Ver Versão Completa : Economia no turbo-diesel (Existe milagre?)
opala66joao@hotmail.com
17/06/2011, 10:33
Procurando na internet vi diversas formas que contribuem para o pouco consumo de combustivel,ou então,o consumo necessário para aquele veiculo... Achei curioso que todos os artigos que li,destacam o diesel como o combustivel mais rentavel em relação aos outros,show de bola!...
Lá diz pra descer sempre engrenado na marcha correta,não 'atolar' o pé desnecessariamente,calcular as aceleradas de ultrapassabem,não oscilar muito as velocidades com retomadas brusca,voltar muito as marchas e etc,etc. :parede:
Vejam só,sempre utilizo na cidade,a casquinha do acelerador,mantendo o giro dentre 10,13 abaixo da faixa verde do contagiro,a velocidade entre 20 e 40km/h,quando vejo que vai começar 'amarrar' a marcha antes do 15(inicio do verde no contagiro) eu já soco marcha e vou bem na casquinha,ela não chega a afogar,mas você vê que ela trabalha "mole","trepidando" e demora pra embalar na rua e avenida,mas quando embala vai só na velocidade constante,e na maioria das descida aqui da cidade eu jogo uma terceira e ela vai só no som da turbina,muito pouco se escuta o motor...e por falar em turbina,tive vendo,nisso tudo,no maximo deixo ela dar 0,4 de pressão...
A vocês que utilizam direto MOTOR DIESEL o que faço é certo,ou o consumo tá na mesma é só ilusão? :cool:
opala66joao@hotmail.com
17/06/2011, 10:36
Só pra exemplificar um dos textos lidos a respeito:
"O consumo depende diretamente do tipo de condução realizada pelo motorista, onde a melhor maneira de dirigir, e a mais econômica, é sempre ver o tacômetro, e utilizar a faixa de torque do motor. Ex: Se a faixa de torque do motor é entre 2.000 e 3.000 RPM, essa é a faixa onde o motor tem mais força e onde o motor consome menos combustível. Fique de olho!"
FONTE: Clube do Diesel (http://www.clubedodiesel.com.br/?paged=2)
Carlos A. C. Azevedo
17/06/2011, 11:11
Só pra exemplificar um dos textos lidos a respeito:
"O consumo depende diretamente do tipo de condução realizada pelo motorista, onde a melhor maneira de dirigir, e a mais econômica, é sempre ver o tacômetro, e utilizar a faixa de torque do motor. Ex: Se a faixa de torque do motor é entre 2.000 e 3.000 RPM, essa é a faixa onde o motor tem mais força e onde o motor consome menos combustível. Fique de olho!"
FONTE: Clube do Diesel (http://www.clubedodiesel.com.br/?paged=2)
Cara, aqui na L, eu tento andar o maximo possivel perto de 2000 rpm andando na cidade, o consumo fica bom.
Tem outra, eu tava fazendo uma experiencias, e vi que quando a alimentação da turbina é muito grande em baixa rotação, o carro fica muito bom de andar em baixa RPM, mas como a turbina começa a jogar quase a pressão maxima dela, precisa injetar mais combustivel pra manter tudo certin, ou seja, bebe pra purra, fora que de 5ª o carro mal passa de 2000 rpm, sério trava mesmo, o pé no fundo e não passa de 2000.
Agora to tentando achar um ponto certo, onde a turbina entre em uma rpm mais alta, e que fique bom de andar, aqui eu vou tentar deixar o mais perto de 1500 rpm, pra deixar o carro na media de andar tanto em alta quanto em baixa...
O MWM 229 é LSD não é?
Por que voce não usa a rotação verde? que é de 1500 rpm? lá é onde o bixim tem mais força.. :dance::dance:
:concordo:
tem que trocar na faixa verede aproveitar a faixa de torque se trocar a marcha antes da faixa ao inves de economizar vai estar gastando mais...
LucianDaRolt
17/06/2011, 14:00
Tenho uma L200 Triton, 2009 Manual. Já tentei andar de todas maneiras e o consumo sempre se manteve na mesma. Essa semana viajei 1.200km com pé no fundo, pista dupla e uma média de 140km/h e ela fez incriveis (pelo menos para mim) 9.5km/l.
abraçO
fcampelog
17/06/2011, 14:16
Depois de regular a pressao da turbina da minha L200 GLS 2007 (90.000Km) to fazendo pelo menos 600km com o tanque. Antes fazia 450-500. :)
vieira912
19/06/2011, 23:48
Procurando na internet vi diversas formas que contribuem para o pouco consumo de combustivel,ou então,o consumo necessário para aquele veiculo... Achei curioso que todos os artigos que li,destacam o diesel como o combustivel mais rentavel em relação aos outros,show de bola!...
Lá diz pra descer sempre engrenado na marcha correta,não 'atolar' o pé desnecessariamente,calcular as aceleradas de ultrapassabem,não oscilar muito as velocidades com retomadas brusca,voltar muito as marchas e etc,etc. :parede:
Vejam só,sempre utilizo na cidade,a casquinha do acelerador,mantendo o giro dentre 10,13 abaixo da faixa verde do contagiro,a velocidade entre 20 e 40km/h,quando vejo que vai começar 'amarrar' a marcha antes do 15(inicio do verde no contagiro) eu já soco marcha e vou bem na casquinha,ela não chega a afogar,mas você vê que ela trabalha "mole","trepidando" e demora pra embalar na rua e avenida,mas quando embala vai só na velocidade constante,e na maioria das descida aqui da cidade eu jogo uma terceira e ela vai só no som da turbina,muito pouco se escuta o motor...e por falar em turbina,tive vendo,nisso tudo,no maximo deixo ela dar 0,4 de pressão...
A vocês que utilizam direto MOTOR DIESEL o que faço é certo,ou o consumo tá na mesma é só ilusão? :cool:
João a sua F-1000 é turbo original com LDA na bomba coletor e tudo mais???? pois a F-1000 do Velho lá em casa é MUUUUUITO economica faz de 10km/L carregada e 12 na estrada mais ela é original e a bomba reguladinha e sem intercooler. MWM 229-4T
até mais.
opala66joao@hotmail.com
20/06/2011, 12:42
A minha não é turbo original... Porem a bomba ja é rotativa e tem a LDA,a turbina é igual dos X-10... Ela é economica,quando a bomba tá reguladinha original e turbina até 1kg... Porem queria saber se a forma de andar melhor mais a economia...
João, vai umas dicas, para economizar combustível:
1. nunca deixe sem válvula termostática, porque em cada ciclo do motor sempre vai um pouquinho de combustível, ar e micro-poeira se misturar com o óleo, alterando a viscosidade e poluindo o mesmo. E onde entra a válvula? Simples, com ela o motor esquenta logo e sempre fica na temperatura certa, promovendo a evaporaćão de ALGUNS resíduos poluentes junto com óleo. Com a válvula, chega-se rapido à viscosidade correta de funcionamento, permitindo um funcionamento mais "macio", diminuindo o desgaste e fadiga dos materiais também.
2. não descuide das trocas de óleo e filtro, pois muitos contaminantes "pesam" sobre as partes móveis, criando resistência, que se traduz em maior consumo. Óleo novo, além de contribuir com a durabilidade, ajuda na economia de combustível.
3. preste atenćão à viscosidade correta do óleo, veja se dá para usar viscosidade mais baixa, dependendo da sua região;
Só para dar um exemplo: certa vez comprei uma s10 2.5 de uma empresa de uma amigo. E ela estava fazendo 7-8km/l (cidade). Pois bem, ele tinha trocado o óleo + filtro a 1500km atrás e colocou um 20w50, pois o motor já estava muito rodado e segundo o trocador de óleo maluco, disseram para ele que em locais quentes deve-se usar óleo mais viscoso. Eu sabia que o correto era o 15w40, embora não soubesse que isto tinha relaćão com consumo naquela época; Passado uns 2-3 mil km eu resolvi trocar o óleo. Coloquei o TDX 15w40. Posso garantir que somente fazendo isto o consumo passou para 10-12km/l na cidade. Em regiões mais frias, pode usar algo com viscosidade 10w30 ou 15w30, que melhoraria mais o consumo.
4. mantenha sempre o sistema de alimentaćão limpo, revisado e sem obstrućões. Troque antes do período indicado os filtros de combustível e ar. O filtro de ar sempre limpo (1x a cada 10-20 dias) além de filtrar melhor, diminuirá a resistência de passagem do ar, contribuindo para o consumo. Mantenha os pneus sempre calibrados corretamente e diminua o consumo de aparelhos elétricos dentro do carro (o alternador toma forća do motor para gerar energia)
5. ande sempre na faixa de torque ideal do motor (LSD = 1600 - 2000rpm / HSD = 2000 - 2500RPM). Em motores diesel é prejudicial mantê-lo sempre próximo de 1000-1300 RPM. E lembre-se em diesel, rotaćão alta não significa mais gasto de combustível; o gasto é determinado pela bomba injetora, e vem controlado pelo acelerador, que aí sim será injetado o combustível.
6. evite modelos famosos por serem beberrões: s10 gasolina; dodge ram; algumas f250; l200 hpe/sport/gl; evite andar com carro acima da especificaćão para a carga a ser transportada, tipo, se você só usa para se locomover na cidade e raramente transporta cargas, então use carro pequeno e deixe as picapes para quem precisa (em alguns casos, compensa pagar frete quando se precisar transportar peso).
Mas, se o assunto é economia, vamos esquentar um pouco
7. se não se preocupar com durabilidade do motor, e sempre andar em cidade (locais sem poeira) coloque um filtro de ar esportivo;
8. coloque um óleo um pouco mais fino (menos viscoso) e de melhor qualidade
9. mantenha o sistema de freio sempre revisado (pois pode sempre prender um pouquinho)
10. coloque pneus rodoviários (sem gomos) e aumente um pouco a pressão dos pneus
11. diminua as saídas de carro, utilize mais meios de tranporte alternativos (bicicleta, ônibus, metrô) para partes do seu trajeto. Use mais os servićos de entrega das empresas, mesmo que fique um pouco mais caro o produto que for comprar (abuse delas!).
Estes dias atrás, estava com um amigo numa auto-pećas, com o carro dele que é pequeno. Ocorre que acabei comprando dois pneus de picape e teria que ir à minha casa, pegar meu carro, voltar na loja, pegar os pneus, ... Com certeza ia gastar combustível, porém em conversa com o vendedor, ele colocou de graća na rota da empresa a minha entrega. Demorou um dia a entrega, porém eu economizei a viagem.
Agora, se queres economizar combustível mesmo!
12. tire a turbina e coloque um escape de maior bitola (mais grosso)
13. ande muito devagar, devagarinho, com os vidros fechados e sem ar-condicionado
14. tire o filtro de ar (ande sem) - coloca só uma meia-calća na boca da admissão
15. aumente muito a pressão dos pneus (cuidado com os buracos he he)
16. coloque óleo muito fino no motor, tipo um 5w30.
17. coloque uma válvula termostática mais quente (com abertura mais alta, tipo 100 graus célsius ou mais)
18. coloque óleo mais fino (menos viscoso) nos diferenciais, algo como um SAE 50 ou SAE 60.
19. tire coisas inúteis e pesadas do carro, tais como diferencial dianteiro (4x4), estepe, macaco, bancos traseiros e passageiro, vidros (coloque acrílico), coloque cardã de alumínio, tire a tampa da caćamba (coloca aquelas redes), tira o guincho, tire o compressor do a/c e todo os sistema de a/c (se você não o usa)...
Por fim, se não quer gastar mesmo lá vai a última dica
20. deixe o carro na garagem e na sombra para não evaporar o diesel e ande com outro meio de transporte ha ha
Imperador!
20/06/2011, 16:10
Excelente post, parabéns!
RGamaJr_4x4
20/06/2011, 16:31
Excelente post, parabéns!
Sobre usar especificações diferentes de óleo de motor e diferencial, tirar a turbina, colocar válvula termostática mais quente.... humm.. sei não...
Imperador!
20/06/2011, 19:13
Sobre usar especificações diferentes de óleo de motor e diferencial, tirar a turbina, colocar válvula termostática mais quente.... humm.. sei não...
Do 1 ao 6, tem-se boas dicas.
Daí em diante, acredito ter sido ironia de quem postou.
Trotta.79
20/06/2011, 19:48
Acho que se tirasse a turbina da minha viatura ela não ia andar nada e o consumo iria dobrar!!!
Carlos A. C. Azevedo
20/06/2011, 21:30
Putz, economia é uma coisa, MAS A PORRA DA ECONOMIA DO COMBUSTIVEL NÃO É PRA FAZER O CARA PENSAR EM SÓ DEIXAR O CARRO ECONOMICO E DEIXAR O MOTOR TRABALHAR QUASE FUDENDO NÉ... putz, dicas boas de 1 a 6, o resto...
PauloLimited
20/06/2011, 22:39
Putz, economia é uma coisa, MAS A PORRA DA ECONOMIA DO COMBUSTIVEL NÃO É PRA FAZER O CARA PENSAR EM SÓ DEIXAR O CARRO ECONOMICO E DEIXAR O MOTOR TRABALHAR QUASE FUDENDO NÉ... putz, dicas boas de 1 a 6, o resto...
o resto é so piada msm.
BRAVOECONOVEMBER
20/06/2011, 22:51
Só pra não deixar passar no meio da brincadeira, quanto maior o índice, menor a viscosidade do óleo não? É ao contrário do que foi anotado...
De resto não tem milagre não. Velocidades constantes sempre que possível, evitar freiar ou retardar ao máximo a frenagem para evitar ter que recuperar a energia cinética depois, evitar acelerações bruscas, evitar carregar peso desnecessário, vidros fechados e ventilador sempre que possível, motor bem regulado com todos os fluídos conforme especificado originalmente. Preferência em trajetos nos quais o motor trabalhe em sua faixa de temperatura normal, e sempre na rotação certa (nem muito alta, nem muito baixa).
Sds.
opala66joao@hotmail.com
21/06/2011, 16:11
Bom,agradeço a todos que postaram e ainda vão postar... vi que tem umas brincadeiras pro meio,é legal,diverte o tópico... mas o foco principal ainda é ECONOMIA NO TURBO-DIESEL. Claro que todos aqui presente tem dinheiro pra tocar a sua pickup e a rodagem no dia-a-dia,mas as vezes cansa de abusos de aceleração e resolve partir para algo mais economico,evitando não só o desperdicio mas evitando quebra e fadiga das peças,então é um tópico bom pra quem quer andar no limite da maquina... Mesmo por que já vi na estrada,ford mais nova e silverado andando bem abaixo do que o motor topa andar... creio que deve ser uma enocomia por parte daquele condutor...
DaniloAz
21/06/2011, 17:15
Cara, uma das vantagens de se turbinar um motor diesel frente a um de ciclo otto (gasolina, alcool) é justamente baixar o consumo. um motor diesel funciona com queima estratificada, ou seja, o combustivel é injetado sem ter uma relação direta com a quantidade de ar que entra no motor. essa fração comb./ar varia de acordo com a pisada e tem uma liberdade maior no motor diesel porque o ar é pressurizado antes do combustivel entrar na camara, diferente do motor de ciclo otto onde ja entra tudo pre-misturado. como vai mais ar pra dentro da camara eu aumento a vazao volumetrica e por consequencia da eficiencia do motor diesel. lembrar que aumento da eficiencia significa melhoria do consumo. o motorzao vai beber mais nao devido à entrada da turbina, mas porque vc vai exigir mais torque mesmo... os motores de hoje procuram disponibilizar o torque dentro dessa faixa de 2000 a 3000 mesmo, pq é onde os usuarios costumam andar a maior parte do tempo, entao se vc mantiver essa pisada, dando ate pra esticar ate uns 3000 vc vai ter uma otima relacao de desempenho/consumo...da uma olhada no manual pra confirmar esse torque maximo ai...a minha tr4, por exemplo tem torque maximo a 4500 rpm...mais ou menos, enquanto a Peugeout 3008, com motor avançadissimo de injecao direta, tem todo o torque disponivel a 1800... ve aonde ta o teu torque maximo... espero ter ajudado...valeu
BRAVOECONOVEMBER, sobre a viscosidade, veja o que diz a literatura:
"A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta."
"Viscosidade é a propriedade associada a resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade."
Viscosidade (http://pt.wikipedia.org/wiki/Viscosidade)
Segundo texto acima, quanto mais viscoso, mais grosso, como eu postei anteriormente.
Carlos A. C. Azevedo, sobre f***** o motor, realmente as outras dicas podem causar efeitos colaterais indesejados. As dicas até 11 também podem ser observadas, porém não devem ser adotadas sem atenćão. As dicas de 12 em diante, só com acompanhamento "médico" ha ha...
As duas mais perigosas são a relativa a andar sem filtro de ar (diminui a vida útil das camisas do motor dependendo da poeira dos trajetos) e adotar óleo mais fino no diferencial e motor; alguns diferenciais nescessitam de óleos EP e alguns outros com mudanća de atrito (para bloqueios).
Como o próprio manual da ford indica o óleo 90 ou 85w140 para o diferencial da Ranger chega-se a conclusão que o mundo não vai acabar adotando outra viscosidade.
Sobre o óleo do motor, veja o que diz o manual da Cummins / Dodge (o normal é o 15w40, mas o 10w30 pode ser usado em climas frios):
"Q: Which oil should I use?
For most conditions use a high quality 15W-40 oil with a dual rating of CF4/SH (or better)
For continuous operation below 10 degrees F, use 10W-30 CF4/SG (or better)"
Oil Change FAQ (http://dodgeram.org/tech/dsl/FAQ/oil_change.htm)
DaniloAz e Trotta.79, separando as seguintes frases de vcs:
"uma das vantagens de se turbinar [...] é justamente baixar o consumo"
"aumento a vazao volumetrica e por consequencia da eficiencia do motor diesel"
"lembrar que aumento da eficiencia significa melhoria do consumo"
"Acho que se tirasse a turbina da minha viatura ela não ia andar nada e o consumo iria dobrar!!!"
Conclui-se pelo que vcs escreveram que a turbina é algo que baixa o consumo e aumenta a potência. Ressalto que isto é um dos Santos Graal da engenharia, como ter potência sem gastar combustível.
A realidade é que as turbinas aumentam a potência e a eficiência, mas pioram o consumo de combustível. O consumo de combustível dos motores a diesel de hoje estão no mesmo patamar de 20 anos atrás, comparando motores com torque semelhantes.
A turbina causa uma obstrućão no escape, só por aí conclui-se que aumenta o consumo. Permite aumento de potência por ter mais ar na câmara de combustão, só que é impossível ter mais potência sem mais combustível. Mas o pior da turbina, além do seu prećo, é o fato dela causar redućão da vida útil das partes móveis da máquina (bielas, pistões, válvulas).
Acredite amigos, a única coisa boa da turbina é o aumento de potência, tirando é claro aquele assoviu (chuuuuuu) de alguns veículos ha ha.
Quem já dirigiu um Maxion 2.5 aspirado e uma Ranger (turbo + intercooler) com o mesmo motor entende do assunto.
Sobre este assunto das turbinas pećo ajuda dos especialistas aqui do forum para esplicar detalhadamente o processo. Cadê o Walter, o Edim??
T+
Daniel
Trotta.79
21/06/2011, 19:41
Não sou um especialista, mas sobre as turbinas, tenho a dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Possuo um Xterra com motor MWM sprint 2.8, esse motor foi projetado para trabalhar com turbina e se a turbina for retirada o consumo vai aumentar, sim! Além do consumo, o desempenho vai cair drasticamente.
É inegável os benefícios das turbinas nos motores diesel, não apenas no aumento da potência mas, principalmente, na redução do tamanho e peso dos motores. O consumo não tem reduzido nos últimos anos por uma simples questão de mercado. Todas montadoras se veem quase que na obrigação de, cada ano, apresentarem motores cada vez mais potentes para enfrentar a concorrência. Dai a não redução do consumo.
Imagina minha Xterra, que chega a fazer 12,5km/l na estrada, com motor turbo diesel 1.8 de 96cv? Faria perto dos 18km/l. A Toyota Bandeirante tinha 90cv a vinte anos atrás e não chegava nem perto de fazer 18km/l. Portanto, há tecnologia para se fazer os veículos mais econômicos, não o foco.
Valeu
RGamaJr_4x4
21/06/2011, 20:07
Motor turboalimentado é mais eficiente, logo é mais econômico. Do contrário bastaria apenas aumentar a cilindrada de um aspirado para aumentar a potência.
"(...)
laboratórios de pesquisa da Honeywell Turbo Technologies, que compararam dois motores a gasolina: um 1,6 litro aspirado e um 1,2 litro turboalimentado. Embora menor (em 0,4 l ou 400 cm3 de cilindrada), o motor 1,2 turbo manteve praticamente o mesmo nível de potência (100 cv contra 110 cv), mas reduziu o consumo de combustível em 12% (de 14,9 km/l para 16,9 km/l) e de emissões de CO2 em 12,5% (de 160 g/km para 140 g/km).
Um motor 1,5 l, a diesel, utilizado no teste comparativo, apresentou o mesmo nível de potência, mas ganhou 59% em torque (de 151 Nm para 240 Nm), reduziu o consumo em 31% (de 14,9 km/l para 21,7 km/l) e a emissão de CO2 em 23% (de 160 g/km para 123 g/km)."
XAVIER S4T
21/06/2011, 20:15
Acredito também que o consumo depende do pé do motorista, mas em alguns motores a diesel depende também da bomba injetora estar afinada!:cool:
"Imagina minha Xterra, que chega a fazer 12,5km/l na estrada, com motor turbo diesel 1.8 de 96cv? Faria perto dos 18km/l. A Toyota Bandeirante tinha 90cv a vinte anos atrás e não chegava nem perto de fazer 18km/l. Portanto, há tecnologia para se fazer os veículos mais econômicos, não o foco."
O consumo da Band é semelhante ao da Xterrra realmente, embora o motor da Xterra é mais potente e com maior torque; porém é injusto comparar um projeto da década de 40 com o projeto da XTerra, sessenta anos mais novo.
Por favor, vamos encontrar modelos equivalentes.
AInda não pesquisei, mas vamos procurar? O que acha da parati e do gol, que sairam com modelos 1.0 turbinado e não turbinado?
Acho que temos também o Audi a3 e o passat em situaćões iguais...
T+
Daniel
Não sou um especialista, mas sobre as turbinas, tenho a dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Possuo um Xterra com motor MWM sprint 2.8, esse motor foi projetado para trabalhar com turbina e se a turbina for retirada o consumo vai aumentar, sim! Além do consumo, o desempenho vai cair drasticamente.
É inegável os benefícios das turbinas nos motores diesel, não apenas no aumento da potência mas, principalmente, na redução do tamanho e peso dos motores. O consumo não tem reduzido nos últimos anos por uma simples questão de mercado. Todas montadoras se veem quase que na obrigação de, cada ano, apresentarem motores cada vez mais potentes para enfrentar a concorrência. Dai a não redução do consumo.
Imagina minha Xterra, que chega a fazer 12,5km/l na estrada, com motor turbo diesel 1.8 de 96cv? Faria perto dos 18km/l. A Toyota Bandeirante tinha 90cv a vinte anos atrás e não chegava nem perto de fazer 18km/l. Portanto, há tecnologia para se fazer os veículos mais econômicos, não o foco.
Valeu
Flavio Nilo
21/06/2011, 20:28
Com certeza, do 1 ao 6, é válido. Mas o restante, é pura zoação.
______________
Amarok Highline
Trotta.79
21/06/2011, 20:33
"Imagina minha Xterra, que chega a fazer 12,5km/l na estrada, com motor turbo diesel 1.8 de 96cv? Faria perto dos 18km/l. A Toyota Bandeirante tinha 90cv a vinte anos atrás e não chegava nem perto de fazer 18km/l. Portanto, há tecnologia para se fazer os veículos mais econômicos, não o foco."
O consumo da Band é semelhante ao da Xterrra realmente, embora o motor da Xterra é mais potente e com maior torque; porém é injusto comparar um projeto da década de 40 com o projeto da XTerra, sessenta anos mais novo.
Por favor, vamos encontrar modelos equivalentes.
AInda não pesquisei, mas vamos procurar? O que acha da parati e do gol, que sairam com modelos 1.0 turbinado e não turbinado?
Acho que temos também o Audi a3 e o passat em situaćões iguais...
T+
Daniel
Para um bom entendedor uma palavra só basta, e fui bem claro no meu conteúdo.
Carlos A. C. Azevedo
21/06/2011, 21:13
Cara, sacanear até certo ponto tudo bem, mas isso passou um pouco dos limites..
Sobre a turbina, o que ela traz de beneficio para o motor, compensa o que ela causa.. A turbina, pra ser usada tem que está muito bem regulada para ajudar o motor.. se ela estiver mal regulada, ele ficará um lixo e vai beber pra cacete.. vendo que se a turbina alimentar totalmente o motor em baixa rotação, ela fará com que ao inves de ter mais força, faz ele parar a rotação, travar mesmo, não passa nem com macumba da boa...
Motores sem turbo são bons, mas poluem bastante, mesmo sendo "MAIS ECONOMICOS", eles já estão fora de congitação devido a essas leis do meio ambiente ai.. Daqui pra frente só os Turbo mesmo..."OS BEBEDORES"...
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