PDA

Ver Versão Completa : Jumelo na Dianteira - Tem diferença ou não ?

kge
29/09/2003, 14:30
Olá ALLmigos !

Verifiquei em algumas fotos na net que o pessoal coloca o jumelo do feixe de molas dianteiro do jeep na parte dianteira (o comum é colocar na parte traseira do feixe). (Se eu não me engano as toyotossauras são assim)...

Tem-se algum ganho com isso além da estética ?
Aumenta a altura ?

Qual a vantagem de fazer essa troca ?

Obrigado. Abraços.

Epiro
29/09/2003, 17:41
O ideal é colocar o jumelo na parte traseira do feixe de molas, pois protege o mesmo de eventual colisão frontal com barranco ou pedra, ou qualquer outro obstáculo baixo, eis que com o jumelo colocado na posição descrita nesta resposta, o que suportará o impacto é o suporte dianteiro do feixe de molas e não o próprio feixe. :wink:

29/09/2003, 18:42
Nos Samurais são assim, de fábrica. Acho que não influe em muita coisa não. =)

walter.andreis
29/09/2003, 21:14
Nos Willys CJ3A se não me engano, a posição original dos jumelos também é na frente...
[]'s

Giovani
29/09/2003, 22:46
Verifiquei em algumas fotos na net que o pessoal coloca o jumelo do feixe de molas dianteiro do jeep na parte dianteira (o comum é colocar na parte traseira do feixe). (Se eu não me engano as toyotossauras são assim)...

Tem-se algum ganho com isso além da estética ?
Aumenta a altura ?

Qual a vantagem de fazer essa troca ?

:D Caro Kge e amigos!!!

:D Não é estética... É técnica! Com o jumelo nessa posição, no momento que a suspensão abre toda, o eixo desloca-se para trás, evitando o desengate da espiga do cardã! Com o jumelo na parte traseira, como nos nossos CJ5, o eixo desloca-se para a frente, afastando-se da caixa e podendo ocasionar o desengate. :wink:
:D Com as suspensões originais não tem problema, pois ela é limitada, antes de ocorrer o desengate. Mas se vc mexer um pouco, o que é mais que comum, pôr um amortecedor maior, fazer SPOA sem girar a carcaça do eixo, ou até mesmo num pequeno salto, pode escapar!!! :wink:
:D Nos nossos Willys, o jumelo foi para trás porque pensaram em evitar uma eventual batida, que pode girar ele para trás e trancar o feixe contra o chassi, deixando-o completamente sem curso! Isso acontece às vezes, com Toyotas e Rurais, mas é simples de resolver: basta pôr um batente de borracha, atrás do suporte do jumelo. Dessa forma ele bate e volta, não fica trancado! :wink:
[]'s

fpandur
30/09/2003, 14:17
Conforme o Giovani comentou, com o jumelo na dianteira o eixo se desloca muito menos (por isso que é mais difícil do cardã escapar). E na TEORIA, ficaria mais macio. Falo isto, pois experimentei as duas situações. O antigo dono do meu CJ mudou os jumelos p/ frente (não sei porque cargas d´água ...) :roll:
Resultado: nunca tive problemas de escape do cardã, mas rebati os jumelos várias vezes .... Em 2 ocasiões, entortou a mola. Em outras 2 ou 3, eu não percebi que o jumelo tinha rebatido e continuei "mandando ver". Resultado: cardã retorcido ... :x

Eu até tinha pensado em colocar uma trava ou batente p/ evitar a rebatida do jumelo, como o Giovani comentou. Mas como os suportes fixos estavam bem judiados, resolvi colocar novos e aí aproveitei e já coloquei na posição original. Hoje encaro os obstáculos com muito mais segurança. :wink:
Ah, e por incrível que pareça, o Jeep ficou muito mais macio dessa forma. Antes p/ andar em estradas de terra esburacadas era um parto. Agora é muito mais tranquilo ...

Abraços

Mauro B.
30/09/2003, 16:00
Conforme o Giovani comentou, com o jumelo na dianteira o eixo se desloca muito menos (por isso que é mais difícil do cardã escapar). E na TEORIA, ficaria mais macio.
Fala Pandur e ALL !!! :D

Na realidade, o eixo se desloca a mesma coisa verticalmente, mas tendo a caixa como referencial, o eixo de um jipe com jumelo na frente se desloca menos, e isso não significaria uma suspensão mais macia, mas pelo contrário, significaria numa suspensão mais dura! Num jipe com jumelo atrás, quando batemos em um obstáculo, o eixo se desloca para trás, absorvendo um pouco o movimento. Em um jipe com jumelos na frente, ao batermos num obstáculo, o eixo se desloca para frente, aumentando o impacto. Resumindo: considerando só esse motivo, o cj5 seria mais macio que os MB's, GPW's, cj3A, cj3B, Rural, f-75, Band, Samurai... :shock:

Deixar o jumelo atrás significa que vc pode dar mais porrada sem quebrar os feixes. Isso acontece porque tendo o jumelo na frente, toda a pancada vai ser segurada pela parte traseira do feixe, ou seja, ele vai sofrer compressão e pode fletir(entortar) e quebrar. Ou quebrar por fadiga mesmo! Agora, com um jumelo atrás, a parte que "segura" é a da frente, e ela só é tensionada, o que é estável, e o feixe não entorta! :wink: Não é a toa que a gente vê bem mais seguido cj3's e rurais com feixes quebrados... :?
Olha, fora os fatos de evitar que o cardam se solte e de melhorar a angulação das cruzetas, os tipos com jumelo atrás são melhores pra trilha!

[]'s

fpandur
30/09/2003, 19:52
Graaande Mauro !!

Olha, fora os fatos de evitar que o cardam se solte e de melhorar consideravelmente a angulação das cruzetas, os tipos com jumelo atrás são melhores pra trilha!

Concordo plenamente, de quem já utilizou os dois sistemas no MESMO Jeep !

Ah, essa estória de jumelo na dianteira deixar mais macio, eu sempre ouvi dizer a respeito. Vai ver que é mais uma das lendas do nosso meio ... :wink:

O que eu pude comprovar na prática é exatamente o contrário ! Hoje meu Jeep está muito mais confortável.

Abraços

fugger
08/10/2004, 11:56
Pessoal

estou trocando os feixes de mola do cj pelos da toyota e pensei em mudar a posição do jumelos.

alguém aí tem mais alguma opinião sobre o assunto?

em princípio a utilização de jumelos revolver só pioraria o problema?

[]´s

billj
08/10/2004, 13:20
Graaande Mauro !!

Olha, fora os fatos de evitar que o cardam se solte e de melhorar consideravelmente a angulação das cruzetas, os tipos com jumelo atrás são melhores pra trilha!

Concordo plenamente, de quem já utilizou os dois sistemas no MESMO Jeep !

Ah, essa estória de jumelo na dianteira deixar mais macio, eu sempre ouvi dizer a respeito. Vai ver que é mais uma das lendas do nosso meio ... :wink:

O que eu pude comprovar na prática é exatamente o contrário ! Hoje meu Jeep está muito mais confortável.

Abraços

Não é lenda não, é física. Não mexendo em mais nada, o jumelo atrás fica mais macio que o junelo na frente, exatamente pelos motivos já citados aqui.........

Abraços,

Elmer_Jeep
08/10/2004, 18:48
Andei observando umas fotos de CJ nums sites gringos, os caras usam a luva do cardâ lá no pião do diferencial, tanto no dianteiro quanto no trazeiro.

Esses dias vi em algum tópico aqui falando que os gringos mudam o jumelo pra parte trazeira do feixe dianteiro deixando igual aos CJ brasileiros ("menos desconfortável"). Agora quanto à posição do cardâ alguém sabe se tem algum motivo prático ou estético :?:

[]'s curiosos. 8)

fpandur
08/10/2004, 19:31
Não é lenda não, é física. Não mexendo em mais nada, o jumelo atrás fica mais macio que o junelo na frente,

Ué, é não foi isso exatamente que eu "disse" antes ? :shock: O que eu escrevi sobre ser lenda é que já vi muita gente dizer que os jumelos NA FRENTE é que deixam mais macio. O que pude comprovar na prática é exatamente o contrário, que c/ os jumelos ATRÁS é que fica mais macio. Qual a diferença sobre o que você escreveu ? :roll: :wink:

Abraços, sem entender .... :roll: :shock:

renzo
08/10/2004, 20:02
BOA NOITE AMIGOS

EU TROQUEI OS MEUS FEIXES ORIG. PELOS DA BAND
SERIA MUITO MAIS FACIL COLOCAR OS JUMELOS P/ FRENTE COMO OS DA BAND.MAS POR TODOS OS MOTIVOS JA CITADOS ACIMA E SENTIDOS NA PRATICA,A MELHOR SOLUCAO É O JUMELO DIANT P/ TRAS.

A PROPOSITO,VC QUE ESTA TROCANDO OS FEIXES,TERA QUE TROCAR TAMBEM OS AMORTECEDORES,POIS AS MOLAS DA BAND SAO MUITO MAIS FLEXIVEIS.

TERA TAMBEM QUE MUDAR O TAMANHO DO CARDA E A SUA ESPIGA POR UMA QUE ACEITE MAIOR CURSO(EU USEI DA D-20)POIS O CURSO DA SUSPENSAO MUDA MUITO.

NO MEU CARRO TAMBEM AUMENTEI O TAMANHO DOS SUPORTES DIANT,PARA AS MOLAS NAO FICAREM MUITO INCLINADAS

E COLOQUEI UMA BARRA ESTAB. DO OMEGA DIANT ATRAS

ESSE TRABALHO PERTO DE MUDAR P/ UMA HELICOIDAL NAO E NADA

ABRAÇOS

fugger
08/10/2004, 22:19
Renzo

Conta aí mais detalhes de sua instalação, qual molas vc usou, suportes e etc

Se possivel anexe fotos :lol:

[]'s agradecidos

Wallace
08/10/2004, 23:13
Tem muito mais coisa que não foi comentada aqui, veja:
http://www.jeeptech.com/susp/elkcahs/

renzo
09/10/2004, 01:20
Renzo

Conta aí mais detalhes de sua instalação, qual molas vc usou, suportes e etc

Se possivel anexe fotos :lol:

[]'s agradecidos

OLHA
NAO É UMA MODIFICACAO DIFÍCIL.VC PRECISA TROCAR TODOS OS SUPORTES ORIGINAIS PELO DAS BAND E COLOCAR OS NOVOS EM UMA POSICAO QUE O EIXO NAO MUDE MUITO DE LUGAR.ATENCAO QUE A POSICAO DOS SUPORTES NOVOS NAO SERAO AS MESMAS DOS ANTIGOS.
ALEM DISSO NO MEU CASO,ASSIM COMO CONSTA NO SITE INDICADO PELO NOSSO AMIGO WALLACE,EU AUMENTEI O SUPORTE DE MOLAS DIANT.,PARA QUE AS MOLAS NAO FICASSEM EM UM ANGULO MUITO DESFAVORAVEL

DESCULPE,MAS NAO TENHO FOTOS.

TIRAREI E MANDAREI P/ VC

ABRAÇOS

Rogério Sales
22/10/2004, 00:17
Bom dia!

Alguém saberia informar se aquele kit vendido pela FF (se nao me engano é em SP), vem com os jumelos dianteiros na frente? eles são os da Toyota mesmo? os suportes fixos já são maiores como foi dito que tem que ser? se são da toyota, será que na dianteira a mola é cortada e os olhais refeitos? sairia mais barato do que adaptar?
(acho que to querendo demais) hehehe... :lol:
vi que ja foi discutido sobre ele aqui, so que estes detalhes nao ficaram muuito bem claro e é mais fácil perguntar aqui do que criar outro tópico!

Abraços a todos!

Elmer_Jeep
22/10/2004, 11:00
Tem muito mais coisa que não foi comentada aqui, veja:
http://www.jeeptech.com/susp/elkcahs/

Tem muita coisa interessante nesse site ae.
Eu pelo menos só entendi os desenhos :lol: :evil:

[]'s sem speaker inglish :cry:

Elmer_Jeep
22/10/2004, 11:22
Bom dia!

Alguém saberia informar se aquele kit vendido pela FF (se nao me engano é em SP), vem com os jumelos dianteiros na frente? eles são os da Toyota mesmo? os suportes fixos já são maiores como foi dito que tem que ser? se são da toyota, será que na dianteira a mola é cortada e os olhais refeitos? sairia mais barato do que adaptar?
(acho que to querendo demais) hehehe... :lol:
vi que ja foi discutido sobre ele aqui, so que estes detalhes nao ficaram muuito bem claro e é mais fácil perguntar aqui do que criar outro tópico!

Abraços a todos!

Acabei de medir dois feixes, um original do jeep e outro da band, ambos novos e fora do carro(sem carga).
o do jeep tem 93 cm
o da band tem 103cm

Carlos ZN
06/05/2006, 09:52
Olá Amigos,

Estou estudando a adaptação das molas da Toy no Cj 5 e chegai a esta duvida dos jumelos para frente, vi que tem controvercias.
Nas oficinas do Garra 4x4 e Josewal 4x4 coloca para frente, só na josewal prefere para frente mas se o cliente quiser coloca para trás no Garra não fazem isto ai começa :parede: :parede: :parede:
Achei muito legal o site: http://www.jeeptech.com/susp/elkcahs/ mas minha professora de ingles está de ferias, alguem poderia tradusir???
Na Toyota é na frente, ela foi projetada por um engenheiro e exista um porque?
Descupe minha iguinorancia e não sei ainda se coloco na frente ou atrás??? :parede: :parede: :parede: :parede:

Elmer_Jeep
06/05/2006, 10:05
Carlos ZN, dá uma lida no tópico abaixo que fiz um resumo sobre tudo isso(adaptar suspensão band no CJ) e no meu post tem outro tópico que explica sobre a posição dos jumelos dianteiros:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19167

[]'s

Cláudio Brasília
07/05/2006, 16:53
Moçada,
Aqui vai a tradução do texto do nosso amigo lá do hemisfério norte. Bom proveito.
anexo removido pela moderação a pedido do autor

ortiz
07/05/2006, 23:17
olá, não consegui abrir nem a tradução...........
quem mandou não estudar ingrês ....kkkkkkkkkk

Cláudio Brasília
08/05/2006, 07:59
Prezado Amigo Ortiz,
O arquivo, que contém esta tradução simples, está no fornato .pdf; isto quer dizer que é um padrão do Acrobat Reader, que vem a ser um programa de formatação de textos com conteúdo proprietário. Sendo assim, para que possa abrir o dito arquivo, deverá ter instalado em sua máquina o referido programa. Este programa poderá ser obtido no site do fabricante do Acrobat, depois de ser instalado, toda vez que se clicar em um arquivo com a extesão .pdf, este se abrirá automaticamente; para os usuários do Windows XP, penso que este programa já está nativo neste sistema operacional. Um grande abraço a todos e saudações.

Elmer_Jeep
08/05/2006, 09:43
Cláudio Brasília, ótimo artigo, traduzido então é show de bola :concordo:

[]'s

Carlos ZN
08/05/2006, 10:27
Olá Amigo Claudio.

Muito Obrigado :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Ortiz,

Vá em http://superdownloads.uol.com.br/ e baixe o Acrobat Reader é de graça.

Cláudio Brasília
08/05/2006, 10:38
Prezados Amigos,

Jipeiro_RR,
Sou eu quem agradece, pois sei que é nossa referência em diversos assuntos do interesse geral.

Carlos ZN,
É isto mesmo, as melhores coisas da vida são gratis e vamos continuar fazendo assim.

Um grande abraço a todos e saudações.

Cláudio Brasília
08/05/2006, 11:36
Prezados Amigos,
Tenho a impressão que as coisas aqui ocorrem simultâneamente, pois qualquer alteração aqui debatida é fruto de algo que alguém fez, está fazendo ou pensa em fazer, conjuntamente com muitos colegas em diversas partes distintas. No meu caso, como estou na reforma do chassis, ia refazer tudo conforme encontrei, ou seja, trocar os suportes e colocá-los da forma original (é um CJ3A), na frente do molejo dianteiro. Mas o fato é que agora estou em dúvida, pois não sei se altero ou deixo tudo como estava. Os autores do texto acima dizem que é padrão o jumelo na dianteira, pleo menos nos CJs e YJs de lá dos EUA; acho que, pelo que já ouvi aqui no forum, os nossos CJs, que é em sua grande maioria o 5, tirando os importados, o jumelo foi colocado à ré do molejo dianteiro. Corrijam-me aqueles que possuem mais conhecimentos sobre o assunto. São características exclusivas nossas, dos Jeeps que foram fabricados aqui, tal como as logarinas paralelas, fato que já ficou comprovado aqui no forum. Acho que tudo nos EUA é em forma de kits, mas penso que aqui a turma põe a mão na massa e fabrica mesmo o que se precisa e cria e altera tudo sem a maior cerimônia. Noto que, lá onde nossos colegas autores daquele texto moram, quando se pretende instalar um kit de molas mais arqueado, para elevar a suspensão é necessário realizar a alteração do posicionamento do jumelo, mudando o que para eles não é um padrão. Isto é obrigatório, pois pelas razões encontradas no texto, algo poderá sair errado no longo prazo, pelo desgaste acentuado das peças da transmissão e pelo comportamento diverso do esperado de um Jeep original em seu trajeto usual frente as oscilações da suspensão, do eixo e da transmissão. Por se falar em oscilações, acho que fica um recado para aqueles que preferem o Jeep mais mole; mais mole significa maior desgaste e suceptibilidade a quebras. É claro que tudo vai da utilização da viatura, se esta irá rodar a maior parte do tempo em asfalto lisinho, coisa que não encontramos muito por aqui, ou se ela vai rodar mais em trilhas, que são iguais em qualquer lugar do planeta. Concluo que Jeep bom é Jeep duro; quer moleza ande de Galaxie. É claro que esta dureza de suspensão vai atrapalhar no curso da suspensão e, por conseguinte, na transferência de tração, quando esta depende do contato com o solo de todas as rodas, mesmo que com a utilização de bloqueios de diferencial. Acho que tudo é uma questão de dosar, pelo peso da viatura em ordem de marcha, pela resistência ou relutância da mola em se vergar, num sentido ou no outro, frente às solicitações de carga e oscilações causadas pelos solavancos; até chegarmos a um denominador comum, que somente os eengenheiros conseguiriam com o ambiente controlados e os recursos de laboratórios e campos de prova.

Cláudio Brasília
08/05/2006, 18:29
Prezados Amigos,
Humildemente peço desculpas, pois dei uma mancada na versão anterior da tradução; aqui vai a versão melhorada. O fato é que me confundi com o termo "drive shaft", que ora aparecia junto, ora aparecia separado no texto original, mas acabei compreendendo que significa o nosso famoso eixo cardam. Outra coisa foi a expressão idiomática "fall apart"; desconfiava que seria quebrar; quando se diz isto é que o negócio quebrou mesmo. Mais uma vez desculpas, pois sei que somente erramos quando tentando. Um grande abraço a todos e saudações.
PS: Se algum moderador puder, por favor retire aquela versão anterior acima, para que não seja mais utilizada e aqueles que já haviam baixado, por favor, refaçam isto novamente. Se tiver alguém que saiba o que é "bull dozing (penso que seria boi dormindo?), por favor informe.

ortiz
27/01/2008, 22:20
e no caso das molas unicas (corrier e strada) o que vcs acham jumelo frente ou atras (exemplo se for a currier tera que alongar chassi em 10 cm com jumelo na frente e 20 cm se o jumelo for ficar atras............visto que as molas são menores do lado do jumelo......

o jeep vai ser pra trilhas leves, será alongado (CJ6) e ta parecendo um lego....cada peça num lugar diferente......... e a patroa quase me dando as contas......

ortiz
30/01/2008, 01:25
??????.........

Elmer_Jeep
30/01/2008, 12:07
e no caso das molas unicas (corrier e strada) o que vcs acham jumelo frente ou atras (exemplo se for a currier tera que alongar chassi em 10 cm com jumelo na frente e 20 cm se o jumelo for ficar atras............visto que as molas são menores do lado do jumelo......

o jeep vai ser pra trilhas leves, será alongado (CJ6) e ta parecendo um lego....cada peça num lugar diferente......... e a patroa quase me dando as contas......

Ortiz, ao invés de alongar as extremidades do chassi vc não manda fazer uns suportes deslocados. Já viu um Cara de Cavalo que saiu na Planeta Off Road esse mes? Eu ja tinha pensado em algo assim e ficou bem interessante a montagem daquela suspensão (levando em consideração que o chassi do cj3 é menor que o cj5)

[]'s

rubensx
30/01/2008, 20:48
Pois é pessoal li e reli tudo desse topico e outros

porque diabos os kits de molas de toyota são com jumelos na frente? aliás o jumelo que veio no meu é da D40 oque pelo desenho dele, ahco eu nào ter como travar ele fechado...

mas enfim vai dar muito problema o jumelo na frente?

Elmer_Jeep
31/01/2008, 10:48
Rubens, vc disse que já leu tudo mas aproveitando que ainda está com dúvidas aqui tem uma lista com todos os tópicos específicos sobre modificação dos jumelos. Veja mais opiniões e tire suas conclusões:

Jumelos Dianteiros (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31362)

[]'s