PDA

Ver Versão Completa : Troca da embreagem



fag.online
15/06/2011, 17:36
Pessoal, depois da trilha desse find minha gaiola ficou sem embreagem... ainda nao demonstei, mais deve ter sido disco e plato...
Ja fiz orçamento pra recondicionar ele, segundo o cara ele usa um esquema que "aguenta" mais o disco, pois ele não patina tanto..
Gostaria de saber se alguém tem dicas, fotos, roteiros e tudo o que for possivel pra me ajudar a desmontar e tirar o disco + plato em casa...
Abracos

Patrick Pg 4x2
16/06/2011, 00:06
E ahe Fag. tudo blz, diz ahe pra nós. não lembro o motor que vc usa mas jah posso adiantar algo, um amigo tinha problemas frequentes com embreagem em um fusca gaiola que montamos aki, depois colocamos um disco de ceramica com 4 pastilhas e até hoje não deu problemas ainda.
no caso dele, o barro e a agua entravam no disco e estragava só o disco, então acho que vc deve tirar pra ver o que foi que arrebentou, depois tentamos com a ajuda do pessoal do forum achar a melhor solução.

um abraço

Costella
16/06/2011, 11:57
Ola, teve problemas recentemente com o disca da minha gaiola, uso um motor 1600 nela, troquei o disco e plato ficou show d bola, axo q so fazendo isso vc vai resolver o seu ploblema

Glenio Ferraz
16/06/2011, 13:35
Pessoal, depois da trilha desse find minha gaiola ficou sem embreagem... ainda nao demonstei, mais deve ter sido disco e plato...
Ja fiz orçamento pra recondicionar ele, segundo o cara ele usa um esquema que "aguenta" mais o disco, pois ele não patina tanto..
Gostaria de saber se alguém tem dicas, fotos, roteiros e tudo o que for possivel pra me ajudar a desmontar e tirar o disco + plato em casa...
Abracos

Ola, o Patrick ta certo no meu jipe acontecia isso até que coloquei ceramica e a prença foi feito com duplo chapeu (aguem que recondiciona faz isto) agua, barro, adrenalina este conjunto tem que ser bom. Boa sorte

Patrick Pg 4x2
16/06/2011, 23:58
Blz Glenio, assim resolve mesmo, agora na gaiola pra colocar o chapeu duplo fica um tanto pesado o pedal da embreagem, mas conforto não interessa muito né rsrsrssrs,, para resolver isso coloquei no meu fusca um kit de acionamento hidraulico, mas não uso chapeu duplo pois troquei a embreagem do meu fusca de arrancada e o plato ficou sobrando, rolando de prateleira em prateleira, qdo coloquei no fusca de trilha... ahe senti o peso, na arrancada a gente usa a embreagem por pouco tempo, mas na trilha é o dia inteiro as vezes, haja perna.
mas só usei uma vez na trilha e deu vazamento no cilindro do garfo que é bem curto, então esse fim de semana vou aumentar o curso do garfo pra ver se resolve, caso contrario tiro fora e instalo o cabo denovo.

abraço a todos

fag.online
22/06/2011, 13:07
Valeu pessoal, eu queria mesmo é saber se é mto dificil tirar a embreagem em casa..
sendo que tenho talha pra levantar o motor :D
abracos

Pedrão B.
22/06/2011, 16:13
Fala aí SKF, ops FAG!

Cara tirar o motor a ar, é muito fácil...basicamente 4 parafusos e alguns fios.
Sem contar que o bicho é leve...
Boa sorte!
[]'s

fag.online
05/07/2011, 21:09
Amigos, desculpem a minha ausencia... estou trabalhando bastante e ta faltando tempo para acessar a net...
Entao.... esse find vou tirar o motor da gaiola fora pra sacar o disco e plato...
Como falei... até tirar o motor da caixa é moleza.... queria saber se é mto dificil sacar o disco plato fora do motor? tem alguma chave especifica? pq a intencao é levar o disco e plato e mandar recondicionar em um colega aqui perto.... com isso economizo 120,00 de mão de obra que est.ão pedindo aqui só pra tirar o plato e colocar de volta.
Abracos

Pedrão B.
05/07/2011, 21:47
Fala Tinkem!

Então, tirar a embreagem é fácil, devem ser parafusos 12mm ou 13mm.
A única coisa complicada é montar, pois será preciso centrar o conjunto, que você pode fazer da seguinte forma:

Mande tornear uma madeira, tipo cabo de vassoura, com o diâmetro do centro da mola(chapéu chinês) e um rebaixo do diâmetro da estria do disco de embreagem tipo assim =- entendeu?
Feito isto, você deve comprimir o chapéu chinês em uma prensa, pequena que seja, e colocar um cabo de vela entre ele e a carcaça da embreagem, pois com a compressão vai formar este espaço, que é para manter o chapéu chinês comprimido.
Daí você monta tudo no volante, sem apertar muito os parafusos, coloca o "cabo" centralizador, aperta os parafusos, tira o cabo de vela e por último o centralizador!
Fui claro?
Se tiver alguma dúvida é só falar.

[]'s

digobrazil
06/07/2011, 12:10
Fag.
fou te falar como eu troco o disco da embreagem da minha gaiola
Já com o motor fora da gaiola
1º - Soltar os parafusos do platô que são 06 de chave 13mm.
2º - o disco da embreagem trabalha prensado entre o platô e o volante do motor, então ao soltar o platô o disco da embreagem vai sair junto, ok.
3º - verificar a entrada do eixo piloto no virabrequim (é aquele buraco que tem bem no meio do vontante). ali tem um rolamento de agulha bem pequeno. Se necessário limpar com querosene e depois colocar uma porção generosa de graxa para lubrificar, ok!!! Veja o detalhe em verde no desenho
4º - esta parte é a que requer mais atenção. Olhe o disco de lado, você vai ver que o centro dele, onde tem as estrias, tem um lado que é quase reto e outro que tem um ressalto. Veja o detalhe em azul no desenho. O lado sem o ressalto vai encostado no motor e o com ressalto para o lado do cambio, ok?
5º - se acaso você não tiver um eixo piloto para centralizar o disco, será necessário fazer um guia. Use a sua imaginação. Pode ser feito com um cabo de vassoura como o pedrão disse ai, mas acho que se tiver um pouco de paciência e habilidade, você consegue fazer com um lima, desbastando a madeira do cabo de vassoura no formato do eixo piloto. As medidas deste guia você pode tirar do próprio eixo piloto do seu cambio oK? Você também por fazer de cano se preferir e for mais facil para você. Lembrando que ele tem que ter o mesmo diametro das estrias do disco da embreagem e a ponta dele tem que ter o rebaixo para entrar dentro do furo do virabrequim (aquele lugar onde falei para limpar e lubrificar com a graxa).
6º - com o guia em mãos, coloque o disco novo no guia ja do lado certo e encaixe o guia no virabrequim.
7º - recoloque o platô no lugar e aperte os parafusos novamente. Aperte um pouco um e depois o outro, até todos estiverem encostado. Só depois de todos estiverem encostado você vai dar o aperto final. Eu aperto, um parafuso e pulo um, assim por diante (como os mecânicos dizem, apertar em X para ficar tudo igual.) Cuidado com a força para apertar, se perceber que não ta dando aperto e esta "parecendo" que vai espanar, toque o parafuso por um novo e de aço, ok?
8º - depois de apertado o platô, retira-se o guia que vc usou para centralizar o disco e o motor esta pronto para ser colocado de volta
9º - agora, antes de colocar o motor na gaiola. Tire o colar do câmbio e lubrifique com graxa o tubo onde o colar desliza no câmbio e também a parte trazeira do colar onde o garfo empurra o colar quando se aciona a embreagem. Beleza até ai?
10º - Recoloque o colar no câmbio e atentar para que as molas que fixam o colar fique realmente travadas. Acione com a mão a alavanca para ver se o colar se movimenta livre e as molas não escapam.
11º - recoloque o motor. Pode ser necessário girar o motor para que as estrias do disco se alinhe com as estrias do eixo piloto. Isto pode ser feito com uma chave no parafuso da polia do motor para girar. Se a gaiola tiver com as rodas suspensas, pode-se tambem engatar uma marcha qualquer e girar a roda. Ambos dão certo para alinhar as estrias.
12º - tudo encaixado, aperte os parafusos, religue os fios e mangueiras do motor.
13º - Regule a embreagem novamente. Esta etapa é necessário.
14º - Todas as etapas anteriores realizadas e sem nenhuma dúvida, ligue para os amigos e vá para a trilha, rssss

Obs.: o pq do guia para centralizar o disco.
O furo do disco (o lugar onde tem as estrias) tem que estar alinhado com o furo do virabrequim para que a hora que você for recolocar o motor no câmbio, o eixo piloto passe direto pelas estrias do disco e entre com a ponta dentro do furo do virabrequim, entendeu?? Se tiver desalinhado você não consegue colocar o motor no câmbio porque a ponta do eixo piloto não vai estar entrando neste furo do virabrequim. Por isso temos que centralizar o disco antes de de apertar o platô, porque quando você aperta o platô, ele prensa o disco no volante do motor e é praticamente impossível mexer ele com a mão para centralizar.

Eu não utilizo o metodo de comprimir o chapéu chinês (platô) em uma prensa e colocar um cabo de vela entre ele e a carcaça da embreagem. Pois isso faz a embragem ficar acionada e deixa do disco solto e como se esta utilizando o guia para centralizar o disco, eu não vejo necessidade. de fazer esta etapa. Eu pulo ela sem preocupação e da tudo certo.
Se acaso você fizer esta etapa que o pedão disse, não esqueça de tirar o cabo da embreagem antes de colocar o motor ok????


Se não entendeu alguma parte é so perguntar. Se caso necessário, posso fazer um video, pois eu tenho um câmbio aqui na garagem de casa.

digobrazil
06/07/2011, 12:12
Só uma coisa que esqueci. esta imagem é de um modelo de embragem mais antigo, mas a disposição das peças e o mesmo.
Vai com fé que da certo.
Abraços

miguéh
10/07/2011, 23:59
a primeira coisa a se fazer e jogar bem longe pra ninguem pegar o disco i o plator pra quere recondiciona! na gaiola num guenta o tirao. depois compra td novinho pode ser ate original o bom eh ja investir e colocar uma de ceramica i pronto seus problemas acabaram. funde o motor a caixa o chassis td i mas a embreagem ta la ainda firme e forte flw