Conectar

Ver Versão Completa : Como escolher compressor para pintura automotiva?

ADRIO DIAS
19/06/2011, 19:38
Pessoal gostaria que alguem me desse uma ajuda para escolher um compressor para pintar a minha Rural.Não sei quantos pés e libras o compressor deve ter.Embora eu não trabalhe com pintura gostaria de optar por um bom equipamento pois creio que a qualidade e aplicabilidade do mesmo vai influenciar no resultado final.Tambem não pretendo comprar um compressor de 40 pés a 6 mil reais(to chutando o preço)Procuro o melhor custo beneficio e que eu posso utilizar nele uma boa pistola de pintura e ferramentas pneumaticas.
Desde já agradeço a ajuda dos amigos:concordo:.

4X4GARAGE
19/06/2011, 22:47
boa noite Adrio,primeiro,sera hobby?com 40 pes da pra montar uma empresa de jato de areia e com 6 mil sera usado ou chechelento,um de 25pés dara sossegado para a pintura de sua rural e ainda toca um pequeno jato de areia!!
[]s
edison
na terra do sjoao

ADRIO DIAS
20/06/2011, 09:52
Na verdade é para hobby sim,mas não quero comprar um compressor da linha hobby por não acrditar na durabilidade do mesmo.
E como não tenho experiencia acredito naquele ditado "Quanto menos experiente é o carpinteiro,melhor deve ser o martelo".
Andei dando uma olhada nos compressores aqui na minha cidade e achei um compressor da marca Schultz linha bravo de 10 pés e 140 lbs por um preço bem em conta(novo R$1900 e usado por R$1200) mas o vendedor me disse que eu teria que usar uma pistola de pintura de média pressão.Não entendo nada de pistolas tambem,não sei se o acabamento final desse tipo de pistola fica bom e tambem não sei qual a diferença e vantagem entre as pistolas de baixa,média e alta pressão assim como a diferença entre as HPLV?

Zepi
20/06/2011, 12:33
Também_quero_saber_sobre_esse_assunto!!!

Abraços

4X4GARAGE
20/06/2011, 12:44
agora vcs me pegaram!!!nunca me preocupei com isso pois só pinto preto mesmo hahahhahah

Marcio Rossetto
20/06/2011, 13:01
Amigos , o meu jipe eu pintei com o compressor hobby , paguei na época R$ 500,00 reais .
o único problema é ter paciência e de vez enquanto esperar o reservatório encher .

edgar
20/06/2011, 14:41
Aqui do outro lado da rua tem "a casa das pistolas" pistola de pintura logico....

A criatura faz manutenção de pistolas e compressores. De acordo com ele, o ideal é verificar que o compressor tenha cabeçote em ferro fundido e não em aluminio pois os de cabeçote de aluminio não são possiveis de trocar o reparo somente quando for fazer manutenção, ai tem que trocar "tudo"

Só por ai, olhando nas casas que vendem compressores pequenos, o preço da um pequeno salto quando ocorre esta mudança de aluminio para ferro fundido. Tambem o aspecto do compressor muda muito...não é mais aquelo conjuntinho bonitinho e compacto....fica uma coisa meio borracharia.

Outra coisa é o tamanho do reservatorio....quanto maior melhor ! senão o compressor fica ligando e desligando feito um louco e cada vez que isto acontece a pistola da uma cuspidinha de tinta

Outra coisa muuuito importante é ter um filtro na saida do compressor, uns potinhos de plastico que retiram a agua do ar, isto sim faz uma baita diferença.

Por medida de segurança, tambem procure um compressor que tenha a etiqueta escrito "teste hidrostatico OK" ou algo semelhante...tenho a impressão que estes pequenos com reservatorio de 20 ou 25 litros não são muito considerados nestas horas por serem de uso domestico.

E não se esqueça de pedir para ligar e avaliar o barulho que a coisa faz ! Me parece que os pequenos, compactos e bonitinhos fazem muito mais barulho que os medios e feiosos.

Rafaminc
20/06/2011, 14:44
Dependendo do serviço, até um compressor de 25 litros resolve. Eu já pintei metade do meu carro com um motomil 2CV de 9,7 pés x 25L de R$350,00.
Agora, se vc tiver mais grana, compra um com reservatório de 100 litros ou mais, e 10 pés para cima.
A pistola, eu prefiro as de gravidade, pois achei mais prática, melhor para pintar na vertical e mais rápidas para limpar. No meu caso, gastei 70,00 na pistola de +-10 pés de consumo e estou mais que satisfeito com o desempenho dela...

Outra idéia de girico, mas que funciona, é comprar 2 compressores pequenos e liga-los em paralelo, chegando assim a quase 20 pés com menos de 800 pila...

ADRIO DIAS
20/06/2011, 18:03
Rafaminc, você utiliza esta pistola para pintura automotiva?Se sim como fica o acabamento final?
Na loja Leroy merlin aqui de Porto Alegre falei com o vendedor e ele me disse para usar pistola de alta pressão o compressor tem que ter no minimo 15 pés e175lbs.Mas ele não soube me dizer a vantagem ou desvantagem de utilizar uma pistola de media pressao ou de alta pressão.Tambem já tentei achar na internet mas não encontrei nada.

Leonardo Raffi
20/06/2011, 18:16
dêem uma olhada neste topico...tinha um manual....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/32550-preciso-de-curso-rapido-tintas-pintura-para-viatura.html#post1145032

ADRIO DIAS
20/06/2011, 22:43
dêem uma olhada neste topico...tinha um manual....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/32550-preciso-de-curso-rapido-tintas-pintura-para-viatura.html#post1145032

Valeu Leonardo,este manual vai ser bem util na fase de preparação para pintura.
Mas ainda to em duvida quanto ao compressor e a pistola ideal.

Abraço.

Rafaminc
21/06/2011, 07:44
Rafaminc, você utiliza esta pistola para pintura automotiva?Se sim como fica o acabamento final?
Na loja Leroy merlin aqui de Porto Alegre falei com o vendedor e ele me disse para usar pistola de alta pressão o compressor tem que ter no minimo 15 pés e175lbs.Mas ele não soube me dizer a vantagem ou desvantagem de utilizar uma pistola de media pressao ou de alta pressão.Tambem já tentei achar na internet mas não encontrei nada.

Adrio, eu usei essa pistola:
Pistola de Pintura HVLP 600 ML 1.4 mm - Ferramix Mquinas e Ferramentas (http://loja.ferramix.com.br/ecommerce_site/produto_8452_5283_Pistola-de-Pintura-HVLP-600-ML-14-mm). Ela trabalha bem em 40 PSI ou menos. Pintei com Laca (DUCO) em 20 PSI e ficou perfeito o acabamento.
Agora, se vc for pintar em poliester (metálica + verniz) daí não sei dizer se é melhor uma de alta pressão, mas no meu caso com PU, Laca e sintético (tinta lisa), o acabamento ficou muito bom. Dependendo da mão do pintor, regulagem da pistola e pressão, dá para fazer uma pintura bem parecida com a original.
Agora vou te dizer uma coisa, como tenho pouca prática, eu prefiro pintar com pressões bem baixas, pois daí vc consegue enxergar o quanto de tinta está sendo pulverizada antes de terminar a passada da pistola, evitando assim que ela escorra, já com presões mais altas, vc tem que ter mais prática e mais olho, pois tem que passar a pistola rápido, e só vê o que aconteceu na superfície no final.

Paulo Martins
26/06/2011, 23:01
Tem a 827 da Arprex, muito boa, pintei meu Jeep de metálico (poliester) e com um acabamento excelente, inclusive quem me indicou foi um pintor profissional...

Dodger
26/06/2011, 23:39
Estas pistolas HVLP, estas de copinho em cima, vc consegue fazer uma pintura decente sem ter um cacete dum compressor de 60 pés e reservatório de 300 litros. Gastam menos ar, usam até a ultima gota de tinta, moleza fazer a limpeza que é um saco em pistola normal(copo embaixo). Pode ser marca Arprex mesmo, nacional e tem peça de reposição , num é top de linha mas é bom sim. Eu tenho e uso uma Arprex Milenim antiga(copo embaixo) era a top de linha deles na epoca, é de alta produção e acabamento muito bom.

Estes compressores hobby até dá pra usar, mas toda hora acaba o ar(cai a pressão), pq o motorzinho é fraquinho e os reservatórios pequenos(25 a 50 litros), tem que parar e esperar encher denovo e tem a questão de durabilidade e manutenção. Mas eu sou mais comprar um compressor nacional de marca boa usado duns 10 pés e reservatório de 175 litros por exemplo que vc vai pagar 1.000 e se tiver bom dura uma vida toda do que pagar 500/600 num xing ling novo que vai durar 2/ 3 anos sei lá e depois vc joga fora.

Repintei um carro antigo meu tem pouco tempo, fiz em tinta PU aqui na garagem de casa, usei compressor pequeno e esta pistola antiga mesmo. Ficou bem bom, ainda mais se tratando de pintura preta e feita em casa mesmo.tem uma foto ai abaixo de como ficou o serviço.
Mas é só ir treinando e fazendo as regulagens que vai pegando o jeito. Pode num ficar aquela brastemp , mas acho bem mais legal que mandar fazer, pelo menos pra mim que gosto de mexer com estas coisas.
299110

marcos3ss
16/08/2014, 14:34
Pessoal gostaria que alguem me desse uma ajuda para escolher um compressor para pintar a minha Rural.Não sei quantos pés e libras o compressor deve ter.Embora eu não trabalhe com pintura gostaria de optar por um bom equipamento pois creio que a qualidade e aplicabilidade do mesmo vai influenciar no resultado final.Tambem não pretendo comprar um compressor de 40 pés a 6 mil reais(to chutando o preço)Procuro o melhor custo beneficio e que eu posso utilizar nele uma boa pistola de pintura e ferramentas pneumaticas.
Desde já agradeço a ajuda dos amigos:concordo:.

Esse Schulz Compressor MSV 20 MAX 300 lt (http://www.ascompressores.com.br/Compressor-20-Pes-Schulz-Max) compressor (http://www.ascompressores.com.br/Compressor-20-Pes-Schulz-Max) é excelente comprei dias atrás, o preço estava muito bom, recomendo comprar algo que já servirá para outros serviços, muitas das vezes pensamos em fazer um serviço X, mas como o tempo aparecem outras coisas a serem feitas, logo, melhor fazer um investimento correto que servirá não apenas para o agora como para o futuro:

marcos3ss
16/08/2014, 14:37
Acho que a melhor forma é saber exatamente o que se deseja fazer, depois lembrar que você certamente não precisará apenas do compressor para um tipo de serviço, então, é ficar atento a não comprar algo apenas para um trabalho, mas sim para todo um segmento que pode ser feito, particularmente tenho os meus favoritos, não tenho todos eles, na verdade tenho apenas 1, mas, veja a minha lista;

Schulz, dispensa comentários:
Schulz (http://www.ascompressores.com.br/Goiania-Ferramentas-Compressores-de-Ar-Motobombas-Lavadoras-schulz)

Chigago, a marca também fala por sí.
Chicago Pneumatic (http://www.ascompressores.com.br/chicago-pneumatic-compressores-ferramentas)