Ver Versão Completa : Como usar a tracao nas dunas? Usando a Pajero Sport HPE
Thiago capelo
13/06/2011, 21:26
Boa noite,
Ontem criei um tópico de um pequeno problema que tive andando nas dunas, o carro aqueceu. Percebi que o maior problema é pela minha falta de conhecimento de usar um carro tracado.
Por isso pergunto: no caso da areia fofa de uma duna devo entrar no 4H ou 4L? lembrando que estou falando em uma Pajero Sport HPE 2007 2.5, e desligando o O/D?
Como devo continuar andando na areia, desligar a tracao e andar só no drive?
Na verdade estou meio perdido e precisando de auxilio dos amigos.
Valeu.
Carlos A. C. Azevedo
13/06/2011, 21:43
Boa noite,
Ontem criei um tópico de um pequeno problema que tive andando nas dunas, o carro aqueceu. Percebi que o maior problema é pela minha falta de conhecimento de usar um carro tracado.
Por isso pergunto: no caso da areia fofa de uma duna devo entrar no 4H ou 4L? lembrando que estou falando em uma Pajero Sport HPE 2007 2.5, e desligando o O/D?
Como devo continuar andando na areia, desligar a tracao e andar só no drive?
Na verdade estou meio perdido e precisando de auxilio dos amigos.
Valeu.
Amigo Thiago, para areia, sempre andar com o cambio em 2 ou 1 , em D só se a areia já estiver bem firme mesmo assim, com o overdrive desligado.
Mesmo caso da tração, entrou na areia, é ligar a 4x4 H na hora, pois auxilia e muito o motor a aproveitar a força que o motor vai fazer com essa divisão, e se tu sentir que a areia ainda tá sugando o carro, engata a 1 ou a L mesmo, e engata a 4x4 L que é a reduzida e ai tu vai saber o que é uma força desgraçada.:dance::dance::dance::dance:
O/D é só pra as vezes na cidade e sempre na estrada.
Qualquer rolo estamos aqui..
:concordo:
Thiago capelo
13/06/2011, 21:54
Carlos,
Então devo usar sempre o Over desligado, independente do tempo de passeio? mesma coisa com o 4H? Não tem tempo limite para uso? Meu medo é chegar a um aquecimento.
Carlos A. C. Azevedo
13/06/2011, 22:09
Carlos,
Então devo usar sempre o Over desligado, independente do tempo de passeio? mesma coisa com o 4H? Não tem tempo limite para uso? Meu medo é chegar a um aquecimento.
Não, não, fazendo assim, voce ai é previnir mais ainda de um superaquecimento caso ocorra, coisa bastante improvável..
não tem tempo de uso não, pode usar dias meses anos, até o sistema pedir arrego claro heheeh.
Com o O/D ligado, a rotação do motor irá baixar muito, e se voce precisar de força fará com que o conversor de torque trabalhe mais, fazendo com que o óleo que faz tudo funcionar aumente de temperatura, ocasinando um possivel super aquecimento. Desculpa a linguagem técnica, mas é como se fosse a bomba que faz o cambio funcionar, esforçar muito ao ponto de passar esse calor pro óleo, e o o radiador de óleo, não dá conta de esfriar ele, fazendo o carro superaquecer.
Na areia: Cambio em L, 1 ou 2, e a tração em 4x4H ou 4x4L dependendo do caso.
Na cidade quando tiver livre pra velocidade OD ligado e tração em 4x2 hehe.
Na cidade com engarrafamento desliga o OD e 4x2 também.
Na estrada, liga o ar condicionado, liga o OD e vai embora :dance::dance::dance:
Everton Júnior
13/06/2011, 22:43
Thiago,
sua Pajero vai aquecer de qualquer jeito, isso é fato, infelizmente. O que vai mudar é o tempo que isso vai acontecer. Para andar nas dunas, tem que baixar os pneus para, no minimo 18 libras (eu uso 14 na frente e 12 atras), se andar reduzido colocar o cambio na posição 2 ou na posição D com overdriver desligado, vai depender da situação. Isso ameniza o aquecimento.
Sempre ando pelas dunas dos cataventos nos sábados, se quiser marcamos um passeio por lá.
Abs!
Pedro Henrique Neves
13/06/2011, 22:44
A primeira coisa que deve fazer ao chegar nas dunas é baixar a calibragem dos pneus para 15~12 lbs, com os pneus cheio, dependendo da areia, você so vai conseguir andar na reduzida :concordo:
Depois de baixa os pneus, é 4H e dosando o acelerador pra não superaquecer, cambio em 2, e curta a paisagem. Caso pegue areia batida, molhada, na beira do mar, ai eu so ando 2H.
Quando eu inventei de andar com pneus cheio, 4H, minha Pajero que é chipada sofreu MUITO, deixando um rastro de fumaça preta pela praia por alguns kilometros, mas nunca chegou a superaquecer, com os pneus cheio eu dei uma atolada que so saiu de 4HL de 1º.
Thiago capelo
13/06/2011, 22:49
Carlos,
No meu caso o carro tem o D (drive), 2 e L, devo usar sempre o 2 e L na areia e não o D? desculpa se posso estar parecendo meio estúpido.
Carlos A. C. Azevedo
13/06/2011, 22:55
Carlos,
No meu caso o carro tem o D (drive), 2 e L, devo usar sempre o 2 e L na areia e não o D? desculpa se posso estar parecendo meio estúpido.
Então cara, é isso ai mesmo, 2 ou o L e não se esquece também de fazer isso ai que o pessoal falou, baixar a pressão dos pneus é um ponto bem importante também..
Thiago capelo
13/06/2011, 23:03
Carlos,
Thiago capelo
14/06/2011, 07:52
Thiago,
sua Pajero vai aquecer de qualquer jeito, isso é fato, infelizmente. O que vai mudar é o tempo que isso vai acontecer. Para andar nas dunas, tem que baixar os pneus para, no minimo 18 libras (eu uso 14 na frente e 12 atras), se andar reduzido colocar o cambio na posição 2 ou na posição D com overdriver desligado, vai depender da situação. Isso ameniza o aquecimento.
Sempre ando pelas dunas dos cataventos nos sábados, se quiser marcamos um passeio por lá.
Diz Junior,
Sou o Thiago irmão da Tayssa (Guilherme), pensei em levar o carro na tua oficina para tu da uma olhada no carro e se quiser podemos marcar um passei to precisando de parceiro para aprender.
Abs!
Everton Júnior
14/06/2011, 22:10
Diz Junior,
Sou o Thiago irmão da Tayssa (Guilherme), pensei em levar o carro na tua oficina para tu da uma olhada no carro e se quiser podemos marcar um passei to precisando de parceiro para aprender.
Abs!
Fala Thiago! Tava suspeitando ser você mesmo, por causa do sobrenome! hehehehe
Bora marca passeios sim! Nesse sabado vai ter o rally de regularidade da Mit aqui! Se quiser ir, corre porque as inscrições já estão esgotando.
Abs!
Thiago capelo
15/06/2011, 10:26
Fala Thiago! Tava suspeitando ser você mesmo, por causa do sobrenome! hehehehe
Bora marca passeios sim! Nesse sabado vai ter o rally de regularidade da Mit aqui! Se quiser ir, corre porque as inscrições já estão esgotando.
Abs!
Blz, mas não da para participar ainda por não ter feito nenhuma revisão no carro. To sentindo algo batendo em baixo, dianteiro.
cantodopirão
15/06/2011, 11:42
Bom dia Thiago,
Já conseguiu oficina? Tenho boa experiência com a Controller (Léo). No outro tópico postei site e telefone. Leva lá, quem sabe ainda dá tempo de ir para o Rally da Mit? Se não der já fica o convite para a etapa de Natal em 08/10/11!
Bem vindo ao offroad!
Blz, mas não da para participar ainda por não ter feito nenhuma revisão no carro. To sentindo algo batendo em baixo, dianteiro.
Thiago capelo
15/06/2011, 12:04
Bom dia Thiago,
Já conseguiu oficina? Tenho boa experiência com a Controller (Léo). No outro tópico postei site e telefone. Leva lá, quem sabe ainda dá tempo de ir para o Rally da Mit? Se não der já fica o convite para a etapa de Natal em 08/10/11!
Bem vindo ao offroad!
Valeu pelo convite, e entrei em contato com a Controller como você indicou, por trás do Makro, mas estava lotado e nao tive tempo de ir, por isso acredito não participar deste evento.
cantodopirão
15/06/2011, 14:40
Vamos programar então a viagem para Natal em Outubro!
Valeu pelo convite, e entrei em contato com a Controller como você indicou, por trás do Makro, mas estava lotado e nao tive tempo de ir, por isso acredito não participar deste evento.
JEFFCATUNDA
15/06/2011, 19:41
Fala ai Thiago... Cara, lugar bom de aprender a usar a viatura é nos cataventos. Todos os sabados tem gente por lá, principalmente a tarde. Costumam sair as 15:00 ou 16:00 hs...
Passa aqui no nosso topico do pessoal do ceará, tem um link na minha assinatura, muita gente boa tirou suas duvidas por lá....
Costumamos nos encontrar as sextas-feiras lá na churrascaria GUELLER para o almoço, e isso é independente de grupos e etc...
Grande abraço e boa sorte!
Apesar de antigo ainda é um ótimo tópico.
Cheguei todo bobo p testar a viatura (pajero sport 2011) na areia fofa em Itaúna Saquarema entrando em 4x4H quando comecei a ficar preso e pálido de medo kkkkkkk
Graças a Deus no mesmo momento passou um cara de bugre do meu lado e disse que burro querer entrar com pneu cheio.
Desci do carro esvaziei os pneus coloquei no 4x4L e fui ser feliz.
Mas naquele momento quase me borrei todo. kkkkkkkkkkk