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Ver Versão Completa : Cambio do chevette não esta aguentando o Niva TDI



tiaomsiq
16/06/2011, 00:14
Amigos Niveiros o cambio do Chevette 5M não esta agüentando o Niva TDI (115 CV).
O cambio do Chevette é muito conceituado nas adaptações aqui neste fórum, por sua resistência e custa em torno de R$300,00.
Alguém pode me informar como resolver este problema da quebra?
tiaomsiq@hotmail.com

4X4GARAGE
16/06/2011, 09:00
acho que o seu problema esta sendo a adaptação que foi feita,115cv nao quebra o cambio de chevette nem fud...
[]s

FALOTICVS
16/06/2011, 11:19
acho que o seu problema esta sendo a adaptação que foi feita,115cv nao quebra o cambio de chevette nem fud...
[]s

Prezado, o problema não é a potência e sim o TORQUE dese motor, que é algo brutalmente maior.

A embreagem e as pontas de eixo também sofrem muito !

Abraços !

4X4GARAGE
16/06/2011, 12:25
interessante esse torque ''BRUTAL'',tenho varios amigos meus com pneus 35'' e apturbo e NÃO QUEBRA!!!agora se esse motor é tão forte é melhor colocar um cambio de toyota bandeirantes nele!
[]s

Cursino
16/06/2011, 16:02
Tião, segue manual do cambio CL 2205. Nele tem os limites de torque e potência das várias versões desse câmbio. Porém, concordo com o Garage, com relação à possível problema de adaptação. O que quebra exatamente?

tiaomsiq
16/06/2011, 18:52
Amigo Cursino não consegui abrir o arquivo, envie em PDF.
Grato
tiaomsiq

4X4GARAGE
16/06/2011, 19:14
ta ai!!!em pdf

wltreis
16/06/2011, 20:44
Camaradas estou com problemas para adaptar o trambulador da alavanca de marchas na caixa peugeot que coloquei junto com motor xud em meu Niva , pensei em adaptar a caixa de chevete mas somente se eu conseguir uma flange para o serviço , assim como a que existe para motor AP . Alguem sabe se encontro ? E mais o que postaram acima confere , a caixa do chevete suporta motor ap 2.0 turbo !

tiaomsiq
16/06/2011, 22:06
Amigos niveiros, com as informações que vocês me forneceram deu para perceber que o cambio CL 2205 tem 4 faixas de torques:

1ª=10.8 Kgf.m Chevette 1.0L;
2ª=12.6 Kgf.m Chevette 1.6;
3ª=19 Kgf.m Opala 4CC;
4ª=29.8 Kgf.m Opala 6CC/Bonanza/F1000/A e C 20 (se for diesel só aspirada)
Estou certo?
Meu niva TDI em questão está na faixa de 23Kfgm!
tiaomsiq

tiaomsiq
26/06/2011, 21:16
299078299077
Amigos niveiros hoje tirei o cambio do niva e o abri, outra vez o rolamento do eixo piloto estava moído, resolvi dar mais uma chance para o meu cambio de Chevette $$$$$$.
Acredito que terei que verificar o alinhamento Volante/Flange/Cambio só que é serviço de gente grande, tem que usar relógio comparador e outras técnicas.Alguém aqui do fórum pode me ajudar? Veja fotos

4X4GARAGE
27/06/2011, 15:43
Tiaomsiq foi voce quem fez a flange ligação do motor/cambio?tire em papelao duro um esboço fisico do fundo do motor e da frente do cambio com o furo do piloto,dai vc coloca eles em centro e compara com a sua flange!peguei varios veiculos com erros basicos assim e o seu pode ser um tb!
[]s
edison

tiaomsiq
27/06/2011, 21:18
Amigo 4X4GARAGE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/4x4garage.html) muito grato pelos ensinamentos peço que me ajudem a esclarecer mais uma dúvida: durante as minhas investigações sobre o motivo das quebras constantes do rolamento do eixo piloto do cambio do Chevette no meu NIVA hoje descobri que o furo de lubrificação do rolamento foi entupido de cola. Quem montou foi um conceituado mecânico 4X4 aqui de Guarulhos pergunto: é relevante? Será este o motivo das quebras? Devo informá-lo e pedir o ressarcimento do prejuízo?
Vejam as fotos.
299382 299383 299390

4X4GARAGE
28/06/2011, 21:24
boa noite,Tiao esse furo é do retorno de oleo para o cambio,ele é relevante sim,mas para nao vazar oleo para a embreagem e a circulação de oleo novo no rolamento,porem nao é esse seu problema,voce nao tem mais fotos do estrago das peças?
[]s
edison

tiaomsiq
28/06/2011, 23:58
Não tenho foto do rolamento quebrado, surgiu uma nova dúvida: medi a ponta do eixo piloto e observei que ele sai da capa seca 20mm a profundidade e onde ele encaixa tem 38mm, mandei o torneiro aumentar + 10mm ainda vai ficar 8mm de tolerância.
Pensei que quando se coloca uma flange o cambio fica deslocado para traz aumentando o eixo piloto compensa essa diferença.
Será que é isso mesmo?
Outra coisa, você conhece a história deste suzuky da foto?
Grato Tião
299600

4X4GARAGE
29/06/2011, 08:16
nao abriu nada tiao,e 8mm é muito,pode deixar com 4 a 5mm,pois só o chanfro do piloto da mais de 5mm e pq voce nao traz o rolamento de apoio pra fora ao invez de aumentar o pilloto?
[]s

FALOTICVS
29/06/2011, 18:59
interessante esse torque ''BRUTAL'',tenho varios amigos meus com pneus 35'' e apturbo e NÃO QUEBRA!!!agora se esse motor é tão forte é melhor colocar um cambio de toyota bandeirantes nele!
[]s

Prezado, você conhece a curva de torque do motor 1.9 TDI ? E a do AP (motor do ciclo Otto), mesmo turbinado, você também conhece ?

4X4GARAGE
29/06/2011, 20:06
e vc sabia que se for pra quebrar qq coisa é quebravel!!!
nao falei nada de nao ser indestrutivel e sim que existem varias pessoas que usam em varios veiculos,podrem o caso dele é do eixo piloto,agora se voce nao conhece muito sobre instalações não posso fazer nada,pois ele esta reclamando somente do eixo piloto e nao que arranca dentes ou quebra carreteis ou entalhados!!!
grande []

tiaomsiq
30/06/2011, 00:45
Outra coisa, você conhece a história deste suzuky da foto? 299805

4X4GARAGE
30/06/2011, 10:07
Outra coisa, você conhece a história deste suzuky da foto? 299805

não conheço

alexandre roveri
05/07/2011, 13:30
Conta, pra nois????????????????????????

tiaomsiq
05/07/2011, 19:52
Em primeiro lugar quero informar que continuo tentando acertar o alinhamento do eixo piloto do (CAMBIO DE CHEVETTE NO ATD ELETRÔNICO) meu Niva para evitar as constantes quebras do rolamento.
Dentre outras coisas descobri que a flange esta sem aquelas guias cilíndricas e há um pequeno empeno de 0,3mm (Três décimos de milímetros).
Em segundo lugar quero responder o Alexandre:
Este Godzuki estava em Americana bem pertinho de você.
Vi esta linda história lá no fórum Suzuki
Trata-se do Godzuki de Eduardo Chaves Tucunduva de Americana-SP
É a historia de uma pessoa com persistência e dedicação em busca do seu objetivo e vale para qualquer marca fora de serie.
Vale a pena ver, são 27 páginas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/39761-samurai-godzuki.html

4X4GARAGE
07/07/2011, 10:02
tião,esse empeno de 3 decimos nao é seu problema.
[]s
edison

tiaomsiq
25/07/2011, 01:12
Amigo 4X4GARAGE a flange tinha problemas sim, como você previa. Faltavam os dois pinos guia, alguém tirou porque não conseguiu colocar dois dos cincos parafusos de fixação da flange/motor/cambio, era só ter ajustado os dois furos que teria evitado todos esses problemas. Veja as fotos, estou fazendo conforme você orientou. (25 de Julho de 2011)


303848 303849 303850 303851

303852

4X4GARAGE
30/07/2011, 18:33
ola Tião,como esta indo o serviço?ficou bom?
[]s

tiaomsiq
01/08/2011, 20:28
Olá professor, o niva já esta andando, ainda vai demorar um pouco para voltar à confiança, se não quebrar novamente, aí ficou bom! Agradeço os seus ensinamentos.

4X4GARAGE
09/12/2011, 12:15
e como ficou agora depois de 4 meses?
[]s

tiaomsiq
25/12/2011, 22:13
Amigo Garage desculpe a demora para te responder, acredito que respondi no seu MSN.
O cambio continua rodando, mas não consegui eliminar o barulho de rolamento, quando está no ponto morto.
E o *Cassiano, é seu amigo? Conheça o meu mais novo “Post”: http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/99517-tampa-do-tanque-de-combustivel-para-o-niva-com-chave.html#post1596346 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/99517-tampa-do-tanque-de-combustivel-para-o-niva-com-chave.html#post1596346)
Quero que fique público a minha gratidão pela sua ajuda, “FELIZ *NATAL, AMIGO” 25/12/2011.
Sebastião de Guarulhos

4X4GARAGE
27/12/2011, 15:59
ola tiao,respondi seu tópico sobre a tampa e o cassiano é aqui do meu lado,ta precisando de algo dele?
[]s

Trips
23/07/2014, 14:05
Tiaomsiq foi voce quem fez a flange ligação do motor/cambio?tire em papelao duro um esboço fisico do fundo do motor e da frente do cambio com o furo do piloto,dai vc coloca eles em centro e compara com a sua flange!peguei varios veiculos com erros basicos assim e o seu pode ser um tb!
qq duvida garage4x4@hotmail.com
[]s
edison

Olá 4X4GARAGE, fiz uma adaptação do câmbio do chevette no meu CJ3 51, como tenho motor Go Devil (Continental) eu mesmo tive que fazer a flange de acoplamento entre o câmbio do chevette (5 marchas do marajo 85) e o motor original do willys já que ninguém vende flange para esse motor (Cortei a caixa seca do jeep e utilizei essa parte para encaixar no motor, e a do chevette eu cortei e usei o fundo para encaixar no corpo do cambio ai juntei as duas colocando parafuso e chapa).

Como o motor esta muito bom coloquei a mão na massa para ver no que dava. Coloquei platô novo, disco especifico para encaixar no eixo piloto do chevette e que encaixe no volante do motor, estou usando garfo do opala e rolamento do opala. Acontece que ao sair em 1º marcha ele trepida tudo até começar a andar... quando esta andando não treme porém ao sair com ele começa a trepidar. A ré não trepida. Já desci o câmbio várias vezes e não encontrei nenhum problema aparente. O que me esta deixando preocupado é que seja exatamente a flange que fiz..alinhamento entre o motor e o câmbio... ou seja, algo que devido a centímetros esta me dando esse problema.

Vi sua dica de anos atras de fazer com papelão um esboço. Poderia me explicar melhor? Pelo que entendi, eu pego um papelão e faço a marca do volante do motor é isso? e do câmbio com a flange instalada é isso?

Obrigado,
Trips.

luis buchebuan
28/12/2014, 00:41
eu uso motor diesel peugeot 1,9 com cx chevette , e ela aguenta pouco com diesel , não aguenta o torque , ela aguenta 2,0 gasolina, turbo , mas no diesel com vibraçoes ela não aguenta muito tempo , acaba dando uma manutenção precoce. Esse barulho na lenta acontece com motor diesel , são as engrenagens dela q batem . O Rogério Bacelar tinha me falado isso .