PDA

Ver Versão Completa : Barulho estranho



Letto
27/05/2005, 15:12
Tenho um CJ5 66 comprado há pouco tempo. Quando estou arrancando em subida, ele apresenta um barulho que soa mais ou menos como um "plip", começando devagar e aumentando sua freqüência à medida que a velocidade do jipe aumenta, sumindo quando a velocidade fica mais alta (pelo menos eu não ouço mais). Este barulho parece vir mais da parte traseira. Já levei o Jipe ao mecânico mas ele não encontrou problema, apenas considerou que poderia ser o diferencial, mas sem convicção porque não conseguimos repetir os "plip" na oficina. Como o barulho está aparecendo em outras situações menos críticas que arrancar em subida, começo a ficar preocupado :? . Alguém já teve este problema antes?

cristiano
27/05/2005, 15:20
você tem que definir melhor esse barulho, não consegui entender... dá uma olhada no cardã traseiro... cruzetas... cardã muito curto...

[]´s com chutes

AnarkO
27/05/2005, 16:19
Ah.. é certeza tambem que o barulho vem de tras? :?

Vinicius Hauagge
27/05/2005, 16:25
Tem como fornecer mais dados? Assim fica meio complicado, pois alem da transmissao, o barulho pode ser em rolamentos, chassis, lataria, etc., etc, etc,

Alessandro Henrique
27/05/2005, 16:35
Letto,
Voce levou ate o mecanico e ele apenas considerou que o problema pode ser no diferencial? O que se espera e uma revisao meticulosa.
Como voce mencionou que o ruido aumenta de acordo com a velocidade, certamente o problema pode estar em um rolamento de roda, ou ate nos rolamentos do pinhao ou da caixa do diferencial.
Suspendendo o jeep e movimentando as rodas para o suposto teste de oficina, por vezes e dificil de reproduzir o ruido pois nao ha carga no sistema de transmissao e nem nos rolamentos de rodas.

Sds.

Sds.

Letto
27/05/2005, 17:11
Não conheço muito de Jipes ainda. Andamos com a cabeça para fora para definir com precisão a origem do barulho, sem sucesso: também pode ser que venha do meio do Jipe. Lembro que o mecânico achou que o cardã estava um pouco folgado. O problema é que não consegui reproduzir a situação com o Jipe parado na oficina, isto é, simular uma subida com o Jipe no elevador. Vou procurar uma rampa de antigas lavagens para subir, sem por em risco a segurança de que ficar embaixo de Jipe. Alguém de Porto Alegre tem sugestão?

Alessandro Henrique
27/05/2005, 17:20
Letto,
Tche, se o carda estava folgado e melhor comecar a verificar por ai!
A vibracao se propaga, liquidando rapidamente com os rolamentos. A folga pode estar nos rolamentos da transferencia ou do pinhao. Verifique tambem o estado das cruzetas.
Estas rampas antigas em postos sao cada vez mais dificeis de se encontrar.
Queres uma boa alternativa, sobe a rampa do estacionamento do iguatemi ou do praia de belas.

Sds.

Letto
27/05/2005, 18:15
Alessandro

Lembrei-me de uma rampa na Auto Cruzeiro, na Av. Sertório. Vou tentar verificar o problema lá.

Alessandro Henrique
27/05/2005, 18:32
Letto,
Bem lembrado, no antigo posto Shell! Acho que no posto do Garoupa no final da Assis Brasil tambem ha uma.

Sds.

Letto
07/06/2005, 18:41
Resolvido o problema :D . Eram as cruzetas do cardã traseiro, principalmente a do diferencial. Haviam pequenos trilhos nelas, feitos pelas esferinhas. Quando o esforço sobre o cardã era forte, estes trilhos forçavam sobre as esferinhas, provocando ruído. Pelo menos foi isto que eu entendi da explicação do mecânico. :oops:

Obrigado pela ajuda.

cristiano
07/06/2005, 20:10
Aproveita e bota a coifa do cardã da Toyota, ela não deixa entrar sujeira na estria, eu botei no meu jeep... Normalmente os mecânicos não tem engraxadeira, passa em algum lugar e aproveita para engraxar...