PDA

Ver Versão Completa : TAXA DE COMPRESSÃO



Pauloftal
27/05/2005, 18:50
Estou comprando um Toyota 88/89 e a taxa de compressao do motor na média esta em 16 kg/cm2. Fui informado que no mínimo tem que ser 20 kg. para motores usados e 28 para novos. Alguém pode confirmar essa informação ???

Elmer_Jeep
27/05/2005, 23:15
Estou comprando um Toyota 88/89 e a taxa de compressao do motor na média esta em 16 kg/cm2. Fui informado que no mínimo tem que ser 20 kg. para motores usados e 28 para novos. Alguém pode confirmar essa informação ???

Cara, não sei a taxa correta de cabeça, mas não passa de 20:1 não.

Vou verificar isso amanhã na minha oficina e respondo aqui.

[]'s

Sukys
28/05/2005, 00:41
Elmer,

Embora o Paulo tenha escrito "taxa de compressão", a grandeza que ele utilizou (kg/cm2) dá a entender que o que ele quer saber não é a taxa (valor relativo) e sim a capacidade de compressão (valor absoluto), que é um ótimo indicador para avaliar o estado geral do motor.

Abraços,

Diego Durigon
28/05/2005, 06:35
A original é de 16:1

[]'s

Elmer_Jeep
28/05/2005, 10:44
Elmer,

Embora o Paulo tenha escrito "taxa de compressão", a grandeza que ele utilizou (kg/cm2) dá a entender que o que ele quer saber não é a taxa (valor relativo) e sim a capacidade de compressão (valor absoluto), que é um ótimo indicador para avaliar o estado geral do motor.

Abraços,

Bom dia,

Tem toda razão Sukys. Me confundi um pouco na pergunta, nosso amigo quer saber a pressão a ser indicada no manômetro de teste que nesse caso seria em kg/cm2.

Sendo assim não tenho a informação. :oops:

[]'s 8)

Luca
28/05/2005, 19:07
.. Me confundi um pouco na pergunta, nosso amigo quer saber a pressão a ser indicada no manômetro de teste que nesse caso seria em kg/cm2. Sendo assim não tenho a informação.
Elmer,
Nem esquenta com esse papo. Vc sabe de motor muito mais que muito neguinho que nunca pôs a mão em parafuso.
Prá fins práticos 20:1 ou 20 kgf/cm2 dá na mesma. Cê tá certíssimo. Do ponto de vista prático (aqui em Sampa, ou aí em BV) estamos a 1 atmosfera de pressão, que é equivalente a 1kgf/cm2. É bem próximo, prá fins graxeiros. Se a taxa é 20:1, vai dar 20 kgf/cm2. Se fosse 16:1, dariam 16 kgf/cm2. Tá certo o que cê falou.
[]´s

Sukys
29/05/2005, 04:23
Nem esquenta com esse papo. Vc sabe de motor muito mais que muito neguinho que nunca pôs a mão em parafuso.
Prá fins práticos 20:1 ou 20 kgf/cm2 dá na mesma. Cê tá certíssimo. Do ponto de vista prático (aqui em Sampa, ou aí em BV) estamos a 1 atmosfera de pressão, que é equivalente a 1kgf/cm2. É bem próximo, prá fins graxeiros. Se a taxa é 20:1, vai dar 20 kgf/cm2. Se fosse 16:1, dariam 16 kgf/cm2. Tá certo o que cê falou.
[]´s

Pressão atmosférica, taxa de compressão, pressão interna do motor... que mistureba! :lol: :lol: :lol:

Numa procura bem rápida pela Internet (quem tiver interesse encontrará dezenas de outros exemplos, e tanto faz o motor ser Diesel ou Otto) dei de cara com o teste de longa duração do Corsa, feito pela QR http://quatrorodas.abril.com.br/carros/longaduracao/0204corsa_001.shtml onde lá pelas tantas é possível ler que a taxa de compressão do motor VHC é de 12,6:1 e que a própria GM determina que no teste de compressão o dito motor deve ter entre 270 a 330 psi, ou seja, de 18,98 a 23,20 kgf/cm², e a GM (ou qualquer outro fabricante de motores) informa tanto a taxa de compressão quanto a pressão de compressão dos cilindros justamente por serem coisas bem distintas.

Para quem não sabe para que serve o teste de compressão vale a pena ler a matéria acima, já que por lá fica fácil entender a sua finalidade típica (diagnóstico interno do motor), e para quem não faz nem idéia de como se faz o teste ou nunca viu um manômetro para teste de pressão de compressão o link http://www.enduro.hpg.ig.com.br/mecanica/compressao/compressao.html não só explica a execução do teste como até ensina a transformar um simples manômetro em manômetro de leitura acumulativa, exatamente o tipo de instrumento que é necessário para testar "à quantas andam" o estado interno do motor, justamente o que o Paulo está querendo saber, o que por sinal - seja para "fins graxeiros" ou não - nada tem a ver com taxa de compressão. :wink:

Elmer_Jeep
29/05/2005, 14:39
...a GM (ou qualquer outro fabricante de motores) informa tanto a taxa de compressão quanto a pressão de compressão dos cilindros justamente por serem coisas bem distintas...

Blz Sukys, ótimo esclarecimento.

[]'s

Luca
29/05/2005, 20:17
...o que o Paulo está querendo saber, o que por sinal - seja para "fins graxeiros" ou não - nada tem a ver com taxa de compressão.
Fale somente sobre o que vc sabe. Se vc nunca fez medição num atrapalhe a vida de quem tá com dúvida.
Lei dos gases ideais P1V1 = P2V2, sem considerar variação de T. Se a taxa é 20:1 a compressão medida vai ser, sim, 20 vezes a pressão inicial. Se é 1 kgf/cm2 a pressão externa, vai dar 20 kgf/cm2 no PMS. E na prática, com motor frio na garagem, já cansei de medir e dá bem próximo. Num é mais ou menos é beeeeemmm próximo. Faça o teste. Compre um manômetro decente e meça vc mesmo.


...:lol: :lol: :lol:

???? Palhaço.

.

Sukys
31/05/2005, 00:30
Lei dos gases ideais P1V1 = P2V2, sem considerar variação de T. Se a taxa é 20:1 a compressão medida vai ser, sim, 20 vezes a pressão inicial. Se é 1 kgf/cm2 a pressão externa, vai dar 20 kgf/cm2 no PMS.

Teoria também foi feita para ser aplicada com conhecimento.

Fazendo uso do livro "Motores Diesel", Editora Hemus, página 16:

P1 = P ( V + v / v ) K onde,

P1 é a pressão alcançada em fim de curso de compressão
P é a pressão atmosférica
V é o volume da cilindrada unitária
v é o volume da câmara de combustão
K constante colocada em expoente e que faz apelo ao cálculo logarítmico

Para facilitar a vida de quem não sabe aplicar esta fórmula, na mesma página existe a seguinte tabela:

Taxa de 10:1, pressão no final do ciclo de compressão = 25,7atm
Taxa de 12:1, pressão no final do ciclo de compressão = 32,4atm
Taxa de 14:1, pressão no final do ciclo de compressão = 40,0atm
Taxa de 16:1, pressão no final do ciclo de compressão = 48,2atm
Taxa de 18:1, pressão no final do ciclo de compressão = 57,0atm
Taxa de 20:1, pressão no final do ciclo de compressão = 66,0atm

Pela SUA maneira de calcular pressão e usando o seu mesmo exemplo de taxa (20:1) o erro é de mais de TREZENTOS POR CENTO do valor correto, e continua absurdamente errado mesmo sem o uso da constante de derivação térmica, isso sem falar que esta fórmula não pode ser aplicada DIRETA E ISOLADAMENTE para fins de teste de compressão.


Deixando de lado a teoria e partindo para conceitos práticos, de acordo com a brochura que copiei da biblioteca do MIT, com o título de "Study of Pumping Losses", autores Grisdale & French. http://me.mit.edu/ retirei o seguinte texto da página 26:
"O cálculo de pressão (que neste documento é o mesmo do livro acima descrito) determina a pressão em ensaio TEÓRICO IDEAL e NÃO leva em conta DEFICIÊNCIAS de estanqueidade e nem RESTRIÇÕES de bombeamento, sempre presentes em qualquer tipo de motor, mesmo quando novos. Para determinar a pressão REAL de um motor faz-se uso da rotina largamente aplicada pela industria automobilística..."


E na prática, com motor frio na garagem, já cansei de medir e dá bem próximo.

Teste de pressão com motor frio?
Leia o texto que foi extraído da página 32 do documento do MIT acima citado, coisa que nem precisaria de salientar já que é de conhecimento de qualquer mecânico de fundo de quintal:

"A determinação da pressão de compressão se faz de forma dinâmica, e para que os valores determinados sejam devidamente confrontados existe a necessidade de seguir o método aplicado pela industria automobilística: motor em TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO, remoção do filtro de ar e respectiva tubulação (quando houver), remoção das velas de ignição (Otto) injetores ou velas de aquecimento (Diesel) e completa abertura da válvula de borboleta (Otto). Com a bateria do circuito em plena carga e motor de arranque em condições ideais de funcionamento efetua-se a verificação, cilindro à cilindro, pelo tempo necessário à ocorrência da estabilização na leitura."

Temperatura normal de funcionamento... até o Ciclo de Carnot explica o porque deste "pequeno detalhe" prático.


Num é mais ou menos é beeeeemmm próximo.

Nem na teoria e muito menos na prática, mas se a sua forma de testar pressão é essa, parabéns pela metodologia aplicada, mas prefiro ficar com a metodologia utilizada pela industria automobilistica.


Compre um manômetro decente e meça vc mesmo.

Comprar manômetro? O que tenho para uso de teste de compressão já está abandonado em qualquer canto faz tempo, mesmo porque manômetro analógico prá mim já é coisa do passado. Quando quero medir qualquer pressão até 100 kgf/cm² faço uso de um sensor Strain Gauge que tenho, de uso aeronáutico, que dá saída em protocolo RS232 direto pro computador, com direito à gráfico e tudo o mais.
Se alguém quiser montar coisa do tipo gastando pouco dinheiro, a Motorola fabrica Strain Gauges que podem ser encontrados até aqui no Brasil por menos de US$50, com precisão de 1% e tensão de saída linear à pressão. Se alguém quiser posso disponibilizar o esquema de um circuito prático, com direito a máscara de circuito impresso e tudo o mais.


Se vc nunca fez medição num atrapalhe a vida de quem tá com dúvida.

Quem leu o que já foi escrito percebe facilmente quem é que veio para atrapalhar.


Fale somente sobre o que vc sabe.

É o que sempre faço, mas nem todo mundo age da mesma forma e muito menos uma única vez: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3527&highlight=


Palhaço

Palhaço é quem faz palhaçadas, eu apenas dei risadas.

Sukys
31/05/2005, 00:35
Paulo,

Voltando exclusivamente ao que interessa, caso não tenha encontrado a informação que precisa tente com o Serviço de Atendimento ao Cliente da própria Toyota, pelo fone 0800-7030206 ou pelo email sac@toyota.com.br
Por estes meios normalmente não se consegue muita informação técnica, mas não custa tentar.

Abraços,

Luca
31/05/2005, 17:06
...blá, blá, ..., blá! Que porre.
É simples. Faça o teste de compressão prá ver o resultado.


Quando quero medir qualquer pressão até 100 kgf/cm² faço uso de um sensor Strain Gauge que tenho,...
Ninguém perguntou o que vc tem.


... eu apenas dei risadas.
Então é bobo alegre.


.

havoc
01/06/2005, 00:09
Eu sei que não devia me meter e tenho quase certeza que vou me dar mal mas como sou moderador em outro forum (o que não tem a minima importancia aqui) eu tenho essa mania de tentar apaziguar o pessoal.

O respeito e a amizade sempre tem que vir em primeiro lugar, lembrem-se é um "grupo de discussão" e como pode ser visto o "grupo" vem antes da discussão ou seja a ideia antes de discutir e trocar informações é ter a coesão do grupo com base no respeito e na amizade. A internet estimula confusoes por simplesmente se ter apenas a leitura como base de conversa ou seja. tá na cara que o atrito começou pela deficiencia da internet em passar informações 'emocionais' (coisa que esses malditos smiles tentam fazer, porém podem ser interpretados de várias maneiras)
Não custa nada editar a mensagem e simplesmente tirar toda e qualquer parte que talvez possa ser agressiva para um colega de forum.
Ninguém entra aqui para ficar brigando, queremos é informação.

Um abraço aos amigos Jipeiros

Luca
01/06/2005, 13:22
Havoc,
É que desconfio de quem não tem dúvidas. Aliás, a última fórmula está errada.
[]´s

havoc
01/06/2005, 16:57
Um dado do manual de serviço toyota, ou seja não tem nada de teoria, só apresenta os valores de compressão: taxa de compressão 17:1 (motor OM-alguma coisa, mas não interessa o motor, pois é apenas um exemplo) Valores de pressão quanto o motor novo: 22 a 26kg/cm² compressão mínima - motor usado 20kg/cm²
não é exatamente os 17 do Luca porém tbm não é os mais de 50kg/cm² da tabela do Sukys. Antes que o Sukis responda quero deixar claro que sim eu li que a formula não pode ser aplicada diretamente em calculos de compressão, porém isso tira um pouco o proposito dela não? pra que usar uma formula que dá um erro tão grande que fica mais longe que uma aproximação direta?

Fica uma proposta verificar vários manuais de serviço e daí com uma amostragem boa da pratica fazer uma regra simples que consiga uma aproximação utilizavel.
e que de preferencia seja bem fácil de ser usada, do tipo se a taxa for X:1 a pressão deve ser no minimo X + tantos% Kg/cm². Que acham da idéia? pode ser que a variaçao seja muito grande de motor pra motor para podermos fazer uma aproximação assim, mas não custa tentar.

havoc
01/06/2005, 18:33
Segue uma amostragem dos manuais que eu tinha disponivel aqui no meu pc.

Taxa de compressão - Pressão minima recomnedada pelo manual de serviço em Kg/cm²
Motores a gasolina mitsubishi
7,8:1 - 8
8,5:1 - 8.7
8,5:1 - 9.35
9:1 - 9.2
9:1 - 9.6
9,5:1 - 9.8

Motor Diesel Mercedez benz
17:1 - 20


Alguém tem acesso ao manuais da Hilux e de outros motores a diesel?

Sukys
01/06/2005, 22:12
É, Havoc, também acho chato. Porém, mais chato é ver alguém usar este espaço como vitrine (não confundir com quem vende produto/serviço). Desconfio de alguém que nunca tem dúvidas. Nunca fala sobre um problema comum de um simples curioso que se diverte no jipe no fim de semana. Uma solda de chassis, um carburador entupido, a calibragem de um gicleur ou como fez para arrancar um prisioneiro travado no coletor de escape. Será que quer realmente dividir uma solução com alguém, ou usar o fórum como vitrine? Citações de extensão bíblica. Aliás, a útima fórmula está errada. Mas ele nunca vai usar, mesmo.

Usar este espaço como vitrine?
Isso é ridículo.

Desconfia de quem não tem dúvidas?
Pois bem, entrei neste fórum à convite de antigo amigo da Jipenet, de onde participei praticamente desde o começo - muito antes de ser transferido para o Yahoo - e lá na Jipenet encontrará quase que dois milhares de postagens que efetuei durante anos de participação, exatamente com o mesmo tipo de conteúdo que faço aqui, que via de regra é técnico sim - porque conheço os assuntos que tenho DÉCADAS de experiência - e quando me deparo com algo desconhecido faço o que qualquer pessoa com bom senso faz: leio tudo o que já foi escrito, e caso continue a dúvida faço pesquisas em livros ou então pela Internet, um imenso celeiro de informações que só não usa quem não sabe (ou não quer) usar.
Aliás, pesquisa não deve ser o seu forte, caso contrário encontraria até neste fórum diversos textos meus - inclusive com direito à fotos e esquemas técnicos de origem própria - relatando situações ou necessidades técnicas típicas do Off Road, mundo do qual iniciei a participação muito antes de ser chamado por este nome.

Também sei fazer perguntas, e vou te perguntar uma coisa que desconheço: o que você fazia em sua vida há vinte e quatro anos atrás?
Pois fique sabendo que há vinte e quatro anos atrás eu já participava do Jeep Clube do Brasil (caso você não saiba foi o primeiro clube brasileiro do gênero) e participei por lá com o mesmo espírito, dedicação e desenvoltura que faço por aqui, tanto que fui diretor técnico deste clube nos idos dos anos Oitenta, o que pode ser comprovado com uma simples ligação telefônica a este clube.
No mesmo período em que participei do JCB também dei minha contribuição à revista 4X4 & Pick-up, do meu grande amigo Nelson de Almeida Filho (hoje dono da B.O.R.A.C., pelo menos sabe o que é isso?) onde cheguei até a iniciar um intercâmbio de relações com a revista 4X4 Magazine do Japão, que conheci ao vivo e em cores, junto à uma dezena de clubes japoneses e diversos fabricantes de auto-peças para Off Road.
A coisa não parou por aí e nem vou me estender em maiores delongas, tenho orgulho do pouco ou muito que já fiz para este esporte, não preciso deste fórum como vitrine e já estou satisfeito com o reconhecimento das pessoas que, neste meio, me conhecem em décadas de convivência, dos quais a imensa maioria nem quer ouvir falar de fóruns ou listas de discussão, justamente para evitar perda de tempo em situações do tipo que, queiramos ou não, sempre acontece quando a mediocridade confronta o conhecimento.

Quer falar sobre solda de chassi?
Já falei sobre soldas até neste fórum pois não só tenho conjunto de solda elétrica e solda oxido-acetilênica com sei usar muito bem, e se alguém que não conhece do assunto quiser auxílio PRÁTICO estou à inteira disposição.

Quer falar sobre carburadores ou prisioneiro quebrado?
Pois bem, falo sobre isso com a mesma facilidade com que falo sobre qualquer outro dispositivo mecânico, mesmo porque nunca levei carro à mecânico e já reformei diversos carros - inclusive JEEP - de cabo a rabo, na minha própria garagem, com direito a fazer funilaria e pintura por meios próprios, e se alguém quiser auxílio PRÁTICO para fazer reforma com este tipo de envergadura também estou à inteira disposição, mesmo que haja preparação de motor ou reprojeto de carroceria, seja em chapa de aço ou fibra de vidro, coisas em que tenho larga experiência teórica e prática.

Quer falar sobre trilhas e condução Off Road?
Embora o meu forte seja prática em expedição por longos percursos - sobre duas e quatro rodas - já fiz muita trilha e já entrei neste mérito até aqui no fórum, e só não me estendo mais neste tipo de assunto porque é o tipo da coisa que se aprende na prática - POR CONTA PRÓPRIA - e não através da experiência dos outros, mas caso alguém queira ajuda prática também não me furto em auxiliar no que for preciso.

Citações de extensão bíblica?
O que escrevo por aqui não passam de simples comentários, com extensão meramente apropriada para o discernimento da questão. Extensão bíblica eu deixo para os intercâmbios acadêmicos que mantenho via email.
Trabalhei anos seguidos como instrutor técnico, o que me garantiu fluência no verbo (em vários idiomas) e facilidade em digitação, e não tenho a menor preguiça em tentar ajudar à quem precisa, ao contrário de certos indivíduos cuja única coisa que se aproveita do texto são as entrelinhas.
Você queria o que neste fórum?
Perguntar "dã dã dã" e responder "dããããããã"?
É este o teu conceito de fórum?

Fórmula errada?
Mais uma vez, isso é ridículo.
Você já demonstrou claramente que mal sabe com fazer um teste prático de compressão e também já demonstrou falta no trato de fórmulas tão simples como uma equação de segundo grau.

Poderia muito bem ilustrar com fotos tudo o que foi escrito acima, pois fotografia é meu outro hobby e tenho imagens aos milhares, e caso queira posso me dar ao trabalho de postar qualquer coisa que já citei, inclusive cópia da página do livro com a fórmula que não sabe interpretar.

Entendeu agora porque não faço perguntas ou ainda está com dificuldades de compreensão?



No mais, estou fazendo estas considerações por que tenho sim muito sobre o que falar, além do que hombridade e respeito aos outros participantes deste fórum é o que não me falta, ao contrário de certas pessoas que, se achando protegidas atrás de um teclado, pensam que podem escrever o que bem entendem e ficar por isso mesmo.
Na Internet não existe anonimato e através do IP da conexão - que fica até registrado aqui neste fórum - dá para descobrir até as preferências de navegação de qualquer pessoa, quem dirá o resto.

Se não entende o que estou querendo dizer procure se informar, porque eu já tomei todas as providências cabíveis para, CASO NECESSÁRIO, dar um bom termo ao já ocorrido ou ao que venha a ocorrer, e nem adianta deletar ou modificar o que já escreveu, Internet deixa rastros e, caso você não saiba, informática é justamente a minha profissão há mais de TRINTA anos, assunto que domino com perfeição e que não preciso de vitrine para expor.

Você escreve ofensas à honra - cabíveis de interpelação judicial - apaga (ou pensa que apagou) e depois vem posar de defensor das boas normas de conduta?
Fazendo uso do texto que você (pensa que) deletou, é este o conceito que faz para a palavra "HOMEM"?


Em tempo, não espero por respostas suas, fiz uso de interrogações apenas para reflexão.

Sukys
01/06/2005, 22:15
AOS RESPONSÁVEIS PELO FÓRUM

Por obra e graça da falta de noção de regras elementares de educação e conduta o assunto divergiu do que se espera como mínimo aceitável para este ou qualquer outro espaço, porém não pude me furtar de dar resposta, o que é de direito para qualquer cidadão que aqui freqüente, e o fiz dentro das prerrogativas do próprio fórum e que são de conhecimento de todos que aqui ingressam.

Evidente que fato lamentável como este não tem o menor sentido de continuar exposto, e caso entendam como oportuno a retirada deste tópico solicito a gentileza que o mantenham por tempo necessário apenas para que a outra parte tome ciência, coisa que o Webmaster do fórum tem com saber até de forma automática.

Deixo claro que, de minha parte e sob nenhum pretexto, darei continuidade a este ou qualquer outro assunto inadequado à este espaço, passado ou que por ventura venha a ocorrer, seja através deste espaço ou por email, me reservando no direito de, caso necessário, fazer uso exclusivo de foro adequado.

Fernando Figueiredo
02/06/2005, 00:18
Na boa, mas troquem mensagens, ofensas ou o que for em pvt!
Acho muito chato essas trocas de farpas em um fórum aberto como este.
Fora que as mensagens são looonnngggaaaassss....e não acrescentam nada.
Eu que estou aprendendo agora já não sei se devo acreditar nos senhores. Quem está certo? Quem está errado?
Se a moderação não for feita pelos próprios senhores, peço que os moderadores atuem neste tópico.

Sukys
02/06/2005, 00:29
Antes que o Sukis responda quero deixar claro que sim eu li que a formula não pode ser aplicada diretamente em calculos de compressão, porém isso tira um pouco o proposito dela não?

Exatamente, para fins de teste de compressão esta fórmula está absolutamente fora de propósito, e só me extendi neste mérito em função da colocação erronea, tanto da fórmula própriamente dita quanto da sua utilização, e fiz uso de citações justamente para deixar claro que não estava fazendo uso do que sei e sim do que é.


Fica uma proposta verificar vários manuais de serviço e daí com uma amostragem boa da pratica fazer uma regra simples que consiga uma aproximação utilizavel.

Lembra dos valores que citei sobre o motor do Corsa, como exemplo válido para o caso?
Pois bem, aquele motor tem taxa de 12,6:1 e pressão de 18,98~23,20kgf/cm²
O valor de pressão deste motor se enquadra com o valor de pressão do motor MB que você mesmo postou (20kgf/cm²) só que a taxa tem uma diferença de proporção muito significante (no MB você informa que é de 17;1) o que deixa evidente que não existe a menor condição de tentar obter a pressão de compressão através da taxa de compressão, mesmo comparando Otto com Otto ou Diesel com Diesel.

Só para exemplificar com motores que são de largo conhecimento pelas pessoas deste fórum, com dados que extrai do Manual de Manutenção da Willys Overland do Brasil, que tenho em mãos:

Willys BF161
taxa de compressão = 7,6:1 pressão de compressão = 120~140 lbs/pol²

Willys 3.000:
taxa de compressão = 8,0:1 pressão de compressão = 170~190 lbs/pol²

Observe que o aumento relativo na taxa de compressão não tem proporção direta na variação da pressão de teste entre estes dois motores, e tal coisa fica mais evidente ainda se compararmos motores com tecnologias diferentes.
Basta uma alteração no lift, tempo de permanência ou diâmetro da(s) válvula(s) de admissão entre os motores comparados que a pressão resultante será diferente, quem dirá comparar um motor antigo, com disposição de válvulas "raquiticas" em "F", por exemplo, com outro de mesma taxa, com multiplas válvulas no cabeçote e fluxo otimizado. Mesmo com a baixa rotação de teste coisas do tipo exercem influência, e juntando pequenas perdas (ou pequenos ganhos) tem-se a explicação do porque da diferença (muitas vezes absurda) de pressão entre motores com a mesma taxa de compressão.

Mais uma vez, motores diferentes tem capacidade de bombeamento e/ou propriedades de estanqueidade diferentes, mesmo que a taxa de compressão destes motores seja idêntica.
Podem existir coincidências - e com certeza existirão - mas não é na base da comparação - e muito menos com o uso de uma única fórmula de cunho empírico - que se obtém o valor de pressão, e sim com os dados do fabricante do motor, que obtém estes valores de forma prática e não teórica, na base de muito teste de amostragem e com o uso de manômetro, e as diferenças de amostragem explicam, inclusive, o porque do valor de pressão de compressão não ser único, absoluto, e sim dois valores como margem de minimo e máximo aceitável.

Basta o motor estar no limiar inferior ou superior de pressão para desconfiarmos do seu estado interno, e é de se ficar atento até quando entre um cilindro e outro existe diferença de pressão dentro das margens de minimo e máximo aceitável.
Teste de pressão tem que ser feito com muito critério e observação, caso contrário não serve prá nada.

Abraços,

Luca
02/06/2005, 19:14
Acertei em cheio!