Ver Versão Completa : Rolamentos Explorer 97
Italo Xavier Santos
17/06/2011, 10:19
Amigos, alguém teria com códigos dos rolamentos da explorer 97 os dianteiros são junto com o cubo e sensor de ABS mas os traseiros são simples até onde sei, pq estou com um barulho de "nhec-nhec" nas duas rodas traseiras que só fazem com o veículo em movimento e enquanto acelero como já levei num mecânico e com o carro suspenso não faz e mandei lavar e lubrificar com vaselina e o ruido só parou por dois dias estou suspeitando de rolamento até pq o carro está com 189000Km.
Alessandro,
19/06/2011, 21:41
Ítalo, rolamento só faz barulho com velocidade acima de 60 km/h e quando inicia o som, fica constante até que baixe a velocidade.
Pela sua descrição, o problema me parece ser de buchas.
Na minha suspenção dianteira, eu mesmo fiz as trocas. Em cada lado são: duas buchas e um pivô da bandeija inferior e a bandeija superior.
Na traseira, podem ser as buchas das molas, mas o mais comum é um rangido do atrito dos feixes.
Repare que próximo às pontas dos feixes, existe uns discos de nylon que protegem esse rangido. É fácil verificar se estão gastos.
Italo Xavier Santos
20/06/2011, 09:26
Descobri o barulho, vem da cruzeta taquei WD nela e parou o barulho por enquanto agora tenho que descobrir como trocar e se é igual ao da ranger.
Descobri o barulho, vem da cruzeta taquei WD nela e parou o barulho por enquanto agora tenho que descobrir como trocar e se é igual ao da ranger.
da uma olhada veja se é esta ok
Cruzeta Paralela do cardan Ford Ranger / Explorer - R$ 30.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-188002690-cruzeta-paralela-do-cardan-ford-ranger-explorer-_JM)
Alessandro,
01/12/2011, 10:05
Reativando... :computador:
Barulho de rolamento que eu tenha visto até hoje, seria o chamado 'ronco', com as características que descrevi acima.
No entanto, meu carro está com rangido, tipo 'ferro com ferro' que aumenta conforme o giro da roda até que uma velocidade quando para o som. Mas se acelero volta o som e acaba quando a velocidade estabiliza, ou seja, se o motor faz força de aceleração, provoca o rangido.
Fui numa expecializada local em 4x4 e levantaram dois suspeitos: cruzeta e rolamento.
Eu já havia levantado e balançado a roda procurando folga e retirei a roda traseira procurando alguma marca de arranhão do sistema de freio, mas nada achei.
Ontem na oficina, o mecânico levantou a traseira e ficou puxando e empurando a roda contra o eixo. As duas rodas apresentaram folga! Isso é sintoma apenas de rolamento?
Eu estava com esse barulho mais nas rodas dianteiras, troquei a bandeja e o pivo, e parou...
FIKDIK
No entanto, meu carro está com rangido, tipo 'ferro com ferro' que aumenta conforme o giro da roda até que uma velocidade quando para o som. Mas se acelero volta o som e acaba quando a velocidade estabiliza, ou seja, se o motor faz força de aceleração, provoca o rangido.
Fui numa expecializada local em 4x4 e levantaram dois suspeitos: cruzeta e rolamento.
Eu já havia levantado e balançado a roda procurando folga e retirei a roda traseira procurando alguma marca de arranhão do sistema de freio, mas nada achei.
Ontem na oficina, o mecânico levantou a traseira e ficou puxando e empurando a roda contra o eixo. As duas rodas apresentaram folga! Isso é sintoma apenas de rolamento?
Uma pequena folga nas rodas traseiras é normal.
O barulho de ferro com ferro vem da traseira ou dianteira?
Se for da traseira verifica a mola de retorno das sapatas de freio. Se a fenda onde é encaixada a sapata estiver com desgaste, a mola avança um pouco e fica pegando no tambor, fazendo exatamente esse ruído. Solução: Aumentar a pressão da mola V para que ela empurre a sapata um pouco mais para dentro.
Alessandro,
01/12/2011, 22:09
Obrigado Orleans! Sempre clareando as idéias. ;)
Eu estava preocupado com esse barulho, mas quando ví as folgas nas duas rodas, fiquei tenso!
Bom vc dizer que folga é normal, mas até quanto?
Não fiz medições, mas ao ver o meca as movimentando, me pareceu ser algo de uns 5mm. É bem nítido de se ver o deslocamento.
Eu já iria levar o carro amanhã cedo, mas com essa sua sugestão, vou pessoalmente verificar neste fds.
Só não confiro agora mesmo, sobre a mola e sapata, pq acho um saco levantar o carro com o macaco original. :parede:
Quando a mola está pegando no tambor/disco é mais fácil perceber em baixa velocidade, girando a roda com a mão logo o ruído aparece ou então você pode andar com os vidros traseiros abertos e pedir para alguém sentado no banco traseiro, identificar o lado.
Percebi essa folga há alguns anos atrás e também fiquei cismado, mas lá se foram mais de 100.000 quilômetros e ela continua a mesma.
Um bom mecânico acostumado a trabalhar com Ranger pode te dizer se no seu carro a folga está dentro de um limite considerado normal.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.