Ver Versão Completa : Suspensão Troller RF
Ricardo Piovan
18/06/2011, 16:32
Fala pessoal, blz ?
Eu tenho um CJ com suspa 2 link, e to querendo substituir a panhard pelo triangulo/barra A que existe nos Troller RF e JPX.
Como não conheço muito a suspensão do Troller RF, resolvi perguntar aos entendidos.
Os Trollers RF não possuem panhard ?? Só o triangulo ?? Eu sei que um dos pontos de fixação tem que ser rotulavel para permitir o trabalho da suspa. Como é esse terminal ?? Tipo terminal de direção ?? Se sim, ele permite movimento lateral, e isso não acaba acarretando movimento lateral do eixo ( motivo de se usar panhard ) ??
Se puderem me ajudar, ficaria muito grato !
Abs
recrutazero
19/06/2011, 11:02
Não entendo muito de suspensão, tenho um RF (ha pouco tempo) e ainda estou aprendendo, vou acompanhar pra aprender mais.
boa sorte no seu projeto.
haundrich
31/07/2011, 11:03
Piovan
Eu vi a suspa de um jota, e percebi que o movimento do eixo dianteiro fica alinhado com o chassi. Mas a barra de direção que vem do pitman ao munhão descreve um pequeno arco, com o movimento da suspensão e o volante se mexe. É só afundar a suspa dianteira que dá para ver um pequeno movimento no volante.
Esse movimento é discreto na suspensão original.
Se seu objetivo é levantar a suspensão e aumentar curso, com o triângulo A que vi no JPX, o movimento do chassis vai afetar a dirigibilidade.
Se colocar molas mais moles e subir 2,5 pols, vai ficar irritante.
Principalmente nas curvas em asfalto irregular, com aquelas leves depressões.
Se você ainda quiser usar o triângulo A, conseguirá eliminar essa característica usando full hidro.
Mas é proibido seu uso em vias públicas.
Se mesmo assim tem intenção de instalar full hidro, melhor partir direto para uma suspa 4 link.
Eu desisti da idéia do braço A e estou me contentando com panhard + High Steer. Vi muitos jipes do Top Truck Challenge e do King off Hammers usando isso. Aqueles que não usam full hidro, estão usando panhard dianteiro e traseiro, com um movimento formidável.
PS: (salvo aqueles com suspensão dianteira tipo bandeija, como os Tuareg do Paris Dakar)
Ricardo Piovan
01/08/2011, 10:00
Fala Haundrich, blz ?
Eu estava com medo do terminal de direção permitir o deslocamento lateral do eixo, pois o terminal permite esse mnovimento lateral.
Acabei fazendo a barra A/triangulo igual dos J e RF, só que no lugar do terminal de direção, instalei um terminal rotular que não permite movimento lateral. To usando as molas longas da Rota4x4, amortecedores do MBB1418 ( 32" de abertura ) e High Steer da Ensimec com terminais de direção da F-1000. O caster ajustei antes de montar tudo. Cara, semana passada fizemos o primeiro teste da suspa, ainda sem pintar nada ...... Ficou show de bola !!!
Os amortecedores e as molas não ficaram duros, e as estabilidade ficou muito boa. Andamos em velocidades de 100 km/h e a dirigibilidade ficou igual de uma caminhonete. Nem vou montar as estabilizadoras com quick disconect como pretendia.
Ficou uma autentica 3 link Wishbone
Quando começar a montar a Engesa, vou fazer igual .......
Dá uma olhada nas fotos ...... tá tudo sem tinta ainda ... kkkkkk
Abração
Ricardo Piovan
01/08/2011, 10:05
Umas fotos do Pé Grande agora ...
haundrich
01/08/2011, 11:50
Piovan
Estou animado. Essa semana está sendo feito o High Steer no munhão troller para o meu engesa. Estou usando terminais de F-1000 esquerdo, modelo >92. Tubos com paredes 6mm. Depois é a vez da t-case. O cardãn ficou muito pequeno e está enforcando as juntas. Foi uma grande lição e barata ainda por cima.
Você tem foto das barras de direção montadas na dianteira?
Não flagrei como foi evitado o movimento da direção com uso de wishbone. O terminal de direção lado direito ficou na mesma altura y do suporte do wishbone? Ou melhor, a barra de direção ficou quase na horizontal?
Gostei do trabalho.
Que solda você usou para soldar o suporte na carcaça do diferencial?
Você usou bucha da tração de caminhão?
Molas de qual comprimento?
A foto do guincho, o centro do pneu dianteiro subiu até que altura?
abraço, com trocentas perguntas... rs
haundrich
01/08/2011, 11:55
Piovan
Se me permite sugestão, ali no suporte inferior das molas, se puder remover a guia externa das molas, e em seu lugar usar uma guia interna, arrendondada, como se fosse a cabeça de um sino cortado, será melhor. Ali vai juntar terra e areia, vai ficar esfregando, desgastando a base das molas, e barulho. A Cinfel de Londrina - PR deve ter essa guia de mola para engesa/envesa baratinho, fácil de fixar.
Ricardo Piovan
01/08/2011, 16:41
Fala Haundrich, blz ?
Não tenho comigo agora as fotos das barras de direção montadas, mas elas ficaram exatamente paralelas ao eixo dianteiro, como nos Troller. Essa semana e a outra estou fora em viagem, mas quando chegar eu tiro as fotos e te envio.
Todas as soldas foram feitas na MIG. Meu mecânico é bem cuidadoso com isso.
O terminal rotular é composto por uma "cabeça" com uma bucha inferior da suspensão dianteira da D-20 diesel. Essa cabeça tem a rosca, na qual é aparafusado um parafuso de 1". Esse parafuso é soldado na barra A. A rosca da cabeça tem ponto de graxa e 2 orings para manter a graxa interna. Assim, o movimento de sobe e desce acontece na bucha da D-20 e o movimento rotular acontece no parafuso, aparafusando e desaparafusando. Ficou 10 ! Fiz o mesmo sistema nos links, que cresceram 80 mm de comprimento ( "long arm" ), melhorando assim o Squat. Repare como or terminais dianteiros e traseiros ficaram juntos . A vantagem em relação aos terminais rotulares prontos, é que esse não tem perigo de terra e areia estragar a pista do rotular e além disso, por se tratar de uma bucha de borracha, evita vibrações. O Ramiro disso que os terminais que ele colocou no Devasso vibra tanto que cai até as obturações do dente !!! ahuahauhauhaua
As molas são as longas da Rota4x4. Dianteira com 450 mm de altura / diametro de 135 mm / fio 15,9mm. Na traseira 480 mm de altura / diametro de 150 mm / fio de 15,90 mm.
Cara, marquei toca e acabei não fazendo as medições !!! kkkkkk quando lembrei, já tinhamos desmontado tudo, e como o cabo ficou pegando no alargador de paralama e deu uma ralada nos 4, resolvi não re-suspende-lo ..... Mas essas molas com os amortecedores do 1418 torceram bem bonito !!! Fora que o jipe ficou confortável para um padrão jipe !!! kkkkkk
É verdade, as canecas abertas evitam parar sujeira, mas meu mecânico fez um furo de 1" no meio das canecas para servir de "ralo". Agora que já tá tudo montado, só esperando pintar, não vai rolar desmontar ........
To te mandando mais umas fotos ( acabei repetindo a última !! kkkk ) ..... Depois mando as fotos das barras de direção montadas.
Abração