Ver Versão Completa : início no OFF Road
thiago-nit
29/05/2005, 01:06
Olá off roaders, ainda não tenho jeep, mas estou acompanhando o mundo off road desde 1998 atraves de sites e das revistas 4x4 e Cia / Planeta Off road. Pretendo comprar um jeep em 2005 ou 2006, e preciso me informar de algumas coisas. Eu gosto muito do Samurai, mas eu tenho 1,94 de altura! Vocês podem me informar se eu entro? Preciso de um jeep barato e bom e com manutenção barata. O Samurai seria uma boa escolha o seria melhor um Willys ou Ford?
ricardo sabóia
29/05/2005, 09:11
Olha amigo, 1,94m em um samurai é meio complicado! Já tive dois samurais metal top e te confesso que às vezes tinha vontade de tocar fogo no carro.Você deveria pesquisar com mais calma,dando uma volta se possível no vitara,g.vitara e até no próprio samurai.Nào que o samurai seja ruin,acho ele o melhor jipe para trilhas pela sua robustez,leveza,entre-eixos curto,etc....Mas para se ter um veículo de uso misto,eu com certeza procuraria um vitara ou um g.vitara,eles rodam c/um certo conforto no asfalto,também sào robustos e encaram trilhas também.Só um detalhe: tenho 1,85m e nunca me achei confortável dentro do samurai e olha que passei 2 anos c/94 m.top e 3 anos c/97 também m.top.
Vá devagar,pesquise com calma que com certeza você vai achar uma boa opção.Atualmente estou com um jimny e ele também é pequeno,mas ainda sim é melhor que o samurai em conforto,desempenho e em algumas situações off-road.
Abraços,Ricardo.
ricardo sabóia
29/05/2005, 09:17
"'Ruim mesmo" ficou esse que escrevi (RUIN!!!!!!!!!!!!!).Nào sou nenhum "Professor Pascoale", mas também não sou analfabeto!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Thiago...
Procure um vitara 8v bem conservado (melhor pagar mais por um inteiro, principalmente pois vc naum tem esperiência) de preferência por um com manual (ou compre um, pegue na net, etc...) para vc aprender a lidar com o básico da transmissão.... :roll:
Não te aconselho outros carros... Samurais e outras viaturas são muito diferentes dos carros de passeio principalmente no quisito conforto e praticidade... vc pode acabar se frustando se naum acostumar antes e ai teríamos um amigo a menos por aqui.... :mrgreen: portanto meu conselho (se prestasse eu vendia... :) ) vá de vitara 8v que vc só terá de se acostumar com o consumo... :D
[]s
thiago-nit
29/05/2005, 16:27
Valeu pelas dicas :D :D
Vou pesquisar com mais calma :shock:
Playmobil
29/05/2005, 22:14
Thiago,
Tenho um samuka e 1,9m, e adoro o carro!
É só colocar um alongador no trilho do banco que você dirige com muito espaço.
boa sorte!
Playmobil,
Tenho 1,86m e um samurai... Gostaria de saber onde vc fez/comprou o tal do alongador de trilho... estou tentando achar alguma coisa parecida e não consigo...
[]'s
Em tempo... Tb adoro o meu samuca... é um ótmio carro para trilhas... e o uso normalmente no dia a dia...
[]'s
Playmobil
29/05/2005, 22:53
Cara eu mesmo fiz.
É só arrumar 2 chapas de ferro com uns 6 cm de largura, tirar o banco do motorista e parafusar as chapas no lugar (é preciso entortar a ponta das duas para usar a furação original), desentorta a ponta dos suportes dos bancos, faz a furação e pronto! O Samuka vira um salão...
abs
O Samukka naum é um espetáculo, mas vale a pena, tenho 1,9m.
Inté :lol:
samukanvas
30/05/2005, 14:25
Pode comprar o samuk. Eu tenho 1.82 e vou muuuuuuito bem... é só dar (ops) uma deitada no banco que fica ótimo! De qq forma de samuk ou cj estara muito bem nas trilhas. :wink:
thiago-nit
31/05/2005, 00:20
gostei da idéia do alongador! Agora fiquei mais animado :D
AlemãoRS
31/05/2005, 00:52
A melhor coisa a fazer é andar com todos eles e depois tu decide qual vai ser melhor pra ti, pq jipe é algo muito particular..pelo menos na minha opinião!
Se o problema é espaço, vá de Rural ou Band. Tem espaço de sobra. :mrgreen:
cristiano
31/05/2005, 08:00
Thiago...
Procure um vitara 8v bem conservado (melhor pagar mais por um inteiro, principalmente pois vc naum tem esperiência) de preferência por um com manual (ou compre um, pegue na net, etc...) para vc aprender a lidar com o básico da transmissão.... :roll:
Não te aconselho outros carros... Samurais e outras viaturas são muito diferentes dos carros de passeio principalmente no quisito conforto e praticidade... vc pode acabar se frustando se naum acostumar antes e ai teríamos um amigo a menos por aqui.... :mrgreen: portanto meu conselho (se prestasse eu vendia... :) ) vá de vitara 8v que vc só terá de se acostumar com o consumo... :D
[]s
Senão você não descobre onde abre o capô... :D
ricardo sabóia
31/05/2005, 13:44
A melhor coisa se a fazer, é andar no vitara,samurai,G.vitara,jimny,etc,e decidir com calma qual vai ser mais adequado para o uso.Já vi muita gente compar jipes por impulso e se arrepender pouco tempo depois.Na prática, todos esses que citei são muito parecidos em performance,consumo,off-road, ficando mesmo p/decidir só o preço(G.vitara e Jimny estão numa faixa mais cara) e o que atenda melhor no dia a dia.Lembrando que o samurai e o jimny, são mais "jipes" e foram projetados para aguentar mais abusos que vitata e G.vitara.Portanto mais uma vez, decida com calma :!: :!:
abraços,Ricardo.
Maurício Vitara
31/05/2005, 14:10
Todos aguentam o tranco, apenas um precisa de mais "equipamentos" do que o outro, como no caso do vitara p/ samurai, mas o q decidir será com certeza uma ótima escolha...apenas gosto da sua parte!! O vitara é mais conforto, agora o samurai é mais "duro"!!!....
AlemãoRS
31/05/2005, 14:19
O ponto do fraco do vitara é o diferencial dianteiro, que deve se tomar um pouco de cuidado, principalmente se tirar as rodas do chão, qto ao resto aguenta sem problemas, desde q com uma boa preparação!
Maurício Vitara
31/05/2005, 15:28
O ponto do fraco do vitara é o diferencial dianteiro, que deve se tomar um pouco de cuidado, principalmente se tirar as rodas do chão, qto ao resto aguenta sem problemas, desde q com uma boa preparação!
é verdade, se possível é bom trocar o focinho de a´lumínio do vitara por um de samura, senão acontece conforme a foto abaixo cedida pelo Rafael Reis
ricardo sabóia
31/05/2005, 22:36
Se você não vai fazer trilhas muito radicais,não vai precisar daqueles pneus grandes com "biscoitões", certo :?: Então o dif.dianteiro não vai quebrar :D Pode ir de vitarinha sem medo :!: Só Aumenta um pouco a suspensão,coloca uns pneus um pouco maiores (225/75 ou até 235/75),um bom snorkel se for "mergulhar" e pronto :!: Desse jeito já dá
pra brincar bastante sem comprometer e quase não muda o comportamento dele p/usar no dia a dia :!:
Ricardo, jimny 2001.
thiago-nit
31/05/2005, 23:00
E a Manutenção? Peças de reposição? Existem peças nacionais que podem se adaptar ao Samuka e Vitara? :?:
Maurício Vitara
01/06/2005, 09:07
Não sei como é aí no Rio mas aqui em SP temos diversas oficinas especializadas em Suzukis e até hj encontrei tudo q precisei sem problemas, sou contra adaptações, procuro deixar sua mecânica mais original possível, mas existe diversas peças q podem ser adaptadas, dê uma olhada no site www.suzukioffroad.com.br
Andre Sousa
01/06/2005, 13:56
Tenho 1,93, já guiei um Samuka, uns 3 vitarinhas (3 e 5 portas) e já tive 2 G. Vitara.
Não conseguiria dirigir um Samurai no dia-dia. A questão realmente é de gosto, uso do veículo e um pouco de grana.
Optei pelo G. Vitara pelo conforto - uso o carro diariamente no ir e vir do trabalho. Suspendi o bicho, botei pneus 235, coloquei um snorquel, protetores, etc. que servem muito nem pra trilhas leves - total da fatura = R$ 30 paus.
Não conseguiria dirigir um Samurai no dia-dia. A questão realmente é de gosto, uso do veículo e um pouco de grana.
Pra que isso :?: :?:
Va se metido assim, lá no Rio. :shock:
thiago-nit
10/06/2005, 00:55
Quando escolher o jeep, venderei o meu carro para comprá-lo. Como será o meu únuco veículo, talvez escolha o Vitara 3p manual, após 93(injeção), beleza?
Gostaria de mais uma informação de vocês.
Alguém tem alguma coisa contra o JPX? :lol:
AlemãoRS
10/06/2005, 01:42
Concordo com tua escolha, evita os carburados...no mais, os G.vitara como o do André são melhores na estrada, mas são um pouco mais caros...vai depender da tua grana..
sobre o JPX não conheco o suficiente pra dar minha opinião
Como será o meu únuco veículo, talvez escolha o Vitara 3p manual, após 93(injeção), beleza?
Boa!!! Recomendo!!!
Bom na cidade e encarar trilhas muito bem!!! :twisted:
Alguém tem alguma coisa contra o JPX?
Muitos falam mal do motor XUD, mas tenho um amigo que possui um JPX original com motor XUD, que fala que é só fazer a manutenção em dia e ficar de olho na temperatura. Elel faz trilhas e participa de Raids!!!
[]s