PDA

Ver Versão Completa : Reservatório de Expanção GV/Tracker



Giovanni Morano
13/06/2011, 20:10
Bem pessoal, gostaria de tirar uma duvida, que ocorreu cmg esse final de semana...aqui em Fortaleza, existem muitas praias, mas tambem temos o privilegio de ter serras lindissimas...pois bem, subi a serra de Guaramiranga(ce), fui passar o fds com minha noiva em um hotel...pois bem o carro se comportou super bem muito confortavel, acho que o cambio auto é perfeito em subidas, pois bem...forcei um pouquinho...emfim: vamos ao problema: a Temperatura do carro ficou normalissima! sempre! subi e desci a serra e nem abri o capÔ! quando cheguei em Fortaleza ontem...notei que o RESERVATORIO DE EXPANÇÃO estava cheinho e que tinha vazado...abri o Radiador, e notei que tinha pouca agua! Ou seja... o que pode estar acontecendo...pensei em Valvula termostatica! Me ajudem!

Osmar Junior
14/06/2011, 08:37
Oi Giovanni,

O problema pode ser na tampa do radiador !!! ela tem uma válvula que abre a uma pressão de 1.1 bar !!! se ela estiver com problema, manda pressão para o vaso de expansão que por sua vez joga a água fora pelo ladrão !!!
O meu carro estava assim, percebi que depois da uma viagem, parava o carro e ele fazia um barulho estranho depois do motor desligado e a água sumia!! eu não via ela vazando, ela simplesmente sumia !!! troquei a tampa do radiador e os problemas acabaram !!!!

espero que ajude,

Osmar Junior
Santo André-SP

Elisson
14/06/2011, 08:55
Bem pessoal, gostaria de tirar uma duvida, que ocorreu cmg esse final de semana...aqui em Fortaleza, existem muitas praias, mas tambem temos o privilegio de ter serras lindissimas...pois bem, subi a serra de Guaramiranga(ce), fui passar o fds com minha noiva em um hotel...pois bem o carro se comportou super bem muito confortavel, acho que o cambio auto é perfeito em subidas, pois bem...forcei um pouquinho...emfim: vamos ao problema: a Temperatura do carro ficou normalissima! sempre! subi e desci a serra e nem abri o capÔ! quando cheguei em Fortaleza ontem...notei que o RESERVATORIO DE EXPANÇÃO estava cheinho e que tinha vazado...abri o Radiador, e notei que tinha pouca agua! Ou seja... o que pode estar acontecendo...pensei em Valvula termostatica! Me ajudem!

Giovanni, nem pense duas vezes troque imediatamente a Válvula Termostática!!! O meu aconteceu da mesma maneira até ela chegar a travar a ponto do ponteiro subir a temperatura. Na oportunidade também comprei a tampa sem trocar a termostática e a água continuou a enxer o reservatório...só resolveu após trocar a termostática..!!!

Giovanni Morano
14/06/2011, 17:51
OK vou fazer os dois! e depois posto!

Elisson
15/06/2011, 10:26
OK vou fazer os dois! e depois posto!

Vai gastar R$ 20,00 conto a tôa com a tampa se for a peba...se for a original vai ser uns R$ 40,00 perdido...huhuhuhuhuu :pular:

nanito
15/06/2011, 11:18
OK vou fazer os dois! e depois posto!

Testa a válvula termostática colocando numa panela com água no fogão. Quando a água começar a esquentar, tu vais ver a válvula trabalhando. Se a água estiver fervendo e a válvula não se mexer, é necessária a troca.

A tampa do radiador é barbada, tem várias paralelas pra vender, de tudo que é preço. Fique atento para a altura da tampa, tem carro japonês que usa tampa baixa e tem japonês que usa tampa alta. No caso dos suzukis é tampa alta.

Nos Vitaras com motor 1.6 8V e 1.6 16V sei que a tampa é 0.9 bar. No motor 2.0 do GV não sei ao certo a pressão.

Abraço!

Elisson
15/06/2011, 13:32
A tampa é a mesma dos Honda FIT, CIVIC, Accord...fácil de achar....

Giovanni Morano
17/06/2011, 19:08
Valeu galera! fds vejo isso!

elder bh
05/07/2011, 16:07
ola amigos ,,estou tendo o mesmo problema com minha tracker ano 2009.,vamos a problema ,,eu andando dentro da cidade tudo ok temperatura normal,,tudo certo..mais quando eu viajo ela começa a jogar agua p/ reservatorio de expançao ,,ja nao sei mais oq eu faço,,ja troque a tampa ,do radiador ,a valvula termostatica comprei tudo orginal gm p/ nao ter problemas .ate radiador ja troquei ,,e nd..alguem ja teve ste tipo de problema,,ja to maluco ja com isso ,,o defeito so acontece quando viajo mais de 100km..joga a gua do radiador todo p/ reservatorio ate transbordar ,,alguem me ajude por favor ,,,

Giovanni Morano
05/07/2011, 22:21
Cara o teu problema, deve ser na Valvula Termostatica! pq pelo ano do seu carro, seu radiador e tampa devem ser originais!



ola amigos ,,estou tendo o mesmo problema com minha tracker ano 2009.,vamos a problema ,,eu andando dentro da cidade tudo ok temperatura normal,,tudo certo..mais quando eu viajo ela começa a jogar agua p/ reservatorio de expançao ,,ja nao sei mais oq eu faço,,ja troque a tampa ,do radiador ,a valvula termostatica comprei tudo orginal gm p/ nao ter problemas .ate radiador ja troquei ,,e nd..alguem ja teve ste tipo de problema,,ja to maluco ja com isso ,,o defeito so acontece quando viajo mais de 100km..joga a gua do radiador todo p/ reservatorio ate transbordar ,,alguem me ajude por favor ,,,

elder bh
06/07/2011, 08:30
pois ja troquei ele coloquei original gm,,180$$ porque me dissera que podia ser ele.mais nao era porque o carro nao esquenta e temperatura fica sempre abaixo do meio..,,a medida que agua vai saindo pelo reservatorio de expançao ,,e seca o radiador ai o carro sub temperatura ,,presiso d ajuda antes de pedir mecanico p/ abrir o motor,,hellp..

Eduardo Velo
06/07/2011, 08:58
ola amigos ,,estou tendo o mesmo problema com minha tracker ano 2009.,vamos a problema ,,eu andando dentro da cidade tudo ok temperatura normal,,tudo certo..mais quando eu viajo ela começa a jogar agua p/ reservatorio de expançao ,,ja nao sei mais oq eu faço,,ja troque a tampa ,do radiador ,a valvula termostatica comprei tudo orginal gm p/ nao ter problemas .ate radiador ja troquei ,,e nd..alguem ja teve ste tipo de problema,,ja to maluco ja com isso ,,o defeito so acontece quando viajo mais de 100km..joga a gua do radiador todo p/ reservatorio ate transbordar ,,alguem me ajude por favor ,,,

Qdo o motor está frio e vc vai tirar a tampa do reservatório tem pressão ??
Se a resposta for SIM , vai ter que trocar a junta do cabeçote ... a passagem pode ser mínima , mas é o suficiente pra não deixar que qdo esfrie a água abra a valvula de vácuo da tampa do reservatório , não cria pressão suficiente em baixo giro , se andar sempre em baixo giro não vai perder água só qdo o giro fica alto por um tempo , aí cria pressão no reservatório e joga água fora ... isso se confirmar que tem pressão no reservatório com o motor frio ... caso não tiver pressão pode ser algum entupimento no retorno ...

abs ... Edu

elder bh
06/07/2011, 11:37
oi..quando eu retiro a tampa do radiador da uma pressao..sim.mais e ar retornando para resrevatorio de expançao da ate uma borbulhamento dentro dele,,num sei se e normal..essa retorno de ar ,que da.mais entupimento nao tem em lugar nehum nao ja foi tudo conferido,,mais so por garantia quam e retorno vc se refere e que vai no tubo de agua,com uma mangueira que passa na frente do motor .tipo que parece que tem vacuo dentro do radiador entende ,,nao e barulho de perssao nao e tipo vacuo..

Eduardo Velo
06/07/2011, 11:45
Blz , então se não tem pressão não é passagem pela junta ... se tem vácuo é sinal que a tampa do reservatório não está abrindo qdo cria vácuo no sistema , que é qdo esfria , pra não trocar a tampa novamente vai até onde vc comprou essa tampa que vc disse que comprou a pouco tempo e explica que qdo tira a tampa com o motor frio está com vácuo , eles vão te " emprestar " uma nova tampa pra vc tirar a dúvida ... não é pra ter vácuo nem pressão ... qdo esfria vc tira a tampa normalmente ...

abs ... Edu

elder bh
06/07/2011, 12:11
eu comprei ela na gm original..porque pensavamos que era a tampa ,,como eu tenho um amigo meu que tem outra tracker mesmo ano fiz um teste ja,,da a mesma coisa ..na verdade ja tenho 3 tampas originas ,que veio no carro a que comprei e mais uma outra que arrumei de um carro batido que tinha pegando ,que mesma todas de 1,1 bar de pressao ,p/ eleiminat totamente a tampa ,eu senti que as mangeiras tem ficado bem durinhas ,,mais comparei em outro carro,,,ta normal..por isso ja to loco..com este defeito da tracker ,,num sei se eu fui premiado ou ja viu outros casos assim,

Eduardo Velo
06/07/2011, 12:29
Poxa ... bem estranho mesmo ... restou verificar se não tem obstrução na saída da mangueirinnha do reservatório ... pq se tem vácuo qdo esfria o motor o problema tem que estar entre a tampa ou mangueira de saída do reservatório , se o sistema cria vácuo e não tem entrada de ar vai causar algum problema ... se fosse junta estaria com pressão no sistema qdo frio ...
Coloca uma garrafa plastica de 500 ml na mangueira da saída do reservatório com água , se criar vácuo vai puxar a água ... se não puxar a água não está tendo passagem de ar pro reservatório por algum motivo ...

elder bh
06/07/2011, 15:20
levei meu carro num mecanico aki de bh que so mexe com suzuki.ele me disse que ta axando que carro ta com pressao no radiador,,mais que quando se anda devagar eu na cidade nao da problema porque na gera tanta compressao no motor,,e na estrada se anda com mais giro e acaba essa pressao expulsando agua do radiador para o reserv de expançao ,,ele me disse que pode esta com a junta parcialmente queimada por isso da isso,,hj foi testado novamente bomba .valvula,tampa e radiador e helice....ele disse que so abrindo mesmo p/ ter certeza,,pior e abrir e nao axar nada ,,num tem certeza que este e o defeito..do carro..,,por isto to tentando verr cm voces se ja vira alguem reclamar de algum tipo parecido de defeito e como foi resolvido

Giovanni Morano
06/07/2011, 15:29
Cara eu acho que nao é junta... Pois o meu estava com a junta queimada... e primeiro sintoma era estourava mangotes!! Nao entendo muito!
Nao acho que seja junta do cabeçote, pois o meu esta com o mesmo problema! hoje! e fiz o CABEÇOTE a menos de um ano! com tudo original na suzucar!

enfim! cada caso é um caso! uma dica : leva em VARIOS MECANICOS!:neutral:

elder bh
06/07/2011, 15:53
poxa ele ta jogando agua para reservatorio quando vc viaja ...o meu fz isso,,dentro da cidade e tudo normal..nem esquenta nem nd ,eu suspeito que o defito so se dar quando se anda com giro alto ,,no motor,,..vc ja levor rm algum mecanico ai..p/ ver oq eles falam p/ voce..sobre isto..o meu deve ir p/ oficina semna que vem,,se eu descubrir eu posto p/ vc ..e vice versa oik..,,num e possivel que niguem nunca teve este problemas no carro,,

elder bh
06/07/2011, 16:53
oi amigao um mecanico daki de bh da minas suzuki ..me disse que dependendo do que ouve no cabeçote esses motores nao aceitam plainar nao.me disse que altera a taxa de compressao,,e a junta nao aguenta e passar compressao pra radiador ,,,por acaso vc ja ovou algue dizer isto por ai..eu num betei muita fe no que le disse nao,,quer dizer que se seu motor pifar vc tem de jogar ele fora ,,da uma pesquisada ai e me diz

Eduardo Velo
06/07/2011, 17:20
Comigo já aconteceu a pouco tempo a mesma coisa , passagem mínima de pressão da camara de combustão pra camara de arrefecimento e jogava água fora só qdo andava com giro alto , giro baixo criava pressão mas não o suficiente pra jogar água fora , mas com certeza fica pressão no reservatório qdo frio , por isso perguntei pra vc ... sendo passagem mínima vai ter só que trocar a junta sem ter que mexer no cabeçote ... , mas só abrindo pra ter certeza de que é só a junta , se tiver alguma marca no cabeçote ou no bloco vai ter que usinar ...
No meu caso aconteceu de furar o radiador na estrada , percebi antes de chegar no vermelho , mas o aquecimento foi suficiente pra abrir uma peq. passagem entre as camaras , no seu caso não o que pode ter causado , vc tem ele desde zero ??

elder bh
06/07/2011, 20:50
oi amigo..nao comprei usado mais como carro tenha apenas 12mil km,,nao axei que me causase tantos problemas assim,,,,mais no seu caso aconteceu com que carro,,e ai vc madou tirra o cabecote ,,e so trocou a junta nao conferiu trinca no cabeçote ,,nem mandou palinar cabeçote e bloco nao..por me disseram que se eu desmontar vou ter de mandar fazer isso,,alem de trocar todos os parafusos do cabeçote ,,p/ dar um aperto correto ,,,,no seu caso resolveu ,,o problema de secar o radiador e ir a agua p/ o reserv de expançao ..vou. pedir o mecanico ,,que olhe bem tudo,,pois o carro e mt novo,,nao tem como estar com estes problemas,,mais ja to na chuva ne ,,agora e molhar mesmo,,,,se tiver mais alguma opiniao p/ me dar eu agradeço ,,to mesmo presisando de um hellp,,abrs..

Eduardo Velo
06/07/2011, 21:22
O carro que aconteceu isso comigo é um Tracker diesel 2001/02 motor RHZ , com 150.00 km rodados ...
Não sei como o antigo dono cuidava do motor , estava muito ruim , porém toda a parte de suspensão , borrachas , chassi , etc... estavam perfeitos ... vc vai ter que mandar trocar a junta pq por algum motivo esse motor sofreu um aquecimento acima do normal , pode ser uma forçada contínua em subida longa , uso excessivo de reduzida , andou com radiador sujo por um tempo ... tem vários motivos que aquecem o motor ... ele não deve ter superaquecido , pq daí vc estaria com problemas maiores de passagem e teria que mandar retificar e até trocar os parafusos ... um bom mecânico vai saber avaliar se tem ou não nescessidade de retificar , não leve num trocador de peças ... no meu caso só foi trocado a junta e feito limpeza no cabeçote e bloco , ta funcionando perfeitamente e já rodei muito depois do serviço feito ...
As vzs acontece , mesmo sendo novo com pouca rodagem pode ter sofrido aquecimento anormal , se trocar a junta vai resolver o problema , se puder acompanhar o serviço veja como estão as camisas , os anéis , se tem algum risco no cabeçote ou no bloco , camaras e passagens de óleo e água ... o motor do meu , estava tudo perfeito nenhum sinal nas camisas , bloco , cabeçote , todos dutos desobstruidos ... até a junta estava perfeita , nem dava pra condenar pq não tinha nem sinal de passagem , mas foi só trocar e nunca mais deu problema ...

Giovanni Morano
07/07/2011, 09:13
Vou conversar com amigos e depois posto!:neutral:

elder bh
07/07/2011, 09:23
e vou pedir o mecanico p/ desmontar ,,p/ ver cabeçote,,porque ,,ai ver se e mesmo..o defeito..o mecanico deve mexer semna que vem no carro ,,assim que tiver aberto eu vou postar de novo ..e te falo,,oq ouve,obrigado a atençao de vcs ...quando resolver o falo com vcs a soluçao,,se tiver ne,rsrs ,,abrs

elder bh
07/07/2011, 09:29
blz amigo meu mecanico deve mexer no carro segunda feira,,ai vou saber se e mesmo problemas no cabeçote msm,,procur saber ai com algum mecanico se tem mesmo haver oq um mecanico aki falo comigo que se o cabeçote tiver muito baixo ou se mt plainado ,,da mt compressao no motor ,,e a junta na aguenta,,,,ok abs

Elisson
07/07/2011, 10:48
blz amigo meu mecanico deve mexer no carro segunda feira,,ai vou saber se e mesmo problemas no cabeçote msm,,procur saber ai com algum mecanico se tem mesmo haver oq um mecanico aki falo comigo que se o cabeçote tiver muito baixo ou se mt plainado ,,da mt compressao no motor ,,e a junta na aguenta,,,,ok abs


Certo....mas eu ainda assim acredito que o problema seja o sistema entupido. Não me pergunte como, nem se tem possibilidade mas se tu tirou até a valvula e bixo continua cuspindo água pra fora...

Se já tá na dança, bota pra dançar...ranca o cabeçote e faz uma revisão no sistema.

elder bh
07/07/2011, 11:39
masi entupimento eu axo que num tem,,pois ate radiador eu comprei um novo valvula nova,tampa tambem,,na parte externa do motor nao tem mais nd p/ ser trocado,,o problema e so essa agua que sai pelo ladrao do radiador e vai p/ resrev de expançao.por fora no motor ja fiz tudo que podia ser feito agora so interno ,,p/ ver agora,,mais mesmo assim vou pedir ele p/ checar todas as mangueiras p/ ver se tem algum entupimento ,la..,,dps te digo abrs,,

Scarabelli
07/07/2011, 13:01
Pessoal tudo bem?
Gostaria de aproveitar o tópico e o conhecimento de vocês para sanar algumas dúvidas.
Comprei uma Tracker há pouco tempo e nunca tive carros com o sistema de arrefecimento que ela possui. Nos carros que já tive o sistema de arrefecimento só tinha um lugar para se colocar água, observei que na Tracker existem dois lugares: um reservatório e o prórprio radiador. Vocês poderiam de me ensinar como funciona o sistema, onde devo abastecer de água, quais os cuidados devem ser observados?

Obrigado pela ajuda.

Raphael

Elisson
07/07/2011, 13:43
Pessoal tudo bem?
Gostaria de aproveitar o tópico e o conhecimento de vocês para sanar algumas dúvidas.
Comprei uma Tracker há pouco tempo e nunca tive carros com o sistema de arrefecimento que ela possui. Nos carros que já tive o sistema de arrefecimento só tinha um lugar para se colocar água, observei que na Tracker existem dois lugares: um reservatório e o prórprio radiador. Vocês poderiam de me ensinar como funciona o sistema, onde devo abastecer de água, quais os cuidados devem ser observados?

Obrigado pela ajuda.

Raphael

Se comprou o carro a pouco tempo, recomendo fazer logo a troca do liquido do sistema pra começar.

O ideal é 3 litros de água desmineralizada + 3L 1/2 de aditivo.

O radiador na sua parte de baixo tem uma "rolha" rosqueável. Você rosqueia e sangra todo o liquido por ali. Para encher o radiador, vc tira a tampa e pode completar. o Reservatório de expansão que fica ao lado do radiador você completa até o meio. Depois do procedimento, no outro dia você dá uma olhada pra vê se ele baixou, que é normal. Completa e acompanha o sistema uma vez na semana, uma vez ao mês....vai depender da sua "rodada".

Caso queira somente completar, confere o radiador se tá cheio. Se não tiver completa ele. Da mesma forma o reservatório de expansão. Lembrando que este último tem um nível, só deve ser completado até a marca FULL!!! A proporção e existência do aditivo é fundamental, pois como o bloco e cabeçote dos nossos carros são de aluminio estão mais propensos a corrosão!
Ahh..dependendo da quilometragem do veículo e por precaução, troque a termostática por uma nova. A do Honda CIVIC ano 00 dá nele.
Boa sorte.

Giovanni Morano
07/07/2011, 19:33
Muito bom Elison! --- Entao poe 3l de agua e 3l de aditivo?

Giovanni Morano
08/07/2011, 10:56
Ola! liguei para a suzucar! o cara me falou, que esse problema é da tama do radiador...nada mais! a Tampa é 1.1...
Fui direto comprar, comprei a do honda civic 92, 1.1...
Vou rodar o fds e depois posto! quero so ver!

nanito
08/07/2011, 11:10
Se comprou o carro a pouco tempo, recomendo fazer logo a troca do liquido do sistema pra começar.

O ideal é 3 litros de água desmineralizada + 3L 1/2 de aditivo.

O radiador na sua parte de baixo tem uma "rolha" rosqueável. Você rosqueia e sangra todo o liquido por ali. Para encher o radiador, vc tira a tampa e pode completar. o Reservatório de expansão que fica ao lado do radiador você completa até o meio. Depois do procedimento, no outro dia você dá uma olhada pra vê se ele baixou, que é normal. Completa e acompanha o sistema uma vez na semana, uma vez ao mês....vai depender da sua "rodada".

Caso queira somente completar, confere o radiador se tá cheio. Se não tiver completa ele. Da mesma forma o reservatório de expansão. Lembrando que este último tem um nível, só deve ser completado até a marca FULL!!! A proporção e existência do aditivo é fundamental, pois como o bloco e cabeçote dos nossos carros são de aluminio estão mais propensos a corrosão!
Ahh..dependendo da quilometragem do veículo e por precaução, troque a termostática por uma nova. A do Honda CIVIC ano 00 dá nele.
Boa sorte.

Não quero ser chato, mas penso que as informações devem ser corretamente repassadas. O bloco e o cabeçote dos suzukis por serem de alumínio são MENOS propensos a corrosão. O alumínio é um dos metais mais resistentes contra corrosão.

O que corrói são as peças que compõem o sistema de arrefecimento: válvula termostática, tampas de radiador, calha superior e inferior do radiador, mangotes, mangueiras, sensores, bomba d´água.

O problema dos blocos de alumínio é somente a fadiga, o esquenta e esfria dos anos de uso do motor, superaquecimentos, etc e tal.
Abraços!

elder bh
08/07/2011, 11:32
ha tomara que seja mesmo e resolva essa de joga pelo ladrao,,,mais tendo em vista que eu ja tenho 3 tampas originais gm,,que fui comprando p/ ver se era ,,e nao resolveu,,hj tenho 3 tampas , 2valvulas termostaticas.2 radiadores ,,to quase montando outra tracker rsr mais tomara que seu seja isso ,nao sei mais oq fazer ,,o macanico quer desmontar o motor ,,mais num sei se desmonto porque nao sabe o que e o defeito ,,desmontar sem saber a causa ,,nao adianta .estamos fazendo os testes ele vai fz um teste nos cilindros e ver se tem passagem pelas junta cabeçote ,,antes de desmontar ,,mais boa sorte ai com o seu espero que resolva,se tiver mais algumas opinioes ai eu agradeço e bem vindo, tudo e valido ..

Giovanni Morano
08/07/2011, 16:01
Elder como esta a ENTRADA DO TEU RADIADOR! ? as vezes com o desgaste..pode sofrer por falta de pressão!

NAO TIRE O CABEÇOTE, antes de ter certeza! Acredito que nao seja isso!

elder bh
08/07/2011, 16:20
voce fala no bocal do radiador,,onde vai a tampa ne..ta novo o radiador e novo eu troquei ele tambem,,axo que a unica coisa que faltara eu trocar e carro ,kkkk,,vc resolveu o o seu problema que e parecido com meu ,,,,o seu tambem joga agua pelo ladrao enchendo o reserv de expançao ,,to analizando aki ainda se vai terde tirar o cabeçote mesmo..nao to querendo,tirar sem saber o defeito..ta dificil viu e um otimo mcarro mais ta me tirando do serio ja,,e uma coisas que queima a marca ,,e o carro,,,tenho uma carro novo que num pode andar mais de 100km na estrada que,da pau,,sinceramente ,,se abrir e nao resolver ja penso ate em outro carro..mais outro 4x4 heheh ,,me fala se o seu resolveu o problema ai..

Elisson
08/07/2011, 16:38
Ola! liguei para a suzucar! o cara me falou, que esse problema é da tama do radiador...nada mais! a Tampa é 1.1...
Fui direto comprar, comprei a do honda civic 92, 1.1...
Vou rodar o fds e depois posto! quero so ver!

Giovanni, 3 e 3 a proporção...se eu fosse você mandaria trocar a termostática tbm. Pelo tempo de uso do carro, a sua pode está já encrostada como estava a minha. Prevenir é melhor que remediar.....120 reais sendo 80 da valvula mais 30 pra trocar é melhor que gastar 1500 a 3000 com retifica no cabeçote e peças!!! ;)

E atente também para o "visco" da ventoinha, pois a minha pifou e eu me ferrei!!!! Ainda tou com meu Gv encostado.
Arrumei outro cabeçote, mas o comando de valvulas que é do meu não tá casando com os mancais ...aí tem que retificar e só tem um kra aqui na minha região que faz isso. A previsão que ele me deu foi mais 2 dias no buggy do meu véio!!! shuauhashusauhsauhsahu...

elder bh
08/07/2011, 16:58
mais eu cabeçote pifou porque ,,vc num viu que a helice nao estava refrigerando nao,,e oq estava acontecendo no seu carro,,e problema parecedo com o meu,,jogando agua p/ reservatorio de expançao,,,aki em bh tem cabeçoe usado por 1600$ ,,se presisar te passo tel de onde vendo..vlw ,,tamo ai p/ ajudar os amigos n4x4..abrs

Elisson
08/07/2011, 17:28
mais eu cabeçote pifou porque ,,vc num viu que a helice nao estava refrigerando nao,,e oq estava acontecendo no seu carro,,e problema parecedo com o meu,,jogando agua p/ reservatorio de expançao,,,aki em bh tem cabeçoe usado por 1600$ ,,se presisar te passo tel de onde vendo..vlw ,,tamo ai p/ ajudar os amigos n4x4..abrs

Blz Elder...arrumei um cabeçote aqui com um mecanico conhecido já..por 500 com comandos de válvulas :D!!! Se liga, a ventoinha é viscosa, pra ver se ela está funcionando 100% é bem complicado. O meu jogou água pra o reservatório de expansão quando a termostática estava ruim. Troquei e parou o problema. Só que há 15 dias atrás o carro deu umas falhadas de manhã e estava muito silencioso. E no sábado do dia 18 de junho funcionei ele de manhã e ele começou a ratear....depois estabilizou a aceleração e ficou normal...daí dei uma volta na rua e parei em frente ao trabalho. Depois de umas duas horas ele parado, fui sair com ele e ele não pegou. Daí tentei, tentei e nada. Chamei o mecânico e ele diagnosticou que poderia ser a bomba (quem dera que fosse). Fizemos todos os testes e tals e deu tudo normal. Aí colocamos o bixo pra pegar. Depois de mais ou menos uma hora ele funcionou só que rateando e fumaçando branco. Foi quando vi que ele tinha baixado água e estava rateando.

Acredito que já vinha rodando com ele há mais de 15 com a ventoinha sem funcionar do jeito que era, e o carro aquecendo só que sem marcar no painel resultando na trinca do cabeçote.

Agora o cabeçote que arrumei foi pra retifica pra ajustar os mancais, pois no desmonte o kra perdeu um mancal original e tivemos que retirar um do cabeçote trincado para por no que tava bom.

Tou esperando os comandos de válvulas chegarem pra levar pra retificar pra o kra na sua boa vontade (que ele é bem macetoso e complicado) ver qual é o mancal que tá travando no aperto pra levar pra oficina, pra o mecanico fechar o motor e eu voltar a ser feliz como antes!!! E tomara que ele saia antes do dia 16 (trilha daqui de Arapiraca) que já quero mostrar pra ele que a boquinha aqui é pesada !!! husauhsuhhusauhas
e v:D

Giovanni Morano
08/07/2011, 19:12
Galera ja passei por tudo isso, Motor, cabeçote, suspenção...recentemente 4x4! meu carro esta massa! hoje mandei retirar o LIFT é muito desagradavel! barulhos supapos...
Vou verificar esse probleminha meu! esse fds! se ouver algum problema mando ajeitar logo!

Elisson
09/07/2011, 09:34
Galera ja passei por tudo isso, Motor, cabeçote, suspenção...recentemente 4x4! meu carro esta massa! hoje mandei retirar o LIFT é muito desagradavel! barulhos supapos...
Vou verificar esse probleminha meu! esse fds! se ouver algum problema mando ajeitar logo!

Como tu vai andar com o carro + pneu 245/70 R16 sem lift!:??!?!?!?!?

Giovanni Morano
09/07/2011, 12:04
Lembra que tinha um calço de 1'... coloquei! :)

Galera hoje de manha forcei meu carro d++! subida, 120km ... e a agua nao foi para o reservatório!hehehe :) mesmo assim vou continuar olhando!

elder bh
09/07/2011, 13:19
que bom ,,amigo..nao jogou agua fora mais nao ne..mais me diz ai oq vc fez,,,e qual era o motivo de jogar a agua fora,,,meu mecanico me disse que axa que minha helice nao esta funcionando nao..ele fz um teste la..fucionou o carro e segurou ela com a mao,,num sei se fz e assim p/ ver se le ta funcionando,,se algum souber e poder me dizer,,..mais ele sugeriu travar ela direto,,alguem ja fez isso sabe me dizer se funciona ,,se alguem poder me ajudar ,,agradeco...

Eduardo Velo
09/07/2011, 14:30
Boa tarde elder , parece que ta explicado o que fez ter aquecimento anormal heim ... a ventuinha ta falhando , andando em alto giro aqueceu , a ventuinha não ligou direito e deve ter empenado um pouco o cabeçote ...
Pra ter um aviso de falta de água no reservatório tem que instalar um sensor de nível , igual ao que tem no reservatório de óleo de freio , a valv. de pressão do reserv. segura a pressão até 1.1 bar , o suficiente pra gerar fase vapor e o sensor de temp. não marcar temp. alta ...
A pergunta que fica é
- pq a ventuinha viscosa deu problema com tão pouco tempo de uso ??
Para fazer o teste se está funcionando , vc consegue mover ela sem problemas qdo o motor está frio , mas com o motor quente ela trava , talvez seja esse o teste que seu meca fez , com o motor quente ele deve ter conseguido mover a ventuinha ...

abs ... Edu

elder bh
09/07/2011, 18:43
e edu,,nao sei porque ela deu defeito assim nao,,o teste que ele fz foi seguinte andammos no carro por cerca de 30mint,,direto no transito,,ai paramos ,,e com a mao conseguiu segurar a helice numa boa ,,e tambem comparamos em uma tracker de um amigo meu aki,,ela fria tem uma certa resistencia tambem,,a minha ta soltinha ,,so num entendo como a temperatura nao sobe,,,agora eu num sei se vamos travar ela ,,ou vc sabe alguma de algum outro carro que serve ,pois como meu carro ta mais novo nao queria travar ,,nem quero ver o preço de uma dessa nova ,,deve ter alguma que se possa usar ,,segunda vou levar ele p/ oficina ,,e vamos começar o desmonte,,,assim que tiver tudo pronto falao p/ vcs se deu soluçao,,,agora so queria saber se tem alguma similar p/ mim colocar la ,,se alguem ai conhece ,,to presisando..abrs a todos ai,,

elder bh
09/07/2011, 18:49
o elisson axo que descobrimos o defeito viu,,vc falo da ventoinha fomos convferir ,,e ela ta mal memso,,ai como na estrada na refrigerava ,,e jogaa agua fora deve ter dando um pau ou na junta ou no cabeçote,,de qualquer forma agora vamos conferir tudo,,essa helice viscosa ,,o mecanico deu ideia de travar mais ja me disseram que barulho fk infernal,,vc sabe de alguma que substitue essa ..que de p/ montam,la ,,porque uma nova dever ser o olhos da cara ,kk segunda ele vai p/ internaçao,,vamos ver agora as conssequencias..assim que tive aberto posto de novo p/ vcs ,,se sober de alguma helice que substitue la,,me fala ,,ok ,,abrs ..

Giovanni Morano
09/07/2011, 19:05
que bom ,,amigo..nao jogou agua fora mais nao ne..mais me diz ai oq vc fez,,,e qual era o motivo de jogar a agua fora,,,meu mecanico me disse que axa que minha helice nao esta funcionando nao..ele fz um teste la..fucionou o carro e segurou ela com a mao,,num sei se fz e assim p/ ver se le ta funcionando,,se algum souber e poder me dizer,,..mais ele sugeriu travar ela direto,,alguem ja fez isso sabe me dizer se funciona ,,se alguem poder me ajudar ,,agradeco...

Elder! A minha tampa estava com pressão 0.9, apenas coloquei a 1.1!

Não consigo acreditar que um carro da idade do teu apresente este problema! Mais uma vez... não retiraria o cabeçote não! muito trabalho... Bobinas, tps, bicos injetores...nossa é um serviço perigoso! por simplismente poder quebrar alguma dessas peças! Eu examinaria melhor... leva em mais mecanicos! procure os melhores! e confiaveis...compare com outra tracker! Vai dar tudo certo parceiro!:)

Giovanni Morano
09/07/2011, 19:15
Na verdade Elder o que fiz foi:
1- Retirei TODAS as mangueiras!!
2- LAVEI todas elas!
3- Retirei a Valvula Termostatica, fiz uma limpezinha manual com agua corrente e fiz o TESTE DO NANITO! da Panela! tudo OK!
4- Comprei a Tampa do Honda Civic 92 1.1 BAR - MARCA (TAMPBAY)
5- Retirei toda a agua e aditivo do radiador, e coloquei so agua( aquelas que ajente compra no posto)

Ja faz 2 dias e o carro esta normal! o teste vai ser o da viagem! Mas creio que não vai dar problema!
Lembra cada caso é um caso! O mecanico que eu mais confio é a galera do 4x4brasil.com.

Elisson
09/07/2011, 19:17
o elisson axo que descobrimos o defeito viu,,vc falo da ventoinha fomos convferir ,,e ela ta mal memso,,ai como na estrada na refrigerava ,,e jogaa agua fora deve ter dando um pau ou na junta ou no cabeçote,,de qualquer forma agora vamos conferir tudo,,essa helice viscosa ,,o mecanico deu ideia de travar mais ja me disseram que barulho fk infernal,,vc sabe de alguma que substitue essa ..que de p/ montam,la ,,porque uma nova dever ser o olhos da cara ,kk segunda ele vai p/ internaçao,,vamos ver agora as conssequencias..assim que tive aberto posto de novo p/ vcs ,,se sober de alguma helice que substitue la,,me fala ,,ok ,,abrs ..

Elder, salvo engano achei na internet a polia viscosa do meu carro por 240 reais e do tracker por 300. Nao Me pergunte a diferença de preço, mas o que sei eh que realmente o barulho que fica com a hélice travada eh um pouco alto principalmente depois dos 3 mil giros. Mas com ela assim tenho certeza que nao dará mais problemas. Procura no Google por polia viscosa do tracker que tu acha molinho molinho! E pra ela ter dado problema agora acredito que trocaram por uma mais velha ou então tu foi o contemplado da vez!!!

elder bh
13/07/2011, 10:24
o .descoberto o defeito do tracker alem da polia viscosa estar com mau funcionamento,,abrimos motor ,visto que meu mecanico i amigoscomprou um aparelho de medir pressao nos cilindro,,e tentar se tinha alguma passagem nas juntas ,,foi batata,,foi dar ar no sistema e agua pulo no radiador ,,ai bariu o motor,,p/nossa surpresa a junta intacta ,,cabecote perfeito tudo perfeito..mais ai fomos analisar tudo ,,axamos,,num sabemos se na fabrica ou se foi mexido por aguem..oq aconteceu,,que as camisa do cilindro cederam(abaixaram no bloco )causando assim a fuga da compressao p/ camara de agua ,,por isso na cidade nao dava defeito so na estrada,quando dava rotacao no motor a junta estva vedando so em uma berada ai jagava pressao,,segundo retifica causas provaveis,,o bloco foi muito plainado e cortou a gola das camisas originas.,,fazendo assim elas decerem,o motor chega a retifica amanha ,,tv de trocar as camisas e fazer um novo encamisamento,,,entam amigos fk ai p/ vcs muita atençao quando mandarem plainar um bloco,,pois o defeito foi dificil de se descobri,,assim que montado ,posto p/ vcs de novo p/ dizer se serviço fk bom e resolvel o defeito..affffffffff viu,,tem coisa que so deus mesmo,,abrs a todos

Elisson
13/07/2011, 13:36
o .descoberto o defeito do tracker alem da polia viscosa estar com mau funcionamento,,abrimos motor ,visto que meu mecanico i amigoscomprou um aparelho de medir pressao nos cilindro,,e tentar se tinha alguma passagem nas juntas ,,foi batata,,foi dar ar no sistema e agua pulo no radiador ,,ai bariu o motor,,p/nossa surpresa a junta intacta ,,cabecote perfeito tudo perfeito..mais ai fomos analisar tudo ,,axamos,,num sabemos se na fabrica ou se foi mexido por aguem..oq aconteceu,,que as camisa do cilindro cederam(abaixaram no bloco )causando assim a fuga da compressao p/ camara de agua ,,por isso na cidade nao dava defeito so na estrada,quando dava rotacao no motor a junta estva vedando so em uma berada ai jagava pressao,,segundo retifica causas provaveis,,o bloco foi muito plainado e cortou a gola das camisas originas.,,fazendo assim elas decerem,o motor chega a retifica amanha ,,tv de trocar as camisas e fazer um novo encamisamento,,,entam amigos fk ai p/ vcs muita atençao quando mandarem plainar um bloco,,pois o defeito foi dificil de se descobri,,assim que montado ,posto p/ vcs de novo p/ dizer se serviço fk bom e resolvel o defeito..affffffffff viu,,tem coisa que so deus mesmo,,abrs a todos

Orra..que zica véio....mas bola pra frente e boa sorte!

Eduardo Velo
14/07/2011, 12:09
Elder , muito estranho isso heim ... sendo uma avaliação da retífica de que as camisas deslocaram , vamos aceitar ... mas é um carro 2009 , vc pegou ele com 12.000 km e não rodou tanto assim , será que esse carro não está bem rodado e diminuiram no odometro ??
De qqer maneira vale a pena investir na vtr , deixa tudo OK e nem pensa em vender ...

abs ... Edu

elder bh
15/07/2011, 08:28
tambem axo edu..mais e que segundo analize ..o bloco desses carros possuem ,eum gola na camisa do cilindro de aproximadamente..5a 10mm equando se plaina o bloco p/ tirar empenos cortam essa gola de apoio das camisas ,retificas leigas no assunto nao sabem dstes problemas..causados pelas plaina .,,mais ja esta tudo.sendo resolvido a retifica ainda nao me entregou o bloco nao..deve entragar no mecanico hj,ele vai montar esse fds..agora niguem sabe informar se isso veio de fabrica assim ou foi mexido,,por alguem..so quero que viatura fk ok..p/ mim usar..ela .em viajens;;longas coisa que nao podia fazer ,,esses motores sao mt milindrosos tem de ter uma pessoa especialista nestes tipos....meu mecanico ja ets expert ,viu,,me disse que proximo que pegar assim p/ fazer vai querer ir na retifica acompanhar o trabalho la.p/ ter certeza de que nao fizeram outra cagada assim,,..mais dos males o menor ja tv querendo ate ver outro motor ,,p/ viatura ,gracas a deuas nao foi presiso ,,assim que tv montado conto a vcs se resultado fk bom.

elder bh
26/07/2011, 09:08
oi amigos viatura montada em perfeito estado,resolvido o problema era mesmo as camisas do motor que desceram,tive de encamisar o motor novamente ,fk zero de novo..ainda num fiz nehuma viagem nele ainda nao. mais ja rodei uns 300km..e ainda nao deu nd ,axo que resolveu mesmo..o defeito,,com isso meu mecanico fk especcialista em estes motores ,,teve de abriri o meu 2x..kkk,,mais so p/ galera saber ai qual foi o defeito da tracker ,e a soluçao ,se alguem tiver passando por isso,,ta ai ..abraçaos a todos ..e obrigado pelas ajudas ,,se alguem presisar ..tamos ai abrs

elder bh
26/07/2011, 15:50
o giovanni meu camarada ,,como postei tive mesmo de abrir o motor ,,e eram as camisas do moto que tinha decido,no bloco causando assim a passagem de compressao para o radiador ,,e fazndo com que a agua fosse p/ resrevatorio de expançao,..fiz a retifica das camisas encamisei novamente o motor..montamos tudo ,,e ta zero km.novamente quanto ao desmonte ,,meu mecanico e extremamente cuidadoso ,,ate as tintas nos parafusos ele coloca novamnete p/ fk tudo como original..,,mais graças a deus ,,foi tuod bem conferido e ta rodando normal ,,fino o carro...to andando por enquanto nao deu nehum problema nao..acredito que nao vai dar nao..oi uma falta de sorte mesmo,,.agora rodar mais uns 5mil km e ver ,,mais ja andei uns 300km,e nd de anormal..

Giovanni Morano
26/07/2011, 23:02
o giovanni meu camarada ,,como postei tive mesmo de abrir o motor ,,e eram as camisas do moto que tinha decido,no bloco causando assim a passagem de compressao para o radiador ,,e fazndo com que a agua fosse p/ resrevatorio de expançao,..fiz a retifica das camisas encamisei novamente o motor..montamos tudo ,,e ta zero km.novamente quanto ao desmonte ,,meu mecanico e extremamente cuidadoso ,,ate as tintas nos parafusos ele coloca novamnete p/ fk tudo como original..,,mais graças a deus ,,foi tuod bem conferido e ta rodando normal ,,fino o carro...to andando por enquanto nao deu nehum problema nao..acredito que nao vai dar nao..oi uma falta de sorte mesmo,,.agora rodar mais uns 5mil km e ver ,,mais ja andei uns 300km,e nd de anormal..

Fala Elder!! Grande garoto... inda bem né... te digo uma coisa... é bom andar com motor zerão...:cool::cool::cool::cool::cool::cool::cool: Parabens... vamo curtir agora...

aryrj
10/12/2012, 00:04
Gente, me tira uma dúvida aqui... Se o aumento de temp da agua no radiador aumenta a pressão na tampa do radiador, então é normal que a agua vá pro reservatório, certo? Afinal ele tá ali pra isso mesmo! O que me parede meio surreal é que a agua não volta pro radiador qdo a temp diminui... Tô falando besteira?

Elisson
13/12/2012, 10:46
Gente, me tira uma dúvida aqui... Se o aumento de temp da agua no radiador aumenta a pressão na tampa do radiador, então é normal que a agua vá pro reservatório, certo? Afinal ele tá ali pra isso mesmo! O que me parede meio surreal é que a agua não volta pro radiador qdo a temp diminui... Tô falando besteira?

Ary, a água que vai pra o reservatório de expansão deve ser pouca. Caso exceda ao ponto de transbordar pelo "ladrão" alguma há de errada. Geralmente quando isso ocorre há vazamento de compressão devido a folga ou trinca no cabeçote. Isso no problema máximo. No problema minimo a sua válvula termostática está travando fechada!!!!! Caso o problema seja ela, troque-a imediatamente ou rode sem para que não chegue no problema máximo!!!

Boa sorte.

aryrj
14/12/2012, 13:46
Ary, a água que vai pra o reservatório de expansão deve ser pouca. Caso exceda ao ponto de transbordar pelo "ladrão" alguma há de errada. Geralmente quando isso ocorre há vazamento de compressão devido a folga ou trinca no cabeçote. Isso no problema máximo. No problema minimo a sua válvula termostática está travando fechada!!!!! Caso o problema seja ela, troque-a imediatamente ou rode sem para que não chegue no problema máximo!!!

Boa sorte.

Elisson, foi quase isso... quando fiz a máquina, deveria ter retornado para um reaperto do cabeçote. Fiz agora e ficou perfeito.

Wantuil
14/12/2012, 15:38
Tenho uma Tracker 2008 com 60mkm, o liquido o reservatório ta limpinho(vermelho) com o aditivo. Será que o que esta no sistema esta na mesma situação que o do reservatório, ou tenho que trocar, nunca mexi na tampa do radiador.

Giovanni Morano
14/12/2012, 19:47
Tenho uma Tracker 2008 com 60mkm, o liquido o reservatório ta limpinho(vermelho) com o aditivo. Será que o que esta no sistema esta na mesma situação que o do reservatório, ou tenho que trocar, nunca mexi na tampa do radiador.

Ola, toda vez que troco o oleo do carro, troco todo a agua do radiador, com uma maquina que puxa a agua e residuos antigos de ferrugem, nao sei como é o nome! Mas o serviço, é 80 reais! Fica tudo novinho e preserva teu radiador! Troca logo!

Giovanni Morano
25/12/2012, 21:19
Gente, meu carro insiste em jogar agua para o Reservatório de expansão! :/ em alta rotação! To achando que vou ter que comprar a junta do cabeçote!

Alberto Rocha
17/07/2013, 17:44
Estou com o problema no sistema de arrefecimento da minha tracker, levei no mecanico, pois está baixando agua constantemente no reservatório de expansão, tenho sempre que completar, não existe nenhum vazamento aparente e a temperatura do motor teve uma pequena alteração verificada e parei de utilizar o carro. Meu mecânico acha que pode ser a junta, mas não sei o que pode estar acontecendo.

LFC
17/07/2013, 18:13
Estou com o problema no sistema de arrefecimento da minha tracker, levei no mecanico, pois está baixando agua constantemente no reservatório de expansão, tenho sempre que completar, não existe nenhum vazamento aparente e a temperatura do motor teve uma pequena alteração verificada e parei de utilizar o carro. Meu mecânico acha que pode ser a junta, mas não sei o que pode estar acontecendo.
Pode ser isso sim, mas olhe tb a tampa do radiador.
Abs,
LFC

allima27
04/10/2014, 01:22
Olá todos!

Alguém sabe onde consigo o reservatório de expansão do motor RHZ?

fabioguine
16/02/2015, 23:54
Verifique a termostática, se estiver boa, Junta cabeçote queimada amigo.

Makely
02/11/2018, 18:22
Olá Elder,
Você ainda tem as tampas reservas do radiador da Tracker? A minha está com o mesmo problema. Já troquei a válvula termostática e não resolveu. Gostaria de fazer um teste com a tampa original antes de tomar outra medida. Estou em Belo Horizonte, se você ainda tiver disponível uma das tampas que comprou eu gostaria de saber se eu poderia testá-la no meu carro pois não encontrei a original para comprar por aqui.


eu comprei ela na gm original..porque pensavamos que era a tampa ,,como eu tenho um amigo meu que tem outra tracker mesmo ano fiz um teste ja,,da a mesma coisa ..na verdade ja tenho 3 tampas originas ,que veio no carro a que comprei e mais uma outra que arrumei de um carro batido que tinha pegando ,que mesma todas de 1,1 bar de pressao ,p/ eleiminat totamente a tampa ,eu senti que as mangeiras tem ficado bem durinhas ,,mais comparei em outro carro,,,ta normal..por isso ja to loco..com este defeito da tracker ,,num sei se eu fui premiado ou ja viu outros casos assim,

Edmundo
06/11/2018, 09:53
Senhores,

Este ano fiz uma geral no sistema de arrefecimento da minha Tracker08/09, o primeiro problema foi o radiador trincado na parte de cima, foi feita a solda.
Depois continuou perdendo água pelo reservatório de expansão, aí troquei junta do cabeçote e válvula termostática.
Continuou perdendo água pelo reservatório e a trinca voltou. Troquei o radiador.
A perda de água não parou e aí percebemos que a polia viscosa não estava atuando o que provocava aumento da temperatura e a água sumia pelo ladrão do reservatório de expansão.
Trocada a polia viscosa e agora está tudo certo.