Ver Versão Completa : Comprando uma viatura para expedições... qual Land escolher??
Olá pessoal
Comecei a fazer algumas viagens longas com meu carro pela américa do sul e curti! Mas com R17 não dá, deixei de ir à vários lugares pois sabia que meu carro não ia chegar, tanto pela roda quanto pela altura dele...
Então eu e meu pai decidimos comprar uma viatura 4x4 pra viajar em família, pois ele tbm curtiu muito viajar de carro pra longe (maior liberdade na escolha dos lugares onde podemos ir e tals).
Lendo e pesquisando um pouco, decidimos que vamos de Land Rover. Meu pai está na segunda Land e desde que comprou a primeira (Disco3) nunca mais quis sair da marca... (claro, a Discovery tem os problemas normais de Land Rovers, mas é mais paixão do que pensamento racional). Agora a dúvida é em qual modelo!
Temos os seguintes carros na lista:
- Defender 110 - 2009, 38k km, 120k dilmas - Prós: Diesel, mais robusta. Contras: Menos confortável, motor mais fraco que as outras e pelo o que vi a altura da água (ao atravessar rios) não pode ultrapassar os 110mm, o que é pouco.
- Discovery 3 4.0 S V6 - 2008, 26k km, 118k dilmas - Prós: Conforto. Contras: V6 a Gasolina (porém a versão Diesel costuma falhar as vezes, então gasolina é melhor)
- Range Rover 4.4 HSE V8 - 2004, 66k km, 85k dilmas - Prós: é um Range Rover. Contras: é um Range Rover!!! heheheh
Vou utilizar basicamente para viajar para longe (expedições pela américa), fazer algumas trilhas médias (não vou fazer a transamazônica, mas também não vou só andar em estradinha de terra), e exporadicamente no dia a dia, para nao deixar o carro parado a semana toda.
E ai pessoal, o que vcs acham melhor?? Tendo em vista que como vou viajar para longe, o carro não pode quebrar. Mas não me importo de ter que mandar para a revisão antes de todas as viagens, já faziamos isso com a Disco3 do meu pai, andando só em asfalto :chorandoderir:
Além disso, não sei o que é melhor para este tipo de uso, Diesel ou Gasolina??
Ficamos mais interessados na Defender por aparentemente ser mais robusta, mas temos medo por causa do conforto, pois nunca andamos em uma...
[]'s
A resposta é:
Defender 2005 300TDI
E resolver os seguintes gatilhos:
Colocar bomba d'água Land Rover Inglesa metálica.
Substituir os bujões de plástico do sistema de arrefecimento por metálicos.
Proteger todos os pontos de abrasão das mangueiras (verificar cm após cm, todas as mangueiras).
Substituir o garfo de embreagem pelo modelo HD e aproveitar para colocar o disco da 130.
Colocar a correia dentada original da Ford Ranger 2.8
Instalar relê nos faróis e substituir os farois originais por Hella.
Colocar alternador da Sprinter 310 ou 312.
Pronto. Não tem LR melhor. Claro, a velocidade de cruzeiro será na casa dos 110-120km/h. E ele faz MUITO barulho. A sorte é que o ser humano se acostuma rápido a um ambiente novo. Bastam uns 3 dias de estrada para você se sentir em casa.
Se optar por Lands mais novos (eletrônicos) e vier a ter algum problema em algum lugar remoto, você terá um abacaxi de grandiosa proporção eu nas mãos. Com o Defender 300TDI, qualquer, mas absolutamente qualquer oficina Diesel da América Latina poderá resolver seu problema. Os injetores dos 300TDI são simples e de furos largos, agüentam qualquer Diesel, já os eletrônicos tem furos finos e tecnologia de ponta, sobrecarregando os filtros que costumam entupir com Diesel ruim, na melhor das hipóteses.
Não sei quanto a você, mas eu sou um apaixonado por LR. Do contrário, eu partiria para um Toyota SW4 zero. Com esta, se tiver problemas, o que é raro apesar da tecnologia, a rede de assistência é onipresente!
Em resumo, eu recomendo um Toyota, apesar de preferir um Defender.
Clemente
Olá pessoal
Comecei a fazer algumas viagens longas com meu carro pela américa do sul e curti! Mas com R17 não dá, deixei de ir à vários lugares pois sabia que meu carro não ia chegar, tanto pela roda quanto pela altura dele...
Então eu e meu pai decidimos comprar uma viatura 4x4 pra viajar em família, pois ele tbm curtiu muito viajar de carro pra longe (maior liberdade na escolha dos lugares onde podemos ir e tals).
Lendo e pesquisando um pouco, decidimos que vamos de Land Rover. Meu pai está na segunda Land e desde que comprou a primeira (Disco3) nunca mais quis sair da marca... (claro, a Discovery tem os problemas normais de Land Rovers, mas é mais paixão do que pensamento racional). Agora a dúvida é em qual modelo!
- Defender 110 - 2009, 38k km, 120k dilmas - Prós: Diesel, mais robusta. Contras: Menos confortável, motor mais fraco que as outras e pelo o que vi a altura da água (ao atravessar rios) não pode ultrapassar os 110mm, o que é pouco.
- Discovery 3 4.0 S V6 - 2008, 26k km, 118k dilmas - Prós: Conforto. Contras: V6 a Gasolina (porém a versão Diesel costuma falhar as vezes, então gasolina é melhor)
- Range Rover 4.4 HSE V8 - 2004, 66k km, 85k dilmas - Prós: é um Range Rover. Contras: é um Range Rover!!! heheheh
Vou utilizar basicamente para viajar para longe (expedições pela américa), fazer algumas trilhas médias (não vou fazer a transamazônica, mas também não vou só andar em estradinha de terra), e exporadicamente no dia a dia, para nao deixar o carro parado a semana toda.
E ai pessoal, o que vcs acham melhor?? Tendo em vista que como vou viajar para longe, o carro não pode quebrar. Mas não me importo de ter que mandar para a revisão antes de todas as viagens, já faziamos isso com a Disco3 do meu pai, andando só em asfalto :chorandoderir:
Ficamos mais interessados na Defender por aparentemente ser mais robusta, mas temos medo por causa do conforto, pois nunca andamos em uma...
[]'s
Fernando da Terra
21/06/2011, 13:48
Em resumo, eu recomendo um Toyota, apesar de preferir um Defender.
Clemente, a cada dia você me surpreeende!!!! :palmas:
Fernando
henrique wamser
21/06/2011, 14:02
olá
pegando um gancho no assunto, estou indo amanhã com destino ao CHUÍ.......pela oitava vez..só vou mais umas sete....enjoa né?
vou com Defender 90 2003 115000km num comboio mixto, com 4 outras defender...já combinamos de não ficar esperando os amigos com estes
veículos lentos tipo disco 3, 4 , sw4 ..etc...eles que se mexam para nos acompanhar noossos velozes, aerodinamicos, e confortáveis
jipes.:tomate:
Tatafender
21/06/2011, 14:04
Eu ate concordaria com o Clemente... Mas ca entre nois eu nao pagaria uma Sw4... Acho caro demais pro conforto que oferece... Sera que o defender eletronico ja nao acertou o projeto pro brasil? O new defender ja tem 4 anos. E no comeco todos os motores eletronicos apresentaram problemas com o combustivel brasileiro. O melhor seria ouvir de toda essa galera que tem o new defender...
pedro coneza
21/06/2011, 14:05
Muito boa a resposta do Clemente.... só completando, paixão land rover racionalização toyota, aqui na empresa tem uma hilux 2006 com 280.000km, e nunca levamos nenhum susto, sempre revisão do manual e nada mais... Agora, eu não me imagino cruzando um deserto ou descendo a cordilheira sem estar apertado na porta do defender e sentado no banco rallye desing e ouvindo uma trilha sonora tocada pelas caixinhas de teto e pelo meu sub que cabe sem atrapalhar em nada no porta mala, pra mim nao tem a mesma graça viajar de hilux, o barulho do motor que o clemente citou ja me viciou, as vezes vou garagem e ligo só para ouvir, fico contando os dias da semana pra chegar o fds e viajar de defender.... sem falar que os donos de hilux não se comprimentam.... nós de defender se não somos uma familia, somos pessoas que se ajudam, vc pode ter a certeza de que se vc estiver parado outro land (DEFENDER com a excessão de ex- DEFENDEIROS que migraram para outra viatura) vai parar e se ele não tiver alguma peça pra te ajudar a fazer uma gambiarra ele vai te ajudar a chegar em um lugar seguro, como diversos de nós ja presenciamos.... Acredito que 80k (chutando alto) voce consegue o 300tdi revisado para expedição, ja a sw4 mais de 120.... Defender não é só um carro é uma lenda, um estilo de vida... uma caixa no porta mala cheia de peças e um sorriso de criança na cara, o defender tem esse dom, de deixar agt bobo por ele.
Abraço
Concordo com o Clemente. Para a américa latina hoje em dia, 300Tdi!!!.Tenho o meu 110 desde 98. Além de quase todoas as alterações propostas por ele, reposicionei os pedais e tenho um revestimento para abaixar o ruido. Viajo bem confortável .
Abs
Sergio
Vc fez tudo que gostaria de fazer na minha... diminur o barulho e acertar os pedais.
Como é que vc fez para reposicionar os pedais? tem uma receita para eu passar ao meu mecanico?
abs
Sergio
Concordo com o Clemente. Para a américa latina hoje em dia, 300Tdi!!!.Tenho o meu 110 desde 98. Além de quase todoas as alterações propostas por ele, reposicionei os pedais e tenho um revestimento para abaixar o ruido. Viajo bem confortável .
Abs
Sergio
Na minha opinião... Vai de Defender 300Tdi. (o meu não está a venda) rsrsrss
Eu também não compraria o SW4... Vai de Ecosport 4wd. Dá na mesma e é mais barato.
=P
Se tiver $, compra a 110 do Clemente.
Está pronta. Com aquelas e várias outras melhorias.
Por R$180.000,00 ele vende. Certeza.
:mrgreen:
Abraço,
Vende meu carro não Loras!!!!!
Meu 110 é invendável, inegociável e imprestável!
Se eu contasse tudo que fiz nele, apesar de novo e nunca ter apresentado problemas, corro o risco de ser internado num sanatório com direito a camisa de força. Ao menos para quem vê parece um 110 100% careta e original.
Em resumo, não vendo! Por 180mil? Talvez venderia... ninguém é de ferro.
Absss
Clemente
Se tiver $, compra a 110 do Clemente.
Está pronta. Com aqueles e vários outras melhorias.
Por R$180.000,00 ele vende. Certeza.
:mrgrenn:
Abraço,
Clê,
Lembra quanto tempo levou para vender a 90 branca?
A 110 vai mais rápido.
180k venderia sim!
Se vale, mesmo com tudo já feito, são outros quinhentos...
Mas por 180k... eu acho que ela habitaria outra garagem.
Sabemos bem o motivo! Outra Land... hehehehe
Abração,
Vc fez tudo que gostaria de fazer na minha... diminur o barulho e acertar os pedais.
Como é que vc fez para reposicionar os pedais? tem uma receita para eu passar ao meu mecanico?
abs
Sergio
Bom K2, o motor do 300Tdi fica posicionado mais a frente em relação ao 200 Tdi. Desta forma, existe espaço, e é possível mover os pedais mais para a direita e alinha-los. Para isso é preciso cortar um parte lateral direita junto a parede corta fogo e a cobertura do câmbio. Quem fez isso para mim foi o Ronald há uns 5 anos atrás e ficou ótimo, nunca me deu um problema sequer. A posição ficou excelente . Agora dirijo alinhado com o volante e isso , pelo menos para mim, fez uma enorme diferença no conforto em longas distâncias. Muita gente não se incomoda com a configuração original e outros torcem o nariz por ter tirado a "originalidade" do projeto mas eu considero uma das melhores coisas que fiz no meu Defender.
Quanto ao ruido, fiz este isolamento logo que comprei o carro em 1998, e somado ao fato do 300 Tdi inglês ter a batida mais mansa do que o nacional ficou bem legal , dá para conversar e ouvir som numa boa.
Abs
Sergio
Renato Franco
21/06/2011, 23:14
Amigo,
A resposta é: DISCO 3 Diesel.
Não precisa fazer nenhuma "lista de ajustes". É subir na viatura e ir.
Em 10 meses: Peninsula Maraú, Atacama, Chapada Diamantina. Nenhum problema. Rodo 1.000 - 1.100 km no dia, sem ouvido zumbir, sem camiseta colar nas costas, e sem precisar de EPI (risos para o Ka2, que utiliza protetores auriculares para conduzir a viatura).
Reconheço que, se quebrar, vai ser problema. Mas não quebra fácil não (risos).
Abs.
PS: ka2 - como vai a expedição Jalapão?
Olá pessoal
[]'s
Valeu pela grande ajuda pessoal!!!!!!!!
Notei que todos vcs falaram da 300TDi... as novas, 2.4, são tão ruins assim? Se tratando de uma 2009, é tão menos confiável?? Sendo que o amigo ali de cima disse que viajou com uma Discovery (1 milhao de vezes menos confiável que a Defender) e não teve nenhum problema...
A Discovery acho que vamos descartar. Meu pai já teve uma e quer algo um pouco mais robusto, por isso preferimos a Defender também em relação à SW4 e Pajero Full, que são mais "eletronicas". Além de preferirmos câmbio manual para este tipo de viatura (de expedição, trilhas e etc).
Agora a minha dúvida mesmo é porque as Defender 2.4 são tão ruins comparadas às 300TDi...
Na minha opinião, o 2.4 é ruim, pelo contrário, tem mais torque e potência, mais silencioso. O 2.4 também tem câmbio de 6 marchas, controle de tração, etc. Acho um senhor conjunto .
O problema, como disse o Clemente, é a sensibilidade do sistema de injeção ao combustível ruim que temos aqui, juntamente com a sofisticação eletrônica que requer aparelhos especifico de diagnosticos em caso de pane. Pensando em lugares realmente inóspitos, o 300 Tdi pela sua simplicidade , é de mais fácil manutenção.
Abs
Sergio
Desculpem, onde se lê " 2.4 é ruim" , leia-se " 2.4 NÃO é ruim".
abs
Sergio
Olá pessoal
Depois de tantas opiniões técnicas lá vai a minha totalmente leiga
Comprei uma defender 110 2003 a pouco mais de 1 mes.
Já rodei 4000 aqui pela cidade e neste feriado vou rodar mais uns 2000 pela estrada Real em Minas.
é meu primeiro 4X4 e to adorando!!!
abraço a todos
h
Olá pessoal
[]'s
Tatafender
22/06/2011, 13:06
A 2.4 sinceramente e infinitamente superior ao 300 tdi... Elas tiveram problemas de adaptacao ao nosso diesel como todo outro motor eletronico como as tritons ou frontiers. Acredito que hoje em dia ja devem haver resolvido. O pessoal de curitiba que posta no forum e tem new defender nao tem reclamado das novas nao. Se pegar uma 2010 pra frente acredito que voce nao vai ter dor de cabeca, vai poder viajar a mais de 120 de sexta marcha, vai ter controle de tracao(nao vai precisar bloquear) vai ter um ar condicionado decente. ABS... Enfim e outro carro!
Agora quer pegar um 300 tdi veio chumbado e fazer um frankenstein como eu fiz e o clemente recomenda. Vai fundo! Bota um motor de ranger, bloqueia, etc etc...
Fernando da Terra
22/06/2011, 13:42
Orra Loras, não inflaciona o mercado.......
Vendo a minha por 179.000,00...........kkkkkkkkkkkkkkkkkk.......
Fernando
Fernando da Terra
22/06/2011, 13:47
A 2.4 sinceramente e infinitamente superior ao 300 tdi...
.......
.......
Agora quer pegar um 300 tdi veio chumbado e fazer um frankenstein como eu fiz e o clemente recomenda. Vai fundo! Bota um motor de ranger, bloqueia, etc etc...
O cara tá viajando......:roll::roll::roll:....
Fernando
walter77
22/06/2011, 14:19
Acredito também que o 2.4 seja um bom motor, e muitos tem essa dúvida entre a Puma e o 300 Tdi. Tô na meu quarto Defender e ainda tô com um 300 tdi 2005, e ainda não estou convencido de pegar uma Puma. Pensando em expedições, em destinos distantes e muitas vezes desprovidos de qualquer concessionária LR a kms de distância, me conforta saber que é difícil encontrar um mecânico que nunca teve contato com um maxxion 2.5 HS na América do Sul, ou como já aconteceu, de eu mesmo resolver algumas pêndencias. Sou mecânico fajuta de fim de semana e já sei o que geralmente dá problema ou idéia de como resolver, geralmente em Lands alheias e geralmente a gente observa um pouco de negligência na manutenção preventiva, como mangueiras, correias... Se eu estiver no meio do nada com uma Puma e ela ligar uma luz no painel e parar, o que fazer além de chamar a plataforma e levar pra concessionária mais próxima?, e não digam que com Puma não acontece isso. Tenho muita curiosidade em ver uma Puma trabalhando daqui há 15 anos. Provavelmente eu ainda vou comprar um Defender eletrônico, Puma ou com algo melhor embarcado, mas sem me desfazer do 300 Tdi.
abraços,
Walter
Segue uma mistura do que já escrevi até agora sobre tão acalorado debate.
Por expedição eu entendo:
ir a lugares com pouco ou nenhum suporte e onde poucos estiveram antes. Lugares muitas vezes totalmente desabitados, sem sinal de celular, desprovido de estradas e muitas vezes sem condições para pernoite em razão do frio e altitude.
O Puma e sua eletrônica existem em razão das rigorosas exigências de emissões, do contrário estariam todos ainda no confiável e simplório e barato sistema mecânico. Não podemos culpar o Puma, mas sim a legislação e a qualidade do Diesel.
Como já escrevi em outros postos; os bicos dos motores eletrônicos trabalham com pressão 7 vezes mais alta que o 300TDI (2mil vs 200 bar) e seus furos são 7 vezes mais finos, entupindo com maior facilidade e demandando filtros de malha mais fina, que por sua vez também entopem mais facilmente, colocando o motor em modo de proteção até encontrar um computador. Nem invente de tentar trocar o filtro, no Defender o procedimento não é simples, até mais complicado que na Disco 3 e 4.
Vejam o preços dos filtros do 300TDI e de um Puma ou TD5. Com o preço de um único filtro dos irmãos eletrônicos, pode-se comprar mais de um jogo para o 300TDI. Ao preço de um bico injetor de um TD5 ou Puma, pode-se comprar um cabeçote inteiro de um 300TD com 4 injetores novos. Motor do Defender Puma novo: R$ 59 mil.
Não bastante, existem muitos casos, ainda que velados, de Pumas engasgando e soltando fumaça azulada quando frio.
Amigo meu está no segundo motor (defeito na montagem de uma biela), câmbio (arranhava a marcha), embreagem (arranhava a marcha) e agora segundo turbo (apito forte) e módulo do ABS/TC (luz de alerta não apagava). Um total de 210 dias de concessionária para um carro ano 2009. Basta ir na Autostar ou Calmac e perguntar sobre a 110 do Fernando. Este é seu 5º Defender, ele começou no 200TDI. Agora entrou com processo contra a LR Brasil e anda com um Tucson alugado pela concessionária. Em breve deve tornar a questão publica para o deleite de todos foristas. Eu prefiro acreditar que ele é muito azarado, apesar de ter passado ileso pelos TDI.
Em resumo, o problema não é só do Puma, mas sim e principalmente a porcaria do Diesel do nosso país junto com as leis cada vez mais severas. As novas leis exigem sistemas ULTRA complicados e delicados para gerir as emissões. Isso só é viável com eletrônica pesada. Logo, um 4x4, que deveria ser fácil de reparar e resistente a qualquer combustível, passa a ser delicado e caro de manter.
Um motor movido a gasolina tem injetores com furos muito maiores e pressão de apenas 13 bar!
O diagnóstico eletrônico é simples para qualquer um que transite no universo dos computadores, etc, etc.. Porém ninguém leva em consideração falhas nos chicotes e conectores, cujo diagnóstico é dificílimo e errático. Nem falar de sensores encantados, que apresentam valores dentro dos corretos mas sem qualquer parcialidade com sua função. Vide o caso de um colega do Clube LR que levou meses para diagnosticar um mal contato num simples fusível. Nem falar da turma de Brasília que não tem concessionária capaz de rodar o sistema da LR.
A triste realidade é que qualquer Fiat UNO tem um motor mais confiável que QUALQUER Diesel Euro 4 ou superior.
Onde o funcionamento do motor é questão de vida ou morte, como na aviação, os onipresentes motores de aviação Lycoming que equipam quase todos os monomotores ao redor do mundo ainda usam tecnologias totalmente extintas para garantir total segurança. Os Lycoming em sua absoluta maioridade, operam com sistemas de ignição por magneto, sistema ignição rudimentar do século XIX, que por sua vez não requer qualquer energia elétrica para sua operação. A pioneira foi a Bosch e até hoje sua logo exibe o esquema de um magneto.
Nos automóveis, em busca de maior eficiência e menores emissões, o magneto foi substituído pela bobina, depois pelo platinado c/ distribuidor e finalmente pelo sistema eletrônico direto. Nos aviões a pistão, onde segurança nunca é demais, os magnetos ainda imperam e sempre em dupla (A ou B e A+B), assim como bombas de combustível elétricas por diafragma, como nos LR Series (com o tradicional barulho "toc.toc.toc.toc" e giroscópios mecânicos.
O Land Rover assim como denominado em seu início, um veículo de uso agrícola, de fácil reparo e minimalista simplicidade, faleceu com o advento das rigorosas regras de emissões e a implícita necessidade de migrar para o eletrônico.
O que temos agora é uma pseudo tecnologia, o último suspiro de uma tecnologia que caminha em direção aos sistemas híbridos e finalmente 100% elétricos. Saudoso e feliz aquele que puder exibir daqui 30 ou 40 anos seu arcaico, barulhento e fumacento TDI. Será tão pitoresco quanto uma maria-fumaça. Já as locomotiva Diesel-Elétricas, ninguém sequer se incomoda com elas.
Se olharmos um pouco para o passado e analisarmos o sistema de injeção de um Mercedes Pagode, por meio de bomba injetora Bosch mecânica em linha, como nos motores Diesel pesados; fica claro quais veículos viram ou não raridades colecionáveis, a maioria ainda em pleno funcionamento até hoje com valores surpreendentes. O mesmo não se pode dizer dos Mercedes 600 e da sua complicada suspensão pneumática, veículo que apesar de receber as mais ilustres e também grotescas personalidade dos anos 60 até início dos 80, hoje os poucos exemplares que restam e são vendidos ao peso.
Se cabe um conselho; comprem ou mantenham seus TDI como verdadeiros veículos de coleção, o mais careta e originais possíveis. No futuro serão os "Mercedes Pagode" dos 4x4. Alguns acessórios de "época" valorizam, outros não, vejam os Fuscas.
A reação dos clientes é diversa com os novos Defender, vejam alguns tópicos preocupantes de apenas 3 das primeiras páginas do Defender2.net sobre o Puma:
Defender2 - View topic - They can wade rivers and climb mountains, but not a car wash (http://www.defender2.net/forum/topic6373.html)
Defender2 - View topic - Puma reliability? (http://www.defender2.net/forum/topic6018.html)
Defender2 - View topic - Clutch!!!!! (http://www.defender2.net/forum/topic5397.html)
Defender2 - View topic - nasty whistle from turbo/manifold (http://www.defender2.net/forum/topic5115.html)
Defender2 - View topic - Gearbox issues (http://www.defender2.net/forum/topic5967.html)
Defender2 - View topic - Strong vibration in the gear shift lever (http://www.defender2.net/forum/topic6173.html)
Defender2 - View topic - Rattling clutch, transfer box leak (http://www.defender2.net/forum/topic6672.html)
Defender2 - View topic - Engine knocking? hydraulic lifters?? (http://www.defender2.net/forum/topic6656.html)
Defender2 - View topic - Frequent Powerloss (http://www.defender2.net/forum/topic6567.html)
Defender2 - View topic - nasty rattle (http://www.defender2.net/forum/topic6696.html)
Defender2 - View topic - power loss. (http://www.defender2.net/forum/topic6590.html)
Defender2 - View topic - Defender Puma Glow Plug Error Code (http://www.defender2.net/forum/topic6644.html)
Defender2 - View topic - Cracked Manifold (http://www.defender2.net/forum/topic6582.html)
Defender2 - View topic - Rusty Fuel Rail (http://www.defender2.net/forum/topic6579.html)
Defender2 - View topic - Puma temperature gouges, do all lie ? (http://www.defender2.net/forum/topic6577.html)
Defender2 - View topic - P1103 MAF in range but higher than expected - translation? (http://www.defender2.net/forum/topic6482.html)
Abraços
Faltou elegância... Mas é por aí.
Resta dizer que todas as modificações que fiz são com peças originais, utilizadas nos modelos militares, ou superiores. Tudo limpo e sem detalhes.
Tem muito Defender usando em estado de novo à venda. A nem falar que a vedação dos modelos 2004-2005 foi feita com muito mais critério no Brasil que os modelos hoje importados.
Abs
Clemente
Tem uma Defender PUMA parada há 18 meses em Roraima por absoluta falta de PEÇAS e CONHECIMENTO.
Uma SVX de um amigo médico que infelizmente afundou durante uma travessia de rio.
Dinheiro não falta.
E o cara simplesmente não consegue arrumar.
Gastou 18k entre módulos e outras peças. E nada de funcionar ainda.
Se eu tivesse tempo disponível já tinha arrastado lá para a garagem de casa para ajudá-lo!
Os mexânicos daqui não sabem muita coisa... o carro ferveu na estrada porque o mecânico mudou a tampa do reservatório de expansão e colocou outra com especificação diferente. Entre outras estripulias.
Ou seja, mundão a fora, IMHO, o 300tdi ainda é imbatível! Melhor ainda se bem cuidado pelo próprio dono.
Abraços.
Renato Franco
23/06/2011, 06:54
Amigos,
Desculpem o tom de brincadeira do post anterior, mas minha visão sobre o tema diz respeito à PROBABILIDADE das ocorrências.
Não nego que um sistema diesel eletrônico é mais suscetível a falhas por conta do combustível e também de reparos mais difíceis, especialmente em condições de expedição.
A questão que coloco é se a PROBABILIDADE da ocorrência de falha justifica toda essa preocupação, pois as desvantagens do sistema tradicional, no tocante à desempenho, consumo, nível de ruído e conforto é realmente abissal.
Destaco que, na maior parte das expedições, o deslocamento se dá por regiões "civilizadas", somente por pequenos trechos (pequenos aqui na proporção com o total da viagem) ficando realmente em condições "inóspitas".
Como já dito nos posts anteriores, uma correta manutenção preventiva e o cuidado no abastecimento tornam pouco provável a ocorrência de problemas, como pude constatar diretamente, após três viagens com mais de 5.000 km cada.
Quando adquiri a viatura, observei muito os comentários desse forum, e resolvi arriscar. Não nego que, no início, tive uma certa insegurança, mas hoje encaro qualquer parada em relação à expedição, pois adquiri confiança no carro.
Abraços a todos.
Diante dos posts, quer um bom conselho,
Compre qualquer carro 4x4 zero, a gasolina, customize-o e faça sua expedição!!! Certamente não terá problemas...
Quando retornar, com alegrias, fotos inesquecíveis, experiência, desfaça-se do carro rapidamente e troque por outro...se for preciso...
Abraços
Seguindo a linha de raciocinio do carro gasolina... vai de bicicleta.
:mrgreen:
O conceito de "expedição" é muito variável entre as pessoas.
Alguns loucos fazem questão de andar com o veículo mais lento, velho e desconfortável possível, pois a probabilidade de quebra e necessidade de reparos, o desafio mecânico é PARTE da viagem. Aprender a lidar com esse imprevisto é até mesmo desejado.
Outros viajam no carro moderno, 0km, praticamente inquebrável, porque o foco de sua viagem é curtir os lugares e não a viatura.
Alguns viajam 5.000km para andar 300km em áreas realmente isoladas. Outros viajam 800km dos quais 650km em áreas realmente isoladas.
Não generalizem. Defender não é o 4x4 mais adequado para expedição. Toyota também não. Depende. De um MONTE de coisas.
Ou seja, escolha aquele que mais se encaixa no SEU PERFIL VIAJANTE. E seja feliz!
No MEU CONCEITO de expedição, tenho algumas exigências fundamentais:
- diesel, bomba injetora mecânica;
- eixo rígido dianteiro, pneus 285 pelo menos;
- suspensão com molas helicoidais;
- facilidade para o "do it yourself" na estrada se necessário;
- boa capacidade de carga e passageiros (02 adultos + 02 cachorros + bagagem + 02 bicicletas);
- velocidade de cruzeiro de pelo menos 90km/h;
- ar condicionado (exigência da co-piloto);
- autonomia para pelo menos 800km sem galão externo;
- possibilidade de instalação de barraca de teto;
- possiblidade de instalação de guincho dianteiro;
Minhas opções atuais: Defender 110, Marruá 4 portas e algumas raras Toyotas.
Já andei de Defender. Aproveitei cada minuto! Recomendo, se encaixar em seu perfil.
Mas hoje, confesso que prefiro uma viatura menos "dengosa".
Abraços,
scadufax
23/06/2011, 21:19
Em 2004 também estava com dúvida de qual 4x4 comprar ... meus requisitos eram: quero ir para qualquer lugar que um carro possa ir e quero algo confiável (nunca andei em comboio, apenas sozinho ... acho q sou muito chato - já o pessoal daqui de casa tem certeza). Escolhi a Defender 1999 300 TDI, 80mkm ... agora está chegando aos 170 mkm, só foi escolher o destino e pé na estrada (Chile e Argentina em julho, nevando - Peru via Transoceanica em construção, atravessando os Andes por estrada de terra ainda e alguns riachos - todas as capitais do nordeste, jericoacoara x fortaleza via praia, etc).
E quando você estiver em Camocin - CE e der problema, é só procurar que alguém vai dar conta do serviço, mesmo vc achando que não (veja foto anexa da oficina que arrumou o alternador ... rsrsrs).
Tive um Explorer (maravilha de carro), mas tive que ficar 3 dias parado em Rolândia - PR para arrumar coroa e pinhão do diferencial traseiro - e olha que só tinha rodado 5mkm no asfalto.
Pessoal, agradeço muito as respostas! Principalmente ao CGAUER, que fez um texto sobre 4x4 heheheh
Então, se vcs dizem que o 300TDi é tao melhor que o PUMA, acho que vou de 300 mesmo!
Mas quanto ao consumo, ruidos e conforto (itens principais de uma viagem longa), o que vcs me dizem??
OBS.: Baseado no que falaram, então, uma SW4 modelo novo seria o pior carro para viagens longas né? Pois é totalmente eletrônica e a maioria possui câmbio automático
Eder Bonesi
23/06/2011, 23:04
Professor PY5IQ - Henrique. Ninguem sabe "ainda" quanto tempo as Pumas durarão. Se as 2007 estão firmes (caso já tenham trocado a bomba de vácuo), já se foram 5 anos de rodagem...embora eu tenha mais medo de um mico, se a Land optar por um outro motor e nos deixar com os 2.4 Puma, por conta da Ford - BR, do que medo de eventuais quebras.
Vou fazer Acre, Perú, Chile e Argentina, retornando via Foz do Iguaçú, numa prévia de 13.000 km, de 09/07 a 03/08. Será um verdadeiro teste, lembrando que os bancos são Rallye Desing (by Armazem 4x4), que ajudam e muito, no quesito conforto. Até o Jalapão foram 6.000 km, sem sustos.
Portanto colega Gui, uma 110 equipada para expedições é uma grande solução. Mas não é a única...
Na Puma 07 foram 30 mil km + 30 mil km na 09 e na atual 10/10, já se foram 25 mil km. Na volta do Perú terei rodado 100 mil km de Defender.
pedro coneza
24/06/2011, 08:26
Portanto colega Gui, uma 110 equipada para expedições é uma grande solução. Mas não é a única...
Na Puma 07 foram 30 mil km + 30 mil km na 09 e na atual 10/10, já se foram 25 mil km. Na volta do Perú terei rodado 100 mil km de Defender.[/QUOTE]
Eder voce teve algum motivo especial para trocar de viatura duas vezes ainda com km tao baixas?
na minha opinião, a viatura que chega em qualquer lugar, carrega toda a tralha necessária, manutenção relativamente simples, pouca eletrônica embarcada, é a Defender 110 Tdi300. Já fiz expedições com Ford Explorer, Cherokee Limited, S10, Toyota e outras viaturas 4x4, todas minhas, e a que melhor atendeu ao meu perfil(estilo, resistência, economia de combustível, espaço) foi a Defender 110. Para viagens pelo Brasil vale outros 4x4, mas para sair se aventurando pela cordilheira dos Andes, Atacama, Ushuaia, Bolívia(Uhyuni) eu iria de Defender ou Toyota.
Defender TDI 300, só lembre de comprar EPI, como disse um membro acima, principalmente protetor auricular e dos bons, pq a bixa faz muito barulho, alias, inclusive, a Land Rover é 8 ou 80... Defender: um onibus dos anos 70; e a D3: vc não ouve a buzina do carro do lado....
Defender TDI 300, só lembre de comprar EPI, como disse um membro acima, principalmente protetor auricular e dos bons, pq a bixa faz muito barulho, alias, inclusive, a Land Rover é 8 ou 80... Defender: um onibus dos anos 70; e a D3: vc não ouve a buzina do carro do lado....
Exagero. Faz barulho, mas, com o rádio ligado, não se percebe, ou seja, quem tem um rádio instalado no carro acaba com o problema do barulho.
De resto, faça um teste drive com um amigo que possua uma defender. Como sempre digo, gostou, leva, não gostou, parte para outra.
e.t.: Tenho a minha desde 2008, rodei 70.000 kms, tive problemas, como qualquer outro com um carro de, atualmente, 198.000, mas não troco por outro.
[]
O meu 110, a 100km/h é muito silencioso. O problema de barulho normalmente é o bagageiro.
Mas nada que um bom revestimento não resolva. Mas a mim pouco incomoda o barulho...
Abs
Clemente
Exagero. Faz barulho, mas, com o rádio ligado, não se percebe, ou seja, quem tem um rádio instalado no carro acaba com o problema do barulho.
De resto, faça um teste drive com um amigo que possua uma defender. Como sempre digo, gostou, leva, não gostou, parte para outra.
e.t.: Tenho a minha desde 2008, rodei 70.000 kms, tive problemas, como qualquer outro com um carro de, atualmente, 198.000, mas não troco por outro.
[]
Danirock
25/06/2011, 14:13
Prezado Clemente,
Tenho uma 90 2003/2004 e vou efetuar a troca da correia dentada. Vi que vc recomenda a troca pela correia da ranger. Qual o problema com a correia original? Comprei a correia original na land center e agora estou encucado.
Outra questão, vc também recomenda a troca dos plugs plasticos do radiador pelos de metal. O meu mecanico recomendou que eu mantivesse os de pástico, pois em caso de aumento de pressão no sistema de refrigeração eles funcionam como uma vlavula de alivio preservando as mangueiras.
O que vc acha?
Pergunto, pois comprei o meu 90 há poucos dias e não entendo lhufas de mecânica.
Abraço,
Daniel.
pedro coneza
25/06/2011, 19:51
Tbm estou curioso para saber o que o clemente vai falar sobre o bujão de plastico como valvula de rompimento, pois eu tbm acredito nisso, mas como tbm sei que o plastico resseca (realmente é uma merda) eu troco religiosamente a cada 12 meses... antes disso nunca tive problema....
São inúmeros motores que foram para o espaço por terem rompido os bujões de plástico, na minha, além de serem de metal (os dois, um na caixa da válvula termostática e outro no radiador) tenho um dispositivo para alarme sonoro e visual de varias variáveis (nível de água, temperatura da água de refrigeração e outros). As mangueiras têm uma vida muito maior que os bujões, então estes são os problemas.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Danirock,
a idéia de que os bujões eram fusíveis, foi amplamente disseminada pelo Luiz Fraga. Tenho tudo ainda nos meus velhos inbox.
Eu sempre fui contra os plugs plásticos, alegando que a tampa vaso de expansão do sistema arrefecimento, contava já com uma válvula de pressão e que na realidade as mangueiras são de fato o verdadeiro elo frágil do sistema.
Prefiro não pensar que a preferência do Fraga pelos bujões plásticos fosse meramente financeira, afinal a cada serviço de arrefecimento ele vendia bujões novos (tenho uns 6 bujões usados sobrando em casa). Nem falar que ele acabava por refazer inúmeros motores fundidos pelo rompimento dos famigerados bujões que ele mesmo recomendava.
Hoje, pelo que ví, ele passou a usar os metálicos com um sistema ± improvisado de vedação por arruela de cobre e teflon (segundo notei no carro de um colega). Ele alega que não existem mais os de plástico, apesar de ainda serem amplamente usados nos motores International 3.0 e disponíveis em qualquer revenda International/MWM.
A opinião dos donos de oficina é muito complicada. A última que saiu no Oficina Brasil é que eles recomendam o FIAT Palio como o carro que dá menor manutenção!! Oque?! E a correia dentada? Qualquer Ford Ka já tem corrente de comando desde 99!
Em resumo, assim como faz o resto do mundo, instale os originais em latão + o-rings:
Britcar (UK) Ltd > ERR4686B RADIATOR PLUG - BRASS (P) (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=97623)
Britcar (UK) Ltd > ERR4685. RADIATOR PLUG SEAL RRC/DISCO (O) (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=101844)
Prefiro ter a garantia de um bujão metálico, do que a certeza de ter um elo frágil no sistema.
Assim como o Hugo, também tenho sensor de nível no vaso de expansão.
Abraços
Clemente
Prezado Clemente,
Tenho uma 90 2003/2004 e vou efetuar a troca da correia dentada. Vi que vc recomenda a troca pela correia da ranger. Qual o problema com a correia original? Comprei a correia original na land center e agora estou encucado.
Outra questão, vc também recomenda a troca dos plugs plasticos do radiador pelos de metal. O meu mecanico recomendou que eu mantivesse os de pástico, pois em caso de aumento de pressão no sistema de refrigeração eles funcionam como uma vlavula de alivio preservando as mangueiras.
O que vc acha?
Pergunto, pois comprei o meu 90 há poucos dias e não entendo lhufas de mecânica.
Abraço,
Daniel.
pedro coneza
25/06/2011, 22:32
Oi hugo boa noite, eu tbm tenho o sensor do nivel de agua com indicador de som de luz e de brile e etc, é qse inaceitavel que L R tirou esse item dos modelos nacionais. A pergunta é, sem os bujões de plastico que são um ponto fragil do sistema, quando acontecer um aumento de pressão inesperado o que estourara?? Nada, pq a tampa ira funcionar? Provavelmente.... eu não quis arriscar essa modificação .... estou preferindo trocar essa peça periodicamente e ter um monte delas no meu kit de porta mala, até que o Clemente ou o portella me convençam com uma teoria que eu ainda não conheço....(é verdade, ja procurei em topicos antigos os dois tratando disso mas não achei). Ahh... tenho medo tb do niplee de ferro danificar a rosca do radiador ou do cabeçote com o uso de tirar o ar do sistema em troca de fluido...
Abrço
pedro coneza
25/06/2011, 22:39
Clemente, desconsidere meu post acima, era para ser postado antes do seu, mas por um minuto fiquei para tras...
Danirock,
a correia dentada original da Ranger 2.8 é feita de outro material, um composto para alta temperatura patenteado pela Dayco. A medida é a mesma, porém percebe-se claramente na mão e a luz do dia que a mais barata e original dos 2.5 é um composto mole e a do 2.8 uma borracha sintética super resistente.
Veja o catalogo da Dayco e a distinção dos part numbers entre Ranger 2.5 e Land e Ranger 2.8 (mesma correia, muda o material). O Catálogo tem até boas dicas para nosso motor.
Interessante é que a International vende para o 2.5 uma correia da Continental, já para para o 2.8 é Dayco e final HK.. Devem saber porque..
http://www.daycobrasil.com.br/pdf/catalogo/linha_leve.pdf
Abraços
Prezado Clemente,
O que vc acha?
Abraço,
Daniel.
Estávamos em simultâneo... rsrsrs
Clemente, desconsidere meu post acima, era para ser postado antes do seu, mas por um minuto fiquei para tras...
Dan, não tem muito erro.
Os bujões são de latão, logo são moles e pouco dano fariam a rosca no compartimento da válvula termostática que é de AL. Por precaução, eu os monto com uma boa dose de graxa, evitando assim eventual engripamento em razão da diferença metálica AL vs Latão.
O radiador é de latão, então fica tudo em casa.
Abraços
Clemente
Ahh... tenho medo tb do niplee de ferro danificar a rosca do radiador ou do cabeçote com o uso de tirar o ar do sistema em troca de fluido...
Abrço
pedro coneza
26/06/2011, 04:00
Boa Clemente, sem duvida cara, sendo de latão não tem erro, a peça é igualzinha a de plastico, até o buraco da fenda, parece que eles fizeram isso pra convencer uns dementes que nem eu... na verdade só confirma q só vem merda pra ca mesmo.... Com isso vc fechou o assunto, eu não me convencia em colocar aqle niplle de ferro de construção... na verdade, como bom escoteiro mantinha a hipotese numa emergencia se eu estivesse no jaboatão do ceara pra fazer um concerto no estilo da foto do amigo que concertou o alternador... parace exagero, até é, mas o q eu ja ferrei de rosca de AL e de Latão nessa vida...
Obrigado
Abraço
Eder Bonesi
26/06/2011, 11:30
Olá Pedro, Na Puma prata 07/-7, tive 3 quebras de bomba de vácuo e um ronco infernal no diferencial traseiro. A Land "ofertou" uma 09/09 zerinho, quase que "elas por elas". Mas infelizmente, só havia uma 110 disponível no Brasil e era uma preta. Cor um tanto quanto ingrata para um carro que vai para o mato. Meu sonho era uma branca. Quando levei a pretinha para a revisão de 30 mil, dei um troco na troca e comprei a invendável, apaixonante BIANCA. Esta será, com certeza, a minha Defender para os próximos anos.
Poderia até vir a comprar outra, 90tinha ou 110, mas a Bianca sempre será a Bianca.
Abração.
Eder a bomba de vácuo dos Puma são um capítulo a parte, veja este forum australiano:
Puma vacuum pump seal failure - questions - Australian Land Rover Owners (http://www.aulro.com/afvb/90-110-130-defender-county/70754-puma-vacuum-pump-seal-failure-questions.html)
Parece que a LR agora tem uma bomba nova, porém alguns dizem que a questão persiste.
Vai entender o que passa na cabeça dos engenheiros da LR....
abraços
Olá Pedro, Na Puma prata 07/-7, tive 3 quebras de bomba de vácuo e um ronco infernal no diferencial traseiro. A Land "ofertou" uma 09/09 zerinho, quase que "elas por elas". Mas infelizmente, só havia uma 110 disponível no Brasil e era uma preta. Cor um tanto quanto ingrata para um carro que vai para o mato. Meu sonho era uma branca. Quando levei a pretinha para a revisão de 30 mil, dei um troco na troca e comprei a invendável, apaixonante BIANCA. Esta será, com certeza, a minha Defender para os próximos anos.
Poderia até vir a comprar outra, 90tinha ou 110, mas a Bianca sempre será a Bianca.
Abração.
Danirock
26/06/2011, 19:01
Prezado Clemente,
Qual seria a correia dentada, a 7pk 1555 ou a 118sp+300hk?
Outra pergunta, vc sabe onde eu encontro aqueles plugs de plástico que prendem a forração interna da porta? Eles são específicos ou qualquer um cabe?
Obrigado pela resposta.
Abração,
Daniel.
A correia dentada é a 118sp+300hk
118 dentes tipo SP+ com 30,0mm de largura, material HK.
Pinos para acabamento das portas (jogue no campo de busca das lojas e no Google Images para ver se é isso mesmo) :
MXC1800
MWC3136
Abraços
Clemente
Prezado Clemente,
Qual seria a correia dentada, a 7pk 1555 ou a 118sp+300hk?
Outra pergunta, vc sabe onde eu encontro aqueles plugs de plástico que prendem a forração interna da porta? Eles são específicos ou qualquer um cabe?
Obrigado pela resposta.
Abração,
Daniel.
Danirock
26/06/2011, 19:33
Valeu meu camarada!!!!
Pessoal, basendo no que vcs disseram, então, uma SW4 modelo novo seria o pior carro para viagens longas né? Pois é totalmente eletrônica e a maioria possui câmbio automático
Gui, não é bem assim...
Infelizmente não existem mais 4x4 novos com injeção mecânica, logo a SW4 é sim a melhor opção no que diz respeito a tolerância ao nosso Diesel ruim e suporte da marca. E também tem tração integral, algo muito importante para a segurança, no caso ativa, prevenindo acidentes.
Agora se quiser "O" 4x4 de expedição, por aqui no Brasil é o Defender 300TDI com as modificações que sugeri anteriormente. Aí sim é um carro para sempre e qualquer lugar, com espaço, autonomia, e facílima manutenção. Mas é bom que tudo seja feito com critério, paciência e responsabilidade, do contrário você terá muita chateação.
Se estivesse na Europa, Africa, Nova Zelândia e Austrália, o caminho racional seria o supremo Toyota HZJ76 ou 78 com o fantástico motor 1HZ.
Abraços
Clemente
Pessoal, basendo no que vcs disseram, então, uma SW4 modelo novo seria o pior carro para viagens longas né? Pois é totalmente eletrônica e a maioria possui câmbio automático
Clemente, a 78 seria aquela 2 portas Troop Carrier?
Deve ter um espaço interno fantástico.
Abraços
Pablo RR
27/06/2011, 12:43
Com a SW4 vc terá um suporte muito grande em termos de peças e serviços. A toyota está em toda America Latina (no mundo todo na verdade) e o motor 3.0 está muito bem aceito.
Veja que os foristas que recomendam o 300TDI entendem de mecanica e por isso preferem esse motor. Se você não entender de mecanica nem adianta ter um motor mais simples. Porque você não vai resolver os problemas que ocorrerem.
Esses dias estava no oficina muito conceituada por aqui em termos de injeçao diesel. E vi uma F-1000 com motor X-10 colocando filtro na saida do tanque porque o dono tinha medo de diesel ruim. O filtro tinha copo de acrilico e tudo (para ver se havia agua e parecia ser bem feito). Achei bacana a instalação. Foi fixado no chassi. Com um acesso relativamente facil. Mangueiras com braçadeiras. Acho que em 5 min qualquer um troca.
Sim Jeison, o HZJ 78 é o troopy.
Babando um pouco:
Toyota Gibraltar Stockholdings Ltd. TGS (http://ecom.toyota-gib.com/English/News/news09/october/newlook_70_series.html)
Os série 70 de hoje, deixam qualquer Defender no chinelo, tecnicamente falando. Emocionalmente, para quem curte mexer com graxa, é chato como qualquer carro Japonês. rsrsr
Abraçooo
Clemente, a 78 seria aquela 2 portas Troop Carrier?
Deve ter um espaço interno fantástico.
Abraços
Putz, sonho de consumo para Overlanders.
Abraços
Fernando da Terra
27/06/2011, 16:34
Jeison, olha o esquema do espaço interno, nas versões para 6, 10 e 13 lugares.........
Fernando
299310
Jeison, olha o esquema do espaço interno, nas versões para 6, 10 e 13 lugares.........
Fernando
299310
Valeuzzzz :concordo:
Abraços
Nem falar que existe a versão TDV8, com 200+ HP.. Na Austrália pode-se escolher entre o pacato 6cil Diesel 4.2 aspirado ou o V8 Diesel nervoso e eletrônico..
Realmente não entendo o porque de não ter estes modelos aqui. Enviei um mail para o RP da Toyota perguntando o motivo.
Fico até meio indignado com a falta de respeito para o nosso mercado.
Abraços
Clemente
Putz, sonho de consumo para Overlanders.
Abraços
neilsonhenriques
27/06/2011, 17:44
Realmente não entendo o porque de não ter estes modelos aqui. Enviei um mail para o RP da Toyota perguntando o motivo.
Fico até meio indignado com a falta de respeito para o nosso mercado.
Clemente,
Não só esse modelo, mas por quê não temos também as outras Land Cruisers ? :freaking:
Esse descaso da Toyota com o nosso mercado é inexplicável ! A Land Rover está vendendo Discovery 4 igual água no deserto. A fila de espera para o S e o SE é de 60 dias, no mínimo. A pronta entrega, só HSE preto e branco. Prata não tem.
Eu pensaria duas vezes antes de comprar um D4 se a Toyota vendesse o LC 200 aqui.
Abraço,
Neilson
Pois é Henriques!
Agora parece que vai chegar a nova Prado, mas desde o ano passado, ainda não conseguiram adaptar o novo motor Diesel ao combustível do Brasil.
Em resumo; ou a LR é precipitada em lançar os motores Euro 4 e 5 ou a Toyota não entende nada. No final acho que é um pouco dos dois.
Fato é, poderiam vender LCs Euro 3 e 4 aos montes, nem falar dos contratos com empresas de grande porte que tem um mercado fenomenal para veículos como o Land Cruiser serie 70...
Abraços
Clemente
Clemente,
Não só esse modelo, mas por quê não temos também as outras Land Cruisers ? :freaking:
Esse descaso da Toyota com o nosso mercado é inexplicável ! A Land Rover está vendendo Discovery 4 igual água no deserto. A fila de espera para o S e o SE é de 60 dias, no mínimo. A pronta entrega, só HSE preto e branco. Prata não tem.
Eu pensaria duas vezes antes de comprar um D4 se a Toyota vendesse o LC 200 aqui.
Abraço,
Neilson
Gui, o pessoal da Família Adventure usa uma SW4 nas trips, talvez um contato com eles seja interessante pra tirar algumas dúvidas.
Nesse link tem algumas fotos: EXPEDIO 4X4 SERRA DA CANASTRA JUNHO 2011 (http://www.4x4expedicao.com.br/galeria/67/expedicao-4x4-serra-da-canastra-junho-2011/)
Abraços
Jeison,
parece que o carro oficial é um Defender 110 branco, não? Ao menos é o que parece no resto dos eventos.
Na "Expedição" da Canastra, tem um Jimny. Se fosse um pouco maior, seria "O" carro para viagens longas.
É incrivelmente fascinante como o Jimny é bem feito, bem projetado e valente. Os detalhes são fabulosos e bem pensados. Não tem fio solto, nem curva de mangueira sem profundo planejamento. Tudo perfeito.
No sítio da minha namorada tem lugares que passo de Jimny original onde o Defender sequer sonha em passar, mesmo com os valentes Michelin XZL 7.50. A fina bitola de Jimny e seus ridículos 1000kg, fazem toda a diferença. O chassi e eixos rígidos do Jimny são impressionantes, fortes e bem construídos. Os terminais e barras de direção são maiores do que o do Defender.
Infelizmente, o tanque e a cabine são meio pequenos para uma viagem onde pretende-se acampar selvagem por longos dias. Mesmo assim acho que minha próxima andança pela AL, vai ser de Jimny, just for fun. Ele é muito esperto e uma delícia dirigir, não cansa. Ergonomia 100%. Costumo chamar de carro luva, porque você literalmente veste.
Hoje não poderia estar mais feliz com a dupla 4x4... Para completar só me falta um 4x4 um pouco mais ligeiro no asfalto.. Um Subaru WRX 2011 com seus 270hp seria minha escolha.... rsrs
Abraços
Clemente
Gui, o pessoal da Família Adventure usa uma SW4 nas trips, talvez um contato com eles seja interessante pra tirar algumas dúvidas.
Nesse link tem algumas fotos: EXPEDIO 4X4 SERRA DA CANASTRA JUNHO 2011 (http://www.4x4expedicao.com.br/galeria/67/expedicao-4x4-serra-da-canastra-junho-2011/)
Abraços
Clemente, se não me engano eles a substituiram pela SW4, mas depois vou dar uma fuçada e descubro.
Jimny é tudo de bom, um dia embarco num para uso urbano.
Abraços
Eduardo Alemão
28/06/2011, 18:33
Se estivesse na Europa, Africa, Nova Zelândia e Austrália, o caminho racional seria o supremo Toyota HZJ76 ou 78 com o fantástico motor 1HZ.
Rapá, aqui em Brasilia vejo dessas Toyota com alguma frequencia. Todas com placa azul, consular....
Eu queria fazer só um breve comentário. Tendo feito expedições com os dois carros, uma volta a mundo de três anos com um 300TDi e 12 meses por todos estados aqui no Brasil com o Puma, eu recomendo sem ressalva OS DOIS.
Aqui já tem muitos elogios do 300Tdi e realmente é um dos melhores carros no mundo para fazer expedições. Porém, eu estou sentindo bastante crítica contra o Puma sem muita experiência.
Como registro, queria falar que ano passado a gente viajou 45,000 km aos quatro cantos do país, passando por lugares bem inóspitas e estradas ruins, incluindo a BR319 SEM NEHUM problema sério. A gente só trocou uma mangueira que estava começando a rasgar e concertamos um vazamento no ar condicionado.
Em termos de performance, o Puma é MUITO melhor do que o 300TDi, mas tem os riscos da parte elétrica. Mas nós, volto a dizer, não tivemos nenhum problema com isso.
Então, concluindo, os dois são ótimos:concordo:
Também, vale mencionar que fazer mecânica preventiva e ter uma boa atitude perante o carro é fundamental.
Rob Ager
Eduardo, eles não querem me vender um?! Em SP também temos um, que circula na zona sul... Infelizmente nunca consegui falar com o proprietário.
Bacana as fotos do seu Samurai.. Sempre quis ter um.. De tanto procurar, acabei no Jimny.. Mas ainda admiro o estilo do Samurai...
Abraços
Rapá, aqui em Brasilia vejo dessas Toyota com alguma frequencia. Todas com placa azul, consular....
Eduardo Alemão
28/06/2011, 19:51
Eduardo, eles não querem me vender um?! Em SP também temos um, que circula na zona sul... Infelizmente nunca consegui falar com o proprietário.
Bacana as fotos do seu Samurai.. Sempre quis ter um.. De tanto procurar, acabei no Jimny.. Mas ainda admiro o estilo do Samurai...
Quando vi essa Toyota pela primeira vez fiquei curioso. Lindo carro. É uma Bandeirante (semi) moderna certo? As que vi por aqui são sempre brancas, acho que servem como carros de serviço as embaixadas já que os chefes andam com imponentes Lincolns e afins!
Quanto ao Samurai.... paixão desmedida. Ando pensando em comprar um canvas pra fazer companhia ao azulzinho!
Quem sabe, um dia, me atiro numa 90inha!
Eder Bonesi
28/06/2011, 20:39
Olá Rob, foi muito bom encontrá-lo, juntamente com a sua esposa, na FENAJJEP. Fotos e mensagens maravilhosas, alem das belas camisetas do seu projeto Challenging your Dreams. Concordo com você. Temos riscos, vantagens e oportunidades nos dois modelos. Como somente as Pumas estão disponíveis "zeradas", não adianta muIto sonhar com o passado.
Como eu disse a você, pessoalmente, farei 13 mil km em breve e espero regressar bem, com a minha Puma. Confesso que levarei na mala uma bomba de vácuo novinha, extra. Na volta, contarei a todos como a Bianca se compotou. Abração and keep challenging "our" dreams.
Robert, bom ler você por aqui.
Excelente contra-ponto para todo nosso papo. Seria interessante podermos contar com os detalhes do que você já passou com o Puma até agora.
Quanto funcionam, os eletrônicos são fantásticos, muito superiores e refinados na operação que os mecânicos. Meu grande medo é o dia que o sistema pára. Não desejo que isso aconteça com ninguém, mas se vier acontecer, o que faria? Basta um chicote com defeito intermitente para ter que colocar num guincho, aí nem computador detecta.... Vide o colega parado com um Puma a 18 meses em Roraima.
Vocês carregam algum device para diagnóstico? Carregam o kit para purgar o sistema de combustível? Tiveram algum filtro entupido?
Forte abraços
Clemente + Milena
Eu queria fazer só um breve comentário. Tendo feito expedições com os dois carros, uma volta a mundo de três anos com um 300TDi e 12 meses por todos estados aqui no Brasil com o Puma, eu recomendo sem ressalva OS DOIS.
Aqui já tem muitos elogios do 300Tdi e realmente é um dos melhores carros no mundo para fazer expedições. Porém, eu estou sentindo bastante crítica contra o Puma sem muita experiência.
Como registro, queria falar que ano passado a gente viajou 45,000 km aos quatro cantos do país, passando por lugares bem inóspitas e estradas ruins, incluindo a BR319 SEM NEHUM problema sério. A gente só trocou uma mangueira que estava começando a rasgar e concertamos um vazamento no ar condicionado.
Em termos de performance, o Puma é MUITO melhor do que o 300TDi, mas tem os riscos da parte elétrica. Mas nós, volto a dizer, não tivemos nenhum problema com isso.
Então, concluindo, os dois são ótimos:concordo:
Também, vale mencionar que fazer mecânica preventiva e ter uma boa atitude perante o carro é fundamental.
Rob Ager
Danirock
02/07/2011, 19:39
Prezado Clemente,
Tive uma grata surpresa quando chegou minha encomenda da Land Center, a correia dentada que veio foi a recomendada por vc, dayco. E olha que eu pedi a original. Foi barata também paguei R$ 98,00.
Agora estou tranquilo.
Também fiquei muito satisfeito com o atendimento deles, muito ágil
Abraço,
Daniel
Daniel,
excelente novidade!
Na hora de instalar tenha certeza de colocar precisamente 1kg/m de torque no tensionador, usando um braço de força de 1/2; se não tiver torquímetro! Neste caso basta medir 50cm do eixo da chave, colocar uma balança de tração bem precisa (pesca) na marca e assim quando tiver marcado 2kg aperte o tensionador.
Aproveite e substitua eventual parafuso do tensionador da direita por prisioneiro travado com Loctite vermelho junto a caixa sincronizadora. Neste, ao invés de porca normal, utilize uma parlock e trava rosca de media carga, Lotite cor azul.
Antes de fechar a caixa, tenha certeza que o pino de conferência de ponto escorrega perfeitamente pela bomba injetora e sua polia, com a marca do volante do motor, perfeitamente alinhada com o furo inferior da caixa seca.
Fazendo tudo perfeito, nem te falo a tranqüilidade que me dá de usar o Defender em expedições... Quando mandava trocar, sempre ficava com o pé atrás, apesar de nunca ter tido qualquer problema.
Abs
Clemente
Prezado Clemente,
Tive uma grata surpresa quando chegou minha encomenda da Land Center, a correia dentada que veio foi a recomendada por vc, dayco. E olha que eu pedi a original. Foi barata também paguei R$ 98,00.
Agora estou tranquilo.
Também fiquei muito satisfeito com o atendimento deles, muito ágil
Abraço,
Daniel
Danirock
04/07/2011, 10:57
Prezado Clemente,
Vou passar estas instruções ao meu mecânico, pois pra mim tudo o que vc falou é grego, rsrsrsrs. Vou acompanhar o serviço pra ver se aprendo alguma coisa.
Estou planejando ir à Patagônia ou ao Chile no fim do ano. Se eu convencer meu irmão a ir comigo, entro em contato com vc para pedir algumas dicas, ok? Ele tem uma discovery 97 e está com medo do carro deixar ele/nós na mão durante a viagem.
Agradeço novamente a atenção.
Abraço,
Daniel.
Valeu pelas dicas pessoal!!!
Abraços
Opa, valeu, vou dar uma olhada!!
Pessoal, uma SW4 2009 será que iria me atender?? Ou ela não é tão boa pra offroad?
E uma SW4 2001?? Um amigo do pai está vendendo a dele, zeradassa
E uma SW4 2001?? Um amigo do pai está vendendo a dele, zeradassa
SW4 das antigas é uma excelente viatura.
Não lembro ao certo, mas foi entre 2000 e 2002 que passou a ter motor com bomba controlada eletronicamente, como na Prado.
Veja esse detalhe, se for uma mecânica, melhor ainda.
Abs
Jeison,
este ano da SW4 já está fora da série com cabeçotes defeituosos (aquecimento por trinca)?
Abs
SW4 das antigas é uma excelente viatura.
Não lembro ao certo, mas foi entre 2000 e 2002 que passou a ter motor com bomba controlada eletronicamente, como na Prado.
Veja esse detalhe, se for uma mecânica, melhor ainda.
Abs
Jeison,
este ano da SW4 já está fora da série com cabeçotes defeituosos (aquecimento por trinca)?
Abs
Clemente, não sei ao certo os lotes atingidos.
Se não me engano tem um tópico aqui no fórum sobre isso, vou dar uma procurada e posto aqui .
Abraços
Edit.
Achei alguns que valem uma lida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/6165-sw4-97-x-cabecote-e-radiador.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/29513-valorizando-sw4-3-0-td-anos-97-98-99-motor-1kzt.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/68142-procurando-primeira-hiluxsw.html
Waldemir
06/07/2011, 10:25
Bom dia Pessoal, sou o Waldemir da Familia Adventure, vi no forum que estão com duvidas referente ao veiculo utilizado por nós nas expediçoes. Realmente tinhamos uma Land branca que fora substituida pela Hilux SW4, o que posso afirmar que ao longo de nossas viagens e expediçoes observamos o ótimo desempenho das Hilux tanto a caminhonete como da SW4, o que nos levou a essa descisão, outro fator que observamos foi a facilidade de concessionarias Toyota ao longo da America do Sul e Brasil, fora sua manuntenção extremamente barata em relação as Land Rover, não quero isso criar polemicas com a marca Land Rover e nem com a Defender que é um carro que adoro de paixão. O que verifiquei ao longo dos anos é que ainda existe ha resistencia com as novas tecnologias embarcadas nos carros, mas não tenho visto problemas em relação a isso na pratica. Qualquer duvida estamos a disposição pelos telefones 11-8342-4444 ou pelo email contato@familiaadventure.com.br. Espero poder ter ajudado.
Bom dia Pessoal, sou o Waldemir da Familia Adventure, vi no forum que estão com duvidas referente ao veiculo utilizado por nós nas expediçoes. Realmente tinhamos uma Land branca que fora substituida pela Hilux SW4, o que posso afirmar que ao longo de nossas viagens e expediçoes observamos o ótimo desempenho das Hilux tanto a caminhonete como da SW4, o que nos levou a essa descisão, outro fator que observamos foi a facilidade de concessionarias Toyota ao longo da America do Sul e Brasil, fora sua manuntenção extremamente barata em relação as Land Rover, não quero isso criar polemicas com a marca Land Rover e nem com a Defender que é um carro que adoro de paixão. O que verifiquei ao longo dos anos é que ainda existe ha resistencia com as novas tecnologias embarcadas nos carros, mas não tenho visto problemas em relação a isso na pratica. Qualquer duvida estamos a disposição pelos telefones 11-8342-4444 ou pelo email contato@familiaadventure.com.br. Espero poder ter ajudado.
Bom dia.
Seu relato foi de excelente ajuda!
Vc acha então que no caso de expedições pela américa, a Toyota em geral (mesmo a Hilux nova, que tem motores novos e eletronicos) é melhor que a Land Rover??
E no caso das trilhas, a Toyota se sai tão bem quanto a Land?
Estou quase decidido em pegar uma Defender 300TDi...
walter77
06/07/2011, 18:03
Gui,
Compra o que tu tem tesão e acabou.
Eu desde guri queria um Defender, se o motor fosse a lenha, se os bancos fossem de pau,
se o consumo fosse 1 km/l, se chove dentro (bom, isso acontece..)... não iria mudar em muito o prazer e o tesão que eu tenho de dirigir. Chego ao ponto de algumas vezes estar estressado e ir até a garagem pra dar uma volta, abrir o sorrisão e relaxar. Meu terapeuta a diesel.
Quer um auto super confiável, mais seguro, mais rápido, mais confortável,com revenda mais fácil mas que não tem sentimentos? compra uma SW4 0km e seja feliz.
abraço,
Walter
Acredito que o tópico foi concluído. Temos a opinião dos donos de 300 TDI, Puma e SW4. Foi uma excelente troca de informação onde prevaleceu sempre a razão e não o fanatismo.
Foi bonito!
Abs
Clemente
Eder Bonesi
07/07/2011, 20:12
Olá Clemente, Perdí o timing deste assunto, mas vamos lá. Bomba de Vácuo...
No link sugerido, o autor menciona que "1. Is the only purpose to provide vacuum assist to the brakes. If so why does it not exist on the Ford Transit variant?" Aqui no Brasil a Ford também usa na Transit, as mesmas bombas fabricadas pela Huber Vabco. Tanto é fato que comprei uma na caixa "Ford", quando a Land estava sem CNPJ CADASTRADO no RADAR e SISCOMEX, para importar peças. Havia um problema de registro da Land x TATA.
Embora sem problema algum, aparente, estou levando uma bomba de vácuo (modelo novo) zerada e na caixa, de reserva, para o Machu Pitchu. Achei mais prudente. Abraço.
Eder Bonesi
07/07/2011, 20:24
Gui,
Compra o que tu tem tesão e acabou.
Eu desde guri queria um Defender, se o motor fosse a lenha, se os bancos fossem de pau,
se o consumo fosse 1 km/l, se chove dentro (bom, isso acontece..)... não iria mudar em muito o prazer e o tesão que eu tenho de dirigir. Chego ao ponto de algumas vezes estar estressado e ir até a garagem pra dar uma volta, abrir o sorrisão e relaxar. Meu terapeuta a diesel.
Quer um auto super confiável, mais seguro, mais rápido, mais confortável,com revenda mais fácil mas que não tem sentimentos? compra uma SW4 0km e seja feliz.
abraço,
Walter
Olá Walter, mas no caso de optar por outra marca, o colega Gui não poderá participar do III Encontro Catarinense e II Sul Brasileiro de Land Rover. E ainda irá perder este encontro, especial, em Rio do Sul - SC. Este também é um motivo para se ter uma Land.
Este relato abaixo é verídico. Um colega nosso tem uma SW nova, e uma Defender 110. Sempre que ele escuta um elogio para a SW é: que carro lindo. É caro né! Como eu queria ter um. J
Já de Defender o assunto é outro. Puxa, eu gostaria de ter este espírito aventureiro, assim como você.
Ninguem fala da beleza da Defender, mas sim, da união que o veículo proporciona às famílias, como uma verdadeira lenda.
Um dia terei uma SW Branca... sonho de consumo.
pedro coneza
13/07/2011, 03:13
Gui, ja comprou o carro?
Obrigado pela ajuda pessoal!
Desculpem-me pela demora, viajei quarta feira passada e só voltei ontem.
Como fui para SP aproveitei para olhar algumas Defender que achei no Webmotors. Vi duas bem interessantes, uma branca e outra verde, estavam com 92 e 77 mil km rodados, ambas 2005. Dei uma volta e curti bastante! Parece que vc ta em um trator, muito boa a sensação! Heheheheh
Vi uma prata também (essa de particular, as outras eram revenda), com quase 85 mil km rodados, 2005/2006, mas só pude ver mesmo pois o vendedor estava com pressa. Parece estar mais inteira do que as outras duas. Pintura muito bonita (estava muuuuito limpa), tem bancos em couro (que estão zerados), aparentemente tudo funciona e foi revisada mês passado. Além disso está toda original, apenas com snorkel. O dono se diz ser bem conservador, gosta de tudo o mais original possível (inclusive está até sem film).
Como não pude dirigir, combinei com o vendedor que daqui a 2 semanas volto lá para então fazer o test drive... ele disse que não está com pressa de vender e quer um comprador que realmente cuide dela do jeito que ele cuida.
Achei ela bem interessante, e se estiver tão boa quanto as outras acho que vou ficar!
anderson rabelo
05/02/2012, 09:58
Srs. saudações 4x4.
Já tive alguns 4x4, como Jimny, L200 Savana, Troller, Engesa motor maxion, Rural com motor 3.0 eletronico e alguns vitaras.
Agora comprei uma Land Defender 110 2005/2005 branca, daquele modelo que só vem com direção e ar.
O carro está muito novinho, contudo idfentifiquei dois problemas nela, a embreagem muito dura e os banquinhos traseiros laterais que o cara da loja que comprei não tinha.
Conto com os conselhos dos senhores!!!
Embreagem dura:
Garfo próximo a furar e ou embreagem muito próxima ao fim de sua vida.
Infelizmente a correção deste sintoma envolve abrir a caixa seca... Em duas pessoas, 4h de serviço.
Abraços
Clemente
Srs. saudações 4x4.
Já tive alguns 4x4, como Jimny, L200 Savana, Troller, Engesa motor maxion, Rural com motor 3.0 eletronico e alguns vitaras.
Agora comprei uma Land Defender 110 2005/2005 branca, daquele modelo que só vem com direção e ar.
O carro está muito novinho, contudo idfentifiquei dois problemas nela, a embreagem muito dura e os banquinhos traseiros laterais que o cara da loja que comprei não tinha.
Conto com os conselhos dos senhores!!!
vitor_grotmann
11/02/2012, 17:41
sem falar que os donos de hilux não se comprimentam.... nós de defender se não somos uma familia, somos pessoas que se ajudam, vc pode ter a certeza de que se vc estiver parado outro land (DEFENDER com a excessão de ex- DEFENDEIROS que migraram para outra viatura) vai parar e se ele não tiver alguma peça pra te ajudar a fazer uma gambiarra ele vai te ajudar a chegar em um lugar seguro, como diversos de nós ja presenciamos...
isso sempre foi uma coisa que me invejou em vocês landeiros
Olá pessoal, bom dia!
Estou com uma dúvida e achei este tópico muito bem escrito, então vou aproveitar para tirá-la aqui.
Muitos dizem que a Defender dá muita manutenção, e que esta manutenção é cara... Mas qual parte dela é considerada mais crítica? Motor, cambio, tração..?
Estou perguntando pois tenho um amigo (que inclusive participa do forum) que tem uma Ranger com motor Maxxion 2.5 (ou 300Tdi), então fiquei curioso em saber qual a diferença entre a manutenção de uma Ranger e de uma Defender, se o ponto crítico da Land está no motor ou no resto.
Obrigado pessoal, abraços!
O ponto crítico do Defender está no dono.
A maioria pensa que um Defender não precisa de manutenção por crer se tratar de um trator ou tanque de guerra.
No Defender é importante verificar que todas as mangueiras de arrefecimento estejam intactas, cm após cm. A vibração do motor pode desgastar algumas delas junto a suas fixações e apoios. Depois vem a correia dentada, bomba d'água, troca de óleo, etc...
Tem gente que enfia o carro em enchente e barro profundo e depois sequer verifica o estado dos lubrificantes e munhões.
Passado os 100mil Km é importante fazer manutenção preventiva...
Dirigir um Defender é uma experiência única e vale cada centavo, cada minuto gasto em sua manutenção. Seu comportamento dinâmico é invejável. O barulho do motor 300TDI é uma verdadeira música. Escuta-se cada uma das violentas e ardidas explosões do combustível. Poucos carros geram um sorriso na cara do motorista com um Defender.
Abs
Clemente
Olá pessoal, bom dia!
Estou com uma dúvida e achei este tópico muito bem escrito, então vou aproveitar para tirá-la aqui.
Muitos dizem que a Defender dá muita manutenção, e que esta manutenção é cara... Mas qual parte dela é considerada mais crítica? Motor, cambio, tração..?
Estou perguntando pois tenho um amigo (que inclusive participa do forum) que tem uma Ranger com motor Maxxion 2.5 (ou 300Tdi), então fiquei curioso em saber qual a diferença entre a manutenção de uma Ranger e de uma Defender, se o ponto crítico da Land está no motor ou no resto.
Obrigado pessoal, abraços!
A maioria pensa que um Defender não precisa de manutenção por crer se tratar de um trator ou tanque de guerra.
No Defender é importante verificar que todas as mangueiras de arrefecimento estejam intactas, cm após cm. A vibração do motor pode desgastar algumas delas junto a suas fixações e apoios. Depois vem a correia dentada, bomba d'água, troca de óleo, etc...
Tem gente que enfia o carro em enchente e barro profundo e depois sequer verifica o estado dos lubrificantes e munhões.
Dirigir um Defender é uma experiência única e vale cada centavo, cada minuto gasto em sua manutenção. Seu comportamento dinâmico é invejável. O barulho do motor 300TDI é uma verdadeira música. Escuta-se cada uma das violentas e ardidas explosões do combustível. Poucos carros geram um sorriso na cara do motorista com um Defender.
Abs
Clemente
Clemente, obrigado!
É, geralmente o problema do carro está no dono mesmo. Mas tendo a manutenção sempre em dia, verificando fluidos e etc, o que costuma quebrar? Todo carro tem um ponto que devemos observar com mais carinho. No Defender, o que se deve dar mais atenção?
Eu e meu amigo (cassiouru aqui do fórum, possui uma Ranger XLT 2.5 2000) somos apaixonados por Defender. Quando ando na Ranger dele nem ligamos o som, ficamos ouvindo o ronco do Maxxion 2.5, que é uma sinfonia maravilhosa. Gostamos tanto de Defender que inclusive no proximo fim de semana vamos em uma revenda da região que tem uma 90 2001, só para fazer um test drive heheheh nunca andamos em uma!
giulifarion
02/04/2012, 17:27
Clemente, obrigado!
É, geralmente o problema do carro está no dono mesmo. Mas tendo a manutenção sempre em dia, verificando fluidos e etc, o que costuma quebrar? Todo carro tem um ponto que devemos observar com mais carinho. No Defender, o que se deve dar mais atenção?
Eu e meu amigo (cassiouru aqui do fórum, possui uma Ranger XLT 2.5 2000) somos apaixonados por Defender. Quando ando na Ranger dele nem ligamos o som, ficamos ouvindo o ronco do Maxxion 2.5, que é uma sinfonia maravilhosa. Gostamos tanto de Defender que inclusive no proximo fim de semana vamos em uma revenda da região que tem uma 90 2001, só para fazer um test drive heheheh nunca andamos em uma!
SparxxD,
tome cuidado, se resolverem ir fazer o test drive na 90tinha, vão acabar arranjando um problema!
o problema de sonhar com a tal da defender, e este negocio, vicia!!!
Abs,
Giuliano
Marcelo Vertical
02/04/2012, 17:51
Abs
Clemente
Perfeita a colocação, foi exatamente isso que percebi quando comprei a minha a um ano atrás. Muito não sabem o que estão comprando e para que estão comprando e confundem Jipe com SUV. Todo carro dá problema e precisam de manutenção preventiva e corretiva.
Abs.
Marcelo
SparxxD,
tome cuidado, se resolverem ir fazer o test drive na 90tinha, vão acabar arranjando um problema!
Abs,
Giuliano
Eu tive um Samurai em 2003, mas por motivos de força maior tive que me livrar da viatura rapidamente. Fui picado pelo virus do 4x4 há anos e ainda não resolvi essa questão (Freud explica) rsrsrs
Ultimamente voltei a acompanhar o fórum, mais especificamente na parte das LR, pois sempre foram meu sonho... espero em breve poder fazer parte desse clube... Qdo fizer um tes drive então, aí vai ficar difícil não vender a sogra pra pegar uma!! Se possível 110 2005!
Mas e qto ao companheiro que abriu o tópico? Encontro sua viatura?
Abs,
Juan
gustavogr
02/04/2012, 22:24
SparxxD,
Abs,
Giuliano
Pois é!!!! Fiquei olhando e sonhando durante um bom tempo. Lembro do dia que entrei em uma, não cheguei a ligar, apenas sentei e ouvi o dono relatar .... o pedal do freio, embreagem e volante são desalinhados, faz barulho, bate o vidro traseiro, blablabla .... não demorou 3 meses e estava com a minha.
Alexandre Tietsche
03/04/2012, 01:49
Pois é!!!! Fiquei olhando e sonhando durante um bom tempo. Lembro do dia que entrei em uma, não cheguei a ligar, apenas sentei e ouvi o dono relatar .... o pedal do freio, embreagem e volante são desalinhados, faz barulho, bate o vidro traseiro, blablabla .... não demorou 3 meses e estava com a minha.
haahahha muito bom!
Devia ter dito "opa, então ela esta perfeita".
haahahha muito bom!
Devia ter dito "opa, então ela esta perfeita".
Hahhahaha essa foi boa!
Pois é pessoal, tenho certeza que quando entrarmos em uma vai ser dificil sair, mas temos o sonho de pelo menos andar em uma (só de chegar perto já ficamos satisfeitos). Assim teremos mais força de vontade para trabalhar e comprar nossa própria :D
Hahhahaha essa foi boa!
Pois é pessoal, tenho certeza que quando entrarmos em uma vai ser dificil sair, mas temos o sonho de pelo menos andar em uma (só de chegar perto já ficamos satisfeitos). Assim teremos mais força de vontade para trabalhar e comprar nossa própria :D
É...realmente a Defender é apaixonante, depois de alguns anos de namoro, enfim comprei a minha 90tinha!!! Ela veio se juntar ao meu querido Samurai Pokèmon e à minha brava e confortável Pajero Full 3.2 DID. Realizei a estréia da 90 neste fds em camanducaia-MG e a danada fez bonito numas trilhinhas...
Depois de ler este tópico com muitas questões técnicas respondidas brilhantemente pelos companheiros experts como o Clemente, só tenho a acrescentar que o sonho de ter e dirigir uma Defender não tem nada de razão...e assim foi o motivo da minha aquisição :100% emocional...
mas que a Defender é valente e confiável, isso ela é!
Mauricio
Assis Castro
15/06/2012, 21:23
Olá, sou novo aqui neste espaço, tenho uma defender 110, e não saiu dela por nada, principalmente quando estou fazendo viagens longas, se manter as manutenções em dia pode ficar tranquilo que ela não quebra com facilidade, é só fazer revisoes dentro dos prazos previsto no manual. Óleo CI 4 da total Rubia 7400 para o motor ficar suavel e macio.
Alexandre ST
16/06/2012, 20:16
Concordo em número gênero e grau com O Pedro!
Só mais um fato devo acrecentar, muitas e muitas vezes na estrada, desligo o rádio só para ouvir a música que vem do motor da minha 90tinha!!!!
Aproveitando um pouco...
Pretendo fazer o Atacama em julho.
O que realmente devo levar de peças sobressalentes?
Abrços
Comprei faz uma semana uma D110 para fazer umas viagens com a família toda.
Esta na garagem de casa onde estou realizando uma manutençao/revisão criteriosa onde analiso cada polegada da viatura!
Até o final do ano quero esta com ela 100% ( somente não ficará pronta antes por falta te tempo e $$$ kkkk). Mas garanto que até janeiro já reapertei cada parafuso, revi (refiz) todos contatos elétricos e demais itens. O que esta funcionando, porém apresenta certo desgaste vai ser trocado e o antigo fica na caixinha das peças reservas!