PDA

Ver Versão Completa : VITARAS A GNV



Gasoso
29/05/2005, 03:11
Buenas Suzukeiros, Samukeiros e Vitarados em geral. :D
Possuo um Vitara 5P 97 convertido a GNV e já possuí um 3p 95 também a GNV. Estou abrindo este tópico para trocar informações e opiniões sobre o comportamento, durabilidade e desempenho destas viaturas depois de convertidas.
Para os adoradores de trilhas Hard, rodar com GNV pode parecer um assassinato de Viatura... :evil: mas para trilhas leves com passeios nas dunas e praias daqui da região é uma santa economia.... :wink:
Qualquer depoimento será bem vindo.
[]s Gasosos a todos

Gasoso
29/05/2005, 12:16
OOps galera... abri a tópico e esqueci de perguntar :oops: .... então ai vai... :mrgreen:
Alguem do forum tem o carro convertido a gás? Com ou sem variador de avanço? O Kit é eletrônico ?... (por aqui o pessoal chama este kit de kit CONAMA)... Qual o consumo da sua Viatura :?:
Só para animar, meu consumo atual é de uns 11Km/m3 na cidade, 14 km/m3 na estrada e uns 10 km/m3 nas dunas... :D
... se alguem tiver alguma curiosidade sobre o comportamento das viaturas estou a disposição....

NeMéZiO
29/05/2005, 18:46
Há dois meses estou com um Vitara 97 2 portas com GNV, inclusive comprado aí em Natal. Utilizo o GNV apenas em deslocamentos maiores como viagens ou a caminho de uma praia ou trilha. Moro a apenas 3km do meu trabalho, portanto no dia a dia utilizo gasolina mesmo. Várias pessoas me falaram – inclusive mecânicos – que o ideal é rodar os primeiros e os últimos 5 km com gasolina e o restante com GNV pois isso aumenta bastante a vida útil do motor. Rodei 150km de estada com 16 m3, o que dá uma média de 9,3 km m3 . Na gasolina ainda não fiz a média, mas acredito que ele não seja muito econômico. Da forma que uso estou satisfeito com o GNV e não pretendo retira-lo, uma vez que para passear a economia é muito boa.
Abraços

Gasoso
30/05/2005, 14:03
Acho que a dica que vc recebeu dos mecânicos está super correta, mas naum precisa ser 5km pra trocar pro gás naum. :shock:
O que se comenta por aqui é que o carro deve ligar, desligar e sempre funcionar um pouquinho no dia a dia com gasolina para os bicos injetores ficarem lubrificados pela gasosa que passou.
Caso deseje, pode aumentar a economia e rodar mais um pouquinho no gás. Eu mesmo rodo até a primeira sinaleira que fica a +-1km de casa. Depois passo pro gás. No dia dia, sempre ligo e manobro o carro na gasolina uso o gás nos trajetos para onde vou. O pensamento inverso vale para a volta.
Nunca tive problemas de mecânica relacionados com isso. :)
Quem se da mal com o gás é que deixa a gasolina ficar velha no tanque e quem deixa os bicos injetores ressecarem. :twisted:
Quanto ao consumo da sua viatura me parece normal para carros sem variador de avanço. Depois que pindurei esse o troço no meu carro a força melhorou muito e de sobra a viatura ainda economiza +- 1km/m3. Custou quase 400 moedinhas... :cry: mas agora é só alegria :mrgreen:
Valeu pelo depoimento... naum esqueça de votar!!!!
[]s gasosos

Andre Sousa
01/06/2005, 14:07
Ao invés do GNV, penso em álcool.

Já tive notícias dessa conversão. Ganha-se potência. Sem prejuízo algum ao conjunto.

O álcool é mais barato mas o consumo aumenta - fica no mesmo. O benefício é no desempenho.

Foi o que me informou o dono da oficina que cuida dos 4x4 aqui.

AlemãoRS
01/06/2005, 15:59
tb já cogitei essa hipótese do álcool, só que o problema que vejo seria na autonomia, já que um tanque de 40 litros daria uma autonomia baixissima!
A economia do GNV é indiscutível, só que perder o bagageiro que já pequeno é complicado!

Andre Sousa
01/06/2005, 17:18
No G. Vitara o tanque é de 50 + 5 de reserva. No vitara é menor?

Considerando os 50 litros, a aoutonomia seria semelhante a qualquer carrinho 1.6.

AlemãoRS
01/06/2005, 19:25
Sim, no vitara é 40 litros e só faz 10km/l na estrada se tu andar a 80km/h...dae é complicado...
com 50 litros já muda um pouco...conhece alguém que tenha feito?Para fazer a conversão tem que se aumentar a taxa de compressão, bicos de maior vazão e a pressão da bomba de combustível acho que é a mesma, mas acho que as mangueiras deveriam ser trocadas.

Gasoso
02/06/2005, 11:28
Gente... no alcool o problema naum é só a autonomia não...
para uma conversão ficar descente vc terá de mudar programação da central da viatura e isso é muito mais importante e barato do que rebaixar o cabeçote, caso contrário, no dia a dia, vc provavelmente vai ter broncas de marcha lenta, carro falhando quando se acelera em baixa rotação...
.... a longo prazo, sua bomba de combustível vai travar, muito provavelmente depois do carro ficar algum tempo parado, e seu(s) bico(s) injetor(es) perderão ação com a rotação mais alta... :evil:
Quanto ao cabeçote do carro, nunca rebaixe ele, pelo menos é a minha opinião. Essa é uma modificação que naum tem volta e vender uma viatura a alcool, ainda mais não original, é mais um problema ... o preço vai para o saco. Provavelmente até quem tem interesse nela rodando a alcool vai utilizar isso como pretesto para baixar preço...
Para compensar o não rebaixamento do cabeçote é só colocar 5 litros de gasolina para um tanque de alcool, costuma funcionar muito bem e ainda facilita na partida.... :mrgreen:
:arrow: No fim das contas, é tanta bronquinha que EU acho que naum vale a pena passar para o alcool, a menos que vc tenha o alcool de graça como é o caso do Thiagobh.... vejam o tópico do samuca para alcool....
:arrow: Com o GNV vc terá mais autonomia, muita economia, e como nem tudo é perfeito... mais peso :lol:

Gasoso
02/06/2005, 11:36
A economia do GNV é indiscutível, só que perder o bagageiro que já pequeno é complicado!

O GNV utiliza um sistema totalmente independente da gasolina, o que é uma vantagem, portanto não danifica em nada o original do carro, mas toma espaço sim e faz peso. É como andar com um passageiro no banco de traz, sem tirar nem por.
Para quem precisa de muita mala, um bagageiro de fibra para o teto costuma resolver bem este assunto nas viagens, pode ser removido na cidade e naum custa muito naum...
[]s gasosos

Gasoso
02/06/2005, 11:52
Já tive notícias dessa conversão. Ganha-se potência. Sem prejuízo algum ao conjunto.

Vc só vai ganhar em torque, quase nada de potência. :shock: .. e ainda assim só se reprogramar o tempo de abertura dos bicos na central... e ainda com prejuizo para o conjunto sim... quem diz isso não naum testou. :)
Coloque uma valvula de admissão velha de qualquer carro a gasolina em um pote tampado com um pequeno furinho cheio de gasolina e outra num pote igual mas cheio de alcool. Daqui a alguns meses conte o resultado.... será parecido (mas menos intenso) que aqueles dos mostradores para propaganda de líquido de arrefecimento. Alcool tem água :evil: ... quanto mais água mais corrosão...naum esqueçamos disto.
P.S: se for fazer o teste deixe os potes em local ventilado...este teste foi realizado por um pessoal da universidade daqui... UFRN...na época que eu estava na faculdade....
[]s gasosos a todos de quem ja converteu 01 vitara 8v no olhometro e um corsa 1.6 com CHIP e tudo para o alcool, se deu mal, passou para o gás e vive feliz da vida queimando CH4 e economizando R$.... :mrgreen:

Andre Sousa
02/06/2005, 13:22
AlemãoRS,

Conheço sim, na Ilha do Governador RJ (Ramiro).

O trabalho é de responsa.

Certo que, conforme explicou, é irreversível pelo fato de rebaixar o cabeçote.

Acho que se justifica se for casar com o carro.

Quantas modificações são feitas e não se tem retorno delas?

Sobre o consumo do vitara (10 km p/ litro), penso que é bem razoável se comparado a outros 4x4. Na minha opinião, no custo do veículo deve ser considerado não apenas combustível, mas tb. materiais de consumo (filtros, pastilhas, óleos) e custo de manutenção em geral. Avalie e veja se, ao final de 12 meses, considerando tudo, você gastou mais ou menos do que quem anda de Land, Troller, Niva, JC, etc.

Tô feliz pelo conjunto. Acho que não vale a pena qualquer mudança.

No caso do GNV, acompanhei o caso de um G. Vitara que, após a conversão, queimou uma espécie de sensor (um filamento que fica dentro de uma caixinha, perto do filtro de ar) – prejú de cerca de R$ 2 mil.

AlemãoRS
02/06/2005, 14:07
Se ele fizesse 10km/l ficaria feliz, só que tá dificil fazer isso..hehehe
Com certeza tem que se avaliar tudo isso pra avaliar o custo de manutenção do carro, agora não devo fazer isso pq meu motor esta com 160000 km, o que estou fazendo é pensando em opções qdo precisar fazer o motor!talvez colocar um AP, só avaliando por enquanto, mas GNV no momento eu não colocaria!

TRS Rodas
02/06/2005, 16:02
Tenho um vitara 3p com GNV desde jan/2004 e não tenho o q reclamar. A economia de dinheiro é grande e compensa a perda de potência do motor. Meu carro roda perfeito e nunca tive nehum pro. Na cidade faço 10 km/l e na estrada 12 km/l.
Valews

AlemãoRS
02/06/2005, 16:07
o problema é perder o bagageiro, e com certeza acho que compensa pra quem roda muito, pq se não tu vai demorar anos pra tirar o investimento inicial e realmente comecar a economizar!
tu faz essa média com gasolina?

TRS Rodas
02/06/2005, 16:19
Com Gasolina faço 7 km/l. No meu caso tive a vantagem de já comprar o carro com GNV e o investimento foi de mil reais acime do valor de mercado do carro. Nunca pensei em ter carro com GNV, mas só tenho elogio a fazer. O pro da perda da "grande" mala do vitara não altera muito, pois boto a mochila em cima do cilindro msm.

Gasoso
02/06/2005, 23:02
No caso do GNV, acompanhei o caso de um G. Vitara que, após a conversão, queimou uma espécie de sensor (um filamento que fica dentro de uma caixinha, perto do filtro de ar) – prejú de cerca de R$ 2 mil.

Isso é comum em instalaçoes mal feitas. :evil: Tem muito picareta por aí... Aqui em Natal tem KIT custando menos de 2k moedinhas quando um KIT de vergonha em oficinas de 1° não sai por menos de 3,5K moedinhas.
Além disso, uma convertedora que se prese teria pago a peça em caso de erro de instalação.... :D
Em meu primeiro Vitara, um 8V, 2 meses depois de converter o carro no final de 1999, o sistema elétrico da bomba de combustível queimou e ela própria derreteu. A Natal Gás Car pagou tudo... do Guicho para o Carro que estava em Touros/RN até as peças originais de reposição... deu mais caro que o preço de 2 Kits na Época....
Não vamos culpar o GNV pelas quebras dos carros que usam eles... :shock: fora desgaste normal pelo uso, ou a culpa é do dono que naum soube usar o sistema ou ele foi mal instalado... :evil:
:mrgreen:
[] gasosos

Gasoso
02/06/2005, 23:04
acho que compensa pra quem roda muito, pq se não tu vai demorar anos pra tirar o investimento inicial e realmente comecar a economizar!

:arrow: Isso é uma grande verdade... só vale a pena para quem roda muito...
[]s

Gasoso
02/06/2005, 23:09
A economia de dinheiro é grande e compensa a perda de potência do motor

Bota um variador de avanço (que naum seja vagabundo) nele que fica um bixo. Com a força da gasolina e vc ainda ganha +- 1Km/m3.... como vc é de Natal só quem instala direito isso aqui é a Gás Bras.... a RN Kit Gás é boa mas naum com eletrônica, até onde sei mandam fazer fora...
[]s

Gasoso
02/06/2005, 23:14
Alemão...
Como é que tá de posto de GNV aí no sul? em que cidades tem?... sou Gaúcho e estou programando uma ida pra estas bandas com a viatura pra ver a família...

rbrunato
14/06/2005, 21:12
Sem o GNV o meu Vitara automatico já não anda e tomo ralo até de caminhão de areia (carregado)
Se colocar o GNV então... Até ciclista vai me dar ralo na Dutra.

Gasoso
15/06/2005, 00:08
Rbrunato...
Como defensor assíduo do GNV, nãum deu pra resistir, vou ter de brincar um pouco com teu comentário.... hehehe :lol:
Bixo...vc tem um vitara!!!, isso é um jeep, com CG alto, não corre, foi feito para uso misto... não é um esportivo...ainda mais com cambio automático... :lol: :lol:
Ademais...Vc já rodou em um carro com instalação de gás bem feita...? Sem gambiarras? Com tudo que ela precisa para funcionar bem? :wink:
Digo isso pois já estou no 3° vitara a gás e praticamente naum tenho perda de potência... :D
No início do ano passado estava com uma Saveiro 2.0 e uma Parati 2.0... todas a GNV e eram o biiixo... esses sim correm e muiiito.... :wink:
Assim como motores a alcool tem mais potência que motores a gasolina os motores a GNV tem ainda mais potência que os motores a Alcool...
Está previsto para 2006 o lançamento dos primeiros veículos tri-combustível de fábrica....adivinha em qual combustível o motor vai andar mais...? :mrgreen:
Carro a GNV perde potência se mal instalado :evil: assim como carro a gasolina fica sem potência se tá desregulado :evil: .... para qualquer situação o motor tem de ter as condições necessárias para funcionar direito.... :D
Pra finalizar....
Voce já assistiu alguma corrida de Pick-Up Racing? :shock:
300 CV's tá bom pro cê? :wink:
hehehe
[]s GASOSOS ECONÔMICOS E POTENTES... :mrgreen: :mrgreen:
I LOVE GNV 8)

rbrunato
15/06/2005, 08:56
Rbrunato...
Como defensor assíduo do GNV, nãum deu pra resistir, vou ter de brincar um pouco com teu comentário.... hehehe :lol:
Bixo...vc tem um vitara!!!, isso é um jeep, com CG alto, não corre, foi feito para uso misto... não é um esportivo...ainda mais com cambio automático... :lol: :lol:
Ademais...Vc já rodou em um carro com instalação de gás bem feita...? Sem gambiarras? Com tudo que ela precisa para funcionar bem? :wink:
Digo isso pois já estou no 3° vitara a gás e praticamente naum tenho perda de potência... :D
No início do ano passado estava com uma Saveiro 2.0 e uma Parati 2.0... todas a GNV e eram o biiixo... esses sim correm e muiiito.... :wink:
Assim como motores a alcool tem mais potência que motores a gasolina os motores a GNV tem ainda mais potência que os motores a Alcool...
Está previsto para 2006 o lançamento dos primeiros veículos tri-combustível de fábrica....adivinha em qual combustível o motor vai andar mais...? :mrgreen:
Carro a GNV perde potência se mal instalado :evil: assim como carro a gasolina fica sem potência se tá desregulado :evil: .... para qualquer situação o motor tem de ter as condições necessárias para funcionar direito.... :D
Pra finalizar....
Voce já assistiu alguma corrida de Pick-Up Racing? :shock:
300 CV's tá bom pro cê? :wink:
hehehe
[]s GASOSOS ECONÔMICOS E POTENTES... :mrgreen: :mrgreen:
I LOVE GNV 8)


Bem, deixe-me explicar...
Eu tb já tive dois carro movidos a GNV.
O primeiro foi um Ka 1.0 2001.
O carro não andava e eu vivia na oficina reclamando.
Eles ajustavam e ajustavam, mas de resultado... nada.
O segundo foi um Honda Civic Hatch com 130 cv que com o GNV mais pareciam 54.
O bichinho sofreu com o gnv. Fui a outras duas oficinas mecanicas para ver se conseguia resolver a Graaande perda de potencia e não consegui soluciona-la.
Olha que o meu Kit era completo, com aquele simulador de bico etc.
Meu Cilindro era de 15 m3.
Fiquei tãqo bravo que arranquei o meu Kit a coloquei a venda.
Tá lá na loja até hoje. Estou querendo R$ 1000,00 no kit completo.
O meu problema com GNV é pessoal (passei muita, mas muita raiva com ele e peguei birra) e intransferível :D
Quanto mais longe de um cilindro eu puder ficar, mais feliz eu serei! :D

Mas que a economia é grande... isso é.

rbrunato
15/06/2005, 08:59
Ah! Já ia me esquecendo...
Para não ficar com muita raiva quando anadava com o GNV, a cada minuto eu dizia:
- Acabei de economizar um real.
No final da viagem eu ficava felizx da vida com todos os reais que havia economizado e nem me lembrava que já era para estar no local objetivado a uns bons minutos antes e muito menos cansado da viagem.

Gasoso
16/06/2005, 12:24
Vc começou com o pé esquerdo mesmo.... :(
Mas o seu bom gosto por carros foi o responsável.... :mrgreen: veja abaixo o porque... :wink:

Ford ka: assim como em TODOS os carros da FORD do motor ZETEC para frente (naum lembro o ano exato mas me parece que foi por 97) a eletrônica da das viaturas não aceita bem o GNV sem uma instalação especial que usa TRÊS mescladores e naum um, alem de simulador de sonda lambda, simulador de bicos e variador de avaço... se naum for feito deste jeito dá pau sempre. :twisted:
( já tive uma courier 1.4 16V ZETEC... era só o filé)
Honda CIVIC: Mesma coisa com uma excessão. A instalação pode ser feita com apenas um mesclador.... e uma particularidade... é OBRIGATÓRIO o uso de um variador de avanço específico pois ele precisa de quase 45° de adiantamento na ignição das velas pra ficar bom... outros variadores naum resolvem, a maioria só vai até 20-25°. Aqui em Natal tem muitos Hondas rodando filé...
:) Nos Suzukis 16V vale a mesma coisa...
:wink:
Como já disse antes.... o problema do GNV é instalação mal feita...

Colocar GNV em um Monza qualquer um coloca... :shock: mas num HONDA, num FORD, num SUZUKI.... só quem REALMENTE sabe o que está fazendo... :shock: este carros tem sensores de temperatura, umidade e fluxo de ar que tem de serem levados em conta na instalação...pra cada carro tem uma maneira completamente diferente de instalar....
:mrgreen:
[]`s GASOSOS

Marco/Kelly
27/06/2005, 10:30
Boas Galera, tenho um Vitara Canvas 93 com GNV, ficou otimo, a unica coisa é nas subidas, o meu não tem variador de avanço, gostaria de saber se alguem pode me informar sobre uma marca boa de variador que eu possa por em meu vitrara.

Gasoso
27/06/2005, 23:39
Marco/Kelly,
Para o vitara 1.6 16V o melhor é o Spark Master da AEB.... até onde sei é o único que avança o tanto que o motor precisa.... 8)
mas sua viatura é 8V tem outro sistema de ignição... pode ser que um modelo mais simples e barato resolva... :wink:
no vitara 8V que possuí naum cheguei a instalar variador de avanço... até por que (pelo menos aqui no nordeste ) na época (99) nem emulador de bico existia... :mrgreen:
[]s

Gasoso
17/07/2005, 16:16
Segue uma foto do Escuridão onde pode-se ver os mangotes do GNV, o mesclador, e as valvulas de regulagem....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/28f1a3f2dfbfeabdcbecbb3cfae98705.jpg

FabioRotaseTrilhas
17/07/2005, 18:30
Gasoso, Voce pode colocar mais umas fotos de sua instalação?
Principalmente de onde esta o seu mesclador.. Me parece ter duas mangueiras ligadas nele, é isto? E também vi que ele esta bem perto do filtro de ar.
No meu esta la perto da admissão.

Abraços,
Fabio Niemezewski da Rosa
http://www.rotasetrilhas.com

Gasoso
19/07/2005, 23:31
Tem duas mangueiras sim... :concordo:
Uma para marcha lenta e outra para alta... uma delas vai bater lá na admissão...
Só um mesclador perto da admissão dá pré-ignição (backfire) se o motor estiver desregulado ou com vela/ cabo de vela velhos...
instalado assim naum tem perigo naum...
Mas esta instalação ainda naum é gabarito naum... é uma boa e barata solução pois só tem um redutor... o ideal seriam 03... :wink:
Eu ia ajeitar ela... mas agora tô reformando o sombra e como assim naum dá problema.... pode esperar + um pouco... :mrgreen:
Quanto as fotos... vou ter de bater... mas depois eu posto aqui....
[]s

Gasoso
20/07/2005, 21:11
Aí vai mais uma...
pra variar, a viatura tá suja suja... :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/838bb5819a98a233eb240d88e531f45f.jpg[/img]

AlemãoRS
21/07/2005, 00:51
Depende pra onde tu vai...na região metropolitana de porto alegre vai estar tranquilo, no interiorteve alguns postos novos agora, em Lajeado abriu um faz pouco tempo, Caxias tb...
vou ver se me informo de outros locais...

Eliezer Abdala
25/07/2005, 17:53
Prezados,
Sou novato por aqui, gostaria de saber se vcs. poderiam me auxiliar a resolver alguns pro´s que surgiram no meu Vitara V6 24válvulas. Instalei o GNV a 3 meses e desde então, venho tendo problemas na marcha lenta do mesmo. Ao funcioná-lo, pela manhã, tenho que deixar atingir uma certa temperatura para que a celeração deixe de ocilar entre 1500 giros e 800. Após um período de +ou- 8minutos (Na gasolina), é que passo ao gás e rodo tranquilo. Já tenho indo a vários mecânicos da minha cidade e não consigo resolver o problema, a quem diga que estes vitaras V6-24válvulas não se adptam ao gás. Isto é verdade? Vcs teriam alguma sugestão? Outro problema que venho enfrentando é quanto aos cabos de vela. Já me foi informado que, por ser GNV, a temperatura de ttrabalho é bem superior a da gasolina, e isso danifica os cabos de vela originais, permitindo a fuga de corrente. Já localizei uma revenda em São Paulo que dispõe de cabos de velas para Vitaras c/GNV (produzidas em silicone), mas eles me falaram que só p/vitaras 8v e 16v. Daí, faço-lhes outra pergunta: - Existe a possibilidade de se usar cabos de velas destes VITARAS 8V e 16V, no meu que tem 24 válvulas? Poderiam me indicar alguma revenda que disponham destes cabos de vela?
Meu vitara é: MOTOR V6 2.0 - 24válvulas - Automático - ANO 1996

Gasoso
27/07/2005, 01:01
ocilar entre 1500 giros e 800

isso é bem comum em qualquer carro com GNV...normalmente é resultado de mesclador mal feito, restringindo muito a passagem do ar... a marcha lenta oscila pois a central acha que a viatura vai apagar de tão pouco ar que passa em marcha lenta e tenta corrigir....
também pode ser devido a ponto inadequado do motor... não lembro se o V6 2.0 tem distribuidor como nos 4 cilindros, mas quando se compra um KIT sem variador de avanço é comum as convertedoras mudarem o ponto de ignição do carro virando o distribuidor....viaturas com ponto de ignição muito adiantado costumam apresentar esta bronca... tem quem aguenta isso pro carro rodar melhor no GNV sem ter de pagar pelo variador de avanço...


por ser GNV, a temperatura de ttrabalho é bem superior a da gasolina

O GNV aumenta o esforço témico do motor sim... mas naum é essas coisas todas naum.... um sistema de arrefecimento sem gambiarras tira isso de letra....o que detona os cabos naum é a temperatura... quem diz isso é leigo naum entende nada do assunto.... os cabos sofrem pois a bobina da viatura trabalha sempre no limite pois a ignição do GNV é mais difícil que da gasolina, portanto, ela fica sempre na amperagem máxima, a qual circula pelos cabos, aquecendo-os e dininuindo sua vida útil junto com a das velas..... Quer economisar cabo no GNV?
MINHA opinião pessoal: use sempre velas novas NGK c/ 01 eletrodo (nunca bosh ou velas c/ mais de 01 eltrodo) e sempre regule a abertura do eletrodo p/ o GNV.... nunca lixe ou esmerilhe velas... isso tira um verniz protetor e faz elas aquecerem alem da conta, etc... rode no máximo 15k km com cada jogo... mais que isso força os cabos de velas.... vela nova= cabo de vela duradouro....
Quanto a adaptar cabos de velas pra esta viatura... me parece que naum dá pois eles tem umas bobinas no próprio cabo... mas naum lembro se isso ocorre nos cabos do vitara v6, nos cabos do Gran vitara V6 ou nos cabos de ambos... mas se tiver bobinas... esqueça... só original (e prepare o bolso...) se naum tiver bobinas tudo é possivel... mas naum sei de ninguem que já tenha feito....
[]s tentando ajudar....
P.s. naum deixe de votar na enquete naum.... :wink:

Eliezer Abdala
27/07/2005, 09:04
Prezado,
Estou rodando com a sugectão das velas e cabos; realmente a viatura ficou "10". Valeu pela dica!!
E quanto ao outro problema que lhe trouxe a respeito da marcha lenta. Vc sugere que eu instale um variador de avanço?
Meu KIT gás foi adquirido novo e montado por loja QUE se diz especializada.
Não coloquei esta peça, variador de avanço, por sugestão da própria montadora, que me disse não ser necessário.
O VITARA 2.0 V6 24Válvulas, não possui distribuidor, existem bobinas acopladas aos cabos de vela.
Desde de já agradeço as informações.

Gasoso
27/07/2005, 22:03
Caro Eliezer....

:pensativo: naum tenho como questionar o conhecimento de quem converteu seu carro para GNV estando a distância... até porque não ví a instalação de seu carro...
... mas, baseado nas suas reclamações tem algo errado sim... :wink:
... muitos se dizem especialistas... e podem até ser... mas cuidado :twisted: ... pois a maioria dos convertedores só é especialista para instalar GNV em monzas, santanas, unos, etc...
Para vitaras, ainda mais um 6cil. é outra história... A maior parte das instaladoras só faz seguir uma receita de bolo que se diz funcionar para um determinado veículo sem saber ao certo o porque se instala desta ou daquela forma... :shock:

Para ser um bom instalador de gnv, o mecânico tem de ser especializado em sistemas GNV e ser um profundo conhecedor do funcionamento da viatura em questão.... Os vitaras, como é sabido por todos.... são carros que muitos mecânicos nem recebem em suas oficinas por naum terem conhecimento técnico suficiente e ou ferramentas para fazer a manutenção....doença muito comum por sinal a quase todo veículo importado fora dos grandes centros do sul e sudeste do país.....

Quanto ao variador de avanço... precisa sim :concordo: ... em todo e qualquer carro para a instalação ficar gabarito precisa instalar o variador....
para queimar o GNV a centelha tem de iniciar antes, pois como já disse acima, sua combustão é mais difícil que a da gasolina (devido a taxa de compressão naum ser a ideal pois o motor foi projetado pra gasolina e naum para GNV....).
O variador de avanço é a peça que faz com que a centelha ocorra no tempo ideal quando rodando no GNV e no tempo ideal quando na gasolina.... em algum carros o adiantamento da centelha no GNV chega a ser de 45° num percurso de 360° se comparado com o ponto original da gasolina ( o vitara 16V é quase isso, mas no V6 confesso que naum).
Sem esta peça (e naum pode ser qualquer variador, tem de ser um capaz de dar o ponto que seu carro precisa, pois a maioria dos modelos fica nuns 30° de avanço) o GNV não queimará totalmente dentro do cilindro do carro, causando perda de força e aumento de consumo...

Quanto aos cabos de velas.... bixo... esta é a peça mais cara da manutenção normal de sua viatura.... EU faria tudo para aumentar sua vida útil... Bote variador de avanço, use sempre velas novas e nunca deixe os cabos roçando em nada... muitos cabos de vela se perdem por ficarem raspando em algo até acabar com o isolamento....

Uma dica para aumentar a vida útil de seus cabos é passar uma camada de fita isolante de alta tensão (ela é de pano e só vende em casas especializadas) nos cabos.... fica meio feio, mas protege mecanica, termica e eletricamente os cabos... Com cabos caros como os seus EU mesmo faria isso...

[]s tentando ajudar

Eliezer Abdala
28/07/2005, 09:47
Prezado,
E quanto ao mesclador? o devo fazer? continuar com ele?
Lembro de que, quando fui instalar o GNV, que esta foi a 1a peça q colocaram no motor. Como já era final de tarde, resolvi levar a viatura pra casa e retornar no outro dia bem cedo para retomar a instalação. O carro já foi com essa variação na marcha lenta (rodando na gasolina). Nesta manhã seguinte, quando cheguei na instaladora comentei sobre isso e eles não souberam informar, e deram continuidade na instalação.

Você saberia me informar alguma medida específica deste mesclador para uso no VITARA 6V-24Válvulas? ou até de alguma empresa que me desse esta informação, pois o meu KIT ainda está na garantia e posso exigir a troca.
E o variador, vc teria algum modelo ou referência do q deve ser instalado na viatura?
Agradeço a todos estes esclarecimentos.

Gasoso
28/07/2005, 20:29
Lembro de que, quando fui instalar o GNV, que esta foi a 1a peça q colocaram no motor. Como já era final de tarde, resolvi levar a viatura pra casa e retornar no outro dia bem cedo para retomar a instalação. O carro já foi com essa variação na marcha lenta (rodando na gasolina). Nesta manhã seguinte, quando cheguei na instaladora comentei sobre isso e eles não souberam informar, e deram continuidade na instalação.

Isso prova que o mesclador tá errado...
Eu nunca possuí um Vitara V6... sou louco pra ter um, mas morro de medo dos cabos de velas.... :mrgreen: por este motivo naum sei a medida que vc deseja...
o que posso te dizer é que dificilmente vc vai deixar a viatura gabarito só com um mesclador... nos itens acima vc vai ver que eu citei o uso de 03 mescladores para outros carros.... mas lembre-se o KIT bom e comercialmente usado é com 01 mesclador com duas mangueiras conforme fotos acima... 03 mescladores só por encomenda... ou por conta própria...
A melhor empresa convertedora daqui (entende de vitaras) é a GÁSBRAS... procure por Sílvio... naum tenho o telefone aqui... mas posso procurar e postar outra hora....
A referência do variador de avanço depende do tipo de ignição da viatura e do avanço necessário.... boas convertedoras possuem uma tabela indicando quais as aplicações que funcionam em cada carro.... mas antes é bom conversar com o alguem que tenha experiência neste carro pois usar um variador de avanço que serve mas não adianta o ideal naum resolve muita coisa.... desempenho de veículo c/ GNV + Variador fica no mínimo igual ao mesmo na gasolina... se naum ficar desconfie...
outro ponto a conferir é o redutor... será que o seu tem potêcia suficiente para seu carro? Vc tem motorzão....mas tem redutor que só vai até motor 1.4 e asssim por diante....

Cuidado.... se o vendedor te disse que naum precisa de variador de avanço... (poxa, ele ganha com isso)... é provável que a convertedora naum saiba instalar isso em seu carro.... seja bem franco com eles para evitar aborrecimentos futuros... instalar o variador errado pode dar um queima queima desgramado.... mostre a todos que seu carro tá OK para naum deserem que entro na loja com problemas...etc....

[]s

rbrunato
29/07/2005, 11:44
Se alguem quiser, estou anunciando o meu kit aos 4 ventos para vender.
Tem 15.5 metros cubicos e esta com variador de avanço.
R$700,00 leva sem choro.

Ou então, aceito trocar por um jogo de para choques de ferro para Vitarinha.

Eliezer Abdala
01/08/2005, 12:14
A melhor empresa convertedora daqui (entende de vitaras) é a GÁSBRAS... procure por Sílvio... naum tenho o telefone aqui... mas posso procurar e postar outra hora....

Amigo, estou em FORTALEZA-CE, se puderes me informar o telefone do Sr. Silvio, mencionado por vc. em mensagem anterior, lhe agradeço.

Adquiri cabos novos para minha viatura. Devo estar instalando na próxima 4afeira. São produzidos em silicone,do tipo usados em competições. Um fornecedor de SÃo Paulo dispões de gabaritos e produzem para veiculos 4x4. O nome é JEEPARTS. Se lhe interessar possa lhe passar o tel.

Atenciosamente,
Eliezer Abdala.

Gasoso
03/08/2005, 21:59
AÍ GALERA..... :dance:
Só pra vcs babarem um pouquinho...... vejam aí em baixo onde se abastece GNV aqui no Rio Grande do Norte... :dance: :dance:
O preço foi o mesmo da paisagem.... DIGRÁTIS.... :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/34e4b9f42e04e4d309a27571682ec33f.jpg
Vista da praia de Sibaúma de cima do Chapadão da praia da Pipa -RN
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/60b4a0591f0fcf98fe1919b2a8978372.jpg
na foto acima o SOMBRA aguardando a vez feliz e contente....


[]S

Gasoso
03/08/2005, 22:19
Amigo Eliezer


São produzidos em silicone,do tipo usados em competições. Um fornecedor de SÃo Paulo dispões de gabaritos e produzem para veiculos 4x4. O nome é JEEPARTS. Se lhe interessar possa lhe passar o tel.

Com certeza... pode postar por aqui que com certeza será util para muita gente alem de mim.... :mrgreen:



Amigo, estou em FORTALEZA-CE, se puderes me informar o telefone do Sr. Silvio

Gasbras fone: (84) 3613-0044

[]s e boa sorte

ANDRÉ MESQUITA
23/09/2005, 09:54
Alemão...
Como é que tá de posto de GNV aí no sul? em que cidades tem?... sou Gaúcho e estou programando uma ida pra estas bandas com a viatura pra ver a família...

AlemãoRS
23/09/2005, 10:14
E ae André!
Pra onde aqui no RS tu vai vir?

ANDRÉ MESQUITA
23/09/2005, 10:18
OLÁ,COMPREI UM VITARA 3P A POUCO TEMPO, JÁ TIVE VARIOS CAROS A GNV,(KADETT, GOLF, BLAZER, VERSALLIS, FIAT PALIO) E O MEU VITARA TB É A GNV ISTOU SUPER SATISFEITO, SÓ VOU TESTAR ESSE VARIADOR DE AVANÇO VER SE FUNCIONA BEM. SE OS AMIGOS DE FORTALEZA-CE E DO RIO GRANDE DO NORTE FOREM FAZER ALGUM PASSEIO NÃO ESQUEÇA DE MIM, POIS ISTOU SEM AMIGOS PARA PASSIAR.

ABDALA VC TEM UMA OFICINA CHAMADA ABDACAR? SE FOR FUI EU QUE COMPROU AQUELES PNEUS PARA O VITARA.

ABRAÇOS!!!!!! :dance:

ANDRÉ MESQUITA
23/09/2005, 10:24
LEONARDO FOI MAL ISTOU MEIO PERDIDO NO SITE, "NOVATO È FODA", MANDEI A MENSAGEM ERRADA, NÃO ISTOU INDO PARA RS.MAS QUANDO QUISER VISITAR BELAS PRIAS VENHA AQUI NO CEARA SERÁ BEM VINDO E PODE ME PROCURA. :lol:

Baiano SSA
27/09/2005, 12:25
Comprei meu primeiro Vitara a duas semanas e coloquei o Kit Gás a uns 10 dias, sempre tive carro com Kit Gás e estou super satisfeito com o gás no Vitara! A galera tem que entender tb que a regulagem do gás influencia muito no desempenho e no consumo, eu aprendi a regular e eu mesmo faço e fica blz quase igual a gasolina! Ontem troquei as velas, coloquei umas de 1 eletrodo só da NGK, elas tem um corte em "V" no eletrodo central, o carro ficou melhor ainda, eles falam que essa vela é ideal para veículos a GNV e que o eletrodo com o corte em “V” melhora a queima do gás!

Meu problema ta sendo com os cabos de vela, eu queria colocar uns de silicone, mas não achei em nenhum lugar por aqui! Procurei os de Chevete, mas tb não achei cabos de silicone pra ele!
Onde posso encontrar e será que tem de algum outro carro que sirva alem do Chevete?

Abraços Galera!

Gasoso
03/11/2005, 22:32
coloquei umas de 1 eletrodo só da NGK, elas tem um corte em "V" no eletrodo central, o carro ficou melhor ainda, eles falam que essa vela é ideal para veículos a GNV e que o eletrodo com o corte em “V” melhora a queima do gás!


é isso mesmo... :concordo: é a melhor vela... ja tentei todos os tipos... até a de 04 eletrodos (que é a pior de todas para GNV e a mais cara)...
A vela que vc instalou é a que mais dura e a que queima melhor o GNV mesmo... :concordo:

Quanto as cabos de silicone... sei que existem pois ja ví a galera comentando por aí.... dá uma procurada pelo menu de busca que vc vai encontrar uns leros sobre o assunto.... aí vc manda uma MP pedindo mais informações....

[]s

Gasoso
29/11/2005, 23:14
ALL,

Outro dia tive a oportunidade de rolar um lero muito esclarescedor com um técnico especializado em equipamentos de GNV para autos...
Não pretendo derrubar nenhuma marca ou modelo de KIT para GNV, só vou postar aí em baixo o que o ser humano me falou sem falar em modelos/marcas ....
cada um que tire suas próprias conclusões a respeito procurando esclarescimento com quem vendeu/instalou seu KIT se for nescessário...

Existem duas reclamações básicas que muitos usuários de GNV fazem e muitas vezes nunca conseguem resolver....
1) Perda de Potência;
2) Marcha Lenta Irregular.

Tirando-se os casos de instalações mal-feitas, com gambiarras etc... muitos veículos acabam ficando ruins quando outros identicos ficam ótimos provavelmente pelos motivos abaixo:

1)PERDA DE POTÊNCIA:
Muitos dos casos de perda de potência incurável com regulagens, adição de variador de avanço, etc... são devido ao fato do redutor de GNV instalado no veículo ser inadequado ao tamanho do motor. A grande maioria dos Kits possui inclusa redutores de apenas 100KW de potência. Um redutor deste tipo naum deveria ser instalado em veículos de mais de 70Cv pois um carro normalmente precisa consumir mais de 100Kw (aprocimadamente 134Cvs) de energia para gerar os 70cv de potência livre para as rodas e equipamentos. Resumindo, as viaturas ficam sem força por falta de alimentação de combustível. É algo mais ou menos parecido com uma bomba de gasolina com pouca pressão.

2)MARCHA LENTA IRREGULAR:
Tirando-se os casos de sujeira, óleo acumulado no redutor e outras coisas que caracterizam falta de manutenção no redutor...., de acordo com o ser humano, a grande maioria dos redutores não consegue manter a mesma vazão de GNV com o cilindro cheio e com o cilindro vazio pois foi projetada para trabalhar em conjunto com um sistema eletrônico de controle de vazão de GNV que ficaria instalado no local onde hoje normalmente se instala(m) a(s) torneirinha(s) entre a saída de gás do redutor e o mesclador (peça que fica na entrada de ar da viatura para misturar o GNV com o ar admitido pelo motor). É esta variação no fluxo de GNV conforme varia a pressão no cilindro que causa a marcha lenta irregular. Infelizmente ou felizmente para os mais lisos, esta parte do Kit foi literalmente "cortada" para viabilizar o custo de instalação do mesmo em um país pobre como o brasil. Adotou-se uma versão tabajara dos KITS para carros carburados (menos sensíveis a estas variações) nos injetados....
O kit de luxo (eletronico) que iniciou as vendas a pouco tempo por aqui nada mais é que o kit que deveriamos usar nos carros injetados desde o início da liberação das conversões.

[]s gasosos a todos tentando esclarescer alguns mitos GNVzais.....

refri
30/11/2005, 02:29
Pocha, todo esse papo de economia é entusiasmante... Será que existe um tanque para gás que caiba embaixo do banco de trás do samuca??
:D :pensativo: :D :pensativo: :D :pensativo: :D :pensativo: :D :pensativo: :D :pensativo:

JOSE CANDIDO
06/12/2005, 11:57
ola a todos .....

e ai gasoso, como vai ???

Sou o feliz proprietario de um 3portas .... mas tou pensando em um 6 canecos, mais ou menos 1997 ....

dai, fico (obvio) querendo botar gas no bicho ...

POr favor, vamos dar mais dicas sobre o v6zao no gas .... o que li ai em cima nao foi tao animador , mas pelo que vejo, todos os problemas dele estao sendo resolvidos ......

NO mais, grande abraço

refri
09/12/2005, 17:47
pessoal. agora é sério. to querendo colocar gás no meu samuca. Ví um wills ontem com gás... o cilindro ficava em baixo do banco de trás.. legal mesmo. "quase" invisível.... mas a estética nao vem ao caso. Tb me disseram em acoplar o cilindro em baixo da viatura.... mas a preocupaçao na é espaço. O que gostaria de saber é como fazer, e peças necessárias, para nao ser passado para trás na oficina. meu samuca é 91, motor 1.3, carburado.....< carros carburados (menos sensíveis a estas variações)>.... que bom.
Seria necessário, visando o melhor desempenho e qualidade, no meu caso, variador de avanço, etc... evo estar indo na oficina semana que vem, e gostaria de saber o q deve e o q nao deve ser instalado para o bom funcionmento.
Obrigado.

diogoandre
26/12/2005, 16:21
To pensando em colocar gás no meu GV, mas ainda tenho um pouco de pena de perder o espaço na mala, e também a parte estética...

sei que isso é meio frescura, mas ainda tenho essa barreira mental contra o gnv.

Alguem pode postar uma foto de como fica o porta malas com o cilindro ?!


valeu!

jobh
28/12/2005, 00:34
oi pessoal, to com meu gnv no vitara ha uma semana, usei no meu niva, que agora estou vendendo e to testando o carro!
mas antes do gnv tenho outros questionamentos que ja vinha notando, pois estou com o carro ha apenas um mês: o bichinho ta bebendo demais!!!!! :oops:
ta fazendo na gazol antes do gnv uns 5km por litro, puts é pouco demais, fico vendo vcs falarem que faz 9 na cidade, uns 12 na estrada,tem algo errado aí..vejam: vela ok/ filtro de ar tb ok/ troquei filtro de gasol( até achei que perdeu potência, mas nao tenho como medir isso! :pensativo: )
bom. preciso de sugestões para verificar outros itens!
to pensando seriamente em levar num cara legal que o pessoal indicou aqui de bh pra dar uma geralzon@, so que to durex..
:putz:
bom..voltando ao gnv digo a voces que to gostando da economia, so que o cara que botou o kit nao encontrou o variador de avanço, me disse que nao existe pra vitara..achei esquisito pacas..to vendo vcs falarem que existe? será que o cara ta viajando???
segundo ele botou num outro vitara com motor diferente do meu..vou ver o ano e conto pra vcs...disse que meu motor é simples..o ano do meu dagoberto é 92 modelo 93 ( injeção, nao tem rodas automáticas, sao manuais...e tal..)
so sei pessoal que o bichinho ta dando mais ou menos uns 6 km na estrada :putz: pouco d++!
entao esta ainda pobre..ehehe..aguarda o help de vcs!!
abraço procês..boa passagem de ano!!
Ps. volto na semana que vem e venho quente no forum pra ver se meu caso tem solução! :parede:

jobh
28/12/2005, 00:44
pessoal, so pra completar, meu vitara é de 4 cilindros, 8 valvulas ta ok!
ta valendo, JÔ

diogoandre
28/12/2005, 10:03
Na primeira semana que estava com meuGV 2.0 fiquei desesperado porque só estava fazendo 7 km/l. Hoje, acho que depois de acostumar com o câmbio automático, tá fazendo 9-10km/l na cidade ! E ainda tenho que trocar o filtro de ar e o óleo do motor....
Mesmo assim ainda penso em colocar gnv, para viagens mais longas e tal...

e aí, ninguem tem uma fotinho do porta-malas com o cilindro não?



valeu!!

Gasoso
01/01/2006, 20:51
pessoal. agora é sério. to querendo colocar gás no meu samuca. Ví um wills ontem com gás... o cilindro ficava em baixo do banco de trás.. legal mesmo. "quase" invisível.... mas a estética nao vem ao caso. Tb me disseram em acoplar o cilindro em baixo da viatura.... mas a preocupaçao na é espaço. O que gostaria de saber é como fazer, e peças necessárias, para nao ser passado para trás na oficina. meu samuca é 91, motor 1.3, carburado.....< carros carburados (menos sensíveis a estas variações)>.... que bom.
Seria necessário, visando o melhor desempenho e qualidade, no meu caso, variador de avanço, etc... evo estar indo na oficina semana que vem, e gostaria de saber o q deve e o q nao deve ser instalado para o bom funcionmento.
Obrigado.

Nem pense em botar o cilindro em baixo da viatura... é roubada, vai raspar em tudo nas trilhas....
Em baixo do banco traseiro até da certo se a viatura for canvas....
Já ví também uma viatura com dois cilindros pequenos em baixo dos bancos dianteiros e um willys com o cilindro na transversal entre os bancos dianteiros e o traseiro... os pés ficavam por cima do cilindro e o banco traseiro foi um pouquinho elevado....

Independente do que como fazer só use materiais de primeira e faça uma instalação completa.... se naum é roubada...

[]s e boa economia...

Gasoso
01/01/2006, 21:01
ola a todos .....

e ai gasoso, como vai ???

Sou o feliz proprietario de um 3portas .... mas tou pensando em um 6 canecos, mais ou menos 1997 ....

dai, fico (obvio) querendo botar gas no bicho ...

POr favor, vamos dar mais dicas sobre o v6zao no gas .... o que li ai em cima nao foi tao animador , mas pelo que vejo, todos os problemas dele estao sendo resolvidos ......

NO mais, grande abraço

O maior problema dos V6 é o próprio motor... até os cabos de velas eram bronca mas já tem cabos a preço bom agora....
Naum conheço muito da eletronica dos V6.... mas comenta-se que o grande problema é o Gran Vitara V6, com o motor 2,5 Litros....
O Vitara V6 é 2.0 L e mesmo sendo V6, pelo que diz a lenda, naum é tão problemático como o Gran Vitara....
Uma vantagem dos V6 sobre os outros 5P seria que eles naum usam o sensor MAF e sim um MAP que é muuuuuito mais dificil de dar bronca.... mas naum conheço o resto do sistema EGR, etc... se o resto da eletrônica e sensores utilizar peças dos outros vitaras, seja 3p ou 5P seria um bom negócio pois peças internas de motor naum se troca toda hora....
Eu mesmo penso muito em um V6, mas ainda quero descobrir mais sobre eles e também nunca ví um inteiro, só mamão....

Se vc descobrir algo sobre os V6 posta por aqui que vou gostar de saber e galera tbm.

[]s

Gasoso
01/01/2006, 21:17
e aí, ninguem tem uma fotinho do porta-malas com o cilindro não?

valeu!!

Serve foto de vitara e naum GV ?....
Se ajudar posso postar dos meus....

[]s

Gasoso
01/01/2006, 21:58
oi pessoal, to com meu gnv no vitara ha uma semana, usei no meu niva, que agora estou vendendo e to testando o carro!
mas antes do gnv tenho outros questionamentos que ja vinha notando, pois estou com o carro ha apenas um mês: o bichinho ta bebendo demais!!!!! :oops:
ta fazendo na gazol antes do gnv uns 5km por litro, puts é pouco demais, fico vendo vcs falarem que faz 9 na cidade, uns 12 na estrada,tem algo errado aí..vejam: vela ok/ filtro de ar tb ok/ troquei filtro de gasol( até achei que perdeu potência, mas nao tenho como medir isso! :pensativo: )
bom. preciso de sugestões para verificar outros itens!
to pensando seriamente em levar num cara legal que o pessoal indicou aqui de bh pra dar uma geralzon@, so que to durex..
:putz:
bom..voltando ao gnv digo a voces que to gostando da economia, so que o cara que botou o kit nao encontrou o variador de avanço, me disse que nao existe pra vitara..achei esquisito pacas..to vendo vcs falarem que existe? será que o cara ta viajando???
segundo ele botou num outro vitara com motor diferente do meu..vou ver o ano e conto pra vcs...disse que meu motor é simples..o ano do meu dagoberto é 92 modelo 93 ( injeção, nao tem rodas automáticas, sao manuais...e tal..)
so sei pessoal que o bichinho ta dando mais ou menos uns 6 km na estrada :putz: pouco d++!
entao esta ainda pobre..ehehe..aguarda o help de vcs!!
abraço procês..boa passagem de ano!!
Ps. volto na semana que vem e venho quente no forum pra ver se meu caso tem solução! :parede:


Vamos por partes....

5 Km/l é muuuuito pouco... nem em dunas com a reduzida um vitara consome tanto.... o consumo normal para um vitarinha na gasolina antes do GNV é de 8 a 9 por litro na cidade.... depois de instalar o GNV cai para 7 a 8 na cidade na gasolina e costuma ir para uns 10 por m3 na cidade....
Tente fazer uma revisão básica em casa....
Não se iluda com conversa mole.... tua viatura tá com algum problema sim ...
:idea: bota o marido/namorado para ler o manual da Haynes e meter a mão na graxa.... :mrgreen: tem uns testes simples que qualquer um pode fazer para tirar os defeitos mais comuns.... :wink:

Se naum quiser encarar fazer em casa... mande num mecânico mesmo... quanto mais vc forçar o carro com problema pior pode ficar o defeito.... uma regulagem e limpeza vira troca de peças....

Já que a viatura é nova na sua mão, naum esqueça de trocar os óleos dos diferenciais, câmbio, Tcase e motor é claro..... quem economiza nisto sempre se dá mal...

Quanto ao variador de avanço.... se eles naum existirem aqui em Natal teremos um caso sério de aparições fantasmas :shock: ....
o cara pode até naum ter o modelo que vc precisa... mas que existe existe.... o mesmo variador serve para muitos carro... é só uma questão de ter o chicote específico ou saber fazer a ligação dos fios diretamente. O problema é que tem oficinas que naum sabem emendar um fio pois naum tem a menor idéia do que estão fazendo, só seguem um mapa e vão ligando os conectores que já vem prontos... Neste tipo de local vc nunca vai conseguir NADA para VITARAS....
Vc precisa ir para oficinas de verdade.... em que tenha algum técnico especializado... Procure oficinas com a Certificação de qualidade ASE ... Quem tiver estas três letrinhas no macacão é com certeza um profissional capacitado...

Benvinda ao clube dos Vitaras e em especial o dos com GNV
[]s e felicidades com o carango novo...

diogoandre
02/01/2006, 15:10
Gasoso, posta aí.. a mala do GV é mais menos igual ao do vitara 4P? ou pouco menor, não?

aproveitando...

Os bancos traseiros do Vitara são rebatíveis? fiquei um pouco decepcionado quando descobri que os do GV não são....

valeu!

jobh
05/01/2006, 11:38
Benvinda ao clube dos Vitaras e em especial o dos com GNV
[]s e felicidades com o carango novo...[/quote]

obrigada compañero!!
pois entao..consegui uma vaguinha no Edmur aqui em BH e na terça levo pra ele dar uma olhada!!
a mão na graxa so se for euzinha messss..por enquanto os machoss..deram uma folga.. :lol:
tenho bons amigos aqui em bh que fiz neste forum, ja fomos passear juntos e me ajudam paca!! acho que ja passou da hora de fazer esta revisão no dagoberto!!
...vou correr atras de bons kms..até o fim!!! :parede:
quanto ao gnv se alguem tiver dicas de algum bom lugar aqui em bh( belo horizonte) que possa resolver esta questão do avanço, agradeço :!:
se o mundo fosse so reta e descida, talvez tb nao tivesse vendendo meu nivinha..ahahah..mas..as subidas aqui em Minas são muitchaass!
abraço procês e ta valendo a força!!

JOSE CANDIDO
05/01/2006, 16:18
Grande Gasoso !!! Como sempre com boas dicas .... valeu !!!

Tambem ja ouvi falar das dificuldades do V6 .... que pena, porque é um carrao !!! sou doido pra ter um .... vamos trocando ideia pra saber quando poderemos comprar os nossos .... heheheheh .... Estranho é que ja ouvi falar que o V6 dos Grand sao melhores que o V6 2.0 do vitarinah ... e vc ouviu o contrario. ... bem, basta aguardarmos pra saber mais ...

Jo, minha querida colega, seu Vitara tá bebendo pra cacete !!!! Nunca vi assim !!! Algo esta errado, e pelo que vc falou que trocou, nao sei te dizer o que é .... espero que o mestre Edmur resolva ... alias, com certeza ele vai resolver sim ....

Abs a todos

diogoandre
05/01/2006, 16:46
Galera, achei esse site e achei bem interessantes. Lá tem várias informações sobre o gnv , e nesse link tem explicando cada parte do kit de conversão.

ta aí.. http://www.gasenergia.com.br/portalge/simulador/kitconversao.jsp

abraços

jobh
05/01/2006, 18:29
gente o site que o colega apontou é muito legal, vale a pena visitar!!

oi meu caro Candido!! pois entao, quem sabe vou vou deixar de ser sócia do posto de gnv e gazol?? :palmas:
to na maior fé com a ajuda do Edmur mesmo! afinal pelo que sei ele é nosso papa por aqui ne!
e vc ja converteu o bichinho pra gnv?? num vai entrar pro clube nao!! vale a pena d+ viu..sou fã de gnv! no niva era mais nojento e tive azar com quem colocou..alias..cuidado com gazauto, aqui em bh, ces acreditam que colocaram um avanço no meu nivinha que é carburado!! puts..pra ganhar grana ne..isso é sacanagem..nunca acertaram na aceleração, entao fiquei meio chateada, mas agora com vitara, mesmo sem o avanço é bem legal, ainda que com carro injetado, vc passa de gnv pra gazol sem esforço, entao na subida o bicho fraquejou, vc puff, bota na mardita!! :dance:
é isso aí, inte mais! JÔ

FelipeCouto
05/01/2006, 20:41
Boa noite galera.

Possuo um Grand Viitara 98 5p estou com ele a uns 5 anos e com kit gás a uns 3 anos. Nunca tive problema algum com o carro, o motor está ótimo, o meu tanque é de 16m³ e ele faz ao todo uns 156 Km (9,7Km/L), estou muito satisfeito com o kit e mais ainda com o carro, apenas lembrando que uma manutençãozinha uma vez por ano no kit gás vai muito bem, pois uma vez o meu carro começou a dar umas explosôes quando estava com gás, levei na convertedora e eles regularam, e tá tudo beleza. A única coisa que eu faço no carro é trocar óleo e dar banho nele, de resto é só alegria. :D

diogoandre
05/01/2006, 23:51
Felipe,

meu carro é igual ao seu, ainda não coloquei gás, mas to pensando seriamente.

Morro de curiosidade de saber como fica a mala como cilindro, vc tem uma foto?

fico imaginando se não tem como esconder esse cilindro em algum outro lugar do carro...

abracos

Gasoso
06/01/2006, 10:45
Aí vão algumas fotos das malas de um Vitara e um SIdekick 5P com GNV...

---------------MALA DO SOMBRA (SIDEKICK)

http://img500.imageshack.us/img500/5613/portamalasvitara5pgnv01061ui.jpg

http://img493.imageshack.us/img493/3660/portamalasvitara5pgnv01104eg.jpg



---------------MALA DO ESCURIDÃO (VITARA)

http://img497.imageshack.us/img497/8404/portamalasvitara5pgnv01074cv.jpg
http://img491.imageshack.us/img491/9176/portamalasvitara5pgnv01090ht.jpg

Reparem que o cilindro do sombra éfica próximo ao Banco Traseiro....
O Cilindro o Escuridão fica próximo a tampa traseira....

O motivo é que os Sidekicks tem apenas Três posições de reclinagem no banco Traseiro e os VItaras tem 5 posições (pelo menos os meus são assim) .... o banco traseiro do vitara praticamente deita.... Para naum perder este recurso de conforto é que os cilindros foram instalados desta forma.....
Ainda sobra muita mala.... viajo com a família sem problemas... a patroa trás metade do supercado na mala :shock:.... etc....

Os dois cilindros são nominalmente de 17 ou 18 m3 (naum lembro ao certo)... mas na prática pegam entre 15 e 16 m3... pegaram 17 muito poucas vezes (provavelmente devido a baixa pressão nos postos)...

[]s

Dalger
06/01/2006, 12:01
Pessoal,
Estou en Natal-RN, e estou procurando algum jepeeiro para me dar umas dicas sobre a cidade e passeios.
Estou hospedado no Hotel Visual e querendo conhecer a turma daqui, bem como as viaturas a GNV.
Agradeço pela atençao.

Atenciosamente.

Dalger B Junqueira Jr.

FelipeCouto
06/01/2006, 12:56
diogoandre, com o gás você praticamente perde toda a mala, vou tirar umas fotos e te mando. Abraço.

FelipeCouto
06/01/2006, 12:57
Caro Diogo, com o gás você praticamente perde a mala, vou tirar umas fotos e te mando. Abraço.

jobh
10/01/2006, 16:30
gasoso( :pensativo: te chama assim mesmo??
vc escreveu, quando postou as fotos dos cilindros do vitara e do siderick, o seguinte:
"Os dois cilindros são nominalmente de 17 ou 18 m3 (naum lembro ao certo)... mas na prática pegam entre 15 e 16 m3... pegaram 17 muito poucas vezes (provavelmente devido a baixa pressão nos postos)..."
eu tenho dois cilindros, um de 10 m3 e outro de 7 m3, como saberei se eles pegam os valores reais??
e na hora de medir os gastos como fica?
valeu, abraço, JÔ

jobh
12/01/2006, 23:43
pessoal, alguem sabe me dizer qual a calibragem do pneu, no caso de um vitarinha 3p com dois cilindros de gnv- um de 10 e outro de7 m3?
o pessoal tinha me indicado 21 libras quando nao tava com gnv..e agora??
outro ponto, meu dagoberto ficou pesado até com os cilindros atras, entao hoje no edmur- o eduardo me disse que seria importante eu colocar uma mola mais reforçada, pois o carro ta bem baixo e ta forçando mais ainda quando tenho zequinhas na parte de tras..alem de forçar os amortecedores que sao baratiinhosss..ne..
valeu pessoal!
abraço procês, JÔ

Gasoso
13/01/2006, 01:48
gasoso( te chama assim mesmo??

:lol: :lol:
Claro que naum... em meu perfil tem meu nome e tudo mais, mas por aqui eu sou o gasoso mesmo...
Descobri este forum quando estava pesquisando coisas sobre vitaras a gnv na internet... Naquela época naum pretendia participar de outras discussões... só me cadastrei aqui para criar este tópico e tentar trocar idéias com outros usuários de vitaras com GNV instalado....
O problema é que eu acabei gostando da galera e do ambiente de amizade e ajuda que existe por aqui.... Naum deu para resistir e aí fui me interessando por outros tópicos e então a coisa "desgringolou" de vez...
Como o Nick já estava criado... ficou este mesmo....
... Assim nasceu o Gasoso... :lol:

Mas voltemos a suas dúvidas... vou tentar ajudar...

Com dois cilindros a capacidade deles é somada..., juntos seus cilindros devem pegar algo parecido com 17 m3 se abastecidos em um posto com boa presão e se estiverem limpos internamente...
Para testar se ambos estão abastecendo o valor correto, zere o gás deles rodando e quando for abastecer feche a válvula de um dos cilndros.... o abastecimento tem de dar pouco menos da quantidade prevista para o que ficou aberto... depois vc faz o inverso....
Lembre-se que gás naum é como gasolina... quando a gasolina acaba é porque o tamque secou mesmo... quando o gás acaba é porque a pressão no cilindro ficou abaixo do mínimo para o redutor trabalhar e aí carro dá sinal de falta de gás... desta forma ainda tem algum gás no cilindro e isso diminui o tanto que se pode abastecer...

Sem querer complicar mas já complicando... ainda tem o fato do GNV ser menos denso que o "Ar"... Toda vez que abastecemos entra um pouquinho de "Ar" para o cilindro e este pouquinho fica acumulado no cilindro pois como o "Ar" é mais denso, ele tende a sair depois do GNV... Assim, mesmo com pressão suficiente para o redutor trabalhar, depois de muitas abastecidas sem limpeza do sistema, chega-se a um ponto em que o redutor começa a mandar muito "Ar" e pouco GNV e ai o motor apresenta o mesmo comportamento de falta de combustível.... a questão é que neste ponto tem tanto "Ar" no cilindro que chega-se a perder 1 ou 2 m3 na abastecida.... neste ponto uma limpezinha cairia bem....

Além disto, temos o problema de que a própria unidade de medida dos postos de combustível é altamente equivocada... usa-se m3 quando deveria-se usar Kg ou outra medida de massa... e aí, para complicar ainda mais, em algumas cidades as capacidades dos cilindros são vendidas de forma estrapolada fazendo-se confundir o volume interno do cilindro com a capacidade de gás que cabe nele... Natal é uma destas cidades...
Veja só... m3 é uma unidade de volume, mede um tamanho, um espaço.... não uma quantidade de matéria e ainda mais de matéria em estado gasoso (combustível no caso, naum eu :mrgreen: ).... Quando compramos combustível compramos uma quantidade de um tipo de matéria em estado gasoso....

A questão é que podemos ter quantidades diferentes de qualquer gás dentro de um mesmo volume... ou então podemos variar o volume que uma quantidade fixa de gás ocupa variando sua pressão e assim por diante....
Quer complicar ainda mais... então vamos levar em conta a temperatura... quanto maior a temperatura maior a agitação molecular, portanto maior a pressão de uma mesma quantidade de gás em um mesmo volume.... e assim vai.... isso é física básica....

Devido as complicações que falei acima é que acho que o correto seria que os postos registrassem o GNV em Kilos, como nos butijões de gás de cozinha, aí sim estaríamos medindo mais claramente a quantidade daquilo que abastecemos...
Infelizmente, (acredito eu) que usa-se m3 nos postos pois toma-se a pressão de abastecimento, a massa específica (composição química do GNV) e a temperatura como sendo constantes....
Como isso naum ocorre, é obvio... e como duvido muito que os medidores das bombas de abastecimento tenham dispositivos que "ajam" para compensar as variações destas grandezas... (olha lá um termômetro)... :D O resultado desta salada são variações na quantidade real de combustível que cabe no cilindro em cada abastecida...

Quem nunca teve a impressão de abastecer vento de vez em quando pois o carro ficou muito fraco do nada logo depois de sair do posto....
ou ainda quem não teve a impressão de que o carro ficou mais forte nesta ou naquela abastecida sem mexer em nada de regulagens.... As vezes o Gás dura muiito, as vezes nada... e assim vai....

:putz: Voltando ao planeta terra e ao caso dos cilindros (acho que me empolguei um pouco :mrgreen: )....

Os lojistas constumam prometer uma quantidade "abastecivel" para os cilindros (pelo menos por aqui) que só se alcança com uns 250 bar de pressão (para cilndros limpos, isto é, sem óleo oriundo de compressores de postos com defeito ou ar no seu interior) .... quando deveriam anunciar a capacidade "abastecível" para os 200 bar de pressão nominais de trabalho do cilindro....(repetindo, quanto mais pressão, mais kilos de gás cabe no mesmo espaço ou volume) Como a maioria dos postos trabalha acima de 200 bar (por aqui uns 230 bar+-) para forçar o faturamento, isso meio que passa despercebido....

No próprio cilindro a capacidade é indicada em litros pois se refere ao volume interno diponível para abastecimento não ao que cabe de gás nele... se vc olhar com cuidado vai encontrar perto da boca do cilindro algumas informações gravadas em baixo relevo... uma delas será alguma quantidade em litros...
As empresas de Gás daqui dividem esta quantidade por 4 (quatro) para encontrar a capacidade "prometida" para cada cilindro... (esta é a conta que os lojistas de Natal fazem.... não sei se isso procede por aí naum...)

A conta correta de quanto gás vai para dentro do cilindro seria utilizando uma fórmula que leva em consideração a pressão do abastecimento o volume interno do cilindro, a massa específica do GNV que, como já disse, naum é fixa porque ele vem "in natura" da terra, a temperatura, etc... então para naum complicar... divida a litragem por 4 e pronto... se o volume abastecido for parecido com o resultado tá tudo OK....

...... bzzzzz acabei de ler o que escreví e acho que ninguem vai entender nada... agora tenho certeza de que me empolguei um pouco hoje :lol: :lol:
... mas estou com pena de apagar, então vou postar assim mesmo...

[]s complicadamente gasosos
:mrgreen:

jobh
13/01/2006, 08:10
:lol: :lol: :lol:

caramba!! vc tava animado hein Gasoso..
adorei a explicação! vou botar mais reparo quando for abastecer e mesmo em relação a limpeza que vc falou, ninguem tinha me dito nada sobre isso, alias, somos pouquíssimos informados sobre tudo que se refere a gnv, veja bem, to com o avanço parado, nao consigo nenhum lugar aqui que povo conhece e assim to indo mais devagar com o dagoberto! ainda tenho esperança que apareça uma empresa que entenda de mecânica, pois o que acontece é o seguinte: vc leva numa mecânica legal, eles nao entendem de gnv..vc vai a empresa do gnv..eles fazem bobagem, fazem meio gambiarra com mangueira e outros no motor e acaba detonando o que se refere a gazol!
bom valeu pelos toques..
vamos ainda as dúvidas..
falei que preciso dicas sobre a pressao dos pneus...continuo com esta dúvida..
outra coisa..quero saber se vcs isolam a bomba de gazolina com um relé, pois me disseram que posso queima-la quando estou no gnv, ela nao ta sendo utilizada, so quando uso a gazol. Me sugeriram um relé...alguem ja fez isso??
preciso de dicas aqui em Bh( belo horizonte) de alguem que mexa com bomba de gazolina, pra ver este serviço!
...outra questão..acho que falei la em cima tb, noutra msg..sobre as molas mais reforçadas pra segurar o peso dos cilindros, que molas sao estas? onde as encontro?..
é isso aí pessoal!
ta valendo!
abraço procês...

:) :)

Gasoso
13/01/2006, 10:43
Peso do Kit na Viatura:
A questão do peso do Kit de GNV é que ele se torna peso permanente no carro... É preciso nivelar o carro na horizontal, se não até a cambagem das rodas dianteiras vai pro saco...
Observe as molas que vc tem e verifique se elas estão muito fechadas...
Se naum estiverem, vc pode nivelar com calços....se estiverem coloque outras mais grossas com comprimento parecido ao da mola original depois de desinstalada.... Naum sei te indicar a mola correta pois vc precisa vencer o peso de um segundo cilindro... ainda naum passei por isso em vitaras....
A questão é que se vc for mexer em molas ou calços vale a pena vc levantar pelo menos um pouquinho o dagoberto todo pra ele passar melhor pelas pirambeiras....
Com 2" a mais vc não altera em nada o comportamento do carro e como vc vai ter de mexer na traseira mesmo, para quem já esta no elevador, levantar um pouquinho a dianteira também naum faz diferença...
Bem resolva-se da altura que deseja e mãos a obra...

Pressão dos Pneus...
Pode manter a pressão que vc está usando... É como se vc tivesse sempre um carona no banco de tras... encha um pouquinho se vc for botar mais carga, tipo encher o carro de gente, etc... esvazie para até 15 libras se vc for para as trilhas.... que tem de manter o carro nivelado são as molas e amortecedores.... para os pneus o peso do Kit gás naum vai nem vem.... estes pneus são usados em outros carros com quase o dobro do peso, como uma S10, por exemplo.....

Bomba de Gasolina....

Vamos lá.... Relé em bomba de gasolina é coisa de Kits da época do ronca... mas ainda hoje tem que prefere instalar assim, com emulador e relé.... isso tem vantagens e desvantagens....
Antigamente naum existiam Emuladores de Bicos no brasil a preço para mortais.... por este motivo, nos carros injetados se instalava um relé na bomba de combustível para naum injetar gasolina junto do Gás....
Hoje em dia o emulador de bicos "fecha os bicos" e simula seu funcionamento para a central..... desta forma a gasolina não é injetada e retorna para o tanque ao chegar na flauta de injeção e bater no regulador de pressão....
Existe uma lenda que diz que em alguns modelos de carros o retorno naum consegue dar conta de toda a vazão da bomba de combustível e desta forma isso acaba provocando danos na bomba de combustível se ela não fosse desligada... Isso naum procede...
O problema desta história é que a bomba realmente dá problema em alguns casos e o "problema" para se vc desligar a bomba.... mas existem outros que rodam a vida toda com ela ligada naum acontece nada, e isso de modelos idênticos....
Para tudo existe uma explicação e uma solução, mas existem muitas variantes técnicas do sistema de injeção teriam de ser discutidas e se for teclar sobre isso a mensagem vira uma enciclopédia...

Este fato já aconteceu até comigo.... em um vitarinha que tive tempos atrás, derreteu a bomba e todo o chicote de fiação até chegar no painel.... por sorte a convertedora era de primeira linha e consertou tudo com peças originais sem custos para mim... Em compensação os dois que possuo hoje não tem a bomba desligada e rodam sem problemas....

Como parece naum ter mecânico suzuki que presta por aí, acho que o que vc deve fazer é falar com o instalador do gás e verificar o que ele quer fazer para te dar a garantia do serviço... digo isso pois é responsabilidade do instalador verificar seu carro e dizer o que precisa ser feito nele, inclusive revisar ou consertar o sistema de injeção se este for o caso...

Se o relé for instalado vc precisa ter o cuidado de instalar um relé de primeiríssima linha e de no mínimo 50A. Relés menores não vão durar nada e aí é prego na certa.... Outra dica é instalar o relé num lugar bem fácil de alcançar e ter sempre um reserva no carro.... mesmo sendo de primeira um dia ele estraga e a lei de Murphi diz que isso vai ocorrer no pior momento possível.... Mas o grande problema do relé é a própria bomba... como nossa gasolina é uma b*$|@.... se a bomba passar muito tempo desligada ela vai literalmente colar... e aí começa a dar pane atrás de pane... que tem relé instalado naum pode nunca esquecer de rodar um pouco o carro na gasolina todos os dias para movimentar a bomba... isso vira um suplício para que roda pouco...

[]s e boa escolha

diogoandre
13/01/2006, 11:03
Bom, estou decidido a colocar GNV no meu GV! Principalmente porque posso contar com a expertise e paciência de vcs! :D

Alguém conhece uma lugar aqui no rio de janeiro que possa confiar para fazer o serviço?


abraços!

jobh
16/01/2006, 21:47
oi gasoso, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come??
ai ai ai :roll:
acho que vou abrir um item, com : gnv minas gerais e formar um grupo de pesquisadores por esta banda, me sinto só aqui nesta terra!! me lembra o tempo em que o técnico de computador nao entendia de net, o de net nao sabia de computador..o ensaio e erro acabou rolando e hoje a gente entende é de tudo, independente do técnico!! :?
bom, nao sei se te falei, mas meu vitarinha é um 92 modelo 93, ja é injetado, pelo que vc falou: " Hoje em dia o emulador de bicos "fecha os bicos" e simula seu funcionamento para a central..... desta forma a gasolina não é injetada e retorna para o tanque ao chegar na flauta de injeção e bater no regulador de pressão.... "
quando vc fala da instalação do relé, me parece mais complicado do que deixar do jeito que ta!! :roll:
nao sei....escolher!!
vamos conversando aqui..vou tentar um grupo de corajosos aqui..
so sei que este fim de semana fiz uma trilha linda na serra da canastra, o gas valeu d+, pois nem me preocupei com gasto e nem falta de gasol..sabia!!!
puts..quero continuar com gnv, sabia!! escolho isso todo dia..mas pra bancar com tanta gente contra ta f...
quando as molas vou dar uma olhadinha entao, esta semana, depois dou noticias!!
valeu viu!! muitcho!!!

Gasoso
17/01/2006, 21:45
Jobh

Só para esclarescer...
Relendo o que postei percebi que o texto ficou meio "sinistro" demais...

Portanto, vou acrescentar uns detalhes sem termos técnicos para tentar esclarescer...(espero eu que funcione)...

Os eventuais "problemas" que citei podem acontecer em qualquer carro, não só em vitaras.... mas somente em carros já meio velhinhos...

Em um carro novo não existe este risco pois tudo funciona 100% no sistema de injeção...
Num carro velho, todas as peças tem algum desgaste, umas mais, outras menos, somados a acúmulos de borra ou sujeiras, entupimentos parciais, etc....e a soma destes desgastes resultam na redução das "capacidades" do sistema de injeção como um todo e podem chegar a configuração que resulta na queima da bomba de combustível.....

Na verdade uma bomba queima ou cola pois ela ou outros componentes no sistema já deveriam ter sido substituídos e ainda não foram pois o carro "ainda anda", mesmo com perda de potência, já que muitos donos nunca andaram em carros como o seu quando estes eram novos e naum conhecem a potência real do motor.....

A mudança no regime de funcionamento provocada pela instalação do gás é o tiro de misericordia para quem já estava agonizando, e com grandes chanches "a bomba estoura na bomba" de combustível :mrgreen: esteja ela boa ou ruim pois é ela quem faz a força ....

Um bom instalador de gás testa a bomba e todo o sistema de injeção antes de mexer no carro (ou exige que isso seja feito)....

Portanto, um relé evita que a bomba funcione quando o regime de funcionamento do sistema de injeção é alterado pelo gás e acaba por manter a sobrevida do sistema.... mas o ideal mesmo seria deixar o sistema de injeção tinindo de novo e só depois instalar o gás para evitar ficar como bola de pingue pongue ser der pane...
....a instaladora do Gás dizendo que a culpa é da injeção e o pessoal da injeção dizendo que é do gás....

Por este motivo costumo recomendar que antes de botar gás no carro o "vivente" ande uns meses nele para ter tempo de observar como ele se comporta em todo o tipo de situação e poder tomar providências se necessário....
só aí é tranquilo botar o GNV....
:mrgreen:
[]s tentando desassombrar a galera....

jobh
21/01/2006, 12:01
oi gasoso, belezinha?
acho que encontrei uma boa mecanica pro dagoberto, no que se refere a gas, pra galera de bh, se chama auto 100- fica na pedro II, em frente o champion, pouco depois da catalao.
tive la com o pessoal e ja consegui instalar o avanço que tava no meu niva, discuti com eles sobre o relé e o que me disseram foi que atualmente estão usando o corta bomba de gazol, entao instalei! :concordo:
nao podemos elogiar demais, vcs sabem ne, :roll: mas me deu segurança quando eles foram respondendo todos os itens que questionei!
valeu as dicas!
mudei as molas traseiras, no laercio amortecedores, aqui em bh mesmo, botei uma mola mais reforçada pro gas, botaram a mola de paraty 99, o amortecedor que ficou legal foi o de besta GS, dessa forma, aumentamos 1´, o dagoberto ta mais firme e o barulho que tinha acabou!! vamos la ne!! agora é rezar pra vir trabalho e pagar tanto investimento!!! :roll:
abraco procês, JÔ

diogoandre
30/01/2006, 14:24
Pessoal,

fui hj de manhã em uma instaladora de GNV aqui do rio, o camarada lá olhou o motor e falou q é muito bom e tal, mas , disse que o meu carro não 'pega' variador de avanço, pq o bico é redondo. E ainda falou que não faz diferença ter um redutor de GNV de maior potências, que esses são apenas para motores v6 e v8, no meu caso um de 70 bastava...

e aí?!

abraços

jobh
30/01/2006, 14:52
ola diogo, qual modelo do seu vitara? acabei de colocar no meu, vc pode ver no item acima, agora..rs se melhorou, bom..nao sei..sinto o carro mais firme na arrancada, nao fica la um super sonico, mas tem andado beleza, v pode ver nos itens acima tb que muita gente usa o avanço pra este tipo de carro, me passa o seu modelo que pergunto o pessoal da empresa que colocou no meu dagoberto! :)

diogoandre
30/01/2006, 14:55
hehe, esqueci de falar..

é um grand vitara 2.0 automático.

valeu!!

jobh
30/01/2006, 15:05
eheh..ta bom, vou perguntar o pessoal da auto cem aqui de bh e quando tiver uma resposta te dou um toque, deve ter gente aqui no forum que pode te dar uma força boa, logo se terá mais contribuições, valeu
:)

Gasoso
31/01/2006, 22:52
Pessoal,

fui hj de manhã em uma instaladora de GNV aqui do rio, o camarada lá olhou o motor e falou q é muito bom e tal, mas , disse que o meu carro não 'pega' variador de avanço, pq o bico é redondo. E ainda falou que não faz diferença ter um redutor de GNV de maior potências, que esses são apenas para motores v6 e v8, no meu caso um de 70 bastava...

e aí?!

abraços
:evil:
Vou traduzir o que o cara da instaladora te falou:
:roll:
1) desculpa do bico redondo
Isso quer dizer: não tenho o modelo ou não sei instalar um variador de avanço no seu carro

2) desculpa dos redutores de maior potência serem para veículos v6 ou v8
Isso quer dizer: Não tenho no estoque um modelo grande ou vou empurar para este cara a meleca que tá no estoque mesmo....

Amigo diogo,

a escolha do redutor adequado é feita pela potência do motor, independentemente do número de cilindros... por este motivo é que os redutores são identificados pela capacidade de energia que são capazes de fornecer devido a capacidade de vazão de gás que eles podem disponibilizar ao motor.... 70W, 100W, 140W, etc...

Para o seu carro um redutor de 100W já é insuficiente. Nos momentos de muito esforço o carango vai ficar fraco.... se não chegar combustível suficiente é impossível o carro ter força....

Além disso, qualquer carro pode ter um variador de avanço instalado. não existem excessões. O cara não deve saber ligar ou não sabe qual o modelo recomendado para o seu carro.... Só para vc ter uma idéia os próprios fabricantes disponibilizam para as lojas manuais de instalação de seus modelos, chicotes específicos para não cortar a fiação de cada carro e uma listagem das aplicações de cada modelo e sua regulagem para cada carro....

Eu mudaria de instaladora imediatamente :shock: , parece que este cara quer comer tua grana te vendendo o que tem em estoque na loja e não o que é o ideal para seu carro :shock: :shock: ....

Como tem picareta por aí....
:evil:

[]s

diogoandre
31/01/2006, 23:53
E isso aí cara!

Falei com outra pessoa hoje e esse sim me recomendou que instalasse o kit completo, chamou de kit conama, como vc já falou em uma mensagem anterior. Mais caro, mas segundo ele assegura um desempenho bem melhor...

só esqueci de perguntar sobre o redutor..

Vou ligar amanhã de novo e ver isso, espero na quinta-feira já ter resolvido isso e colocado gnv no meu carro!

o q tb achei legal foi que dois mecânicos especializados em suzuki- Júnior de Niterói e o Ramiro da Mau Caminho - recomendaram a mesma instaladora..

abraços

Diogo André

diogoandre
02/02/2006, 10:34
Deixei meu carro hoje pela manhã na instaladora, ainda tô com um friozinho na barriga, mas espero que dê tudo certo...

a noite relato como ficou o carrinho...

abraços!

DA

Fatori
02/02/2006, 16:11
Olá turma... to com um Problema !!! :parede:

Tinha um BRAVA da FIAT com gas... retirei o gas... e agora to querendo colocar no meu VITARA V6 (modelo 98 mecanico)

O problema que nem todo mundo aconselha, diz que dá muita dor de cabeça...

Meu redutor é de 100, tenho variador de avanço, modulo sonda-lambida... mas acho que o mesclador terá que ser diferente...

Alguem pode me dar alguma dica do que devo fazer ? Tipo, que velas sao ideais ? tem mesclador com 2 ou + entradas p/ o gas ?

Valew por tudo...

CASO ALGUEM DE FORTALEZA TENHA V6 A GNV, ME DÊ UMA LUZ ONDE VC COLOCOU... VALEW A TODOS

diogoandre
02/02/2006, 21:01
Gasoso...

infelizmente eu li o seu último post muito rápido e acabei confundindo umas coisas..

quando falou "para o seu carro um redutor de 100W já é "b]insuficiente[/b]", eu acabei lendo suficiente...

bom, mandei o cara colocar um redutor de pelo menos 100, acabei não indo pegar o carro hoje e não sei qual ele colocou...

porém, fazendo umas continhas aqui...

O GV 2.0 tem 128 HP, o redutor é de 100 Watts, 128 HP = 95 watts . Assim na matemática pura seria suficiente, certo ? Dá pra fazer essa relação direta ou tem muito mais coisa envolvida?


abraços

DA

diogoandre
03/02/2006, 10:48
Busquei o carro hoje e de cara tive a notícia que não foi instalado o variador de avanço !!!

Questionei bastante eles e a desculpa era que no meu carro o variador teria que ser instalado no sensor MAF, o que pode dar alguns problemas e por isso preferiram não instalar. Pediram para eu rodar um pouco com o carro e se decidir instalar o variado é só voltar lá...

Bom, fora esse stress inicial, além de outro por causa do cilindro - pedi de 16, colocaram 2 de 7,5 - estou gostando do desempenho do carro, rodei pouco até agora só uns 15km, e a perda de portência é bem pouca, consegui subir umas ladeiras bem íngremes sem problema...


[]s anciosos para testar mais o carro...

Diogo André

Gasoso
05/02/2006, 00:54
Diogo.

O redutor de 100W é o mais comum.... com ele o carro fica normal, não excelente... vai faltar força, pouca, mas vai, nos momentos de alto esforço....
Quanto a matemática, não é bem assim... o redutor fornece 100W, mas o motor "gasta" mais de 100W
para gerar 100W livre nas rodas.... conclusão 100W de redutor representa menos de 100W livre para as rodas e o tanto livre depende da eficiência do motor....

O variador de avanço nada tem a ver com o sensor MAF... O MAF informa o fluxo de ar admitido pelo motor para a central... já o variador de avanço controla o tempo, o quando a centelha é enviada para as velas.... e fica instalado junto aos fios do sistema de Ignição, não do MAF....
Resumindo, ele te disse que o problema está no carburador da Televisão e foi causado pela solenóide do parafuso do Pneu.... :lol:

Quanto aos cilindros, estranho instalarem diferente do combinado... mas dois cilindros de 7,5 tem a vantagem de deixar a mala mais livre, e inclusive é uma instalação mais cara em torno de umas 300 moedinhas aqui para estas bandas.... a desvantagem é o peso... com certeza vc vai ter de calçar a traseira para compensar o "abaixado" da suspensão.... mas, se vc não gostar do resultado, exija a troca... não foi o que vc pediu...

Bem, o ideal seria um redutor de 140W e variador de avanço..., mas a tua configuração é o que tem de mais comum no mercado.... se der para voltar atrás, peça por isso, mesmo que vc tenha de esperar, vale a pena...

INdependente da configuração do KIT... Seja bem vindo ao mundo 4x4 GNV... vc vai ver como vai sobrar grana para equipar o carango....

[]s e boas trilhas e passeios econômicos...

Gasoso
05/02/2006, 01:06
Fatori,

Seu redutor, assim como o do Diogo, é pequeno para sua viatura... mas dá pro gasto....
Você vai precisar verificar se tem como aproveitar a parte eletrônica (variador de avanço, emulador de sonda lambda) do KIT que saiu da Brava no Vitara V6... a maioria dos emuladores de sonda são universais, mas o variador de avanço não é, ele dependo do sistema de ignição e em alguns casos é impossivel adaptar pois são instalações completamente distintas....
Você também vai precisar de um emulador de bicos para 6 cilindros... se vc tinha um na brava, com certeza ele não serve no vitara V6 devido ao número de bicos....

Quanto a problemas com o Gás.... a coisa é o seguinte.... não é o gás que dá problema... são as instalações mal feitas por pessoas sem qualificação que vivem dando bronca e até danificam os carros....
Além disso, não tem como instalar direito um KIT GNV com R$ 1800,00... mas em toda a esquina tem gente vendendo neste preço... quem não entende compra, se dá mal, e sai dizendo que GNV é bronca....

Se for fazer, faça bem feito que é só alegria.... :concordo:

Fatori
05/02/2006, 14:35
Turma coloquei GNV no meu V6... e ficou maravilhoso !!!!

Abri um tópico p/ comentar essa instalação !!!! olhem ai !!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=222451#222451

diogoandre
05/02/2006, 16:17
Entendi o problema do redutor , vou ver se consigo trocar por um de 140..

Quanto ao variador de avanço, entendo que ele é uma peça essencial para uma conversão correta, tb vou pedir para adicionar no meu carro...

mas ele tem sim uma ligação com o MAF, andei dando uma pesquisada na internet e achei algumas referências que explicam, e até faz sentido se pensar bem...

http://www.cezarliper.com.br/Propagandas/kitGas.asp

bom, vou voltar lá amanhã, e pedir para fazer as mudanças..

abraços

Gasoso
05/02/2006, 22:41
Diogo

Dei uma lida mna página que vc recomendou...
ela é uma boa referência para quem quer entender o básico do para que serve cada coisa em uma conversão para gnv....

Mas vamos escarecer um detalhe....

A página afirma ( e está correta nisso ) que os sensores maf, map e tps interferem na atuação do variador de avanço... Ok... eles interferem mesmo pois o sinal enviado pela ECM para o sistema de ignição depende de suas leituras....
Mas isso não quer dizer que o variador de avanço seja ligado diretamente ao MAF.... e foi isso que postei anteriormente...

Meus carros tem variador de avanço e em nenhum deles o variador está ligado diretamente ao MAF...
Para ligar o variador de avaço é preciso conhecer apenas o esquema de ignição do veículo.... o variador de avanço "varia" o tempo de ignição em uma quantidade de graus fixa em relação ao sinal enviado pela ECM, portanto, toma como base este mesmo sinal e o devolve "variado" ao sistema....
Pelo menos isto é o que acontece em todos os modelos que conheço.... mas, como "nada" é impossivel, pode ser que exista alguma tecnologia diferente... eu sinceramente desconheço...
Se ela existir com certeza vou querer estudar mais a respeito...

[]s

diogoandre
06/02/2006, 09:21
Valeu mesmo pela ajuda Gasoso! Estaria bem mais perdido se não fosse esse fórum aqui.

Continuando o papo sobre o variador, qual marca vc usa?

encontrei um esqueminha de instalação de um variador, dá uma olhada..

http://www.romasa.com.br/essek/variadoruniv2.htm


valeu!

Diogo André

Fatori
06/02/2006, 18:06
Gasoso, qual teu Variador de Avanço ?

Eu coloquei o gas, sem o variador, pois o que eu tinha ( e os que tinham na loja no dia) davam um angulo de no maximo 15 graus... e ouvi diser que no vitara deve se usar um grau elevado (30 a 45) ... é isso mesmo ?

Quanto ao redutor de pressão, o meu de 100 tá filé, sem stress... mas ainda nao testei em dunas, e receio que ai é que será o problema...

Tu sabe alguem que tenha o manual de instalação do Variador p/ os sensores maf, map e tps ?!?!?! todo mundo tem medo de mecher neles... (aqui em FORTALEZA)... ai tenho medo de um louco jogar tudo que ja fiz no lixo...

Até mais...

Gasoso
06/02/2006, 19:16
Diogo...

Cara, que legal... nunca tinha visto um esquema com esta ligação....

Imprimi a danada e vou conversar com o pessoal que instalou o Variador do escuridão (o do sombra já veio instalado...) ... o técnico da convertedora, que é muito competente por sinal, é que me ensinou o que postei acima...

De acordo com ele, não pode existir um único variador universal pois existem diversos tipos de sistema de ignição diferentes... uma prova disso é que o Sombra utiliza um variador de avanço que, até onde sei, não serve no Escuridão pois os sistemas de ignição dos modelos 1.6 16V de 1996 para frente são diferentes dos anteriores ( a bobina nos mais novos fica dentro do próprio distribuidor....) e, portanto, possuem esquemas de ligação completamente distintos...

Volto a repetir... o que o cara me ensinou é que o variador utiliza sinais vindos da central e do sitema de ignição (que tbm vem da central)... a influência dos sensores MAP ou MAF ficaria para ser processada pela central e, por afeterem o sinal que ela envia, acabam por afetar o funcionamento do variador de avanço....

Pela lógica considero isso coerente pois cada sensor MAP ou MAF de cada tipo de carro possui tipos de sinal de saída com voltagens e ou curvas de sinal diferentes e não creio que um simples variador de avanço tenha como interpretar cada sinal de saída de cada tipo de carro de maneira correta. Por exemplo... 0,5 Volt de saída no MAF para a central da suzuki deve corresponder a uma mistura estequiométrica e tempo de ignição diferente de 0,5 Volt para a central de um Wolks... Vale lembrar que um variador serve para diversos carros de diferentes marcas, eles não são feitos especificamente para vitaras.... Então, como saber a qual marca modelo e cilindrada de carro ele está conectado para interpretar a leitura do sensor de forma correta??....

Sinceramente, estou pensando que o esquema acima serve para explicar que o funcionamento do variador de avanço depende do MAF ou MAP, mas não que ele seria ligado diretamente aos sensores... se fosse assim o MAF do motor ZETEC que tentei botar no Sombra tempos atrás deveria ter funcionado.... O que ocorreu foi que a central reconheceu que havia um sensor instalado, mas o carro ficava com mistura rica sempre (a fumaça do escape ficou preta feito um breu) pois a curva de saída do zetec é outra.... mas isso é outra história....

Voltando ao assunto, me parece de bom grado que a leitura dos sensores seja primeiro "traduzida" pela central em um sinal de ignição pois este sim é um sinal universal... centelha é centelha...

Reintero que vou apresentar ( quando sobrar tempo para isso ) o esquema acima ao técnico da instaladora e quando ele comentar as ligaçóes propostas vou postar aqui o que conseguir aprender....

[]s intrigados

Gasoso
06/02/2006, 20:59
Fatori,

É isso mesmo, os vitaras precisam de mais de 15° de avanço... no Escuridão eu uso o Spark Master da AEB... no Sombra não lembro qual é... mas se não me falha a memória já postei isso aqui no tópico tempos atrás....

Quanto a instalação e os sensores, vou tentar esclarescer mais as coisas... como já postei acima, o que eu sei não esclaresce totalmente o assunto... quando tiver novidades vou postar por aqui...

[]s

Gasoso
06/02/2006, 21:35
All...
:lol: :lol:
Esta foi rápida... acho que esclareci o assunto...
:lol: :lol:

Todo mundo está certo....

Existem vários tipos de variador de avanço... alguns modelos são ligados como eu descreví e outros conforme o esquema que o Diogo postou... são modelos para aplicações distintas com performances distintas....

No mesmo site onde está o esquema do Diogo, depois de cutucar um pouco por lá achei o que vou transcrever abaixo pois o LINK FINAL da página ficou bloqueado no meu navegador.... para quem quer tentar, siga o caminho abaixo:

http://www.romasa.com.br/essek/

depois de clicar no link, vc vai clicando umas três vezes em variadores até achar um link para a página de variadores do site....

ou então lei o que tem escrito lá....


TEXTO TRANCRITO DO SITE DA MULTIMARCAS ROMA SA:


Consulte também o Glossário ou Perguntas mais Freqüentes.

Visite a loja e veja os variadores mais utilizados ou analise a tabela de preços e veja a variedade de valores e opções.

Variadores Automáticos de Avanço
Universais
MAP / MAF
Ligado no Sensor de Pressão Absoluta (MAP) ou no Sensor de Fluxo de Ar (MAF), emula a mudança da pressão ou fluxo de ar para que a central de injeção corrija o ponto.

Vantagens:

Menor Custo;

Instalação simplificada;

Aplicação na maioria dos veículos;

Desvantagens:

Limite do ponto de acordo com a pressão ou fluxo;

Correção com retardo em relação aos específicos;

Corte em fios de sensores;

Em caso de emergência, difícil desinstalação;

Pode apresentar falhas em injeções mais sensíveis.

Marcas: Essek, Helem, PVR, Zetronic,...
MAP / MAF / TPS
Alguns possuem opção para acelerador eletrônico
Com Acelerador Eletrônico
Vantagens:
Custo baixo;
Aplicação na maioria dos veículos inclusive mais modernos;
Fácil Instalação;
Desvantagens:
Não atinge o melhor rendimento;
Correção com retardo em relação aos específicos;

Corte em fios de sensores;

Em caso de emergência, difícil desinstalação;

Pode apresentar falhas em injeções mais sensíveis.

Marcas: Helem, PVR, ...


Específicos
Sensor de Rotação
O modelo mais conhecido é o variador AEB 510 com os respectivos cabos de conexão ao sensor de rotação, assim como, o AEB 511 para motorização Golf e Audi a partir de 2000, assim como alguns VW mais modernos.
Vantagens:
Facilidade de instalação;
Melhor Desempenho;
Respostas mais rápidas;
Melhor Custo x Benefício;
Diversas opções de ajuste;
Em caso de emergência, ligar o "jumper" e funciona em variador;

Cabos com conectores que dispensam corte do sensor de rotação. (Exceto cabo F)
Desvantagens:
Corte em fios de sensores no cabo F;

Maior Custo em relação a Universais;
Marcas: AEB, Helem, PVR, Zetronic, ...


Bobina
Excetuando-se os que são ligados no sensor de rotação, os demais variadores são ligados na bobina ou ou módulo de potência da bobina. Exemplo: AEB 526, AEB 540 e AEB 549 são os mais utilizados. Há ainda o AEB 527, AEB 537,...

Vantagens:
Melhor rendimento;
Mais opções de ajuste;
Melhor Desempenho;
Respostas mais rápidas;
Melhor Custo x Benefício;
Diversas opções de ajuste;
Em caso de emergência, ligar o "jumper" e funciona em variador;

Desvantagens:
Maior Custo em relação a Universais;
Instalação mais cuidadosa;
Selecionar entre tipos de tensão de bobina;
Marcas: AEB, Helem, Zetronic, ...
Carburados
Com Ignição Eletrônica
Diversos: Todos os veículos com ignição eletrônica sem injeção eletrônica. Exemplo: Variador Zetronic Bobina e alguns modelos AEB;

Distribuidor com 2 fios. Exemplo: Variador Essek 2 fios
Distribuidor com 3 fios. Exemplo: Variador Essek 3 fios
Aplicação: Geralmente em veículos VW e ignições semelhantes. O distribuidor de 3 fios é um modelo mais novo de ignição e mais amplamente utilizado.

Marcas: AEB, Essek, Helem, Zetronic, ...
Platinado e Condensador
Aplicação: Todos os veículos sem ignição eletrônica. Exemplo: Variador Zetronic Bobina e alguns modelos AEB;

Marcas: AEB, Zetronic, ...
Funcionamento: O distribuidor é posicionado no ponto do Gás e quando muda-se para a gasolina/álcool o variador atrasa o ponto.

Vantagens:

Não funcionar com veículo atrasado;

Melhor rendimentos;

Menor Consumo;

Maior durabilidade do motor;

Menor Manutenção;

Desvantagens:

Custo em relação ao veículo sem variador;

Em caso de emergência: o ponto fica avançado para gasolina ou álcool;

OBSERVAÇÕES: A escolha do mesclador influencia muito no rendimento do veículo e inclusive no avanço. Por exemplo no Renault Kangoo o variador tipo universal é vendido em conjunto com o mesclador específico. (Kit Kangoo)

Resumindo, eu estava falando da ligação do variador de tipo bobina, que é o melhor tipo e o recomendado para Suzukis, porém o mais caro....
O amigo diogo estava falando dos variadores tipo Universal de MAP/MAF, que são os mais baratos...

:mrgreen:

Diogo,
valeu a indicação do site...

All,

:pensativo: talvez as diferenças de performance citadas no site esclareça o porque os variadores fazem milagres para alguns e quase nada para outros....


[]s esclarecidos...

Fatori
06/02/2006, 22:13
Show de bola.... agora podemos até montar uma instaladora de gas hehehehe

Vou atras desses variadores, Obrigado !!!

diogoandre
06/02/2006, 23:59
Gasoso, valeu mesmo ! deu uma clareada geral no assunto, tudo pelo bem da ciência! :D

Bom, acho então que dá pra descartar os variadores universais.

A dúvida ficaria entre o instalado no sensor de rotação e o instalado direto na bobina.

Bom, o fato do gv ter uma bobina para cada vela deve dificultar um pouco, acho q a melhor opção seria o variador para sensor de rotação. Seu caso é o mesmo Fatori, né?

Amanhã vou em outro mecânico e posto o veredicto do cara aqui depois..

abraços!

DA

diogoandre
07/02/2006, 12:51
Voltei do mecânico mas não tenho notícias muito boas..

Segundo o camarada, o variador que poderia instalar no sensor de rotaçao do meu carro não é mais fabricado, e ficaria muito caro importar um.

Ele ofereceu um outro que é ligado no sensor de temperatura de ar, menos problemático que o MAF, mas esse tem a mesma deficiência que os universais, não avançam o suficiente para os suzukis...

deixar essa instalação boa tá mais complicado do que imaginei..

abraços

Fatori
07/02/2006, 16:24
Tambem procurei Variadores com um Grau elevado e nao encontrei.

Quanto a minha instalação (ainda sem variador), o Meu vitara nao perdeu muito a potencia não, porem ta "Cheirando" muito. Ele tá fazendo 7Km com 1 metro cubico de gas, mas estou usando direto o Ar Condicionado. Sem falar que meus peneus são (235 / 70 / R16) o que deixa a viatura um pouco + pesada.

Acho que com o variador (ideal) ele consumiria menos.

Se alguem souber onde posso encontrar esse variador, por favor me avise...
valew turma !!!

NeMéZiO
07/02/2006, 21:31
Chegando no papo agora...
Meu Vitara tem GNV com variador. já comprei-o assim. Faz 10 km/m3. È muito bom para rodar na cidade e a caminho de uma trilha. Na estrada, em ultrapassagens ou em aclives, peço ajuda aos univ..., ops, a gasolina. Em trilhas, nos locais mais exigentes, também só de gasolina. Mas no geral acho que vale a pena pela economia que proporciona. Lembrando que, rodo sempre na gasolina, no começo e no final do dia para "lubrificar" o motor.

Fatori
09/02/2006, 17:25
Turma,

fui a uma instaladora nova de gas aqui em fortaleza, ela pesquisou em uma lista de Variadores de avanço.
Nesta lista tinha todas as marcas de carro, e o variador correspondente a cada modelo.

O que achei estranho, no meu caso, o variador p/ VITARA V6 é um com grau de avanço NOVE !!!!

Ja discutimos aqui, que o ideal seria um variador maior de 15 graus, mas a mulher me assegurou que esse é feito especialmente p/ ele.

Fiquei de voltar lá p/ pegar maiores detalhes e valores.

Alguem tem alguma ideia qual o modelo melhor ?

Gasoso
09/02/2006, 19:26
Fatori,

Para vitaras V6 eu sou quase leigo... quando "fucei" nos catálogos da instaladora não lembro de ter visto nada específico para V6... mas se vc encontrou é outra história....

Além disso, pelo que aprendí naquela página dos últimos posts... só instale o variador se ele for do tipo de ignição ou de rotação... se não é roubada....

Portanto, a instaladora até pode estar correta neste caso.... se o variador foi feito específico para o V6, não se discute muita coisa....

testa e posta por aqui o resultado
:mrgreen:

eu e o resto da comunidade CAAP (cientistas adaptadores automotivos de plantão) agradecemos o seu empenho.... :mrgreen:

[]s

Fatori
09/02/2006, 20:39
Voltarei lá nesse final de semana, e verificarei qual o tipo e o preço desse variador.

Meu V6 ta bebendo muito.... faz 8Km/litro e 7km/m3 ... vou verificar todas as provaveis causas disso, porem sei que o gas'deve ser mesmo a falta do variador...

brevemente estarei postando aqui todo que acontecer...

abraços..

diogoandre
10/02/2006, 09:40
Grande Fatori! :D

quando voltar lá pode me fazer um favorzão e verificar também qual o variador pro meu carro, e também o preço?

Grand Vitara 2.0 98/99 5 portas Automático.


abraços!

Diogo André

Fatori
11/02/2006, 23:56
Fui na loja e verifiquei que o variador de avanço p/ um Vitara V6... é raro no mercado brasileiro... mas tem na italia... e custa por baixo uns R$ 500,00 !!!

Voltarei lá p/ saber se existe algum similar (Ranger V6, Blaser V6... ou até mesmo um Fusca V6 !!!)

Aproveitarei e farei uma varedura por tudo que se diz respeito a vitaras e postarei tudo que coletar aqui...

até mais turma...

diogoandre
16/02/2006, 22:03
E aí, nenhuma novidade sobre nossos variadores?! :D

tenho a impressão que o do meu GV deve ser igual ao seu... R$500 é mais ou menos o dobro do preço de um normal... será q vale a pena?



[]'s ainda rodando sem variador.. e fazendo 9km/m³ na cidade...

Gasoso
16/02/2006, 22:08
normal = universal = bomba

um bom variador custa no mínimo uns R$ 400,00...

[]s

Fatori
16/02/2006, 23:19
olá,

Turma, ainda não tive tempo de voltar a instaladora.

Porem para vitara, o ideal é o modelo CEP-180, mas me parece que é raro encontra-lo (nem existe no site do fabricante http://www.mtsengenharia.com.br/default.asp), e por isso o seu alto valor, pois, me parece que ele será importado da ITALIA. :parede:

Lembrando que esse modelo foi o que eu verifiquei para um vitara de 6 cilindros (V6). Pode ser que para o Vitara de 4 cilindros seja um diferente, farei o possivel para verificar isso logo.

mas veja o que eu encontrei !!! :palmas: :concordo:
uma lista com TUDO para GNV, com preços bem atrativos... mas ainda não fiz contato com a firma... caso alguem faça... me da um toque !!!


http://www.gningel.com/arqu0001.htm :concordo:

Olhem e babem com os preços !!! :idea:

batwr
03/03/2006, 17:15
Olá sou novo por aqui, parabéns pelo forum, comprei um Gran Vitara V6 2.5 2001 com a intenção de colocar GNV, mas depois de ver alguns comentários sobre o GNV neste tipo de carro fiquei preocupado, alguem já viu este modelo com GNV ?????, amecanica dos V6 2.0 é diferente dos v6 2.5 ?, fui numa oficina que já colocou em uma ranger minha e os caras falaram que dá pra colocar sem problemas, que mecanica de 6cc e tudo parecido, será que dá pra confiar no mecanico, se alguem souber de alguem que colocou neste modelo por favor me ajude
obrigado
Marcio

Fatori
03/03/2006, 17:48
olá batwr !!!

Quanto ao GNV, se informe com o instalador, se ele tem um VARIADOR DE AVANÇO, compativel com seu carro.

Alem de verificar se o REDUTOR de Pressão de no minimo 100. O ideal seria um de 140, porem o valor pode ser muito alto, ai fica por sua conta.

No mais, tudo é tranquilo. Só o 1 mes que dá um pouco de dor de cabeça p/ regular o ponto certo, para obter o maximo do GNV.

Mas isso é fichinha, pq a cada 8 Km que vc roda, vc economiza 1 real !!! isso é tão bom...


Se preocupe mesmo com o variador de avanço, se tiver um compativel, pode ir sem medo.

Alias, se tu encontrar um Variador, me avisa pq o meu ta sem variador, pois nao encontrei um compativel com meu motor (V6 2.0 24 valvulas)

Valew...

batwr
06/03/2006, 20:07
Oi Fatori, valeu pela força, o seu motor é igual ao meu ?? o meu é 2.5 é tem aquele tal de MAF que dizem que é sensível e dá pau ? o seu tem MAF também ? eu vou ver na oficina se eles tem um variador de avanço para vitaras v6, mas acho que não os caras só colocaram num vitara 1.6 nunca pegaram un 6cc pra colocar, e eu tenho que esperar passar 3 meses pra instalar GNV que é a garantia do estacionamento onde comprei mas já tou pesquisando pra colocar, sem variador deve ficar xoxo não ? eu coloquei numa ranger 6cc e sem variador fica uma carroça, com variador muda totalmente, seu vitara perdeu muita potência comparando com a gasolina ? vc pois cilindro de quanto ? agora a economia e ótima na hora de abastecer é só alegria
obrigado
Marcio

Bruno Saraiva - Natal/RN
07/03/2006, 18:15
Grande Jô to vendo ue vc jah deu nome ao Ex-vitarex que agora eh o Dagoberto, eheheh. Fico feliz por estar cuidando dele como eu sempre fazia, comprei um 5 portas 98 não aguentei e voltei pro mundo off-road, mas to precisando de uns toques talvez coloque GNV nele tbm a gasolina ta pela hora da morte. Gasoso eh meu conterraneo e tbm vou pedir umas dicas. Grande abraço!

Gasoso
04/06/2006, 10:08
All,

A instalação do GNV do sombra foi quase todo refeita... troquei o lugar do Redutor e ajeitei a fiação... ficou muito bom... vou postar fotos em breve...

Uma dica importante a todos os donos de vitaras com GNV...

A refrigeração do motor é muito importante como já falei aqui várias vezes...
Como os vitaras já estão com a certidão de nascimento meio amarelada, o radiador pode já estar meio entupido, a polia viscosa pode estar baleada etc...
Infelizmente, varetar o radiador não resolve muito bem como seria de se esperar. Varetei os meus várias vezes e muitos dutos ainda ficaram entupidos, pois na hora de varetar muitos dutos travam no meio do caminho e se forçar fura... aí é melhor deixar prá lá mesmo.... mas o problema é que o radiador fica cada vez pior... e quem faz o serviço nega isso para ganhar a grana, a menos que vc assista o serviço ser feito...
Para completar, uma polia viscosa nova é muito cara e a usada dura pouco....

A melhor alternativa para isso é trocar o conjunto (radiador e polia viscosa) por um radiador de chevette e eletroventilador de fiorino...

Instalei isso no Sombra e estou muito satisfeito... o sistema refrigera muuuito melhor e mais rápido que o original... só vendo...

Para quem interessar, tem os detalhes da instalação AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18990) (ainda estou postando, mas já tem algumas fotos...)...


[]s todos...

Bruno Saraiva - Natal/RN
09/06/2006, 18:15
Gasoso tenho um vitara 5p 1.6 16v como vc sabe, já pensei na possibilidade de colocar o GNV, mas me disseram que queima o sensor de fluxo de ar de cara, qual a solução pra não acontecer isso? E qual os riscos, pois jah tive carros nacionais com GNV e nunca tive dor de cabeça, mas com o vitara tenho um certo receio.

Gasoso
09/06/2006, 19:23
Será que os motores das minhas viaturas são diferentes dos outros vitaras? :putz: :lol: :lol:

Isso é conversa de profissional seboso... Não sabe fazer o serviço e diz que não presta pra não passar vergonha.

Eu tenho dois vitaras com motores 1.6 16V (por conseqüência com o temido sensor MAF) e não tenho problemas de pré ignição em nenhum deles.... Só se ferra quem não dá manutençao no carro ou faz instalação mal feita.

Não gosto de indicar ninguém pois sempre pode dar algo errado, mas como vc é de Natal, aqui só tem uma instaladora em quem eu confio para este serviço em vitaras. É a Gás Brás... Procure o Sílvio (Engenheiro da empresa e dono). Mas lembre-se, quem confia neles sou eu, vc é outra história....
Prepare pelo menos umas 3 Mil moedas. Serviço bem feito e peças de primeira custam mais que gambiarra. Lembre-se que quem quer pagar com bananas só encontra macaco para fazer serviço.... Num carro destes não vale a pena arriscar.

A instalação do Escuridão foi a Gás Bras quem fez. A do Sombra levei lá para refazer e consertar gambiarras de outras instaladoras que herdei quando comprei o carro...

Tudo o que tem de ser feito já tá postado por aí... e por sinal, uma boa parte das coisas postadas aprendi por lá conversando com o sílvio. Se vc trocar velas a cada 20 mil Km e cabo de velas a cada 40 mil km... com uma boa instalação é só partir pro abraço.

Se vc quizer ver um dos carros funcionado é só marcar, mas acho que conversar diretamente com o Sílvio já deve resolver tuas dúvidas. Fuja do vendedor, fale diretamente com o dono, mesmo que o vendedor insista em resolver tudo para vc.


[]s

Júlio César dantas
06/08/2006, 18:23
Caro colega,

Sua viatura é um GV? a minha é um GV V6 98 e o consumo é em média 8,5km/m3 dentro da cidade

Marcelo R. A. da Cunha
10/03/2007, 02:46
Alguem ai tem fotos de um Vitara 3p com GNV?

[]'s

Marcelo

Fábio Henrique
12/03/2007, 09:08
Buenas Suzukeiros, Samukeiros e Vitarados em geral. :D
Possuo um Vitara 5P 97 convertido a GNV e já possuí um 3p 95 também a GNV. Estou abrindo este tópico para trocar informações e opiniões sobre o comportamento, durabilidade e desempenho destas viaturas depois de convertidas.
Para os adoradores de trilhas Hard, rodar com GNV pode parecer um assassinato de Viatura... :evil: mas para trilhas leves com passeios nas dunas e praias daqui da região é uma santa economia.... :wink:
Qualquer depoimento será bem vindo.
[]s Gasosos a todos
Gasoso,
Como você tem um vitara 5p convertido, acredito que você possa me ajudar.
Há um mês comprei um vitara 97 5p com a intenção de colocar GNV, mas conversando com alguns mecânicos que trabalham com vitaras e mesmo pesquisando aqui no forum, vi que a maioria falava que no vitara 3p ainda dava para colocar o GNV, mas que no 5p não dava certo, pois quando é colocado o GNV a primeira coisa que queima é o sensor de massa de ar.
Aí eu lhe pergunto:
Na sua viatura esse sensor queimou?
Ele anda bem no GNV com esse sensor queimado?
Pergunto isso pois me falaram que no GNV esse sensor não influi em nada.

Demarques Ribeiro
13/03/2007, 16:48
Fábio,
segundo meu mecânico (Zé da antiga raion), o sensor dos 5p ferra por causa da contra-explosão do gás (aqueles pipocos...). O meu é 3p e aut...Não tenho menor problema com o GNV roda redondinho...e olha que eu só ando com ar ligado...Segundo o Zé a solução é colocar os novos kits de GNV eletrônicos, que por possuir melhor tecnologia evita essas contra-explosões. Ele tem o computador da suzuki, então ele acertou o sistema de injeção e eu nunca tive problemas com isso. O zé tem maior experiência com GNV (inclusive com cursos no exterior), ele que instalou o sistema eletrônico no meu carro...Troca uma idéia com ele! tel:21-32925104
Abs

NeMéZiO
14/03/2007, 06:00
Alguem ai tem fotos de um Vitara 3p com GNV?

[]'s

Marcelo


Há dois anos comprei meu Vitara JLX 2 portas 1.6 8v, que já veio com GNV.
Nesse tempo já rodei 35 mil km, sem problema nenhum no que se refere ao GNV. Só faço trocas mais regulares das velas(do santana) e dos cabos de vela(do chevete). Uso o GNV na cidade, a caminho das trilhas, em viagens e em trechos da trilha que não precisa muita força. Pela economia que oferece, eu recomendo. Meu cilindro tem 17 m3 e ainda sobra espaço para levar minhas duas filhas de 10 e 6 anos no banco de trás. Com esse cilindro rodo em torno de 160 km na cidade e na estrada rodo 200 km. Abaixo vai anexo uma foto.

Marcelo R. A. da Cunha
14/03/2007, 07:42
Há dois anos comprei meu Vitara JLX 2 portas 1.6 8v, que já veio com GNV.
Nesse tempo já rodei 35 mil km, sem problema nenhum no que se refere ao GNV. Só faço trocas mais regulares das velas(do santana) e dos cabos de vela(do chevete). Uso o GNV na cidade, a caminho das trilhas, em viagens e em trechos da trilha que não precisa muita força. Pela economia que oferece, eu recomendo. Meu cilindro tem 17 m3 e ainda sobra espaço para levar minhas duas filhas de 10 e 6 anos no banco de trás. Com esse cilindro rodo em torno de 160 km na cidade e na estrada rodo 200 km. Abaixo vai anexo uma foto.


:palmas:

Muito obrigado pela ajuda, suas informações foram de grande valia. :concordo:

[]'s

Marcelo

Márcio Magalhães
14/03/2007, 12:36
Há dois anos comprei meu Vitara JLX 2 portas 1.6 8v, que já veio com GNV.
Nesse tempo já rodei 35 mil km, sem problema nenhum no que se refere ao GNV. Só faço trocas mais regulares das velas(do santana) e dos cabos de vela(do chevete). Uso o GNV na cidade, a caminho das trilhas, em viagens e em trechos da trilha que não precisa muita força. Pela economia que oferece, eu recomendo. Meu cilindro tem 17 m3 e ainda sobra espaço para levar minhas duas filhas de 10 e 6 anos no banco de trás. Com esse cilindro rodo em torno de 160 km na cidade e na estrada rodo 200 km. Abaixo vai anexo uma foto.



Olá,

Com um cilindro deste tamanho, imagino que seus bancos traseiros não rebatem mais, confere?

Eu quase instalei o GNV na minha viatura, mas não fiz jutstamente pela dúvida que pintou. Para caber algo maior que 10m3, eu teria de deslizar o banco traseiro para frente, com isso ele perde a capacidade de rebater, perdendo assim um precioso espaço para carregar tralha pesada.

E aí, como vocês fizeram?

[]´s,

NeMéZiO
14/03/2007, 16:38
Olá,

Com um cilindro deste tamanho, imagino que seus bancos traseiros não rebatem mais, confere?

Eu quase instalei o GNV na minha viatura, mas não fiz jutstamente pela dúvida que pintou. Para caber algo maior que 10m3, eu teria de deslizar o banco traseiro para frente, com isso ele perde a capacidade de rebater, perdendo assim um precioso espaço para carregar tralha pesada.

E aí, como vocês fizeram?

[]´s,

Até hoje me surpreendo como cabe um cilindro daquele tamanho. Se fosse para eu colocar, não teria colocado, mas como já comprei assim e vi que atendia às minhas necessidades, fiquei com o carro e estou satisfeito.. Tenho 1,81 m e gosto de dirigir com o banco recuado até o fim. Nessa situação só fica 10 cm entre meu banco e o banco traseiro. Espaço suficiente para acomodar apenas as pernas de minha filha de 6 anos. No caso de adulto, tenho que ir com o banco mais pra frente, nesse caso fico meio desconfortável. O banco traseiro rebate sim e inclina também. Gosto de viajar com pouca bagagem, e a mesma vai em cima do cilindro. Como disse, para as minhas necessidades, deu tudo certo. Agora, se as meninas fossem adultas, aí já não daria certo. :)

Márcio Magalhães
14/03/2007, 18:50
Olá,

Curioso isso.

Eu fiz testes com diversos tamanhos de cilindros e a partir de 16m3 eu teria de deslizar um tiquinho para frente o banco traseiro, o que perde a capacidade de rebatê-lo. Conheço um Vitara que não rebate o banco traseiro por causa disso.

Uma solução para não perder o rebatimento do banco não deslizando ele para frente seria tirar um pouco da inclinação do banco traseiro (um ou dois pontos), ou seja, deixá-lo mais na vertical. Eu sentei e não achei confortável.

Fiquei tanto na dúvida por conta disso que deixei de instalar o GNV. Teria economizado uma boa grana já. Agora que ela fugiu, estou me preparando novamente para por o GNV. rs...

E aí, alguém mais que tenha GNV no Vitarinha perdeu ou não o rebatimento do banco traseiro?

[]´s,

laserman
14/03/2007, 20:45
Olá Suzukis,

Acabei de adquirir um vitara v6, 97/97 e pretendo instalar GNV.
Algum jipeiro possui um Vitara V6 com GNV ?

Boa lama,

Fábio Henrique
15/03/2007, 08:01
Demarques muito obrigado pela dica.




Vitara 5p 97.

NeMéZiO
15/03/2007, 11:41
Márcio.

O que eu entendi sobre rebater o banco traseiro é só colocar o encosto na horizontal. Se for colocar o assento e encosto na vertical, isso não o meu não faz. Ok?

Márcio Magalhães
15/03/2007, 18:12
Olá,

É justamente isso! Não é apenas inclinar o encosto... mas rebater todo o banco, incluindo o acento.

Não é que eu use muito, mas as vezes quero levar um troço maior e pesado... outro dia foi saco de cimento! rs...

Acho que vou ter mesmo de optar por não rebater o banco ou por um de 10m3.

[]´s,

Márcio Magalhães
15/03/2007, 18:16
Olá Suzukis,

Acabei de adquirir um vitara v6, 97/97 e pretendo instalar GNV.
Algum jipeiro possui um Vitara V6 com GNV ?

Boa lama,

Olá,

Salvo engano os Vitaras V6 tem sensor MAF... aqui neste mesmo tópico já falarm disso. Por isso cuidado ao instalar o GNV. Tem que ser o com o tal gerenciador eletrônico. Confere direitinho para não ter um dor de cabeça e de bolso!

[]´s,

laserman
15/03/2007, 18:38
Caro Márcio,

Grato pela pronta resposta. Frequento a lista mas em outros tópicos e não encotrei referências qt ao Vitara V6 aqui !
O gerenciador a qual se refere é o variador de avanço ?

Boa lama,


Olá,

Salvo engano os Vitaras V6 tem sensor MAF... aqui neste mesmo tópico já falarm disso. Por isso cuidado ao instalar o GNV. Tem que ser o com o tal gerenciador eletrônico. Confere direitinho para não ter um dor de cabeça e de bolso!

[]´s,

andremubarac
22/03/2007, 15:22
Coloquei um KIT GNV de 21m3 no meu Vitara V6 2.0 24V e ficou muito bom. Ele continuou com muita força e não tem problema de marcha lenta ou falhar quando está frio. O consumo na cidade está 8,5km/m3.

laserman
22/03/2007, 18:23
Meu caro,
uma boa economia ! Qual o ano do seu vitara ? É automático ? Utiliza pneus maiores ?

Boa lama,


Coloquei um KIT GNV de 21m3 no meu Vitara V6 2.0 24V e ficou muito bom. Ele continuou com muita força e não tem problema de marcha lenta ou falhar quando está frio. O consumo na cidade está 8,5km/m3.

andremubarac
23/03/2007, 09:33
Meu caro,
uma boa economia ! Qual o ano do seu vitara ? É automático ? Utiliza pneus maiores ?

Boa lama,

Laserman
O meu Vitara é 1996 mecânico e utilizo pneus Continental 235x70x16, que para entrarem na caixa da roda tive que rebater os para lamas traseiros.
Vou postar as fotos em breve.

andremubarac
23/03/2007, 11:18
Fotos dos dois Vitaras com GNV (o preto é meu e o branco da minha esposa).
Preto: 2.0 V6 24V 1996 – 01 cilindro de 21m3 sem variador – Câmbio mecânico – Pneu 235/70 R16
Branco: 1.6 16V 1995 – 02 cilindros de 10m3 sem variador – Câmbio automático – Pneu 215/70 R15
O GNV do preto foi instalado a 8 meses e está 100%, o do branco foi instalado a 2 dias e está sendo devidamente ajustado.

Seguem as fotos:

laserman
23/03/2007, 17:54
Show de bola !
Vc está com uma boa frota !
Só estou na dúvida de converter o meu devido ele ser automático e calçá-lo com 265/70, o que alongará sua relação, e creio não ser uma boa combinação com o câmbio automático.

Boa lama,


Fotos dos dois Vitaras com GNV (o preto é meu e o branco da minha esposa).
Preto: 2.0 V6 24V 1996 – 01 cilindro de 21m3 sem variador – Câmbio mecânico – Pneu 235/70 R16
Branco: 1.6 16V 1995 – 02 cilindros de 10m3 sem variador – Câmbio automático – Pneu 215/70 R15
O GNV do preto foi instalado a 8 meses e está 100%, o do branco foi instalado a 2 dias e está sendo devidamente ajustado.

Seguem as fotos:

wm8c
02/04/2007, 19:37
tenho um vitara 3P com cilindro de 16m3.Para rebater o banco o truque é correr pra frenre, destravar, inclinar e ir correndo aé liberar.

Se alguém suber o modelo do variador de avanço pro vitara 8V com bobina acoplada no distribuidor eu agradeço.

Márcio Magalhães
02/04/2007, 21:50
Olá,

Não entendi como consegue rebater o banco trazeiro. Assim que se corre para frente ele trava para não rebater!

[]´s,

Daniel Rocha
05/04/2007, 10:18
Galera!!! Blz?
Aproveitando a discusão gostaria de tirar algumas dúvidas???
Estou pensando em trocar o meu Vitara 95MT 3P por um GV 3P... mas estou com estas dúvidas ai...

O GV é bom pra trilha... já ouvi comentários que os Vitaras mais antigos (95-97) são mais robustos e aguentam mais o tranco d trilhar, isso é verdade???? Qdo coloca-se calço d suspensão de 2" no GV fica bom? ou fica normal igual aos vitaras (95-97)? Consigo aproveitar os meus parachoques em chapa de aço no GV (pq os pneus eu vou aproveitar...heheh).
O q vcs me dizem da performace dos GV's em trilhas???

Obrigado d ante-mão!!!
Abrs,

Daniel Rocha
Vitara 95MT - "JUQUINHA"
BHZ/MG

sraposo
07/11/2007, 16:52
Prezados,

Dêem uma olhada nos produtos para GNV e outros da Motor Spice, principalmente o Booster Para GNV, que é essencialmente um variador de avanço que adianta a ignição em até 24 graus e tem modelos para qualquer tipo de motor de ciclo Otto, inclusive com distribuidor com platinado. Veja a página em www.motorspice.com.br e procure o linke de produtos para GNV. Sugiro também ver o filme demostrativo do Booster para GNV em www.motorspice.com.br/boostergnv/boostergnv.htm

Os carros com motor 1.0 que colocaram o booster para GNV costumavam percorrer cerca de 80km (cilindro de 8m3). Depois, passaram a 110, 120km.

Um abraço!

Sérgio

HenriqueJr
08/11/2007, 03:18
Oi Gasoso, sou novato neste forum bem como novo usuario de um Vitara. Preciso muito de sua ajuda pois moro em Parnamirim/RN.

Comprei meu Vitara 94 Auto, a 1 semana, de lá pra cá ja gastei mais de 200 reais em gasolina! Não estou aguentando mais!
Pensei em colocar um GNV mas meu pai tem um Escort 1.8 16v, esse carro era uma maquina até ele instalar GNV, depois desse dia o carro nunca mais foi o mesmo, tá horrivel, passamos a garantia toda indo para a convertedora(Norte Gás) mas não teve jeito!
Ja meu irmao comprou um GOL 1.0 16v com GNV já instalado. O kit foi instalado na TécnoGás, é outra coisa! O carro anda mais no GNV do que na gasolina!!!
Estou decidido a instalar GNV na minha Vitara, mas meu orçamento ta muito restrito por isso estou procurando um kit semi-novo. Gostaria que vc me ajudasse me dando algumas dicas a respeito e se conhecer alguem que queira vender um bom Kit GNV a um preço camarada eu agradeço mais ainda!

Estou esperando ansioso a sua resposta!

[]"s

nanito
08/11/2007, 09:59
Oi Gasoso, sou novato neste forum bem como novo usuario de um Vitara. Preciso muito de sua ajuda pois moro em Parnamirim/RN.

Comprei meu Vitara 94 Auto, a 1 semana, de lá pra cá ja gastei mais de 200 reais em gasolina! Não estou aguentando mais!
Pensei em colocar um GNV mas meu pai tem um Escort 1.8 16v, esse carro era uma maquina até ele instalar GNV, depois desse dia o carro nunca mais foi o mesmo, tá horrivel, passamos a garantia toda indo para a convertedora(Norte Gás) mas não teve jeito!
Ja meu irmao comprou um GOL 1.0 16v com GNV já instalado. O kit foi instalado na TécnoGás, é outra coisa! O carro anda mais no GNV do que na gasolina!!!
Estou decidido a instalar GNV na minha Vitara, mas meu orçamento ta muito restrito por isso estou procurando um kit semi-novo. Gostaria que vc me ajudasse me dando algumas dicas a respeito e se conhecer alguem que queira vender um bom Kit GNV a um preço camarada eu agradeço mais ainda!

Estou esperando ansioso a sua resposta!

[]"s
Cara, eu acho que o Gasoso não é mais membro daqui do fórum, pois abaixo do nickname dele tá escrito "banned" e nunca mais vi respostas "quentinhas" dele aqui no fórum.

Infelizmente sobre a sua dúvida eu não posso ajudar, pois não tenho experiência alguma com GNV. Acredito que se vc ler esse tópico TODO desde o início, 85% das suas dúvidas serão resolvidas.

[]´s

diogoandre
08/11/2007, 11:02
Sérgio, durante muito tempo procurei variador de avanço para o meu GV e não encontrei.

O GV tem não tem distribuidor e tem uma bobina para cada vela, e sensor MAF.

Será que a motor spice teria um variador de avanço para esse motor? tem idéia do preço?

Diogo


Prezados,

Dêem uma olhada nos produtos para GNV e outros da Motor Spice, principalmente o Booster Para GNV, que é essencialmente um variador de avanço que adianta a ignição em até 24 graus e tem modelos para qualquer tipo de motor de ciclo Otto, inclusive com distribuidor com platinado. Veja a página em www.motorspice.com.br e procure o linke de produtos para GNV. Sugiro também ver o filme demostrativo do Booster para GNV em www.motorspice.com.br/boostergnv/boostergnv.htm

Os carros com motor 1.0 que colocaram o booster para GNV costumavam percorrer cerca de 80km (cilindro de 8m3). Depois, passaram a 110, 120km.

Um abraço!

Sérgio

sraposo
08/11/2007, 18:47
Diogo,

Eu não sei se a ignição deste carro é seqüencial (1 cilindro por vez) ou semi-seqüencial (2 cilindros por vez). Você saberia informar isso?

Para o segundo caso, existe versão do Booster para GNV pronta.

Para o primeiro caso, não tenho produto exatamente para ele. Teria que ser desenvolvido e seria mais caro do que o Booster Para GNV para ignição semi-seqüencial. Uma opção tecnicamente viável é usar o Booster Para GNV para ignição semi-seqüencial, mesmo, fazendo com que as bobinas de cilindros gêmeos pulsem simultaneamente.
Implementar um sistema de centelha perdida não é problema. O DIS da Motor Spice (ignição eletrônica direta à prova de água para motores com distribuidor) já implementa isso em motores antigos.

Um abraço!

Sérgio Raposo
Motor Spice electronic devices - alta performance - GNV - off-road - automação veicular
www.motorspice.com.br

Conheça o DIS: ignição eletrônica potente à prova de água para motor com distribuidor!
www.motorspice.com.br/dis/dis.htm

diogoandre
08/11/2007, 18:58
É Sequêncial eu acho... se não me engano a ordem é 1-3-4-2...

sinceramente não entendo muito disso, não entendi a solução que propôs .. se puder dar uma explicada, agradeço ! :)

sou de niterói, apesar de estar morando em Brasília agora...e de vez em quando vou praí de carro....

abs

Diogo

HenriqueJr
10/11/2007, 11:06
Pessoal, preciso muito de ajuda.....
Hoje liguei para varias convertedoras para pegar orçamentos para conversão do meu Sidekick, para minha surpresa, algumas convertedoras informaram que tem que ver meu carro primeiro para verificar se presta(compensa) a instalação de GNV, um deles me informou que tem Vitara/Sidekick que não compensa instalar GNV, disse que alguns apresentam muitos problemas e tals enquanto que outro modelo(do Vitara/Sidekick) fica muito bom, dificilmente apresenta qualquer tipo de problema.
Outra convertedora me informou que nao existe kit completo(Variador de avanço e sensor sonda lambda) para Vitara/Sidekick.
Eu informei que meu carro é um Sidekick 94, 4 portas, com injeção eletronica, 1.6 16V e cambio automatico, mesmo assim disseram que so verificando pessoalmente o carro para ter certeza se presta ou nao!
Moro em Parnamirim/RN, se tiver alguem do RN aqui para me ajudar, melhor ainda, mas qualquer companheiro pode dá dicas!

[]''

sraposo
12/11/2007, 10:20
Diogo,

O ideal mesmo para o caso do teu carro seria o booster com 4 canais. Uma versão especial poderá ser desenvolvida, mas o custo será mais alto do que a versão já existente de 2 canais, própria para uma ignição semi-seqüencial.
A explicação técnica seria uma leitura maçante para você. Assim, parece-me que seria mais prático se você optasse por fazer um teste com a versão de 2 canais quando você estivesse em Niterói, que, provavelmente, propiciará o resultado desejado por um custo menor do que a versão especial; ou escolher encomendar a versão especial.

Um abraço!

Lucas Bona
18/12/2008, 09:27
Olá galera. Sou novo na área 4x4.
Acabei de comprar um Vitara 2p Metal Top 97 e gostaria de saber mais sobre o GNV para saber se vale a pena instalar um kit:
- O consumo realmente cai muito?
- O desempenho do carro fica muito comprometido?
- O que é e para que serve o variador de avanço?
- Quanto custa em média um kit gnv para esse meu modelo?

Bom...essas são minhas dúvidas iniciais...qualquer resposta e outras informações são válidas.

Obrigado!!

alex-comex@hotmail.com
28/12/2008, 16:50
Esses benefícios também se aplicam ao Samurai?
Conhecem alguma informação sobre isso?
Abraços