Conectar

Ver Versão Completa : Tipos de motores do opala 6 cilindros

Vinicius_4x4
27/05/2005, 17:57
Pesquisei mas não encontrei!

Tava querendo saber quais os tipos de motores que foram utilizados no opala 6 cilindros. To pretendendo colocar este motor no meu jeep, porém gostaria de colocar o mais moderno. Eu sei que existe um (vermelho) que tem o distribuidor com platinado e tudo o mais, e que existe outro mais moderno (na cor cinza) já com o distribuidor eletrônico, porém tenho a impressão de já ter visto em um diplomata um outro motor mais moderno ainda que este na cor cinza, e era 6 cilindros também, pois foi dele que eu tirei o distribuidor para adaptar no meu BF 161. Alguém pode me ajudar?

OBS.: Eu adaptarei também a caixa da C10 3 marchas, qual é o melhor (mais fácil) para esta adaptação?

Valew!

Alessandro Henrique
27/05/2005, 18:05
Vinicius_4x4,

Do opala , existe o 6 cilindros 3800 (230 pol3) que foi utilizado nos primeiros modelos e o 4100 (250 pol3) ate o fim de sua producao. Apos o motor recebeu algumas melhorias sendo utilizado no omega e na silverado.
Para o 4100 existe o modelo com tucho hidraulico e o tucho rigido, diferenciado pela letra "s".

Sds.

GuTo_Cerulli
27/05/2005, 18:15
Opa,

Motores: Além do 3800 (os prmeiros), te os de bloco vermelho, os amarelos, sendo que a diferênça entre eles é o combustível utilizado...Tem o cinza 89>...até 92. Já vi 4100 azul das C-10...

Alessandro Henrique
27/05/2005, 18:28
Havia um verde ainda, nao estou bem certo.
As cores serviam para uma rapida identificacao do modelo na linha de producao.
O criterio de cores tambem vale para o 4 cilindros.

Sds.

Vinicius_4x4
27/05/2005, 18:46
Certo!

Para o 4100 existe o modelo com tucho hidraulico e o tucho rigido, diferenciado pela letra "s".

Qual destes é o melhor, e como eu diferencio eles?

Valeu!!

Alessandro Henrique
27/05/2005, 18:58
Vinicius_4x4,
Sem tirar a tampa lateral dos tuchos nao da para saber. Os modelos denominados 250s possuiam o rigido, ja os 4.1 e os 4.1s os hidraulicos. Mas tanto 4.1 como 250 sao designativos para a capacidade volumetrica do mesmo motor, sendo expressa em polegadas cubicas e em litros (ou decimetros cubicos).
O tucho rigido e mais ruidoso em seu funcionamento necessitando de regulagens periodicas. O tucho hidraulico e silencioso e dispensa regulagens. O motor com tucho rigido atinge um maior numero de rotacoes do que o hidraulico, sem falar que sao ligeramente mais potentes.
Na minha opiniao, o com tucho rigido e melhor.

Sds.

Vinicius_4x4
27/05/2005, 19:29
Valeu pela força pessoal!

Agora vou atrás de preços, para poder comprar o motor e ainda a caixa de C10 3 marcha.

Abraço´s!

Paulo Eduardo
27/05/2005, 19:36
olá

creio que os motores mais modernos são os que saíram em 91 e 92 nos diplomatas e nas c-20 até 94(se não me engano), esses motores vieram de fábrica com carburação 3e, e o coletor de admissão é meio desenhado, com curvas, e sem aquela conexão com o coletor de escape como nos motores equipados com solex H-34 SEIE, esses motores, tem pistão flat head para os gasolina e com uma saliência semi esférica e descentralizada pro álcool. São com tuchos hidráulicos para os diplomatas e mecânicos para as C-20 (maioria pelo menos). se o motor estiver aberto isso mata a charada. Ambos são com ignição eletrônica.

Quanto a cores, todos os diplomatas mais novos tinham motor cinza, tanto álcool como gasolina, e os vermelhos eram os 250s, os amarelos á álcool, e os outros não sei, pra falar a verdade nunca vi também... só 4cc.

pra botar pra funcionar com caixa de C-10 não tem errada, é só achar a capa seca de uma A-10/A-20 "canavieiro" e ser feliz.

[]´s

Alessandro Henrique
27/05/2005, 19:47
Quanto a cores, todos os diplomatas mais novos tinham motor cinza, tanto álcool como gasolina, e os vermelhos eram os 250s, os amarelos á álcool, e os outros não sei, pra falar a verdade nunca vi também... só 4cc.
[]´s

Tambem ha modelos 250s a alcool (cor amarela). Na minha opiniao, este motor foi a melhor geracao do 6 cilindros da GM, sendo o mais potente (excluindo o porwertech com injecao) ja o consumo...

Sds.

Paulo Eduardo
28/05/2005, 15:03
Tambem ha modelos 250s a alcool (cor amarela). Na minha opiniao, este motor foi a melhor geracao do 6 cilindros da GM, sendo o mais potente (excluindo o porwertech com injecao) ja o consumo...

Sds.

eu já tinha visto motor 6cc amarelo, mas era tucho hidráulico, esse 250s amarelo ainda não conheço, você sabe mais ou menos em que ano eles saíram? o motor do meu jeep é o 250s àlcool, mas era vermelho original...
e tem os pistões com a bolinha excêntrica, e o cabeçote que tb é diferente do álcool pro gasolina, ou seja, provavelmente não foi transformado pelo antigo dono, ou foi muito bem feito... sei lá.

[]´s

Alessandro Henrique
28/05/2005, 15:45
Paulo Eduardo,
Eu tive um opala 250s a alcool (motor amarelo). Foi meu primeiro carro, o ano era 81. Andava e muito! Normalmente estes motores (250 pol3) utilizam tuchos hidraulicos, ja os com tuchos rigidos tem um apelo esportivo e sao mais raros de se encontrar.
Este seu motor ao que tudo indica, foi convertido. Motores a alcool da linha gm so na cor amarela ou cinza .

Sds.

Paulo Eduardo
28/05/2005, 21:07
Alessandro,

é, pode ser, na verdade não tenho como saber extamente, o ex dono desse motor já era :lol: , mas se o cara mudou então, ou ele mudou absolutamente tudo, pois tem tucho mecânico, cabeçote, e pistão do 250s álcool, ou mudou a cor.... ou sei lá....

sei que esses motores são uma beleza.... :twisted:

[]´s

Rafael Kuzma
28/05/2005, 21:54
Eu tenho uma Caravam Diplomata 250s alcool com tucho mecanico(rigido).... é dificil ter um carro que ande o que ela anda!!! e eu consigo fazer até 7 km/l...... e no GNV faz quase 10 km/metro cubico.. na estrada ja fez 12....

o bicho é aviao.... eu quero por no meu jeeo um motor e caixa do opala será que fica bom???

Alessandro Henrique
29/05/2005, 02:52
eu quero por no meu jeeo um motor e caixa do opala será que fica bom???

O mais recomendado, seria incluir em seus planos a caixa da C-10 ou C-20.

Sds.

Paulo Eduardo
29/05/2005, 13:44
É esse o caminho,

além de mais resistentes, com essas caixas você usa a embreagem das camionetes também, que são beem mais reforçadas que a do opala.
o detalhe é que vai ter que trocar o volante, o motor de arranque e a capa seca tb, caso o motor tenha saído de um opala. Mas é tudo pnp. :wink:

[]´s

Vinicius_4x4
07/06/2005, 20:50
Aí pessoal, me ajudem nessas dúvidas!

:arrow: O motor da caravan ou comodoro é igual ao do opala, ou muda alguma coisa. Eu acredito que seja igual, mas sempre tem o "porém", portanto resolvi perguntar :lol: .

:arrow: Apartir de que ano eu consigo um motor com a distribuição eletrônica? O 250S já é com distribuição eletrônica?

Abraço!

Alessandro Henrique
08/06/2005, 06:43
Vinicius_4x4,
Os motores sao identicos, talvez em um ou outro modelo alguma diferenca no carburador.
Os motores GM vem com ignicao eletronica apartir de 81, se nao me engano.

Sds.

ramiro_eli
08/06/2005, 13:54
A sigla 250/S se refere ao comando do motor, que é um comando c/ 250 graus. O "normal" tem 234 graus, se nao me angano. Todos os motores 250/S tem tuchos mecanicos.
Os 3800 foram fabricados de 1968 até 1971
Os 4100 foram fabricados de 1971 até 2001 (de 1996 em diante, somente os MPFI)

Na minha opiniao os tuchos mecanicos sao melhores p/ uso em off-road, pois nao descarregam em inclinaçoes.

Alessandro Henrique
08/06/2005, 14:27
ramiro_eli,
Embora a sigla 250s tenha sido utilizada pela gm para designar o veiculo com tucho rigido (maior potencia) isto foi realizado por questao de marketing, denunciando que o veiculo/motor possuia algo de diferente.
O numero, no caso 250 serve para designar a capacidade volumetrica do motor. Todo motor 4.1 litros eh 4100cm3 ou 4.1 dcm3 ou ainda 250 pol3.
Restaria o "s" para designar special ou super, referindo-se a alguma modificacao como alteracao no comando ou carburacao.
Nao entendi o que voce quis dizer com os tuchos descarregarem.
Se os mesmos descarregarem, eh por que existe insuficiencia no sistema de lubrificacao e nao propriamente por inclinacao.

Sds.

elcio
08/06/2005, 15:54
Na minha opiniao os tuchos mecanicos sao melhores p/ uso em off-road, pois nao descarregam em inclinaçoes.

antigamente ate se podia fazer distinçao entre mecanico e hidraulico.
hoje em dia a qualidade eh a mesma.
eu sempre gostei mais de tucho mecanico mesmo. a merda eh que demoravam pra encher.

[]´s hidraulicos

Leonardo Truccolo
09/06/2005, 16:52
Aproveitando a discussão, gostari saber se é possível colocar o cabeçote do ômega, com injeção, no bloco do opala,

[]´s

Vinicius_4x4
09/06/2005, 21:06
Opa! Meu irmão tava me falando de um landau pra comprar com um preço bem bom com o motor 302.
Só que to com uma dúvida:
:arrow: Será que a t-case vai aguentar este motor.
Eu to pensando em utilizar a caixa da C10 3 marcha.
Será que vale a pena eu comprar este motor, em termos de quebras no jeep? Ou eu continuo procurando um 6 caneco do opala?

Eu só irei utilizar o jeep na trilha, por tanto só vai levar pau :twisted: !

O que que vocês acham desta opção?
Qualquer opinião é válida!

Valeu!

ramiro_eli
10/06/2005, 12:53
ramiro_eli,
Embora a sigla 250s tenha sido utilizada pela gm para designar o veiculo com tucho rigido (maior potencia) isto foi realizado por questao de marketing, denunciando que o veiculo/motor possuia algo de diferente.
O numero, no caso 250 serve para designar a capacidade volumetrica do motor. Todo motor 4.1 litros eh 4100cm3 ou 4.1 dcm3 ou ainda 250 pol3.
Restaria o "s" para designar special ou super, referindo-se a alguma modificacao como alteracao no comando ou carburacao.
Nao entendi o que voce quis dizer com os tuchos descarregarem.
Se os mesmos descarregarem, eh por que existe insuficiencia no sistema de lubrificacao e nao propriamente por inclinacao.

Sds.

Alessandro,
é uma put@ coincidência a capacidade volumétrica e a angulação do comando...mas a sigla se refere ao comando. O comando é denominado 250/S no catálogo de peças GM...
Quando me refiro a descarregar os tuchos, isso acontece qdo o jipe fica muito inclinado, principalmente com a frente voltada p/ baixo, o pescador não consegue captar óleo e os tuchos desgarregam. Quando eles estão descarregados o motor perde bastante rendimento e demoram alguns segundos p/ voltar a carregar. E isso em algumas situações é muito inconveniente...
Tem outro motor GM que é derivado do 4.1, é o "comercial", que tem 4.8 litros e tem um torque muito alto a uma rotação baixíssima!!!
Este motor equipou os caminhoes Chevrolet e não é muito fácil de se encontrar um. Outro problema dele é o custo das peças, que é beem salgado.

Alessandro Henrique
10/06/2005, 13:19
ramiro_eli,
A inclinacao acentuada, pode ser uma das causas do descarregamento do tucho, mas tambem existe a possibilidade de emperamento da valvula de retencao interna do mesmo. No caso de insuficiencia por inclinacao nao eh apenas com o tucho que se deve preocupar, pois todo o motor estara sujeito a falta de lubrificacao!
O detalhe eh nao manter a viatura nesta posicao! Se nao houver forma de superar o obstaculo, o melhor eh desligar o motor logo que a luz do oleo acender. O manometro eh um bom instrumento para ser consultado nestas horas.
Eu tinha o conhecimento da utilizacao do motor GM em antigos caminhoes Chevrolet, mas ate onde eu sabia, eram 4.1 Sobre este 4.8, nunca ouvi falar.

Sds.

ramiro_eli
10/06/2005, 13:29
Para evitar que o motor fique sem lubrificação nestes caso fiz uns defletores no cárter, que permitem que o pescador capte óleo por alguns segundos a mais durante as inclinações...ajuda, mas não resolve 100%
Este motor 4800 pode ser identificado pelo bloco mais alto e pelas tampas dos tuchos mais altas tb.
O Rodrigo da Garra 4x4 comprou um motor destes por LT$800,00, completo!!!

Alessandro Henrique
10/06/2005, 13:49
Para evitar que o motor fique sem lubrificação nestes caso fiz uns defletores no cárter, que permitem que o pescador capte óleo por alguns segundos a mais durante as inclinações...ajuda, mas não resolve 100%

Eu estou projetando algo para resolver este problema, permitindo que o motor funcione sem insuficiencia.

Este motor 4800 pode ser identificado pelo bloco mais alto e pelas tampas dos tuchos mais altas tb.

Tens alguma foto do motor para postar aqui?

Sds.

ramiro_eli
10/06/2005, 18:06
Foto no momento não tenho nenhuma...
Mas consigo uma fácil!
Tenho um amigo que comprou um motor desses e vai colocá-lo em uma Caravan 1977
Olha a ficha do motorzinho:
Cabeçote totalmente retrabalhado c/ válvulas de 52mm admissão e 50mm escape
Bielas de alumínio
Pistões forjados
Carburador Holley 1000cfm
Comando Iscanderian 300o
Balancins roletados
varetas de titânio
entre outros "pequenos" detalhes... 8)

Paulo Eduardo
10/06/2005, 18:08
Olá,

Esse motor 4.8 por acaso não é o 4.3 chevrolet brasil??
o bloco é mais alto e a tampa de válvulas mais alta e mais larga.
esse eu tenho certesa que foi usado em caminhões, tem 149cv e um puta torque, mas é gigante pra por no jeep. é o mesmo da c-10.

[]´s

ramiro_eli
10/06/2005, 18:14
Paulo,

São motores diferentes. O Motor Chevrolet Brasil tem o distribuidor entre o 3o e 4o cilindro, bem no meio do motor, o 4800 é igual ao 4.1, com o distribuidor ao lado do 1o cilindro. A tampa de válvulas do 4800 é a mesma do 4100.
O motor "Brasil" é muito bom e tem um exelente torque, mas peca pela falta de giro...ele não passa dos 4.000rpm.

Alessandro Henrique
10/06/2005, 18:26
Olha a ficha do motorzinho:
Cabeçote totalmente retrabalhado c/ válvulas de 52mm admissão e 50mm escape
Bielas de alumínio
Pistões forjados
Carburador Holley 1000cfm
Comando Iscanderian 300o
Balancins roletados
varetas de titânio
entre outros "pequenos" detalhes... 8)
Bela receita :D

Sds..

Paulo Eduardo
12/06/2005, 17:24
ham...

eu nunca vi esse motor, andei perguntando por aí e também não achei ninguém que conheça. Agora fiquei curioso....

[]´s

fernando_ribeiro
24/06/2005, 14:19
ola galera eu adquiri um 6 cilindros de opala a alcool de um opala 81 acho que ele é 250s a alcool !!! como faço pra ter certeza disso ???

tirei as tampas de valvulas laterais e vi q tem so umas varetas a baixo delas isso ker dizer q ele tem tucho mecanico ?????

Gomes Neto
25/06/2005, 00:40
Faala galera!!
Existem mais mistérios nas cores dos motores 151" e 250" (GM), do que pode imaginar nossa vã filosofia.

http://www.anonyserver3.com/~opala55/forum/viewtopic.php?t=3304&highlight=cores

http://www.anonyserver3.com/~opala55/forum/viewtopic.php?t=8930&highlight=cores

:shock: :shock: :shock:

Tirem suas conclusões cavalheiros, ou internem o tal do "General"
:mrgreen:

Gomes Neto
25/06/2005, 00:59
ola galera eu adquiri um 6 cilindros de opala a alcool de um opala 81 acho que ele é 250s a alcool !!! como faço pra ter certeza disso ???

tirei as tampas de valvulas laterais e vi q tem so umas varetas a baixo delas isso ker dizer q ele tem tucho mecanico ?????

Fernando, o comando levanta os tuchos, que por sua vez levanta as varetas, que acionam os balancins que acionam as válvulas...
Os tuchos hidráulicos são muito parecidos com os mecânicos, porém os hidráulicos tem um sistema de amortecimento (como o nome já diz, hidráulico) que torna seu funcionamento mais "macio" e silencioso.
Outra vantagem é que elimina-se a regulagem da folga existente entre varetas, balancins e válvulas.
Agora: De acordo com o que está citado no link que eu postei acima, existe 250-S a álcool, mas ele num tem tucho mecânico naum. :roll: