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Ver Versão Completa : Ranger 2.5 inter. TD CD 2001 (Duvidas)



Diego Motta
17/06/2011, 16:48
Ola Galera.

Sou novo por aqui e tbm com Pickups.
Acabei de comprar uma Ranger 2.5 td Interc. CD 2001, e muita gente fala que não é muito boa, ela ta com 110.000 de KM original pois falei com os utlimos donos dela e falaram que sempre fizeram tds as revisões nela, so a correia dentada q ainda não mas jas vou fazer.
Quais os cuidados e manutenções que devo fazer nela?

Se houver algum topico com essas esplicações por favor me indiquem.

Abraxxx

XAVIER S4T
17/06/2011, 20:24
É um motor bom sim, depende muito de manutenção em dia e de como vc vai usar, não adianta pegar um motor 2.5 e sair dando arrancadas! Esse seu motor como vc mesmo disse tem correia dentada que vc deve olhar sempre! A bomba injetora dela pode dar uns probleminhas então leva em quem entende e dá uma revisão.! O resto é só alegria!

FARAUJO70
18/06/2011, 22:13
Estou dentro, tenho uma XLT 2001/01 já troquei a correia dentada, sobre a bomba injetora, pelo que vi aqui no forum so leva para fazer revisão quando der problema, tudo nela e caro.

BRAVOECONOVEMBER
19/06/2011, 10:50
É, tenho uma 99 a da assinatura aí. Pesquisa aí tem muita dica no forum. Mas consegue o manual, segue o indicado direitinho, que não tem erro mesmo (correias, esticadores, óleo, filtros, e combustível de procedência). Fora o que é previsto periodicamente, só faça corretiva, quando der problema, quanto menos mexer melhor.

Diego Motta
19/06/2011, 11:11
Ai galera boas...

Valew pelas dicas, sempre quis uma dessas mas tinha muito medo de comprar, mas pelo visto nada q uma manutenção bem feita para naum ter probelmas... outra duvida qnd fui comprar pesquisei muito e o valor que pediam no mercado era de 33000 a 38000 eu paguei na minha 31000 esse preço de mercado tava fora ou eu paguei "barato" na minha?

Abraxxx

TylerNTL
19/06/2011, 11:19
Troque a correia e inspecione a coifa do cardan dianteiro (se não está rasgada) e a turbina (folga no eixo e quantidade de óleo na exaustão).

BRAVOECONOVEMBER
19/06/2011, 20:44
Bota foto aí pra gente avaliar a condição geral. E bem vindo ao time!

Diego Motta
20/06/2011, 11:26
Bota foto aí pra gente avaliar a condição geral. E bem vindo ao time!

Ai brother.

A unica foto q tenho dela é essa mas assim q tiver mais eu posto.

298319

Abraxxx

FARAUJO70
22/06/2011, 18:16
Oi Digo tudo bem, estou com uma XLT 2001/01 vai fazer 01 ano, esta com pneu 255/75 aro 15, troquei a pouco tempo a correia dentada, esticador e aproveitei troquei as outras correias, estou correndo para fazer a troca do oleo, filtro, o melhor preço aqui foi na SHELL oleo o litro 11,00 e o filtro de oleo 19,00 , já o filtro do Diesel vou correr para outro local aqui esta uns 56,00, o preço da sua esta bem bacana já que em SP sempre e um preço maior.
Abraços.
Fernando

Imperador!
22/06/2011, 21:22
Ai brother.

A unica foto q tenho dela é essa mas assim q tiver mais eu posto.

298319

Abraxxx

Parece que está muito inteira, mas esse aro da Ranger 3.0 tá muito estranho...
Tá por quanto?

BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 19:59
É, também achei que esse modelo de roda não casou muito bem no geral. Se repente consegues fazer um rolo e pegar um jogo original desse ano, acho que fica mais legal.
Ela é uma XLS? Pergunto pela capa de plástico em cima do para choque e pela ausência de faróis auxiliares na parte de baixo.
Minha opinião? Dá uma conferida geral também na altura da suspensão e geometria, coloca ela mais pro máximo da altura, e quando for a oportunidade bota uns pneu de ômi, 31X10,5. Também pega a dica aí na internet e coloca uns faróis auxiliares na frente da grade do para choque. Ela parece bem bonita, tu vai te entusiasmar em seguida... Tira fotos do motor e alguns detalhes tb pra galera apreciar.

RGamaJr_4x4
24/06/2011, 00:07
(...)
Ela é uma XLS? Pergunto pela capa de plástico em cima do para choque e pela ausência de faróis auxiliares na parte de baixo.
(...)

Essa da foto está com para-choque da Explorer. Primeira vez que vejo isso.

Diego Motta
24/06/2011, 15:53
É, também achei que esse modelo de roda não casou muito bem no geral. Se repente consegues fazer um rolo e pegar um jogo original desse ano, acho que fica mais legal.
Ela é uma XLS? Pergunto pela capa de plástico em cima do para choque e pela ausência de faróis auxiliares na parte de baixo.
Minha opinião? Dá uma conferida geral também na altura da suspensão e geometria, coloca ela mais pro máximo da altura, e quando for a oportunidade bota uns pneu de ômi, 31X10,5. Também pega a dica aí na internet e coloca uns faróis auxiliares na frente da grade do para choque. Ela parece bem bonita, tu vai te entusiasmar em seguida... Tira fotos do motor e alguns detalhes tb pra galera apreciar.

Fala Bravo...

Ela é uma XL 2001, naum sei dizer se as rodas são da 3.0 num entendo muito bem de pickup mas vou dar uma conferisa sim nesses detalhes, vou tirar as fotos e posto...

Valew

abraxxxx

Diego Motta
24/06/2011, 15:55
Rogerio, valew pela ajuda, naum sabia q o parachoque era da Explorer, vou ver se coloco o original se alguem tiver fotos o parachoque e rodas originais posta ai pra mim saber qual colocar.

Abraxxxx

BRAVOECONOVEMBER
25/06/2011, 21:39
Oi Digo tudo bem, estou com uma XLT 2001/01 vai fazer 01 ano, esta com pneu 255/75 aro 15, troquei a pouco tempo a correia dentada, esticador e aproveitei troquei as outras correias, estou correndo para fazer a troca do oleo, filtro, o melhor preço aqui foi na SHELL oleo o litro 11,00 e o filtro de oleo 19,00 , já o filtro do Diesel vou correr para outro local aqui esta uns 56,00, o preço da sua esta bem bacana já que em SP sempre e um preço maior.
Abraços.
Fernando

Aproveitando um assuntinho fora do tópico, a minha está com um filtro de diesel do 229. Alguém já viu isso? Não tem a fiação nem o sensor de água do diesel que vai atarrachado no filtro.
A boa notícia? O filtro do diesel do 229 custa metade do preço... Tá funcionando bem... pelo menos por enquanto...

Diego Motta
29/06/2011, 10:12
Galera...

Minha Ranger so enche a turbina depois dos 2.500rpm é normal?

TylerNTL
29/06/2011, 13:05
Você tem manômetro?
Normalmente ele começa a gerar pressão com 2krpm.

Imperador!
29/06/2011, 21:14
Galera...

Minha Ranger so enche a turbina depois dos 2.500rpm é normal?

Tá desregulada.
Tem que botar a turbina no ponto de novo. Salvo engano, nesse motor a turbina é começar a abrir em 1700rpm e estar totalmente cheia por volta dos 2.400 rpm.

Diego Motta
01/07/2011, 14:05
Você tem manômetro?
Normalmente ele começa a gerar pressão com 2krpm.

Não tenho...

Diego Motta
01/07/2011, 14:07
Tá desregulada.
Tem que botar a turbina no ponto de novo. Salvo engano, nesse motor a turbina é começar a abrir em 1700rpm e estar totalmente cheia por volta dos 2.400 rpm.

Bem entaum vou levar no meu mecanico pra ele regular...
Outra diuvida...(principiante) Como eu faço pra desencaixar o encosto do banco traseiro? A minha é CD...

Walter L. L. Casitta
01/07/2011, 14:16
Bem entaum vou levar no meu mecanico pra ele regular...
Outra diuvida...(principiante) Como eu faço pra desencaixar o encosto do banco traseiro? A minha é CD...

É só puxar pra frente...

Diego Motta
01/07/2011, 15:03
É só puxar pra frente...

O encosto neh não o assento?

Edintruder
01/07/2011, 21:28
Sim, o encosto, é só puxar pra frente.

Abre 3/4 de volta o débito da Bomba Injetora que a turbina vai encher por volta dos 1500rpm e fica com vida nova.

BRAVOECONOVEMBER
01/07/2011, 22:17
Não tenho...
Mas se tu não tem manômetro como é que descobriu que ela não dá pressão antes dos 2500?
Ó, parada não vai dar mesmo, e barulho não faz muito. Só com manômetro pra saber direito quando é que tá enchendo.
A turbina só enche mesmo quando tem mais carga no motor, daí ela entra um pouco acima dos 1500, ou os 1700 que o colega falou aí. Se não tá forçando o motor, não enche mesmo. Só lomba acima apertando o pé pra ir à pressão máxima... ou enfiando o pé em uma arrancada, mas daí não dá pra notar direito a rotação que começa a encher, porque o giro sobe e não dá pra ver direito.
Pelo menos a minha tá funcionando assim.
Procura um manômetro pra colocar, de 2 (de preferência) ou de 3 (que eu tinha...) kgf/cm2 serve.

Diego Motta
04/07/2011, 09:05
Mas se tu não tem manômetro como é que descobriu que ela não dá pressão antes dos 2500?
Ó, parada não vai dar mesmo, e barulho não faz muito. Só com manômetro pra saber direito quando é que tá enchendo.
A turbina só enche mesmo quando tem mais carga no motor, daí ela entra um pouco acima dos 1500, ou os 1700 que o colega falou aí. Se não tá forçando o motor, não enche mesmo. Só lomba acima apertando o pé pra ir à pressão máxima... ou enfiando o pé em uma arrancada, mas daí não dá pra notar direito a rotação que começa a encher, porque o giro sobe e não dá pra ver direito.
Pelo menos a minha tá funcionando assim.
Procura um manômetro pra colocar, de 2 (de preferência) ou de 3 (que eu tinha...) kgf/cm2 serve.

Bravo é q da pra perceber no pé, e no rpm. Ela fica muito fraca antes dos 2.500rpm mas depois disso vira um "panhão" subida com ela as vezes nem em segunda num vai...

Diego Motta
05/07/2011, 13:27
Galera outra duvida...

Qual medida de pneu fica legal na ranger... lembrando a minha ta com as rodas da 3.0 16"

Imperador!
05/07/2011, 13:55
O que está no manual. Como está com os pneus da 3.0, calibra com 30. Se achar duro, bota 28.

Raposo
05/07/2011, 15:18
Galera outra duvida...

Qual medida de pneu fica legal na ranger... lembrando a minha ta com as rodas da 3.0 16"
Na roda 15", coloquei o BF All Terrain 31 X 10,5 X 15. Na minha opinião é o pneu que casa perfeito com a Ranger. No caso da roda 16" só trocaria essa medida, ou seja, 31 X 10,5 X 16. Pode até aumentar um pouco.
Abraços.

Imperador!
05/07/2011, 19:01
Só pra ajudar o colega o pneu 31 x 10,5 é aproximadamento o mesmo 265/75.

Me confundi no post anterior dele, falando de calibragem.
O melhor pneu pra Ranger é o 265/75R16. Praticamente corrije a diferença do velocímetro, não perde (muito) em arrancadas e retomadas e deixa o carro muito bonito e mais alto.

Diego Motta
06/07/2011, 08:58
Só pra ajudar o colega o pneu 31 x 10,5 é aproximadamento o mesmo 265/75.

Me confundi no post anterior dele, falando de calibragem.
O melhor pneu pra Ranger é o 265/75R16. Praticamente corrije a diferença do velocímetro, não perde (muito) em arrancadas e retomadas e deixa o carro muito bonito e mais alto.

Imperador.

Desculpa pelo ignorancia mas pq diferença no velocimetro?

Imperador!
06/07/2011, 09:58
O pneu original da Ranger dá uma diferença de cerca de 5 a 7km/h no velocímetro. Por exemplo, o velocímetro marca 60km/h, mas na verdade você vai a 53~55km/h.

O pneu 265, elimina essa diferença, fazendo com que a velocidade no velocímetro seja praticamente a real, em razão do pneu ser maior.

Imperador!
06/07/2011, 10:09
Cálculo de pneus (http://www.trilha4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95:calculo-de-pneus&catid=34:dicas)

Diego Motta
06/07/2011, 10:40
Cálculo de pneus (http://www.trilha4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95:calculo-de-pneus&catid=34:dicas)

Valew Imperador

Grato pela Ajuda

Abraxxx

Raposo
06/07/2011, 17:08
Só pra ajudar o colega o pneu 31 x 10,5 é aproximadamento o mesmo 265/75.

Me confundi no post anterior dele, falando de calibragem.
O melhor pneu pra Ranger é o 265/75R16. Praticamente corrije a diferença do velocímetro, não perde (muito) em arrancadas e retomadas e deixa o carro muito bonito e mais alto.
Se o 265 é o mesmo que 31" então você há de concordar que tanto faz 265 ou 31", correto? Só que o BF All Terrain é 50 % off road.
Com o GPS para conferir, com pneu original (235 70 15) andando a 60 km/h no velocímetro; no GPS 52 km/h. Com o 31", a 60 km/h no velocímetro: no GPS 58 km/h, ou seja, o 31" "aferiu" o velocímetro.
Abraços.

Joarez Jean Cruz
06/07/2011, 17:36
amigo, também sou novato em picaps...comprei uma 2001 cd diesel 115 cv e tive algumas despesas no inicio com ela como: correias, bateria, filtros e o benix...Mas gostei da caminhonete. É boa sim!
Abraço e boa sorte!

RGamaJr_4x4
06/07/2011, 17:36
Galera outra duvida...

Qual medida de pneu fica legal na ranger... lembrando a minha ta com as rodas da 3.0 16"

Diego,

Pra roda de 16" vai ter que ser o 265/75 mesmo, já que os 31" só vai encontrar pra roda 15"
Com a vantagem desse 265 ser um pouco mais alto que o 31", mantendo praticamente a mesma largura.

Diego Motta
07/07/2011, 09:25
Diego,

Pra roda de 16" vai ter que ser o 265/75 mesmo, já que os 31" só vai encontrar pra roda 15"
Com a vantagem desse 265 ser um pouco mais alto que o 31", mantendo praticamente a mesma largura.

Rogerio,

Vou colocar o 265/75 mesmo pois a minha ta com 235/70 e depois q o Imperador comentou da diferença no velocimetro começei a prestar atenção, vou faser o teste no GPS ma acho q da diferença sim...
Mas valew

Diego Motta
07/07/2011, 09:27
Se o 265 é o mesmo que 31" então você há de concordar que tanto faz 265 ou 31", correto? Só que o BF All Terrain é 50 % off road.
Com o GPS para conferir, com pneu original (235 70 15) andando a 60 km/h no velocímetro; no GPS 52 km/h. Com o 31", a 60 km/h no velocímetro: no GPS 58 km/h, ou seja, o 31" "aferiu" o velocímetro.
Abraços.

Raposo, boas,

Uma duvida é muito dificil dar essa volta na BI pois a minha turbina ta demorando muito pra encher entaum pensei em fazer isso pra ver se melhora mas tava afim d eu mesmo fazer...
É Complicado se naum for como eu faço...

Abraxxx

Raposo
07/07/2011, 14:11
Raposo, boas,

Uma duvida é muito dificil dar essa volta na BI pois a minha turbina ta demorando muito pra encher entaum pensei em fazer isso pra ver se melhora mas tava afim d eu mesmo fazer...
É Complicado se naum for como eu faço...

Abraxxx
Tem tópico aqui no Forum que trata do assunto. Eu levei em um bombista (autorizada BOSCH). Expliquei que o carro estava amarrado. Ele examinou e me disse que a BI estava lacrada. Retirou o lacre, mexeu, e fomos dar uma volta. E foi assim, ele regulava, voltávamos para a pista. Até que chegou um momento que ele parou porque se fosse dar mais volta iria fumaçar muito. Devo dizer que a pkp melhorou da água para o vinho.
Abraços. Há, foi R$ 30,00.

Diego Motta
07/07/2011, 16:29
Tem tópico aqui no Forum que trata do assunto. Eu levei em um bombista (autorizada BOSCH). Expliquei que o carro estava amarrado. Ele examinou e me disse que a BI estava lacrada. Retirou o lacre, mexeu, e fomos dar uma volta. E foi assim, ele regulava, voltávamos para a pista. Até que chegou um momento que ele parou porque se fosse dar mais volta iria fumaçar muito. Devo dizer que a pkp melhorou da água para o vinho.
Abraços. Há, foi R$ 30,00.

Valew Rapozo.

Vou ver se acho um bombista por aki...

Abraxxx

Raposo
08/07/2011, 15:17
Valew Rapozo.

Vou ver se acho um bombista por aki...

Abraxxx
Abre o site da BOSCH. Lá tem a relação das assistências técnicas.
Abraços.

Diego Motta
11/07/2011, 09:56
Rogerio,

Vou colocar o 265/75 mesmo pois a minha ta com 235/70 e depois q o Imperador comentou da diferença no velocimetro começei a prestar atenção, vou faser o teste no GPS ma acho q da diferença sim...
Mas valew

Galera...

Realmente da diferença mesmo...
Fiz o teste indo pra Boituva/SP no fds... (levei minha muié pra saltar de paraquedas... Doidera) e fui com o GPS ligado daki-la. Deu uma diferença grande não sei se por causa da velocidade ser maior na pista mas no painel acusava 120Km/h no GPS 109Km/h. Ai fika complicado.

Vou trocar as botas essa semana pelos 265/75 e fazer o teste d novo..

Abraxxx

Diego Motta
11/07/2011, 09:56
Abre o site da BOSCH. Lá tem a relação das assistências técnicas.
Abraços.


Vou ver la...

abraxxx

Diego Motta
13/07/2011, 08:54
Galera <<<duvida>>>

Tem como colocar locker na ranger 4x2?

Diego Motta
18/07/2011, 16:58
Galera to com problemas....

A Luz de porta aberta fica acesa direto no painel... o q será?
Outra ela fica emitindo um sinal sonoro as vezes tbm ñ sei o q é...

Aguem pode me ajudar?

BRAVOECONOVEMBER
18/07/2011, 17:05
Sinal elétrico dos sensores de porta... o aviso sonoro deve ser decorrente disso, avisando porta aberta... Um eletricista pode ajudar. Se não conseguir solução simples, o pessoal desativa eles e coloca um daqueles toquinhos de sinal de porta aberta normais que tem por aí, deve custar uns 5 pila cada um...

Pequeno jr
19/07/2011, 08:46
Galera to com problemas....

A Luz de porta aberta fica acesa direto no painel... o q será?
Outra ela fica emitindo um sinal sonoro as vezes tbm ñ sei o q é...

Aguem pode me ajudar?


Passa um wurt em todas as portas que isso resolve.

O Sensor deve estar todo empoeirado e sem contato.

Diego Motta
19/07/2011, 10:19
Sinal elétrico dos sensores de porta... o aviso sonoro deve ser decorrente disso, avisando porta aberta... Um eletricista pode ajudar. Se não conseguir solução simples, o pessoal desativa eles e coloca um daqueles toquinhos de sinal de porta aberta normais que tem por aí, deve custar uns 5 pila cada um...

O problema é q mesmo qnd a luz não ta acesa ele emite o sinal.

Diego Motta
01/08/2011, 16:37
Galera...

To com problema... a Ranger ta com um dos bicos soprando chega até ficar preto no capô...o q pode ser?

TylerNTL
01/08/2011, 18:25
opção 1: Arruela de vedação do bico
opção 2: Bico mal apertado
opção 3: Rosca da fixação do bico espanada

Diego Motta
02/08/2011, 09:38
opção 1: Arruela de vedação do bico
opção 2: Bico mal apertado
opção 3: Rosca da fixação do bico espanada

Brother...

Já revisamos td isso...

até uma rosca nova agente fez...agora vou trocar o kit de retorno pra ver se melhora...