Conectar

Ver Versão Completa : Para quem vai fazer cabeçote L200 sport/outdoor. Leia...

RicardoMalta
09/06/2011, 21:35
Bom, vou colocar aqui procedimentos para se fazer troca do cabeçote..
sem dor de cabeça de ter que refazer o serviço depois !! quem quiser contestar
fique a vontade, não sou o dono da verdade!

Primeira coisa que precisa saber, L200 nao aceita planeio.. retifica , esqueça..!!! e dor de cabeça!
se funcionar na hora , vai dar problema em poucos quilometros...

Segunda coisa , Nao COMPRE CABEÇOTES DE 2° LINHA, tipo o pessoal ta colocando muito da H100
tambem e dor de cabeça, opte pelo cabeçote original, ou primeira linha!!

Terceira coisa, a junta tem que ser ORIGINAL! AÇO!..

Quarta.. : tem que comprar os parafusos cabeçote novos.. pois com a questão de temperatura e aperto anteriores, eles dilatam, nao dando torque preciso!

Quando o mecanico tirar o cabeçote, peça para que ele faça medição compesação... pois voce tem que saber o tamanho da junta para comprar certo.ex: 2 pics, 3 pics, 4 pics....,

Segue tabela de torque L200 :

1° Etapa: 4kg em todos os parafusos
2° Etapa: 8kg em todos
3° Etapa: 12kg em todos
4° Etapa: Retornar 90°
5° Etapa: 12kg em todos
6° Etapa: Retornar 90°
7° Etapa: 12kg em todos
8° Etapa: Retornar 90°
9° Etapa: 12kg em todos
10° Etapa: 14kg em todos

Folga das Valvulas : 0,25mm tanto para escape, tanto para admissão...

segue tambem sequencia de apertos..

Espero que possa ajudar...
fiz o cabeçote, ficou perfeito.. respeitando estes procedimentos..

abraço a todos

SAPO-BOMBA
09/06/2011, 22:25
Apenas alguns comentários: O problema não está no cabeçote em si, nem na junta, nem nos parafusos... O maior problema desse motor É E SEMPRE VAI SER A MÃO-DE-OBRA!

Colocar cabeçote de HR/H100 num motor de L200 HPE é idéia de doido, assim como juntas de aço em motores que pedem junta de amianto e vice-versa, assim como torque inadequado...

Outra coisa: Cabeçote de L200 aceita até DUAS retíficas, e pra isso existem juntas apropriadas pra cada caso. O que diferencia é QUEM FAZ a retífica e quais foram os danos no cabeçote pra este estar precisando de tal serviço.

Meu cabeçote é de uma L200 HPE, já tomou um passe na retífica há 2 anos e pouco atrás, e até hoje funciona 100%. A razão foi eu ter escolhido uma boa retífica, um bom mecânico e peças de qualidade. Justamente por isso que não quebra, não esquenta, não dá aborrecimento.

Não adianta mecânico bom com peças "meia-boca", assim como é inútil comprar peças de qualidade e jogar na mão do "Zé fulano" amigo de fé, irmão, camarada pra montar.

- "Não existe almoço grátis"

valmirjunior
04/09/2011, 02:01
sequencia de aperto em dez passos, to para ver na minha região um mecanico que vai fazer isto, ja é dificil encontrar um mecanico de diesel com torquimetro e goniometro.
uma coisa eu concordo, grande maioria dos "profissionais" por ai são "mexanicos"
esta dificil encontrar (ainda mais no interior) mecanicos competentes.
vou contar minha historia, meu veiculo aqueceu e tive que trocar a junta do cabeçote, fui nos 3 mais indicados mecanicos da minha cidade, fiz algumas perguntas tecnicas e por espanto meu só ouvi besteira.
parece que o negocio do pessoal é só trocar camisa molhada, quando aparece um motor diferente vira tudo mexanico

valmirjunior
04/09/2011, 02:02
sequencia de aperto em dez passos, to para ver na minha região um mecanico que vai fazer isto, ja é dificil encontrar um mecanico de diesel com torquimetro e goniometro.
uma coisa eu concordo, grande maioria dos "profissionais" por ai são "mexanicos"
esta dificil encontrar (ainda mais no interior) mecanicos competentes.
vou contar minha historia, meu veiculo aqueceu e tive que trocar a junta do cabeçote, fui nos 3 mais indicados mecanicos da minha cidade, fiz algumas perguntas tecnicas e por espanto meu só ouvi besteira.
parece que o negocio do pessoal é só trocar camisa molhada, quando aparece um motor diferente vira tudo mexanico :sad:

RicardoMalta
05/09/2011, 14:25
Ola.. a todos..

Quando fiz esse post... foi pra ajudar a quem vai ter que mexer com mexanicos mesmo.. pois a cada 10 salva 1!!!
entao da com essas informaçoes.. voce com o mexanico, conseguir resolver o problema..
agora, retificar cabeçote de l200... vai me desculpar.. e arriscar muitoo!! e claro que nao sei falar quando se faz isso
para colocar em pajero.....

Carlos A. C. Azevedo
05/09/2011, 16:55
Ola.. a todos..

Quando fiz esse post... foi pra ajudar a quem vai ter que mexer com mexanicos mesmo.. pois a cada 10 salva 1!!!
entao da com essas informaçoes.. voce com o mexanico, conseguir resolver o problema..
agora, retificar cabeçote de l200... vai me desculpar.. e arriscar muitoo!! e claro que nao sei falar quando se faz isso
para colocar em pajero.....

Amigo Ricardo, como é que tá?

E a L200? ainda tá esquentando? já conseguiu o ajuste perfeito pra ela??

:concordo:

Costalonga
05/09/2011, 17:40
Amigo Ricardo, como é que tá?

E a L200? ainda tá esquentando? já conseguiu o ajuste perfeito pra ela??

Off Topic:

Carlos, a tua L200 fica com algumas sujeirinhas em cima da agua quando tu olha pela tampa?
Hoje eu percebi isso na minha, mas não me parece ser óleo não, num tem cheiro nem nada.

Achei muito estranho, sem falar que o reservatorio de expansão num tá mais sujo porque é um só.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

AurelioSoares
05/09/2011, 19:26
Por falar em mecânico posso completar que não precisa ser zé fulano não, basta ser ruim de serviço que dá no mesmo.
Logo que comprei minha L200 mandei trocar todas as correias na Casa da Caminhonete em Brasilia, notei que a correia do balancim tava muito detonada, meses depois a mesma correia estourou e o carro ficou gemendo em alta,sem saber, levei lá na casa da caminhonete e durante as verificações do mecanico ela comessou a sair muita fumaça, mandaram desligar imediatamente o motor pois o cabeçote estaria detonado, 3 mecanicos especilisatas deles estiveram lá e condenaram o motor, o dono disse que tinha 20 anos de esperiencia e jogou o maior papo furado avaliando em 10.000 o reparo do cabeçote.
Pela manhãm chamei o guincho e levei na mecanica Saturno na ceilandia, mec de confiança de um coléga, este sim se mostrou ser profissional, olhando tudo com atenção e principalmente limpeza.
Resultado a Casa da caminhonete não trocou todas as correias e as que trocou não deu atenção a causa que eram os roletes gastos, assim a correia estourou e entrou dentro da dentada, fazendo ela pular alguns dentes, troquei roletes e correias com originais como deveria ter sido feito antes e custou 870,00 tudo. o carro ficou perfeito.

Carlos A. C. Azevedo
05/09/2011, 20:18
Amigo André como é que tá? :concordo:

Sujeirinhas que tu diz é como se fosse umas pedrinhas de poeira? sim tem sim, ai toda vez que eu afrouxo a tampa cai um pouquinho na agua, primeira vez que olhei isso também fiquei na onde de ter óleo ou alguma coisa fazendo entrar essa sujeita lá, mas no reservatorio tá tudo limpinho( HUAHUAHUUHAHUAHU ) não tem essa sujeira não..

Amigo Aurélio 10.000 CONTO SÓ MEXER NO CABEÇOTE? E TIVERAM CORAGEM DE TI FALAR ISSO NA MAIOR CARA DE PAU??? é por isso que não dá pra confiar de deixar carro de manha pra pegar de tarde... é uma droga...

Costalonga
05/09/2011, 22:23
Não não Carlos.

É como se fosse uma poeira passeando por cima da agua.
Não parece ser óleo não, até porque o cheiro não é, mas por cima da tampa tem um cado de treco preto, posso até tirar foto e mandar, mas eu passo o dedo e cheiro e não tem cheiro de óleo não, e sim de plastico, borracha sei lá, menos de óleo.

Até misturei um pouco de óleo queimado em agua pra ver, e o cheiro é de óleo.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

RicardoMalta
06/09/2011, 08:44
Fala Carlos.. Blz...

Agora ta tudo ok... quando terminei todo o ajuste.. ainda estava esquentando... fui descobrir
a termostatica empenou dentro da capsula onde fica... ficando travada.. foi so trocar e ficou 100%

agora sobre mecanico, concluindo, descobri que temos que ser mecanicos, medicos, marceneiros e entre outros... exemplo.. ontem fui no medico , pois estava meio gripado e ele me passou uns comprimidos, resumindo resolveu nada! hoje passei numa farmacia aqui que tem um cara muito experiente, me deu uma injeçao que ja to 100%. entao o melhor a fazer e aprender , mecanica, medicina, marcenaria e outras coisas pra nao depender desse povo!

abraço...

Carlos A. C. Azevedo
06/09/2011, 08:52
Não não Carlos.

É como se fosse uma poeira passeando por cima da agua.
Não parece ser óleo não, até porque o cheiro não é, mas por cima da tampa tem um cado de treco preto, posso até tirar foto e mandar, mas eu passo o dedo e cheiro e não tem cheiro de óleo não, e sim de plastico, borracha sei lá, menos de óleo.

Até misturei um pouco de óleo queimado em agua pra ver, e o cheiro é de óleo.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Sim, sim, eu já vi, toda vez que eu tiro a tampa eu vejo uns sujo em cima da agua sim, mas fica só naquela parte, já caçei e ele não fica andando não ele fica parado, mas, ai a agua circula e lá vai o sujo de novo. Já procurei na tampa, ela ta soltando uns pedacinho, calma não é óleo não hehe..

Costalonga
06/09/2011, 09:36
Imagens Valem mais que palavras!
KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Carlos A. C. Azevedo
06/09/2011, 13:32
Fala Carlos.. Blz...

Agora ta tudo ok... quando terminei todo o ajuste.. ainda estava esquentando... fui descobrir
a termostatica empenou dentro da capsula onde fica... ficando travada.. foi so trocar e ficou 100%

agora sobre mecanico, concluindo, descobri que temos que ser mecanicos, medicos, marceneiros e entre outros... exemplo.. ontem fui no medico , pois estava meio gripado e ele me passou uns comprimidos, resumindo resolveu nada! hoje passei numa farmacia aqui que tem um cara muito experiente, me deu uma injeçao que ja to 100%. entao o melhor a fazer e aprender , mecanica, medicina, marcenaria e outras coisas pra nao depender desse povo!

abraço...

Egua, já tava demais também, porra um radiador 100x maior e o carro ainda esquentava, sacanagem, :dance::dance::dance:
É rapaiz, esse pessoal hoje só querem saber de ganhar dinheiro, trabalhar corretamente que é o que a gente quer, nada.. é fodis, :parede::parede:

E André não to conseguindo subir as fotos, mas onde é que tá o sujo que tu diz? tá tudo limpo lá no radiador, e pode ter certeza que a minha tampa ta mais moida que a tua ahhuahuahuhuahua.

valmirjunior
16/09/2011, 15:40
Costa.

Voce usa algum aditivo de radiador? (paraflu, mwm, etc)

Costalonga
16/09/2011, 20:20
Costa.

Voce usa algum aditivo de radiador? (paraflu, mwm, etc)

Pra ser sincero não sei.

Meu paio bateu a caminhonete na traseira de um Ford Kú, ai fudeu condensador, radiador, hélice e mais umas porcariada ali.

Ai foi trocado pelo seguro, ai não sei qual fluido eles colocaram, e a minha agua tá suja.
Ai to pesquisando pra trocar a agua e colocar algo descente no radiador.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

valmirjunior
10/11/2011, 15:00
Eu uso o aditivo da mwm, para evitar ferrugem.

wagão
10/11/2011, 16:29
olá, neste forum muito leio e escrevo poucos posts, mas vai ai minha esperiência, troquei o cabeçote da minha l200, nunca esquentou mas num belo dia trincou e incheu 2 pistoes de agua, resumindo fui bater arranque e tranco tudo..:twisted: kkk foi o bendics arranque junto pro pau!
troquei cabeçote e juntas e tals, andei 10 dias e meu radiador sujou com muito oleo do motor, resumindo carro na oficina tudo de novo, apos nova montagem e troca de junta o carro esta perfeito, só q a luz da injeção acente quando forço o pé passando de 2200 giros, o q pode ser???? quando arranco sem passar dos 2200 giros não acende, e quando esta em ponto morto e acelero ateh este giro ela da umas falhadas e solta um pouco de fumaça azul, mas é so nesta faixa de giro, o resto normal. o q pode ser? se tiverem como ajudar agradeço.

só uma ultima duvida, pq não fazem cabeçotes de ferro para l200 já que é um problema delas???? (sou leigo neste assunto):parede:

Marcelo-HPE
10/11/2011, 17:48
Pode ser a turbina desregulada ou até a haste do VGT travada por carbonização .
abs

PauloLimited
10/11/2011, 17:58
O ponto da BI está acertado direitinho ?

wagão
10/11/2011, 18:10
marcelo e paulo, obrigado, ate o momento da troca do cabeçote o ponto da BI estava ok, sem problemas, já sobre a turbina e a haste do vgt vo conferir, tenho desconfiança das mangueiras que ficam acima da tampa de valvula, aquelas cinzas que servem para o turbo, podem estar com algum furo??? e sei lá não sei se é meu pé meio pesado :twisted: mas to achando ela meio amarradinha! porque a luz da injeção só acende quando piso nela, devaga sem pisar não acende.:parede:

Marcelo-HPE
11/11/2011, 23:58
è melho o maigo dar uma lida nesse Tópico aqui , ante de trocar o cabeçote .
abs

http://http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/91832-para-quem-vai-fazer-cabecote-l200-sport-outdoor-leia.html (http://http//www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/91832-para-quem-vai-fazer-cabecote-l200-sport-outdoor-leia.html)

Marcelo-HPE
11/11/2011, 23:59
Quiz dizer o amigo . hehehe

valmirjunior
12/11/2011, 05:12
Ricardo, tira uma duvida.

Onde vc conseguiu esta informação?

wagão
12/11/2011, 08:36
valew Marcelo, a luz era a mangueira que faz com q a haste do vgt furada, fazava ar e não acionava a turbina direito, mangueira trocada e tudo normal.... funcionando perfeitamente, muito obrigado pela dica aew....
problema solucionado.

SAPO-BOMBA
12/11/2011, 10:57
Ricardo, tira uma duvida.

Onde vc conseguiu esta informação?

No manual do motor 4D56, e nas próprias fábricas de juntas ( Ajusa, SPAAL e etc ) tem essas informações...

Carlos A. C. Azevedo
12/11/2011, 11:50
Ei Paulo, será que não é esse o mesmo problema das nossas, que o Wagão postou?

valmirjunior
29/11/2011, 11:29
Sapo.

Procurei no manual e só tem o aperto indicado de 12kg com a sequencia, não consta as etapas.
Parece que esta parte foi deixada em anexo fora do manual rsrsrs.
Procurei nos sites de indicados e outros fabricantes de juntas, existem varias informações de varias marcas, menos da l200.

Vou continuar procurando

SAPO-BOMBA
29/11/2011, 12:45
Vou pegar uma junta da Ajusa lá na loja, e tiro a foto do folheto indicativo dos valores e sequências de torque....

valmirjunior
29/11/2011, 14:29
Sapo, encontrei.

Conversei com uns colegas de outros foruns e achei o que precisava.
O catalogo de 2001 Ajusa (velhinho mas funciona) tem as informações.
Pesquisei no catalogo eletrônico da Ajusa e encontrei também, eu não tinha encontrado antes a aba correta do catalogo.

Conforme o catalogo Ajusa:

1º 4 Kpm
2º 8 Kpm
3º 12 Kpm
4º -90º
5º 12 Kpm

6º Esquenta o motor até abertura da termostatica, abre o capo e deixa esfriar por 4 horas, abrir tampa do radiador para esfriar de vez

Traduzindo, deixa o motor esfriar rsrsrs

7º -90º
8º 12 Kpm

Rodar 1000km e realizar o reaperto:

R9º -90°
R10º 12Kpm

Quem estiver curioso :semideia onde encontrei a informação, vai o link do catalogo:

Catalogo (http://www.ajusa.es/CataOnLine/index.php?com=aToxMTk5Mzs=)

Clicando na aba "Apriete junta culata" voce vai encontrar os dados que passei. :cool:

Abraço a todos. :dance:

Marcelo Pantaneiro
29/11/2011, 15:58
Eu troquei o cabeçote da minha l200 recentemente, e fiz tudo o que o nosso colega falou para não fazer... Coloquei cabeçote da Hyundai e junta de amianto da PB, e já tive problema, estava engolindo a ultima válvula, então tive que mandar para retifica para trocar a sede de válvula... por enquanto ta de boa.

Mantiqueira
24/12/2011, 19:58
Ressucitando o tópico, semana passada liguei para autorizada pra ver o preço do cabeçote e quase caí pra trás R$ 3.600,00. Liguei pra Miltiforte e perguntei se eles usavam os cabeçotes que eles vendiam por R$ 990,00 e resposta foi que sim. E sabem qual é a marca?
MANDO..E aí o que vcs me dizem?

valmirjunior
24/12/2011, 20:41
Mantiqueira

O pessoal da Mitforte esta te engabelando.

O cabeçote utilizado como "original" nunca seria o MD (mando).

Não lembro o nome da marca paralela mais proxima da original, fiz uma pesquia a pouco tempo e ela estava em torno de 1800 reais.

Eu comprei MANDO sabedo que é uma marca 'menor', paguei 650 na IMPERIO AUTO PEÇAS.

SE quiser fazer uma pesquisa de preço mais profundo, pachecopolizel4x4, mabecar e powerparts.

Mas ja te adianto que existem muitas alternativas, para peças e lojas...

Mantiqueira
24/12/2011, 23:54
Opa tudo bom Valmir? Vc poderia me indicar uma marca boa de cabeçote e aonde comprar? Um abraço e feliz Natal.

valmirjunior
26/12/2011, 12:21
Mantiqueira.

Conversa com o Pacheco, no site dele voce encontra email e telefone de contato, ele vai te indicar a marca de melhor qualidade.

Mantiqueira
26/12/2011, 13:27
Desculpa Valmir mas qual é o site? É uma loja?

valmirjunior
26/12/2011, 13:30
É só clicar no link abaixo.

Pacheco Polizel 4x4 Peças para Pick-ups Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Pajero , Triton , Nissan Fron (http://www.pachecopolizel4x4.com.br/)

Mantiqueira
26/12/2011, 21:14
Valeu Valmir, o Pacheco tem tudo e original Izumi e o atendimento também é 10.Obrigado pela atenção.Um grande abraço.

VITOR ROCHA LIMA
27/12/2011, 12:59
Bom dia!

Minha situação é a seguinte, eu tenho um kia bongo k2500 mesmo motor da l200 e ele esta baixando muita agua, olhando por baixo percebi que a agua esta vindo da junta da turbina com o coletor, ja aconteceu isso com alguem?
Levei a um mecanico e ele falou que poderia ser a turbina ou o cabeçote furado, sendo que o carro so esta com 120000 km, mas quando ligo ele com motor frio o motor treme por ums 10 seg e depois normaliza, ele falou que esse sintoma esta mais para problema no cabeçote.

Sei que aki no forum tem muita gente capacitada para me ajudar, aguardo sugestões, obrigado.

Carlos A. C. Azevedo
27/12/2011, 13:34
Ela solta fumaça branca quando liga? se sim, toma cuidado pra não dar calço hidraulico no motor, leva pra tirar o cabeçote fora e fazer teste de trinca, ou então pode ser só a junta que queimou, tu tens assado esse motor ??

VITOR ROCHA LIMA
27/12/2011, 15:25
Carlos.

ele nem fumaça, nem branca nem azul nem escura, nao ta passando agua para o oleo, so para o coletor.
achei imprecionante, na minha mão esse carro nunca esquentou, eu estou com ele ha quase 6 meses e rodo em media 100 km por dia.
ate o mecanico ta meio que na duvida.

valmirjunior
27/12/2011, 16:51
Caro Vitor.

A melhor coisa a fazer é abrir o motor, tira o cabeçote e verifica esta junta.

Verifique se o cabeçote esta empenado, apos todas as verificaçoes, coloque juntas novas e de boa qualidade.

É chato dizer, mas a melhor forma de saber se o problema é simples ou não é retirando o cabeçote.

Uma dica, antes de abrir o motor peça para o mecanico fazer uma verificação de compressão dos cilindros, para conferir se esta tudo "equalizado" ou se o motor esta com pressão para mais.

Só nos "verificandos":chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:

VITOR ROCHA LIMA
27/12/2011, 17:52
Blz valmir, eu vou ter que morrer na faca cega mesmo.

Obrigado a todos.

marcelbs007
15/11/2014, 08:23
Ricardo, otimo post!!! vou desmontar o cabeçote da minha e vou tirando as fotos para completar!!! como todos dizem, dificil achar um meca bom... aqui em Ribeirao Preto se algume tiver indicação... abs a todos!!!

Primeira coisa que precisa saber, L200 nao aceita planeio.. retifica , esqueça..!!! e dor de cabeça!

Segunda coisa , Nao COMPRE CABEÇOTES DE 2° LINHA, tipo o pessoal ta colocando muito da H100

Quarta.. : tem que comprar os parafusos cabeçote novos.. pois com a questão de temperatura e aperto anteriores, eles dilatam, nao dando torque preciso!

Quando o mecanico tirar o cabeçote, peça para que ele faça medição compesação... pois voce tem que saber o tamanho da junta para comprar certo.ex: 2 pics, 3 pics, 4 pics....,

abraço a todos

titanium
28/01/2015, 12:02
E aí turma, qual o melhor cabeçote de L200 2.5 1ª linha ???
Está saindo por quanto, aproximadamente $$ ???

Alguém recomendando mecânico BOM em Ribeirão Preto???

Obrigado!

titanium
28/01/2015, 22:22
E aí turma, qual o melhor cabeçote de L200 2.5 1ª linha ???
Está saindo por quanto, aproximadamente $$ ???

Alguém recomendando mecânico BOM em Ribeirão Preto???

Obrigado!

Então, pessoal!?
Ninguém sabe responder uma das perguntas acima? :rolleyes:

MILTON ARGENTA
29/01/2015, 11:56
Então, pessoal!?
Ninguém sabe responder uma das perguntas acima? :rolleyes:

tmbem estou com problemas na L200 , 2009gls,a agua não retorna do reservatorio e o motor fica com pressão,sómente tirando a tampa do radiador, o meca diz que pode ser a junta ou o cabeçote,vou ter que abrir o motor com 100 mil km e sempre com manutenção em dia, estas L200 são fria,nem vender consigo e com preço bem abaixo da FIpe, L200 numca mais.

marcelbs007
29/01/2015, 12:18
Milton, a minha eu mesmo vou mexer... nem meca e poucas informações sobre o negócio. Estou bem apoiado por colegas que entendem do negocio, e pelo que sei pressao no reservatorio pode ser a junta mesmo viu... no meu caso entendo que foi aperto com torque errado nos parafusos...
Estou no meio da etapa... mas até agora nao achei um mecanico bom em ribeirao, só muito bla bla bla e nada e atitude. Em SP tenho grandes amigos que estão me ajudando nessa empreitada.

tmbem estou com problemas na L200 , 2009gls,a agua não retorna do reservatorio e o motor fica com pressão,sómente tirando a tampa do radiador, o meca diz que pode ser a junta ou o cabeçote,vou ter que abrir o motor com 100 mil km e sempre com manutenção em dia, estas L200 são fria,nem vender consigo e com preço bem abaixo da FIpe, L200 numca mais.

MILTON ARGENTA
29/01/2015, 14:31
Milton, a minha eu mesmo vou mexer... nem meca e poucas informações sobre o negócio. Estou bem apoiado por colegas que entendem do negocio, e pelo que sei pressao no reservatorio pode ser a junta mesmo viu... no meu caso entendo que foi aperto com torque errado nos parafusos...
Estou no meio da etapa... mas até agora nao achei um mecanico bom em ribeirao, só muito bla bla bla e nada e atitude. Em SP tenho grandes amigos que estão me ajudando nessa empreitada.

-Não vou ter saida,uns 10 meca aqui da minha cidade,uns mandaram trocar a tampa radiador(ja troquei umas 3 inclusive a original)outros varetar radiador, limpar radiador,tirar termostatica,colocar de volta, furar a mesma e nada,a agua não some,simplesmente ao andar acima de 3000rpm sai toda do radiador e vai ao reservatorio,não retorna ao esfriar e sómente sai a pressão de dentro do motor tirando a tampa do radiador e soprando de volta a agua do reservatorio de expansão.
-vou ter que ir pela maioria uns 6 ou 7 dissaram ser esta tal de junta ou cabeçote trincado(mais ai teria fuga de agua)vou torcer por ser sómente a junta,os caras cobram so de mao de obra entre 500 a 700 ,mais peças,junta,etc,etc,etc chega a uns 2 mil
um abraço

marcelbs007
29/01/2015, 14:46
Provavelmente seja a junta e uma plaina no cabeçote... pouco antes de queimar a junta, a minha ficou com essa pressao... Estou comprando a junta original na MIT e dando uma geral em todo sistema de resfriamento.
Precisando de qq coisa eh só gritar, vamos trocando figurinhas até sanar esse problema (NÃO DESISTO JAMAIS!!!!) RSS

-Não vou ter saida,uns 10 meca aqui da minha cidade,uns mandaram trocar a tampa radiador(ja troquei umas 3 inclusive a original)outros varetar radiador, limpar radiador,tirar termostatica,colocar de volta, furar a mesma e nada,a agua não some,simplesmente ao andar acima de 3000rpm sai toda do radiador e vai ao reservatorio,não retorna ao esfriar e sómente sai a pressão de dentro do motor tirando a tampa do radiador e soprando de volta a agua do reservatorio de expansão.
-vou ter que ir pela maioria uns 6 ou 7 dissaram ser esta tal de junta ou cabeçote trincado(mais ai teria fuga de agua)vou torcer por ser sómente a junta,os caras cobram so de mao de obra entre 500 a 700 ,mais peças,junta,etc,etc,etc chega a uns 2 mil
um abraço

José Antônio Lopes
10/06/2015, 22:31
Olá a todos! Minha L200 também está jogando água para o vaso de expansão. Também está fazendo bolhas na boca do radiador.
Concordo que o problema dessa caminhonete seja a dificuldade em achar mão de obra especializada.
Preciso de ajuda para saber qual marca de cabeçote escolher e como fazer a medição para saber qual a medida da junta. Desde já agradeço.

marcelbs007
11/06/2015, 07:51
Olá Jose Antonio,

A Junta e quase todos os componentes do cabeçote comprei comprei original na MIT. Se eu nao entou enganado a medida é de 3 pics. mas vai ai os cods mit para pesquisa. Mao de obra ??? Cara, vou te falar que nao achei ninguem em Ribeirao Preto... Também eh dificil de achar mecanicos que tenham disposição de seguir as normas tecnicas de fabrica, por isso eu mesmo acabei fazendo a parte de cima do meu motor, sem novidades ou maiores dificuldades.

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa é só falar...

abs

CÓDIGO PROD. DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS / SERVIÇOS
1005B427 JUNTA, CABECOTE MOTORR -METALO

ThiagoBueno
14/12/2015, 11:15
Provavelmente seja a junta e uma plaina no cabeçote... pouco antes de queimar a junta, a minha ficou com essa pressao... Estou comprando a junta original na MIT e dando uma geral em todo sistema de resfriamento.
Precisando de qq coisa eh só gritar, vamos trocando figurinhas até sanar esse problema (NÃO DESISTO JAMAIS!!!!) RSS

Bom Dia Marcel,

Vi seu post hoje e fiquei curioso, pois com a minha L200 ocorreu o mesmo problema, foi sumindo agua do radiador, secava, levei em 2 mecanicos o primeiro trocou a junta, porém o meu cabeçote estava condenado, misturando agua e óleo, a agua entrava no motor e evaporava.

Gastei em torno de 5.000 para arrumar pois troquei Junta e cabeçote e magueiras.

Você conseguiu solucionar o seu problema?

marcelbs007
14/12/2015, 11:48
Olá Thiago,

Consegui sim...no final das contas troquei o cabeçote, coloquei um novo com valvulas e tudo zerado. Junta original e ficou muito bom.
Ruim é achar um meca bom...

Bom Dia Marcel,

Vi seu post hoje e fiquei curioso, pois com a minha L200 ocorreu o mesmo problema, foi sumindo agua do radiador, secava, levei em 2 mecanicos o primeiro trocou a junta, porém o meu cabeçote estava condenado, misturando agua e óleo, a agua entrava no motor e evaporava.

Gastei em torno de 5.000 para arrumar pois troquei Junta e cabeçote e magueiras.

Você conseguiu solucionar o seu problema?

Edmar Berardi
11/06/2016, 13:04

abraço a todos

Agradecimento ao colega pela ilustração e detalhamento da forma como apertar o cabeçote da Pajero.

Para todo motor existe uma sequência de fábrica e geralmente elas devem ser cruzadas ou em X para evitar empenamento na hora do aperto e na maioria das vezes do centro para as pontas que são as partes menos resistentes, e com a mesma quantidade voltas no parafuso, não deve ter pressa de fazer o aperto do motor, pois o valor gasto nessas viaturas não são baratos não.

A minha Pajero 2.8 94/95 foi feita inteira aos 240 mil com peças originais, mas o "mecânico" não prestou atenção ou nem desmontou a Válvula termostática para averiguar e ver que seria necessário a troca da mesma, que original custa 280 mangos e agora o prejuízo vai ser de mais de 3 mil pela negligência, recomendo sempre por aditivo e verificar que está ficando sempre quente, verificar a válvula, a polia viscosa e mangueiras para não ter um prejuízo ainda maior, como no meu caso.

Ps.Todo cabeçote tem um limite de passe, e a junta certa para cada retifica deve ser usada para evitar problemas de sobrepressão interna e nem falta dela.

Abraço e fiquem com Deus e os Santos protetores de donos de carro Diesel...rsrsrsrs

mfdomingues
11/06/2016, 14:30
Agradecimento ao colega pela ilustração e detalhamento da forma como apertar o cabeçote da Pajero.

Para todo motor existe uma sequência de fábrica e geralmente elas devem ser cruzadas ou em X para evitar empenamento na hora do aperto e na maioria das vezes do centro para as pontas que são as partes menos resistentes, e com a mesma quantidade voltas no parafuso, não deve ter pressa de fazer o aperto do motor, pois o valor gasto nessas viaturas não são baratos não.

A minha Pajero 2.8 94/95 foi feita inteira aos 240 mil com peças originais, mas o "mecânico" não prestou atenção ou nem desmontou a Válvula termostática para averiguar e ver que seria necessário a troca da mesma, que original custa 280 mangos e agora o prejuízo vai ser de mais de 3 mil pela negligência, recomendo sempre por aditivo e verificar que está ficando sempre quente, verificar a válvula, a polia viscosa e mangueiras para não ter um prejuízo ainda maior, como no meu caso.

Ps.Todo cabeçote tem um limite de passe, e a junta certa para cada retifica deve ser usada para evitar problemas de sobrepressão interna e nem falta dela.

Abraço e fiquem com Deus e os Santos protetores de donos de carro Diesel...rsrsrsrs

Otimas dicas, sinto que cada vez mais nossas viaturas sofrem pela mão de obra ruim do que por problemas nas peças ou projetos.

O limite do desbastes na maioria dos cabeçotes é de 0,50, o meu com 0,75 só deu dor no meu cabeçote.

Motor retificado junta de amianto, mas, de muita qualidade, eu mandei fazer a minha com liga de amianto e cobre, só assim resolveu. As de aço são ótimas, mas, quando colocadas na fabrica, depois de retificar o cabeçote ou o bloco ou ambos não dá tanta aderência assim.

Outra questão é sempre trocar os parafusos do cabeçote quando faz a retifica, pois, corre o risco destes estarem esticados demais.

Por ultimo, sempre quando for fazer a retifica do motor tem que regular / revisar a bomba e a turbina afinal elas agora trabalharão com um motor de taxação maior e isto pode dar problemas (na minha dava muita fumaça, pois, a mistura de diesel era ruim com o cabeçote taxado).

Boa sorte a todos.

FaRoFFeRo
10/10/2017, 17:48
Olá Thiago,

Consegui sim...no final das contas troquei o cabeçote, coloquei um novo com valvulas e tudo zerado. Junta original e ficou muito bom.
Ruim é achar um meca bom...

Gastou quanto?

Lacer
25/12/2017, 08:41
Parabéns pelo post, Ricardo. Vou precisar muito dessas informações. Preciso fazer o reaperto após rodar 5000 km depois da troca do cabeçote da minha L200/1997.
Tenho algumas dúvidas. Agradeceria se você e os demais (Valmir por exemplo) puderem contribuir.
Primeiro, se esse torque/sequência apresentada que você colocou no início do post se aplica nessa 4d56 4x4 mais antiga com junta de amianto ajusa.
Segundo, como se trata de reaperto, será que basta fazer como o Valmir descreveu: -90°/12 kpm?
Sem comentários sobre esses mexanicos/mecanicuzinhos: a minha me foi entregue com o eixo de balancim travado, o que faz ela vibrar muito! Ainda vou ter que cuidar disso...

spit_feli
17/01/2019, 23:32
Galera eu sou novo no forum, e acompanhando esse lance de cabeçote de vocês, Eu tenho uma L200 2002 gls/hpe quadrada Faz 2 anos que estou com o carro e porra só alegria eu mesmo faço as manutenções nela sempre em dias, radiador limpo com aditivo radiex a base de polimeros tampa do radiador nova kit de correias novos motor todo no tempo oleo Mobil 15w40 com 400ml de militec, não fumaça nada, na verdade fumaça o normal por ter um leve oleo sujo no intercooler que acaba na admissão e sendo queimado no pistão mas quando eu acelero até 4 mil rotações não fuma nada, de manhã bateu na chave pegou tá fazendo 11,5km com 1 litro de ar-condicionado ligado, quando viajo só ando chutado com 120 130 140km/h, A grande pergunta é: quanto de liquido é aceitavel baixar naquele reservatório de expansão? Noto que ele fica bem quente devido ao calor do cofre do motor e tem uma mangueira virada pra baixo ali tipo dando pressão, eu noto que na minha baixa um pouco tipo 2 dedos 100/150ml de liquido a cada 700km queria saber se isso é normal, obs: o carro nunca aqueceu a ponto de o ponteiro passar do meio sempre fica perto do faixo branco ou acima dele, inclusive comprei uma valvula termostática so na espera aqui pro correio me entregar é de 76º e eu uso aditivo naquele reservatório o carro não fuma não tem água no oleo nem no radiador. Alguém me tira essa duvida por favor pra eu eu poder dormir em paz, sem achar que ta sumindo agua fiquei neurotico depois de pesquisar sumiço de agua nas l200 aque pelo forum kkkkkkkkk.

prabul
21/09/2019, 14:07
Boa tarde.
Minha l200 hpe outdoor quebrou o parafuso da polia do virabrequim e quebrou os balancis, so que uma pastilha que fica em cima do pe d valvula caiu e ao estou encontrando pra comprar, alguem pode me ajudar.
Segue a foto para melhor esclarecimento.
ta faltando so uma. To dependendo dela pra fechar o motor.
64 99974-2099 whastapp
568778568779

David Gonçalves
25/09/2019, 11:17
Preciso comprar o cabeçote com as válvulas da L200 GLS 2002 2.5 ( NoVo)