Ver Versão Completa : Ranger 2.5 inter. TD CD 2001 (Duvidas)
Diego Motta
17/06/2011, 16:48
Ola Galera.
Sou novo por aqui e tbm com Pickups.
Acabei de comprar uma Ranger 2.5 td Interc. CD 2001, e muita gente fala que não é muito boa, ela ta com 110.000 de KM original pois falei com os utlimos donos dela e falaram que sempre fizeram tds as revisões nela, so a correia dentada q ainda não mas jas vou fazer.
Quais os cuidados e manutenções que devo fazer nela?
Se houver algum topico com essas esplicações por favor me indiquem.
Abraxxx
XAVIER S4T
17/06/2011, 20:24
É um motor bom sim, depende muito de manutenção em dia e de como vc vai usar, não adianta pegar um motor 2.5 e sair dando arrancadas! Esse seu motor como vc mesmo disse tem correia dentada que vc deve olhar sempre! A bomba injetora dela pode dar uns probleminhas então leva em quem entende e dá uma revisão.! O resto é só alegria!
FARAUJO70
18/06/2011, 22:13
Estou dentro, tenho uma XLT 2001/01 já troquei a correia dentada, sobre a bomba injetora, pelo que vi aqui no forum so leva para fazer revisão quando der problema, tudo nela e caro.
BRAVOECONOVEMBER
19/06/2011, 10:50
É, tenho uma 99 a da assinatura aí. Pesquisa aí tem muita dica no forum. Mas consegue o manual, segue o indicado direitinho, que não tem erro mesmo (correias, esticadores, óleo, filtros, e combustível de procedência). Fora o que é previsto periodicamente, só faça corretiva, quando der problema, quanto menos mexer melhor.
Diego Motta
19/06/2011, 11:11
Ai galera boas...
Valew pelas dicas, sempre quis uma dessas mas tinha muito medo de comprar, mas pelo visto nada q uma manutenção bem feita para naum ter probelmas... outra duvida qnd fui comprar pesquisei muito e o valor que pediam no mercado era de 33000 a 38000 eu paguei na minha 31000 esse preço de mercado tava fora ou eu paguei "barato" na minha?
Abraxxx
TylerNTL
19/06/2011, 11:19
Troque a correia e inspecione a coifa do cardan dianteiro (se não está rasgada) e a turbina (folga no eixo e quantidade de óleo na exaustão).
BRAVOECONOVEMBER
19/06/2011, 20:44
Bota foto aí pra gente avaliar a condição geral. E bem vindo ao time!
Diego Motta
20/06/2011, 11:26
Bota foto aí pra gente avaliar a condição geral. E bem vindo ao time!
Ai brother.
A unica foto q tenho dela é essa mas assim q tiver mais eu posto.
298319
Abraxxx
FARAUJO70
22/06/2011, 18:16
Oi Digo tudo bem, estou com uma XLT 2001/01 vai fazer 01 ano, esta com pneu 255/75 aro 15, troquei a pouco tempo a correia dentada, esticador e aproveitei troquei as outras correias, estou correndo para fazer a troca do oleo, filtro, o melhor preço aqui foi na SHELL oleo o litro 11,00 e o filtro de oleo 19,00 , já o filtro do Diesel vou correr para outro local aqui esta uns 56,00, o preço da sua esta bem bacana já que em SP sempre e um preço maior.
Abraços.
Fernando
Imperador!
22/06/2011, 21:22
Ai brother.
A unica foto q tenho dela é essa mas assim q tiver mais eu posto.
298319
Abraxxx
Parece que está muito inteira, mas esse aro da Ranger 3.0 tá muito estranho...
Tá por quanto?
BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 19:59
É, também achei que esse modelo de roda não casou muito bem no geral. Se repente consegues fazer um rolo e pegar um jogo original desse ano, acho que fica mais legal.
Ela é uma XLS? Pergunto pela capa de plástico em cima do para choque e pela ausência de faróis auxiliares na parte de baixo.
Minha opinião? Dá uma conferida geral também na altura da suspensão e geometria, coloca ela mais pro máximo da altura, e quando for a oportunidade bota uns pneu de ômi, 31X10,5. Também pega a dica aí na internet e coloca uns faróis auxiliares na frente da grade do para choque. Ela parece bem bonita, tu vai te entusiasmar em seguida... Tira fotos do motor e alguns detalhes tb pra galera apreciar.
RGamaJr_4x4
24/06/2011, 00:07
(...)
Ela é uma XLS? Pergunto pela capa de plástico em cima do para choque e pela ausência de faróis auxiliares na parte de baixo.
(...)
Essa da foto está com para-choque da Explorer. Primeira vez que vejo isso.
Diego Motta
24/06/2011, 15:53
É, também achei que esse modelo de roda não casou muito bem no geral. Se repente consegues fazer um rolo e pegar um jogo original desse ano, acho que fica mais legal.
Minha opinião? Dá uma conferida geral também na altura da suspensão e geometria, coloca ela mais pro máximo da altura, e quando for a oportunidade bota uns pneu de ômi, 31X10,5. Também pega a dica aí na internet e coloca uns faróis auxiliares na frente da grade do para choque. Ela parece bem bonita, tu vai te entusiasmar em seguida... Tira fotos do motor e alguns detalhes tb pra galera apreciar.
Fala Bravo...
Ela é uma XL 2001, naum sei dizer se as rodas são da 3.0 num entendo muito bem de pickup mas vou dar uma conferisa sim nesses detalhes, vou tirar as fotos e posto...
Valew
abraxxxx
Diego Motta
24/06/2011, 15:55
Rogerio, valew pela ajuda, naum sabia q o parachoque era da Explorer, vou ver se coloco o original se alguem tiver fotos o parachoque e rodas originais posta ai pra mim saber qual colocar.
Abraxxxx
BRAVOECONOVEMBER
25/06/2011, 21:39
Oi Digo tudo bem, estou com uma XLT 2001/01 vai fazer 01 ano, esta com pneu 255/75 aro 15, troquei a pouco tempo a correia dentada, esticador e aproveitei troquei as outras correias, estou correndo para fazer a troca do oleo, filtro, o melhor preço aqui foi na SHELL oleo o litro 11,00 e o filtro de oleo 19,00 , já o filtro do Diesel vou correr para outro local aqui esta uns 56,00, o preço da sua esta bem bacana já que em SP sempre e um preço maior.
Abraços.
Fernando
Aproveitando um assuntinho fora do tópico, a minha está com um filtro de diesel do 229. Alguém já viu isso? Não tem a fiação nem o sensor de água do diesel que vai atarrachado no filtro.
A boa notícia? O filtro do diesel do 229 custa metade do preço... Tá funcionando bem... pelo menos por enquanto...
Diego Motta
29/06/2011, 10:12
Galera...
Minha Ranger so enche a turbina depois dos 2.500rpm é normal?
TylerNTL
29/06/2011, 13:05
Você tem manômetro?
Normalmente ele começa a gerar pressão com 2krpm.
Imperador!
29/06/2011, 21:14
Galera...
Minha Ranger so enche a turbina depois dos 2.500rpm é normal?
Tá desregulada.
Tem que botar a turbina no ponto de novo. Salvo engano, nesse motor a turbina é começar a abrir em 1700rpm e estar totalmente cheia por volta dos 2.400 rpm.
Diego Motta
01/07/2011, 14:05
Você tem manômetro?
Normalmente ele começa a gerar pressão com 2krpm.
Não tenho...
Diego Motta
01/07/2011, 14:07
Tá desregulada.
Tem que botar a turbina no ponto de novo. Salvo engano, nesse motor a turbina é começar a abrir em 1700rpm e estar totalmente cheia por volta dos 2.400 rpm.
Bem entaum vou levar no meu mecanico pra ele regular...
Outra diuvida...(principiante) Como eu faço pra desencaixar o encosto do banco traseiro? A minha é CD...
Walter L. L. Casitta
01/07/2011, 14:16
Bem entaum vou levar no meu mecanico pra ele regular...
Outra diuvida...(principiante) Como eu faço pra desencaixar o encosto do banco traseiro? A minha é CD...
É só puxar pra frente...
Diego Motta
01/07/2011, 15:03
É só puxar pra frente...
O encosto neh não o assento?
Edintruder
01/07/2011, 21:28
Sim, o encosto, é só puxar pra frente.
Abre 3/4 de volta o débito da Bomba Injetora que a turbina vai encher por volta dos 1500rpm e fica com vida nova.
BRAVOECONOVEMBER
01/07/2011, 22:17
Não tenho...
Mas se tu não tem manômetro como é que descobriu que ela não dá pressão antes dos 2500?
Ó, parada não vai dar mesmo, e barulho não faz muito. Só com manômetro pra saber direito quando é que tá enchendo.
A turbina só enche mesmo quando tem mais carga no motor, daí ela entra um pouco acima dos 1500, ou os 1700 que o colega falou aí. Se não tá forçando o motor, não enche mesmo. Só lomba acima apertando o pé pra ir à pressão máxima... ou enfiando o pé em uma arrancada, mas daí não dá pra notar direito a rotação que começa a encher, porque o giro sobe e não dá pra ver direito.
Pelo menos a minha tá funcionando assim.
Procura um manômetro pra colocar, de 2 (de preferência) ou de 3 (que eu tinha...) kgf/cm2 serve.
Diego Motta
04/07/2011, 09:05
Mas se tu não tem manômetro como é que descobriu que ela não dá pressão antes dos 2500?
Ó, parada não vai dar mesmo, e barulho não faz muito. Só com manômetro pra saber direito quando é que tá enchendo.
A turbina só enche mesmo quando tem mais carga no motor, daí ela entra um pouco acima dos 1500, ou os 1700 que o colega falou aí. Se não tá forçando o motor, não enche mesmo. Só lomba acima apertando o pé pra ir à pressão máxima... ou enfiando o pé em uma arrancada, mas daí não dá pra notar direito a rotação que começa a encher, porque o giro sobe e não dá pra ver direito.
Pelo menos a minha tá funcionando assim.
Procura um manômetro pra colocar, de 2 (de preferência) ou de 3 (que eu tinha...) kgf/cm2 serve.
Bravo é q da pra perceber no pé, e no rpm. Ela fica muito fraca antes dos 2.500rpm mas depois disso vira um "panhão" subida com ela as vezes nem em segunda num vai...
Diego Motta
05/07/2011, 13:27
Galera outra duvida...
Qual medida de pneu fica legal na ranger... lembrando a minha ta com as rodas da 3.0 16"
Imperador!
05/07/2011, 13:55
O que está no manual. Como está com os pneus da 3.0, calibra com 30. Se achar duro, bota 28.
Galera outra duvida...
Qual medida de pneu fica legal na ranger... lembrando a minha ta com as rodas da 3.0 16"
Na roda 15", coloquei o BF All Terrain 31 X 10,5 X 15. Na minha opinião é o pneu que casa perfeito com a Ranger. No caso da roda 16" só trocaria essa medida, ou seja, 31 X 10,5 X 16. Pode até aumentar um pouco.
Abraços.
Imperador!
05/07/2011, 19:01
Só pra ajudar o colega o pneu 31 x 10,5 é aproximadamento o mesmo 265/75.
Me confundi no post anterior dele, falando de calibragem.
O melhor pneu pra Ranger é o 265/75R16. Praticamente corrije a diferença do velocímetro, não perde (muito) em arrancadas e retomadas e deixa o carro muito bonito e mais alto.
Diego Motta
06/07/2011, 08:58
O melhor pneu pra Ranger é o 265/75R16. Praticamente corrije a diferença do velocímetro, não perde (muito) em arrancadas e retomadas e deixa o carro muito bonito e mais alto.
Imperador.
Desculpa pelo ignorancia mas pq diferença no velocimetro?
Imperador!
06/07/2011, 09:58
O pneu original da Ranger dá uma diferença de cerca de 5 a 7km/h no velocímetro. Por exemplo, o velocímetro marca 60km/h, mas na verdade você vai a 53~55km/h.
O pneu 265, elimina essa diferença, fazendo com que a velocidade no velocímetro seja praticamente a real, em razão do pneu ser maior.
Imperador!
06/07/2011, 10:09
Cálculo de pneus (http://www.trilha4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95:calculo-de-pneus&catid=34:dicas)
Diego Motta
06/07/2011, 10:40
Cálculo de pneus (http://www.trilha4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95:calculo-de-pneus&catid=34:dicas)
Valew Imperador
Grato pela Ajuda
Abraxxx
Se o 265 é o mesmo que 31" então você há de concordar que tanto faz 265 ou 31", correto? Só que o BF All Terrain é 50 % off road.
Com o GPS para conferir, com pneu original (235 70 15) andando a 60 km/h no velocímetro; no GPS 52 km/h. Com o 31", a 60 km/h no velocímetro: no GPS 58 km/h, ou seja, o 31" "aferiu" o velocímetro.
Abraços.
Joarez Jean Cruz
06/07/2011, 17:36
amigo, também sou novato em picaps...comprei uma 2001 cd diesel 115 cv e tive algumas despesas no inicio com ela como: correias, bateria, filtros e o benix...Mas gostei da caminhonete. É boa sim!
Abraço e boa sorte!
RGamaJr_4x4
06/07/2011, 17:36
Galera outra duvida...
Diego,
Pra roda de 16" vai ter que ser o 265/75 mesmo, já que os 31" só vai encontrar pra roda 15"
Com a vantagem desse 265 ser um pouco mais alto que o 31", mantendo praticamente a mesma largura.
Diego Motta
07/07/2011, 09:25
Diego,
Pra roda de 16" vai ter que ser o 265/75 mesmo, já que os 31" só vai encontrar pra roda 15"
Com a vantagem desse 265 ser um pouco mais alto que o 31", mantendo praticamente a mesma largura.
Rogerio,
Vou colocar o 265/75 mesmo pois a minha ta com 235/70 e depois q o Imperador comentou da diferença no velocimetro começei a prestar atenção, vou faser o teste no GPS ma acho q da diferença sim...
Mas valew
Diego Motta
07/07/2011, 09:27
Se o 265 é o mesmo que 31" então você há de concordar que tanto faz 265 ou 31", correto? Só que o BF All Terrain é 50 % off road.
Com o GPS para conferir, com pneu original (235 70 15) andando a 60 km/h no velocímetro; no GPS 52 km/h. Com o 31", a 60 km/h no velocímetro: no GPS 58 km/h, ou seja, o 31" "aferiu" o velocímetro.
Abraços.
Raposo, boas,
Uma duvida é muito dificil dar essa volta na BI pois a minha turbina ta demorando muito pra encher entaum pensei em fazer isso pra ver se melhora mas tava afim d eu mesmo fazer...
É Complicado se naum for como eu faço...
Abraxxx
Raposo, boas,
Uma duvida é muito dificil dar essa volta na BI pois a minha turbina ta demorando muito pra encher entaum pensei em fazer isso pra ver se melhora mas tava afim d eu mesmo fazer...
É Complicado se naum for como eu faço...
Abraxxx
Tem tópico aqui no Forum que trata do assunto. Eu levei em um bombista (autorizada BOSCH). Expliquei que o carro estava amarrado. Ele examinou e me disse que a BI estava lacrada. Retirou o lacre, mexeu, e fomos dar uma volta. E foi assim, ele regulava, voltávamos para a pista. Até que chegou um momento que ele parou porque se fosse dar mais volta iria fumaçar muito. Devo dizer que a pkp melhorou da água para o vinho.
Abraços. Há, foi R$ 30,00.
Diego Motta
07/07/2011, 16:29
Tem tópico aqui no Forum que trata do assunto. Eu levei em um bombista (autorizada BOSCH). Expliquei que o carro estava amarrado. Ele examinou e me disse que a BI estava lacrada. Retirou o lacre, mexeu, e fomos dar uma volta. E foi assim, ele regulava, voltávamos para a pista. Até que chegou um momento que ele parou porque se fosse dar mais volta iria fumaçar muito. Devo dizer que a pkp melhorou da água para o vinho.
Abraços. Há, foi R$ 30,00.
Valew Rapozo.
Vou ver se acho um bombista por aki...
Abraxxx
Valew Rapozo.
Vou ver se acho um bombista por aki...
Abraxxx
Abre o site da BOSCH. Lá tem a relação das assistências técnicas.
Abraços.
Diego Motta
11/07/2011, 09:56
Rogerio,
Vou colocar o 265/75 mesmo pois a minha ta com 235/70 e depois q o Imperador comentou da diferença no velocimetro começei a prestar atenção, vou faser o teste no GPS ma acho q da diferença sim...
Mas valew
Galera...
Realmente da diferença mesmo...
Fiz o teste indo pra Boituva/SP no fds... (levei minha muié pra saltar de paraquedas... Doidera) e fui com o GPS ligado daki-la. Deu uma diferença grande não sei se por causa da velocidade ser maior na pista mas no painel acusava 120Km/h no GPS 109Km/h. Ai fika complicado.
Vou trocar as botas essa semana pelos 265/75 e fazer o teste d novo..
Abraxxx
Diego Motta
11/07/2011, 09:56
Abre o site da BOSCH. Lá tem a relação das assistências técnicas.
Abraços.
Vou ver la...
abraxxx
Diego Motta
13/07/2011, 08:54
Galera <<<duvida>>>
Tem como colocar locker na ranger 4x2?
Diego Motta
18/07/2011, 16:58
Galera to com problemas....
A Luz de porta aberta fica acesa direto no painel... o q será?
Outra ela fica emitindo um sinal sonoro as vezes tbm ñ sei o q é...
Aguem pode me ajudar?
BRAVOECONOVEMBER
18/07/2011, 17:05
Sinal elétrico dos sensores de porta... o aviso sonoro deve ser decorrente disso, avisando porta aberta... Um eletricista pode ajudar. Se não conseguir solução simples, o pessoal desativa eles e coloca um daqueles toquinhos de sinal de porta aberta normais que tem por aí, deve custar uns 5 pila cada um...
Pequeno jr
19/07/2011, 08:46
Galera to com problemas....
A Luz de porta aberta fica acesa direto no painel... o q será?
Outra ela fica emitindo um sinal sonoro as vezes tbm ñ sei o q é...
Aguem pode me ajudar?
Passa um wurt em todas as portas que isso resolve.
O Sensor deve estar todo empoeirado e sem contato.
Diego Motta
19/07/2011, 10:19
Sinal elétrico dos sensores de porta... o aviso sonoro deve ser decorrente disso, avisando porta aberta... Um eletricista pode ajudar. Se não conseguir solução simples, o pessoal desativa eles e coloca um daqueles toquinhos de sinal de porta aberta normais que tem por aí, deve custar uns 5 pila cada um...
O problema é q mesmo qnd a luz não ta acesa ele emite o sinal.
Diego Motta
01/08/2011, 16:37
Galera...
To com problema... a Ranger ta com um dos bicos soprando chega até ficar preto no capô...o q pode ser?
TylerNTL
01/08/2011, 18:25
opção 1: Arruela de vedação do bico
opção 2: Bico mal apertado
opção 3: Rosca da fixação do bico espanada
Diego Motta
02/08/2011, 09:38
opção 1: Arruela de vedação do bico
opção 2: Bico mal apertado
opção 3: Rosca da fixação do bico espanada
Brother...
Já revisamos td isso...
até uma rosca nova agente fez...agora vou trocar o kit de retorno pra ver se melhora...