PDA

Ver Versão Completa : Explorer Gas no frio

fbmiguel4x4
12/06/2011, 23:09
Oi pessoal,

Acho que isso não é bom!

Depois de rodar por 1 hora hoje cedo na estrada com o frio do cacete, parei em um posto e o carro morreu, abri o capo e me deparei com essa situação (da foto) o sistema até tem tubulação para entrada de água quente do radiador, mas não esta sendo utilizado.

Acho que entrar gas gelado na camera de combustão deve provocar choque térmico o que com o tempo pode contribuir para trincas no cabeçote ou no mínimo faz cair o rendimento.

To viajando na maionese ou é por ai mesmo?

Agradeço qualquer dica.

Abraço
Fernando

Barret
13/06/2011, 15:25
Boa tarde Miguel quanto a foto acho que vc mesmo respondeu (palpite) o sistema de aquecimento desligado .

Trincas no cabeçote: devido a maior pressão no sistema, aumenta a possibilidade de surgir pequenas fissuras ,como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina por 3 a 5 km todos os dias.

(combustivel muito seco)

mas acredito que não chegue a acontecer o choque termico pois e temperatura da camara é muito alta.
pelo menos é o que os mecanicos falam.mais ta ai uma boa pergunta. :semideia

fbmiguel4x4
13/06/2011, 22:29
Vou providenciar a ligação das mangueiras de aquecimento, descobri (com um amigo que entende muito desse carro) que o máximo que isso pode levar é obstruir a passagem de gas o que faz o carro morrer, mas nenhum dano ao cabeçote (por choque térmico), para isso a massa de gas deveria ser muito grande e a uma temperatura muito baixa.

Abraço
Fernando

Boa tarde Miguel quanto a foto acho que vc mesmo respondeu (palpite) o sistema de aquecimento desligado .

Trincas no cabeçote: devido a maior pressão no sistema, aumenta a possibilidade de surgir pequenas fissuras ,como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina por 3 a 5 km todos os dias.

(combustivel muito seco)

mas acredito que não chegue a acontecer o choque termico pois e temperatura da camara é muito alta.
pelo menos é o que os mecanicos falam.mais ta ai uma boa pergunta. :semideia

carlos francisco
16/06/2011, 21:35
concordo com o Barret...
sempre que vou sair ligo na gasolina,para lubrificar, pois o gás é seco...principalmente a 1ª partida...assim diz o cara que regula o gnv dela...

Ricardo Oliva
21/06/2011, 00:08
Tb concordo.

Tenho Explo com GNV há 5 anos. Sendo 3 deles em Curitiba. Já tive de "fazer o motor" por trincas no cabeçote.
O negócio é ligar o carro na gasolina até mexer o ponteiro da temperatura e somente depois disso passar p/ o GNV. E, seguindo indicações aqui do forum tb, sempre antes de desligar o carro passar para a gasolina. Tudo p/ "lubrificar" e evitar maiores problemas.

carlos francisco
21/06/2011, 11:29
tbm faço isso a 6 anos nunca tive poblema,graças a deus...qual é o preço do gnv ai em curitiba...aqui estou pagando 1.25 aqui no interior e em sp pago 1,19...

jeb
22/06/2011, 22:57
fbmiguel

Passei por situação parecida recentemente, e no meu caso, só resolvi trocando o redutor de pressão, que antes era de um estágio e agora é duplo estágio.

Inicialmente, quando a rotação estava em torno de 3000rpm, o motor pedia força e morria. O maior perigo foi que isso me aconteceu a 80km/h em pistas movimentadas. Numa das situações, quase bati na traseira de um celta... imagine o estrago. Aqui na minha região é escasso o número de mecânicos credenciados pelo Inmetro, e um deles só me enganou. Primeiro, fez regulagem (não deu certo). Voltei, e instalou o gerenciador eletrônico de fluxo (não funcionou). Depois fez a limpeza do gerenciador, esgotando a graxa que tinha (não funcionou). Já estava desesperado, pois não queria ir à Sampa para isso.

Então tentei um segundo mecânico (careiro por sinal), que na primeira trocou o redutor e retirou toda aquela elétrica (gerenciador eletrônico de fluxo e de sonda). O carro ficou show. Só que, o check engine acesso direto. Aí, eu mesmo resolvi, resetei o módulo, desligando a bateria por 5 minutos. Além disso foi instalada uma resistência para o aquecimento, pois não me foi recomendado desviar o arrefecimento para este motor

Problema resolvido!!! viajo no feriado e agora computar o novo consumo.

J.

carlos francisco
23/06/2011, 21:21
jeb de que cidade do interior de sp vc é...tbm sou, moro proximo campinas...Itatiba sp...

fbmiguel4x4
25/06/2011, 22:43
Jeb,

O congelamento só acontecia quando pegava estrada bem cedo com frio. Mas tirando essa situação a marcha lenta no gas estava falhando, levei em um instaladora para fazer uma regulagem e foi diagnosticado que meu regulador era muito antigo, troquei por um novo. Ficou bem melhor mas o problema de congelamento continuou e a marcha lenta ainda apresentava em alguns momentos funcionamento irregular. Hoje instalei no mesmo lugar as mangueira que levam água quente do radiador para o regulador. A marcha lenta ficou beleza e acredito que o consumo também vá melhorar bastante. Depois comento aqui sobre isso. Fui e voltei na Fenajeep sem problemas a não ser ter que levar o acelerador só na casquinha para evitar o congelamento.

abraço

fbmiguel4x4
25/06/2011, 22:48
Jeb, só um detalhe o meu regulador antigo tinha um aquecedor por resistência, mas acredito que não estava funcionando ou não era suficiente.

O aquecimento de mangueira é muito simples: coloca-se um T na junção que leva água quente para o ar quente dentro da cabine.

Abraço
Fernando

jeb
27/06/2011, 10:02
Jeb, só um detalhe o meu regulador antigo tinha um aquecedor por resistência, mas acredito que não estava funcionando ou não era suficiente.

O aquecimento de mangueira é muito simples: coloca-se um T na junção que leva água quente para o ar quente dentro da cabine.

Abraço
Fernando

fbmiguel
Obrigado pelas dicas. Acabei trocando o redutor, mas o problema persiste. O meu não passa pelo arrefecimento, mas vou tentar fazê-lo. Mas te falo uma coisa, eu mesmo vou fazer, pois estou cansado de mecânicos incompetentes aqui na minha região!!!

Assim que eu fizer, posto as impressões. Outra possibilidade que vou ver é o misturador.
[]s
J.

jeb
27/06/2011, 10:03
jeb de que cidade do interior de sp vc é...tbm sou, moro proximo campinas...Itatiba sp...
Carlos, por MP. []s

jeb
27/06/2011, 10:37

Abraço
Fernando

Miguel. Essa água é a do arrefecimento? Necessita alguma mangueira especial ou a usual para esta finalidade?

Grato
J.

fbmiguel4x4
28/06/2011, 08:39
J.

Mangueira comum compra dois T e instala nas mangueiras que entram na cabine, toma cuidado não deixar encostar no bloco do motor ou outra parte que esquenta muito.

O meu tá funcionando beleza mesmo com esse frio do cacete nesses últimos dois dias e ainda pegando estrada não congelou.
Parece que melhorou o consumo também, vou rodar mais um pouco depois informo por aqui.

Abraço
Fernando

Miguel. Essa água é a do arrefecimento? Necessita alguma mangueira especial ou a usual para esta finalidade?

Grato
J.

jeb
29/06/2011, 10:23
J.

Mangueira comum compra dois T e instala nas mangueiras que entram na cabine, toma cuidado não deixar encostar no bloco do motor ou outra parte que esquenta muito.

O meu tá funcionando beleza mesmo com esse frio do cacete nesses últimos dois dias e ainda pegando estrada não congelou.
Parece que melhorou o consumo também, vou rodar mais um pouco depois informo por aqui.

Abraço
Fernando

fbmiguel, Obrigado
Hoje fui no mecânico, e para minha surpresa meu redutor não possui sistema de arrefecimento por mangueiras. É um redutor novo da KGM (se não me engano). Ele aquece somente por via elétrica. O que vamos fazer (estou aguardando a peça) é colocar um parafuso pré-aquecedor.

Quando o fizer, posto as fotos. Espero que resolva.
[]s
J.

jeb
29/06/2011, 17:23
fbmiguel, Obrigado
Hoje fui no mecânico, e para minha surpresa meu redutor não possui sistema de arrefecimento por mangueiras. É um redutor novo da KGM (se não me engano). Ele aquece somente por via elétrica. O que vamos fazer (estou aguardando a peça) é colocar um parafuso pré-aquecedor.

[]s
J.
Errei em um coisa, o redutor é o REG R89/E. []s. J.

fbmiguel4x4
30/06/2011, 11:50
Jeb,

O meu regulador novo (modelo italiano) tem entrada para aquecimento por mangueira e também pode aquecer por corrente.
O antigo também tinhas as duas opções, existia uma resistência em forma de parafuso, mas não era sufucuente ou não estava funcionando pois congelava do mesmo jeito.

As mangueira estão funcionando bem com esse frio do cacete dos últimos dia em Sampa, não tá congelando nada de nadinha.

Abraço
Fernando

fbmiguel, Obrigado

[]s
J.

jeb
04/07/2011, 14:42
fbmiguel

Continua a saga do GNV...
Sábado agora, um dia normal com +- 28 graus e seco, peguei estrada com a minha explo, e após alguns minutos viajando (sem forçar muito o sistema) veja como ficou o redutor.

300504

Estava em inicio de congelamento. Pior que, como disse anteriormente, este modelo da REG (italiana) não tem aquecimento por água, só elétrico, que não está dando conta do recado. Já fui na instaladora, e o próximo passo é instalar um dispositivo de pré-aquecimento (elétrico também).

[]s
J.

fbmiguel4x4
05/07/2011, 21:41
Oi J.

Que Zica hein!.

Em compensação o meu é só alegria, nesses últimos dias tenho saido as 5h30 da manhã com frio de 9C na estrada e nada de congelamento, tenho a impressão que o consumo melhou, se confirmar te informo por aqui. O meu regulador anterior tinha aquecimento por parafuso resistor e não dava conta não.

Abraço
Fernando

fbmiguel

Continua a saga do GNV...
Sábado agora, um dia normal com +- 28 graus e seco, peguei estrada com a minha explo, e após alguns minutos viajando (sem forçar muito o sistema) veja como ficou o redutor.

300504

Estava em inicio de congelamento. Pior que, como disse anteriormente, este modelo da REG (italiana) não tem aquecimento por água, só elétrico, que não está dando conta do recado. Já fui na instaladora, e o próximo passo é instalar um dispositivo de pré-aquecimento (elétrico também).

[]s
J.

fbmiguel4x4
10/07/2011, 23:24
Passei por aqui só para registrar: com a instalação das mangueiras para aquecer o regulador resolveu o problema do congelamento e o consumo melhorou em 30%.

Abraço

jeb
11/07/2011, 00:23
Passei por aqui só para registrar: com a instalação das mangueiras para aquecer o regulador resolveu o problema do congelamento e o consumo melhorou em 30%.

Abraço

fbmiguel, meu problema com o GNV foi resolvido. No meu redutor não tem arrefecimento, apenas aquecimento elétrico. Foi instalada uma dupla resistência, e a temperatura é muito quente mesmo!!! Estou viajando amanhã, e quando voltar posto minhas impressões sobre esse sistema totalmente elétrico.

[]s
J.

jeb
22/07/2011, 10:07
Colegas

Foi instalado no redutor da minha Explo mais um sistema elétrico de aquecimento, conforme foto abaixo. Então são dois sistemas elétricos. Lembrando que esse modelo REG não possui entrada para arrefecimento líquido, apenas elétrico.

303285

Viajei cerca de 2400KM, e uns 20% no GNV, uma vez que nas regiões por onde passei não existe GNV.

De fato o aquecimento externo (o debaixo) esquenta muito bem, "ferve" eu diria.

Relatando, antes de viajar a convertedora instalou essa resistência nova, mas ainda estava mno sistema de relê para a dupla sonda lambda da explorer. O Check Engine acendia direto e não apagava, nem na gasolina e nem no gnv. Insisti na instalação do simulador (duplo) de sonda, mas ficaram negando e só poderiam fazer na semana que vem. Ou seja, enrrolação.

Aí, resolvi eu mesmo fazer, uma vez que eu já tinha o simulador de sonda da instalação anterior do GNV (marca KGM). O esquema elétrico da Explorer/Ranger V6 é encontrado abaixo:

http://www.kgm.com.br/es/e/1454%20-%20SSUD%20MINI%20-%20SIMULADOR%20DE%20SONDA%20UNIVERSAL%20DUPLO.pdf

http://www.kgm.com.br/SugestaodeInstalacao/sikgm.pdf

http://www.kgm.com.br/es/v/RANGER%20EXPLORER%2040%20L%20V6%20EEC%20V%20SFI%20 97.pdf

Após isso feito e com a viagem realizada, algumas coisas passaram a acontecer:

1. Se eu ligar o carro só na gasolina e rodar, não acende check engine.
2. Se eu ligar na gasolina e rodar um pouco, passar para o gnv e rodar, não acende check engine.
3. Se eu ligar na gasolina e rodar um pouco, passar para gnv, passar para gasolina e em seguida desligar o carro e ligar na gasolina, minutos depois check engine acende (e não apaga, só resetando por bateria).
4. Se eu ficar mudando de combustível toda hora em intervalos pequenos de tempo, luz acende.

O que acho que pode estar acontecendo: não dá tempo para o módulo reconhecer o combustível.

Ressalto que com a luz acessa o motor não falha, não chia, nem nada, mas fica super-gastão.

obs: Um outro fato foi que, em um dos dias (+- 7graus de temperatura externa) eu já tinah rodado uns 5km na gasolina (por estrada) e passei para o GNV. Uns 100m em declive e o motor apagou do nada. Isso não sei explicar, pois está aquecendo direitinho o gás e a marcha lenta está ok.

J.

carlos francisco
22/07/2011, 19:51
jeb... ela morre no gnv, sempre em curva e declive...né...

jeb
22/07/2011, 21:58
Isso mesmo carlos, mas agora está bastante difícil de acontecer. Acho que tem a ver com a direção hidráulica, no caso da curva, pois "rouba" potência do motor e a rotação cai.

J.

Barret
23/07/2011, 16:07
Boa tarde a luz do check minha estava acesa direto dei uma limpada nos terminais dos sensores ai o que acontece é o seguinte na gasolina fica apagada mas no GNV ela após um tempo acende mas não falha nem atrapalha o funcionamento ai apaga depois de mais um tempo acende ja revisei tudo novamente e nao acho o problema :parede: :parede: :parede:

fbmiguel4x4
24/07/2011, 08:23
Oi J.

Como estou muito satisfeito com o meu e o aquecimento por mangueira ficou muito eficiente, ia sugerir de você trocar o regulador.
Não sou doutor no assunto, mas o aquecimento elétrico consome bateria. Ia sugerir para vc trocar de regulador, mas como vc já investiu por esse caminho agora não vale a pena certo!.

Com relação a luz do check engine, não tenho como opinar, a minha provavelmente foi desligada, o que faço é controlar o consumo a cada abastecimento para averiguar se tem alguma coisa. O que sei é que geralmente ela fica acessa direto quando roda no gas.

Abraço
Fernando

Colegas

Foi instalado no redutor da minha Explo mais um sistema elétrico de aquecimento, conforme foto abaixo. Então são dois sistemas elétricos. Lembrando que esse modelo REG não possui entrada para arrefecimento líquido, apenas elétrico.

jeb
24/07/2011, 10:17
Olá Fernando Miguel
Antes eu tinha um com arrefecimento, mas era subdimensionado para o carro. Este "totalmente elétrico" me parece interessante até o momento, pois o mecânico não precisou alterar o arrefecimento do carro.

Já fizemos medições e não há perdas na parte elétrica. É menor que um CD + altofalantes tocando. E só funciona quando o GNV está ligado, do contrário não.

Ontem eu fiz a regulagem do simulador de sonda para ON (1,2,3,4) e OFF (5). Também mudei os chicotes por fios mais adequados, para não haver fuga de corrente. Desde ontem não tive mais problemas com o "check engine".

Amanhã viajo, e vamos ver.

[]s
J.

Barret
24/07/2011, 19:29
Boa noite alguem aqui ja usou ou viu este scaner será que funciona vou acabar comprando um não aguento mais aquela luz piscando :parede: :parede: :freaking:

jeb
25/07/2011, 11:00
Boa noite alguem aqui ja usou ou viu este scaner será que funciona vou acabar comprando um não aguento mais aquela luz piscando :parede: :parede: :freaking:

Barret, onde se aplica este scanner?
J.

Orleans
25/07/2011, 11:19
Jeb,

Você usa reset de memória no seu kit? Esse item é considerado indispensável por alguns instaladores e pela Tury para veículos V6 e V8. A sua função é resetar o módulo um minuto após desligar o carro, apagando os erros e restaurando as configurações originais.

Sempre tive um grande preconceito contra carros com GNV e fiquei 6 anos ouvindo alguns adeptos dizendo a mesma coisa...vale a pena...vale a pena...

Instalei faz pouco tempo e alguns dias depois, quando ia mandar retirar o kit por apresentar esses mesmos problemas, pesquisei e verifiquei que o módulo de GNV do meu carro possuía o reset, porém a instaladora não tinha ligado, quando liguei o funcionamento do carro melhorou 100%.

Quando o carro desliga na desaceleração, geralmente é a marcha lenta que precisa ser bem regulada. O ideal é sair com um funcionário da convertedora para que seja encontrado o ponto certo.
Se quiser resolver sem precisar de ajuda, aperta um pouco o parafuso que regula a abertura da borboleta para aumentar a aceleração na marcha lenta, deixando que fique um pouco acima de 800 rpms e quando tirar o pé do freio na saida, deve ficar em 800rpms.

Atualmente estou satisfeito, pois não perdi nem 1m³ de mala e estou com o custo de combustível equivalente a um Corsa Sedan 1.6.
Aproveitando: Muitos falam... o GNV é um combustível seco...estraga o motor... quem lubrifica o motor é o óleo e se danificasse os motoristas de taxis que sobrevivem do seu carro, não usariam GNV.

Abraço

jeb
25/07/2011, 12:57
Jeb,

Você usa reset de memória no seu kit? Esse item é considerado indispensável por alguns instaladores e pela Tury para veículos V6 e V8. A sua função é resetar o módulo um minuto após desligar o carro, apagando os erros e restaurando as configurações originais.

Sempre tive um grande preconceito contra carros com GNV e fiquei 6 anos ouvindo alguns adeptos dizendo a mesma coisa...vale a pena...vale a pena...

Instalei faz pouco tempo e alguns dias depois, quando ia mandar retirar o kit por apresentar esses mesmos problemas, pesquisei e verifiquei que o módulo de GNV do meu carro possuía o reset, porém a instaladora não tinha ligado, quando liguei o funcionamento do carro melhorou 100%.

Quando o carro desliga na desaceleração, geralmente é a marcha lenta que precisa ser bem regulada. O ideal é sair com um funcionário da convertedora para que seja encontrado o ponto certo.
Se quiser resolver sem precisar de ajuda, aperta um pouco o parafuso que regula a abertura da borboleta para aumentar a aceleração na marcha lenta, deixando que fique um pouco acima de 800 rpms e quando tirar o pé do freio na saida, deve ficar em 800rpms.

Atualmente estou satisfeito, pois não perdi nem 1m³ de mala e estou com o custo de combustível equivalente a um Corsa Sedan 1.6.
Aproveitando: Muitos falam... o GNV é um combustível seco...estraga o motor... quem lubrifica o motor é o óleo e se danificasse os motoristas de taxis que sobrevivem do seu carro, não usariam GNV.

Abraço

Orleans, quanto ao problema de apagar o motor, esse felizmente não aconteceu mais. Fiz a regulagem da lenta + "torneirinha", chegando a um ponto ótimo. O problema agora está por conta da luz do "check engine", que acende quando há mudança de combustível Gas->GNV, porém só na segunda vez. Por exemplo, viajei 150km no GNV e luz apagada. Parei, abasteci (só GNV) e quando ligo o carro, o sistema passa para gasolina (para partida). Após uns 5s, luz acende.

No minha explo tem regulador REG e o resto é KGM. Vou verificar o reset de memória do meu kit (se existe ou não).

Eu não tenho queixas do GNV. Na minha explo não rateia, anda bem, sem problemas. É que não gosto de luz no painel. E outra, se um dia tiver um problema na ignição mesmo, não irei saber.

[]s
J.

Barret
25/07/2011, 15:56
Barret, onde se aplica este scanner?
J.
Ola Jeb de uma olhada perto do botão do freio de mão tem uma tomada OBD2 o scaner é ligado ali ok.

carlos francisco
25/07/2011, 17:35
A minha 97 morria no GNV em descida e sem acelerar. Pediram pra mim fazer Uma limpeza no corpo de valvula do cambio...mas acabei nem fazendo isso...ela naum morreu mais...e qnd morria,eu ligava novamente a luz da injeção ficava acesa...check engine... ja faz um tempão que naum acontece isso...
até tem um post q eu criei...chama explorer morrendo....

jeb
25/07/2011, 19:40
Ola Jeb de uma olhada perto do botão do freio de mão tem uma tomada OBD2 o scaner é ligado ali ok.

Entendi Barret, seria o mesmo que o rastreador (raster)?
[]s
J.

julianot
28/07/2011, 22:46
fbmiguel4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/fbmiguel4x4.html) tua rural está com o motor 4 cilindros e qual cambio esta usando?

fbmiguel4x4
28/07/2011, 23:50
O cambio eh o origial dela mesmo 4marchas alavanca no volante.

Abraco
Fernando

fbmiguel4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/fbmiguel4x4.html) tua rural está com o motor 4 cilindros e qual cambio esta usando?

jeb
08/08/2011, 21:54
Jeb,

Abraço

Orleans, após alguns dias retorno aqui para lhe contar o que está ocorrendo. O GNV não morreu mais, a rotação está normal, entre 800/900rpm. Só a luz do check engine que acende ainda, mas descobri que na configuração (1,2,3,4 off e 5 on) o simulador de sonda funciona melhor, demora bem mais a acender a luz depois de resetar o módulo. Embora a luz acenda, ela não apaga mais, mas não rateia o motor, nem nada. Na gasolina não acende, só se antes eu estiver utilizando o GNV.

Pois bem, já fiz de tudo (chicotes trocados, limpeza nos emuladores/gerenciadores), verifiquei aterramento para ser se não há fuga. E mesmo assim a luz acende. Não gosto muito disso.

Na sua mensagem, você disse do módulo de memória. Li um pouco sobre isso, e parece que ele reseta o módulo? Você que tem na sua explo, como funciona? toda vez que desliga o carro, ele reseta o módulo? Por exemplo, se acender aluz do check engine, ao desligar e ligar, ela apaga?
So tenho receio de ficar resetando demais o módulo e dar algum problema, não sei.

Tem alguma opnião? Qual marca vc usa?
[]s
J.

carlos francisco
09/08/2011, 09:37
estava prestando atenção numa coisa na minha...qndo ela fica com um 1/4 de gasolina...e coloco no gnv sempre morre...mas depois que naum deixei a chegar a um 1/4 de gasolina...naum aconteceu mais...misterio...

jeb
09/08/2011, 09:43
estava prestando atenção numa coisa na minha...qndo ela fica com um 1/4 de gasolina...e coloco no gnv sempre morre...mas depois que naum deixei a chegar a um 1/4 de gasolina...naum aconteceu mais...misterio...

Então Carlos Francisco. Faz sentido. Pelo menos no caso do emulador KGM ele prevê essa ação no manual: http://www.kgm.com.br/es/e/1443%20-%20SB6C%20-%20SS.pdf

[]s
J.

carlos francisco
09/08/2011, 09:51
percebi isso tanto na explorer quanto na durango...as duas estava morrendo...depois que naum deixei a chegar em 1/4 naum aconteceu mais...faz um teste ai pra ver...abraços...

jeb
09/08/2011, 09:57
percebi isso tanto na explorer quanto na durango...as duas estava morrendo...depois que naum deixei a chegar em 1/4 naum aconteceu mais...faz um teste ai pra ver...abraços...

Na verdade eu fiz este teste, mas não é o meu caso, pois a minha não está morrendo mais, apenas a luz que acende no GNV (na gasolina nada, cheguei a rodar 1000km em uma viagem, e tudo normal). Eu nunca ando com menos de 1/2 tanque, pois tem lugares que vou que não tem posto GNV, e aí gasolina na menina.

[]s
J.

carlos francisco
09/08/2011, 10:07
jeb...vc ja fez uma limpeza no redutor...pq acumula oleo...faço uma limpeza semestral...

jeb
09/08/2011, 10:12
jeb...vc ja fez uma limpeza no redutor...pq acumula oleo...faço uma limpeza semestral...

Carlos, o redutor é novo. Meu caso é elétrico mesmo, ligado ao simulador e emulador. O funcionamento está perfeito e fazendo 9,5km/m³ na estrada a 110km/h com ar. É só mesmo a luz que indica anomalia que na verdade não existe.
J.

carlos francisco
09/08/2011, 12:43
essa semana vou levar a minha durango trocar a valvula do cilindro que estourou e vou ver com o pessoal lá a respeito do seu problema...quem sabe eles naum tem uma solução...isso esta sendo um mistério amigo...

jeb
09/08/2011, 12:48
essa semana vou levar a minha durango trocar a valvula do cilindro que estourou e vou ver com o pessoal lá a respeito do seu problema...quem sabe eles naum tem uma solução...isso esta sendo um mistério amigo...

Obrigado. Na verdade não é incomum ter Rangers e Explorers com esse mesmo problema. Check Engine acesso e carro rodando bem, mas no meu caso, não gosto disso.

Todas as sugestões são bem vindas, quem sabe eles tem alguma ideia. Porquê o pessoal que trabalha aqui com GNV é muito incompetente.

[]s
J.

jeb
15/08/2011, 16:12
Pessoal

Alguns acompanharam essa saga do GNV. O carro só morria e luz da injeção acendia direto. Levei em dois mecânicos e um pior que o outro. Troquei o redutor (que foi bom por sinal) e o carro parou de morrer, porém a luz de injeção continuava acessa. Lembro que a minha Explorer é 97/98 já com a traseira da Limited.

Em um primeiro momento, o mecânico instalou o redutor REG por aquecimento elétrico e tirou toda a eletrônica do carro em GNV, deixando apenas o emulador de bicos e para a sonda lambda, dois relês (pois são duas sondas). Mas o carro estava uma porcaria no GNV, pois além de consumir cerca de 5m^3 na estrada, a luz acendia e na gasolina ficava gastona.

Como os mecânicos daqui não sabem nada da Explo, resolvi por conta ler e estudar sobre a sistemática GNV. Troquei inúmeras ideias com os colegas, e enfim, eu mesmo instalei o emulador/simulador de sonda. Melhorou, mas às vezes a luz acendia e não apagava, mesmo na gasolina.

Sinceramente, estava em desânimo total. Refiz aterramento do GNV, fiação nova, etc... e nada. No simulado de sonda, tentei diversas configurações para o modelo KGM (com 5 chaves ON OFF). Sei que nas combinações (1,2,3,4 ON e 5 OFF; 1,2,3,4 OFF e 5 ON) funcionava melhor, mas ao abastecer (gas ou gnv) acendia. Mas, apesar disso, o carro não ratei, não falha, só ficava a luz.

Para instalar o simulador de sonda (duplo SSUD), acessei vários esquemas na internet (santa internet!!!). O primeiro foi este: http://www.kgm.com.br/novo/arquivos/MANUAL_SSUD.pdf

Porém, o modelo que eu tenho é de 5 chaves (e não 4), ou seja mais antigo. Procurando acheio esquema "definitivo" (até então): http://www.kgm.com.br/es/v/5.0/1396%20-%20RANGER-EXPLORER%204_0%20L%20V6%20EEC%20V%20SFI%2097.pdf . Mesmo assim, feita esta instalação, a luz acendia esporadicamente (e não apagava, só com reset no módulo. O erro era o 17x que acusava erro na sonda).

Há três dias resolvi ir mais a fundo e acessar somente sites americanos, e ver se pegava alguma ideia. Porquê estava tudo certo, e mesmo assim a luz acendia. A sugestão do Orleans do módulo de memória foi muito boa, mas eu ainda queria realmente entender o problema, pois penso que, se o ECM acusa erro, algo está errado.

Aí... bem, a charada principal. Todos dizem que a Explorer acima de 97 tem duas sondas lambdas. Não é verdade, são TRÊS sondas (uma terceira do catalisador). Encontrei esta resposta no livro Haynes Repair Manual (que tenho desde que comprei o carro). Lá, na página 12-32 mostra exatamente os três sensores de oxigênio (na 5.0 são 4) sob os códigos 60, 87 e 35 no módulo. Fiquei intrigado, pois nunca vi alguém comentar que são 3 sondas. Só para saberem, na Explorer 96 (com a traseira mais antiga) são apenas duas sondas mesmo.

Pois bem, pesquisando mais na Net, encontrei um esquema de instalação da GasMotor que mostra exatamente as três sondas. Ele sugere a instalação de um relê mais dois simuladores de sonda (simples ou duplo).

307381

Apesar do simulador ser bem antigo, reparem que não há mais eletrônica que esta do documento. Ou seja, o esquema da KGM de hoje considera mais eletrônica, e não um caso "mais simples".

O único problema é saber exatamente os fios, e de posse do Manual Haynes e o fórum Explorer USA 104 pin PCM Pin layout - Ford Explorer Ranger Enthusiasts "Serious Explorations"® (http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=162444) que mostra exatamente a posição dos fios (e não somente por cor) fiz a instalação.

O resultado: resolvido. Não acende nem por decreto !!! fiz todos os testes possíveis, e inclusive ficou bem estável o GNV e a passagem GNV->Gasolina e Gasolina-> não tem trancos. Perfeição !!!

Só que o simulador duplo foi configurado para (1,2,3,4 ON e 5 OFF), ligando as sondas 35 e 60 do ECM, e a 87 ficou no relê. Depois que instalei, rodei uns 3km na gasolina para remapear, e depois GNV, mudando para Gasolina, abastecendo... enfim, luz do check engine nunca mais.

Um ponto importante é que a incompetência dos mecânicos me levou a resolver o problema, e penso que por isso que muitas explorers não acendem a luz, pois são do motor com duas sondas.

Enfim, pelo menos foi assim que resolvi o meu problema. Ah, mais uma coisa. Talvez algumas explos também não acendem a luz pois não tem mais catalisador (a minha tem) ou ainda, algum mecânico desligou a luz, o que acho ruim, pois quando tiver defeito mesmo, nem acusará nada.

J.

carlos francisco
15/08/2011, 17:50
parabéns vc é ninja...nem eu sabia sobre a sonda...valeu

jeb
15/08/2011, 17:53

Obrigado Carlos Francisco... não sou ninja não !!! apenas fui atrás do prejuízo, pois casei de levar "calote" dos mecânicos. Só reforçando que de fato são três mesmo ("vi com os olhos, pois no manual Haynes mostra até como repará-las).

Não sou mecânico, nem nada, mas parte elétrica já fiz algumas gambiarras desde meus 7 anos de idade. Enfim, se somarmos vontade + informação da internet... vamos longe.
[]s
J.

jeb
15/08/2011, 17:54

Obrigado Carlos Francisco... não sou ninja não !!! apenas fui atrás do prejuízo, pois cansei de levar "calote" dos mecânicos. Não sou mecânico, nem nada, mas parte elétrica entendo um pouquinho. Enfim, se somarmos vontade + informação da internet + colegas do fórum podemos dar verdadeiros "bailes" em muitos mecâncos obsoletos. Existem mecânicos bons e competentes, mas para GNV aqui na minha cidade é calamidade...
[]s
J.

jeb
15/08/2011, 18:04
307392
Detalhe das três sondas na Explorer > 97 (96 no caso EUA).

J.

carlos francisco
16/08/2011, 14:38
jeb entra em explorer trocar v6 por v8...

Orleans
22/08/2011, 00:32
Pessoal

Alguns acompanharam essa saga do GNV. O carro só morria e luz da injeção acendia direto. Levei em dois mecânicos e um pior que o outro. Troquei o redutor (que foi bom por sinal) e o carro parou de morrer, porém a luz de injeção continuava acessa. Lembro que a minha Explorer é 97/98 já com a traseira da Limited.

Em um primeiro momento, o mecânico instalou o redutor REG por aquecimento elétrico e tirou toda a eletrônica do carro em GNV, deixando apenas o emulador de bicos e para a sonda lambda, dois relês (pois são duas sondas). Mas o carro estava uma porcaria no GNV, pois além de consumir cerca de 5m^3 na estrada, a luz acendia e na gasolina ficava gastona.

Como os mecânicos daqui não sabem nada da Explo, resolvi por conta ler e estudar sobre a sistemática GNV. Troquei inúmeras ideias com os colegas, e enfim, eu mesmo instalei o emulador/simulador de sonda. Melhorou, mas às vezes a luz acendia e não apagava, mesmo na gasolina.

Sinceramente, estava em desânimo total. Refiz aterramento do GNV, fiação nova, etc... e nada. No simulado de sonda, tentei diversas configurações para o modelo KGM (com 5 chaves ON OFF). Sei que nas combinações (1,2,3,4 ON e 5 OFF; 1,2,3,4 OFF e 5 ON) funcionava melhor, mas ao abastecer (gas ou gnv) acendia. Mas, apesar disso, o carro não ratei, não falha, só ficava a luz.

Para instalar o simulador de sonda (duplo SSUD), acessei vários esquemas na internet (santa internet!!!). O primeiro foi este: http://www.kgm.com.br/novo/arquivos/MANUAL_SSUD.pdf

Porém, o modelo que eu tenho é de 5 chaves (e não 4), ou seja mais antigo. Procurando acheio esquema "definitivo" (até então): http://www.kgm.com.br/es/v/5.0/1396%20-%20RANGER-EXPLORER%204_0%20L%20V6%20EEC%20V%20SFI%2097.pdf . Mesmo assim, feita esta instalação, a luz acendia esporadicamente (e não apagava, só com reset no módulo. O erro era o 17x que acusava erro na sonda).

Há três dias resolvi ir mais a fundo e acessar somente sites americanos, e ver se pegava alguma ideia. Porquê estava tudo certo, e mesmo assim a luz acendia. A sugestão do Orleans do módulo de memória foi muito boa, mas eu ainda queria realmente entender o problema, pois penso que, se o ECM acusa erro, algo está errado.

Aí... bem, a charada principal. Todos dizem que a Explorer acima de 97 tem duas sondas lambdas. Não é verdade, são TRÊS sondas (uma terceira do catalisador). Encontrei esta resposta no livro Haynes Repair Manual (que tenho desde que comprei o carro). Lá, na página 12-32 mostra exatamente os três sensores de oxigênio (na 5.0 são 4) sob os códigos 60, 87 e 35 no módulo. Fiquei intrigado, pois nunca vi alguém comentar que são 3 sondas. Só para saberem, na Explorer 96 (com a traseira mais antiga) são apenas duas sondas mesmo.

Pois bem, pesquisando mais na Net, encontrei um esquema de instalação da GasMotor que mostra exatamente as três sondas. Ele sugere a instalação de um relê mais dois simuladores de sonda (simples ou duplo).

307381

Apesar do simulador ser bem antigo, reparem que não há mais eletrônica que esta do documento. Ou seja, o esquema da KGM de hoje considera mais eletrônica, e não um caso "mais simples".

O único problema é saber exatamente os fios, e de posse do Manual Haynes e o fórum Explorer USA 104 pin PCM Pin layout - Ford Explorer Ranger Enthusiasts "Serious Explorations"® (http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=162444) que mostra exatamente a posição dos fios (e não somente por cor) fiz a instalação.

O resultado: resolvido. Não acende nem por decreto !!! fiz todos os testes possíveis, e inclusive ficou bem estável o GNV e a passagem GNV->Gasolina e Gasolina-> não tem trancos. Perfeição !!!

Só que o simulador duplo foi configurado para (1,2,3,4 ON e 5 OFF), ligando as sondas 35 e 60 do ECM, e a 87 ficou no relê. Depois que instalei, rodei uns 3km na gasolina para remapear, e depois GNV, mudando para Gasolina, abastecendo... enfim, luz do check engine nunca mais.

Um ponto importante é que a incompetência dos mecânicos me levou a resolver o problema, e penso que por isso que muitas explorers não acendem a luz, pois são do motor com duas sondas.

Enfim, pelo menos foi assim que resolvi o meu problema. Ah, mais uma coisa. Talvez algumas explos também não acendem a luz pois não tem mais catalisador (a minha tem) ou ainda, algum mecânico desligou a luz, o que acho ruim, pois quando tiver defeito mesmo, nem acusará nada.

J.

Post de primeira :pipoca::palmas::palmas::palmas:

Estou com o tempo curto, mesmo não sendo mais necessário, em breve respondo o que perguntou. A minha também tem três sondas...

Abraços

jeb
07/09/2011, 12:58
Pessoal

Segue um link que mostra um simulador (em Flash) do funcionamento do GNV em veículos. É bem interessante e lúdico.

.:: Rodagás do Brasil ::. (http://www.rodagas.com.br/simulador.php)

J.

jeb
08/09/2011, 09:19
Mais uma coisa, postei recentemente minhas impressões das velas Iridium da NGK na minha explo, incluindo uso do GNV: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/95277-velas-iridium-na-ford-explorer.html

J.

jeb
27/09/2011, 15:51
Pesssoal.

Semana passad fui reinspecionar o carro no Ceatran para o GNV. Fiquei realmente feliz com o resultado, e atribuo a qualidade dos resultados à solução do GNV dada e a colocação das velas Iridium (que postei em outro tópico). A tolerância de Co, segundo o funcionário, é de 1% (para carros da década 90) e algo em torno de 0.3% para carros depois de 2005.

313428

Achei os testes bastante rigorosos.
J.

carlos francisco
27/09/2011, 19:47
boa noite jeb...fiz o licenciamento no mes passado tbm tive que passar por isso...e tbm tive que fazer a regualificação do cilindro...pois estava vencido...mas os cara aki são rigoroso...varios naum passam nessa inspeção...aki paguei 120,00...e na regualificação 270,00...

313470

jeb
27/09/2011, 20:08
boa noite jeb...fiz o licenciamento no mes passado tbm tive que passar por isso...e tbm tive que fazer a regualificação do cilindro...pois estava vencido...mas os cara aki são rigoroso...varios naum passam nessa inspeção...aki paguei 120,00...e na regualificação 270,00...

313470

Carlos, aqui paguei R$ 100,00, mas o meu só requalifica em 2015.
[]s
J.

carlos francisco
27/09/2011, 20:24
vintão a menos ja da tomar umas 4 gelada...rsrs aki o povo explora...pior que tem concorrência...

jeb
27/09/2011, 20:49
vintão a menos ja da tomar umas 4 gelada...rsrs aki o povo explora...pior que tem concorrência...

Acho que deveria ser o mesmo preço, pelo menos dentro do mesmo Estado. Vai entender. []s

n3n3
28/09/2011, 13:56
Galera to procurando o chip duplo gasolina - gnv, quero colocar e eliminar essa tralha toda a mais(emulador, regulador de passo), só que tá dificil de achar quem mexa com isso.

jeb
25/11/2011, 00:52
Colegas "Explorianos".
Como eu postei várias coisas aqui, só quero informar que infelizmente tive que vender a bixinha... como moro em apartamento e já temos vaga alugada, a coisa complicou e não poderia deixá-la na rua. O lado bom é que um colega de trabalho que comprou-a. Por isso, vou estar por fora das novidades da Explorer, mas no que eu lembrar ou puder ajudar, estou aí, principalmente se for de GNV ;-).

Saudações do Jeb.

fbmiguel4x4
18/01/2012, 23:00
Aproveitando esse tópico, na revisão básica de início de ano,entre outras coisas troquei o filtro de Ar que diga-se de passagem estava a 13 meses sem trocar, de imediato percebi um melhora significativa no consumo a GAS (vou confirmar nas próximas abastecidas). Mas acontece que a marcha lenta ficou muito lenta e o carro chega a morrer em deslocamento quando tiro o pé do acerelador. O que pode ser?

Explore XLT 94

Abraço
Fernando

jeb
19/01/2012, 09:29
Fernando
Palpite: passei pela mesma coisa, e resolvi na época com um hard reset no módulo (aquela da bateria desconectada), e com isso o reset em todos os parâmetros MAP. Como o GNV é muito sensível a passagem de ar, então muda tudo na troca do filtro. Mas, minha sugestão é resetar, andar na gasosa um dia todo e só no outro dia passar para GNV.
Mas veja, pode ser outra coisa também.
[]s
J.

carlos francisco
19/01/2012, 19:34
vc tem limpado o redutor de gás....

fbmiguel4x4
19/01/2012, 19:45
Jep obrigado pela dica.
Carlos não tenho nem idéia onde fica isso.

A impressão que tenho é que aos poucos está voltando ao normal. Vou andar mais alguns dias se não melhorar parto para alguma ação. Estou evitando de mexer pois o consumo melhorou MUITO, MUITO mesmo. Desconfio até que na última abastecida entrou mais gas do que deveria.

Abraço
Fernando

vc tem limpado o redutor de gás....

carlos francisco
20/01/2012, 10:30
bom dia....redutor de gas é a peça redonda aonde fica a regulagem e o relogio que marca o gas....ajudei...

no redutor acumula óleo, ai deixa as viatura mais gastona, e a regulagem fica uma merda....

aqui pago 120,00 para fazer a limpeza....a minha ja teve esse sintoma e era o redutor com oleo...verifica isso...abçs boa sorte...

na gasolina esta normal...ela naum morre...

jeb
20/01/2012, 13:07
Jep obrigado pela dica.
Carlos não tenho nem idéia onde fica isso.

A impressão que tenho é que aos poucos está voltando ao normal. Vou andar mais alguns dias se não melhorar parto para alguma ação. Estou evitando de mexer pois o consumo melhorou MUITO, MUITO mesmo. Desconfio até que na última abastecida entrou mais gas do que deveria.

Abraço
Fernando

Fernando, palpite 2: se está melhorando deve ser eletrônico mesmo. Pois quando trocou o filtro a única coisa que se modifica é a quantidade/qualidade de entrada de ar no motor, certo? Então não vejo como não ser uma questão de remapeamento. Uma coisa para você verificar é que na tampa onde vai o filtro, tem um sensor de ar. Veja se ele nao ficou mal conectado. Uma coisa que fiz na época foi limpar quase todos os sensores do motor (incluindo de ar), usando limpa contatos. Mas cuidado para não quebrá-los, pois eles podem quebrar por serem muito antigos e, em muitos casos, originais ainda.

[]s
J.

fbmiguel4x4
20/01/2012, 20:52
Oi Carlos,

O redutor é novo (6 meses) o que descobri com um amigo é que o fato de ter trocado o filtro de ar, alterou a relação de mistura AR x GAS, agora entra mais AR, a mistura ficou mais pobre por isso ela ficou mais econômica. Não devemos andar assim pois mistura pobre compromete os pistões.
Amanhã, vou fazer a regulagem da mistura.

Obrigado
Abraço
Fernando

Sim na gasolina fica tudo normal.

bom dia....redutor de gas é a peça redonda aonde fica a regulagem e o relogio que marca o gas....ajudei...

no redutor acumula óleo, ai deixa as viatura mais gastona, e a regulagem fica uma merda....

aqui pago 120,00 para fazer a limpeza....a minha ja teve esse sintoma e era o redutor com oleo...verifica isso...abçs boa sorte...

na gasolina esta normal...ela naum morre...

fbmiguel4x4
11/02/2012, 12:31
Depois de algumas dicas com um amigo, peguei o jeito de fazer a regulagem de mistura AR/GAS e marcha lenta. Ficou bala e tá fazendo 10km/M3 show de bola.

Abraço
Fernando

Oi Carlos,

O redutor é novo (6 meses) o que descobri com um amigo é que o fato de ter trocado o filtro de ar, alterou a relação de mistura AR x GAS, agora entra mais AR, a mistura ficou mais pobre por isso ela ficou mais econômica. Não devemos andar assim pois mistura pobre compromete os pistões.
Amanhã, vou fazer a regulagem da mistura.

Obrigado
Abraço
Fernando

Sim na gasolina fica tudo normal.