Conectar

Ver Versão Completa : [L200 05 Sport HPE] 2 Problemas: vareta do óleo + luz da injeção [Ajuda!]

Leozin
14/06/2011, 11:13
Pessoal, de uns tempos pra cá venho enfrentando 2 problemas com minha L200 Sport HPE 2005 (ô carro pra dar problema.. pqp!). Vamos a eles:

1) Quando eu passo de 100km/h (em aproximadamente 120km/h) a luz da injeção eletrônica acende no painel e o carro perde potência ao ponto de não chegar mais nem aos 100km/h. Fica fraca mesmo!

O que será isso? Problema de turbina?

2) Quando forço o motor, a vareta do óleo sai do lugar e, consequetemente, espalha óleo pelo motor inteiro.

Não há excesso de óleo. Mandei colocar os 7l de acordo com o manual. Depois que aconteceu a primeira vez, ainda mandei tirar 0,5l, porque poderia ser excesso, mas o problema continua.

Eu acredito que o primeiro problema esteja na turbina do carro. Quando estou andando a 100km/h e alivio o pé para ficar nos 80km/h, o carro fica dando uns 'supapos' e fazendo uma zuada meio estranha no motor (não sei dizer..). O carro fica dando uns 'pulinhos' pra frente, junto com o barulho (algo assim!) Já ouvi falar que isso é a turbina ruim.

Bom, desde já agradeço a ajuda dos amigos.

Abraço.

Carlos A. C. Azevedo
14/06/2011, 11:40
Pessoal, de uns tempos pra cá venho enfrentando 2 problemas com minha L200 Sport HPE 2005 (ô carro pra dar problema.. pqp!). Vamos a eles:

1) Quando eu passo de 100km/h (em aproximadamente 120km/h) a luz da injeção eletrônica acende no painel e o carro perde potência ao ponto de não chegar mais nem aos 100km/h. Fica fraca mesmo!

O que será isso? Problema de turbina?

2) Quando forço o motor, a vareta do óleo sai do lugar e, consequetemente, espalha óleo pelo motor inteiro.

Não há excesso de óleo. Mandei colocar os 7l de acordo com o manual. Depois que aconteceu a primeira vez, ainda mandei tirar 0,5l, porque poderia ser excesso, mas o problema continua.

Eu acredito que o primeiro problema esteja na turbina do carro. Quando estou andando a 100km/h e alivio o pé para ficar nos 80km/h, o carro fica dando uns 'supapos' e fazendo uma zuada meio estranha no motor (não sei dizer..). O carro fica dando uns 'pulinhos' pra frente, junto com o barulho (algo assim!) Já ouvi falar que isso é a turbina ruim.

Bom, desde já agradeço a ajuda dos amigos.

Abraço.

A essa velocidade o carro já deve ta passando de 3000 rpm, em alguns casos, o meu foi assim, ela acende a luz por que a turbina ta desregulada, ai a turbina traballha no maximo e não consegue alimentar o motor, e acende a luz ai, mas o carro aqui não perde força não só acende a luz mesmo, a sua está assobiando em marcha lenta? se estiver esse é o problema, e também, ve mesmo como está a turbina por que esse barulho estranho no motor é como se tiivesse allguma coisa "soprando"? isso é a valuvla de alivio da turbina, atuando, ou por alguma interferencia na linha, ou por está indo embora mesmo.

Sobre a vareta, tem que trocar a borracha da ponta que veda e fixa a vareta lá. Faz um teste, tira a tampa do óleo e vê se sai só uns pingos de óleo, e um pouco de vento forçado tá tudo normal, mas se tiver soprando ar de com força, e saindo fumaça branca, ai já era.. no minimo vais ter que abrir o motor...

:concordo:

Leozin
14/06/2011, 11:55
Grande Carlos, sempre ajudando o pessoal aqui do fórum.

Cara, pois é, comigo o carro perde potência. E SIM, a turbina assobia mesmo em marcha lenta. Na cidade, a 40km/h ~ 60km/h eu ouço a turbina assobiando.

Em relação ao barulho estranho, é tipo um sopro mais intenso, entende? Mais abafado, mais forte.. mas é um sopro sim.. E o carro fica 'soqueando'. É típico de turbina ruim mesmo!

Em relação à vareta, pode ser a borracha mesmo, sabia? Fui olhar agora e ela está MUITO desgastada. Não está prendendo nada!

Muito obrigado, Carlos.

Carlos A. C. Azevedo
14/06/2011, 12:06
Grande Carlos, sempre ajudando o pessoal aqui do fórum.

Cara, pois é, comigo o carro perde potência. E SIM, a turbina assobia mesmo em marcha lenta. Na cidade, a 40km/h ~ 60km/h eu ouço a turbina assobiando.

Em relação ao barulho estranho, é tipo um sopro mais intenso, entende? Mais abafado, mais forte.. mas é um sopro sim.. E o carro fica 'soqueando'. É típico de turbina ruim mesmo!

Em relação à vareta, pode ser a borracha mesmo, sabia? Fui olhar agora e ela está MUITO desgastada. Não está prendendo nada!

Muito obrigado, Carlos.

Então, um teste bom é fazer isso ligar o motor, e na marcha lenta ir lá na saida da descarga e escutar se ela tá assobiando. se tiver, isso que vai deixar o carro mais amarrado em alta do que num sei o que, mas pra andar em baixa fica muito bom.
Ai se tiver assobiando em marcha lenta, tem que regular a abertura dela.
Essa outra valvula que eu te falei ela fica colada na admissão, é como se fosse uma tampa grande que fica bem do lado da admissão no cabeçote, se tu olhar lá, tu vai ver. O funciomento dela faz com que a turbina ganhe pressão ou libere ela, e com o tempo ela vai estragando o diafragma e vai deixando com que a turbina ganhe menos pressão e liberando ela ainda mais cedo. vou ter que sair agora, mas dá uma pesquisada por aqui, e por lá pelo forum das picapes, procurando pela valvula turbina L200, lá tem como ajeitar ela. Mas se tu não achar a noite eu posto por aqui .

:concordo:

PauloLimited
14/06/2011, 12:07
A minha quando deu problema na turbina, quando pisava pra valer perdia força tb e acendia a luz de ignição.

No meu caso a turbina tava travada(carbonizada), tem q tirar a turbina limpar e montar denovo. Toma cuidado q a turbina TGV, tem umas hastes internas q tem q ser montadas corretamente se não trava denovo. Não deixa o meca tirar so a parte de trás da turbina lavar e montar denovo, tem q tirar a turbina pra conseguir ver as hastes e colocar elas no lugar certim.

Num roda muito tempo assim não q pode acarretar mais problemas, como a turbina está travada o sensor q comanda ela pode ter desgaste, pois vai trabalhar forçada e tem tb um ferro q abre e fexa a turbina, um ferro de cor dourada, ele posui uma valvula q abre e fexa isso pode estragar tb, por excesso de força.

Bom isso q eu falei vale se realmente for o msm problema q a minha teve, uma boa forma de prevenir e sempre andar com oléo e filtros novos.

Leozin
14/06/2011, 16:15
Tem como esse problema ser no filtro de óleo ou no radiador do intercooler?