PDA

Ver Versão Completa : Parachoque Traseiro da Xterra

Trotta.79
19/06/2011, 21:44
Olá todos os apaixonados pela Xterra. Estou abrindo esse tópico para discutirmos sobre um parachoque para uma possível adaptação na Xterra. O parachoque original possui uma série de limitações para trilhas e expedições, principalmente para aqueles que fizeram BL, onde o estepe fica muito baixo.

Os objetivos deste parachoque seriam:

- Ser extremamente resistênte para carregar todos os acessórios e usos propostos;
- Possuir pontos robustos de ancoragem;
- Possuir ancoragem para encaixe de reboques;
- Transportar estepe de no mínimo 33" com firmeza, segurança e menor prejuizo possível de visão traseira;
- Transportar macaco do tipo Hi-lift;
- Possuir local fixo para a placa com iluminação e boa proteção conta choques;

Há dois fabricantes conhecidos nos EUA que confeccionam esses parachoques, são eles:

Calmini: Swing Away Bumper (http://www.purenissan.com/rear_bumper.htm)

SHrockworks: Xterra Rear Bumper & Spare Tire Carrier / Swing Away Tire Rack - 1st Gen. Xterra, Nissan Rear Bumpers & Spare Tire Carrier / Rack, ShrockWorks (http://www.shrockworks.com/Xterra-Rear-Bumper-&-Spare-Tire-Carrier-Swing-Away-Tire-Rack-1st-Gen-Xterra-pr-16161.html)

O maior problema destes parachoque gringos são os preços aqui no Brasil. Lá está entre $800 a $900. Porém, devido ao alto peso, volume, frete e impostos, vai custar quase 5 mil reais aqui para nós. Para a maioria de nós mortais, é inviável.

Trotta.79
19/06/2011, 21:57
Analisando os detalhes construtivos destes parachoques, percebe-se que são muito bem feitos. Porém, para uso no território Brasileiro, há um incoveniênte, o arame de selagem de placa. Quem já teve moto sabe que o arame de selagem rompe com vibração e movimentação constante, não é como um cabo de aço. E nos parachoques gringos o braço de abertura, onde está alocado a placa, abre e fecha constantemente provocando uma fadiga no arame de selagem. A solução poderia ser um braço articulado que fosse somente até a metade do parachoque, na outra metade ficaria a placa. Vamos discutir isso mais a frente.

danilo kid
19/06/2011, 21:57
trotta, parece, repito, parece ser mais simples de confeccionar do que o dianteiro, além de mudar 'pouco' a estética traseira, ao não ser pelo novo suporte do estepe. vamos acompanhando pra ver....

Trotta.79
19/06/2011, 22:06
O corpo principal do parachoque possui espessura de 3/16" ou 4,76mm. Bastante robusto para o que se propõe. Os pontos de ancoragem possuem 1" de espessura e recebem manilhas de até 3/4". O acoplador de engate possui 2" x 2". O braço articulado possui dimensão de seção de 2" x 3" e parafuso de 1" de diametro.

Trotta.79
19/06/2011, 22:12
Outro segredo é a ancoragem do parachoque ao chassi. Como esse parachoque é quase um "trilho de trem", uma batida traseira danificaria a ponta das longarinas do chassi. A solução foi o uso de chapas instaladas internamente na parte traseira do chassi distribuindo as tenções de impacto no chassi, evitando a deformação do mesmo. Algumas fotos.

Trotta.79
19/06/2011, 22:14
trotta, parece, repito, parece ser mais simples de confeccionar do que o dianteiro, além de mudar 'pouco' a estética traseira, ao não ser pelo novo suporte do estepe. vamos acompanhando pra ver....

Caro Danilo, o objetivo é esse mesmo, trocarmos idéias para uma solução para todos nós. Fique a vontade para opnar e dar sua opnião.
Valeu.

Trotta.79
19/06/2011, 22:19
Uma solução para o braço articulado, seria coloca-lo apenas na metade do parachoque como na foto. O uso de uniball reguláveis tambem facilitaria na regulagem do braço.

Trotta.79
20/06/2011, 08:21
Há ainda outras possibilidade e usos como a instalação de um guincho életrico na parte interna do corpo do parachoque. Mas ai o projeto já começa a ficar muito caro.

Como a importação é praticamente inviável. As alternativas restantes são confecção própria ou por empresa especializada.

BADIA
20/06/2011, 12:20
Exelente idéia, acho que não precisa de tanto pinduricalho, HILifth, guincho, penteadeira, etc. para mim basta o estepe.
Me avisem quando pronto.
Badia

Rodrygo
20/06/2011, 19:02
Trotta, o zykão que me desculpe..........mas agora eu tô certo........vc é nosso PRESIDENTE!!!kkkkkkkk

Cara, vc colheu todas informações sobre o PC.....para o leigo, faltaria só a confecção!

Estou acompanhando aqui de longe e vamos ver a viabilidade.......na minha opinião acho interessante suporte para Hilift, Estepe...claro, galão e guincho.....Ficaria monstro!

Abraços e valeu pela iniciativa!!!

Rodrygo

schypula
20/06/2011, 22:00
muito show a ideia

eu sei que existe pelomenos uma xterra no brasil com esse pc traseiro

tive a oportunidade de encontrar numa noite na rua, procurei o dono e nao achei. tambem nao tirei foto pq na epoca nao tinha camera...

uma pena

achoq com todos suportes seria legal...
tb tenho interesse, mas como o meu dianteiro tb nao deu certo....
vou acompanhando....de perto

Trotta.79
21/06/2011, 14:46
Trotta, o zykão que me desculpe..........mas agora eu tô certo........vc é nosso PRESIDENTE!!!kkkkkkkk

KKKKKKKKK, que nada!!! O Zykão fica só comendo pelas beradas, parece atá que ele é o mineiro, kkkkkkkkkk......
Com certeza ele deve tá planejando altas modificações na viatura.....kkkkkk

Mudando de páu para caváco, o que mais tá me preocupando nesse parachoque continua sendo o arame de placa. Com ou sem proteção o arame vai romper devido a movimentação do braço articulado. Colocar um tubo de silicone no arame prolonga o problema mas não resolve. Além disso, o arame deve estar livre de colas ou proteções para que seja fiscalizado. Em caso de blitz o policial pode fiscalizar o arame e se houver alguma cola ou proteção deverá ser removido na hora. Se o arame estiver rompido o carro vai para o pátio. Imagina numa viagem minha viatura apreendida por isso!

Mas já pensei numa solução para isso. Tô na dúvida se monto ou não alguns parachoques destes. O Octávio parece que está montando um protótipo, vamos ver como fica e o preço.

Valeu

NO - CT Santos/SP
21/06/2011, 15:29
eu tenho interesse no traseiro ... mais que o meu ta com dua sbatidas e precisando de melhorias kkkk fico no aguardo ...

ZYKAO
21/06/2011, 15:56
Trotta,

a solucão para placa acho que é aquela que você mencionou, o braco que segura o estepe vai até a metade do PC ou um pouco mais e na outra parte é fixada a placa, não esqueca que tambem precisa ter ponto de iluminacão, mas isso é simples.

Outra alternativa, seria deixar a placa lacrada no PC, mesmo sendo obstruida pelo suporte de estepe e uma outra placa tambem com iluminacão fixada, por exemplo no estepe ou no suporte dele, porem bem visivel e essa sem o lacre, como utilizado em vários caminhoes.

Só tem que tomar cuidado para não ficar parecendo uma PP (penteadeira de Puta) com muita coisa :razz:

Viram o suporte de papel higienico do cara?:chorandoderir:298521

Trotta.79
21/06/2011, 17:18
a solucão para placa acho que é aquela que você mencionou, o braco que segura o estepe vai até a metade do PC ou um pouco mais e na outra parte é fixada a placa, não esqueca que tambem precisa ter ponto de iluminacão, mas isso é simples.

Outra alternativa, seria deixar a placa lacrada no PC, mesmo sendo obstruida pelo suporte de estepe e uma outra placa tambem com iluminacão fixada, por exemplo no estepe ou no suporte dele, porem bem visivel e essa sem o lacre, como utilizado em vários caminhoes.

Só tem que tomar cuidado para não ficar parecendo uma PP (penteadeira de Puta) com muita coisa :razz:

É isso ai Zykão. O problema de colocar o braço articulado em apenas um lado é a interferência com a tampa do portamalas. O parachoque é mais estreito que a tampa e isso é um problema. Mas há uma solução simples.

O lacre apenas no parachoque não é norma, normalmente os detrans não fazem. Geralmente quem faz isso é despachante. Seria muito bom. Para quem conhece um bom despachante é uma boa. Mas isso não será um problema.

Pois é, como nossas X são diesel não há necessidade de galões de reserva, a autonomia é muito maior que as americanas.

cmurteira
21/06/2011, 20:48
Trotta,

.....Viram o suporte de papel higienico do cara?:chorandoderir:298521

Cara, isso lá deve ser moda, pois já é a quinta ou sexta foto de Xs diferentes que vejo com o papel exatamente no mesmo lugar, e preso da mesma maneira.

Trotta.79
21/06/2011, 20:56
Cara, isso lá deve ser moda, pois já é a quinta ou sexta foto de Xs diferentes que vejo com o papel exatamente no mesmo lugar, e preso da mesma maneira.

Não! É porque americano é cagão mesmo. Eles comem muito, consequentemente produzem muito....kkkkkkkk

cmurteira
21/06/2011, 21:13
Pessoal,

Eu sonho com este PC traseiro a uns 3 anos. Eu estava com tudo preparado em Macaé-RJ para fazer um, inclusive com a mão de obra acertada, mas tive que mudar aqui para Recife.
Estou tentando achar um local onde possa retomar o projeto aqui em Recife.
Tenho um monte de fotos de vários modelos de PCs traseiros e um projeto que foi executado por um americano.
As fotos e o projeto estão no meu HD externo, hoje esqueci no trabalho,:freaking: amanhã tento postar aqui.

Trotta.79
21/06/2011, 22:21
Pessoal,

Eu sonho com este PC traseiro a uns 3 anos. Eu estava com tudo preparado em Macaé-RJ para fazer um, inclusive com a mão de obra acertada, mas tive que mudar aqui para Recife.
Estou tentando achar um local onde possa retomar o projeto aqui em Recife.
Tenho um monte de fotos de vários modelos de PCs traseiros e um projeto que foi executado por um americano.
As fotos e o projeto estão no meu HD externo, hoje esqueci no trabalho,:freaking: amanhã tento postar aqui.

Pois é amigo, tb estou muito inclinado a montar tb. Principalmente pelo custo. Vamos trocando idéias quem sabe reunimos alguns companheiros e montamos em grupo. Geralmente fica bem mais barato.

Ainda não começei a cotar os preços dos materiais mas semana que vem tenho alguns dias de folga e vou verificar isso.

Valeu

Trotta.79
21/06/2011, 22:29
Adicionando mais informações.

Já percebi que o pneu sobreçalente deve ficar do lado do motorista pois prejudica menos a visibilidade e bloqueia menos o ponto cego da direita. Porém o braço articulado reduzido (da ponta ao centro) não pode ficar do lado do motorista pois vai interfirir com a tampa do portamala. A não ser que a articulação fique para "fora" do parachoque, como naquela foto com articulação do tipo uniball. Mas há solução para isso.

Outro problema será o breik light que ficará bloqueado. Talvez a instalação de um universal na parte superior do parabrisa traseiro resolva.

Por enquanto é isso.

Valeu

cmurteira
22/06/2011, 20:17
Algumas fotos

cmurteira
22/06/2011, 20:24
Mais fotos

Trotta.79
03/07/2011, 21:31
O parachoque original tb é bem forte, como na foto. Mas o construído será bem mais!

Em andamento...

Trotta.79
14/07/2011, 16:17
Olá All,

Ainda em andamento....

Peguei hoje as chapas já dobradas na metalúrgica para confecção do parachoque. A chapa principal possui 3/16 de espessura, igual aos parachoques SHrockworks.

Agora é a melhor parte, confecção (diversão).

Um amigo nosso está desenvolvendo um parachoque deste tipo comercialmente. Quando estiver pronto informo aqui.

Valeu

Trotta.79
27/07/2011, 22:07
Mais andamentos:

BADIA
29/07/2011, 16:54
All, nessa foto do post do Zykão a X esta com eixo traseiro por baixo do feixe de molas ou é impressão minha??
Abrass na espera do meu suporte.
Badia

Trotta,

ZYKAO
29/07/2011, 17:15
All, nessa foto do post do Zykão a X esta com eixo traseiro por baixo do feixe de molas ou é impressão minha??
Abrass na espera do meu suporte.
Badia

Fala Badia, essa da foto esta spoada mesmo, olha mais uma ai com jumelo revolver:
304883

Trotta não tinha visto as fotos, parabens tá ficando muito bacana.
Ainda bem que é engenheiro, porque dá um trabalho danado conseguir alinhar com a tampa traseira e os acabamentos laterais.

abs

Trotta.79
29/07/2011, 17:28
Zykão é um trabalho muito artesanal, é um tira e põe danado (ui!).

Tem que ter paciência, mas tá indo bem.

Valeu

Brusa85
10/08/2011, 19:38
Bacana, naot tinha visto este topico.
estou ainda trabalhando na parte final ja do meu dianteiro. eitas coisa trabalhosa, hehe vou postar umas fotos de como esta ficando no link dos dianteiros.
mas dependendo do preco desse traseiro sou afim de pegar pronto.
no meu caso acho interessante, q tenha pontos de ancoragem e colocar um suporte p engate embutido.
o stepe prefiro jogar em cima do carro...
vamos acompanhando..
ta show ei trotta..
valeu por tudo ae.
abracao..

Brusa85
11/08/2011, 08:47
306930Ae Trotta, como ja estou na luta do dianteiro acho q ja vou em enfiar no traseiro tbm.
vc sabe me dizer as medidas A,B,C e D da figura e os angulos 1,2 e 3.
Assim ja mando dobrar as chapas. Apesar q vo ter q tirar o traseiro p moldar a peca q vai no chassi.
ja se ja tiver essas medidas me poupa trabalho.
se nao tiver tbm, nao esquenta a cabeca, haha
valeuu povo...

Trotta.79
11/08/2011, 12:11
Brusa, não estou fabricando comercialmente. Não tenho tempo para isso. É por puro hobby e prazer. Quando ficar pronto, se alguém se dispuser e houver interessados passo todas as dicas para quem quiser. O Octávio está fabricando comercialmente este parachoque, não sei se já ficou pronto. Ele anuncia aqui no forum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/anunciantes/77883-road-tech-acessorios-especiais-protetores-rock-sliders-para-choques-bagageiros-6.html#post1502973

As medidas são: A 140mm, B 130mm, C 100mm e D 100mm. Angulos, 1-90º, 2-27º e 3-90º.

A medida "A" fiz maior para reduzir "in loco". Essa aproximação junto ao carro é em curva, tive que ir tirando com disco de corte, serviço muito pesado e cansativo, afinal a chapa é 3/16". Mas ficou muito bom. Outro segredo é a chapa de ancoragem interna das longarinas para garantir uma boa sustentação entre parachoque e chassi. Tá quase terminada, daqui a alguns dias posto fotos.
Qualquer coisa vai perguntando.

Valeu

schypula
11/08/2011, 14:37
fala Brusa, fui no barracao do jeep, um amigo seu comentou da sua empreita para finalizar o Pc dianteiro....quem comentou, nao lembro o nome, mas dono da tissottoys.

Brusa85
11/08/2011, 22:56
Ae schypula, entao e o Ricardo Tissot?
gente boa ele, estamos pensando em abrir uma loja de equipos off road aki no hauer, hehe..
entao, to an luta ae, o duro e o tempo curto... To fazendo o dianteiro e ja vo me enfiar direto no traseiro p nao perder o embalo...
a tua xterra ta plotada ne?
ja vi ela numa corrida de aventura em campo magro, ta show!!!
vamos combinare uns passeios aki pela regiao... me add no msn e email brusinha@hotmail.com
valeuu

fala Brusa, fui no barracao do jeep, um amigo seu comentou da sua empreita para finalizar o Pc dianteiro....quem comentou, nao lembro o nome, mas dono da tissottoys.

Brusa85
11/08/2011, 23:02
Esse angulo 2 de -27 seria em relacao a uma linha horizontal correto? ficando em 117 graus em relacao a chapa, entendeu?
e a medida que falta e o comprimento? hehe pode me dizer?

quero ver se tiro os parachoques p pegar a medida dos suporte que vao no chassi e ja planejar um sistema de ancoragem nas longarinas c vc fez? se puder me passar pronto, melhor ainda...
abracao...

306930Ae Trotta, como ja estou na luta do dianteiro acho q ja vou em enfiar no traseiro tbm.
vc sabe me dizer as medidas A,B,C e D da figura e os angulos 1,2 e 3.
Assim ja mando dobrar as chapas. Apesar q vo ter q tirar o traseiro p moldar a peca q vai no chassi.
ja se ja tiver essas medidas me poupa trabalho.
se nao tiver tbm, nao esquenta a cabeca, haha
valeuu povo...

Brusa85
11/08/2011, 23:07
Corrigindo, em vez de linha horizontal e na verdade vertical....
eita cachaçca, hahahaha

Esse angulo 2 de -27 seria em relacao a uma linha horizontal correto? ficando em 117 graus em relacao a chapa, entendeu?

quero ver se tiro os parachoques p pegar a medida dos suporte que vao no chassi e ja planejar um sistema de ancoragem nas longarinas c vc fez? se puder me passar pronto, melhor ainda...
abracao...

Trotta.79
12/08/2011, 07:14

abracao...

É isso mesmo, 117º. O comprimento, usei 1150mm. O ancorador usei chapa de 1/4 e comprimento de 600mm. Não tenho como passar o esquema do ancorador, fiz artesanalmente. Veja a foto antes e no meio da confecção. Tem que ir colocando ,medindo, furando, cortando aos poucos. Depois vc pode até fazer um gabarito para confeccionar vários.
Valeu

Brusa85
12/08/2011, 18:50
Pelas fotos, acho q rola fazer esse ancorador c uma cantoneira, correto? acha q da...
Nessas indas e vindas de lojas de corte de chapas, achei um lugar aqui perto de casa q so mexe c chapas de aluminio, to pensando em fazer um protetor de carter e cx de tranferencia em aluminio tbm. Pena q a solda de alumminio ta meio cara, se nao um parachoque em aluminio ficaria muito show e beeem mais leve e numa dessa mais resistente, hehe....

vamos fazendo as coisas e vendo no q vai dar, kkk
valeuu

É isso mesmo, 117º. O comprimento, usei 1150mm. O ancorador usei chapa de 1/4 e comprimento de 600mm. Não tenho como passar o esquema do ancorador, fiz artesanalmente. Veja a foto antes e no meio da confecção. Tem que ir colocando ,medindo, furando, cortando aos poucos. Depois vc pode até fazer um gabarito para confeccionar vários.
Valeu

Trotta.79
12/08/2011, 18:56
Pelas fotos, acho q rola fazer esse ancorador c uma cantoneira, correto? acha q da...
Nessas indas e vindas de lojas de corte de chapas, achei um lugar aqui perto de casa q so mexe c chapas de aluminio, to pensando em fazer um protetor de carter e cx de tranferencia em aluminio tbm. Pena q a solda de alumminio ta meio cara, se nao um parachoque em aluminio ficaria muito show e beeem mais leve e numa dessa mais resistente, hehe....

valeuu

Não usei cantoneira pq a quina viva externa é muito aguda(pontuda), é melhor mandar dobrar uma chapa que se acomodará melhor dentro da longarina devido ao raio de curvatura maior. Ou então vc pode retirar a quina excessiva com a esmelhiradeira, da cantoneira.

Valeu.

Brusa85
15/08/2011, 08:49
307331Entendi, andei pensando e to querendo fazer algo assim:
Uma chapa traseira com um corte em U levemente inclinada p tras e fechada os vaos com 2 triangulos laterais e um retangulo superior p poder acomodar a placa e seu suporte p luz da placa.
assim soldando 2 pinos e possivel colocar um hi lift de 1 metro atravessado no parachoque conforme mostrado em vermelho nesse super desenho profissional, kkkk..
so tem q ver se o hi lift nao vai tampar a visualizacao da placa... tentar colocar um pouco mais abaixo dela ou elevar um pouco a placa...

Não usei cantoneira pq a quina viva externa é muito aguda(pontuda), é melhor mandar dobrar uma chapa que se acomodará melhor dentro da longarina devido ao raio de curvatura maior. Ou então vc pode retirar a quina excessiva com a esmelhiradeira, da cantoneira.

Valeu.

Brusa85
15/08/2011, 08:52
307335Agora foi a figura...

Trotta.79
15/08/2011, 16:34
É uma opção, pode ser configurado de várias maneiras.

valeu

BADIA
15/08/2011, 20:15
Brusa85, parabéns pela iniciativa, é exatamente isso que estas fazendo que sugeri lá atrás quando começamos a falar de parachoque dianteiro.
Anexo mando foto de um modelo da Rhino que acho show, esta idéia do alumineo e de aço escovado fica muito bonito e moderno, vi ao vivo montados em uma HLux e em uma XTerra, é de babar.
Não precisa ser soldado, até acho que aparafusado fica mais "bruto" e também mais fácil de consertar.
Espero ter ajudado.
Badia

valeuu

BADIA
15/08/2011, 20:21
Ae galera, foi mal, troquei alhos por bugalhos, estou no tópico errado, sorry.
Badia

Trotta.79
24/10/2011, 07:09
Acionando o tópico para não deixar o assunto morrer.

Continuo trabalhando no meu parachoque traseiro mas a passos de tartaruga.

Terminei os ancoradores, foram zincados e ficaram muito bem no local.

Próximo passo será criar o braço articulado.

BADIA
24/10/2011, 14:52
Amigo Trotta, conheci o parachoque traseiro c/suporte de estepe para Troller fabricado pela Power offroad.

Power Off Road – Acessórios 4×4 | Um novo conceito em acessórios para 4×4! (http://www.poweroffroad.com.br/)

O modelo é o mesmo que escolhemos como ideal e que estas desenvolvendo e pelo que vi da qualidade de acabamento e material fiquei muito interessado.
Acredito que para nossas XT basta redimensionar a base de apoio, parace que é mais curta que no Troller.
Que achas, vale a pena negociar com o Giovanni em grupo?
Abraço,
Badia

Trotta.79
24/10/2011, 15:43
Nobre Badia,

Acredito que outros colegas nossos tenham interesse num parachoque desses. O Octávio da Road Tech já fez um parachoque destes para uma Xterra. Ele já deve ter todas as medidas e gabaritos prontos. Assim sendo, além do Giovanni, o Octávio também é uma opção. Mas fica a escolha para vcs.

Não vou puxar essa lista porque já estou fazendo o meu. Mas todas informações e apoio que vcs precisarem estou à disposição.

Valeu

NO - CT Santos/SP
08/12/2011, 23:28
Trotta e Badia
Alguma novidade sobre o parachoque traseiro? kkkkkkkk

Trotta.79
09/12/2011, 09:33
Trotta e Badia

Dei uma pausa para o casamento, mas agora em dezembro/janeiro começo a trabalhar nele de novo.
Mantenho todos informados da evolução. abs.

BADIA
09/12/2011, 21:17
Amigos, depois de receber a informação que o DENATRAN proibe qualquer assessório exterior que sirva de suporte de estepe, a não ser os modelos originais, brochei.
Diz que não passa na vistoria.
Alguem sabe de maiores informações a respeito??
Abraços de dedos cruzados.
Badia

Trotta e Badia

Trotta.79
22/12/2011, 21:08
Badia,

Trabalho a quase 14 anos em um órgão de trânsito e desconheço alguma norma do DENATRAN, CONTRAN ou qualquer outro órgão normativo que mencione suporte de estepe. Há muito boato e pouca informação. Quando isso acontecer pergunte qual a resolução ou portaria referente ao assunto. Provavelmente, não terá resposta.

Na realidade o CTB proíbe qualquer alteração nas característica originais dos veículos. Portanto, instalar guincho, para choque, Rock Slider, BL, pneus maiores ou MUD, Snorkel, bagageiro, escadinha, e todos os acessórios externos são proibidos. Mas, na prática, as autoridades de fiscalização brasileiras não estão preocupadas nestes acessórios, desde que a segurança não esteja prejudicada. O farol de teto é um acessório fiscalizado pois envolve segurança dos outros motoristas, mas se estiverem cobertos, não terá problemas. É isso. A teoria é uma a prática é outra.

Abs.

NO - CT Santos/SP
15/02/2012, 08:18
Amigos
Vi uma Pathinfider com o estepe na traseira la na nenekar ... muito legal
Tirei fotos mas a minha filha pegou o cartão de memoria e simplesmente sumiu ...
Se ela achar o cartão posto as fotos ...
Não falei com o dono pois ele ia demorar e eu não tinha tempo pra esperar.
abs

Fernando Maziero
12/03/2013, 17:22
Boa tarde pessoal, sou de SP tambem curti a ideia deste pc traseiro, grande trabalho de engenharia, parabens a todos envolvidos.

Fernando Maziero
12/03/2013, 17:24
Se tiver oportunidade tambem gostaria de participar ddo forum pra troca de ideias. Abçs a tds

DGordo
20/08/2016, 17:58
Totta, alguma novidade? Estou querendo um para a minha cherokee xj