Conectar

Ver Versão Completa : Modo de dirigir e conservação da Hilux SW4 3.0TD

raulcotrim
11/06/2011, 02:15
A um pouco mais de um mês adquiri uma Hilux SW4 3.0TD 2001/2001 após 7 meses de pesquisa. O carro está muito conservado apesar de seus 280.000 km. Foi comprado em concessionária, totalmente revisado e testado por mecânicos e as revisões foram feitas na concessionária até 250.000 km, portanto a mecânica está em perfeitas condições. Apesar disso, tenho receio de estragar o carro de alguma forma e ter que gastar dinheiro fazendo o motor e trocando peças.

Me preocupo muito com a conservação, por isso ando na faixa de 2.000 a 3.000 RPM, raramente chego ou passo de 3.500. Em trecho de subida ando embalado a 140km/h em 5a a 3.000 RPM.

Gostaria de saber se essa minha preocupação é exagerada e se posso "judiar" um pouco mais do carro?

Chegar a 140 km/h é prejudicial ao motor de alguma forma?

Qual a faixa de RPM recomendada para o carro?
No manual só tem dados do período de amaciamento...

Tenho problema também em reduzir para a 1a marcha em movimento. Ela só entra se o carro estiver quase parado e estou sendo obrigado a queimar embreagem em 2a em algumas situações. :parede:

Qual a técnica para engatar 1a? É normal essa dificuldade nesse modelo?

E por último, me surpreendeu a potência desse carro. Quase desisti de comprar por pessoas que reclamavam que ele andava igual 1.0. Me surpreendeu ela andar quase igual minha montana 1.8! Chega a 140 numa facilidade, isso porque não piso! Por curiosidade, alguém sabe a velocidade máxima? No manual diz que o limite de troca em 4a é 165km/h. Não que eu queira chegar a essa velocidade, pois comprei ele justamente para maior segurança no trânsito.

Há mais recomendações para quem está dirigindo um carro à Diesel pela primeira vez?
Espero tirar essas dúvidas para andar mais tranqüilo.

Desde já, grato.

Feld
13/06/2011, 11:40
Eu acabei de adquirir minha Hilux SW4 TD 2002, e tenho as mesmas dúvidas acima.

Ontem eu dirigi aprox. 700km na estrada, e quando cheguei em casa eu deixei 2min ela parada ligada, antes de desligar. Nessa manhã eu liguei alguns minutos antes de sair de casa também, só que quando olhei no chão, achei muito estranho isso... (não estou muito preocupado pois creio que seja fuligem do escape + vapor de agua ou algo do tipo...) Isso é normal? [vide fotos]

Fotos, respingos no chão:
297233 297234

raulcotrim
17/06/2011, 23:59
Tive a mesma dúvida que você sobre as partículas que saíram do escape para a parede da minha garagem. Agora graças a seu relato já sei que isso é normal. :p

Quanto a deixar o motor ligado, faço a mesma coisa, como indicado no adesivo do pára-brisas ao lado do retrovisor. Nunca vi a necessidade desse procedimento em meus carros à gasolina. Qual será a necessidade?

Em lugares planos estou deixando em torno de 1.600 - 1.700 no mínimo e parece não estar forçando, mas abaixo disso o motor começa a vibrar e pedir uma redução.

Feld
20/06/2011, 10:48
Exatamente, tenho dirigido ela na casa dos 2mil rpm +ou-.. e vi que não acontece isso em uso rotineiro na cidade, provavelmente por ter andado 700km em um curto espaço do tempo tenha juntado muita fuligem no escape e no dia seguinte quando liguei aconteceu isso aí. Eu sigo as recomendações desse adesivo também.. conversando com pessoas mais experientes, falaram que tem a ver com a lubrificação do motor (pois o próprio diesel lubrifica as camaras) e para aquecer o óleo das outras partes (turbina, cabeçote, etc.) pois se você sai acelerando com a turbina "fria" e o motor idem, isso reduz a vida util, e caso você pare o carro depois deuma longa viagem, e simplesmente desliga ele, isso gera choque termico e a turbina que está girando em altíssimas RPMs fica sem lubrificação (motor desligado só que turbina ainda girando).. e ao longo prazo com certeza você estragará o conjunto todo...

Por isso agora espero uns 30segs no minimo antes de sair (ligo antes de entrar no carro para adiantar) e antes de desligar paro o carro, pego minhas coisas, (chave, carteira, som, etc) e só depois disso desligo.. me disseram que assim não haverá problemas, mas que também não precisa ser SUPER paranóico não. ;)

[]s

ps: estou aprendendo ainda as malandragens da caranga..

Milton Junior
21/06/2011, 15:21
amigo parabens pela excelente aquisiçao , minhas recomendaçoes identicas ao Feld , nao tem segredo a minha 98 com 170 mil km , ligo e deixo esquentar , e tambem espero 1 a 2 minutos para desligar , dirijo na casa dos 2 a 2,5 rpm , nunca passando dos 120 km / hora , faço de 10 a 12 km com litro , sempre no diesel aditivado BR e uma vez por mes tanque cheio com Podium , carro fica show , nunca precisei manutençao alem dos filtros AR cada 10 mil km, filtro oleo e filtros diesel . quanto a troca de 2a para 1a. e quase parado mesmo, aproveite torque do motor , embreagem original 2.500,00 ... abraço boa sorte.

feitosac
26/06/2011, 21:39
Amigos Raulcotrim e Feld,
Tenho uma Hilux igual a de voces 2001 com 135.000km, a 1 ano, sou o segundo dono, e sinto muito dizer, esse respingo no chão não é normal, a minha nunca fez, rodei agora 15.000km na Argentina, chegando a rodar 1.300km por dia e tudo normal sem respingos, pode ser que a minha por estar menos rodada ainda nao acumulou fuligem, mas é bom voces verificarem melhor, nao quero desesperar ninguem, a intençao é só contribuir.
Vamos aguardar a opnião de pessoas mais experientes, se o Serjao Holanda puder opinar será de grande ajuda.
Raul, atençao a troca da correia dentada, que na 2001 é a cada 150.000km, item critico, quando trocar troque tambem o rolamento e só coloque original, 140 km/h a 3.000 só eventualmente, a melhor direçao neste carro é como o Milton falou no máximo 120km/h, faixa de giro mais economica de 2000-2500 rpm.
Abs.

Feld
29/06/2011, 15:05
feitosac, obrigado pelo toque.... depois desse post eu já fui ver o que era. É fuligem mesmo, de diesel, tanto que fui verificar no chão, depois que a agua evaporou só sobrou poeira preta. Voltei do RJ (para SP) andando na faixa dos 140km/h, isso fez juntar essa fuligem (pois os respingos foram na manhã seguinte).

no entanto, não deveria estar acumulando essa fuligem não, e vimos (mecanico) que ela está fumaçando um pouco quando troca de marcha em alta, e acima dos 100km/h ela fica soltando um pouco de fumaça também, ele averiguou e disse que está injetando um pouco de diesel a mais... é questão de re-re-regular a bomba... afinal, já foi regulada... :( mas é muito pouco de diferença, o problema mesmo foi que fiquei muito tempo em alta velocidade e essa "pouca" fumaça criou fuligem suficiente para borrifar nesse dia da foto.... nunca mais aconteceu.

[]s

feitosac
29/06/2011, 23:15
Legal Fed, menos mal, pensei que fosse um problema pior.
Como falei é um carrão, mas não é pra 140 não.
Abs.

Pablo.pinto2007
06/07/2011, 10:12
O fato de ter que deixar ela ligada 2 a 3 minutos antes de desligar e quando ligar também deixar ligada por esse tempo, é pelo fato de ter que lubrificar a turbina... a turbina tem micro filamentos, que passam óleo lubrificante do motor, assim quando ligar o motor frio, deixar que a turbina lubrifique, ou seja, não dê rotação na turbina com ela fria, e da mesma forma quando for desligar deixar a lubrificação da turbina voltar ao estado normal, sem muita pressão quando for desligar, isso evita danificar a turbina... e aí já viu!

Pablo

Milton Junior
06/07/2011, 16:30
Amigos Raulcotrim e Feld,
Tenho uma Hilux igual a de voces 2001 com 135.000km, a 1 ano, sou o segundo dono, e sinto muito dizer, esse respingo no chão não é normal, a minha nunca fez, rodei agora 15.000km na Argentina, chegando a rodar 1.300km por dia e tudo normal sem respingos, pode ser que a minha por estar menos rodada ainda nao acumulou fuligem, mas é bom voces verificarem melhor, nao quero desesperar ninguem, a intençao é só contribuir.
Vamos aguardar a opnião de pessoas mais experientes, se o Serjao Holanda puder opinar será de grande ajuda.
Raul, atençao a troca da correia dentada, que na 2001 é a cada 150.000km, item critico, quando trocar troque tambem o rolamento e só coloque original, 140 km/h a 3.000 só eventualmente, a melhor direçao neste carro é como o Milton falou no máximo 120km/h, faixa de giro mais economica de 2000-2500 rpm.
Abs.

Feitosa mudando de pato pra ganso ... estou programando viagem a mendoza Argentina em janeiro gostaria de umas dicas ..... rodovia - hosp. - equipamentos - se puder agradeço - e-mail: junior@embpauli.com.br

feitosac
06/07/2011, 23:46
Milton, ja enviei email.
Abs.

Lucas_POA
23/07/2011, 12:44
Pessoal,

Estou procurando uma SW4 para comprar, e casualmente hoje vi uma 97 com 260.000 km bem inteira, interior zerado, só que quando liguei na loja fez os mesmos respingos no chão que aparecem na foto aqui do post. Fiquei com um monte de ??? na cabeça.
Mas segundo o Feld comentou, isso pode ser fuligem acumulada, lógico que vou levá-la num meca antes de fazer negócio, mas a dúvida é sera que vale a pena seguir negociando ou parto pra outra?

calhiandro
11/07/2013, 21:06
Pessoal possuo uma hilux sw4 2001, e recentemente fiz uma viagem de 500km com ela. Minha impressão é que está muito amarrada para passar de 120km/h é um parto apertei tudo que podia e ela so deu 150km/h descendo quando chegou no plano caiu para 140km/h, o que poderia ser? Estou utilizando diesel s10 da petrobrás. Acho estranho por que tem pessoas que viajam nesses carros a 160 km/h e a minha mão chega a 150 km/h!

F. Oliveira
11/07/2013, 22:52
Pessoal possuo uma hilux sw4 2001, e recentemente fiz uma viagem de 500km com ela. Minha impressão é que está muito amarrada para passar de 120km/h é um parto apertei tudo que podia e ela so deu 150km/h descendo quando chegou no plano caiu para 140km/h, o que poderia ser? Estou utilizando diesel s10 da petrobrás. Acho estranho por que tem pessoas que viajam nesses carros a 160 km/h e a minha mão chega a 150 km/h!

Relaxa, calhiandro.
as EFI 01/02 são assim mesmo. A velocidade está normal.
As 99/00 andam um pouco mais por serem mecânicas, mas o aconselhável para este tipo de viatura é manter um cruzeiro de 110km/h (faixa de 2500 rpm) com pico de 120km/h. Não é necessário mais que isso, fora ainda que aumenta a vida útil deste seu belo motor.

calhiandro
12/07/2013, 09:16
Relaxa, calhiandro.
as EFI 01/02 são assim mesmo. A velocidade está normal.
As 99/00 andam um pouco mais por serem mecânicas, mas o aconselhável para este tipo de viatura é manter um cruzeiro de 110km/h (faixa de 2500 rpm) com pico de 120km/h. Não é necessário mais que isso, fora ainda que aumenta a vida útil deste seu belo motor.

Meu amigo, obrigado pelas suas informações, assim você me deixa bastante tranquilo.

Grande abraço F. Oliveira.

Clandio
12/07/2013, 17:32
Com relação ao motor 1KZ-T andar mais, meu mecânico (que foi meca na Toyota) tb afirmou isso. Entretanto, quando mandei fazer uma limpeza e regulagem dos bicos injetores ele fez um ajuste no ponto da bomba. Nem sabia que isso era possível. Ficou bem boa. tempos depois tive noutro mecânico, que tb foi da Toyota, para ver um barulho na suspensão e ele comentou que a VTR andava muito bem. Nem parecia ser eletrônico.

calhiandro
12/07/2013, 18:04
Com relação ao motor 1KZ-T andar mais, meu mecânico (que foi meca na Toyota) tb afirmou isso. Entretanto, quando mandei fazer uma limpeza e regulagem dos bicos injetores ele fez um ajuste no ponto da bomba. Nem sabia que isso era possível. Ficou bem boa. tempos depois tive noutro mecânico, que tb foi da Toyota, para ver um barulho na suspensão e ele comentou que a VTR andava muito bem. Nem parecia ser eletrônico.[/I][/FONT][/COLOR]

Clandio, acho o desempenho bom da minha, mas de velocidade final achei um pouco limitada. Qual é a velocidade máxima da sua viatura?

dorderf
12/07/2013, 18:15
Clandio, acho o desempenho bom da minha, mas de velocidade final achei um pouco limitada. Qual é a velocidade máxima da sua viatura?

Galera, vcs estão falando de veículos a diesel e com potência baixa. Rodem no máximo a 120 km/h (de preferência menos). Nossas vias são para 100 Km/h de máxima... Querem passar disso, rodar a 160 ou mais, comprem um carro a gasolina, com muitos cavalos e baixo, não um carro a diesel e alto.

Clandio
12/07/2013, 18:25
Calhandro, o máximo que coloquei, foi uma única vez pra testar, em pista reta, de dia, em boas condições e sem movimento e foi a 160km/h. Até 140 vai tranquilo, depois demora um pouquinho mais. Mas reafirmo o que o pessoal fala. Esses carros não são pra correr. Eu viajo em média a 120km/h. Fazer viagens a 160, além de judiar muito do motor, é um risco muito grande. Nesses carros com motor 1KZ-T ou 1KZ-TE acho difícil o motor aguentar esse tranco aí. Nas mais novas (D-4D) que tem a velocidade final maior, próximo dos 200km/h, até pode não judiar tanto do motor, mas a segurança ta nas mãos do capeta.

dpab
12/07/2013, 23:05
Calhiandro,
Me perdoe a sinceridade, mas se vc quer correr tanto, vc realmente comprou o carro errado !!
Preste atenção nas sábias palavras do Dorderf.
Um abraço, Delfim

Marcos Carvalho
14/07/2013, 09:06
Colegas não sei se alguém poderia ajudar ou já viu algum tópico a respeito, minha sw4 99 quando ando com os vidros abertos na estrada sinto um cheiro de óleo queimado (fumaça), quando estou com os vidros fechados e com ar ligado não sinto nada, fiquei desdonfiado da borracha da porta do motorista pois sinto um vento com ela fechada, mais se fosse isso, sentiria também ao fechar os vidros, percebi que isso só ocorre com velocidades acima de 90km, da impressão que é do escapamento, como pode ser?

calhiandro
30/07/2013, 16:32
Pessoal estava com uma dúvida sobre o processo desligamento da hilux sw4 TD diesel 2001. Diz o manual que se você andar dentro da cidade não precisa esperar para desligar, se andar a 80 km/h parece que o tempo de espera é 30s se andar a 100 é 1min, se forçar o carro 2 min. Fiz uma viagem recentemente e tive que parar algumas vezes. A situação era a seguinte: eu vinha da BR numa velocidade de 110 120 km/h atravessava a cidade com transito moderado de uns 10 a 15 min até ter que parar, então na minha cabeça, não precisa mais esperar aquele tempo para poder desligar, está correto meu pensamento?

guilhermeabreu
30/07/2013, 17:43
CALHIANDRO

Vc não pode acreditar em tudo que se fala , uma pessoa dizer que viaja a 160km/h numa SW4 2001 dele , ELE É MENTIROSO , isto não existe , seria a mesma coisa se vc tivesse um fuscão 1500 e eu tb e eu dissesse pra vc que viajava no meu fuscão a 150km/h e o seu não passa dos 120km/h .

A minha SW4 2002 fiz apenas para testar a saúde do motor assim que comprei , ela foi a 156km/h , poderia ir até os 160 mas demoraria muito e não quis judiar do motor , mas até aos 140km/h ela vai tranquilo e até rápida como o CLANDIO falou mas a partir dos 140 demora bastante para chegar aos 156km/h .

Mas se a sua esta demorando para passar dos 120 , é pq tem alguma coisa de errado pq para chegar aos 130/140 ela vai normal , pode procurar algua coisas como bicos , filtros ponto da bomba injetora .

OBS : Este teste que fiz foi com os pneus que veio nela que eram pneus menores do que os originais , eram pneus 245x75x16 agora com pneus 265x75x16 um pouco maiores do que os originais ( 265x70x16 ), fiz um teste rápido e ela ficou mais lerda um pouco demora um pouco mais para chegar aos 140 e nem tentei ir além dos 140 para não judiar do motor pq sei que ele esta muito bom .

Logo , este seu amigo que falou que viaja a 160 km/h não é tão seu amigo assim , com todo o respeito .

Além do que não temos estradas para se viajar numa velocidade desta , além de não ser permitido E COLOCAR A SUA VIDA , DA SUA FAMÍLIA E DA FAMÍLIA DOS OUTROS EM PERIGO EMINENTE DE MORTE .

E tenho um lema que levo comigo : EM CARROS A DÍESEL NÃO PASSO DOS 3.000 RPM o que na minha SW4 2002 da uma velocidade de 130km/h , normalmente viajo a 110/115 km/h e qdo estou com pressa 120/130 km/h , NUNCA PASSANDO DOS 130KM/H = 3.000RPM .

calhiandro
30/07/2013, 22:01
CALHIANDRO

Vc não pode acreditar em tudo que se fala , uma pessoa dizer que viaja a 160km/h numa SW4 2001 dele , ELE É MENTIROSO , isto não existe , seria a mesma coisa se vc tivesse um fuscão 1500 e eu tb e eu dissesse pra vc que viajava no meu fuscão a 150km/h e o seu não passa dos 120km/h .

A minha SW4 2002 fiz apenas para testar a saúde do motor assim que comprei , ela foi a 156km/h , poderia ir até os 160 mas demoraria muito e não quis judiar do motor , mas até aos 140km/h ela vai tranquilo e até rápida como o CLANDIO falou mas a partir dos 140 demora bastante para chegar aos 156km/h .

Mas se a sua esta demorando para passar dos 120 , é pq tem alguma coisa de errado pq para chegar aos 130/140 ela vai normal , pode procurar algua coisas como bicos , filtros ponto da bomba injetora .

OBS : Este teste que fiz foi com os pneus que veio nela que eram pneus menores do que os originais , eram pneus 245x75x16 agora com pneus 265x75x16 um pouco maiores do que os originais ( 265x70x16 ), fiz um teste rápido e ela ficou mais lerda um pouco demora um pouco mais para chegar aos 140 e nem tentei ir além dos 140 para não judiar do motor pq sei que ele esta muito bom .

Logo , este seu amigo que falou que viaja a 160 km/h não é tão seu amigo assim , com todo o respeito .

Além do que não temos estradas para se viajar numa velocidade desta , além de não ser permitido E COLOCAR A SUA VIDA , DA SUA FAMÍLIA E DA FAMÍLIA DOS OUTROS EM PERIGO EMINENTE DE MORTE .

E tenho um lema que levo comigo : EM CARROS A DÍESEL NÃO PASSO DOS 3.000 RPM o que na minha SW4 2002 da uma velocidade de 130km/h , normalmente viajo a 110/115 km/h e qdo estou com pressa 120/130 km/h , NUNCA PASSANDO DOS 130KM/H = 3.000RPM .

Olha minha caminhonete veio com pneus 265/75/16. E o desempenho é esse que você acabou de me passar, conseguir beliscar 160 km/h, mas como você mesmo disse demora de mais para passar de 140 km/h. fiz uma viagem de 750 km e posso te afirmar que adorei é muito rápida nas retomadas de 80 até uns 130 km, muita disposição para fazer ultrapassagens, gostei bastante. Sobre o consumo viajando a 110 120 km/h as vezes 140 as vezes 150 ar condicionado ligado o tempo todo(Em carros a diesel influencia o consumo????) fez 10 km/l com um litro de óleo esta certo o consumo ou era para fazer mais? Muito obrigado pelas dicas estou sempre aprendendo muito aqui no forum.

Grande abraço GuilhermeAbreu

guilhermeabreu
30/07/2013, 23:21
Olha minha caminhonete veio com pneus 265/75/16. E o desempenho é esse que você acabou de me passar, conseguir beliscar 160 km/h, mas como você mesmo disse demora de mais para passar de 140 km/h. fiz uma viagem de 750 km e posso te afirmar que adorei é muito rápida nas retomadas de 80 até uns 130 km, muita disposição para fazer ultrapassagens, gostei bastante. Sobre o consumo viajando a 110 120 km/h as vezes 140 as vezes 150 ar condicionado ligado o tempo todo(Em carros a diesel influencia o consumo????) fez 10 km/l com um litro de óleo esta certo o consumo ou era para fazer mais? Muito obrigado pelas dicas estou sempre aprendendo muito aqui no forum.

Grande abraço GuilhermeAbreu

CALHIANDRO

A velocidade influencia sim e muito , a minha andando a 100/110 km/h faz 9,5km/l só na estrada e a 120km/h a maior parte do tempo faz 8,4km/l a sua esta MUUUUITO ECONOMICA , lembrando sempre que com estes pneus o velocímetro marca a velocidade e distancias REAIS .

E a maioria das pessoas que tem suas SW4 com pneus do tamanho origianal a velocidade e a distancia são maiores do que a distancia real daí da um resultado de consumo falso , ou seja o carro se mostra mais economico , mas não é verdadeiro este consumo , chega ser a uns 10% mais economico .

E no nosso caso com pneus 265x75x16 o consumo é o real . Que fique bem claro isto .

Engels Kbça
31/07/2013, 00:10
CALHIANDRO

A velocidade influencia sim e muito , a minha andando a 100/110 km/h faz 9,5km/l só na estrada e a 120km/h a maior parte do tempo faz 8,4km/l a sua esta MUUUUITO ECONOMICA , lembrando sempre que com estes pneus o velocímetro marca a velocidade e distancias REAIS .

E a maioria das pessoas que tem suas SW4 com pneus do tamanho origianal a velocidade e a distancia são maiores do que a distancia real daí da um resultado de consumo falso , ou seja o carro se mostra mais economico , mas não é verdadeiro este consumo , chega ser a uns 10% mais economico .

E no nosso caso com pneus 265x75x16 o consumo é o real . Que fique bem claro isto .

Guilherme

O pneu original é 265-70R 16, com esse pneu as indicações de velocidade, e odometro são mais reais, uso GPS no carro e bate certinho, quando ao consumo a sua é que parece está consumindo mais que do Calhiandro, a minha está fazendo 10,5 km/l, na estrada e 9,5 km/l na cidade, com ar ligado o tempo todo, com pneus 265-70R 16.

Engels

guilhermeabreu
31/07/2013, 13:51
Guilherme

O pneu original é 265-70R 16, com esse pneu as indicações de velocidade, e odometro são mais reais, uso GPS no carro e bate certinho, quando ao consumo a sua é que parece está consumindo mais que do Calhiandro, a minha está fazendo 10,5 km/l, na estrada e 9,5 km/l na cidade, com ar ligado o tempo todo, com pneus 265-70R 16.

Engels

Então ENGELS

Eu com estes pneus 265x75x16 que são ligeiramente maiores do que os originais o meu velocímetro marca idêntico ao GPS .

E na maioria dos carros com penus originais o velocímetro marca um pouco mais a velocidade do que a real , mas depende tb da marca do pneu , pode ser que no seu caso seu pneu 265x70x16 seja do mesmo tammanho do meu 265x75x16 e o seu velocímetro marca tb igula ao GPS .

E na média de consumo TODOS meus carros consomem mais do que o dos outros , É A MANEIRA DE GUIAR sei disto , mas não ligo , não consigo ser direferente do que sou , ou melhor ninguem consegue ser diferente do que é , por isto dou mais um plantão por semana para pagar o excesso de combustível que consumo a mais , rsrsrsrsrsrsrsrs .

Abração

Engels Kbça
01/08/2013, 19:37
Então ENGELS

Eu com estes pneus 265x75x16 que são ligeiramente maiores do que os originais o meu velocímetro marca idêntico ao GPS .

E na maioria dos carros com penus originais o velocímetro marca um pouco mais a velocidade do que a real , mas depende tb da marca do pneu , pode ser que no seu caso seu pneu 265x70x16 seja do mesmo tammanho do meu 265x75x16 e o seu velocímetro marca tb igula ao GPS .

E na média de consumo TODOS meus carros consomem mais do que o dos outros , É A MANEIRA DE GUIAR sei disto , mas não ligo , não consigo ser direferente do que sou , ou melhor ninguem consegue ser diferente do que é , por isto dou mais um plantão por semana para pagar o excesso de combustível que consumo a mais , rsrsrsrsrsrsrsrs .

Abração

KKKKKKKKKKKKKK:euforico:......Pézinho de chumbo.

guilhermeabreu
02/08/2013, 14:58
KKKKKKKKKKKKKK:euforico:......Pézinho de chumbo.

Pô XARA

Esta rindo de mim ?????????? É verdade todos meus carros bebem mais do que os carros dos meus amigos , estou com 60 anos mas no fim cheguei a esta triste conclusão MANEIRA DE GUIAR , meus irmãos dizem que sou doido dirigindo , mas como sou médico e trato de um monte de gente , ACHO QUE NÃO SOU DOIDO NÃO , acho que eles são é medorosos . Meus amigos daqui fazem daqui a BH em 7:30hs , eu faço em 5:30hs , daí eles falam que corro muito , mas digo que não passo de 120km/h ora nenhuma , daí outro amigo fala que eu não passo de 120 mas passo a 120 nas curvas , subidas curvas fechadas e etc e tal , é mais ou menos isto , não refresco ora nehuma e o consumo vai pro espaço , mas ainda estou com muita disposição para dar plantões extras , como agora domingo vou dar mais um plantãozinho extra pro óleo díesel , rsrsrsrsrsrsrs .

E É POR ISTO QUE SÓ TENHO TOYOTA SW4 , É A ÚNICA QUE ME AGUENTA SEM ACHAR RUIM .

Abração