PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio no diferêncial dianteiro



Pedro Bachir
28/09/2003, 20:29
E ae? :)

Aqui todos falam em soldar a planetaria na satélite no diferêncial tazeiro, porque não no dianteiro? No dianteiro, vc só vai usar quando estiver precisando tração, então em situações normais nada se alteraria. :)

flw

Giovani
28/09/2003, 21:57
Aqui todos falam em soldar a planetaria na satélite no diferêncial tazeiro, porque não no dianteiro? No dianteiro, vc só vai usar quando estiver precisando tração, então em situações normais nada se alteraria. :)


:D Grande Pedro!!!

:D Não é bem assim... No eixo traseiro, as rodas arrastam um pouco e pronto. As pontas de eixo traseiras são muito mais fortes que as dianteiras.
Quando vc vira a direção, a diferença de rotação entre as rodas aumenta, o esforço é maior, e o ponto fraco são as cruzetas das pontas de eixo. Elas vão quebrar!!!! :wink:
:D Na prática, vc teria que usar roda-livre manual, e desengatar uma delas sempre que o terreno for seco! Só no barro e em situações extremas vc poderia deixar as 2 ligadas juntas. E de preferência sem girar muito o volante... :wink:
:D Como eu sei?? Simples, já fiz isso!! :lol: :lol: Quando precisei esterçar a direção e acelerar para sair do buraco, BUUUMMMM!!!! :lol: :lol: Quebrou a cruzeta, as pontas de eixo, moeu o munhão por dentro... Tive que trocar a ponta da carcaça, onde o munhão é preso... :P :P
[]'s

monge
19/10/2003, 17:12
Fala Gente... :D

Pedro o Cesar de nepomuceno andava assim no jeep de indoor dele. :D

Inclusive estou com uma planetária que ele usava soldado no jeep dele.

Só que ainda nào instalei, pura preguiça... :D

Só que ele andava nas pistas em 4x3, ele deixava uma roda livre desligada.

Nunca quebrou que eu saiba... apenas perdeu a borboleta da roda livre quando ele veio aqui em campo belo no 1º encontro de jipeiros que fiz.

[]'s

Eugênio

Pedro Bachir
01/11/2003, 10:27
E ae Monge?

Ele andando em 4x3 não tem menos tração não?

flw

monge
01/11/2003, 14:18
Fala Gente... :D

Pedro, teoricamente tem menos tração sim :?

Mas com o motorzinho que ele usava, não fazia muita diferença, era um 4.1 a alcool. Não me lembro se era injetado. :D

Vc deve conhecer ou ter ouvido falar dele, é o Cesar lá de Nepomuceno. Tinha uma Toyota Amarela com o motor TD 229 e agora está com uma Toyota branca que era æ de Lavras. Uma que ficava parada lá perto da rodoviária dæ :D

Tentando explicar melhor o lugar, é na rua quando vamos subindo pra rodoviária, quando a rua fica contra-mão, a gente vira a direita e segue reto. A Toyota fica lá. Tava com guincho elétrico e pneus BF's. :D

Agora esta toyota está em Nepomuceno. :D

[]'s

Eugênio

Giovani
01/11/2003, 19:48
E ae Monge?

Ele andando em 4x3 não tem menos tração não?

:D Salve Galera!!!

:D Entrando no papo... Tem mais tração que o original! No original vc tem um 4x2, quando a tração está ligada! Com tração só na traseira, vc tem na verdade um 4x1. Como? Erga um lado do jeep que vc descobre... Com bloqueio 100% na traseira e tração ligada, vc já tem um 4x3. Com bloqueio 100% nos 2 eixos e tração ligada, finalmente vc terá um verdadeiro 4x4!!! :wink: Veja o quadro:
[]'s

Pedro Bachir
02/11/2003, 09:50
Fala Gente... :D

Pedro, teoricamente tem menos tração sim :?

Mas com o motorzinho que ele usava, não fazia muita diferença, era um 4.1 a alcool. Não me lembro se era injetado. :D

Vc deve conhecer ou ter ouvido falar dele, é o Cesar lá de Nepomuceno. Tinha uma Toyota Amarela com o motor TD 229 e agora está com uma Toyota branca que era æ de Lavras. Uma que ficava parada lá perto da rodoviária dæ :D

Tentando explicar melhor o lugar, é na rua quando vamos subindo pra rodoviária, quando a rua fica contra-mão, a gente vira a direita e segue reto. A Toyota fica lá. Tava com guincho elétrico e pneus BF's. :D

Agora esta toyota está em Nepomuceno. :D

[]'s

Eugênio

E ae? :D

Não conheço não. Vc sabe onde é o Cond. jardim das Palmeiras, perto da rodoviária? Eu moro nele.


É Giovani, não tinha pensado nisso.

Alguém tem noção de quanto custa aqueles discos do bloqueio do diferencial?

Desde já obrigado 8)

monge
02/11/2003, 10:51
Fala Gente... :D

É verdade Giovani... :D eu ainda não havia olhado por este angulo. :D :D

Pedro, este condomínio é um que quando estamos na rodoviária e olhamos pra cima, ele está do lado esquerdo? :?: Se for eu conheço.

[]'s quase vizinhos....

Eugênio

Pedro Bachir
02/11/2003, 11:25
É o próprio!!! :)

flw

André-4WD
26/02/2004, 12:40
Salve!!! Peço um help sobre bloqueio de diferencial. Faz 2 anos que estou sem um 4x4 e agora estou namorando uma rural 100% blocada. Já ouvi falar que para quem roda muito em asfalto, o bloqueio "mastiga" tudo. Até que ponto é verdade :?: :?: :?:
Obrigado!!!!

du
26/02/2004, 20:46
Ratoruter,

Depende muito do tipo de bloqueio.

Se for estes soldados, sim, vai quebrar tudo.

Fale mais sobre os bloqueios que estão instalados na Rural.

Abraços Du.

monge
27/02/2004, 01:10
Fala Gente... :D


Bloqueio soldado não quebra tanto... :D

Força... e o jeep anda quadrado. :shock:

No meu caso, quando eu passar meu eixo traseiro pra flutuante e ter rodas livres, penso em bloquear soldando as planetárias. :shock: :D

E andar como o bill, tração dianteira, com as rodas livres traseiras no modo 4x2 e nas dianteiras 4x4... :D

Sem bloqueio na dianteira. :D

Ou talvez se eu ver que vai demorar os eixos flutuantes, vou colocar assim mesmo. :? :D


Inclusive já tenho uma soldada.. só estou esperando criar coragem pra montar. :D

[]'s querendo bloquear 100%

Eugênio

André-4WD
01/03/2004, 17:15
Aí gente... atendendo a pedidos, trago algumas informações que o proprietario da viatura me passou:

Segundo o dito cujo "..as planetárias não são soldadas, não é dana, dianteiro e traseiro 75 %, foi feito não preparado e sob medida
tanto para trilha ou passeio, serviço muito bom e garantido".

Para mim, escreveu muito e não disse nada... e para vcs????

Que tipos de bloqueio existem no mercado?????
Andei pesquisando e descobri além do jeito "campeiro" de soldar as planetarias, q tem o bloqueio track lok spicer da DANA ( esse com 75% de bloqueio) e os bloqueios Full lock (100%) e o pneumático ( ARB). :o

du
01/03/2004, 19:33
Ratoruter,

Baseado nas explicações vou dar meu chute.

Acho que este é o chamado "Limited Slip" ou seja existe um tipo de freio que vai limitando gradualmente. Parece que existiram algumas F-1000 com este modelo.

Se for este, a vantagem é que não terá problemas para andar no asfalto, a desvantagem é que não "trava" de verdade, e exige certa manutenção, este sistema tem que ser recalibrado de vez em quando.

Abraços Du.

André-4WD
02/03/2004, 14:56
Grande Du!!!!
Em contato com o proprietario, afirmou que é esse sistema mesmo... que aproveitou de uma F-1000.
Devia se candidatar para a Seleção BRasileira com chute certeiro que tem.... :wink:

É isso aí, galera.. acho que vou casar com esta viatura...

Pedro Bachir
02/03/2004, 20:16
E ae???? :D

A minha F-1000 87 tem esse bloqueio, mas o dela ja não funciona mais, fui pra roça da minha vó e ela atolou, tava uma roda paradinha e a outra rodando :? ... falando nisso, ô caminhonetinha ruim de barro essa F-1000!!!! :lol:

flw :)

Henrique Josino
03/03/2004, 20:56
Essas fotos são de um F-75 com o diferencial dianteiro soldado :D , acredito que e o meio mais fácil e econômico de bloquear um diferencial, se tivesse um Cj ou uma Rural com certeza eu soldava, só tomava mais cuidado na hora de acelerar.... :twisted:

Esse como vc pode ver não tomou os devidos cuidados.... :shock:

Wallace
04/03/2004, 03:09
Oi Henrique,

Esta forma de soldar é a pior que existe... e a mais fácil de quebrar alguma coisa.
O melhor é só encher de solda entre dois dentes.
Fazendo da forma certa se fica, por exemplo, com 270 graus de giro entre as rodas o que diminui a possibilidade de quebra mas continua 100% blocado.
E se quiser "tirar"o bloqueio basta substituir as planetárias.

Eduardo Velo
04/03/2004, 19:18
Oi Henrique,
Esta forma de soldar é a pior que existe... e a mais fácil de quebrar alguma coisa.
O melhor é só encher de solda entre dois dentes.
Fazendo da forma certa se fica, por exemplo, com 270 graus de giro entre as rodas o que diminui a possibilidade de quebra mas continua 100% blocado.
E se quiser "tirar"o bloqueio basta substituir as planetárias.

Wallace , se preencher entre 2 dentes não pode ficar forçando a cx sat./plan. qdo usar 1º e ré continuamente , ou seria pra soldar nas 2 engrenagens opostas para pararem ao mesmo tempo e assim forçar menos , é isso ??
Pelo que dá pra perceber na foto é que a alça da cruzeta não aguentou o tranco , esse pto não vai continuar sendo vulnerável , mesmo fazendo como vc explicou ???

Desde já , grato pela atenção , me interesso pelo assunto pacas ...

[]s ...

Henrique Josino
04/03/2004, 19:20
Wallace;

Da uma olhada melhor na foto, foi assim que soldamos, enchemos os dentes da planetaria, o problema que foi soldado no lugar sem desmanchar elas assim da a impressao que foi tudo soldado...

O outro meio de soldar tudo ali por dentro, fizemos umas três vezes sempre quebrava....

[]'s

billj
05/03/2004, 07:46
Wallace;

Da uma olhada melhor na foto, foi assim que soldamos, enchemos os dentes da planetaria, o problema que foi soldado no lugar sem desmanchar elas assim da a impressao que foi tudo soldado...

O outro meio de soldar tudo ali por dentro, fizemos umas três vezes sempre quebrava....

[]'s

Não, você não fez do jeito que o Wallace descreve. Ele está se referindo ao tal chamado "Fozzy Locker"..........

Nesta montagem, dois dentes de cada planetária OU cada satélitie está enchida de solda até a vala não existe mais. Daí, as soldas estão lixadas até que o perfil dela fica igual ao perfil do top dos dentes. Os dois dentes em cada engrenagem estão a 180*. Daí a caixa é montada numa forma que há liberdade de movimento entre as planetárias e satélities de +/- 130*, assim propocionando um giro relativo entre as rodas de +/- 260*.

Fiz isso no Spider e funciona muitíssimo bem....... :wink:

Infelizmente não tenho fotos no meu. Segue uma foto que achei na Net. O serviço é porco, o cara não encheu os dentes por completo, nem lixou depois. Também foram enchidas 04 dentes ao invés de 02. Mas dá para ter uma idéia.........

http://pringles.xfaktor.net:8082/x-faktor/PicsVideo/Misc/MiscSamurai/WeldedDiff.jpg

regis
05/03/2004, 12:50
Aqui tem um passo a passo do Fozzy Locker

http://www.island4x4.com/4x4tech/axle/weldeddiff1/index.html

Abracos

Henrique Josino
05/03/2004, 20:00
Quando o Wallace explicou eu não tinha entendido :? agora com a foto caiu a ficha.... :D Realmente não foi assim que foi soldado, o "Fozzy Locker" e bem melhor com essa "folga" entre as planetária/satélities, mas como o Eduardo falou não força muito....


[]'s aprendendo cada vez mais...

Dalger
18/03/2004, 01:59
Não entendi bem.
Quando vc solda os dentes da planetaria, vc cria um bloqueio ?? Mas a planetaria nao gira continuamente ??? Se vc soldar os dentes ela não irá da apenas 3/4 de volta, travando o eixo ???
Obrigado.

Eduardo Velo
18/03/2004, 09:04
Dalger , o pinhão faz a coroa girar , que faz os semi eixos girarem e tracionar as rodas , a cx sat./plan. serve para que apenas um semi eixo gire por vez , assim numa curva a roda de fora gira mais que a de dentro e não força o cjto , qdo vc bloqueia com essa folga de 3/4de volta isso continua acontecendo , se blocar total as 2 giram juntas e força todo cjto .

[]s...

Dalger
18/03/2004, 19:27
Muito interessante.

Quer dizer que se eu fizer isto no meu diferencial que nâo é bloqueado, quando uma roda ficar suspensa e completar os 3/4 de giro, ela será bloqueada ???

Este procedimento nao provoca a quebra do diferencial, pois poderia ficar dando trancos ???

Se eu tiver outro jogo de planetarias, posso troca-las quando não quizer mais o bloqueio ???

Como participo de corridas, uso um bloqueio manual em cada roda traseira. Ficando desta maneira, eu teria um giro de 3/4 antes que fose travado o diferencial ??

Wallace
20/03/2004, 02:22
Sim, vai bloquear.
Sim, pode quebrar.
Sim, pode trocar

Dalger
20/03/2004, 23:24
Se a planetaria esta agindo como os discos do bloqueio multiviscoso, bloqueando a caixa de satelites e travando os dois diferenciais, por que o sistema poderia quebrar e o bloqueio original não???

E porque o sistema de bloqueio multiviscoso libera o eixo quando muito exigido ???

Qual a diferença entre o bloqueio com solda nas planetárias e um loker (sei lá o que)???

Obrigado.

Wallace
21/03/2004, 03:33
Soldar as planetárias não tem nada a ver com um bloqueio de discos (que não tem nada de multiviscoso). É algo muito mais radical e que não deveria ser usado em piso com aderência.
Com o soldado pode quebrar; pois vai ficar bloqueado, então algo tem que ceder...
Se a aderência do pneu é menor que a resistência de alguma peça o pneu derrapa.
Se a aderência do pneu é MAIOR que a resistência de alguma peça... a peça quebra.

O bloqueio de discos é uma espécie do freio (ou embreagem), quando as diferenças de forças entre os semi-eixos é maior que a capacidade deste freio, o bloqueio não consegue mais frear e o bloqueio se torna ineficaz.
Na pratica este tipo de bloqueio só é eficaz em pisos muito escorregadios.
E erosões, por exemplo, com uma roda no ar e outra com todo o peso do veiculo, este tipo de bloqueio não vai conseguir bloquear.

Um bloqueio de dentes (ou 100% como é conhecido) como o Ez-Locker não vai ficar bloqueado como o soldado.

Ele funciona como um jogo de forças.
A maioria da seguinte forma: A força que chega pelo cardan atua num pino circular que fica entre dois discos num alojamento oval. A força faz o pino forçar os discos para fora. O lado de fora dos discos é todo dentado e se encaixam em outros discos dentados que estão ligados aos semi-eixos. Normalmente acelerando ambos os semi-eixos ficam conectados.
Então quando se faz uma curva não se deve acelerar, pois, ao receber potência você esta forçando o “travamento” do blocante.
Quando não se acelera, a falta de força aplicada no pino permite que discos internos se desloquem para o interior do diferencial desconectando os dentes e liberando a ação do bloqueio. E normalmente somente um dos lados fica desbloqueado pois não existe espaço para liberar os dois semi-eixo (é feito assim de propósito).


O termo multivisco normalmente é usado para os chamados diferenciais centrais de ação automática quanto à transferência de tração entre os eixos. Normalmente é um conjunto de discos que ficam selados numa caixa cheia de silicone (ou outro fluido viscoso).

Quando ocorre uma diferença de rotação entre os eixos, os discos giram em velocidades diferentes gerando calor que vai esquentar o silicone, que por sua vez dilata o que dificulta a diferença de rotação entre os eixos.
Eles não se prestam para o uso nos diferenciais dos eixos, pois vão começar a “travar” assim que iniciar uma curva.


Segue abaixo parte de um texto de minha autoria que foi enviado há muito tempo para a lista Jipenet:

No caso de eixos temos 3 opções:

- Eixo sem diferencial (ou sem ação diferencial); que é um eixo que não permite que as rodas do mesmo eixo girem em velocidades diferentes nunca. Isso pode ocorrer pela instalação de uma peça que trava a ação das planetárias do diferencial (e para retirar a trava tem que desmontar o eixo) ou pela simples eliminação do trabalho do conjunto planetário do diferencial por soldagem do mesmo.
Dependendo de como é feita a soldagem o efeito de diferenciação é tão limitado que considero na mesma categoria, já que quase instantaneamente fica totalmente bloqueado. Foi o que fizeram o Bill e o Alex Sky nos seus veículos.

- Eixo com diferencial; é o mais comum e quando em curva as planetárias atuam e permitem a diferença de rotação das rodas.
Mas quando se fica sem atrito com o solo numa roda, esta roda acaba recebendo toda a força do motor e a roda contraria não recebe nada, pois, a ação normal do diferencial é enviar força para onde é mais fácil (infelizmente).

- Eixo com diferencial blocante; é o desejo de todos, poder de alguma forma evitar a atuação das planetárias quando em situações desfavoráveis no fora de estrada, mas permitir sua ação para poder fazer curvas.

Quanto aos blocantes temos os seguintes:

Controle: ou a ação de bloquear ou não bloquear o diferencial é comandada por algum comando (como o Air-Lock da ARB) ou o blocante tem sua ação de bloquear ou não bloquear o diferencial feito de forma “automática". O termo automático poderia ser substituído tranqüilamente pelo termo "sem controle". Ou seja, o controle de bloquear ou não bloquear é feito normalmente pelo conjunto de forças que atuam sob o próprio mecanismo do bloqueio; para todos os efeitos não se tem o controle se o bloqueio vai bloquear ou não bloquear o diferencial. Claro que o efeito de bloqueio ou não bloqueio é normalmente bem previsível.

Ação: O bloqueio pode ser um bloqueio chamado de bloqueio 100% ou de Deslizamento limitado. No 100% sua ação é normalmente 100% ou 0%, ou seja, ou bloqueia totalmente a ação diferencial (então ambas as rodas obrigatoriamente vão ter a mesma rotação) ou diferencia totalmente. Neste caso, diferenciar totalmente significa o seguinte: uma roda vai receber toda a força e a roda oposta não vai receber força nenhuma.
No bloqueio de deslizamento limitado a diferenciação pode variar de 100% até 0% (no caso ideal),ou seja, pode existir um deslizamento (ou diferença de rotação entre as rodas do mesmo eixo) sem obrigatoriamente se perder toda a força em uma das rodas.

Assim nos bloqueio não comandados; não é a diferença de rotação que comanda, mas, o jogos de forças no mecanismo do blocante.
Assim quando se inicia uma curva começa a existir uma força provocada pela aderência do piso nos pneus que estão começando a percorrer caminhos diferentes, a força é transmitida dos pneus para os semi-eixos e destes para o mecanismo do blocante. Assim vão existir DIFERENTES FORÇAS ENTRE OS DOIS LADOS DO BLOCANTE, em um determinado ponto os blocantes de deslizamento limitado vão começar a deslizar permitindo fazer a curva sem escorregamento dos pneus com o solo, mas continuaram enviando força para ambas rodas até que a força seja de tal forma diferente que o blocante perde sua ação por completo e envia toda a tração para uma única roda.

O blocante 100% funciona de forma similar só que em vez de começar o deslizamento, em certo ponto ele desconecta um dos semi-eixos do conjunto blocante e envia toda a tração para a outra roda.

Numa poça de lama ou em um terreno sem aderência não vão existir forças contrárias chegando no blocante pelo semi-eixos já que só a roda com tração recebe uma força contraria ou nenhuma recebe força contraria, assim não existe força para desbloquear o blocante 100% (lembrando que não é a força contraria que faz o blocante 100% desbloquear, mas a diferença de forças contrárias, não existindo ou sendo uma das forças contrárias pequenas o blocante não desbloqueia).

Reprodução total ou parcial proibida sem a devida autorização e créditos...;-)

Dalger
22/03/2004, 00:29
Wallace,

Sua explicação foi excelente quanto ao sistemas de bloqueio existente. Agora, se nâo for pedir demais, gostaria de fazer algumas perguntas.
1- Se eu soldar a minha planetária, conforme o Bill mostrou, terei alguma folga para o funcionamento do diferencial, ou ele ficará sempre bloqueado?

2- Se tiver a "folga", poderei transitar em linha reta sem que o diferencial fique bloqueado?

3- Quando o diferencial bloquear, ou seja, quando a planetária soldada se encontrar com a satelite, caso eu esteja ou fique em linha reta, ele irá desbloquear?

Bem, eu queria mesmo era conseguir comprar um par de ABR para o samuka, um dianteiro e um traseiro, mas acho que é muito caro. Eu li em uma revista americana, sobre o bloqueio eletrônico, o mesmo que esta sendo utilizado na L200 Sport, é o preço estava a metade do ABR, mas não consegui descobrir se tinha o modelo para o Samuka.
Vc teria o preço destes bloqueios para o Samuka ???
Em virtude de dificuldade para encontrar peças de Samurai, estou pensando em trocar os diferenciais pelos da F-75. O que vc acha disso??? Os bloqueios da F-75 sâo mais baratos que os de Samurai ???

Agradeço pela atenção dispensada.

Wallace
22/03/2004, 09:12
1 - Tem folga mas não muito, uns 270 graus.

2 - O problema não é a reta onde tanto faz estar bloqueado no não. O problema é as curvas.

3 - Não.

Não acho uma boa um ARB para a traseira; um LockRight (US$ 300) ou Detroit Ez-Locker (US$ 295) basta. São o mesmo bloqueio de fabricantes diferentes.
Tenho outro, Quick Lok US$ 245.
Os bloqueios para Samurai são mais baratos, mas tem menos opções.
Para o Samurai são basicamente estes e o ARB (US$ 960 + compressor).
Na frente no Samurai o ARB é praticamente a única opção, mas o traseiro já faz uma grande diferença.
Qual é este eletrônico?
Conheço elétricos, melhor e mais caro que o ARB... (mas não tem para Samurai nem L-200)

Dalger
22/03/2004, 22:24
Desculpe, me expressei mal. Não são eletronicos, mas elétricos.
A L200 Sport vem com um bloqueio elétrico que é acionado por um botão no painel. Se não me engano, no fluido de lubrificação da caixa de satelites, tem particulas de metais que, ao se ligar o botão, diminui a viscosidade do fluido, fazendo com que ele seja bloqueado.
Me parece que o ECOSPORT tambem tem este bloqueio.
Veja na Quatro Rodas deste mes que fala sobre o carro da ford.

Dalger
22/03/2004, 23:09
Wallace,

Vc sabe me dizer se nos eixos da F-75 giram no mesmo sentido que os do samurai. Quer dizer, ao se ligar o cardan dianteiro e traseiro da caixa de transferencia ao eixo, se o sistema irá tracionar normalmente.
Ou seja, para que eu substitua o eixo de samurai por um de F-75, basta troca-los e adaptar a fixação da luva ???

Pergunto isso, pois um amigo meu desmontou o diferencial dianteiro do samuka 98 dele, e o sentido das fresas da coroa é invertido. Isto muda alguam coisa ???

Wallace
22/03/2004, 23:57
Juro que não conheço este bloqueio da L-200, mas acho que não deve ser desta forma que funciona.
Se tiver partículas metálicas como é que a coroa e pinhão vão poder trabalhar sem um grande desgaste?
Mesmo porque normalmente teria que aumentar o atrito para facilitar o bloqueio... e não o contrario.
Os bloqueios elétricos que conheço são similares ao ARB. Um garfo trava o giro das planetárias ligando ambos os semi-eixos. Só que quem movimenta o garfo não é a pressão do ar, mas sim um eletro imã ou similar.
Não compro revistas onde quem escreve sabe menos que eu...;-)

Acho que deve girar no mesmo sentido... ou em alguns deles quando se engata a primeira se anda para trás?
Claro que o cardan poderia girar no sentido contrario obrigando a coroa e pinhão serem invertidos, mas você já pensou que bastaria montar o eixo de ponta cabeça para inverter a rotação.

O que acontece é que existem cortes de coroa e pinhão chamados de corte reverso, isso deixa o conjunto mais forte.

Dalger
23/03/2004, 22:26
Vou procurar na 4 rodas sobre o bloqueio e coloco aqui.
O lance do oleo receber um descarga eletrica e baixar a viscosidade é um produto novo. Vou localizar a reportagem e coloco aqui, mas tem sentido.
Quando vc baixa a viscosidade de um líquido ele se torna mais duro. Quanto maior a viscosidade, mas ele lubrifica. Se vc coloca particulas que podem ser controladas, vc pode alterar esta viscosidade. É mais ou menos o mesmo esquema do diferencial multiviscoso.

Wallace
24/03/2004, 07:06
O negocio da viscosidade eu realmente troquei as bolas...]
Pode me explicar que diabos e este tal de diferencial multiviscoso?

Dalger
27/03/2004, 00:46
Não sei bem explicar sobre o funcionamento, mas vou tentar.
Dentro da caixa de satélite, existem os discos entre as planetárias que são banhadas por um oleo. Quando a fricção entre os discos aumenta, devido ao deslizamento, isto aquece o óleo, que fica menos viscoso. Assim, ele provoca o travamento dos discos, bloqueando a caixa de satelite. Este bloqueio não bloqueia 100%, mas ajuda na tração.
Na 4x4 deste mês, tem uma explicação do sistema de tração da Ecosport, mas que funciona como se fosse uma embreagem para o eixo traseiro.

Com relação ao elétrico, ainda não consegui achar a reportagem da 4 Rodas, mas assim que encontrar eu a publico aqui.

Wallace
29/03/2004, 19:42
Dalger,

O que você descrevre é um diferencial central que NÃO pode ser usado nos diferenciais.
Já expliquei isso acima, mas pelo visto você não leu ou entendeu.
E ele não é um bloqueio, mas sim um diferencial com transferência de torque automático.

Dalger
29/03/2004, 19:48
Realmente. Mas eu imaginava que o mesmo sistema de bloqueio de um diferencial central, poderia ser utilizado nos eixos, mas claro que adaptado para a caixa de satélite.

Dalger
29/03/2004, 19:53
Qual o bloqueio que vem no samurai original. Tenho dois amigos que tem samukas 97 que tem um bloqueio no eixo traseiro, mas eles não bloqueiam 100%. Somente quando existe uma grande diferença de rotação entre as rodas que ele bloqueia. Mas quando estão subindo pedra, somente bloqueia quando patina um pouco. e diferente do que eu vi em alguns filmes, onde as rodas giram simultaneamente, mesmo que uma esteja no ar.
Agora, pq vc não acha uma boa o ARB no eixo traseiro ? Ele quebra mais ? Quando desligado, ele não ficaria como um eixo totamente sem bloqueio, facilitando a vida das pontas de eixo ?? Se eu tiver instalado um sistema de feio a ar, posso deixar de comprar o compressor do ARB, e utilizar apenas o sistema do freio???

Wallace
29/03/2004, 21:37
Que eu saiba Samurai não tem bloqueio de fabrica.
Pela sua descrição parece mais um bloqueio tipo Lock-Right, mas não posso ter certeza.
Porque não um ARB:
1- Custo alto
2 - O problema do ARB é quando o mesmo fica acionado. Pois ele só vai parar de bloquear se quebrar algo... ou Lock-Right por exemplo pula um ou mais dentes quando forçar muito. Isso evita quebras.

Pode usar qualquer fonte de ar. Mas tem que ter algo como 80 psi de pressão (acho que é isso).