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Ver Versão Completa : CAIXA DE CAMBIO 4 marchas e eixo entalhado (engrenagem estria fina e Grossa) duvida.



antonio umino
14/06/2011, 13:35
Amigos, acabo de receber uma caixa de Redução, (reduzida), e chegou com ela a engrenagem da saida do cambio. Esta engrenagem veio com a estria grossa. Me parece ser do cambio de 3 marchas com a primeira seca. Quando comprei a reduzida esta estava acoplada a uma caixa de 4 marchas OHC.. de onde foi retirada a engrenagem(principal) da saida do cambio.Como preciso comprar o eixo entalhado falam que só tem a de estria fina que serve tanto na de 3 como na de 4 marchas.... Pergunto........ Se existe caixa de marchas de 3 ou 4 marchas sincronizadas com o eixo entalhado de estria grossa. ou somente de estria fina.?????..
Eixo entalhado de estria grossa só no de 3 marchas primeira seca?
Eixo entalhado de estria fina só no de 3 e 4 marchas.
Engrenagem do cambio na reduzida tem estria grossa no cambio de 4 marchas?
Engrenagem do cambio na reduzida com estria grossa só no cambio de 3 marchas primeira seca..?

agradeço a quem puder me informar. Ok. abraços..... A R I G A T O U.

Elison
14/06/2011, 13:44
Amigos, acabo de receber uma caixa de Redução, (reduzida), e chegou com ela a engrenagem da saida do cambio. Esta engrenagem veio com a estria grossa. Me parece ser do cambio de 3 marchas com a primeira seca. Quando comprei a reduzida esta estava acoplada a uma caixa de 4 marchas OHC.. de onde foi retirada a engrenagem(principal) da saida do cambio.Como preciso comprar o eixo entalhado falam que só tem a de estria fina que serve tanto na de 3 como na de 4 marchas.... Pergunto........ Se existe caixa de marchas de 3 ou 4 marchas sincronizadas com o eixo entalhado de estria grossa. ou somente de estria fina.?????..
Eixo entalhado de estria grossa só no de 3 marchas primeira seca?
Eixo entalhado de estria fina só no de 3 e 4 marchas.
Engrenagem do cambio na reduzida tem estria grossa no cambio de 4 marchas?
Engrenagem do cambio na reduzida com estria grossa só no cambio de 3 marchas primeira seca..?

agradeço a quem puder me informar. Ok. abraços..... A R I G A T O U.
o eixo entalhado com estria grossa é exclusivo do cambio 3 marcas seco, no seu caso, o cambio provavelmente era 4x2, e alguem fez uma adpatação no entalhado pra poder acoplar a rezudida, nessa adaptaçaõ ele usou a ponta de um entalhado 3 marchas seco.

antonio umino
14/06/2011, 14:00
Então reclamei que a engrenagem estava errada., mas o vendedor garante que estava numa caixa de marchas de 4 marchas com o motor 0hc. vai entender? agora estou na duvida. Acho que tenho que arrumar o eixo e a engrenagem com estria fina, senão não consigo montar o cambio. que na verdade é um 4x2 (com funil). cujo entalhado é muito diferente do de reduzida (4x4) mas daí surgiu esta duvida. Vamos ver se o vendedor soluciona o meu problema ou troca ou manda a engrenagem de estria fina e devolvo a de estria grossa. Vamos ver como vai ficar Ok. agradeço a tua resposta. Vamos aguardar os amigos foristas nesta dúvida Ok... abraços.

antonio umino
10/03/2014, 23:52
O correto no cambio de 4 marchas e reduzida
A engrenagem da saida do cambio é estria fina.

Atrazadamente....

grato..

abçs

antonio umino
12/04/2014, 20:15
Bom já que falando de cambio de 4 marchas,
aproveitando o tópico aberto, sobre a engrenangem de saida...
A montagem da caixa de cambio, é um pouco trabalhoso. mas se prestar atenção na desmontagem.
Retirando o conjunto da viatura, sobre uma bancada, tem que separar a caixa de cambio da reduzida, para isto tem que retirar a tampa redonda (5 parafusos 3/8) e por ali retirar a cupilha, e a porca e a engrenagem, depois os parafusos da caixa de reduzida no cambio...Separado as duas caixas...
O desmonte da caixa de cambio, no caso a de 4 marchas com alavanca na coluna, a tampa da caixa de marchas. tem que retirar o comando de engate, que está atravessado no cambio , retirando o pino elastico do dedo de engate. mais o pino elastico da alavanca de engate,. Ok, (cuidado para não perder a chaveta que vai no eixo e no dedo de engate). não precisa tirar os dois, sòmente o lado da alavanca...
depois tem que retirar a chapa de trava dos eixos da penca e do eixo da ré,. com um eixo cortado na largura do comprimento do carretel (penca) bater o eixo da penca, e este vai ficar no fundo da caixa. O eixo piloto,(vai cair os roletes do entalhado) o
anel trazeiro do cambio que alinha o rolamento do entalhado. e todo o conjunto de engrenagens da parte de cima....
Na montagem, aí é onde fica a dificuldade....................................... ...................
Se vc retirou a penca (carretel, trem de engrenagens, conjunto de engrenagens). vai ter que montar os roletes (carreiras de 22 roletes, mais um espaçador no meio (cano) e as arruelas de encosto dos roletes. Para isto usa graxa, e o eixo cortado que vai ficar dentro da penca....coloca as arruelas de encosto ainda com a caixa virada para cima....vai encontrar dificuldade para colocar a arruela pequena de aço,..... em que vai uma grande de bronzena parte trazeira, e uma pequena na parte da frente e junto com ela uma de aço..........
Se não conseguir colocar a arruela de aço, coloque a caixa na vertical, com a parte da penca maior na parte de baixo......
assim a parte de cima fica livre para colocar a arruela de aço. com a penca dentro. vire na horizontal... coloque o eixo piloto, com os roletes (14 roletes) com bastante graxa, às vezes o ultimo rolete não entra no meio dos outro roletes, tem um macete, coloca o ultimo rolete por cima , (não como vc colocou um após o outro do lado, e sim por cima.).
colocado o eixo piloto coloque o funil e os 3 parafusos allen,. e encoste.... coloque por traz todo o conjunto de engrenagens com o eixo entalhado e encaixe no piloto...... coloque a arrela grande na parte trazeira, e o rolamento para centrar...
feito isto.... coloque a caixa de cambio na vertical.. pode ser apoiado na bancada ou na caixa de embreagem de maneira que fique invertido a posição, (cima em baixo). vc vai ver o eixo que está dentro da penca, e as arruelas que vc colocou.. ok.
com uma chave de fenda no furo de baixo da caixa de cambio (por traz). empurre a engrenagem até que a penca fique centrada. O eixo vai cair na cavidade por onde ele tem que sair... coloque o eixo principal. e vai empurrando até sair totalmente o eixo cortado.... Pronto. está montado o cambio..agora a montagem da parte de cima, o controle, os dedos, a alavanca, e por fim acoplar a caixa de reduzida no cambio....
Ok..
assim fica mais fácil montar a caixa de cambio......

abraços.

antonio umino
12/04/2014, 21:41
459124459125459126Compartilhando fotos da maneira de como fiz a montagem.
Ok...
abçs

Fabio Diniz
15/04/2014, 18:37
Boa Noite Antonio,
Desculpe se é off topico, mas, como vi que vc assim como alguns outros aqui são conhecedores da F-75, venho pedir ajuda dos senhores mestres.
Possuo uma f75 ano 61, ela esta com motor perkins ( 4236 ) e andando muito bem ( bem forte - relação 47/12 ). Porem, outro dia tivemos o preju de uma quebra de coroa. Bom, dito isso, vamos as perguntas.hehe:news-coffee:

1 - O meca retirou a relação do diferencial traseiro para averiguar, aí ele me disse que la a ponta de eixo é com estria grossa, faz sentido?
2 - Sendo estria grossa, e por ai vende-se relações (segundo vendedores ) para estria fina, como faria? trocaria a Flange ( luva do cardãn )?

3 - Com este motor, é comum esta quebra de relação? Existe uma relação mais forte ( digamos que aguente este torque mais que as outras aguentam o motor a gasolina?

A intenção era de colocar uma relação mais longa, mas percebemos que teria que trocar a da frente tb!:parede: Ai, deixaremos mais a frente.

Uffa, desculpa ai o assunto fora de hora e local, mas não sabia onde postar!

Vou agradecer pelas ajudas !!

Abraços

antonio umino
04/06/2014, 19:20
Revendo.....
Tem frange do pinhão.. Trocando o conjunto para um ou outro tem que trocar a frange.
A frange de estria grossa é a antiga.
quanto à quebra da coroa. não sei te dizer.. deve ter relação com o diametro do pneu.
Trocando o trazeiro tem que trocar o dianteiro...
como ninguém opinou...

abçs.