sim, exatamente isso...

O correto é manter tudo perfeitamente justo e de preferência colocar barras de direção mais fortes e pesadas, baixando assim a faixa de ressonância dos 70 a 100km/h para algo 40km/h onde o problema não existe.

Não entendo como a LR não resolveu isso de fábrica...

Abraços

Clemente

Não entendo de mecânica, mas a sensação que eu tenho é que o sistema estáoperando próximo da condição de ressonância, e que qualquer desgaste (que acabamesmo ocorrendo) é suficiente para gerar a vibração. Então minha perguntaseria, quando é colocado um amortecedor adicional atrás do eixo, ou quando seusa barras mais reforçadas, maior momento de inércia, na verdade não estamosmudando a condição de ressonância do sistema de forma a evitar o fenômeno?

Novamente, obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Carlos

marcun
21/07/2011, 09:52
Caro Rhuan, estou em BH com o meu defender pifado do acopalmento viscoso, e o CGAUER do Fórum me passou a dica de que o da Mercedes Benz Sprinter 310 é compativel. Voce tem alguma dica? Pois estou em transito para o Rio e não posso correr riscos. Grato marcun
21 81238873

CGAUER
21/07/2011, 14:02
Marcun,

enviei um SMS para você. Recebeu?

Pode instalar sem erro. A Sprinter 310 usa o mesmo motor e mesmo viscoso dos Defender 300tdi.

Abraços

Caro Rhuan, estou em BH com o meu defender pifado do acopalmento viscoso, e o CGAUER do Fórum me passou a dica de que o da Mercedes Benz Sprinter 310 é compativel. Voce tem alguma dica? Pois estou em transito para o Rio e não posso correr riscos. Grato marcun
21 81238873

Alcides Freire
01/08/2011, 08:15
Pessoal,

Consegui diminuir o shimmy fazendo o balanceamento das rodas e a substituição das buchas do amortecedor de direção. Entretanto, o problema da forte vibração persiste na passagem em alguns buracos. O pior é ter que frear (procurando no retrovisor). No asfalto liso, tudo tranquilo, pois fui à Petrópolis no final de semana.
Vou continuar na sequência de busca da solução: bucha panhard, braço pitman/pivô, ...
Fico no aguardo de mais alguma sugestão!!

ka2
01/08/2011, 13:00
Estou com o mesmo problema. Cheque as outras buchas do sistema de direção, como panhard e braços.

Abs
Ka2

Pessoal,

Consegui diminuir o shimmy fazendo o balanceamento das rodas e a substituição das buchas do amortecedor de direção. Entretanto, o problema da forte vibração persiste na passagem em alguns buracos. O pior é ter que frear (procurando no retrovisor). No asfalto liso, tudo tranquilo, pois fui à Petrópolis no final de semana.
Vou continuar na sequência de busca da solução: bucha panhard, braço pitman/pivô, ...
Fico no aguardo de mais alguma sugestão!!

Alcides Freire
18/08/2011, 12:31
Clemente,

Mais uma ajuda: o código do braço pitman (+ pivô) é o RTC6398?
Vou encomendar a bucha e o braço.
Alcides
Defender "LEGO" 110 (ano 2000)

307837

Caros, apenas atentem para o fato que depois de 2002 a bucha passa a ser a: RBX101340 (bucha e parafuso com maior diâmetro).

Resumindo:

Até 2002 ANR3410
2002 -> RBX101340

Abraços

Clemente

Leonardi
18/08/2011, 13:45
Quando comprei minha 90 em Florianópolis e fui embora para o oeste do Paraná, nao senti nada de vibração, pois só andei em pista duplicada e os pneus ainda não estavam tão ruins. Mas quando peguei estradas irregulares e os pneus pioraram, ai sim fiquei com medo, vibrava bastante. Troquei o braço pitman, buchas de pivo e os pneus. Hoje esta bem melhor, mas acho que ainda pode melhorar. Uma dúvida que tenho sobre a barra Panhard é sobre sua fixação, mexi ela com uma barra de ferro com o carro no chão e vi que ela trabalha para os lados, ela torce. É assim mesmo ou será que as buchas estão gastas? Outra coisa que percebi, mas acho que deve ser normal do carro, balancei o carro segurando na escadinha, e nossa o bicho começou a dançar, bem mole, parece estranho, será que é alguma folga nessas barras ou é o balanço original do Defender?

rafaelfernandez
18/08/2011, 16:21
Quando comprei minha 90 em Florianópolis e fui embora para o oeste do Paraná, nao senti nada de vibração, pois só andei em pista duplicada e os pneus ainda não estavam tão ruins. Mas quando peguei estradas irregulares e os pneus pioraram, ai sim fiquei com medo, vibrava bastante. Troquei o braço pitman, buchas de pivo e os pneus. Hoje esta bem melhor, mas acho que ainda pode melhorar. Uma dúvida que tenho sobre a barra Panhard é sobre sua fixação, mexi ela com uma barra de ferro com o carro no chão e vi que ela trabalha para os lados, ela torce. É assim mesmo ou será que as buchas estão gastas? Outra coisa que percebi, mas acho que deve ser normal do carro, balancei o carro segurando na escadinha, e nossa o bicho começou a dançar, bem mole, parece estranho, será que é alguma folga nessas barras ou é o balanço original do Defender?

Fale Leonardi!!!!

Algum(pouco) balanço é normal. Mas se está exagerado e nas suas palavras "parece estranho", é possivel que os amortecedores já estejam sem ação.
Qual a Km de seu Defender? Já foi trocado alguma vez o conjunto mola/amortecedor!??!?

[]´s
Rafael

Leonardi
23/08/2011, 21:57
Fale Leonardi!!!!

Algum(pouco) balanço é normal. Mas se está exagerado e nas suas palavras "parece estranho", é possivel que os amortecedores já estejam sem ação.
Qual a Km de seu Defender? Já foi trocado alguma vez o conjunto mola/amortecedor!??!?

[]´s
Rafael

Rafael, a 90 esta chegando nos 150 mil. Troquei os 4 amortecedores faz pouco tempo.
As molas não mexi. Mas agora o carro está bem melhor do que estava.

Eduardo Lopes
25/08/2011, 14:06
Sempre tive um pouco de receio em falar sobre o shymmy aqui no forum pois aparece um pessoal que critica sério demais a experiência e conhecimento dos "leigos" como eu para melhorar o desempenho dos seus carros, nesse post como a coisa está fluindo bem ligth e ainda conta com a participação do Clemente que é um cara de visão e sabe do que fala, sem "achismos" e sem ser radical resolvi participar, abaixo segue a minha experiência para que vocês possam tirar as suas conclusões, abraço a todos.

Sempre tive a idéia de que um Defender tem que ser "todo original", no meu procuro preservar estas características até nos pneus, não apenas na medida mas na marca e modelo, isso vai de cada um, mas quando a minha 110 05 apresentou todos esse problemas relatados acima me bateu o desespero, tanto pela insegurança ao dirigir quanto pelo lado financeiro, o Defender até os 90 mil km se manteve bem em relçaõ ao shymmy apenas com regulagens etc... mas depois disso nada mais funcionou, em uma das inúmeras visitas a Concessionária Land Rota Premium em Salvador, conheci um mecânico que estava instalando dois "kits" desenvolvidos por ele e com o aval da Concessionária, que na época trouxe dois técnicos da land SP para acompanhar os serviços, nada mais era do que o mesmo sistema que a Disco 1 usa, o amortecedor instalado na barra traseira, no início não acreditei muito que isto seria solução para o Defender mas como a própria concessionária estava adquirindo os kits e instalando em dois 110 (já haviam instalados em mais 3) que eles já haviam trocado e regulado tudo que era possível, a nítida insatisfação dos clientes lá nas alturas, sendo que um deles já havia gasto mais de 3 mil reias em manutenção e peças ("fora da garantia") num carro com apenas 50 mil km, resolvi experimentar, trata-se como disse antes da instalação de um amortecedor de direção (o mesmo do Defender) na barra traseira, isso elimina todo o feedback do volante, inclusive nas baixas velocidades, e 100% do shymmy em qualquer velocidade, depois de instalado para testar fizemos 120 km na BR 324 que é um trecho com milhares de remendos, buracos e desníveis de todos os tipos, quase uma trilha de asfalto que liga Salvador a Feira de Santana.
Testamos em várias velocidades, oscilações de pista, diversos tipos de asfaltos existentes (novo e velho), saída brusca para o acostamento e o carro não apresentou nada de shymmy, estava com uma dirigibilidade estável e segura de uma maneira que nunca havia tido, o carro está grudado no chão, perdeu aquela impressão de que o eixo dianteiro começava a flutuar a partir de 80km no meu caso, uma sensação de que "ele" se controla e não ao contrário, depois disso venho fazendo inspeções regulares a procura de peças que possam estar sendo afetadas por essa alteração a cada 3mil km, já fazem 20mil e tudo certo, nada apresentou ainda desgaste fora do normal de uso, claro que isso vai depender de carro para carro, tipo de manutenção dada, desgaste, kilometragem etc... no meu mesmo quando troquei as buchas de amortecedor, parou de ter shymmy por uns dois meses, a cada alinhamento, quando troquei os pneus por novos também, esse é um problema que vai e volta e leva muito tempo e muita grana para solucionar, dessa maneira o kit te facilita se existir shymmy ainda depois de ter verificado todas as peças que possam causar isso, e de que você tenha certeza de que nada no carro está quebrado ou desgastado, aí vale a colocação dele, não é uma solução milagrosa que tudo desaparece num toque de mágica, é um auxilio ao amortecedor de direção que é visto que não supota a carga nele colocada. O custo do sistema é relativamente baixo ao beneficio, custou em torno de R$ 550,00 e levou 30 minutos de serviço, sem furar, trocar, amassar ou tirar quaiquer características originais do veículo.
O que fica de bom da experiência com esse kit, é que quando se gasta para eliminar os problemas, um de cada vez conforme aparecem, como fiz anteriormente e depois tudo que você fez e gastou desaparece com de 3mil km rodados (ou até menos), isso te frustra em relação ao uso do veículo e a segurança da sua família, no caso dessa instalação de uma peça "já aplicada" pela land em um dos modelos isso não aconteceu, depois de ler os posts acima ví que dá pra melhorar mais ainda trocando as barras pelas maciças etc... tudo pela nossa segurança e pela satisfação de dirigir um Defender a 80, 90 ou 100kmh ou como preferir, de uma forma segura e prazerosa, grande abraço para todos e espero ter colaborado de alguma forma.

CGAUER
25/08/2011, 19:23
Eduardo,

obrigado pelo comentário.

Sim a solução da Disco ajuda e muito. Porém é importante salientar que o sistema fica um tanto exposto. Na eventualidade de manobrar sobre um toco ou pedra, o amortecedor pode ser danificado. De resto este é o local que garante a melhor ação ao amortecedor.

O Defender tem um grande conflito entre a sua proposta e o resultado de sua evolução. Nunca se imaginou que um 4x4 de eixos rígidos chegaria as velocidades de hoje. Tampouco imaginavea-se que calçaria pneus do porte de destes tempos em rodas com este tamanho (até 7,5 polegadas) e peso. Manter um eixo deste porte sossegado não é simples.

Abraços

Clemente

Sempre tive um pouco de receio em falar sobre o shymmy aqui no forum pois aparece um pessoal que critica sério demais a experiência e conhecimento dos "leigos" como eu para melhorar o desempenho dos seus carros, nesse post como a coisa está fluindo bem ligth e ainda conta com a participação do Clemente que é um cara de visão e sabe do que fala, sem "achismos" e sem ser radical resolvi participar, abaixo segue a minha experiência para que vocês possam tirar as suas conclusões, abraço a todos.

Sempre tive a idéia de que um Defender tem que ser "todo original", no meu procuro preservar estas características até nos pneus, não apenas na medida mas na marca e modelo, isso vai de cada um, mas quando a minha 110 05 apresentou todos esse problemas relatados acima me bateu o desespero, tanto pela insegurança ao dirigir quanto pelo lado financeiro, o Defender até os 90 mil km se manteve bem em relçaõ ao shymmy apenas com regulagens etc... mas depois disso nada mais funcionou, em uma das inúmeras visitas a Concessionária Land Rota Premium em Salvador, conheci um mecânico que estava instalando dois "kits" desenvolvidos por ele e com o aval da Concessionária, que na época trouxe dois técnicos da land SP para acompanhar os serviços, nada mais era do que o mesmo sistema que a Disco 1 usa, o amortecedor instalado na barra traseira, no início não acreditei muito que isto seria solução para o Defender mas como a própria concessionária estava adquirindo os kits e instalando em dois 110 (já haviam instalados em mais 3) que eles já haviam trocado e regulado tudo que era possível, a nítida insatisfação dos clientes lá nas alturas, sendo que um deles já havia gasto mais de 3 mil reias em manutenção e peças ("fora da garantia") num carro com apenas 50 mil km, resolvi experimentar, trata-se como disse antes da instalação de um amortecedor de direção (o mesmo do Defender) na barra traseira, isso elimina todo o feedback do volante, inclusive nas baixas velocidades, e 100% do shymmy em qualquer velocidade, depois de instalado para testar fizemos 120 km na BR 324 que é um trecho com milhares de remendos, buracos e desníveis de todos os tipos, quase uma trilha de asfalto que liga Salvador a Feira de Santana.
Testamos em várias velocidades, oscilações de pista, diversos tipos de asfaltos existentes (novo e velho), saída brusca para o acostamento e o carro não apresentou nada de shymmy, estava com uma dirigibilidade estável e segura de uma maneira que nunca havia tido, o carro está grudado no chão, perdeu aquela impressão de que o eixo dianteiro começava a flutuar a partir de 80km no meu caso, uma sensação de que "ele" se controla e não ao contrário, depois disso venho fazendo inspeções regulares a procura de peças que possam estar sendo afetadas por essa alteração a cada 3mil km, já fazem 20mil e tudo certo, nada apresentou ainda desgaste fora do normal de uso, claro que isso vai depender de carro para carro, tipo de manutenção dada, desgaste, kilometragem etc... no meu mesmo quando troquei as buchas de amortecedor, parou de ter shymmy por uns dois meses, a cada alinhamento, quando troquei os pneus por novos também, esse é um problema que vai e volta e leva muito tempo e muita grana para solucionar, dessa maneira o kit te facilita se existir shymmy ainda depois de ter verificado todas as peças que possam causar isso, e de que você tenha certeza de que nada no carro está quebrado ou desgastado, aí vale a colocação dele, não é uma solução milagrosa que tudo desaparece num toque de mágica, é um auxilio ao amortecedor de direção que é visto que não supota a carga nele colocada. O custo do sistema é relativamente baixo ao beneficio, custou em torno de R$ 550,00 e levou 30 minutos de serviço, sem furar, trocar, amassar ou tirar quaiquer características originais do veículo.
O que fica de bom da experiência com esse kit, é que quando se gasta para eliminar os problemas, um de cada vez conforme aparecem, como fiz anteriormente e depois tudo que você fez e gastou desaparece com de 3mil km rodados (ou até menos), isso te frustra em relação ao uso do veículo e a segurança da sua família, no caso dessa instalação de uma peça "já aplicada" pela land em um dos modelos isso não aconteceu, depois de ler os posts acima ví que dá pra melhorar mais ainda trocando as barras pelas maciças etc... tudo pela nossa segurança e pela satisfação de dirigir um Defender a 80, 90 ou 100kmh ou como preferir, de uma forma segura e prazerosa, grande abraço para todos e espero ter colaborado de alguma forma.

Eduardo Lopes
27/08/2011, 22:53
Muito interessante essa sua colocação Clemente, sobre a manobra em terrenos com pedras ou tocos, realmente o amortecedor fica totalmente ezposto ali atrás, gostaria de saber se você já tem ouvido sobre shymmy nas defenders fabricadas a partir de 2007, segundo o vendedor da Rota Premium as características e posicionamento da caixa de direção e do amortecedor foram alteradas de maneira eficaz para eliminar este problema.
Fiz um test Drive em uma 110 2009 mas ela tinha apenas 4 mil km, não tem como saber se mudou ou não com essa quilometragem tão baixa, abraço.

CGAUER
28/08/2011, 01:13
Eduardo,

parece que mudaram apenas o caster. Acho pouco provável terem solucionado. Nos fóruns gringos ainda pintam alguns com o "death wobble". O problema é mais do sistema, e não tanto específico do Land Rover. Todos os jipes com eixo rígido podem vir a ter este problema.

É "ter" para crer...

Abraços

Clemente

Muito interessante essa sua colocação Clemente, sobre a manobra em terrenos com pedras ou tocos, realmente o amortecedor fica totalmente ezposto ali atrás, gostaria de saber se você já tem ouvido sobre shymmy nas defenders fabricadas a partir de 2007, segundo o vendedor da Rota Premium as características e posicionamento da caixa de direção e do amortecedor foram alteradas de maneira eficaz para eliminar este problema.
Fiz um test Drive em uma 110 2009 mas ela tinha apenas 4 mil km, não tem como saber se mudou ou não com essa quilometragem tão baixa, abraço.

mizo92
28/11/2012, 18:14

Faz muito tempo que to deixando o shimmy da minha land pra concertar depois, essa solução me pareceu realmente boa, mas no caso, o carro ficaria com 2 amortecedores de direção? ou ao colocar um atrás, se remove o da frente?
abçs

landlover
23/11/2020, 13:01
Revivendo o tópico... Minha 110 nunca teve esse defeito, apesar de claro, ter apresentado alguma folga na direção e alguma sensação de instabilidade, que foram resolvidos com reapertos no braço pitman (tanto a ponta que vai na caixa quanto o pivô que vai na barra/amortecedor direção), além da troca desse amortecedor... mas não uma tremedeira ou chacoalhada ao passar por vias irregulares... Até porque não passo muito dos 100km/h... MAS>>> quero deixar registrado aqui que esse "kit"NUNCA foi desenvolvido ou inventado por nenhum mecânico da Land Salvador ou (ouvi em outro local) por um "engenheiro" pernambucano... O pai dessa criação é o querido Sr. Jorge de Villas, que já foi citado aqui em alguns tópicos, para quem procurava mecânicos em Salvador e região... Acredito que a maioria das pessoas de SSA e região que têm a sorte de levar suas viaturas para Sr. Jorge, nem comentam quase nesses fóruns, pois dificilmente apresentam esses defeitos recorrentes, que grande parte aqui insiste em "achar" que podem resolvê-los levando nos seus "especialistas" preferidos... FICA A DICA!