PDA

Ver Versão Completa : Overdrive Defender 90



fzleite
08/06/2011, 21:51
Amigos,

Vi em um outro post informações sobre o overdrive pra Defender, e fiquei bem interessado, uma vez que estou preparando minha viatura pra expedições longas, e a ideia de uma 6a marcha muito me agrada. Alguem tem instalado ou conhece alguem que tenha? Sabem me dizer se vale a pena ou se ferra a estabilidade do carro? Sabem quem é bom nesta tipo de instalação e manutenção aqui no Brasil?

Obrigado

bello
09/06/2011, 15:02
Não conheço ninguém que tenha instalado por aqui. Também sempre tive interesse em um, por isso pesquisei um pouco e parece que o melhor (e talvez o único no momento em fabricação) é o roverdrive. Veja nos links abaixo como funciona :
Roverdrive Gear Corporation - Home (http://www.roverdrives.com/)
Roverdrive Overdrive - Defender (http://www.devon4x4.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&category_id=10107&product_id=14823&option=com_virtuemart&Itemid=14)
Abs
Sergio

ka2
09/06/2011, 15:32
Acho que o modelo para as Defenders 110 é Roverdrive Gear Corporation - Installing DX (http://www.roverdrives.com/installing_dx.html)
parece bem legal, será que alguem aqui usa?

abs



Não conheço ninguém que tenha instalado por aqui. Também sempre tive interesse em um, por isso pesquisei um pouco e parece que o melhor (e talvez o único no momento em fabricação) é o roverdrive. Veja nos links abaixo como funciona :
Roverdrive Gear Corporation - Home (http://www.roverdrives.com/)
Roverdrive Overdrive - Defender (http://www.devon4x4.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&category_id=10107&product_id=14823&option=com_virtuemart&Itemid=14)
Abs
Sergio

fzleite
19/06/2011, 21:52
Acho que o modelo para as Defenders 110 é Roverdrive Gear Corporation - Installing DX (http://www.roverdrives.com/installing_dx.html)
parece bem legal, será que alguem aqui usa?

abs

Eu vi que tem uma representação do roverdrive na Argentina. Vou entra em contato e pesquisar usuários por lá. To interessado nesse troço... Rs

Tatafender
20/06/2011, 01:08
Eu optei pela relacao de discovery + 33" de pneu. Mais se colocar o roverdrive vai postando a tua experiencia. Acho que a maioria do pessoal do forum argentino decidiu pela relacao de disco. Pode se preparar quando alongar a relacao voce vai querer mais potencia.

bello
20/06/2011, 08:21
Eu vi que tem uma representação do roverdrive na Argentina. Vou entra em contato e pesquisar usuários por lá. To interessado nesse troço... Rs

Quando tiver respostas dos usuários por favor não esqueça de postar aqui. Estou de olho também pois provavelmente irei à Vancouver-Canadá em Setembro e pretendo trazer um.
Dependendo do preço acho que a opção pela relação da Disco pode ser boa, principalmente por não não ter que mais uma peça no conjunto como potencial gerador de problemas.
A vantagem do overdrive, por outro lado, é que vc pode usar com todas as marcas como a reduzida. O carro passaria a ter 15 opções de marchas para a frente.
Alguém sabe quanto custa uma caixa de transferência em ótimo estado da Disco?
Abs
Sergio

Tatafender
20/06/2011, 08:45
No precisa da caixa toda, e so trocar uma engrenagem. Custa em volta de 200 libras na ashcroft. Ai bota frete e imposto em cima.

bello
20/06/2011, 09:50
AI sim, fica mais barato e com uma caixa de sua confiança. É de se pensar. Quem usa a relação da Disco no Defender não reclama das arrancadas em aclives com a relação mais longa? Já ouvi reclamações de proprietários de Disco I sobre isso.
Abs
Sergio

ka2
26/10/2011, 10:13
Pessoal, eu estava navegando no eBay e achei esse kit de cambio de 6 marchas para a Defender, para ficar como as de depois de 2007...
Confesso que fiquei curioso, e que não entendi muito bem o que é.... se é para adaptar todo cambio de 6 marchas ou para adaptar e incluir a 6a marcha...

Alguém já viu isso?

6 SPEED GEARBOX ADAPTION | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/6-SPEED-GEARBOX-ADAPTION-/170651925809?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item27bba5bd31#ht_500wt_819)

abs
Ka2

vwinit
26/10/2011, 10:19
Pessoal, eu estava navegando no eBay e achei esse kit de 6a marcha para a Defender, para ficar como as de depois de 2007...
Confesso que fiquei curioso, e que não entendi muito bem o que é.... Alguém já viu isso?

6 SPEED GEARBOX ADAPTION | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/6-SPEED-GEARBOX-ADAPTION-/170651925809?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item27bba5bd31#ht_500wt_819)

abs
Ka2


950 latinha da rainha?
Jesssuuuussss...

Uma cx nova custa 700 já com a relação da Disco!!! (x2.5 para R$ e + impostos e + frete).

;)

ka2
26/10/2011, 10:47
950 latinha da rainha?
Jesssuuuussss...

Uma cx nova custa 700 já com a relação da Disco!!! (x2.5 para R$ e + impostos e + frete).

;)

Pois é, mas a vantagem das 6 marchas parece grande. Não fica esquisito como overdrive, nem alongado como a relação da disco...
Você entendeu o que é o kit? confesso que não entendi bem se é completo ou somente a adaptaçao para receber a cx de 6 marchas...

abs
Ka2

CGAUER
26/10/2011, 11:27
Puts, seria perfeito, se não fosse os alarmantes relatos do cambio Puma (Getrag made in China) apresentar problemas nos sincronizados no Defender2 (http://www.defender2.net) Tem cara na 4ª caixa já... É o mesmo câmbio que equipa nos novos mustangs manuais. Nos eua o processo segua na justiça.

Abs

Clemente

bello
26/10/2011, 15:44
Coforme disse anteriormente, estava analisando a compra do Roverdrive. Pois é, comprei e acabei de instalar neste fim de semana. Ficou muito legal. Engata e desengata com facilidade. Não deu tempo de fazer um teste mais longo (pretendo fazer este fim de semana), mas deu para perceber que o 300 Tdi toca bem o 110 vazio em quinta overdrive na reta. Resta saber carregado.....
O motor gira en torno de 2000rpm a 100Km/h. Acho que com o 2.8 deve ficar fantástico.
Assim que testar melhor posto aqui as impressões.
Abs
Sergio

ka2
26/10/2011, 17:18
Acho que deve ficar bom se voce instalar um turbo variável (TGV)
Imagino que a opção da relação da Disco deve ser ótima se em conjunto com o TGV, que resolveria a falta de torque em baixo giro.

Alguém aqui tem essa configuração de cambio + TGV?

abs
Ka2





Coforme disse anteriormente, estava analisando a compra do Roverdrive. Pois é, comprei e acabei de instalar neste fim de semana. Ficou muito legal. Engata e desengata com facilidade. Não deu tempo de fazer um teste mais longo (pretendo fazer este fim de semana), mas deu para perceber que o 300 Tdi toca bem o 110 vazio em quinta overdrive na reta. Resta saber carregado.....
O motor gira en torno de 2000rpm a 100Km/h. Acho que com o 2.8 deve ficar fantástico.
Assim que testar melhor posto aqui as impressões.
Abs
Sergio

vwinit
26/10/2011, 18:00
Acho que deve ficar bom se voce instalar um turbo variável (TGV)
Imagino que a opção da relação da Disco deve ser ótima se em conjunto com o TGV, que resolveria a falta de torque em baixo giro.

Alguém aqui tem essa configuração de cambio + TGV?

abs
Ka2

Eu não tenho ainda .... mas pretendo!!

...e quando meu motor for pro espaço (toc toc toc) abrir para 2.8.

Ka2, sabe o custo da turbina??

bello
26/10/2011, 21:27
Alguem tem o gráfico da curva de torque do 300Tdi?
Abs
Sergio

ka2
26/10/2011, 22:57
O kit allard custa quase 1500 libras. Só a turbina custa quase 1000 libras. Isso sem frete e sem o imposto.
acho que o kit correto é esse:
http://www.allardturbosport.co.uk//uploads/pdfs/2011%20Special%20Tuning%20Price%20ListLR.pdf





Eu não tenho ainda .... mas pretendo!!

...e quando meu motor for pro espaço (toc toc toc) abrir para 2.8.

Ka2, sabe o custo da turbina??

ka2
26/10/2011, 23:08
Quanto custou o kit com a importaçao, frete, etc? vc comprou direto no Canadá?

abs
ka2



Coforme disse anteriormente, estava analisando a compra do Roverdrive. Pois é, comprei e acabei de instalar neste fim de semana. Ficou muito legal. Engata e desengata com facilidade. Não deu tempo de fazer um teste mais longo (pretendo fazer este fim de semana), mas deu para perceber que o 300 Tdi toca bem o 110 vazio em quinta overdrive na reta. Resta saber carregado.....
O motor gira en torno de 2000rpm a 100Km/h. Acho que com o 2.8 deve ficar fantástico.
Assim que testar melhor posto aqui as impressões.
Abs
Sergio

bello
27/10/2011, 08:17
Quanto custou o kit com a importaçao, frete, etc? vc comprou direto no Canadá?

abs
ka2

Eu aproveitei uma viagem e trouxe do Canadá mês passado. Custou 1600 dolares. Comprei direto do Ray da Roverdrive. Sujeito muito gente boa.
Trouxe na mala. Sem sobrepeso e sem impostos aqui.
Abs
Sergio

Eduardo Tescarollo
29/10/2011, 09:11
Pessoal, eu estava navegando no eBay e achei esse kit de cambio de 6 marchas para a Defender, para ficar como as de depois de 2007...
Confesso que fiquei curioso, e que não entendi muito bem o que é.... se é para adaptar todo cambio de 6 marchas ou para adaptar e incluir a 6a marcha...

Alguém já viu isso?

6 SPEED GEARBOX ADAPTION | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/6-SPEED-GEARBOX-ADAPTION-/170651925809?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item27bba5bd31#ht_500wt_819)

abs
Ka2

Pelo que entendi, são peças necessárias para se adaptar o cambio 6ª no 300 DTI mantendo a embreagem original.

Este Roverdrive eu também não conhecia, fiquei curioso quanto ao funcionamento, se alonga 28% não vai faltar potencia?

Abs

Carlão Rover
29/10/2011, 11:08
Se mantiver o motor original, perde torque, não potência. Na reta embalado vai andar bem mais, mas na subida não sobe...É preciso apenas conhecer o uso correto que é fantástico, além de ser um acessório que a Land Rover sempre aprovou.

Uma turbina TGV e bicos com ajustes de escape e admissão, já são suficientes para o Defender 300TDI.Não faria nada no motor; apenas caso seja necessária uma retífica por qualquer motivo, transformaria em 2.8. A TGV e o intercooler maior(sob encomenda, maior que o original, além da maior superfície de troca do calor).

Tenho um overdrive na minha 1966 que está com o motor original 2 1/4 a diesel. Na cidade nunca uso o overdrive. Uso a reduzida em subidas íngrimes. Na estrada uso overdrive apenas depois de engatar a 4 marcha(embora no manual recomenda-se 3 e 4as marchas), funcionando como uma quinta. Logo que em uma subida começa a perder velocidade, desengato o overdrive.

Hugo4x4
30/10/2011, 17:01
Alguem tem o gráfico da curva de torque do 300Tdi?
Abs
Sergio

http://img266.imageshack.us/img266/217/curvasmaxion.jpg

bello
01/11/2011, 17:27
Olá pessoal,conforme combinado aqui vai as impressões do overdrive Roverdrive no 110 -motor inglês na estrada.

Fui para a região de Rio Claro onde se tem grandes retas e poucas subidas, Dom Pedro e Anhanguera.
O troço é muito legal. Engata e desengata com suavidade através de uma alavanca personalizada ao lado da alavanca de reduzida e bloqueio, alonga bem as marchas (28%- inclusive a reduzida) e apesar do meu 300 Tdi inglês ser original e mais fraco que o nacional , ele toca relativamente bem o 110 com "meia carga" na reta e subidas suaves. Em subidas mais longas ou íngremes, ou se desengata o overdrive e vai-se para a quinta normal e ai para quarta se for preciso ou engata-se a quarta overdrive que na pratica é a quinta normal e assim por diante. Dá para fazer uma série de combinações. Acho que com um 2.8 ia ficar super..
Cruza-se a 100-110 km/h a 2000-2200 giros. Apesar do motor não encher, dá uma tocada bem mais relaxada e ai o problema do barulho fica por conta do vento e não do motor.
No final já estava acostumado e sentia que em quinta normal o carro ficava pedindo marcha rsssss.
Monitorei a temperatura da caixa de transferência e na sexta a tarde (16 horas) bem quente, temperatura ficou em torno de 90-95 C (4 horas de viagem). Ontem, com o tempo bem fresco e chuvoso, a temperatura ficou em torno de 80-85 C. Lembrando que estou usando a tampa aletada da Roverdrive.
Abs
Sergio

bello
01/11/2011, 17:30
http://img266.imageshack.us/img266/217/curvasmaxion.jpg

Obrigado Hugo. Dá para ver que o overdrive joga o giro em uma parte ainda "boa" da curva (2000-2200 giros a 100/110 km/h.
abs
Sergio

Carlão Rover
02/11/2011, 18:47
Seu overdrive ficaria pefeito no soft top 2.8(original modificado para 2.8 standard) TGV.

Abs.

bello
02/11/2011, 19:40
Pois é Carlão, imagino como seria legal. O meu motor ainda está em plena forma com aprox. 160 mil se não eu até me arriscava a modifica-lo. Todo mundo que faz estra modificação fica bem contente.
Mas até que está razoável, mas sei que podia fica bem melhor rssss.
Abs
Sergio

CGAUER
03/11/2011, 14:24
Com um 2.8 TGV, eu iria logo para o kit de engrenagens da Discovery para a caixa de transferência.

Infelizmente na mecânica, cada par de engrenagens manda de 5 a 7% da energia do motor para o vinagre em forma de atrito e consequentemente calor. Esta é a razão do overdrive gerar tanto calor a ponto de exigir a tampa/cárter aletado em países tropicais ou quando equipado com motores com mais de 122HP.

Por isso um Subaru Impreza com tração integral consome 20% mais que um Corolla tração dianteira e a AVM ganha dinheiro até hoje vendendo kit de roda livre para Jipes part-time. Mesma razão pela qual os motores dos carros convencionais serem transversais, abolindo assim a enorme perda de energia no desvio de 90º no veio de força junto ao diferencial, como nos modelos, onde o motor ficava na longitudinal. Quando a força é desviada em 90º o atrito é imenso, perdendo-se até 10% de energia no par de engrenagens (coroa e pinhão). Os problemas nesta transferência, do veio longitudinal do motor para o veio transversal das rodas, são proporcionalmente maiores a um sistema onde não existe tal desvio.

Resumo:

Substituindo as engrenagens para a relação da Disco, 1.22, garante-se a quase a mesma relação final do overdrive, porém com maior eficiência, menor consumo e também menor ruído.

As engrenagens da Disco possuem maior quantidades de dentes, diminuindo bastante o barulho em relação aquelas originais do Defender. Mesmo com o jogo da Disco 1.22, a reduzida não será modificada, infelizmente a 1ª em HIGH ficaria proporcionalmente mais longa, mas para um motor 2.8 com TGV, seria absolutamente perfeito.

Nem falar que o par de engrenagens da Disco fica mais em conta e também a variável para problemas no trem de força, fica consideravelmente menor.

Infelizmente para o 2.5 com pneus altos, maiores ou iguais aos 235/85, ficaria meio over empurrar em 1ª um 110 carregado sem o TGV e o torque extra.

Abraços

Clemente

bello
03/11/2011, 18:58
Com um 2.8 TGV, eu iria logo para o kit de engrenagens da Discovery para a caixa de transferência.

Infelizmente na mecânica, cada par de engrenagens manda de 5 a 7% da energia do motor para o vinagre em forma de atrito e consequentemente calor. Esta é a razão do overdrive gerar tanto calor a ponto de exigir a tampa/cárter aletado em países tropicais ou quando equipado com motores com mais de 122HP.

Por isso um Subaru Impreza com tração integral consome 20% mais que um Corolla tração dianteira e a AVM ganha dinheiro até hoje vendendo kit de roda livre para Jipes part-time. Mesma razão pela qual os motores dos carros convencionais serem transversais, abolindo assim a enorme perda de energia no desvio de 90º no veio de força junto ao diferencial, como nos modelos, onde o motor ficava na longitudinal. Quando a força é desviada em 90º o atrito é imenso, perdendo-se até 10% de energia no par de engrenagens (coroa e pinhão). Os problemas nesta transferência, do veio longitudinal do motor para o veio transversal das rodas, são proporcionalmente maiores a um sistema onde não existe tal desvio.

Resumo:

Substituindo as engrenagens para a relação da Disco, 1.22, garante-se a quase a mesma relação final do overdrive, porém com maior eficiência, menor consumo e também menor ruído.

As engrenagens da Disco possuem maior quantidades de dentes, diminuindo bastante o barulho em relação aquelas originais do Defender. Mesmo com o jogo da Disco 1.22, a reduzida não será modificada, infelizmente a 1ª em HIGH ficaria proporcionalmente mais longa, mas para um motor 2.8 com TGV, seria absolutamente perfeito.

Nem falar que o par de engrenagens da Disco fica mais em conta e também a variável para problemas no trem de força, fica consideravelmente menor.

Infelizmente para o 2.5 com pneus altos, maiores ou iguais aos 235/85, ficaria meio over empurrar em 1ª um 110 carregado sem o TGV e o torque extra.

Abraços

Clemente

Clemente, o overdrive alonga 28%, e na prática eu nao achei muito. A relação da Disco alonga uns 17% se não me engano.
Quanto ao calor, meu 2.5 deixou a caixa de transferência com a tampa aletada com temperatura do óleo estabilizada em torno de 90 C, com picos de 92-93 por 4 horas de viagem initerruptas. É razoável considerando que normalmente ela chega a uns 100 C. Mais tempo ainda não testei. Li em algum lugar por aqui ou no clube LR que um radiador de óleo de câmbio ajuda a deixar a temperatura da caixa de trasf. mais baixa, é verdade?
Realmente o motor 2.8 vai deixar mais quente. A tampa daria conta? O Fabricante diz que sim, resta testar.
Quanto ao consumo, ainda não medi mas os fabricantes de overdrives usam como propaganda dos seus dispositivos a economia de uns 15%. Será? Não levo fé não. Vamos ver.
Levei em conta antes de optar pelo overdrive a troca de relação pela da Disco , mas a dificuldade das arrancadas em subidas foi um ponto negativo. Já o overdrive permite manter as relações originais e ainda usar combinado com a reduzida, o que em alguns casos pode ser útil.
Bom, o fato de estar lá no Canadá e poder comprar direto sem custos extras também pesou.
Agora, realmente, o ponto negativo do uso do overdrive é ser mais uma potencial fonte de problemas. Vamos ver.
abs
Sergio

viamati
01/05/2012, 08:14
Tenho um GKN Overdrive na minha 110. Após 60.000 km, em uma viajem a Chapada dos Veadeiros, começou a dar problemas. Somente durante o dia. Facil explicar: CALOR. Deixei no "mecanico" que disse estar sem óleo(?) e abriria para dar uma olhada, na peça que "era muito complicada". Resumo, 2 prisioneiros da peça espanados...e claro, sem nada dizer montou novamente no carro, cheio de silicone. Enfim, retirei o Overdrive, e refiz todas as juntas de papel, limpei meticulosamente, e troquei todos o_rings por Viton. Remontei a peça e ja a mais 40K que me da muita alegria na estrada. Com o mesmo motor original...

Eduardo Tescarollo
28/06/2013, 13:54
Novo acessório para a noventinha, tampa para a caixa de transferência visando futura instalação de um Overdrive.

Luis Henrique Pereira
28/06/2013, 15:01
Eduardo,pode me dizer onde comprou a tampa,grato Luis.

Eduardo Tescarollo
28/06/2013, 16:14
Eduardo,pode me dizer onde comprou a tampa,grato Luis.

Comprei direto no fabricante: Global Roamer Corporation (http://roamerdrive.com/index.html)

Abs.

marcelorfigueiredo
29/06/2013, 10:22
Bello
Bom Dia ,
Como esta a performance do overdrive ?
verificou a economia ?
Na estrada em 5 notou alguma diferença significativa ?
obrigado
Marcelo

Vinicimaes
30/06/2013, 10:45
Pessoal. Na minha 110 verde com teto branco ano 2005 o antigo Proprietario e meu amigao Felipe Bertoldi substituiu a relação de saída original pela da disco 1 e afirmo que ficou show de bola. Em quinta marcha a 2000 rpm's ela esta por volta de 90 km/h. Esta fazendo entre 9 e 9,5 km/litro e andando bem. Segundo o Felipe, após a substituição da relação ele deu uma ajustada na bomba e por conta disto ela fumaceia um pouco além do normal. Mas agora eu já aprendi a toca-la e estou conseguindo contornar isto, pois ela so fumaceia se forcar o motor em baixa rotação. O negocio então e estar sempre adiantado na marcha e manter o motor mais cheio. Ontem retornando na estrada para casa, junto com outra Tdi e uma puma, com esta relação de cambio, bomba mais esperta e pneus 285 vim acompanhando a puma e deixamos a outra Tdi bem pra trás, mostrando que o conjunto ficou legal. Espero estar contribuindo com o relato e se tiverem duvidas e so falar.

henrique wamser
30/06/2013, 10:59
A outra Tdi. Bem para traz era a minha:semideia: mas estava a 120:dance: Mais do que o ideal para defender:concordo:

bello
30/06/2013, 12:18
Bello
Bom Dia ,
Como esta a performance do overdrive ?
verificou a economia ?
Na estrada em 5 notou alguma diferença significativa ?
obrigado
Marcelo


Olá Marcelo.
Quanto a performance do overdrive: Super! Estou gostando muito. Em quinta overdrive : Motor a 2000-2100 giros a 110 km/l. Silencio e tranquilidade. A tocada fica muito mais tranquila. E tudo isso sem perder a força na arrancada. Por incrível que pareça o 2.5 dá conta do recado ( o meu está com um intercooler da maxcooler) desde que não tenha uma subidona pela frente, mas o ideal seria um 2.8 sem dúvida.
E como dá para usar em reduzida também, dá uma grande opção de marchas.
Economia não mudou muito não, fica no quase insignificante 0,5 - 1,0 km/l quando a estrada permite.
Além disso aquela alavanquinha extra dá um charme heheheh.
Abs
Sergio

marcelorfigueiredo
30/06/2013, 13:01
Sergio ,
Boa tarde e obrigado pela resposta ,
A diferença de giro na quinta é significativa .
Vou colocar na pauta dos próximos investimentos .
Acabei de trocar os amortecedores por os offshox e as molas pelas OME ,
a diferença nas curvas , rotatórias e incrivel .
Mesmos considerando que ficou com o lift de 2,5" .
Coloquei alargadores de 2" .
Estou muito satisfeito .
Abraço

bello
30/06/2013, 14:00
Sergio ,
Boa tarde e obrigado pela resposta ,
A diferença de giro na quinta é significativa .
Vou colocar na pauta dos próximos investimentos .
Acabei de trocar os amortecedores por os offshox e as molas pelas OME ,
a diferença nas curvas , rotatórias e incrivel .
Mesmos considerando que ficou com o lift de 2,5" .
Coloquei alargadores de 2" .
Estou muito satisfeito .
Abraço

Valeu Marcelo, no meu caso valeu muito a pena, prezo muito a tocada tranquila a baixo giro. Outra coisa é que trouxe na mala direto de Vancouver.
Uso molas normais e amortecedorer OME juntamente com barra estabilizadora traseira X-DeFlex. Melhorou muito a estabilidade.
X-Engineering X-Deflex (http://www.x-eng.co.uk/StoreDisplay.asp?SL=73&MID=2).
Abs
Sergio

viamati
30/10/2013, 13:41
Alguem tem GKN Overdrive na defender?

henrique wamser
30/10/2013, 16:36
pessoal, viajei pela primeira vez com a 90tinha Praticia, e achei que em estradas de terra, trlhas leves, ela é meio manca, qualquer coisa tem que jogar a primeira....porem, na estrada, ela quase que tira as puma pra dançar, e sobe serra com muita facilidade em comparação com as outras que ja tive e quase sem fumaça:pensativo:. o Vinicius aqui do forum estava junto e falou que deve ser uma TDI500 :euforico:
pergunta: será que tem o tal do overdrive ou coisa parecida?

scadufax
30/10/2013, 22:20
pessoal, viajei pela primeira vez com a 90tinha Praticia, e achei que em estradas de terra, trlhas leves, ela é meio manca, qualquer coisa tem que jogar a primeira....porem, na estrada, ela quase que tira as puma pra dançar, e sobe serra com muita facilidade em comparação com as outras que ja tive e quase sem fumaça:pensativo:. o Vinicius aqui do forum estava junto e falou que deve ser uma TDI500 :euforico:
pergunta: será que tem o tal do overdrive ou coisa parecida?

Henrique,
Se tivesse overdrive você teria a 6a marcha, mas acho que não eh o seu caso. Parece que voce pode ter eh a relação da Disco, que deixa o carro mais lento nas saídas e uma beleza em velocidade de cruzeiro.

Abs

henrique wamser
31/10/2013, 11:05
legal, eu achava que era tudo a mesma coisa :parede:
vou tentar contato co os donos anteriores...de qualquer forma, prefiro que fique assim, porque para trilhas e passeios em terra, tem a reduzida :concordo:
abraços

RDF
27/11/2013, 11:59
Clemente,
Suas considerações sempre minuciosas e com bastante argumento técnico.
Mais uma vez, parabéns.

Referente a este assunto, o que você acha das engrenagens da Disco em uma Defender 110 TD5?
Será que vai perder muita agilidade?
Grande abraço,

Roberto Aguilar




Com um 2.8 TGV, eu iria logo para o kit de engrenagens da Discovery para a caixa de transferência.

Infelizmente na mecânica, cada par de engrenagens manda de 5 a 7% da energia do motor para o vinagre em forma de atrito e consequentemente calor. Esta é a razão do overdrive gerar tanto calor a ponto de exigir a tampa/cárter aletado em países tropicais ou quando equipado com motores com mais de 122HP.

Por isso um Subaru Impreza com tração integral consome 20% mais que um Corolla tração dianteira e a AVM ganha dinheiro até hoje vendendo kit de roda livre para Jipes part-time. Mesma razão pela qual os motores dos carros convencionais serem transversais, abolindo assim a enorme perda de energia no desvio de 90º no veio de força junto ao diferencial, como nos modelos, onde o motor ficava na longitudinal. Quando a força é desviada em 90º o atrito é imenso, perdendo-se até 10% de energia no par de engrenagens (coroa e pinhão). Os problemas nesta transferência, do veio longitudinal do motor para o veio transversal das rodas, são proporcionalmente maiores a um sistema onde não existe tal desvio.

Resumo:

Substituindo as engrenagens para a relação da Disco, 1.22, garante-se a quase a mesma relação final do overdrive, porém com maior eficiência, menor consumo e também menor ruído.

As engrenagens da Disco possuem maior quantidades de dentes, diminuindo bastante o barulho em relação aquelas originais do Defender. Mesmo com o jogo da Disco 1.22, a reduzida não será modificada, infelizmente a 1ª em HIGH ficaria proporcionalmente mais longa, mas para um motor 2.8 com TGV, seria absolutamente perfeito.

Nem falar que o par de engrenagens da Disco fica mais em conta e também a variável para problemas no trem de força, fica consideravelmente menor.

Infelizmente para o 2.5 com pneus altos, maiores ou iguais aos 235/85, ficaria meio over empurrar em 1ª um 110 carregado sem o TGV e o torque extra.

Abraços

Clemente

CGAUER
27/11/2013, 18:50
Roberto,sim, acho que fica legal. Apenas faca a alteração com 100% de rigor, medindo a pré carga dos rolamentos, etc.... AbsClemente
Clemente,Suas considerações sempre minuciosas e com bastante argumento técnico.Mais uma vez, parabéns.Referente a este assunto, o que você acha das engrenagens da Disco em uma Defender 110 TD5?Será que vai perder muita agilidade?Grande abraço,Roberto Aguilar

Nelson Defender 110
22/08/2018, 16:41
Valeu Marcelo, no meu caso valeu muito a pena, prezo muito a tocada tranquila a baixo giro. Outra coisa é que trouxe na mala direto de Vancouver.
Uso molas normais e amortecedorer OME juntamente com barra estabilizadora traseira X-DeFlex. Melhorou muito a estabilidade.
X-Engineering X-Deflex (http://www.x-eng.co.uk/StoreDisplay.asp?SL=73&MID=2).
Abs
Sergio

Sergio,
reativando o tópico ...
Como está o seu Overdrive?
A redução da rotação/ruido mais 1 km/l a menos de consumo para mim é bem legal.
Estou com uma situação parecida com a sua: vou viajar para a California e penso em trazer a peça na mala...
roamerdrive.com
Abração