PDA

Ver Versão Completa : Nissan Frontier morrendo com motor frio.



Marcelo Basile
15/06/2011, 20:23
Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

Abraço a todos que puderem contribuir,

Marcelo

Kedson Pereira
17/02/2013, 13:37
Boa tarde amigo,

Estou com o mesmo problema, literalmente o mesmo, a minha Frontier também é SEL. Você já achou a solução?


Desde já muito obrigado.
Kedson Pereira
Frontier SEL
web@m3mediadigital.com.br
(84) 8835-0101


Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

Abraço a todos que puderem contribuir,

Marcelo

wylles27da
17/02/2013, 20:49
Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

Abraço a todos que puderem contribuir,

Marcelo

Relutei por dois anos em isolar esse sistema EGR, mas depois de ter que limpá-lo duas vezes e por ultimo agora os bicos injetores estarem todos carbonizados com o carro soltando fumaça preta e rodando menos de 6 km/l, depois de perder uma turbina apesar de usar sempre filtros e fluidos novos dentro dos prazos do manual, considerando também que virou moda no mundo inteiro isolar o EGR; resolvi de vez isolar o EGR também.

Por enquanto estou em fase de testes e no fim do ano se tudo correr bem vou abrir o sistema pra ver como ficou. Parece haver uma lógica que se um veículo reaproveita gazes sujos que em tese eram pra ser eliminados pelo escapamento, provavelmente vai gerar problemas a longo prazo ou no mínimo muito gasto com manutenções repetitivas de limpezas e descarbonização.

Tomara que eu tenha sorte nisso, mas se alguém já fez e se deu mal, gostaria de ouvir seu relato.

alexmar
05/12/2013, 23:43
Relutei por dois anos em isolar esse sistema EGR, mas depois de ter que limpá-lo duas vezes e por ultimo agora os bicos injetores estarem todos carbonizados com o carro soltando fumaça preta e rodando menos de 6 km/l, depois de perder uma turbina apesar de usar sempre filtros e fluidos novos dentro dos prazos do manual, considerando também que virou moda no mundo inteiro isolar o EGR; resolvi de vez isolar o EGR também.

Por enquanto estou em fase de testes e no fim do ano se tudo correr bem vou abrir o sistema pra ver como ficou. Parece haver uma lógica que se um veículo reaproveita gazes sujos que em tese eram pra ser eliminados pelo escapamento, provavelmente vai gerar problemas a longo prazo ou no mínimo muito gasto com manutenções repetitivas de limpezas e descarbonização.

Tomara que eu tenha sorte nisso, mas se alguém já fez e se deu mal, gostaria de ouvir seu relato.

Olá, gostaria de saber como está sua caminhonete depois q isolou a Egr. Na concessionária eles não fazem , gostaria de algumas dicas , posso te ligar ?

Att Alex
alex@alexmar.com.br

Milton C.
06/12/2013, 07:10
Olá, gostaria de saber como está sua caminhonete depois q isolou a Egr. Na concessionária eles não fazem , gostaria de algumas dicas , posso te ligar ?

Att Alex
alex@alexmar.com.br


Alex, dê uma olhada neste tópico, talvez ajude!

Abraços!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/102998-eliminando-o-egr-na-frontier.html

marcelo dantas
30/12/2013, 15:11
Boa tarde
gostaria de saber quem ja eliminou essa valvula e se esta tudo bem .na minha ela deu um super aquecimento,queimou junta de cabeçote,rachou o cabeçote ,tive que trocar o cabeçote ,fundiu a turbina que ja vinha com muita fmaça e perca de força.agora apos montar tudo,troca de oleo e filtro ,ela nao pegou de manha ,fomos ver descobrimos que essa valvula egr estava bloqueando tudo .
O meu email para contato
staluziamd03@hotmail.com
meu nome :marcelo dantas







olá, gostaria de saber como está sua caminhonete depois q isolou a egr. Na concessionária eles não fazem , gostaria de algumas dicas , posso te ligar ?

Att alex
alex@alexmar.com.br

wylles27da
31/12/2013, 00:36
Boa tarde
gostaria de saber quem ja eliminou essa valvula e se esta tudo bem .na minha ela deu um super aquecimento,queimou junta de cabeçote,rachou o cabeçote ,tive que trocar o cabeçote ,fundiu a turbina que ja vinha com muita fmaça e perca de força.agora apos montar tudo,troca de oleo e filtro ,ela nao pegou de manha ,fomos ver descobrimos que essa valvula egr estava bloqueando tudo .
O meu email para contato
staluziamd03@hotmail.com
meu nome :marcelo dantas

Ola Marcelo, ao bloquear o EGR você fez conforme foi ensinado no forum com fotos e orientação e tudo? Tome cuidado, pois o superaquecimento é resultado de vários fatores( dê uma pesquisada), acho que até turbina fraca gera isso, pois é ela que joga ar para o sistema, mas tem outras causas mais sérias. Receba opinião de quem já isolou o EGR, pois a concessionária vai usar essa desculpa esfarrapada para não ter que procurar o real problema. Acho que se isolar o EGR corretamente fosse problema, então já existiria muitos relatos no Forum 4X4.

Mas seguindo o meu exemplo que tenho uma SEL A/T 2008, isolar o EGR não me causou nenhum transtorno ou benefício ( a não ser o EGR sempre limpo). O sensor de aquecimento do motor esta sempre estável. Então se você isolou corretamente o EGR, eu tenho certeza que essa não foi a causa do seu problema. Se estou errado gostaria de saber de experiências que contestem isso.

wylles27da
31/12/2013, 00:45
Ola Marcelo, ao bloquear o EGR você fez conforme foi ensinado no forum com fotos e orientação e tudo? Tome cuidado, pois o superaquecimento é resultado de vários fatores( dê uma pesquisada), acho que até turbina fraca gera isso, pois é ela que joga ar para o sistema, mas tem outras causas mais sérias. Receba opinião de quem já isolou o EGR, pois a concessionária vai usar essa desculpa esfarrapada para não ter que procurar o real problema. Acho que se isolar o EGR corretamente fosse problema, então já existiria muitos relatos no Forum 4X4.

Mas seguindo o meu exemplo que tenho uma SEL A/T 2008, isolar o EGR não me causou nenhum transtorno ou benefício ( a não ser o EGR sempre limpo). O sensor de aquecimento do motor esta sempre estável. Então se você isolou corretamente o EGR, eu tenho certeza que essa não foi a causa do seu problema. Se estou errado gostaria de saber de experiências que contestem isso.

Entendi o que você quis dizer, o EGR estava com problemas e deu superaquecimento. Certo, então não adianta isolá-lo depois que ele já apresentou problemas, pois isolá-lo só significa que o ar que sai para o escapamento não passará mais por ele, mas o carro vai sempre reconhecer que ele está com problemas.
Meu jeito de pensar é que esses gases reaproveitados são sujos e quanto passam pelo EGR, eles o sujam até danificá-los. Como eu não queria mais ter que ficar limpando essa peça, resolvi isolá-la de vez.

EDSONSANTOS
01/12/2014, 18:47
Cara!!!! A minha sel 2008 começou demorando a funcionar com motor frio,agora nao funciona de maneira nenhuma o mecanico acha que sao os bicos, ja que no aparelho nao apresentou defeito algum. Alguem tem alguma dica?

Petterventura
01/12/2014, 21:57
Cara!!!! A minha sel 2008 começou demorando a funcionar com motor frio,agora nao funciona de maneira nenhuma o mecanico acha que sao os bicos, ja que no aparelho nao apresentou defeito algum. Alguem tem alguma dica?

Amigo tenho uma sel 2008 . a minha começo com esse defeito levei hoje pra oficina e descobri era o caninho do sensor egr rachado e o sensor de rotaçao ! so isso

EDSONSANTOS
10/02/2015, 20:02
cara!!!! A minha sel 2008 começou demorando a funcionar com motor frio,agora nao funciona de maneira nenhuma o mecanico acha que sao os bicos, ja que no aparelho nao apresentou defeito algum. Alguem tem alguma dica?
resolvido: O problema era o motor fora do ponto causado por defeito no
tensor hidraulico da corrente de comando.

moreira18525
11/03/2015, 16:03
Boa tarde a todos.

Tenho uma Frontier 2007/2008 SEL, acendeu a luz da injeção eletrônica e foi detectado problema na EGR. Já foi feito regulagem dos bicos e até limpeza no TQ de combustível, além de troca de filtros. Passado três meses, o problema voltou a aparecer. Porém, dessa vez houve perda considerável de potência. Gostaria de saber com alguém que tenha isolado essa válvula se a indicação de luz da injeção eletrônica apaga, pois em conversa com mecânicos, foi-me dito que o sinal permanece aceso. Dessa forma, se acaso ocorrer outra falha no sistema, com esta indicação já acesa, não será detectado o novo problema. Alguém pode me ajudar?

Dog Master
11/03/2015, 16:12
Acompanhando...:pipoca:

jbsa176
06/05/2015, 19:23
O mesmo aconteceu comigo na ultima semana. Tenho uma Pathfinder 2008. Meu Mecanico nao pestanejou. Isolou o sistema. Vamos ver o que o futuro nos espera. Se alguem já tiver mais informações, fineza postar.

jbsa176
17/05/2015, 11:05
O mesmo aconteceu comigo na ultima semana. Tenho uma Pathfinder 2008. Meu Mecanico nao pestanejou. Isolou o sistema. Vamos ver o que o futuro nos espera. Se alguem já tiver mais informações, fineza postar.

Já estou com quinze dias da válvula EGR isolada e tudo estava muito bem. Ontem, numa viagem por uma região de serra, ao apertar o acelerador para manter a velocidade na subida o indicador de temperatura começou a subir rapidamente. Tirei o pé e ele imediatamente voltou ao normal. Apertei o pé novamente e tudo voltou a acontecer. Cheguei em casa e abri o capô. Notei que havia respingos de óleo (ou graxa) perto da mangueira de saída do motor, com respingos na tampa de plastico e no teto do capô. Liguei para meu mecânico e ele levantou a hipótese de a Mangueira de Admissão, depois de quente e sob pressão do motor, murchar toda, impedindo a entrada do ar. Isso elevaria a temperatura e quando eu tirasse o pé a pressão diminuiria e a mangueira voltaria ao normal. Mas e os respingos de óleo? De onde vem? O que pode ter ocorrido? Alguém já passou por essa situação? Qual o problema e como resolver?

Rubens Amaral
18/05/2015, 10:39
Já estou com quinze dias da válvula EGR isolada e tudo estava muito bem. Ontem, numa viagem por uma região de serra, ao apertar o acelerador para manter a velocidade na subida o indicador de temperatura começou a subir rapidamente. Tirei o pé e ele imediatamente voltou ao normal. Apertei o pé novamente e tudo voltou a acontecer. Cheguei em casa e abri o capô. Notei que havia respingos de óleo (ou graxa) perto da mangueira de saída do motor, com respingos na tampa de plastico e no teto do capô. Liguei para meu mecânico e ele levantou a hipótese de a Mangueira de Admissão, depois de quente e sob pressão do motor, murchar toda, impedindo a entrada do ar. Isso elevaria a temperatura e quando eu tirasse o pé a pressão diminuiria e a mangueira voltaria ao normal. Mas e os respingos de óleo? De onde vem? O que pode ter ocorrido? Alguém já passou por essa situação? Qual o problema e como resolver?


Bom dia Jbsa!

Bom com relação a temperatura o meu mecânico já me disse que isolando a EGR corre o risco da temperatura subir em uso severo, em relação a mangueira e só você abrir o capo pedir alguém para acelerar até os 3500 rpm e olhar se a mangueira expandi ou murcha, talvez seja isso mas acho difícil pois quando aumenta a pressão a tendencia e da mangueira expandir! Em relação aos respingos de óleo vem da turbina, talvez quando ele colocou a mangueira ficou frouxa e vaza pela emenda da abraçadeira isso eu já vi acontecer. de uma olhada em relação a temperatura e bom evitar estes superaquecimento ainda mais em veículos diesel eletrônicos!

Abraço

betodinha
15/07/2015, 17:37
ola Marcelo gostaria de saber se você já resolveu o problema da sua frontier ficar morrendo, pois estou com o mesmo problema e ainda não achei a solução grato Alberto

Nedilson
14/08/2015, 10:58
Bom dia.Tenho uma Pathifinder 2008 (frontier sel)
Ligo o carro ela pega bem, porem logo em seguida ela apaga, isso com ela fria.Quando aquecida trabalha na lenta uns 2 minutos e também apaga.Sé acontece com o carro na lenta, quando estou parado, quando em movimento não acontece.
Alguém poderia me ajudar?

Rubens Amaral
14/08/2015, 11:45
Bom dia.Tenho uma Pathifinder 2008 (frontier sel)
Ligo o carro ela pega bem, porem logo em seguida ela apaga, isso com ela fria.Quando aquecida trabalha na lenta uns 2 minutos e também apaga.Sé acontece com o carro na lenta, quando estou parado, quando em movimento não acontece.
Alguém poderia me ajudar?


Bom dia Nedilson

Você já trocou os 2 filtros de combustível é o de ar? Se trocou são os originais "NISSAN"?
Estes veículos não aceitam muito bem os filtros de outras marcas!
Outra problema que sempre causa isto sujeira corpo da borboleta TBI podem estar esteja sujos!

Outros foristas aqui bem entendido que possa te ajudar melhor!

Nedilson
14/08/2015, 16:00
Grato pela informação Rubens.Os filtros já foram trocados e são originais.Vou verificar se já foi limpo o TBI, pois o mecânico já está trabalhando nela a 3 dias e todas as medições que fez estavam corretas.

pedroalbra
04/10/2015, 10:54
resolvido: O problema era o mo
tensor hidraulico da corrente de comando.
Tenho uma Frontier SL aut 2013 e subtamente parou em plena BR101,nem sequer sinal de ignição,levada a uma oficina de um amigo,claro rebocada, ao tentar acesso a corrente de comando,caiu uma peça plastica,isso após verificado filtro,combustível e bateria.Segunda feira,vou levar a uma oficina especializada em motores Diesel e ver o que realmente aconteceu.

IURY ATILA
21/11/2015, 14:32
Olá Marcelo, tudo bem ?

Tenho uma Frontier SEL 2008 que está apresentando o mesmo problema que você descreveu. Gostaria que me informasse como resolveu o problema.

Agradeço muito pela atenção.

EMAIL: iuryatila@gmail.com



Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

Abraço a todos que puderem contribuir,

Marcelo

IURY ATILA
21/11/2015, 14:41
Olá boa tarde. Estou com o mesmo problema no meu veículo, você encontrou a solução ?

motosgiba
27/11/2015, 13:04
Já estou com quinze dias da válvula EGR isolada e tudo estava muito bem. Ontem, numa viagem por uma região de serra, ao apertar o acelerador para manter a velocidade na subida o indicador de temperatura começou a subir rapidamente. Tirei o pé e ele imediatamente voltou ao normal. Apertei o pé novamente e tudo voltou a acontecer. Cheguei em casa e abri o capô. Notei que havia respingos de óleo (ou graxa) perto da mangueira de saída do motor, com respingos na tampa de plastico e no teto do capô. Liguei para meu mecânico e ele levantou a hipótese de a Mangueira de Admissão, depois de quente e sob pressão do motor, murchar toda, impedindo a entrada do ar. Isso elevaria a temperatura e quando eu tirasse o pé a pressão diminuiria e a mangueira voltaria ao normal. Mas e os respingos de óleo? De onde vem? O que pode ter ocorrido? Alguém já passou por essa situação? Qual o problema e como resolver?



boa tarde
tive um problema parecido em uma S10 de esquentar em subidas e se tirava o pé do acelerador a temperatura baixava esse ligava o ar condicionado também subia a temperatura ,e ,era a ventoinha viscosa que não conseguia fazer mais o trabalho direito foi substituir ela, e resolveu .
Em relação a válvula EGR eu estou a quase 2 anos com ela isolada e nade de problema , isto que isolei ela sem ter problema nela, isolei com experiência de uma Hilux que também fazia fumaça isolei andei anos e vendi assim.

JRODOLFOS
27/01/2016, 13:29
Marcelo, boa tarde.
Muito bom que vc tenha colocado este post aqui.
Tenho uma Frontier igual a sua. Recentemente tive alguns problemas também como perda de potência, fumaça e tal.
Na oficina fizemos vários testes, tentando não gastar com peças desnecessariamente. Retiramos o catalizador e limpamos por completo e toquei filtro de combustível. Verificamos mangueiras e mangotes procurando algum furo, testamos o atuador do sistema de geometria variável da turbina, mas estava okay.
Em determinado momento achamos que poderia ser a turbina, então levei em um especialista que trocou o eixo rotativo pois havia uma pequena folga. Recolocamos a turbina e pouco mudou. No scanner não aparecia nada sobre a válvula EGR, mas tive que isolá-la para que o motor funcionasse corretamente. Agora a Frontier está legal, sem sair fumaça mesmo quando piso fundo no pedal.
Como a EGR é cara e não compromete o funcionamento, vou deixar para trocá-la daqui uns dias.
Espero que possa ter ajudado.


Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

Abraço a todos que puderem contribuir,

Marcelo

Eli Campelo
28/01/2016, 12:09
Tenho uma frontier attack ano 2012, com vários problemas, inclusive de perca de potencia, isso vem ocorrendo desde os 10 mil, hoje ela esta com 70 mil km, e a perca de potencia é gritante, não tendo condições de andar, levei ela na revendedora, e depois de muito tentarem vieram me apresentar um orçamento de um total de 13 mil, dizendo que teriam que trocar filtro depurador de gases, o que achei um absurdo, sendo que a mesma encontra-se em garantia, isso é uma grande falta de respeito para com o consumidor, gostaria de saber se alguns dos colegas tiveram o mesmo diagnostico ?, e como resolveram?

Sergio c
29/01/2016, 21:17
Eu tenho tb uma ATTACK 2012, mas não tive esse problema. Pergunta aos mais entendidos, a 2012, que não é obrigada a usar o diesel S10, tem o tal de DPF, catalisador e outras encrencas?????

enricof18
04/02/2016, 20:45
Amigos, fui mecânico da Nissan por dois anos, hoje tenho oficina própria e atendo muitas Frontiers D40. Gostaria de poder contribuir com os colegas sobre alguns aspectos.

Primeiramente, o bloqueio da EGR nas Frontier D40 YD25K2 (2008 até 2012) é totalmente seguro e recomendo que o façam o quanto antes! Se feito corretamente não irá em hipótese nenhuma acarretar em superaquecimento, falhas ou desgaste de componentes. É interessante salientarmos que o sistema EGR, composto pelo tubo EGR e pela válvula EGR, fica naturalmente bloqueado em determinadas situações, como por exemplo quando dirigimos com o acelerador totalmente pressionado, nessa situação por exemplo, a ECM entende que o condutor precisa de toda potência disponível, aciona a válvula da EGR para que ela feche a passagem dos gases de escape pelo tubo EGR, forçando com isso que todos os gases de escape passem pelo turbocompressor, gerando mais pressão e mais potência. Então o tubo EGR ficar "bloqueado" é normal para o motor e já está previsto isso em alguma situações pela ECM. O tubo EGR em sua porção central tem a passagem de líquido de arrefecimento e é muito comum que esse tubo apresente uma fissura interna, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para o escape ou admissão, fazendo com que o motor superaqueça. Também na válvula EGR há a passagem de fluido de arrefecimento para refrigerar o atuador elétrico da válvula, e em algumas raras ocasiões, pode haver uma falha na vedação e o fluido de arrefecimento ser admitido pelo motor, e também com isso provocar o superaquecimento. Para evitar as duas situações acima, além de promover uma vida útil maior ao motor, diminuindo muito a carbonização interna, o bloqueio da EGR é válido. A maneira correta de se executar o serviço é retirando TOTALMENTE o tubo EGR, retirar também a válvula EGR, fabricar dois tampões com o formato exato das juntas que ficam entre a válvula EGR e o coletor de admissão e entre o tubo EGR e o coletor de escape. Com isso, não irá passar gases de escape pelo tubo EGR, e assim o serviço é totalmente seguro. O que muitos fazem é bloquear o tubo EGR apenas antes da válvula EGR, e com isso alguns problemas acontecem. O primeiro é que a pressão dos gases de escape fica acumulada na região central do tubo da EGR, aumentando as chances de uma fissura interna no tubo, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para os gases de escape e/ou passagem dos gases de escape para o sistema de arrefecimento, o que provoca superaquecimento, ou então a concentração de pressão na porção central do tubo EGR também provoca elevação da temperatura do fluido de arrefecimento. Por isso o tubo deve ser bloqueado em suas duas extremidades.

Já o bloqueio da EGR nas Frontier YD25K3 (2012/13 em diante) não é recomendado, embora o princípio de funcionamento seja o mesmo, e teoricamente funcionaria da mesma forma que na YD25K2. O problema é que nesse modelo mais novo, há vários sensores após a turbina, são 3 de temperatura dos gases de escape e uma tomada de pressão entre o filtro DPF. O maior risco de bloqueio da EGR nesse modelo, é de queimar o sensor de temperatura EGT1, que fica logo após o turbocompressor. Esse sensor EGT1 já está no 4º modelo, pois antes queimava em situações normais de condução, quando a temperatura dos gases de escape se elevava a um patamar um pouco superior ao normal, como por exemplo, trafegar com o acelerador totalmente pressionado, ou com filtro de ar e/ou combustível sujos. Quando esse sensor EGT1 queima, a luz de injeção acende no painel e o veículo perde potência. Portanto, bloquear a EGR no modelo mais novo irá aumentar a carga térmica no sensor EGT1, o que pode provocar a queima desse sensor e posterior problema com perda de potência.

Os benefícios do bloqueio da EGR são a economia de combustível, em alguns casos confirmados de meus clientes, em até 10%, e uma sensibilidade que o veículo tem respostas mais prontas no acelerador, já que todos os gases de escape, em qualquer situação, irão passar obrigatoriamente pelo turbocompressor. Portanto, quem não bloqueou, bloqueie, e façam como eu relatei acima que não haverá nenhum problema. Para quem tem o modelo mais novo, em breve estarei fazendo testes sobre a viabilidade do bloqueio nesse motor, e assim que possível, postarei as conclusões.

Sobre quem teve problemas com o filtro DPF, e recebeu da concessionária a notícia de que seu filtro DPF teria que ser trocado, em alguns casos, isso é realmente necessário. O filtro DPF pode ter entupimento quando rodamos com diesel sujo/contaminado, com filtro de combustível sujo, com filtro de ar sujo, quando um ou mais bicos injetores apresentam uma vazão acima do normal, quando rodamos com diesel comum, onde o certo era rodar com o diesel S50 ou S10 ou quando rodamos sempre com o motor frio, em trajetos curtos. Em todos os casos mencionados acima, há mistura rica, e com isso uma grande quantidade de fuligem é gerada pelo motor. Com isso, o filtro DPF vai se obstruindo cada vez mais, aumentando sua pressão interna, até um patamar onde a luz de injeção é acesa no painel e o veículo perde potência. Quem mede essa pressão, é um sensor que fica atrás do atuador do ABS, esse sensor recebe duas mangueiras que vão em duas tomadas de pressão do filtro DPF, uma antes dele, e a outra depois. Ou seja, esse sensor mede a DIFERENÇA DE PRESSÃO entre essas duas tomadas. Quando essa diferença de pressão sobe para um patamar acima do tolerável pela ECM, a luz de injeção é acesa e o veículo perde potência. O próprio veículo admite em certas ocasiões uma estratégia para limpar o filtro DPF, injetando combustível na fase de escape de cada cilindro, fazendo com que esse combustível "queime" junto com o carvão aglomerado no DPF, fazendo com que o mesmo seja desobstruído. Quando a obstrução é muito grande, é necessário fazer tal procedimento na concessionária com o auxílio do Scanner da montadora, onde o procedimento completo leva 75 minutos e é obrigatória a troca de óleo após esse procedimento. Em casos extremos, mesmo após duas ou três regenerações, o filtro não é desobstruído, e sua troca é necessária. Para evitar que o DPF seja obstruído, portanto, devemos abastecer o veículo sempre com diesel S10 ou S50, rodar sempre com filtros de ar e de combustível em perfeito estado, não trafegar em trajetos curtos que não sejam suficientes para elevar a temperatura do motor para seu patamar normal de trabalho.

Bom, espero ter contribuído com os colegas, se precisarem podem entrar em contato comigo pelo meu e-mail: enricof18@hotmail.com

Um abraço a todos!

Fred Miranda
04/02/2016, 22:05
enricof18

que show de explanação sobre o assunto EGR e DPF. Parabéns

Sempre que possível nos abasteça de informações.

E por falar em informação, tenho uma dúvida:
Já ouvi pessoas dizendo que é possível retirar o DPF e colocar um emulador enganando a central, com isso o veículo não mais terá a chatice de ter que andar somente por percursos longos para elevar a temperatura, como os gases apssarão mais livres, ganha-se potência.

Isso procede?

enricof18
05/02/2016, 09:09
enricof18

que show de explanação sobre o assunto EGR e DPF. Parabéns

Sempre que possível nos abasteça de informações.

E por falar em informação, tenho uma dúvida:
Já ouvi pessoas dizendo que é possível retirar o DPF e colocar um emulador enganando a central, com isso o veículo não mais terá a chatice de ter que andar somente por percursos longos para elevar a temperatura, como os gases apssarão mais livres, ganha-se potência.

Isso procede?

Fred Miranda, nunca fiz esse procedimento nem conheço quem o faça aqui na minha região, eu mesmo sou avesso a esse tipo de solução pois é um algo a mais que você coloca no carro que pode vir a dar problema. Mas em teoria é totalmente possível sim. Da mesma forma que é possível enganar a central quando um sensor EGT queima, colocando um resistor em série com o sensor, para que a central leia um valor de tensão dentro da faixa tolerável. No caso do DPF, teríamos que nos preocupar com 3 sensores, o EGT1, o EGT2 e o EGT3, os dois últimos vão mais próximos do DFP, enquanto o primeiro fica na saída do turbocompressor. Além desses três sensores de temperatura, também devemos nos preocupar com o sensor de pressão do DPF. Bom, quando retiramos o miolo do DPF, a velocidade dos gases de escape aumenta um pouco por conta da diminuição da restrição interna, com isso todos os sensores de temperatura irão registrar valores consideravelmente menores, e o sensor de pressão também. Quando está tudo OK com o DPF, o sensor de pressão marca entre 0,5 e 1,5 KPA na marcha lenta e até no máximo 20~25 KPA em aceleração plena. Esse emulador tem que registrar isso, juntamente com os valores de temperatura dos sensores EGT, senão ou a central pode acusar alguma falha, ou pode mudar a injeção de combustível, deixando o veículo mais fraco ou consumindo mais combustível.

Mas minha dica é a seguinte, trafegue com o veículo com a revisão em dia, não use filtros paralelos, pois eu digo com propriedade, filtros de marcas mais comuns saturam muito mais rápido que os originais ou de marcas mais conceituadas. Por exemplo, seguindo o manual de revisão, a cada 20 mil km se troca os filtros de ar e de combustível das YD25K3. Filtros paralelos saturam muito antes disso, aqui na minha região (Rio Verde - GO), esses filtros chegam nos 15 mil KM já totalmente saturados, fazendo com que o motor gere muito mais fuligem, e essa fuligem vai entupindo o DPF. Se rodar com diesel certo, limpo, com filtros em dia, você não terá problemas com o DPF, no máximo vai precisar de uma regeneração a cada 2 anos, quando muito. Na concessionária em que eu trabalhava, passava uma média de 5 a 8 Frontiers por dia, e era raro o dia que eu não tinha que fazer uma regeneração do DPF, quando eu ia averiguar, o filtro de ar estava todo entupido, o combustível era contaminado com água, ou era diesel comum, etc, daí não tem jeito mesmo, o DPF entope!

Sergio c
05/02/2016, 09:37
Enrico, muito obrigado pelas dicas e se puder esclarecer, tenho uma Attack 2012, e não é obrigatório o uso do diesel s10, sempre utilizei o s500. A minha está com 76.000km, com a EGR ligada, não tive problemas, vc recomendaria usar o s10 por ser mais puro? Um abraço.

enricof18
05/02/2016, 12:05
Enrico, muito obrigado pelas dicas e se puder esclarecer, tenho uma Attack 2012, e não é obrigatório o uso do diesel s10, sempre utilizei o s500. A minha está com 76.000km, com a EGR ligada, não tive problemas, vc recomendaria usar o s10 por ser mais puro? Um abraço.

Sergio, você pode continuar a rodar com o diesel s500, só atente para a qualidade desse diesel, na minha região tem muitos problemas com contaminação desse diesel, proposital ou acidental, onde eu recebo muitas caminhonetes com o diesel contaminado com água, principalmente. Como sua Frontier não tem o filtro DPF, não tem problema você rodar com o diesel s500 se ele estiver limpo e os filtros trocados dentro da km recomendada.

Sergio c
05/02/2016, 15:37
Obrigado pelos esclarecimentos Enrico, um abraço.

Fernando Rio Grande do Su
15/02/2016, 00:56
Prezado Enrico,
tenho frontier SEL 2007/08 que apresentou algumas vezes perda de potência... em algumas, a perda foi severa e noutras nem tanto... teve uma situação que ela chegou a apagar. Durante um ano foram umas seis vezes... o estranho é que na grande maioria delas, bastava deligar e religar que desaparecia o problema...
Tu pisa e a aceleração não corresponde... em duas vezes, mesmo pisando tudo, foi caindo caindo...até ficar em primeira marcha e na lenta... noutras situações, deu umas engasgadas com perda parcial caindo de 2500 pra 1800 a 1500 giros...
Moro em região meio fraca de mecânica... tenho receio de começar a trocar um monte de peça e não resolver o problema... e a concessionária mais próxima fica há 300km...
Que podes dizer sobre esse meu caso?
(faz um ano que tenho a camionete)


Amigos, fui mecânico da Nissan por dois anos, hoje tenho oficina própria e atendo muitas Frontiers D40. Gostaria de poder contribuir com os colegas sobre alguns aspectos.

Primeiramente, o bloqueio da EGR nas Frontier D40 YD25K2 (2008 até 2012) é totalmente seguro e recomendo que o façam o quanto antes! Se feito corretamente não irá em hipótese nenhuma acarretar em superaquecimento, falhas ou desgaste de componentes. É interessante salientarmos que o sistema EGR, composto pelo tubo EGR e pela válvula EGR, fica naturalmente bloqueado em determinadas situações, como por exemplo quando dirigimos com o acelerador totalmente pressionado, nessa situação por exemplo, a ECM entende que o condutor precisa de toda potência disponível, aciona a válvula da EGR para que ela feche a passagem dos gases de escape pelo tubo EGR, forçando com isso que todos os gases de escape passem pelo turbocompressor, gerando mais pressão e mais potência. Então o tubo EGR ficar "bloqueado" é normal para o motor e já está previsto isso em alguma situações pela ECM. O tubo EGR em sua porção central tem a passagem de líquido de arrefecimento e é muito comum que esse tubo apresente uma fissura interna, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para o escape ou admissão, fazendo com que o motor superaqueça. Também na válvula EGR há a passagem de fluido de arrefecimento para refrigerar o atuador elétrico da válvula, e em algumas raras ocasiões, pode haver uma falha na vedação e o fluido de arrefecimento ser admitido pelo motor, e também com isso provocar o superaquecimento. Para evitar as duas situações acima, além de promover uma vida útil maior ao motor, diminuindo muito a carbonização interna, o bloqueio da EGR é válido. A maneira correta de se executar o serviço é retirando TOTALMENTE o tubo EGR, retirar também a válvula EGR, fabricar dois tampões com o formato exato das juntas que ficam entre a válvula EGR e o coletor de admissão e entre o tubo EGR e o coletor de escape. Com isso, não irá passar gases de escape pelo tubo EGR, e assim o serviço é totalmente seguro. O que muitos fazem é bloquear o tubo EGR apenas antes da válvula EGR, e com isso alguns problemas acontecem. O primeiro é que a pressão dos gases de escape fica acumulada na região central do tubo da EGR, aumentando as chances de uma fissura interna no tubo, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para os gases de escape e/ou passagem dos gases de escape para o sistema de arrefecimento, o que provoca superaquecimento, ou então a concentração de pressão na porção central do tubo EGR também provoca elevação da temperatura do fluido de arrefecimento. Por isso o tubo deve ser bloqueado em suas duas extremidades.

Já o bloqueio da EGR nas Frontier YD25K3 (2012/13 em diante) não é recomendado, embora o princípio de funcionamento seja o mesmo, e teoricamente funcionaria da mesma forma que na YD25K2. O problema é que nesse modelo mais novo, há vários sensores após a turbina, são 3 de temperatura dos gases de escape e uma tomada de pressão entre o filtro DPF. O maior risco de bloqueio da EGR nesse modelo, é de queimar o sensor de temperatura EGT1, que fica logo após o turbocompressor. Esse sensor EGT1 já está no 4º modelo, pois antes queimava em situações normais de condução, quando a temperatura dos gases de escape se elevava a um patamar um pouco superior ao normal, como por exemplo, trafegar com o acelerador totalmente pressionado, ou com filtro de ar e/ou combustível sujos. Quando esse sensor EGT1 queima, a luz de injeção acende no painel e o veículo perde potência. Portanto, bloquear a EGR no modelo mais novo irá aumentar a carga térmica no sensor EGT1, o que pode provocar a queima desse sensor e posterior problema com perda de potência.

Os benefícios do bloqueio da EGR são a economia de combustível, em alguns casos confirmados de meus clientes, em até 10%, e uma sensibilidade que o veículo tem respostas mais prontas no acelerador, já que todos os gases de escape, em qualquer situação, irão passar obrigatoriamente pelo turbocompressor. Portanto, quem não bloqueou, bloqueie, e façam como eu relatei acima que não haverá nenhum problema. Para quem tem o modelo mais novo, em breve estarei fazendo testes sobre a viabilidade do bloqueio nesse motor, e assim que possível, postarei as conclusões.

Sobre quem teve problemas com o filtro DPF, e recebeu da concessionária a notícia de que seu filtro DPF teria que ser trocado, em alguns casos, isso é realmente necessário. O filtro DPF pode ter entupimento quando rodamos com diesel sujo/contaminado, com filtro de combustível sujo, com filtro de ar sujo, quando um ou mais bicos injetores apresentam uma vazão acima do normal, quando rodamos com diesel comum, onde o certo era rodar com o diesel S50 ou S10 ou quando rodamos sempre com o motor frio, em trajetos curtos. Em todos os casos mencionados acima, há mistura rica, e com isso uma grande quantidade de fuligem é gerada pelo motor. Com isso, o filtro DPF vai se obstruindo cada vez mais, aumentando sua pressão interna, até um patamar onde a luz de injeção é acesa no painel e o veículo perde potência. Quem mede essa pressão, é um sensor que fica atrás do atuador do ABS, esse sensor recebe duas mangueiras que vão em duas tomadas de pressão do filtro DPF, uma antes dele, e a outra depois. Ou seja, esse sensor mede a DIFERENÇA DE PRESSÃO entre essas duas tomadas. Quando essa diferença de pressão sobe para um patamar acima do tolerável pela ECM, a luz de injeção é acesa e o veículo perde potência. O próprio veículo admite em certas ocasiões uma estratégia para limpar o filtro DPF, injetando combustível na fase de escape de cada cilindro, fazendo com que esse combustível "queime" junto com o carvão aglomerado no DPF, fazendo com que o mesmo seja desobstruído. Quando a obstrução é muito grande, é necessário fazer tal procedimento na concessionária com o auxílio do Scanner da montadora, onde o procedimento completo leva 75 minutos e é obrigatória a troca de óleo após esse procedimento. Em casos extremos, mesmo após duas ou três regenerações, o filtro não é desobstruído, e sua troca é necessária. Para evitar que o DPF seja obstruído, portanto, devemos abastecer o veículo sempre com diesel S10 ou S50, rodar sempre com filtros de ar e de combustível em perfeito estado, não trafegar em trajetos curtos que não sejam suficientes para elevar a temperatura do motor para seu patamar normal de trabalho.

Bom, espero ter contribuído com os colegas, se precisarem podem entrar em contato comigo pelo meu e-mail: enricof18@hotmail.com

Um abraço a todos!

enricof18
15/02/2016, 12:51
Prezado Enrico,
tenho frontier SEL 2007/08 que apresentou algumas vezes perda de potência... em algumas, a perda foi severa e noutras nem tanto... teve uma situação que ela chegou a apagar. Durante um ano foram umas seis vezes... o estranho é que na grande maioria delas, bastava deligar e religar que desaparecia o problema...
Tu pisa e a aceleração não corresponde... em duas vezes, mesmo pisando tudo, foi caindo caindo...até ficar em primeira marcha e na lenta... noutras situações, deu umas engasgadas com perda parcial caindo de 2500 pra 1800 a 1500 giros...
Moro em região meio fraca de mecânica... tenho receio de começar a trocar um monte de peça e não resolver o problema... e a concessionária mais próxima fica há 300km...
Que podes dizer sobre esse meu caso?
(faz um ano que tenho a camionete)

Caro Fernando!

Bom, realizar um diagnóstico assim, a distância, sem maiores informações, fica difícil, mas vou tentar te ajudar a decifrar o que pode estar ocorrendo com ela, preciso que você me responda algumas perguntas:

1) Como está a partida do motor? Quando frio e quando quente, o motor pega bem? Mantém a marcha lenta com facilidade?

2) Ainda sobre a partida, o motor de partida gira pesado ou gira com força normal? Isso para o motor frio e para o motor quente.

3) As vezes que você teve perda de potência com ela, o motor estava em aquecimento ou estava quente já?

4) As vezes que você teve perda de potência com ela, acendeu a luz de injeção do motor?

5) Durante a perda de potência, ela apresentou falhamento (motor engasgando), ou motor mantinha uma rotação constante, porém sem potência?

6) Durante a perda de potência, ela teve excesso de fumaça pelo escapamento? Se sim, qual a cor dessa fumaça, preta, branca, azulada?

7) Ela tem baixado fluido de arrefecimento?

8) Essa perda de potência ocorreu após você instalar algum acessório? Rabixo, módulo de vidros, alarmes, som?

9) Essa perda de potência ocorreu após você levar a caminhonete em algum lava-jato, seja para lavar o interior ou o motor?

10) Como está o consumo de combustível dela?

JRODOLFOS
17/02/2016, 14:12
Boa tarde Enrico,
Fiz dois tampões e instalei um em cada extremidade do tubo da ERG. O sistema de circulação do liquido refrigerante ficara sem função agora, certo? É melhor tirá-lo ou posso deixar assim?
Obrigado

enricof18
17/02/2016, 21:15
Boa tarde Enrico,
Fiz dois tampões e instalei um em cada extremidade do tubo da ERG. O sistema de circulação do liquido refrigerante ficara sem função agora, certo? É melhor tirá-lo ou posso deixar assim?
Obrigado

Deixe como está, vai manter o visual original do motor, sem cara de adaptação.

Um abraço!

Fernando Rio Grande do Su
18/02/2016, 00:26
Olá enrico... seguem respostas:
1) partida normal, mantém marcha lenta tranquilamente;
2) presumo que esteja com força normal... pega fácil;
3) já tive perda de potência com motor ligado há cinco minutos e percorridos uns 5km; assim como com o motor quente; mas parece ter ocorrido mais com o motor frio, tipo início de trajeto de rodovia; na cidade já deu uma engasgada uma vez;
4) a luz de injeção não acende;
5) engasga, cai a rotação ou ela não sobe, mesmo que pise fundo... aí mantido o acelerador no fundo, do nada, por vezes, ela sobe a rotação bruscamente que chega em vias de quase cantar pneu;
6) notei excesso de fumaça, sim... ela engasga e quando olho para o retrovisor aparece uma fumaceira... branca não é, porém não pude distinguir se é preta ou azulada, em razão do possível contraste/confusão com o piche do asfalto e influência da película do vidro traseiro;
7) isso eu vi que baixou um pouco, mas não subiu a temperatura;
8) Nâo instalei nada;
9) Nâo lavei interior nem motor;
10) consumo: 75% rodovia - 8,6km/l

Agora, fica mais fácil de me dar um rumo? rsrs... abraço


Caro Fernando!

Bom, realizar um diagnóstico assim, a distância, sem maiores informações, fica difícil, mas vou tentar te ajudar a decifrar o que pode estar ocorrendo com ela, preciso que você me responda algumas perguntas:

1) Como está a partida do motor? Quando frio e quando quente, o motor pega bem? Mantém a marcha lenta com facilidade?

2) Ainda sobre a partida, o motor de partida gira pesado ou gira com força normal? Isso para o motor frio e para o motor quente.

3) As vezes que você teve perda de potência com ela, o motor estava em aquecimento ou estava quente já?

4) As vezes que você teve perda de potência com ela, acendeu a luz de injeção do motor?

5) Durante a perda de potência, ela apresentou falhamento (motor engasgando), ou motor mantinha uma rotação constante, porém sem potência?

6) Durante a perda de potência, ela teve excesso de fumaça pelo escapamento? Se sim, qual a cor dessa fumaça, preta, branca, azulada?

7) Ela tem baixado fluido de arrefecimento?

8) Essa perda de potência ocorreu após você instalar algum acessório? Rabixo, módulo de vidros, alarmes, som?

9) Essa perda de potência ocorreu após você levar a caminhonete em algum lava-jato, seja para lavar o interior ou o motor?

10) Como está o consumo de combustível dela?

enricof18
18/02/2016, 19:45
Olá enrico... seguem respostas:
1) partida normal, mantém marcha lenta tranquilamente;
2) presumo que esteja com força normal... pega fácil;
3) já tive perda de potência com motor ligado há cinco minutos e percorridos uns 5km; assim como com o motor quente; mas parece ter ocorrido mais com o motor frio, tipo início de trajeto de rodovia; na cidade já deu uma engasgada uma vez;
4) a luz de injeção não acende;
5) engasga, cai a rotação ou ela não sobe, mesmo que pise fundo... aí mantido o acelerador no fundo, do nada, por vezes, ela sobe a rotação bruscamente que chega em vias de quase cantar pneu;
6) notei excesso de fumaça, sim... ela engasga e quando olho para o retrovisor aparece uma fumaceira... branca não é, porém não pude distinguir se é preta ou azulada, em razão do possível contraste/confusão com o piche do asfalto e influência da película do vidro traseiro;
7) isso eu vi que baixou um pouco, mas não subiu a temperatura;
8) Nâo instalei nada;
9) Nâo lavei interior nem motor;
10) consumo: 75% rodovia - 8,6km/l

Agora, fica mais fácil de me dar um rumo? rsrs... abraço

Fernando, vamos por partes!

O consumo dela não está tão ruim, e pelos sintomas que você relatou, o fato de que essa perda de potência é repentina, tanto para aparecer, quanto para sumir, meio que livra a parte de injeção de combustível do foco principal, então por cima, não seria defeito físico nos bicos, bomba, nem sensor de pressão de combustível, nem a válvula dosadora da bomba, já que também a luz de injeção não acende. Se fosse algum defeito físico nesses itens, a luz de injeção iria acender.

Com partida normal, marcha lenta estável, não teríamos também um problema de sincronismo do motor.

Pelo fato de que quando você teve problemas, bastou desligar a caminhonete e ligá-la novamente para o problema sumir, creio que possa ser algum defeito elétrico, seja a alimentação em algum sensor ou atuador, curto-circuito, falta de aterramento, ou falha de comunicação da rede Can. Nesse caso, em algumas situações, é gerado um DTC (código de falha), porém a luz de injeção não acende pois o problema, no seu caso, é momentâneo.

Se quando falha, ela solta muito fumaça, e por tudo o que estamos conversando aqui, seja uma fumaça preta, com essa coloração indica que no momento de falha, você teve uma situação de mistura rica, onde muito combustível é queimado com pouco ar. Sendo assim, sem passar um scanner, eu iria verificar o chicote e conectores de todos os elementos de injeção, no caso bicos, válvula dosadora da bomba, sensor de pressão de combustível, sensor de fase, sensor de rotação. Aliás, verifique esses dois últimos, quanto a sujeira, alguma rachadura, etc.

Mas vale muito procurar alguma oficina que tenha um Scanner que leia sua Frontier, pois com certeza algum código de falha está armazenado na central, e aí teremos o caminho correto para resolver o seu problema. Se você fizer isso, anote todos os códigos que aparecerem e venha aqui nos contar!

enricof18
26/04/2016, 20:20
Fala pessoal!

Como eu havia prometido, caso aparecesse uma oportunidade de bloquear a EGR de uma Frontier YD25K3, eu faria e postaria o resultado.

Pois bem, apareceu uma 2013 em minha oficina que tinha superaquecido e estava perdendo água pelo escapamento, com muita dificuldade na partida fria (estava entrando água pelos cilindros). Causa de tudo isso foi uma fissura interna do resfriador da EGR. Realizei todo o reparo no motor e resolvi arriscar o bloqueio da EGR nesse modelo, já que como eu havia mencionado anteriormente, esse modelo tem 3 sensores de temperatura e 2 tomadas de pressão no escape. Mas o bloqueio foi realizado, fiz vários testes severos nela e o motor se comportou muito bem, a injeção não apresentou problemas.

Portanto eu recomendo também o bloqueio da EGR para os modelos de 190cv (2012/13 em diante)!

alissonmacc
01/05/2016, 09:49
Bom dia Nedilson,

Estou com exatamente o mesmo problema. Por favor, como resolveu isso?
Já fizemos de tudo, inclusive troca dos bicos por orientação do mecânico.

Se alguém do fórum conseguiu resolver esse problema e puder ajudar...
Abraços

enricof18
01/05/2016, 10:36
Bom dia Nedilson,

Estou com exatamente o mesmo problema. Por favor, como resolveu isso?
Já fizemos de tudo, inclusive troca dos bicos por orientação do mecânico.

Se alguém do fórum conseguiu resolver esse problema e puder ajudar...
Abraços

Amigo, qual seu problema? Vamos ver se podemos te ajudar!

alissonmacc
24/05/2016, 18:53
Amigo, qual seu problema? Vamos ver se podemos te ajudar!

Obrigado enricof18,

Tenho uma Nissan Pathfinder 2008.
A primeira partida pela manhã ela liga e após 5 segundos desliga e pra fazer funcionar preciso bombear combustível por aquela bombinha que fica embaixo do filtro.
Já verificamos bomba, mangueiras, turbina, inclusive troca de bicos e continua a mesma coisa. Se ela fica desligada mais de 3 a 4 horas ela volta a ter o problema, liga e logo em seguida desliga.
Vamos realizar a troca do esquema de filtro pelo modelo da frontier nacional para realizar testes.

Obrigado, abraços

enricof18
24/05/2016, 19:18
Obrigado enricof18,

Tenho uma Nissan Pathfinder 2008.
A primeira partida pela manhã ela liga e após 5 segundos desliga e pra fazer funcionar preciso bombear combustível por aquela bombinha que fica embaixo do filtro.
Já verificamos bomba, mangueiras, turbina, inclusive troca de bicos e continua a mesma coisa. Se ela fica desligada mais de 3 a 4 horas ela volta a ter o problema, liga e logo em seguida desliga.
Vamos realizar a troca do esquema de filtro pelo modelo da frontier nacional para realizar testes.

Obrigado, abraços

Amigo, depois que ela pega, como é o funcionamento? Ela falha, tem pouca força?

A única vez que peguei alguma coisa parecida, o problema era no sensor de água do filtro de diesel primário. Ele não vedava com perfeição e permitia que entrasse ar por ali. Não chegava a apagar depois que funcionava, mas era uma complicação pra fazer pegar...

rabreu
27/05/2016, 09:35
Bom dia pessoal, a minha frontier começou a fumaçar e perder força e foi identificado que a válvula da turbina tava com defeito, ela foi trocada por uma paralela vendida no ML, a força voltou porém ela continua fumaçando quando passa dos 2000rpm. O mecânico passou o computador e não apresentou nenhum problema, ele ainda disse que era assim mesmo umas fumaça mais e outras menos ou nada. alguém já passou por isso.
ah, ela tá com 85000 km, filtros originais, de combustivel com 15000km e de óleo com 500km recém trocado. uso apenas diesel s10 aditivado e óleo 15w40 top turbo.

Michael Bourckhardt
03/06/2016, 12:25
Olá pessoal, alguém conseguiu resolver o problema de apagar com o motor frio?

Tenho uma frontier 2012 na oficina que pega bem pela manha, mas enquanto o motor não atinge a temperatura de trabalho, ela dá algumas cortadas na aceleração, e no momento que isso acontece o conta giros dá uma subida bem brusca, essas cortadas são bem rápidas, aprox 1 seg, e acontecem quando eu fico acelerando o motor com o carro parado, depois de quente o defeito some. Já troquei o kit corrente de comando, sensor de rotação e sensor de fase, e até agora nada! o scanner não pega código nenhum de falha. Obs. Se eu desligo o sensor de fase o defeito desaparece, mas o veículo fica sem força pois arma modo de proteção. Alguém já viu algo parecido?

enricof18
06/06/2016, 19:53
Bom dia pessoal, a minha frontier começou a fumaçar e perder força e foi identificado que a válvula da turbina tava com defeito, ela foi trocada por uma paralela vendida no ML, a força voltou porém ela continua fumaçando quando passa dos 2000rpm. O mecânico passou o computador e não apresentou nenhum problema, ele ainda disse que era assim mesmo umas fumaça mais e outras menos ou nada. alguém já passou por isso.ah, ela tá com 85000 km, filtros originais, de combustivel com 15000km e de óleo com 500km recém trocado. uso apenas diesel s10 aditivado e óleo 15w40 top turbo.Amigo, observe se na marcha lenta, a haste da variação do turbocompressor fica oscilando. Se não, pode ser indicativo de mal funcionamento da válvula moduladora do turbocompressor que você comprou. O seu modelo troca os filtros de combustível de 10 em 10 mil km, os dois. Passar desse prazo pode fazer com que os filtros fiquem saturados antes da hora. Com o passar do tempo, se sua EGR não estiver bloqueada, uma crosta de carbonização pode se formar na admissão do motor e em casos severos podem até obstruir a entrada de ar para os cilindros, gerando com isso muita fumaça e perda de potência. Veja se seu coletor de admissão não está muito carbonizado e bloqueie a EGR! Um abraço!

enricof18
06/06/2016, 19:59
Olá pessoal, alguém conseguiu resolver o problema de apagar com o motor frio?

Tenho uma frontier 2012 na oficina que pega bem pela manha, mas enquanto o motor não atinge a temperatura de trabalho, ela dá algumas cortadas na aceleração, e no momento que isso acontece o conta giros dá uma subida bem brusca, essas cortadas são bem rápidas, aprox 1 seg, e acontecem quando eu fico acelerando o motor com o carro parado, depois de quente o defeito some. Já troquei o kit corrente de comando, sensor de rotação e sensor de fase, e até agora nada! o scanner não pega código nenhum de falha. Obs. Se eu desligo o sensor de fase o defeito desaparece, mas o veículo fica sem força pois arma modo de proteção. Alguém já viu algo parecido?

Amigo, peça para seu mecânico verificar a continuidade do chicote do sensor de fase até o módulo e o estado da roda fônica do comando de escape, aonde o sensor de fase faz a leitura. Pode ser algum dos 4 dentes com um pequeno desgaste.

Essas cortadas que ela da, são acompanhadas de fumaça?

Michael Bourckhardt
07/06/2016, 22:11
Senhores, Obrigado pela ajuda, gostaria de contar o desfecho dessa situação para talvez salvar alguém.
A camionete finalmente acendeu a luz da injeção, código de falha P1275, refere-se a válvula reguladora de pressão da bomba de alta pressão, porém, o scanner não conseguiu apagar tal código, conferimos toda a fiação e nada, a leitura dos sensores também estava normal... Já sem saber o que fazer, trocamos a válvula reguladora de pressão da bomba ( conhecida por M PROP) e também o sensor de pressão do Rail, e não resolveu... o código aparecia mesmo com o motor desligado, e era inapagável... camionete não tinha força nenhuma, apagava na lenta, o conta giros dava algumas "loqueadas" e o motor dava uma cortada quando isso acontecia, uma verdadeira bagunça, parecia mesmo que o problema era na Central... Já sem muita esperança, resolvemos tentar com o scanner entrar na função de adaptações e ajustes, e zerar os parâmetros...E pimba! Luz apagada e funcionamento 100%! Esse procedimento deve ser feito toda vez que se faz manutenção da bomba de alta pressão ou bicos, no entanto, nesse caso, não foi feito nada em ambos...Eu não sei qual foi o motivo que levou a central a pedir esse procedimento, só sei que a solução foi essa! Resumindo, se a sua Frontier 2.5 apresentar código de falha relativo a regulador de pressão da bomba de alta pressão, se esse código aparecer também com motor desligado,e se esse código não puder ser apagado pelo scanner (defeito presente), tente zerar os parâmetros auto adaptativos da central, nesse caso resolveu! Um abraço a todos!

Sergio c
08/06/2016, 08:47
Obrigado por compartilhar conosco essa dica Michael. Um abraço.

gerson vicente kuhn
18/07/2016, 11:22
Tambem tenho uma frontier 2008 com 185.000 km que quando fria pega e apagava. O mecanico conseguiu resolver mas a causa provavel é a corrente de comando gasta isso faz com que atrase um pouco o ponto . Quando voce ligua de manha ou quando esta fria ela faza um barulho diferente por alguns sengundo? Se sim é o sintoma da corrente de comando.
pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

Tenho uma frontier sel td 2.5 16v (2007/2008), com 120.000 km. é interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula egr (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - não sei se essa válvula tem no motor mwm. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em são carlos. à tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: O carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: O motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 rpm por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da egr de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de são carlos não tinha a peça, então fui para riberão preto em outra concessionária da nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por r$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: O problema do motor morrer persistiu, mas a falha da egr antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: Uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

Nota: Quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

Abraço a todos que puderem contribuir,

marcelo

gerson vicente kuhn
18/07/2016, 11:31
Tambem tenho uma frontier sel 2008 e estava com este problema de quando fria pegar e apagar tinha que manter em 1000 rpm para não apagar, o mecanico resolveu mas 2º ele oque provoca isso é a corrente de comando gasta, ela cria uma folga o ponto do motor fica pouco atrasado, quando fria ao funcionar o motor faz um barulho diferente por alguns segundos? Se sim o problema esta na corrente de comando. Gerson 41-85050110

ElsioJr
30/07/2016, 19:28
Legal Gerson, tenho uma SEL 2008, e a minha esta apresentando exatamente o mesmo problema, ao dar a partida ela demora de 3 a 5 segundos fazendo um barulho meio estranho. Quase no mesmo momento que ela apaga a luz do óleo esse barulho some.
Porem sempre pega normal.
E enricof18 eu estava viajando e reparei que a água do meu sistema de arrefecimento estava abaixando, pedi para a patroa dar umas aceleradas e reparei uma espuminha saindo nem na junta do resfriador dos gases que vão para a EGR. Mesmo antes de ter lido o seu post, parei em um mecânico boca de porco dei as instruções para isolar as duas extremidades, igual você comentou. Também existe duas mangueiras de água que vão para o resfriador dos gases do escape (Uma de entrada e uma de saída), eu retirei as duas mangueiras e com uma delas eu fechei o circuito naqueles tubos metálicos, isolando assim a passagem de água no resfriador dos gases de escape.
Outra coisa interessante é que realmente da para sentir o carro mais 'esperto', ela não ficou mais potente mas ficou mais com menos atraso no acelerador.
Quanto ao consumo eu também notei uma pequena melhora.

Uma dica que eu dou para tentar diagnosticar esse problemas de perda de potencia é comprar esses scanners Bluethooth que vende no ML baratinho. Tive um episodio que a minha ficou fraca, com esse scanner eu pude verificar que não havia pressão na admissão, em resumo da opera tinha escapado a mangueirinha que manda o vácuo para a válvula moduladora da turbina.


Bom, agora a minha pergunta para vocês, alguém mais já passou por esse barulho ao ligar o carro, e que desaparece alguns segundos depois? Foi corrente mesmo? Só isso?

gustafsom
01/08/2016, 07:54
Elsio Jr. Tenho uma LE AT 08/09. Ela também faz esse barulho estranho assim que liga. Depois de uns 3 segundo a luz do óleo apaga e o barulho some. Depois que engato a marcha no "D" ou "R" ele volta a aumentar o barulho.

Me diz uma coisa, esses scanners bluetooth funcionam em motor a Diesel? Procurei muito pela internet mas o vendedor informava que não funcionava em motores a Diesel.

ElsioJr
03/08/2016, 22:07
Elsio Jr. Tenho uma LE AT 08/09. Ela também faz esse barulho estranho assim que liga. Depois de uns 3 segundo a luz do óleo apaga e o barulho some. Depois que engato a marcha no "D" ou "R" ele volta a aumentar o barulho.

Me diz uma coisa, esses scanners bluetooth funcionam em motor a Diesel? Procurei muito pela internet mas o vendedor informava que não funcionava em motores a Diesel.


Alguns funcionam sim... Eu comprei um da marca BAFX. funciona legal.

O motivo do oleo demorar para apagar eu ainda nao sei, até achei que fosse pelo filtro de oleo estar virado para baixo, mas nas frontiers 190cv eles tambem estão e não demoram para apagar. (Pelo menos a que eu vi não demorava)
O barulho provavelmente seja o esticador da corrente, que tem carregamento hidraulico.

Eduardo Rainha
02/10/2016, 13:20
Boa tarde
Eu tenho uma Frontier SEL 2008, eu comprei a mais ou menos 25 dias.
E to tendo alguns problemas entre eles.
São que em dois dias ela começou a consumir muito e perda da potência.
Logo ela começou a não passar dos 80km
E assim que cheguei em casa ela parou de funcionar.
E agora não pega mais.
A pessoa que me vendeu falou que foi feito serviço de bomba e bicos.
Mais até agora não me informou onde foi feito o serviço, tendo em vista que está na garantia.
E enquanto isso eu fico com ela aki em casa parado na garagem sem saber o que fazer.
Será que alguém ja passou por isso?
Isso pode ser bomba e bicos msm ? Ou é essa válvula da EGR que tanto se comenta aki no foram?.
Amigos já estou desesperado pois eu paguei esse carro avista e não tenho condições de arcar com mais esses gastos se caso for bico e bomba.
Uso o carro pra trabalhar e o ex dono me garantiu que o carro estava em perfeito estado que era só colocar diesel e andar.
Se caso alguém poder me dar uma luz eu agradeço.
Segue meu contato
(27) 99513-1380 zap
Email. dakinyrefrigera@hotmail.com.
Obrigado
Tenham um ótimo domingo.

Henrique89
04/10/2016, 17:35
Boa noite pessoal.
A minha Frontier S 13/14 vem apresentando tal problema, porém, de forma mais esporádica, tipo, sempre que ligo ela pela manhã o motor pega rapidamente mas tenho notado que a marcha lenta fica muito baixa e um pouco oscilante, ás vezes o motor chaga a morrer, daí a partida seguinte fica difícil, girando muitas vezes para pegar, aparentemente quando quente não apresenta tal problema mas ás vezes tenho notado o RPM muito alto também em lenta quente. Os filtros são novos, já tirei o ar do sistema através daquela bombinha e o problema persiste.
OBS. Por duas vezes já ouvi o tal barulho no momento da partida.
O que pode ser? será corrente de comando?
Agradeço desde já.

Nicolasmurata
05/12/2016, 22:45
Tenho uma frontier 11/12 sel 2.5, começou a apagar em lenta, o Mecanico disse que era a corrente de comando, trocamos e o problema foi resolvido porém com 2 mil km o problema voltou, trocamos novamente e o carro andou mais 1500 km e o problema voltou, o antigo dono tbem havia trocado, já foi trocado a corrente 3 vezes, acho que o problema é outro! A luz do óleo pisca por 30 segundos e apaga, já troquei a Bomba de óleo tbem! Alguém ja passou por isso? Pode ajudar? Qdo desligo o sensor ela para de apagar!

Arildo MT
06/12/2016, 00:46
Nicolas, só por curiosidade, o kit corrente usado nas trocas é original?

Nicolasmurata
07/12/2016, 13:12
Comprei a Nakamoto.

Nicolasmurata
07/12/2016, 13:13
Nicolas, só por curiosidade, o kit corrente usado nas trocas é original?

Comprei a Nakamoto

Arildo MT
08/12/2016, 20:57
Logo o pessoal fera na nissan aparece pra dar uma mão, mas acho que essas peças vitais, só original mesmo, não esqueça de retornar posicionando o andamento e solução.

Lopinho
12/01/2018, 06:46
Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

Abraço a todos que puderem contribuir,

Marcelo
bom dia, tive um caso parecido minha Frontier é uma SEL 2011 automática, por 2 vezes após um troca de óleo apagou quando eu estava com o carro ligado em "D" esperando abrir o portão. Desliguei totalmente, coloquei em "P" e voltei a dar partida, ficou normal... O que poderia ter acontecido?

mcrfast
10/08/2018, 13:51
Bom dia, comprei a 4 meses uma frontier EL 2.5 16v 2009. Mais ou menos 2 meses ela vem apresentando esse problema de estar morrendo toda vez que o motor esta frio. Fiz algumas pesquisas aqui e as segui, ou seja, já troquei o óleo e os filtros, foi tirado o ar do sistema e tinha até melhorado mas não sanado. Por ultimo fiz o teste do sensor de rotação e aparentemente era onde estava o problema, comprei um novo e por um dia parecia que tinha resolvido, para minha surpresa não resolveu, apenas amenizou... ela não perde força, nem na lenta, nem na alta, não está fumaçando e quando esquenta fica normal. Quando troquei o sensor de rotação e depois de um dia voltou o problema, voltou com menos intensidade, antes precisava esquentar o carro uns 20 minutos e agora com uns 5 minutos já dá para andar... Se alguém tiver outra dica ou orientação, agradeço.

Marco Preto
10/12/2018, 22:27
Boa noite,
Alguém conseguiu solucionar o problema da partida a frio ?
Comprei uma S 190cv 2015 e esta com o mesmo problema de todos aqui.
Ela frio pega por 5 seg e depois apaga, depois pega novamente porém com muita dificuldade na partida

enricof18
11/12/2018, 22:24
Boa noite,
Alguém conseguiu solucionar o problema da partida a frio ?
Comprei uma S 190cv 2015 e esta com o mesmo problema de todos aqui.
Ela frio pega por 5 seg e depois apaga, depois pega novamente porém com muita dificuldade na partida

Verifique se a bomba de escorva do filtro não está deixando o combustível retornar pro tanque. É um problema comum nas Frontier a partir de 2012/13. Quando desliga o motor, a bomba de escorva não retém o retorno de diesel pro tanque e devagar vai secando o filtro de combustível. Quando vai dar a partida, o filtro está vazio, por isso ela pega e apaga e depois fica ruim pra pegar.

Pra testar a peça é fácil, retire ela, sopre na ponta que fica voltada pro filtro, não pode passar nada de ar pro outro lado, nada mesmo, se tiver passando um pouco que seja, tem problema na peça. Se soprar do outro lado, o fluxo é livre, como tem que ser.

Essa bomba de escorva é aquele balãozinho que fica embaixo do filtro de combustível.

Josenildo Silva
23/04/2019, 20:01
Tive o mesmo problema e achei um vídeo no YouTube com uma solução sem a necessidade de aparelhos e resolvi meu problema.
Segue abaixo:



How to do a Nissan fuel pump reset, Navara Pathfinder and Cabstar YD25 Engine - YouTube (https://youtu.be/U7KPi_weXyM)

Reset erro P1275 Frontier

Para apagar os parâmetros auto adaptativos.

Ligar a ignição e aguardar 3 segundos;
Pisar 5 vezes no pedal do acelerador;
Aguardar 7 segundos;
Pisar no pedal do acelerador e segurar no fundo por 10 segundos;
A luz da injeção piscará;
Nesse momento funcionar o motor.
A luz da injeção apagará e o processo estará concluído.

Gil Pereira
29/04/2019, 18:48
Pessoal boa noite pessoal, tenho uma Frontier XE 2.5, 144cv, esta 144cv, ha 03 meses e agora esta falhando na lenta, o extranho que parece que ela morre somente quando esta inclinada, quando deixo ela na minha garagem e linha reta nao apaga e é intermitente, tem vez que demora a repetir, outra vezes da repetidamente inerente se esta fria ou na temperatura de trabalho, gostaria de perguntar se alguem ja passou por situação parecida e se pode me ajudar, ja estou trocando os filtros para ver pois foram usados os japan parts no combustivel e wega no de ar. pergunto tambem se alguem usa os tecfil se sao bons? e que sinais a caminhonete da quando precisa trocar o kit de corrente?

enricof18
29/04/2019, 22:22
Pessoal boa noite pessoal, tenho uma Frontier XE 2.5, 144cv, esta 144cv, ha 03 meses e agora esta falhando na lenta, o extranho que parece que ela morre somente quando esta inclinada, quando deixo ela na minha garagem e linha reta nao apaga e é intermitente, tem vez que demora a repetir, outra vezes da repetidamente inerente se esta fria ou na temperatura de trabalho, gostaria de perguntar se alguem ja passou por situação parecida e se pode me ajudar, ja estou trocando os filtros para ver pois foram usados os japan parts no combustivel e wega no de ar. pergunto tambem se alguem usa os tecfil se sao bons? e que sinais a caminhonete da quando precisa trocar o kit de corrente?

Evite os filtros TECFIL. Dê preferência aos Mahle/Metal Leve, Fram e Mann.

Quando ela fica muito tempo parada, ela faz um barulho na frente do motor, que para assim que apaga a luz de óleo? Se sim, pode ser o kit de corrente.

Gil Pereira
01/05/2019, 22:47
Evite os filtros TECFIL. Dê preferência aos Mahle/Metal Leve, Fram e Mann.

Quando ela fica muito tempo parada, ela faz um barulho na frente do motor, que para assim que apaga a luz de óleo? Se sim, pode ser o kit de corrente.
Obrigado Enrico vou trocar os filtros e olhar, mas a luz apaga rapido nao demora nao, mas em outro post vc faloi sobre a pressao do oleo, tambem vou verificar, mas bico e bomba de combustivel pode afetar tambem? Se sim tem algum sintoma para os mesmos?

enricof18
01/05/2019, 22:56
Obrigado Enrico vou trocar os filtros e olhar, mas a luz apaga rapido nao demora nao, mas em outro post vc faloi sobre a pressao do oleo, tambem vou verificar, mas bico e bomba de combustivel pode afetar tambem? Se sim tem algum sintoma para os mesmos?


Quando disse sobre apagar a luz de óleo, não me referi ao tempo em que ela apaga, e sim se até ela apagar, tem um barulho na frente do motor, se houver, pode ser que o kit de corrente esteja com folga. Tem como verificar sobre o kit de corrente, é só tirar a tampa da corrente de comando e medir a dilatação no tensor. Acima de 10mm eu já recomendo a troca.

O seu caso não deve estar ligado com bico e bomba, se depois que ela mantém o funcionamento, ela roda normal. Não vai na onda de já tirar bico e bomba para teste, sem ver outras coisas, como os filtros, se não tem entrada de ar na linha de combustível e se o kit de corrente está ok. Só para testar bicos e bomba, aqui na minha cidade, fica coisa de 700 reais, fora a mão de obra. É muito dinheiro pra ficar no chute.

Gil Pereira
04/05/2019, 23:16
Obrigado mais uma vez Enrico, troquei eu mesmo os filtros e resolveu, aqui em BH esta deficil os das marcas que vc me indicou, parece que a tal de wega esta tomando conta do mercado, so encontrei desta marca, mas resolveu a situação, depois compro pela Internet das marcas boas, com a troca por eu mesmo vi que o filtro secundario nao tinha sido trocado e que a data de fabricacao do mesmo era de 08/ 2015 com isso conclui que dono anterior nao trocava o filtro e que tambem onde pedi para trocar o oleos e os filtros tambem nao trocou o mesmo. Como eu nao tinha veiculo a Diesel antes nao sabia que carro tinha dois filtros, quando tirei o filtro tinha muita fuligem dentro do filtro, ai fica a dica para os iniciantes como eu que estes veiculos tem dois filtros e que tem cobrar dos mecânicos que troquem tambem o filtro secundario, devido esta fuligem tambem vou pedir para lavar o tanque.

reinaldofljr
24/08/2019, 10:46
Bom dia..

Tenho um problemao com minha SEL 07/08.

Em janeiro ela ferveu, e até hoje (8 meses) o mecanico nao consegue me entregar ela funcionando 100%.

Ja trocou cabeçote 2 vezes( o primeiro veio com problema nas valvulas, demorou 2 meses montado pra achar) turbina nova, fez a parte de baixo do motor, e dentre varios e varios problemas e um rio de dinheiro o ultimo que esta dando recorro a ajuda dos amigos aqui porque ja estou desalentado.

Camionete pega na partida normal, anda as vezes 2 dias sem falhar, de repente ela começa a dar umas "falhadas", se estiver devagar as vezes morre. Percebi que se eu andar um tempao bem devagar e a temperatura estiver baixa ela nao falha. Quando falha o rpm no painel da umas lokiada igual um colega citou a uns posts atras, mas nao faz o barulho de quando o kit corrente esta ruim, eu testei 2 sensores o de fase e o de rotacao que tinha de uma outra mas quando troco o de cima ela so pega e morre. E coloquei ele embaixo ela pega funciona um pouco e morre. Alguma dica?

Obrigado

enricof18
24/08/2019, 19:33
Bom dia..

Tenho um problemao com minha SEL 07/08.

Em janeiro ela ferveu, e até hoje (8 meses) o mecanico nao consegue me entregar ela funcionando 100%.

Ja trocou cabeçote 2 vezes( o primeiro veio com problema nas valvulas, demorou 2 meses montado pra achar) turbina nova, fez a parte de baixo do motor, e dentre varios e varios problemas e um rio de dinheiro o ultimo que esta dando recorro a ajuda dos amigos aqui porque ja estou desalentado.

Camionete pega na partida normal, anda as vezes 2 dias sem falhar, de repente ela começa a dar umas "falhadas", se estiver devagar as vezes morre. Percebi que se eu andar um tempao bem devagar e a temperatura estiver baixa ela nao falha. Quando falha o rpm no painel da umas lokiada igual um colega citou a uns posts atras, mas nao faz o barulho de quando o kit corrente esta ruim, eu testei 2 sensores o de fase e o de rotacao que tinha de uma outra mas quando troco o de cima ela so pega e morre. E coloquei ele embaixo ela pega funciona um pouco e morre. Alguma dica?

Obrigado

Aparece algum código de falha?

Já verificou dados de injeção relacionados a corrente na válvula moduladora e pressão no rail?

Chegou a medir a dilatação no tensor da corrente de comando para verificar se as correntes de sincronismo estão dilatadas?

reinaldofljr
29/08/2019, 07:09
Bom dia Enrico. Tudo certo? Segundo o mecanico ele trocou a corrente é nova, e a parte de Injeçao os bicos foram testados umas 4 vezes na maquina, a bomba injetora foi retirada e revisada. Ele me passou por agora que vai trocar a roda fonica, ela que manda sinal para o sensor de fase neh? Vc acha q tem relaçao? A duvida é mais pq nao aguento mais trocar peças

enricof18
29/08/2019, 18:07
Bom dia Enrico. Tudo certo? Segundo o mecanico ele trocou a corrente é nova, e a parte de Injeçao os bicos foram testados umas 4 vezes na maquina, a bomba injetora foi retirada e revisada. Ele me passou por agora que vai trocar a roda fonica, ela que manda sinal para o sensor de fase neh? Vc acha q tem relaçao? A duvida é mais pq nao aguento mais trocar peças

Ela apresenta algum código de falha? Se sim, qual (ou quais)?

Chegaram a medir a pressão do rail com o scanner, bem como verificar a corrente na válvula dosadora da bomba, também com o scanner?

Se fosse qualquer coisa relacionada ao sensor de fase, ou sensor de rotação, ou ainda a roda fônica de algum desses sensores, com certeza haveria código de falha referente ao sensor de fase, ou ao sensor de rotação, ou ainda referente a correlação entre esses dois sensores.

O sintoma também pode estar ligado com problema de monitoramento da pressão no rail, por exemplo, alguma sujeira no sensor de pressão, que impede que o mesmo faça a leitura correta da pressão. Se for o caso, com certeza haveria algum código de falha referente a bomba de alta, ao próprio sensor de pressão, à válvula de alivio de pressão da flauta, etc.

Rfariav
04/07/2021, 13:04
Olá amigos do fórum. Tenho uma Frontier LE 2011/12. Faz alguns dias que a mesma começou a morrer quando em marcha lenta, quando está com o motor frio. Por coincidência, isso começou a ocorrer quando a temperatura aqui na cidade caiu muito, estava fazendo uns 5 graus de manhã.
Ela não falha quando anda, em aceleração, não ouvi barulhos estranhos, os filtros foram todos trocados faz uns 6 meses, ela já tem isolamento de EGR. Ela não faz fumaça.
Gostaria de saber se alguém poderia me auxiliar no que isso poderia ser. Estou programando uma viagem e estou com medo de ser algo mais grave do que aparenta ser.
Aguardo ajuda de vocês e agradeço a todos desde já.