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Ver Versão Completa : Pajero Sport HPE - Problemas na suspensão dianteira



Pajé
11/06/2011, 20:14
Saudações!!!

Tenho uma Pajero Sport HPE 2008 MT. Meses após a compra do carro ele iniciou apresentar uns problemas na suspensão dianteira que senti no volante e no pedal da embreagem.
O problema tem a aparência de ter alguma coisa solta nas rodas, como se estivessem soltas, ocasionando pequenos choques sentidos na direção e embreagem.
Compareci a MIT e eles "resolveram" o problema com a "troca" da coluna de direção, porém logo na devolução do carro lá estava ele. Fui a um especialista em direção hidráulica e suspensão (o cara só mexe com isso) em Belém, que disse que a coluna não havia sido trocada. Troquei um mundo de peças com ele para resolver e o problema reapareceu logo em seguida. Não resolveu.
Voltei a MIT e coloquei uma pressão e, segundo eles, coluna foi trocada novamente. O problema minimizou uns 90%, mas foi retornando gradualmente e agora está novamente como estava no início deste ano (data da 2ª "troca" da coluna).
Meu carro é pouco rodado com 27 mil Km.
Alguém teria informações de como resolver este problema?
Obs: Tive uma L200 Outdoor que apresentava um problema similar. Hoje conversando com o gerente da MIT (ele quer me vender uma Dakar) sem querer falou que a Pajero apresentou um problema na coluna de direção. Alguém que tenha o carro saberia informar sobre isso também?

Desde já agradeço aos amigos deste fórum.

Pedro Henrique Neves
11/06/2011, 22:23
Sei que todas tem uma folga na coluna de direção, a turma coloca 2 abraçadeiras no acoplamento, e diz resolver. Mas comigo não deu certo. Estou me acostumando com a folga, pois ja tentei de tudo, e não resolve. A folga d aminha também eu sinto um pouco no pedal :concordo:

Todas as Pajeros/L200 tem esse defeito. Inumeros casos aqui no site, carros com menos de 5.000 KM voltando pra concessionária ja com esse problema

Marcelo-HPE
12/06/2011, 07:50
Fala Pedro . se vc não conseguiu resolver com as abraçadeiras , na MIt eles tem um procedimento que é uma cola especial que preenche a folga Eu Já ví os mecânicos com os desenhos da coluna e manual da fábrica , fazendo isso na MIT. Hiromotors em Vitória ES.
A minha l200 outdoor eu passei com a abraçadeira colocada e a direção firme sem folga .
Ali tem que achar o ponto de aperto da abraçadeira, e as estrias devem estar engraxadas , para não fazer aquele barulho forte de aço atritando.

segue o tópico das abraçadeiras.
abs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/49839-caixa-de-direcao-da-l-200-a.html

Pedro Henrique Neves
12/06/2011, 10:32
Eai Marcelo, ja fizeram isso umas 4x no meu carro, colocaram aquela cola cinza da MIT, melhora, mas pra ficar 100% quando eu coloco as abraçadeiras igual ao da foto que você colocou, tenho até ela no celular pra não errar, fica dando trancos na direção, como se fosse a caixa de direção solta no chassis, o barulho é idêntico ao você da um burro na direção, quando eu tiro as abraçadeiras, volta ao normal. Não tenho a minima idéia do que seja, estou começando a suspeitar que pode estar com folga na cremalheira :(

OFF: Parabéns pela aquisição Marcelo, Triton ainda é meu sonho de consumo. Carrão mesmo, o motor então nem se fala! Nem se compara ao da Outdoor eim!! :concordo:

abraços

Carlos A. C. Azevedo
12/06/2011, 21:11
Amigo pajé, esses choques aconteceram uma vez depois que eu troquei os rolamentos dianteiros e quando freiava ou passava em um buraco, dava pra sentir a bicha estalando lá, mas em alta velocidade ou andando na boa não aparecia...

Amigo Pedro como é que tá?? eheheh
rapaiz, a minha tá com essa folga ignorante na direção também, e não é folga na união do eixo da direção, é a caixa que transmite a direção para as rodas pelo braço pitman, que tá desregulado, tem um parafuso em cima dele que regula esse jogo, só não sei se a direção fica mais pesada.. mas saindo essa folga nojenta putz direção pesada é o de menos..

:concordo:

Pedro Henrique Neves
13/06/2011, 22:54
Eai patrão, tudo tranquilo aqui, e por ai??
Rapaz, eu to começando a achar que é folga na caixa de direção mesmo na minha. Você regulou esse parafuso na caixa?? Direção mais pesada realmente é o de menos, e eu não estou nem um pouco disposto$$$ a trocar reparo de caixa de direção!! Soluções, que de fato paliativas, são as melhores soluções nessa situação!! uahauhauhauha
Vamos fazer essa experiência se da certo.

abraçoss!

Pedro Henrique Neves
13/06/2011, 22:55
opsssssssssssss

Carlos A. C. Azevedo
13/06/2011, 23:04
Eai patrão, tudo tranquilo aqui, e por ai??
Rapaz, eu to começando a achar que é folga na caixa de direção mesmo na minha. Você regulou esse parafuso na caixa?? Direção mais pesada realmente é o de menos, e eu não estou nem um pouco disposto$$$ a trocar reparo de caixa de direção!! Soluções, que de fato paliativas, são as melhores soluções nessa situação!! uahauhauhauha
Vamos fazer essa experiência se da certo.

abraçoss!

Então cara, to com a palio aqui por ajeitar, trocar os injetores, tudo fudido de marca vagabunda pra colocar uns bosch, ai eu vou parar a L, pra trocar os rolamentos traseiros, os óleos dos diferenciais, e ver se ajusto essa folga na caixa de direção, se conseguir amanha, posto um print de como explica no manual de como fazer o ajuste.


:concordo:

Pedro Henrique Neves
14/06/2011, 10:42
Então cara, to com a palio aqui por ajeitar, trocar os injetores, tudo fudido de marca vagabunda pra colocar uns bosch, ai eu vou parar a L, pra trocar os rolamentos traseiros, os óleos dos diferenciais, e ver se ajusto essa folga na caixa de direção, se conseguir amanha, posto um print de como explica no manual de como fazer o ajuste.


:concordo:

Ô rapaz, se você conseguir vai ser uma mão na roda aqui!! Detesto levar em mecânico pra ta explicando o que fazer e escutando "ah não é isso não, tem que trocar isso aquilo e aquilo outro!!, isso não vai dar certo, eu nunca fiz isso aqui!", querendo vender serviço. Fico no aguardo aqui!

abraçoss

Marcelo-HPE
15/06/2011, 08:58
Fala Pedro, troquei minha outdoor , mas inda sinto falta dela , o negócio é ir se acostumando com a l200 triton .
Meu camarada dá uma olhada se a abraçadeira que pega no eixo estriado que saí da caixa de direção para a coluna , não está folgada e dando os trancos

Abaixo está todo o sistema de direção da l200 e pajero .
Abração

Carlos A. C. Azevedo
15/06/2011, 09:12
Fala Pedro, troquei minha outdoor , mas inda sinto falta dela , o negócio é ir se acostumando com a l200 triton .
Meu camarada dá uma olhada se a abraçadeira que pega no eixo estriado que saí da caixa de direção para a coluna , não está folgada e dando os trancos

Abaixo está todo o sistema de direção da l200 e pajero .
Abração

Amigo Marcelo, como é que tá? rapaiz, e ai como é que ta a triton? já colocu ela na lama pra ver como é??

Então, eu estava olhando o sistema aqui, e a folga é na barra toda, e não só na emenda, putz se fosse só na emenda ia ser bom, mas o neogcio é a folga na caixa da direção mesmo.. creio que esse seja o mesmo problema que o amigo Pedro está tendo..

Marcelo-HPE
15/06/2011, 10:35
Fala Carlos , estou tentando transformar o sedã em picape para pegar um trecho de 70km de areia fofa, junto com um colega que tem uma hilux srv 2010 . serão dois sedãs no offroad. hehehe.

Se vc for no volante da carro e pedir a uma pessoa balançar transversalmente a coluna na altura do acoplamento estriado , vc vai reproduzir a folga no volante. que é a mesma situação que o pessoal relata aqui no forum .

Se a caixa de direção estiver ok e coluna estiver bem presa nas extremidades , a abraçadeira tem que dar certo ,como deu na minha l200 outdoor .
abs

Carlos A. C. Azevedo
15/06/2011, 11:05
Fala Carlos , estou tentando transformar o sedã em picape para pegar um trecho de 70km de areia fofa, junto com um colega que tem uma hilux srv 2010 . serão dois sedãs no offroad. hehehe.

Se vc for no volante da carro e pedir a uma pessoa balançar transversalmente a coluna na altura do acoplamento estriado , vc vai reproduzir a folga no volante. que é a mesma situação que o pessoal relata aqui no forum .

Se a caixa de direção estiver ok e coluna estiver bem presa nas extremidades , a abraçadeira tem que dar certo ,como deu na minha l200 outdoor .
abs

Então, a situação é mais feia, a folga é tão grande que dá pra girar o eixo para os lados com a mão e sem usar muita força, e já vi também mexendo só no volante o acoplamento fica bem rígido mesmo, a folga é em toda a barra, e não só no acoplamento.. mas vou resolver esse negocio, obrigado hehe.

Imagina lá, as 2 caminhando na areia ahhaahuhuahuah.

:concordo:

Pedro Henrique Neves
15/06/2011, 15:14
Carlos e Marcelo, na minha quando eu estou saindo de manhã com o carro, quando faço uma manobra que enrolo a direção toda de um lado pra o outro, ela da uns estalos, só faz de manhã! Ao decorrer do dia não faz!! O Clio de um amigo meu acabou de fazer reparo na caixa de direção, estava desse jeito, só que muiiito pior, trocou o reparo e fez uma retífica na cremalheira que estava gasta, por isso que fazia barulho. E outra, no meu o problema se agrava quando eu enrolo, quando esta toda enrolada a direção e eu acelero e piso no freio, onde o carro faz aquele balanço normal, sinto a folga muito maior, como se fosse algo se deslocando mesmo. Realmente eu só vou encostar ela pra ver isso quando eu tiver uma noção do que seja, não estou dispondo de $$$$$$$$$$recursos para sair trocando tudo na tentativa e erro. Hoje a noite eu vou fazer esse teste, vou balançar a barra e pedir pra alguem segurar na direção pra ver se sente a folga, ou AS FOLGAS kkkkkk

abraços

Imperador!
15/06/2011, 16:03
Terminal de direção?

Carlos A. C. Azevedo
15/06/2011, 21:21
Carlos e Marcelo, na minha quando eu estou saindo de manhã com o carro, quando faço uma manobra que enrolo a direção toda de um lado pra o outro, ela da uns estalos, só faz de manhã! Ao decorrer do dia não faz!! O Clio de um amigo meu acabou de fazer reparo na caixa de direção, estava desse jeito, só que muiiito pior, trocou o reparo e fez uma retífica na cremalheira que estava gasta, por isso que fazia barulho. E outra, no meu o problema se agrava quando eu enrolo, quando esta toda enrolada a direção e eu acelero e piso no freio, onde o carro faz aquele balanço normal, sinto a folga muito maior, como se fosse algo se deslocando mesmo. Realmente eu só vou encostar ela pra ver isso quando eu tiver uma noção do que seja, não estou dispondo de $$$$$$$$$$recursos para sair trocando tudo na tentativa e erro. Hoje a noite eu vou fazer esse teste, vou balançar a barra e pedir pra alguem segurar na direção pra ver se sente a folga, ou AS FOLGAS kkkkkk

abraços

Rapaiz, semana que vem não passa esse rolo, dá uma raiva FDP dessa folga miseravel.. mas eu vou resolver.. hehe.

Imperador, terminal não é não, a folga é na barra mesmo que sai do volante e vai pra caixa de direção, e a folga é em toda a barra, não é só em uma parte não.. se fosse dava pra usar o macete do Marcelo, de colocar as braçadeiras...

:concordo:

Pedro Henrique Neves
16/06/2011, 00:34
Terminal de direção?

Olhei por baixo, não vi nada de mais, vi hoje somente os 2 pivôs dos 2 lados com a coifa estourada, não se ja tem alguma folga. Vou levantar pra ver isso. Mas pivô não reflete tanto na direção não, é mais terminal, que aparentemente não tem nenhum ruim.

Marcelo-HPE
17/06/2011, 07:27
Pedro; em cima da caixa de direção tem um parafuso de fenda com uma contra porca, com uma chave estria de 17mm folga-se a contra porca e gire um pouco o parafuso no sentido de apertar depois ande com a carro e faça alguma curva fechada e ao acabar a curva solte o volante que a direção deve retornar em linha reta.
Com essa regulagem dá para tirar a folga na caixa de direção se houver. mande tb reapertar os acoplamentos tipo abraçadeira nas extremidades da coluna que pega no eixo estriado que sai horizontalmente da caixa de direção. e a outra extremidade que pega na outra parte da coluna do volante.
Abração meu amigo.

Carlos A. C. Azevedo
17/06/2011, 09:00
Ai,é isso ai mesmo que o Amigo Marcelo falou que o cara da figura ta fazendo.

Pajé
19/06/2011, 09:08
Prezados!!!
Agradeço a todos que dispuseram de seu precioso tempo para ajudar o Pajé. Não foi possível, ainda, implementar as recomendações no carro por falta de tempo.
Fui a concecionária no sábado e vi novamente a Triton. Estou interessado em adquirir. Questionei o gerente sobre o problema da coluna e este garantiu que está resolvido. Estou meio desconfiado dos carros da MIT.
O que vocês acham?

Marcelo-HPE
20/06/2011, 21:14
Fala Pajé , na l200 triton ainda não percebi nenhuma folga na coluna.
Abração .

AurelioSoares
22/06/2011, 19:17
Lembrando que o desgaste maior fica no centro da cremalheira, assim ao apertar deve-se esterçar a direção, pois se fizer isso com a direção reta, vai apertar na folga o que pode acarretar no travamento da direção ao virar o volante, como é hidraulico pode forçar demais o sistema.
Se com esse ajuste a folga continuar, o conjunto de cremalheira e eixo sem fim deve ser revisado, tem uma história de bolinhas de aço e coisa e tal (uma caixa retificada ou a propria caixa, fica por +-550 no mercado) fácil de trocar, mas depois tem que alinhar a direção.

Carlos A. C. Azevedo
22/06/2011, 23:16
Lembrando que o desgaste maior fica no centro da cremalheira, assim ao apertar deve-se esterçar a direção, pois se fizer isso com a direção reta, vai apertar na folga o que pode acarretar no travamento da direção ao virar o volante, como é hidraulico pode forçar demais o sistema.
Se com esse ajuste a folga continuar, o conjunto de cremalheira e eixo sem fim deve ser revisado, tem uma história de bolinhas de aço e coisa e tal (uma caixa retificada ou a propria caixa, fica por +-550 no mercado) fácil de trocar, mas depois tem que alinhar a direção.

E ainda tem que ter todo esse cuidado, senão, vai apertar aquele bagulho lá e quando vê a direção dura e o chão todo melado de óleo hidraulico..ai é fods...

Carlos A. C. Azevedo
23/06/2011, 13:07
Pessoal ai vai umas fotinho de como tava a regulagem antes e depois, sendo que esse depois a direção ficou muito dura.. vou ver se encontro um meio termo pra pelo menos diminuir essa folga...:-(:-(

Carlos A. C. Azevedo
23/06/2011, 15:04
Pessoal, esse negocio de folga ai, não vai dar certo tirar a folga nesse parafuso de cima da caixa de direção, se a folga some a direção fica muito dura, se o volante fica macio a folga volta, vou procurar mais por que ao mover a direção estou escutando um barulho, não sei se já tinha, mas comecei a ouvir agora, vou caçar e se achar alguma coisa eu volto aqui hehe.

Pedro Henrique Neves
23/06/2011, 18:59
Hoje a tarde, acabei de descobrir que estou com um pivô inferior com uma pequena folga e um terminal de direção interno com muita folga :parede: :parede: La vou eu denovo mecher na suspensão, por isso que quando eu enrolava a direção a folga ficava pior, terminal de direção é uma desgraça :D
Proxima semana eu faço um orçamento disso, se der eu faço e digo se melhorou, e coloco denovo minha abraçadeira UAHUAHAUHAU :concordo:

Carlos A. C. Azevedo
23/06/2011, 19:31
Hoje a tarde, acabei de descobrir que estou com um pivô inferior com uma pequena folga e um terminal de direção interno com muita folga :parede: :parede: La vou eu denovo mecher na suspensão, por isso que quando eu enrolava a direção a folga ficava pior, terminal de direção é uma desgraça :D
Proxima semana eu faço um orçamento disso, se der eu faço e digo se melhorou, e coloco denovo minha abraçadeira UAHUAHAUHAU :concordo:

E rapá, para com isso ai, tu ta virando exotérico?? a minha num apareceu a porra duma folga perto do braço auxiliar. e o pior é que agora já começou até a estalar...:shock::shock:

Amigo imperador, voce estava certo. hehe foi mal pelas negações ai heheh:concordo:

AurelioSoares
26/06/2011, 03:24
Galera vocês estao lubrificando e engrachando esses terminais regularmente? a suspenção da l200 tem que ser engrachada periodicamente, assim como qualquer trator. ops! eu disse qualquer caminhonete. rsrsrs. No meu caso fiquei na duvida e troquei tudo (todos os braços e terminais) a uns 2 meses, gastei 3mil latas nessa novela e ainda tenho que retificar minha caixa de direção para tirar a folga.

Clayton.pescador
25/07/2011, 22:35
Longe de ser mecânico, ao custo de muito $ jogado fora com troca isso, troca aquilo, notei que para testar os componentes da suspensão, o importante é que o carro esteja no chão e não no elevador. Por certo uma chave de fenda e a força do braço seria incapaz de reproduzir toneladas, ou seja, o peso do veículo em cima dos componentes da suspensão: pivôs, buchas, terminais.....Nessa linha, para testar terminais de direção, peço para alguém movimentar o volante de um lado a outro – esquerda direita- de forma rápida e fico com a mão próximo ao terminal. Se ele estiver com folga vai sentir o maldito toque na hora. Não raro a demora na troca do terminal acaba detonando a caixa internamente, aí a troca do terminal atenua as pancadinhas chatas, contudo :discordo: elimina o problema por completo.

Pedro Henrique Neves
25/07/2011, 22:48
E rapá, para com isso ai, tu ta virando exotérico?? a minha num apareceu a porra duma folga perto do braço auxiliar. e o pior é que agora já começou até a estalar...:shock::shock:

Amigo imperador, voce estava certo. hehe foi mal pelas negações ai heheh:concordo:

Rapaaz, troquei o bendito terminal, o carro ficou mais justinho, mas a folga continua a mesma. A bronca é caixa de direção mesmo. Estou me acostumando com a folguinha, vai ficar assim por um tempinho viu, até eu dispor de um bom dinheiro pra fazer a caixa kkkkkkkkk

Daqui a 1 mês nem sinto mais essa folga :D

Carlos A. C. Azevedo
26/07/2011, 21:49
Rapaaz, troquei o bendito terminal, o carro ficou mais justinho, mas a folga continua a mesma. A bronca é caixa de direção mesmo. Estou me acostumando com a folguinha, vai ficar assim por um tempinho viu, até eu dispor de um bom dinheiro pra fazer a caixa kkkkkkkkk

Daqui a 1 mês nem sinto mais essa folga :D

E rapaiz, e o pior é que a minha caixa de direção ainda ta boa, o negocio é o pivô que pega na saida do pitman, FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU:shock::putz::putz::putz: girava a direção dava até nojo de olhar, o bicho balançava tanto, mas balançava que eu fiquei até com medo, COLOQUEI LOGO 1KG DE GRAXA :twisted::twisted: e quando der vou trocar essa droga.:dance::dance::dance:

:concordo:

Laércio Tristão
01/03/2018, 21:08
Olá pessoal. Tô com um probleminha esquisito na minha Pajero Sport 2010. Ela tá com 60.000km. quando eu ligo ela de manhã a direção está bem leve e silenciosa. Mas parece que quando eu ando uns 20 minutos ou mais e ela fica bem quente, ela começa a fazer uns estalos quando giro a direção para um lado ou outro. Quando faço curvas. Parece um barulho de ferro estancando nos terminais de direção. Lubrifiquei mas não mudou nada. O que eu posso fazer pra resolver isso?