Ver Versão Completa : Motor opala 6 cilindros 4.1 + caixa C10 3 marchas
Vinicius_4x4
30/05/2005, 09:41
Daí pessoal! To pensando em colocar o motor opala 6 cilindro do opala, conforme já dito em outro tópico, no meu jeep. Tô gerando este tópico para que conste detalhes sobre esta configuração, tais como detalhes a serem cuidado na hora da montagem do conjunto, etc.
:arrow: Já me disseram para utilizar a embreagem da C10 e assim sendo utilizar também o volante e o motor de arranque da mesma. É plug and play.
:arrow: Quanto ao radiador to pensando em utilizar o do opala mesmo pois, acho que não estou enganado, cabe direitinho no jeep. E utilizar também uma ventoinha elétrica.
To pesquisando tudo antes que é pra mim saber o quanto vou ter de juntar para poder fazer esta operação. :lol:
Qualquer ajuda é bem vinda! Valeu!
Marcos Ojeda
30/05/2005, 11:08
Vinicius, eu tenho em meu Jeep está mecanica, está com motor 4.1s ano 92 + capa seca e embregaem da C20, cambio clark 260f 4 marchas, e tcase Spicer/Willys, o maior problema e fazer caber lá dentro, no meu caso de inicio o cardan traseiro ficou com 30 cm de cruzeta a cruzeta, o radioador o mecanico colocou de Opala, e ventoinha eletrica, não falta força pra nada.
Vinicius_4x4
30/05/2005, 12:34
Como irei utilizar a caixa 3 marcha, será que a capa seca e embreagem da C20 encaixam tranquilo, ou eu vou ter que adaptar. Caso tenha que adaptar acho que seria melhor utilizar a embreagem e afins da C10 mesmo neh? Ou quem sabe até a embreagem e capa seca da A10, conforme o Elcio mencionou em um tópico que eu li (ele só mencionou sobre a capa seca, a embreagem eu que to acrescentando na história :lol: ). a capa seca da A10 fica muito boa.
Pergunta: a capa seca da A10 é diferente da C10? Qual a diferença?
Marcos Ojeda
30/05/2005, 13:12
Pelo que sei encaixa perfeitamente.
Olimpio de Melo Viana
30/05/2005, 19:16
Eu estou com uma caixa de cambio clarck e uma caixa de transferencia de c20 para colocar acopladas a um motor de opala de 4 cilindros, voces sabem me responder se tem alguem que ja tenha feito isso.
E que quero deichar o jeep traçado nas 4 rodas sem a reduçãoserá que vou ter sucesso
Vinicius.
acho que as mp´s que te passei ja esclarecem alguma coisa.
se ainda restam duvidas, vamos nos falando por aqui.
[]´s
Olimpio de Melo Viana
01/06/2005, 19:16
Caro colega eu ainda não tinha colocado a caixa de c20 apenas comprei juntamente com a caixa de transferencia , apenas perguntei se alguem ja tinha feito tal adaptação no Cj5 com motor de opala mas agora depois de medir tudo tive que trocar o posicionamento dos calços do motor, puchar o mesmo para a frente 10 cm e alongar o carro 13 cm.
Cortei o eixo do cambio diminuindo 12 cm no mesmo para ficar com uma arvore de transmissão com 33 cm.
Ainda estou fazendo isso depois envio comentários para os colegas informando se prestou ou não, pelo menos até o presente não apareceu qualquer colegar que me passe informações a respeito te tal adaptação.
Vinicius_4x4
02/06/2005, 10:11
Beleza Elcio!
Muito obrigado pela atenção!
Será que tu me consegue aquelas fotos da caixa? É que eu queria dar uma olhada! Pois eu tava pesquisando e encontrei o tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1485
E nele eles mostram a alavanca da caixa da C10, já adaptada, saindo pelo lado. Será que deste modo a alavanca não vai ficar muito pro lado do motorista?
Valeu!
Vinicius_4x4
01/08/2005, 11:42
Daí pessoal! To ressucitando o tópico!
É o seguinte, a caixa da C10 3 marchas eu já comprei :dance: . Porém, no mesmo lugar onde comprei a caixa o cara tinha um motor 4.1 do opala com a capa seca e todo o conjunto de embreagem da C20. Tô pensando em comprar ele. Aí vem a dúvida:
:arrow: O vendedor me disse que eu teria que usar o arranque da C20, é verdade? É a melhor opção ou existe alguma outra com um peso menor? Pois pelo o que eu sei o arranque da C20 é bem grande.
:arrow: Existe uma outra opção que seria utilizar todo o conjunto (capa seca, embreagem, arranque, volante, e outras coisas se tiverem que ser usadas) da A10. Qual das duas opção é a melhor: A10 ou C20 ?
:arrow: Outra dúvida :lol: : nos motores do opala 4.1 que vem com a distribuição com platinado, se eu quizer utilizar a distribuição eletrônica é só trocar? É plug and play?
Valeu! Grande abraço. :concordo:
oi
Vinicius:
- use o arranque da D20 mesmo, eh so instalar e pronto.nao se preocupe com o peso do bicho, isso nao da nada.
alias nao eh tao grande assim em comparaçao ao da C-10,A-10,A-20,C-20, opala,etc.
- tanto faz, o conjunto da a-10 eh mais dificil de achar, mas eh show de bola.
- sim.alias, vc ja acha o kit pronto pra instalar.recomendo.
abraços
Vinicius_4x4
02/08/2005, 08:25
Certo Elcio! Mas eu tô pensando em utilizar o arranque da C20 e não da D20 :lol: . Mas acredito que vá ficar bom.
A capa seca da A10 e todo conjunto eu já sei onde tem também e o cara tah me pedindo 450 reais todo ele, inclusive o arranque. Será que vale a pena eu comprá-lo, mesmo o motor vindo com o conjunto da C20 :pensativo: . Se for vantagem eu vendo depois o conjunto da C20, ou dou na troca pelo da A10. Qual a sua opinião quanto à isto?
Valeu! :concordo: Abraços!
Ah, assim que eu conseguir vou postar as fotos do jeep com a suspensão no tópico "Vou fazer a suspensão". É que eu não to com a máquina comigo. E daí já posto também a foto da caixa.
Vinicius
450, ta bom.
mas ja que o motor ja acompaha o conjunto da c20, entao fique com este mesmo.e economiza uma grana que vc pode investir numa boa embreagem por exempo.agora, se vc tem essa grana disponivel, eh outra historia.
e nao encane com arranque, se ele estiver em boas condiçoes vai virar seu motor na boa.
abraços
Vinicius_4x4
05/08/2005, 08:29
Beleza elcio!
Quanto a embreagem eu não irei utilizar cabos. Conforme o meu mecânico disse eu posso utilizar o kit de embreagem hidráulica da mercedez. Ele disse que é até aconselhável o seu uso para este motor, pois com o cabo ele irá passar muito próximo do cano que sai do coletor e a malha que tem na capa do cabo de embreagem derrete. Já com o sistema de embreagem hidráulica eu não tenho este problema. O custo de material para esta embreagem hidráulica é de 160 reais, o qual inclui os dois "cilindros" (parecidos com os do freio que vai preso ao hidrovácuo, ou melhor servo freio :mrgreen: ). Tem mais os custos das mangueiras mas isto é pouca coisa que muda.
Obrigado pelas dicas!
[]´s
GuTo_Cerulli
05/08/2005, 09:51
Vinícios,
Se sabe de qual veículo são essas peças? (de preferência as referências 8) ), isso por que quero utilizar o mesmo sistema...
[]'s
Vinicius_4x4
05/08/2005, 10:48
Bah ainda não sei Guto. Vou demorar um pouco pra comprar estas peças até, coisa de duas semanas.
Quando souber posto aqui as referências e também fotos que tem um jeep lá na mecânica já com este sistema montado.
Abraço!
Marcos Arcosy
05/08/2005, 13:39
Também tenho vontade de colocar um motor 6 canecos de Opala no meu Jeep, alguém já conceguiu colocar esse motor sem ter que mecher na parede corta fogo :?:
Abraços,
Marcos Ojeda
05/08/2005, 14:48
Tabém tenho vontade de colocar um motor 6 canecos de Opala no meu Jeep, alguém já conceguiu colocar esse motor sem ter que mecher na parede corta fogo :?:
Abraços,
O meu não mexeu na parede corta fogo, o que o mecanico havia feito era um radiador bem fino, mas eu não gostei da forma que ficou.
Qual motor vc tem, se for BF161, procura motor do Maverick 6cc que é um BF melhorado, e ficará com um jeep forte e equilibrado, acho o 6cc Gm muito pesado e necessita de muitas mudanças o de maveco e plugin play.
GuTo_Cerulli
05/08/2005, 15:23
Bah ainda não sei Guto. Vou demorar um pouco pra comprar estas peças até, coisa de duas semanas.
Quando souber posto aqui as referências e também fotos que tem um jeep lá na mecânica já com este sistema montado.
Abraço!
Desde já agradeço... :palmas:
[]'s
Marcos Arcosy
08/08/2005, 16:58
Qual motor vc tem, se for BF161, procura motor do Maverick 6cc que é um BF melhorado, e ficará com um jeep forte e equilibrado, acho o 6cc Gm muito pesado e necessita de muitas mudanças o de maveco e plugin play.
Grande Marcos, o meu Jeep esta com o Hurricane original, mais eu pretendo trocá-lo por um motor mais moderno, de preferência com injeção eletrônica. Gostaria de colocar um Powertech 4.1, mais como você disse o número de adaptações é muito grande :pensativo: . Outra opção que eu tenho em mente é o GM 2.2 do Vectra. Gostaria de escutar a opinião de alguém do Fórum que use este conjunto. :concordo:
Abraços,
Marcos Ojeda
08/08/2005, 17:22
Grande Marcos, o meu Jeep esta com o Hurricane original, mais eu pretendo trocá-lo por um motor mais moderno, de preferência com injeção eletrônica. Gostaria de colocar um Powertech 4.1, mais como você disse o número de adaptações é muito grande :pensativo: . Outra opção que eu tenho em mente é o GM 2.2 do Vectra. Gostaria de escutar a opinião de alguém do Fórum que use este conjunto. :concordo:
Abraços,
Eu sitei o motor que vc faria menos mudanças possiveis, a partir dai, o $$ é o limite
Esse motor 2.2, ficará muito bom para estrada, mas não sei se conseguira coloca-lo com seu cambio, pode ser que tenha que trocar o cambio tb.
Marcos Arcosy
09/08/2005, 11:13
Eu sitei o motor que vc faria menos mudanças possiveis, a partir dai, o $$ é o limite
Esse motor 2.2, ficará muito bom para estrada, mas não sei se conseguira coloca-lo com seu cambio, pode ser que tenha que trocar o cambio tb.
Marcos,
Quando for trocar o motor eu também pretendo trocar o cambio. A minha idéia é escolher o conjunto e só fazer a adaptação quando tiver latinhas para comprar os dois :concordo:
Abraços,
André-4WD
10/08/2005, 09:49
Vinicius:
Blz, camarada? Só por curiosidade quem é teu fornecedor de peças e o teu mecanico? é em NH mesmo?
sds,
Andre
GuTo_Cerulli
10/08/2005, 10:31
Marcos,
Quando for trocar o motor eu também pretendo trocar o cambio. A minha idéia é escolher o conjunto e só fazer a adaptação quando tiver latinhas para comprar os dois :concordo:
Abraços,
Opa,
Já pensou no da Ranger 4 cilindros, a manutenção pode não ser das mais baratas, mas com certeza é beeeeeem mais motor que o GM 2.2, e etem mais, a furação e coxim é igual a do OHC...
[]'s
Vinicius_4x4
10/08/2005, 16:14
Vinicius:
Blz, camarada? Só por curiosidade quem é teu fornecedor de peças e o teu mecanico? é em NH mesmo?
sds,
Andre
Beleza André!
Eu tinha um mecânico em NH, porém depois de ele fazer uma monte de M... no jeep e demorar pra entregar o serviço eu troquei. O primeiro e último serviço que eu fiz em outro mecânico foi a adaptação das molas da bandeirante e fiz este serviço na Cia. do Jeep (que fica na cidade de Canoas). Gostei muito do serviço deles. Eles tem bastante jeep bem feitos na mecânica, por isto que fiz o serviço lah. A adaptação do motor e caixa eu irei fazer lah também.
Existe alguns serviços que eu faço em casa pra dar uma economizada. Coisas tipo chapeação e pintura e outros detalhezinhos.
Quanto às peças eu procuro o lugar mais barato mesmo, daí eu compro. :lol: . Pra comprar peças o cara tem que ter paciência e como eu trabalho bastante fora (em várias cidades) eu, quando posso, dou uma fugidinha e olho algumas peças que eu to precisando.
[]´s
Marcos Arcosy
10/08/2005, 17:12
Opa,
Já pensou no da Ranger 4 cilindros, a manutenção pode não ser das mais baratas, mas com certeza é beeeeeem mais motor que o GM 2.2, e etem mais, a furação e coxim é igual a do OHC...
É uma boa opção, apesar do maior custo de manutenção, só acho que aqui no Rio é um motor mais complicado para se conseguir.
Abraços,
GuTo_Cerulli
10/08/2005, 22:03
Marcos,
comprar a distância é meio complicado mesmo, mas se achar algum aqui por Sp, me disponho à ve-lo...Mas não deve ser impossível de achar por ai né?
[]'s
Marcos Arcosy
11/08/2005, 08:25
comprar a distância é meio complicado mesmo, mas se achar algum aqui por Sp, me disponho à ve-lo...Mas não deve ser impossível de achar por ai né?
Grande Guto,
Atualmente estou na fase de juntar as latinhas :mrgreen:, depois que comprei o Jeep a minha prioridade é acertar a carroceria e o chassi. Consegui comprar 5 BF 33" usados por um bom preço, mais a nova mecânica é mais para o futuro.
Abraços,
GuTo_Cerulli
11/08/2005, 21:33
Marcos,
À disposição...Mas espero ver mais um CJ monstrinho em breve!
[]'s
André-4WD
12/08/2005, 11:27
Vinicius:
Conheço sim a Cia do Jeep, mas nunca cheguei a fazer serviço lá. Um conhecido meu de Canoas, que tb leva lá, diz que um dos mecanicos de lá ( um q é uruguaio) saiu e montou oficina propria tb em Canoas.
E o que achas daqueles ferro-velhos que tem pela Scharlau?? e depois na BR-116 já em NH? Se tropeçares numa caixa (3m ou 4m) lembra de mim,ok? To comprando um CJ-5 80 que tá com a caixa ford 4m bichada..
Sds,
Andre
Vinicius_4x4
12/08/2005, 13:36
Ae André,
Sobre as caixas no ferro velho do antão (perto do viaduto que passa por cima da rua que vai pra scharlau) tem uma caixa de 4 m. e outra de 3 m.
:arrow: A de 4 marcha ele qué 1300 parece, não entrei em muitos detalhes porque não me interessava, mas parece que tah boa. Ele é quem disse que a caixa tah boa, não cheguei a abrí-la.
:arrow: Quanto a caixa de 3 marcha ele tem uma ou duas. Uma das duas tah bem boa até por sinal. Na verdade tah com uma engrenagem da ré ruim (aquela que vai presa à carcaça) mas ele tem uma nova pra colocar no lugar. Ele me pediu 650 reais pela a caixa + a tampa lateral para adaptar a alavanca para baixo.
Mas é o seguinte: eu achei uma caixa mais barata (bem mais barata: 150 reais :mrgreen: ) mas fucei até não poder mais. Agora só falta comprar a tampa lateral que é 250 reais pela troca da antiga e também vou desmontar ela pra trocar um sincronizado que não tah muito bom.
Ah... Será que alguém sabe me dizer se existem diversas marcas de sincronizados e se por acaso algum não presta, ou posso comprar qualquer um mesmo? Olhei em apenas uma loja por enquanto mas me pediram 34 reais pela peça e disseram que o sincronizado da 1ª, 2ª e 3ª são iguais.
Se souber de algo mais dou um toque.
[]´s
André-4WD
12/08/2005, 17:00
Vinicius:
sabe informar se a caixa 4 marchas da F-100 com o motor OHC serve no Jeep? Encontrei uma muito boa por L$550. Tava no ferro-velho qdo o dono da caixa entregou na troca ( o dono da F-100 trocou o motor e caixa).
Tb nao abri, mas o dono falou que tinha gasto L$200 e tava boa mesmo. se o antao quer 1300 vou correr e comprar essa...
Tentei ver alguma identificação externa mas só havia numeros tipo 7A00-7500P ou algo do genero..
Thiago Rodeghel
12/08/2005, 20:51
Ae André,
Ah... Será que alguém sabe me dizer se existem diversas marcas de sincronizados e se por acaso algum não presta, ou posso comprar qualquer um mesmo? Olhei em apenas uma loja por enquanto mas me pediram 34 reais pela peça e disseram que o sincronizado da 1ª, 2ª e 3ª são iguais.
Se souber de algo mais dou um toque.
[]´s
Fala Vinicius :D
O meu clark é o 5m da C20, qdo comprei os sincronizados dele, da 1ª até a 4ª eram iguais :D , inclusive alguns outros clark usam os mesmos sincronizados. Apenas o da 5ª e da ré eram diferentes :)
Naum fui pesquisar em modelos paralelos, comprei original GM, mas parece q tem sim paralelo :pensativo: .
Ah, só uma dúvida q tenho, pq o pessoal costuma colocar o clark3m, e naum um modelo 4m ou 5m??? Com esse motor 4.1 :roll: , espaço disponível???
[s]
Vinicius_4x4
14/08/2005, 19:59
sabe informar se a caixa 4 marchas da F-100 com o motor OHC serve no Jeep?
Bah André infelizmente não sei se é plug and play não. Mas porque tu não põe um 4 marcha do wyllis mesmo, daí não precisa de adaptação :idea: . Tu vai ter que gastar pelo menos uma grana pra adaptar este câmbio na caixa de transferencia e também mais 250 para adaptar esta caixa para alavanca em baixo. Sai mais em conta se tu pegar uma caixa original em bom estado e acredito que quanto a durabilidade as caixas se equivalem - estou falando o que eu acho neh, não tenho total certeza. Se tu quizer eu tenho uma caixa 4 marcha do jeep pra vender, e ela tah novinha. Só não vou usar mais porque vou trocar de motor.
Ah, só uma dúvida q tenho, pq o pessoal costuma colocar o clark3m, e naum um modelo 4m ou 5m??? Com esse motor 4.1 , espaço disponível???
Fala Thiago! Cara, primeiramente, acredito eu, que devido ao custo. Depois creio eu que a 3 marcha seja mais forte que as outras, não que as outras não aguentem o tranco, acredito que aguentem sim mas tu já viu a largura da engrenagem da primeira marcha da 3 marcha? É bem larga. Além destes fatores escolhi a 3 marcha porque eu só vou utilizar o jeep em trilha então não preciso ter uma velocidade final muito longa. Mas o fator principal foi o custo. Pra ti ter uma idéia os valores mais baixos que encontrei foram: 150 a 3 marcha e 1300 a 4 marcha.
[]´s esperando as pedradas por ter falado alguma besteira :mrgreen: .
Thiago Rodeghel
14/08/2005, 21:16
[quote]
Fala Thiago! Cara, primeiramente, acredito eu, que devido ao custo. Depois creio eu que a 3 marcha seja mais forte que as outras, não que as outras não aguentem o tranco, acredito que aguentem sim mas tu já viu a largura da engrenagem da primeira marcha da 3 marcha? É bem larga. Além destes fatores escolhi a 3 marcha porque eu só vou utilizar o jeep em trilha então não preciso ter uma velocidade final muito longa. Mas o fator principal foi o custo. Pra ti ter uma idéia os valores mais baixos que encontrei foram: 150 a 3 marcha e 1300 a 4 marcha.
.
Ah tá :pensativo: , bom pelo q entendi, o custo realmente falou mais alto :putz: :putz: ... Eu achava (claro q o valor tbm pesa) q era mais por causa do espaço... com mais marchas o câmbio fica mais comprido, e o motor 4.1 já pega um bom espaço com relação a isso :roll: ...
Acho q essa do 3m ser mais forte q o 4m ou o 5m, é mais folclore... No caso dos Clark, pq todos foram fabricados, nos modelos de pickups, para aguentar motores 6c (GM e Ford), digo isso na minha humilde opnião :) .
Consegui comprar um 5m, da C20 1996, por 500,00LT$, mas bati muita perna pra achar, mas era nessa faixa de preço q vc achou :discordo:
[s]
Vinicius_4x4
15/08/2005, 09:30
Consegui comprar um 5m, da C20 1996, por 500,00LT$
Bah pagou bem barato meu! Realmente, se quiser comprar coisa barata tem que ter calma e procurar muito. Eu sou assim pelo menos, vou com calma e encomodo os vendedores de peças :twisted: pra conseguir pagar barato.
Quanto ao 3m ser mais forte também falei por achar, embora seja um pouco sem sorte :lol: .
[]
edmar alberto
22/10/2011, 16:21
Daí pessoal! To pensando em colocar o motor opala 6 cilindro do opala, conforme já dito em outro tópico, no meu jeep. Tô gerando este tópico para que conste detalhes sobre esta configuração, tais como detalhes a serem cuidado na hora da montagem do conjunto, etc.
:arrow: Já me disseram para utilizar a embreagem da C10 e assim sendo utilizar também o volante e o motor de arranque da mesma. É plug and play.
:arrow: Quanto ao radiador to pensando em utilizar o do opala mesmo pois, acho que não estou enganado, cabe direitinho no jeep. E utilizar também uma ventoinha elétrica.
To pesquisando tudo antes que é pra mim saber o quanto vou ter de juntar para poder fazer esta operação. :lol:
Qualquer ajuda é bem vinda! Valeu!
amigo vc tem que usar o volante da c20 com o arranque tb c20,c10 não confere.
antoniofilipi
24/10/2011, 09:22
Abraços,
bom dia marcos, voce disse em usar um motor mais moderno com injeção, pois entao, estou usando o do omega 3.0, pença na força que ficou, só que tive que adaptar muitas coisas e muchar o motor bem pra dentro do jeep, o cofre tive que abir um monte, mas como não sou muito alto, pra mim ficou confortavel ate de dirigir, e uso a caixa da C-10 de 3 marchas, mas ficou show mesmo. abraço
Paulo f75 72
11/07/2015, 02:20
Estou com mesmo prosito aki colocando motor do opala e cambio c10 3 marcha . Esta com capa seca c20, embreagem e plato do opala msm . Mais meu cambio nao quer engatar . Vc sabem se algum macete na hora de colocar a embreagem ?
Como foi feita a adptação da tampa do cambio?
[]'s
Leandro Finger
13/07/2015, 19:54
ola Paulo posta fotos da adaptação.