Ver Versão Completa : Troller 3.0 - drenagem do filtro de diesel
White Tumbler
09/06/2011, 18:20
Qual o macete para drenar a água do filtro de diesel do Troller 3.0 2009 sem borrifar toda a lateral do motor, hélice e outras partes? Já li alguém sugerindo utilizar aqueles calibradores de pneus acoplados a um caninho e deixando espirrar dentro de uma garrafa pet. Mas, aonde se compra esses calibradores, usados em borracharias?
PAULO CARECA
09/06/2011, 19:22
Faça um furo no diametro do bico, em uma garrafa pet, e do outro uma haste para empurrar a válvula.
NGDaniel
09/06/2011, 20:46
Qual o macete para drenar a água do filtro de diesel do Troller 3.0 2009 sem borrifar toda a lateral do motor, hélice e outras partes? Já li alguém sugerindo utilizar aqueles calibradores de pneus acoplados a um caninho e deixando espirrar dentro de uma garrafa pet. Mas, aonde se compra esses calibradores, usados em borracharias?
use um pano ou uma esponja, vc embola ao redor do bico onde sai o diesel, na medida em que via encharcando, vc torce para enxugar o pano e assim por diante.. é assim que faço..
usa uma bexiga. (apenas uma segestão)
Castelan
10/06/2011, 08:49
Aprendi com um amigo uma forma bastante interessante para drenar o filtro de diesel sem fazer lambança. É o seguinte:
Comprei uma válvula igual aquelas existentes em postos de gasolina para calibrar pneus e uma mangueira, que conectei nessa válvula. Como o dreno do filtro é igual ao birro de calibrarção do pneu, basta prender a válvula no dreno do filtro e direcionar a mangueira para onde desejar (para dentro de uma garrafa por exemplo) e pronto. Sem sujeira, rápido e prático.
Espero ter ajudado.
Paulo_CW
10/06/2011, 09:05
Aprendi com um amigo uma forma bastante interessante para drenar o filtro de diesel sem fazer lambança. É o seguinte:
Comprei uma válvula igual aquelas existentes em postos de gasolina para calibrar pneus e uma mangueira, que conectei nessa válvula. Como o dreno do filtro é igual ao birro de calibrarção do pneu, basta prender a válvula no dreno do filtro e direcionar a mangueira para onde desejar (para dentro de uma garrafa por exemplo) e pronto. Sem sujeira, rápido e prático.
Espero ter ajudado.
Bem bolado....
White Tumbler
10/06/2011, 22:32
Obrigado pelas respostas. Gostei de todas, vou experimentar. O bom do fórum é isso: por que ficar sofrendo se alguém já passou pelo mesmo problema. Basta perguntar...
Neguinho t4
12/06/2011, 15:44
Pessoal, no manual diz para drenar sempre q abastecer. Sei que ninguem faz isso. A minha pergunta é; com qual frequencia a galera faz essa drenagem?
Valeu a todos.
NEGUINHO T4 BLACK MUD '33'
homerohermida
12/06/2011, 18:47
Comprei meu Troller em abril de 2011. Na primeira vez que abasteci, drenei e só saiu diesel. 1000 km depois drenei novamente e só saiu diesel. Larguei de mão até hoje pela manhã (5000 km depois) quando troquei o óleo do motor e aproveitei para drenar e, mais uma vez, só saiu diesel.
White Tumbler
12/06/2011, 21:47
Pois é, estou com o Troller há pouco mais de um mês, e o mecânico sugeriu drenar a cada 2 semanas. Eu ainda não tinha feito a drenagem, porque percebi que iria borrifar tudo à volta. Das sugestões recebidas aqui no fórum, testei hoje a do Castelan. Consegui drenar sem qualquer sujeira, e também só saiu diesel... Imagino que esse acúmulo de água irá variar dependendo da qualidade do diesel utilizado no abastecimento do veículo. Como isso será sempre uma incógnita, não custa nada executar o procedimento de drenagem.
toda vez que eu dreno só sai diesel.
Neguinho t4
13/06/2011, 19:58
Tambem drenei e só saiu diesel, bem limpo por sinal.....:cool::cool::cool:
neguinho t4 black mud '33'
Felipe Glod
15/06/2011, 15:49
Sugestao vai a uma casa de bicicleta e compra uma bomba ou so a mangueira com o bico, foi isso que fiz coloca na saida do diesel e liga o motor jogando o diesel em uma garrafa, pronto sem sujeira, ja rodei mais de 20000 km e nunca saiu agua, sempre procuro abastecer no mesmo posto e uso sempre teccom.
White Tumbler
16/06/2011, 14:15
Foi isso que fiz, Felipe. Funciona muito bem. Recomendo. Esse teccom é um aditivo?
doctor250
10/12/2011, 13:14
quando vc faz a drenagem e sai agua, vc tem q substituir o filtro?????
Felipe Glod
10/12/2011, 14:15
Eles vendem como um aprimorador nao como aditivo por aditivo muda as caracteristicas esse segundo o fabricante não.
Felipe Glod
10/12/2011, 14:16
Não necessariamente, só se já estiver na época mesmo, o Diesel mesmo sendo filtrado pode ter acumulo de agua, mesmo pq ele mesmo atrai umidade.
Andre_Lucks
12/12/2011, 09:29
Bom dia Galera.
Acredito que a questão do acumulo de agua no filtro tem haver com a qualidade do diesel que abastecemos.
Depois que comecei a abastecer com diesel podium o acumulo de agua no filtro foi um dos pontos que notei diferença, alem do consumo e fumaça.
Amigos.
Vocês teriam fotos dessas engenhocas? Em uso?
Abraços,
PAULO CARECA
12/12/2011, 18:11
Bom dia Galera.
Acredito que a questão do acumulo de agua no filtro tem haver com a qualidade do diesel que abastecemos.
Depois que comecei a abastecer com diesel podium o acumulo de agua no filtro foi um dos pontos que notei diferença, alem do consumo e fumaça.
:concordo::concordo: Estou fazendo um teste com filtro de combustivel para ver até quantos km aguenta, sempre usei o diesel podium, o filtro está com 70.000km, nunca sangrou água. Pena que não é em todas as cidades que existem este diesel.:concordo::concordo:
Andre_Lucks
14/12/2011, 15:37
:concordo::concordo: Estou fazendo um teste com filtro de combustivel para ver até quantos km aguenta, sempre usei o diesel podium, o filtro está com 70.000km, nunca sangrou água. Pena que não é em todas as cidades que existem este diesel.:concordo::concordo:
Fala Paulo, beleza..??
Realmente não é toda cidade que tem este tipo de combustível, tenho "sorte" pq tem um bem próximo de casa (Posto Graal) mas também me oriento pelo site da Petrobras caso você/Vocês não conheçam segue o link.
Petrobras - Localizador de postos (http://www.petrobras.com.br/localizador/Planejador)
Abraços.
Caiogaucho
26/02/2014, 12:48
Ressuscitando o tópico,
Como sou "marinheiro de primeiro Troller", alguem poderia "ilustrar" como faço esta drenagem do filtro???
abs
Faça um furo no diametro do bico, em uma garrafa pet, e do outro uma haste para empurrar a válvula.
Ressuscitando o tópico,
Como sou "marinheiro de primeiro Troller", alguem poderia "ilustrar" como faço esta drenagem do filtro???
abs
Com o filtro novo, basta girar a roda na parte debaixo da carcaça que vai mijar diesel pelo centro da mesma.
O antigo, para drenar também é muito simples. Basta tirar a tampa (tampinha de válvula de pneu) e apertar com a unha o bocal da válvula.
Se estiver ainda com o filtro de carcaça de metal, blindado, troque pelo novo, que troca apenas o refil e é mais eficiente, tanto na drenagem de água (em 200 mil km, nunca saiu água do meu) como na filtragem.
452991
Na imagem, a roda está com a marquinha branca de posição.
Caiogaucho
27/02/2014, 13:15
Valeu Jorgao!!
Vi noutro tópico, que seu parente possui um Troller com mais de 400mil km!! Me mande a foto do painel: bechuetijunior@terra.com.br
abs
Com o filtro novo, basta girar a roda na parte debaixo da carcaça que vai mijar diesel pelo centro da mesma.
O antigo, para drenar também é muito simples. Basta tirar a tampa (tampinha de válvula de pneu) e apertar com a unha o bocal da válvula.
Se estiver ainda com o filtro de carcaça de metal, blindado, troque pelo novo, que troca apenas o refil e é mais eficiente, tanto na drenagem de água (em 200 mil km, nunca saiu água do meu) como na filtragem.
452991
Valeu Jorgao!!
Vi noutro tópico, que seu parente possui um Troller com mais de 400mil km!! Me mande a foto do painel: bechuetijunior@terra.com.br
abs
Enviei pro seu email a foto, mais precisamente, 592 mil km na foto
tratroller
14/03/2014, 20:18
Eu devo se o único que deixa o motor funcionando 30s antes de desligar, e depois de ligar, perdendo meia hora por semana da vida com isso, ainda drena o filtro em praticamente todo tanque cheio ou quando liga a luz do painel. Uso uma mangueira de jardim, ainda chego no nível do engate da bomba de posto.Tambem nunca apareceu agua nenhuma desde 2006.
Caiogaucho
14/03/2014, 22:06
Ao menos ref aos 30s, sou mais um. Já com relação ao filtro, assim que aprender como se faz, sou o próximo!!!
abs
Eu devo se o único que deixa o motor funcionando 30s antes de desligar, e depois de ligar, perdendo meia hora por semana da vida com isso, ainda drena o filtro em praticamente todo tanque cheio ou quando liga a luz do painel. Uso uma mangueira de jardim, ainda chego no nível do engate da bomba de posto.Tambem nunca apareceu agua nenhuma desde 2006.
tratroller
14/03/2014, 22:44
Ao menos ref aos 30s, sou mais um. Já com relação ao filtro, assim que aprender como se faz, sou o próximo!!!
abs
A não ser que eu esteja fazendo errado por 8 anos, no 2010 tem o engate da linha de diesel na parte de cima do filtro, deslize a chaveta de plástico pinçando com o polegar e o indicador, e puxando para fora do centro mantendo o eixo, a peça em forma de U de plástico deve se mover cerca de 16 mm destravando, Ai ja pode puxar para o alto o terminal da mangueira em forma de L.
Duas vezes que deixar a chave só com a parte elétrica ligada já sangra uns 500ml de diesel por essa peça macho de engate rápido em cima do portafiltro. Antigamente eu parava na canaleta de posto de combusti el e jorrava no chão, porém judía muito dos componentes de plástico e borrachas de calço, coxim etc.
homerohermida
15/03/2014, 00:12
Os 30 segundos eu respeito religiosamente (aproveito para ligar e desligar minha GoPro), mas drenar água na ocasião do abastecimento é um procedimento, na minha opinião, dispensável.
JRoberto
15/03/2014, 19:39
A não ser que eu esteja fazendo errado por 8 anos, no 2010 tem o engate da linha de diesel na parte de cima do filtro, deslize a chaveta de plástico pinçando com o polegar e o indicador, e puxando para fora do centro mantendo o eixo, a peça em forma de U de plástico deve se mover cerca de 16 mm destravando, Ai ja pode puxar para o alto o terminal da mangueira em forma de L.
Duas vezes que deixar a chave só com a parte elétrica ligada já sangra uns 500ml de diesel por essa peça macho de engate rápido em cima do portafiltro. Antigamente eu parava na canaleta de posto de combusti el e jorrava no chão, porém judía muito dos componentes de plástico e borrachas de calço, coxim etc.
Caio, se eu tiver falando bobagem me desculpe, mas nesse seu procedimento o diesel que sai é o que passa pelo filtro saindo pela parte interna do mesmo, a água continua dentro do filtro, depositada no fundo entre o filtro e a carcaça.
Se falei bobagem, to pronto prás pedradas rsrs.
[]'s
homerohermida
15/03/2014, 21:38
Caio, se eu tiver falando bobagem me desculpe, mas nesse seu procedimento o diesel que sai é o que passa pelo filtro saindo pela parte interna do mesmo, a água continua dentro do filtro, depositada no fundo entre o filtro e a carcaça.
Se falei bobagem, to pronto prás pedradas rsrs.
[]'s
Não falou bobagem. Está correto. A água fica embaixo por ser mais densa e só sai pelo próprio dreno. Pela tubulação de saída de combustível só sai diesel e ar (quando presente) por ser menos denso.
Caiogaucho
16/03/2014, 08:58
:putz:Fiquei confuso!! Afinal qual o procedimento correto pra drenar a água do 2010? Tico e Teco estão se degladiando:esgrima:KKKKK
homerohermida
16/03/2014, 09:31
:putz:Fiquei confuso!! Afinal qual o procedimento correto pra drenar a água do 2010? Tico e Teco estão se degladiando:esgrima:KKKKK
No filtro antigo/metálico: com o motor ligado, retira-se a tampinha da válvula e aperta-se a mesma (é uma válvula igual a do pneu)
no filtro novo/ecológico/de plástico: com o motor ligado, gira-se a válvula localizada na parte inferior perto do compressor do ar condicionado.
JRoberto
16/03/2014, 13:50
No filtro antigo/metálico: com o motor ligado, retira-se a tampinha da válvula e aperta-se a mesma (é uma válvula igual a do pneu)
no filtro novo/ecológico/de plástico: com o motor ligado, gira-se a válvula localizada na parte inferior perto do compressor do ar condicionado.
Homero, não sei no Troller, mas no manual do proprietário da Ranger diz pra se fazer a drenagem com o motor em marcha lenta, já o manual de serviço da MWM manda só ligar a ignição. Faço com a ignição ligada, porquê penso ser mais seguro, pois só sai diesel num curto período e não corre o risco de faltar combustível na bomba de alta e causar algum problema. Sabe dizer o porquê dessa diferença de procedimento?
[]'s
tratroller
16/03/2014, 14:21
Pois é, igual no trator a agua mais pesada desce e deve ser drenada por baixo, já questionei chefe de oficina quanto a drenar por cima, parece que no caso de pane seca é por cima, me desculpe, eu estava errado mesmo e mal instruído.
homerohermida
16/03/2014, 18:39
Pois é, igual no trator a agua mais pesada desce e deve ser drenada por baixo, já questionei chefe de oficina quanto a drenar por cima, parece que no caso de pane seca é por cima, me desculpe, eu estava errado mesmo e mal instruído.
Exato: pane seca é por cima e água, por baixo.
homerohermida
16/03/2014, 18:41
Homero, não sei no Troller, mas no manual do proprietário da Ranger diz pra se fazer a drenagem com o motor em marcha lenta, já o manual de serviço da MWM manda só ligar a ignição. Faço com a ignição ligada, porquê penso ser mais seguro, pois só sai diesel num curto período e não corre o risco de faltar combustível na bomba de alta e causar algum problema. Sabe dizer o porquê dessa diferença de procedimento?
[]'s
Não faço idéia, mas não creio que na marcha lenta falte combustível na bomba de alta pois o consumo nestas condições é mínimo e até uma bomba de baixa manca deve dar conta do recado!
Caiogaucho
16/03/2014, 22:41
Castela, como nunca drenei, tenho o Troller há um mes, poderia colocar foto de teu "aparato" de drenagem??
abs
Espero ter ajudado.
Castela, como nunca drenei, tenho o Troller há um mes, poderia colocar foto de teu "aparato" de drenagem??
abs
Caio, não tem mistério drenar o filtro.
Identifique qual é o seu filtro:
1) Blindado de metal. Tem uma tampa de válvula de pneu na parte superior do filtro. Retirando-a e pressionando a válvula (igual válvula de pneu) começará a espirrar diesel (ou água, se houver). Se não sair água na primeira vez, não sai mais, pois essa válvula puxa o diesel do fundo do filtro.
2) Corpo plástico na cor preta com troca apenas de refil. Tem uma rosca na parte inferior do filtro. Basta girar com um alicate (ou com a mão se conseguir) e irá sair diesel (ou água) pelo meio da rosca. Como fica na parte inferior, ele já extrai o líquido do fundo do filtro, onde haveria água.
Recomendo usar o filtro com troca de refil. Aqui no Rio o preço do refil na distribuidora MWM está girando em torno de R$ 40,00 a R$ 70,00. O antigo blindado girava em torno de R$ 120,00 a R$ 160,00. Após o lançamento do novo filtro com troca de refil o preço dos blindados sofreram "queima de estoque" e você ainda encontra alguns por algo em torno de R$ 70,00. Eu recomendo partir logo para o novo, visivelmente melhor.
homerohermida
17/03/2014, 18:15
Aqui no Rio o preço do refil na distribuidora MWM está girando em torno de R$ 40,00 a R$ 70,00.
Opa! gostaria de saber onde está por quarenta reais por favor!
Obrigado
Opa! gostaria de saber onde está por quarenta reais por favor!
Obrigado
Olá homero,
Sempre checo os preços dos distribuidores da MWM. Na minha última compra, há alguns meses atrás, a JS Distribuidora tinha por R$ 45,00 o refil de filtro de combustível. Vale a pena checar os distribuidores em São Paulo também, caso pretenda comprar em quantidade.
Av. Brasil, 8785
JS Distribuidora de Peças S/A - RJ
Olaria
(21) 2101-3131 / (21) 2101-3131
homerohermida
17/03/2014, 19:02
Olá homero,
Sempre checo os preços dos distribuidores da MWM. Na minha última compra, há alguns meses atrás, a JS Distribuidora tinha por R$ 45,00 o refil de filtro de combustível. Vale a pena checar os distribuidores em São Paulo também, caso pretenda comprar em quantidade.
Av. Brasil, 8785
JS Distribuidora de Peças S/A - RJ
Olaria
(21) 2101-3131 (tel:(21) 2101-3131) / (21) 2101-3131 (tel:(21) 2101-3131)
Obrigado! É lá mesmo que compro mas não lembrava de ter pago este preço... Acho que é a idade!
Abs
Gustavo D
17/03/2014, 23:04
Obrigado! É lá mesmo que compro mas não lembrava de ter pago este preço... Acho que é a idade!
Abs
Homero, eu consegui por R$ 39,00 na JS, vendedor Cláudio. Comprei 4 refis de combustível de uma vez, junto com filtro de óleo pra troller e ranger. Deu um bom desconto.
pauloalberto
27/03/2014, 21:54
452991
Desculpe o off topic...
Jorgão, comprei um T4 2007 com 48.000km em abril 2013, nunca fiz nada nele, quando comprei troquei todos os oleos, diferencais, direção, agua radiador, filtros, caixas. troco de 5000 a 5000km oleo de motor e todos os filtros. já rodei 20,000km e nunca dei nenhum defeito(além do vidro de porta maluco, troquei um rolamento da roda dianteira) e agora com 68000km(viajei para Goais, Mato g.do sul, paraguai, sem nenhum problema. Pergunto: o teu com 200.000 o que voce já fez nele de mecânica) o que devo fazer de revisao, sem ter que levar em picareta de concessionaria? Estas minha dúvidas também podem ser respondidas por outros amigos. obgado paulo alberto
homerohermida
27/03/2014, 23:54
Paulo,
o meu tem 108.000 Km e já troquei: Um rolamento de roda, um retentor dianteiro da caixa de transferência, um retentor de roda, um amortecedor de direção, central e as duas polias do vidro elétrico, quatro batentes da suspensão, válvula do ar quente e uma junta de silicone de uma conexão de água. Não está na ordem cronológica.
pauloalberto
28/03/2014, 10:25
Paulo,
o meu tem 108.000 Km e já troquei: Um rolamento de roda, um retentor dianteiro da caixa de transferência, um retentor de roda, um amortecedor de direção, central e as duas polias do vidro elétrico, quatro batentes da suspensão, válvula do ar quente e uma junta de silicone de uma conexão de água. Não está na ordem cronológica.
Homero, Voce nunca trocou aquela correa do alternador? Voce me indicou o rolamento da roda, comprei do bandeirantes marca Koyo exatamente igual e eu mesmo troquei. muito facil. Minha preocupação é o motor....que dizem ser uma caixinha de surpresa, mas o meu está se mostrando um excelente motor. abraços paulo
homerohermida
28/03/2014, 10:45
Homero, Voce nunca trocou aquela correa do alternador? Voce me indicou o rolamento da roda, comprei do bandeirantes marca Koyo exatamente igual e eu mesmo troquei. muito facil. Minha preocupação é o motor....que dizem ser uma caixinha de surpresa, mas o meu está se mostrando um excelente motor. abraços paulo
Eu apenas relatei as manutenções corretivas. Todas as preventivas tipo correia do alternador, óleos, filtros, pastilhas de freio, pneus, etc... Foram feitas.
Quanto ao motor, só o silicone da juntinha do flange de entrada de água no bloco.
Desculpe o off topic...
Jorgão, comprei um T4 2007 com 48.000km em abril 2013, nunca fiz nada nele, quando comprei troquei todos os oleos, diferencais, direção, agua radiador, filtros, caixas. troco de 5000 a 5000km oleo de motor e todos os filtros. já rodei 20,000km e nunca dei nenhum defeito(além do vidro de porta maluco, troquei um rolamento da roda dianteira) e agora com 68000km(viajei para Goais, Mato g.do sul, paraguai, sem nenhum problema. Pergunto: o teu com 200.000 o que voce já fez nele de mecânica) o que devo fazer de revisao, sem ter que levar em picareta de concessionaria? Estas minha dúvidas também podem ser respondidas por outros amigos. obgado paulo alberto
Olá Paulo,
Rolamento dianteiro eu já troquei 3 vezes. Na primeira vez, tinha feito poucas trilhas, mas não sei o que o dono tinha feito anteriormente. Nas outras duas vezes, eles roncaram pouco tempo depois de ficar atolado com os pneus submersos. Considero item de desgaste. E eu não sigo a manutenção preventiva de trocar a graxa dos rolamentos de 5 em 5 mil km ou após encobrir os pneus de lama :p. Troquei também 1 coifa rasgada em trilha. Retentor, pelo que me lembro, nunca troquei. Não sei se o dono anterior trocou.
De preventiva, óleo de motor e filtro de óleo troco de 5 a 9 mil km. Filtro de ar e combustível de 10 a 20 mil km, dependendo do uso. Óleo de diferencial, câmbio, t-case e direção hidráulica troco a cada 40 a 50 mil km ou após submersão. Óleo de freio e embreagem troco de 2 em 2 anos, independente da quilometragem. Correia do alternador só troco quando está mordida. A primeira troquei com 110 mil km. A segunda ainda não troquei. Ando sempre com uma nova no jipe. Se arrebentar, troco na rua, é fácil. De manutenção que estou por fazer, terei que trocar a bomba do hidráulico, 2 terminais de direção e 1 roda-livre (trocar reparo). Com certeza por causa dos pneus 35" e trilhas. Pra quem usa pneu até 33" e/ou faz poucas trilhas, só vai trocar isso depois de uns 400 mil km.
Agora, de perfumaria: Ar-condicionado pifou depois que fiquei atolado com água na altura do botão do ar no painel (sim entrou água no troller). Os vidros elétricos ficaram malucos após o episódio e a trava elétrica nunca deu problema. O vidro eu troquei o módulo e o ar não lembro o que foi trocado. Minha vontade era colocar vidro manual no troller, mas o eletricista me convenceu do contrário. A elétrica do troller é muito simples. Qualquer um, em qualquer lugar consegue mexer e fazer o que for preciso.