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Ver Versão Completa : Pressão do ALL-Terrain T/A ---



Jorge Dias Martins
15/06/2011, 20:08
Amigos, tenho experimentado diversas calibragens em meus pneus. Gostaria de saber quais usadas por voces.

ALL-Terrain T/A BF Goodrich
LT 265/75 R 16


Em tempo: Trata-se de uma 110

Grato

CGAUER
15/06/2011, 22:42
Sem carga 28 nos 4. Abraços

Hugo4x4
16/06/2011, 21:23
Sem carga 30 lbs nos quatro.

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

Jorge Dias Martins
16/06/2011, 22:04
Obrigado amigos.

ascherer74
16/06/2011, 23:02
Agora fiquei preocupado, sempre usei 35.

henrique wamser
17/06/2011, 10:27
tambem vou de 28 na 90tinha, com tendencia de baixa....mas tenho medo se que o costado se deteriore.
na frontier, se colocar mais de 28, o fica tudo "quadrado"

alex.cunha
17/06/2011, 10:34
tambem vou de 28 na 90tinha, com tendencia de baixa....mas tenho medo se que o costado se deteriore.

Não entendi!!?

ka2
17/06/2011, 11:03
uso 28. Pneus at 265/75
Eventualmente baixo para 26

Fernando da Terra
17/06/2011, 16:05
Esse assunto de calibragem já foi discutido em outros tópicos e eu ainda não entendi, porque nos manuais eles recomendam uma calibragem, e a galera indica colocar outra.....

Na minha 90tinha, sempre coloquei 28 dianteira e 35 traseira (seguindo a calibragem recomendada no manual, sem carga)....

Na 110, no manual da Land Rover, na traseira, manda colocar algo em torno de 44 libras, e eu até hoje fico em dúvida qual calibragem é a correta.... é muita diferença!!

Clemente, quanto você coloca quando a viatura está carregada?

Fernando

henrique wamser
17/06/2011, 17:29
Não entendi!!?

é que quanto menor a pressão, maior fica a curvatura na lateral, e acho que o uso prolongado provoca fadiga nesta região.
um allterrain estourou na disco 1 de um amigo meu,na minha frente, a 120/h...rasgou 360 graus. se bem que estava na meia vida.

henrique wamser
17/06/2011, 17:34
esse assunto de calibragem já foi discutido em outros tópicos e eu ainda não entendi, porque nos manuais eles recomendam uma calibragem, e a galera indica colocar outra.....

Na minha 90tinha, sempre coloquei 28 dianteira e 35 traseira (seguindo a calibragem recomendada no manual, sem carga)....

Na 110, no manual da land rover, na traseira, manda colocar algo em torno de 44 libras, e eu até hoje fico em dúvida qual calibragem é a correta.... é muita diferença!!

Clemente, quanto você coloca quando a viatura está carregada?

Fernando

parece que cada pneu tem uma história.
Lá no fórum das pick ups, é comum relatos de que o pneu original é muito mais confortável, e quando põe o allterran, tem que andar com menor pressão.comigo foi assim

dromao
19/06/2011, 11:25
Eu uso 28 na frente e 24 libras nos pneus de trás. Nunca tive problemas, mesmo quando eu usava pneus recauchutados. Hoje eu uso BF 265/75 r16 all terrain. Diminui bastante as vibrações.

Jorge Dias Martins
22/06/2011, 17:06
Esse assunto de calibragem já foi discutido em outros tópicos e eu ainda não entendi, porque nos manuais eles recomendam uma calibragem, e a galera indica colocar outra.....

Na minha 90tinha, sempre coloquei 28 dianteira e 35 traseira (seguindo a calibragem recomendada no manual, sem carga)....

Na 110, no manual da Land Rover, na traseira, manda colocar algo em torno de 44 libras, e eu até hoje fico em dúvida qual calibragem é a correta.... é muita diferença!!

Clemente, quanto você coloca quando a viatura está carregada?

Fernando

Fernando,
desde que comprei o veículo que consulto manual e tento informações. O Defender não vem de fábrica, assim tenho conhecimento, com este pneu, e portanto acredito que a pressão recomendada pela fábrica não seria a recomendada para este pneu. Em Itaocara-BA, onde tinham 58 Defender trabalhando no transporte de turistas em péssimas estradas e a lotação de cada uma era de 9 pessoas a pressão usada era 52 libras nos 4 pneus.
Abraço

Marco Aurélio R Guimarães
22/06/2011, 17:54
Acho que é tudo uma questão de preferência pessoal. Eu não uso o recomendado pela fábrica, porque o defender fica muito duro e desconfortável. O que vejo aqui é uma tentativa de se chegar a uma calibragem que fique bom para andar tanto em asfalto quanto em estradas de terra. É muito ruim sair do asfalto com os pneus com 35 libras e entrar numa estrada de terra, com buracos e costelas de vaca com essa calibragem. Bate tudo, solta parafuso... É terrível. Tenho usado em torno de 30/33 libras nos meus 285. Tem pneu que é mais duro, como os All Terrain da BF que uso no 130. Neles coloco no máximo 30 libras se tenho certeza que vou andar somente no asfalto. Se não, vai com 28 libras. Nos Mud, por causa da maior quantidade de borracha, vou de 30 a 33... O ideal é ter um compressor de ar mesmo e poder fazer os ajustes necessários...
Abraços

Eder Bonesi
23/06/2011, 22:05
Olá Marco, eu tive uma experiência horrível, com os pneus originais (110 Prata) General Graber, com a calibragem de 28 lbs nos dois traseiros. Eles literalmente dobram a lateral, andando forte, como se estivessem "furados". Acredito que vem daí a especificação de 46 / 55 / 60 lbs com carga. Já nos BF´s eu sempre usei 28 lbs nos 4, e com 1/2 carga, 30 na frente e 35 nos traseiros. Com bastante peso, 40 na traseira.
Portanto, recomendo muito cuidado aos amigos que andam com os originais Graber e agora, nas 10/11, Continental. Mantenham a pressão indicada no manual. E na primeira oportunidade, mudem para os BF. São de "outra pegada"...

Neto1
24/06/2011, 15:27
A pressão minima que deve ser utilizada em um pneu pode ser calculada a partir dos valores de carga máxima e pressão máxima do pneu através da seguinte fórmula:

Pmin = Pmax*C/Cmax onde:

Pmin é a pressão minima;
Pmax é a pressão máxima (estampada no pneu);
C é a massa atuante sobre o pneu;
Cmax é a carga máxima (estampada no pneu).

Exemplo: Veiculo com massa total de 2000 kg igualmente distribuídos nos 4 pneus, pneus que suportam 850 kg @ 44 psi:

Pmin=44*500/850 = 25,8 que arredondamos para 26 psi.

A partir deste valor minimo, cada um poderá adotar um coeficiente de segurança que julgar adequado para a utilização especifica.

Também pode-se calcular separadamente valores para os eixos dianteiro e traseiro, com carga e sem carga, para se levar em conta as diferentes distribuições de massas.

Hugo4x4
25/06/2011, 12:39
Dos manuais da Land Rover e das tabelas da BF Goodrich fiz o gráfico da pressão em função da carga, a minha 110 com tanque cheio e o motorista tem uma carga na dianteira de 1230 kgf e na traseira 1150 kgf.

http://img801.imageshack.us/img801/9637/pressaopneusdefender.jpg

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

CGAUER
25/06/2011, 13:19
Excelente!

Muito brigado Hugo! Excelente Job.


Dos manuais da Land Rover e das tabelas da BF Goodrich fiz o gráfico da pressão em função da carga, a minha 110 com tanque cheio e o motorista tem uma carga na dianteira de 1230 kgf e na traseira 1150 kgf.

http://img801.imageshack.us/img801/9637/pressaopneusdefender.jpg

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

Fernando da Terra
27/06/2011, 14:23
X2 !!

Beleza, com essa tabela, finalmente entendi......

Brigaduuu pela paciência......

Fernando

lipe20
27/06/2011, 14:53
Bela tabela da HUGO.

ka2
27/06/2011, 14:57
Legal mesmo!

Ou seja, 28 é o mínimo tanto no pneu original quanto no 265 - jipe só com o motorista.
Jipe cheio, pressão segundo o gráfico. Como você usa a caga por pneu, para cada 100Kg no jipe tenho que somar 25Kg por pneu, certo?

Obrigado pela dica e gráfico






Dos manuais da Land Rover e das tabelas da BF Goodrich fiz o gráfico da pressão em função da carga, a minha 110 com tanque cheio e o motorista tem uma carga na dianteira de 1230 kgf e na traseira 1150 kgf.

http://img801.imageshack.us/img801/9637/pressaopneusdefender.jpg

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

caioschmitt
25/06/2013, 16:26
Olá pessoal acabo de me cadastrar no site, estava pesquisando qual a calibragem usar em minha L200 Triton com BF Goodrich All Terrian...265/75 ..!!! Costumo usar 28 libras na cidade e 32 ou 34 quando pego estrada (viagens no asfalto..)..!!! Abraço

Poison
24/06/2014, 14:29
Subindo aqui pq eu estou curioso, não consegui ver essa tabela, até agora entendi que o valor da calibragem vai depender do pneu (peso e velocidade suportadas)

Pneu Original: P265/70R16 112H
Pneu Novo: LT265/75R16 123/120S (BF AT)

Tenho uma pajero onde no manual diz que a calibragem é:
Calibragem Original (Verifica no manual)
Sem Peso = D:26/T:29psi
Com Peso = D:26/T:29psi



O povo do pneusfacil fez alguns calculos e chegaram nesses resultados.
Calibragem Nova:
Sem Peso = D:40/T:45psi
Com Peso = D:40/T:45psi

eu achei uma discrepância muito grande

Glaicon
25/06/2014, 06:44
Senhores, aproveitando o tópico, pois o tema é correlato, e o rodízio para pneus MUD?
Fiz esta pergunta em outro tópico e a resposta foi unânime em recomendar rodízio em X.
Porém, ao falar com uma pessoa aparentemente entendida, esta me disse que os pneus atuais possuem cintas metálicas em sua estrutura, e que, caso façam rodízio em X, elas tenderão a se inverter, causando deformidades nos pneus.
Foi categórico em dizer que se faz rodízio em H, ou seja, mesmo lado.
Poderiam ajudar?:pipoca:

Hugo4x4
25/06/2014, 21:36
Fiz rodízio de acordo com o que o pneu pede, meço a profundidade do sulco em três pontos na largura e com isto decido qual é a melhor posição a ocupar e quando realizar a mudança. Meus BF Goodrich 265/75/16 duraram ~ 110.000 km com este sistema.

Glaicon
26/06/2014, 06:06
Fiz rodízio de acordo com o que o pneu pede, meço a profundidade do sulco em três pontos na largura e com isto decido qual é a melhor posição a ocupar e quando realizar a mudança. Meus BF Goodrich 265/75/16 duraram ~ 110.000 km com este sistema.
Pesquisei ontem sobre o assunto e vi que existem três tipos de banda de pneu:

Assimétrico / Direcional / Simétrico.
Cada um deles com características próprias.
Achei uma tabela com várias marcas e modelos de pneus, bem como tipos de banda, onde pude ver que o que uso (fate Range Runner MT) é simétrico.
As características do tipo simétrico são:

"Vantagens:
Ruído:
Baixo ruído, mas depende da marca e modelo;
Rodízio:
Várias maneiras de fazer rodízio;
Durabilidade:
Geralmente, mas não sempre o caso, pneu simétrico rende mais;
Preço: Dos três tipos de pneus apresentados, o simétrico é o mais barato.

Desvantagens:
Tecnologia:
Considerado tecnologia velha.
Performance:
Baixa performance na pista molhada e seca, especialmente molhada."



Com base nisto fiz o rodízio ontem, adotando o sistema "H".
Fui pelo tradicional.:concordo:

Muskitu
24/11/2014, 18:13
Na minha 110, me recomendaram colocar 30 na dianteira e 35 na traseira.
Pneus 285 / 85 / R16

Só acho que 35 na traseira com ele vazio, a viatura pula muito!

eu-mesmo
10/06/2018, 11:38
Pegando nestes 2 posts, eu teria nos BF AT 33x12.5 r15:

Dianteira: pmin = 35*615/1000 = 21,52 ou 21 ou 22
Traseira: pmin = 35*575/1000 = 20,12 ou 20






A pressão minima que deve ser utilizada em um pneu pode ser calculada a partir dos valores de carga máxima e pressão máxima do pneu através da seguinte fórmula:

Pmin = Pmax*C/Cmax onde:

Pmin é a pressão minima;
Pmax é a pressão máxima (estampada no pneu);
C é a massa atuante sobre o pneu;
Cmax é a carga máxima (estampada no pneu).

Exemplo: Veiculo com massa total de 2000 kg igualmente distribuídos nos 4 pneus, pneus que suportam 850 kg @ 44 psi:

Pmin=44*500/850 = 25,8 que arredondamos para 26 psi.

A partir deste valor minimo, cada um poderá adotar um coeficiente de segurança que julgar adequado para a utilização especifica.

Também pode-se calcular separadamente valores para os eixos dianteiro e traseiro, com carga e sem carga, para se levar em conta as diferentes distribuições de massas.



Dos manuais da Land Rover e das tabelas da BF Goodrich fiz o gráfico da pressão em função da carga, a minha 110 com tanque cheio e o motorista tem uma carga na dianteira de 1230 kgf e na traseira 1150 kgf.

http://img801.imageshack.us/img801/9637/pressaopneusdefender.jpg

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73