Ver Versão Completa : Será que o CONTRAN melou o off road no Brasil?
Sandrãobh
08/06/2011, 18:29
Modificações nos bugões, já era?????
Auto Esporte - Contran proíbe instalação de farol xênon em veículo após fabricação (http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/06/contran-proibe-instalacao-de-farol-xenon-em-veiculo-apos-fabricacao.html)
VEJA OUTRAS MODIFICAÇÕES PROIBIDAS PELO CONTRAN
Segundo a Resolução 292/2008
- Utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do
veículo;
- Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
- Substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco,
nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em
motocicletas e assemelhados;.
- Alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou
modificação de dispositivos da suspensão;
- Instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores,
excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo
:shock:
NGDaniel
08/06/2011, 20:05
No pais do jeitinho, isso se chama CRIAÇAO DE MERCADO.. impõe-se dificuldade para se criar facilidades.. imagina o tanto de cafesinho vai-se exigir com essa coisa..
MARCELO VITARA SUBMARINO
08/06/2011, 20:34
Se proibir estes xenons chingling vai ser bom d+!!!
Sandrãobh
08/06/2011, 21:04
Se proibir estes xenons chingling vai ser bom d+!!!
O problema não é o xenon, mas sim pneus , rodas e suspensão....:parede::parede:
Edgar Caldeira
09/06/2011, 03:53
O problema não é o xenon, mas sim pneus , rodas e suspensão....:parede::parede:
Putzzzzzzzzzzzz, quando isso entra em vigor? Fud** para muita gente. Inclusive eu!
Jeanilson
09/06/2011, 09:17
Modificações nos bugões, já era?????
Auto Esporte - Contran proíbe instalação de farol xênon em veículo após fabricação (http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/06/contran-proibe-instalacao-de-farol-xenon-em-veiculo-apos-fabricacao.html)
VEJA OUTRAS MODIFICAÇÕES PROIBIDAS PELO CONTRAN
Segundo a Resolução 292/2008
- Utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do
veículo;
- Substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco,
nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em
motocicletas e assemelhados;.
- Alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou
modificação de dispositivos da suspensão;
- Instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores,
excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo
:shock:
Sandrão,
Tudo isso já era conhecido (a resolução é de 2008), e não altera em nada os procedimentos no Detran para regularizar modificações na viatura.
Faróis de Xenom são proibidos em veículos que não são projetados para tê-los. Não basta trocar as lâmpadas, tem que trocar tanta coisa (lentes, refletores, dispositivos de regulagem e limpeza, fiação, etc.) que na prática não compensa a sua instalação. Faróis de Xenom mal instalados só servem para ofuscar e atrapalhar quem vem no sentido contrário :freaking:.
As modificações ainda são permitidas, desde que se cumpra todos os procedimentos, como por exemplo pegar autorização no Detran antes de mexer na viatura, ter as notas fiscais de todas as peças utilizadas, levar a viatura para aprovação na inspeção técnica após as modificações, etc.
Dependendo das modificações, você terá que mudar a classificação do veículo para protótipo/veículo especial, registrando as principais modificações na documentação. Esse é o erro de muita gente, já que eles mexem na viatura e querem que continue como veículo de fábrica na documentação.
É tudo uma interpretação da legislação. Por exemplo, você pode trocar o chassi da viatura, o que não pode é trocar o chassi por outro igual com a numeração diferente (percebeu o golpe?). O chassi teria que ser remarcado com a numeração original e constaria na documentação que o chassi foi remarcado (é acrescentado um "R" de remarcado no final da numeração).
Espero ter ajudado.
[]'s
Sandrãobh
09/06/2011, 10:43
Jeanilson
:dance: Valeu pela explicação.... Ufa, fico mais tranquilo com suas palavras.... O off road esta so engatinhando por aqui e vem alguem para puxar o tapete....:discordo:'' não pode''
E como fica quem ja tem o carro com pneus maiores, mas sem nota , pois comprou assim? Alguem sabe?
abçs.
Essas resoluções são do tipo "morde e assopra".
Daqui uns dias eles afrouxam e permitem legalizar até o dia X. Fabricantes e lojistas vão reclamar dos prejuízos, material em estoque, etc.
É só ficar de olho e legalizar assim que for possível. Inclusive alterações de suspensão, pneus, guincho (avançado em relação ao para-choque), xenon, etc.
Nesse meio tempo vão pegar os incautos, arrecadar alguns milhões em multas e guinchar muitos carros. Assim movimenta a economia neste setor...:chorandoderir:
A palhaçada, como sempre, gera prejuízos aos consumidores. É como ficar mudando a regra do jogo à cada 10 minutos. Mas os donos dos Detrans, serviços de guincho e oficinas de inspeção do Inmetro iriam viver de quê?:rolleyes:
O negócio é não comer mosca. Mudou o jipe? Faz a vistoria do Inmetro.
Vejam o que foi feito nesta Cheroka e está tudo legalzinho:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=253035&stc=1&d=1289104467
Suspensão com + 4", pneus 33", guincho, etc.
[]'s
JUNINHO_BITTENCOURT
09/06/2011, 12:27
veículo;
296746
:freaking:
:odedo::odedo2:
Ja fui parado com o Engesa com os 38''x13'':
Fui parado pela polícia e implicaram.
Puliça - :stop: . O motivo da abordagem são os pneus :evil:
(Olhando para os beadlocks e nitidamente percebia ele pensando - Que porra que é isso?)
Eu - O que que tem? é muito grande?:pensativo: ( com cara de tolo)
Puliça - Não, ele excede a estrutura do carro. :mad:
Eu - Como assim? :pensativo: ( com cara de mais ignorante ainda).
Puliça - Ele fica para fora dos paralamas.:mad:
Eu - A sim, eu mandei fazer alargadores de fibra, mas atrasou e não me entregaram, é uma porcaria isso, suja o jipe todo e acho feio pra caramba os pneus pra fora. :)
Puliça - Vou ter que autuar xxx Ufirs, retenção do veículo, etc etc. Tu te fodeu (resumindo).
Eu - Muito triste, com cara de coitado, olhando para o chão, quieto, olhando para o jipe.
Puliça - Segundos de silencio, ninguem fala nada. Esse é nacional? ta transfeiro no diesel?
Eu- É sim, é um Engesa, a firma quebrou, a agrale comprou o projeto e ta fabricando, virou Marruá.etc etc etc
Puliça - Concorre com o troller então?
Eu - Sim, mas ta muito caro, Cento e tantos mil, o exército comprou alguns lotes, mas uso civil não vi ainda.
Puliça - Certo, espera, espera... vai embora vai (entrega os documentos)
FIM :eek:
Ou ele ficou com pena da minha ingenuidade, ou vio que não molharia a mão. hahaha.
OBS: Enquanto ''tentava o acerto de contas'' o outro puliça batia fotos do engesa com o celular. haha.
296746
Pois é galera, eu to com esse dilema. Meu Vitara tá com rodas mangels, pneu MUD 235/75 R15 e eles ficam pra fora da lataria. E pelo que eu andei pesquisando, nem colocando alargador adianta pois excede a lataria original do veículo. Claro que se eu botar um alargadorzinho de repente, um puliça menos criterioso deixaria passar. Existe uma solução? Ou vou ter que rechapear a lataria aumentando os paralamas (ui que coisa feia...)?
Recentemente transferi meu veículo e coloquei uns pneus AT nas rodas originais pra vistoriar. Na hora, o vistoriador somente olhou o numero do chassis e do motor, não olhou mais nada, nem luz, nem pisca, nem macaco, triângulo, nada! Perguntei a ele sobre isso, se ele não iria fazer a vistoria completa, pois paguei por ela, não é?! E ele me disse "tu poderias ter vindo aqui com pneus de big foot que passaria igual, deixo a incomodação pros azuizinhos..." Até concordo com ele, pois em seguida levantei a viatura no macaco e coloquei meus Muds. O que me incomoda é essa falta de critério entre os órgãos públicos e órgãos de fiscalização, um deixa, outro não deixa...
maxdelta
09/06/2011, 19:58
Essas regras já existem a um bom tempo!
Onde há vistoria, o veículo tem q está com pneu q fique pra dentro da carroceria, se não, ou tem de voltar sete dias pra reavaliação ou não consegue renovar o documento. O q pode acontecer, é tipo esses veículos de tunning q tão modificados, não fazem a vistoria, logo não podem rodar, e não passam na inspeção do inmetro, não entram nem como protótipo, pois não tem o mínimo de segurança. Fui em uma competição de tunnig em q os veículos q ganharam foram de carretinha! O q pode acontecer no futuro, é o cidadão levar o jipe com a carretinha até certo ponto fazer a trilha, colocar na carretinha de novo e ir pra casa!
Geralmente na vistoria aqui eles não olham nem meus veículos de passeio nem os de trabalho, mas tb eu tento ser educado, que eles vão muito pela cara do sujeito, se eles não gostaram de vc nem adianta argumentar, é voltar outro dia e esperar q o próximo vistoriador vá com a tua cara! O ideal é chegar perto da hora do almoço ou da saída, eles te despacham rapidinho! O bom é q aqui na minha cidade diminuiu um pouco das sulancas q trafegavam no transito!
[]s
Guilherme Kyrillos
09/06/2011, 23:07
Amigos, saudações.
Afastando a questão do momento da "vistoria", como está a situação no trânsito urbano e em rodovia federais?
Como está a fiscalização quando o veículo tem pneus que ultrapassam os limites da caixa de rodas?
Pneus maiores que os tamanhos originais?
[]ss
Quero ver provar tamanhos originais de pneus e molas de engesa...
Eu falo que é tudo original de fábrica! kkkkkkkkkk
JEFFCATUNDA
10/06/2011, 01:40
Isso tudo já é antigo, como alguns colegas já mencionaram, está na resolução de 2008 e bem antes já era assim...
O que realmente muda é que MÃO EXISTE MAIS A CONDIÇÃO DE ALTERAÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DA VIATURA. O DETRAN não vai mais autorizar nem que seja homologada, revisada e tal pelo IMETRO... So será aceito XENON de viaturas que já saiam com eles de fábrica.
Na nova resolução, agora do dia 7 de junho de 2011, exclerecem que quem já fez a mudança e está de posse da documentação do DETRAM pode usar esse equipamento até o sucateamento da viatura, inclusive podendo alterar os seus componemtes. Quem já tem com tudo registrado pode usar.
JEFFCATUNDA
10/06/2011, 01:44
ATENÇÃO!!!!
Vazou aqui em Fortaleza que a PRF vai fazer uma blitz nacional, nas BRs de todo o território nacional, agora nos próximos dias exclusivamente para apreender as viaturas que estão com os farois irregulares...
Acho que é uma providência sensata. A maior agressão que sofremos nas estradas são exatamente as provocadas por farois loucos..;.
Edgar Caldeira
10/06/2011, 03:19
296746
Caracaaaaaaaaaa ajajhahahah
RAPAIZ IGNORANTE! :torcendo:
Em tempo uma duvida!
Que vistoria é essas que vocês tanto falam?
Tipo o controlar de São Paulo?
Quando ou por que eu tenho que vistoriar o meu jipinho? :razz:
Jeanilson
10/06/2011, 08:49
Quero ver provar tamanhos originais de pneus e molas de engesa...
Eu falo que é tudo original de fábrica! kkkkkkkkkk
hehehe :chorandoderir:!! Já falei isso mesmo em uma vistoria, quando tinha um Samurai com pneu 31" :shock:.
O vistoriador olhou a viatura e perguntou: "não é de fibra, não? :putz:". Ai pensei, aliviado: "Tá no papo".
Só foi responder a tudo que ele perguntava que era original que passou tranquilo :dance:.
[]'s
Caracaaaaaaaaaa ajajhahahah
RAPAIZ IGNORANTE! :torcendo:
Em tempo uma duvida!
Que vistoria é essas que vocês tanto falam?
Tipo o controlar de São Paulo?
Quando ou por que eu tenho que vistoriar o meu jipinho? :razz:
A vistoria que eu citei no meu comentário é a de transferência de propriedade!
Penso que pro policial incomodar com os pneus saindo um pouquinho da lataria ele tem que ser muito chato e criterioso.
hehehe :chorandoderir:!! Já falei isso mesmo em uma vistoria, quando tinha um Samurai com pneu 31" :shock:.
O vistoriador olhou a viatura e perguntou: "não é de fibra, não? :putz:". Ai pensei, aliviado: "Tá no papo".
Só foi responder a tudo que ele perguntava que era original que passou tranquilo :dance:.
[]'s
Fora aqueles que perguntam É TRAÇADO?! É DIESEL?! hahaha
O problema mesmo é que:
- nossos legisladores são estupidamente ignorantes,
- é mais fácil proibir do que estudarem como criar procedimentos para uma homologação e como fiscalizar isso.
- ignorancia de quem simplesmente instala um produto sem saber dos requisitos necessários.
- se danar par os motoristas contrários...
Assim, eu tenho xenon no kit das milhas (longa distancia) e é um absurdo o quanto de luz a mais estes farois emitem. Não uso na cidade nem em pista, é muito forte.
Poxa, um equipamento desses tem beneficios e deveriam poder ser usados, com criterios, averiguações, etc.
Vejam o caso do insulfim? Foi a mesma coisa!
O caso dos engates?
O caso do kit de primeiro socorros?
O caso dos rebaixados e turbos?
Pô, o que itneressa é se o equipamento extra original funciona direito e não poe os outros em risco.
Eu uso pneus grandes e dai? Caminhão tb usa!
Ah, não pode ter quebramato pq se vc atorpelar alguem pode machucar...ta de brincadeira né! Se eu atropelar alguem não vai sobrar nada!
Ta dificil...
Thunder_ot
10/06/2011, 20:10
É... e eu me pergunto: que carro é mais bem cuidado, o meu troller que faz umas 6 revisões gerais por ano (e tem os pneus prafora, quebramato, suspensão superdimensionada) ou um paliozinho original que teve a ultima troca de oleo e lubrificação há 5 anos?
Concordo que farol de xenon desregulado é um inferno... mas porque o governo não delega ao Inmetro medidas para padronização e homologação de kits de suspensão, direção, rodas e pneus? Nos EUA isto existe há eras!
Concordo que gambiarras podem por muitas pessoas em risco e isto deve ser evitado.
Falam mal da gente mas é só ter um problema de calamidade pública que a defesa civil nos convoca.
Às autoridades brasileiras sobram burrice e demagogia e faltam inteligência e pragmatismo. No final, sobram leis e a impunidade é a regra.
Abraços a todos.
ps: se a polícia me parar vai faltar folha no bloco de multa...
paulobarbosa
11/06/2011, 00:31
No Rio, existe uma vistoria anual obrigatória. Há pelo menos uns 10 anos.
Eles implicam com tudo.
A minha camper quando comprei estava registrada em sampa, mas agora estou registrando no Rio.
Não sei como será a vistoria. Para mim, tudo nela é original. rs rs
O carro era feito por encomenda e duvido que o vistoriador já tenha feito outra camper. Pois só existem 35 aqui no rio, e nenhuma igual a outra. rs rs
Quem faz essas regulamentações nem são legisladores. São apenas "burrocratas" que ficam inventando regras para comerem algum $$ ou apenas por burrice.
Foi assim ano passado, quando quiseram criar a obrigação de todo carro sair de fabrica com rastreamento via gps. Para multarem mais fácil e ferindo claramente a privacidade das pessoas.
O MP entrou na briga, e acabaram voltando atras.
PB
PB
maxdelta
11/06/2011, 15:52
Aqui em Friburgo está bem burocratica a vistoria q nem no rio! Ano retrasado 2 bands foram reprovadas na vistoria, a minha, e de outro maluco, pneus pra fora da carroceria, a minha estava com 2 dedos pra fora da carroceria, pneu 255/75 15 e a outra band estava com pneu 33", só q estava com alargadores, eu argumentei ao fato do alargador, estão o infeliz puxa um manual, com a foto da band jipe de aço original, apontou pra uma l200 e disse q se não tiver de fábrica, ele não iria deixar nenhum veículo pra com pneus pra fora da carroceria obter o documento! Tive q conseguir emprestados 4 pneus e rodas na medida 7.50 r 16 pra pode passar na vistoria! Nesse dia ele implicou com quebra mato, com o estribo, e com suporte de estepe! Falou q se o motor fosse turbo, tinha q ter a permissão do inmetro. Por fim, de tanto veículo q colocaram placa de fora da cidade, tiraram o infeliz daqui!
Me falaram q tem uma lei tramitando no congresso, q pode instituir a vistoria com os teste de emissões pra todo o brasil! Aí não vai ter mais pra aonde escapar! Veículos abaixo de 1998 não tem como passar no teste de emissão! E aqui no estado do rio GNV tb tem q fazer vistorias anuais paralelas! Como se diz, atualmente não vale nem mais apena colocar GNV, pelo valor já era ruim e com esse porre de vistoria menos ainda!
Querem mudança, reclamar não adianta, vamos pra rua, melhor vamos pra trilha!
[]s
Thunder, concordo x1000 contigo. Se me pararem o cara nao vai nem ligar pro farol...tem tanto coisa fora dos padrões...kkkk
Estas vistorias são ridiculas. Será q o imbecil do cara q desenvolveu isso nao sabe q eu vou la e deixo ela original faço a inspeção e volto a mudar tudo...e dai?
Eu sou a fovor das regulamentações e de estar tudo conforme os padrões, ando sempre com tudo certinho mas em nosso pais os bons sempre pagam pelos errados. Então se exploda tudo e o cara que me fechar vai tomar uma guinchada na porta e nao to nem ai...
Aqui no PR o cara que nao pagou licenciamento por mais de 5 anos ganhou anistia e o governo deixo a divida do cara zerada...e os bobao que pagam certinho? Como ficam?
Pergunto se o spessoal que trabalha com eletro-instaladoras, com braço munk, escadas etc, tem licença especial?
fabiano caxias
13/06/2011, 14:15
se voce pagar as tachas ,pode andar com uma retro escavadeira em plena br116 sem problemas
pensem bem,uma retro escavadeira,ai pode
ai um infeliz poe um alargador em um misero pneu 255 e ja trava uma vistoria
eu e a maioria aqui,jamais teria um 4x4 se for pra manter um pneu 600x16
a menos q seja um colecionador
precisamos urgentemente alguem q goste do off road,q seja importante e tenha a inflencia certa pra mudar as leis,regulamentar um 4x4 vai se tornar impossivel daqui uns dias
xicoffck
13/06/2011, 14:29
o negocio era um dos jipeiros desses país pegar uma posição com bastante influencia na politica nacional, e colocar em votação leis que regulamentem as alterações nos nossos veiculos, desde que claro, todas as alterações sejam aprovadas por um órgão competente como o inmetro, e a partir daí as mudanças constaria no doc do veiculo...
maxdelta
13/06/2011, 16:23
o negocio era um dos jipeiros desses país pegar uma posição com bastante influencia na politica nacional, e colocar em votação leis que regulamentem as alterações nos nossos veiculos, desde que claro, todas as alterações sejam aprovadas por um órgão competente como o inmetro, e a partir daí as mudanças constaria no doc do veiculo...
Aqui na região tem! Tanto q veículos 4x4 muito enfeitados, mas vc nunca viu na estrada de chão, é com certeza de politico! Se vc for colocar q dentro do significado de ser jipeiro é aquele q se possui um jipe ou suv ou 4x4, então se aplica a 90% dos politicos dessa região! Mas isso não adiantaria muita coisa! Afinal eles só vêem o deles! Um falecido amigo meu, tinha uma pajero sport com pneus bem grandes, era só pra chamar atenção ele não gostava de sujeira no carro, toda semana ele mandava lavar o pajero, a policia federal barrou ele, quando ele abriu a carteira, e o federal viu a carteira de juiz(criminalista) dele, imediatamente o dispensou e disse q foi engano!
Não tem jeito! Como os nerds falam: só reformatando!
[]s
Eu vi hoje uma frontier da eletrosul na mesma oficina que eu levei a ranger e tinha um guincho inslalado na frente do parachoque, bem mal instalado diga-se de passagem. Olhei os docs do carro e nao tinha nada. Então pra guincho nao deve ter nada pq senao a eletrosul com certeza teria nos seus carros.
Aqueles carros de telefonia que tem escadas, celta, uno e afins, tem licença? Quer pior que aquilo?
maxdelta
14/06/2011, 17:41
Eu vi hoje uma frontier da eletrosul na mesma oficina que eu levei a ranger e tinha um guincho inslalado na frente do parachoque, bem mal instalado diga-se de passagem. Olhei os docs do carro e nao tinha nada. Então pra guincho nao deve ter nada pq senao a eletrosul com certeza teria nos seus carros.
Aqueles carros de telefonia que tem escadas, celta, uno e afins, tem licença? Quer pior que aquilo?
Legal vc falar disto, em Friburgo tem 2 patrulhas rodoviárias! Nas 2 tem 4 ou cinco veículos de empresas q trabalham com telefone, com as devidas escadas estragando em cima delas! Geralmente os carros de telefonia aqui são alugados!
Os veículos da companhia elétrica já são comprados assim! Tem uma empresa q já tem já o rolo com o governo pra produzir tais complementos pra estes veículos. A rontan (http://www.rontan.com.br/www/veiculos_especiais/index.html) por exemplo, eu tenho uma courier q veio com bauzinho de fábrica(comigo não precisou pois já é de fábrica), pra se colocar este bauzinho, aqui em Friburgo vc tem q fazer a vistoria do inmetro pra poder colocá-los, acredite até aqueles bauzinhos de moto aqueles de motoboy de fibra, vc tem que ter a vistoria do inmetro, ou empresa homolagada pra colocar o baú, não sei se estão pedindo o registro ANTT, mas com certeza deve, é 75 por veículo e dura 5 anos. Então o veículo feito pela rontan já vai ter os certificados necessários pra rodar com toda a parafernalha!
Pra veículos de passageiro, por exemplo escolar, aqui em Friburgo, o veículo tem q ter pelo menos 10 anos de uso, ser modificado pela rontan ou empresa semelhante, ter várias lanternas no teto do veículo! E outras burocracias, tanta burocracia, q as pessoas q tem tais veículos destroem pra valer o veículo nem manutenção básica fazem pois em 10 anos vão ter q desfazer daqui-lo pra pegar uma nova! Se eu tivesse filho eu q não colocaria o meu num veículo desses!
Burocracia essas coisas essas gambi q a gente faz nos nossos veículos variam pra aqueles que nos fiscalizam de acordo com humor deles, seja policial, pessoal do detran, e assim por diante! Não adianta fazer alarde, pois quando estivermos nos acostumando com as modificações eles vão piorar mesmo!
O q se pode fazer é uma empresa tipo a rontan que modifiquem os jipes e consigam avals pra estes mesmo andem nas estradas!
Boa sorte pra nós!
E se ao inves de nós esperarmos a coisa acontecer por milagre não desenvolvemos, aqui, todos juntos um documento com modificações "oficiais" e "funcionais" para apresentarmos ao orgão competente e avaliar para uma aprovação geral.
Abaixo assinado pra isso a gente consegue rapidinho aqui no forum e aprovamos a bagaça ué!
O q vcs acham?
Vamos botar pressao nos nossos queridos politicos.
Poderiamos levar o abaixo assinado la na Fenajeep...será que ia ter folha pra todo mundo?
xicoffck
14/06/2011, 22:52
Vamos botar pressao nos nossos queridos politicos.
Poderiamos levar o abaixo assinado la na Fenajeep...será que ia ter folha pra todo mundo?
apoio e ajudo no que for necessario, só alguem que entende de leis e detalhes tecnicos precisaria redigir um doc, e o pessoal poderia espalhar este abaixo assinado nos stand da fenajeep, e até fazer um abaixo assinado virtual tbem, para abranger o pais todo...
a idéia é boa, o problema é saber se vão dar bola pra um monte de assinaturas num papel...
mas não custa tentar!
Felipepeixotogouvea
15/06/2011, 07:56
a idéia é otima só precisamos achar um, ou dois advogado jipeiros do forum que tenham algum tempo disponivel para redigir o doc... eu assino em baixo :p
Vejam este link:
http://www.inspekarcaxias.com.br/arq...04-arquivo.pdf (http://www.inspekarcaxias.com.br/arquivo/204-arquivo.pdf)
É a norma 127 do contran. Nela vc vai colocar TUDO o que tem no seu carro, fotografar e liberar no Detran. Mas para isso terá de mudar a "classificação" do seu carro para "jipe", como ta na norma.
O enrosco dela é, na minha opinião de leigo, que só é válida para motores diesel. Isso dae que temos de mudar de imediato.
Fora isso acredito que o resto passaria sem especificações da nossa parte, tipo se o parachoque tem de ser chapa ou tubo, espessura de tubo, etc...
Outra sugestão seria criar uma nova classificação, pois jipe é uma "portuguesada" para a marca jeep. Então poderia criar a classificação: veiculo 4x4, ou 4x4, ou off-road, sei la.
fabiano caxias
22/06/2011, 10:18
vo passa ali fala com o cara e trocar uma ideia
o maior problema q vejo é os pneus
mas se uma retro anda sem paralamas e sem parachoques tranquilamente acho q nao estamos longe de ter uma categoria off road,so falta as pessoas certas pra mudar isso
maxdelta
23/06/2011, 15:39
Vejam este link:
http://www.inspekarcaxias.com.br/arq...04-arquivo.pdf (http://www.inspekarcaxias.com.br/arquivo/204-arquivo.pdf)
É a norma 127 do contran. Nela vc vai colocar TUDO o que tem no seu carro, fotografar e liberar no Detran. Mas para isso terá de mudar a "classificação" do seu carro para "jipe", como ta na norma.
O enrosco dela é, na minha opinião de leigo, que só é válida para motores diesel. Isso dae que temos de mudar de imediato.
Fora isso acredito que o resto passaria sem especificações da nossa parte, tipo se o parachoque tem de ser chapa ou tubo, espessura de tubo, etc...
Outra sugestão seria criar uma nova classificação, pois jipe é uma "portuguesada" para a marca jeep. Então poderia criar a classificação: veiculo 4x4, ou 4x4, ou off-road, sei la.
Na página 8 no quadro observação está escrito "Analise de gases(gasolina/alcool/gnv)" não é só pra diesel é gasosa tb! Quanto ao pneu é só colocar algo bem largo pra alargar o paralama, algum material resistente q seja ao mesmo tempo flexivel q 'guente as vezes q se cola em um barranco, ou alargadores que possam ser removidos e colocados, e somente colocados quando saisse da trilha e entrasse na estrada!
Achei interessante tb nesta mesma página 8 em observações "Nº de Etiquetas auto-adesivas" Será q é limitar o número de adesivos q colocamos em nossas viaturas? Na parte "Equipamentos Obrigatórios e Proibidos" o q será q significa?
Esta parte é engraçada: "§ 1º - Para fins desta Portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 Kg (setenta
quilogramas)." Tenho 140 faço dieta?
Como o documento exige foto, o ideal é q o jipe esteja "pronto". O meu deve ficar pronto em 2 anos! Mas enquanto isso eu vou andando nele, até ele ficar pronto!
[]s
Mas entao é so irmos na 127 mesmo?
Marcelo.CJ5
29/06/2011, 13:34
É... e eu me pergunto: que carro é mais bem cuidado, o meu troller que faz umas 6 revisões gerais por ano (e tem os pneus prafora, quebramato, suspensão superdimensionada) ou um paliozinho original que teve a ultima troca de oleo e lubrificação há 5 anos?
Concordo que farol de xenon desregulado é um inferno... mas porque o governo não delega ao Inmetro medidas para padronização e homologação de kits de suspensão, direção, rodas e pneus? Nos EUA isto existe há eras!
Concordo que gambiarras podem por muitas pessoas em risco e isto deve ser evitado.
Falam mal da gente mas é só ter um problema de calamidade pública que a defesa civil nos convoca.
Às autoridades brasileiras sobram burrice e demagogia e faltam inteligência e pragmatismo. No final, sobram leis e a impunidade é a regra.
Abraços a todos.
ps: se a polícia me parar vai faltar folha no bloco de multa...
Baralho! Falou tudo!!!
Eu troco óleo e filtros do meu CJ 3 vezes por ano, sempre estou conferindo níveis de fluidos antes de sair de casa, etc.
Faço manutenção preditiva e preventiva, o que faz com que eu nunca tenha feito manutenção corretiva. O problema é que 90% dos motoristas brasileiros não tem noção dessas 3 modalidades de manutenção que eu acabei de citar.
Aqui em Minas é só vir as primeiras chuvas de fim de ano que nós somos chamados para ajudar a defesa civil, beleza, ajudo sem problema nenhum.
Mas... e a contrapartida? Além da satisfação de ajudar quem precisa ou ajudar quem perdeu tudo... família... o que ganhamos do governo?? Multas????
Marcelo.CJ5
29/06/2011, 13:45
E se ao inves de nós esperarmos a coisa acontecer por milagre não desenvolvemos, aqui, todos juntos um documento com modificações "oficiais" e "funcionais" para apresentarmos ao orgão competente e avaliar para uma aprovação geral.
Abaixo assinado pra isso a gente consegue rapidinho aqui no forum e aprovamos a bagaça ué!
O q vcs acham?
Concordo em gênero número e grau!!! E assino junto.
Rapha Vix
29/06/2011, 15:16
É o nosso 'brilhante' burocrata querendo resolver todos os problemas do mundo por meio da caneta.
E a fiscalização age sem critério, porque uns podem outros não podem, segundo o gosto da autoridade.
Se fosse guinchar todo mundo que está errado, não ficava ninguém.
"no Brasil não pode nada mas pode tudo".
Saudações !!!
Raphael
Por que o cara que ta la atras da mesa e no A/C direto nao sabe boston nenhuma e escreve qq coisa. Dai o cara que tem de fazer cumprir essa M@ também fica perdido e a coisa vira nessa bagunça.
Ex:
Alguem ja viu alguem ser multado por andar abaixo do minimo em estrada federal? Seria 55km/h...cansei de bater primeira atras de caminhao.
Alguem ja viu moto ser multada pq anda entre os carros andando?
Alguem ja viu alguem ser multado pq nao usava luz baixa na cidade?
Agora se isso nao vai, imagine algo mais tecnico...
maxdelta
17/07/2011, 09:51
Por que o cara que ta la atras da mesa e no A/C direto nao sabe boston nenhuma e escreve qq coisa. Dai o cara que tem de fazer cumprir essa M@ também fica perdido e a coisa vira nessa bagunça.
Ex:
Alguem ja viu alguem ser multado por andar abaixo do minimo em estrada federal? Seria 55km/h...cansei de bater primeira atras de caminhao.
Alguem ja viu moto ser multada pq anda entre os carros andando?
Alguem ja viu alguem ser multado pq nao usava luz baixa na cidade?
Agora se isso nao vai, imagine algo mais tecnico...
Não precisa se preocupar, lembre-se:
- Selo 97
- kit primeiros socorros
- extintor troca anual
- lei seca (aqui em friburgo só tem blitz sábado e domingo), um bafometro pra 7 cidades
e outras muitas coisas.
A vistoria em Friburgo é a mais rígida do estado! No jipe pediram pneus pra dentro do paralama, sem problema uso 7.50 16; pneus em bom estado; capota, por causa do inverno instalei a fixa, não fez teste de emissão pois é um veículo anterior a 97(todos os veículos abaixo deste ano são reprovados no teste de emissão)
Aki no estado passou na vistoria é absoluto, apenas federal pode encher o saco!
Lei 127, pizza com 127 sabores!
[]s
Ta mas e se NOS fizermos um pedido ao contran para a liberação tecnica de nossas viatura com tudo o q temos direito?
Poxa, será que uns 100 mil emails la na caixa dos home nao ia ajudar?
Temos que nos mobilizar.
Acho que pelo menos como exemplo e inicio poderiamos pegar a 127 e melhorá-la, que acham?
Mas assim, precisamos entregar a coisa pronta: tipo que tipo de equipam,entos podem ser usados, medidas, etc, que documentos serão pedidos, quem faria a vistoria e o que seria verificado, como a policia fiscalizaria, tudo mastigado.
Só meter o carimbo do Diario oficial e boa.
Será que a opinião do maior site 4x4 do Brasil pode ter alguma influencia nas decisões dos políticos? Acredito que sim, mas para isso é preciso atitude! Infelizmente não sou político ou advogado, mas deixo aqui o meu apoio a qualquer movimento em prol da defesa do 4x4!
Abs
Influenciar políticos? Depende...
Quantos milhões vamos conseguir arrecadar para a campanha de alguns deles?
Criar normas e especificações é o de menos. Na verdade isso não importa em nada. A questão é: quem vai ganhar e quanto? Respondendo isso e sendo satisfatório, podemos ter qualquer lei à nosso favor.
[]'s
Giovani, não podemos deixar de ver o lado que vc colocou mas temos de ver o nosso lado.
Todos sabem que com um numero experessivo de assianturas, o povo pode criar qq lei. Não sei o numero certo, mas existe isso na constituição!
O que eu estou sugerindo é darmos um "kit 4x4" para uma norma e fazer pressão ao contran aprova-la.
Para isso nao dependemos de nenhum politico. É uma norma técnica.
Também podemos coagir a opinião pública ao nosso favor, algo que conta muito. Principalmente com a nova força das "mídias sociais" como Twitter, Facebook, etc...
[]´s
maxdelta
19/07/2011, 17:41
Amigos, ilusão! Acreditar q eles vão fazer algo em beneficio de outros, duvido!
O q pode acontecer! É tipo, eles regulamentarem uma empresa, q é filho do parente de alguem importante, pra fazer uma vistoria especial e cobrar uma taxa extra, afinal quem tem dinheiro pra comprar um pneu de 500 reais cada um pra destruir o veículo em algum barro, pode pagar qualquer taxa extra! (camioneiro não tem dinheiro e tem q pagar ANTT e agora tem pagar pra acertar o tacografo, mesmo o tacógrafo seja de veículo zero)
Ou, se tiver um deputado federal, amigo de familia, devendo um favor, implorar pra anexar um projeto técnico a sua cota!
Forum, nem os fabricantes de automóveis sabem disto aqui, ou sabem e ignoram! Se falarmos muito mal talvez apareça alguem pra desmentir, talvez não, todo mundo fala mal do ecosport e não apareceu ninguém! Outra mídia da net, q pode ser de auxílio pois aos poucos tem se tornado referencia é Notícias Automotivas - Carros - Ainda vai acontecer, e você já leu aqui (http://www.noticiasautomotivas.com.br/) e este blog aqui: IDD (http://irmaododecio.blogspot.com/) já chamou a atenção da volkswagen! 4 rodas, o ideal é mais influencia, e formadores de opnião! Aí esperar, pra vim os novos impostos! Imposto sobre trilha, imposto sobre o jipe de trilha! E assim vai!
[]s
Giovani, não podemos deixar de ver o lado que vc colocou mas temos de ver o nosso lado.
Todos sabem que com um numero experessivo de assianturas, o povo pode criar qq lei. Não sei o numero certo, mas existe isso na constituição!
Facinho... Só 1,36 milhões em 5 estados: Iniciativa popular (http://pt.wikipedia.org/wiki/Iniciativa_popular)
Mais fácil pedir para o Tiririca...
O que eu estou sugerindo é darmos um "kit 4x4" para uma norma e fazer pressão ao contran aprova-la.
Para isso nao dependemos de nenhum politico. É uma norma técnica.
"Apenas para efeito de comparação, o Contran publicou de 1º de janeiro a 15 de março do ano passado seis novas resoluções. Além de não ter saído nenhuma em 2011, a previsão é que a primeira seja publicada só a partir de abril, se houver reuniões conclusivas do conselho neste mês, o que também parece improvável. Isso porque as câmaras temáticas - que analisam os casos e embasam as resoluções - ainda não se reuniram neste ano."
Fonte: Blog Autotransito » Sem nomeação de novo diretor, Denatran está parado há 3 meses (http://blog.autotran.com.br/2011/03/17/sem-nomeacao-de-novo-diretor-denatran-esta-parado-ha-3-meses/)
Move um paquiderme deste tamanho!:confused:
[]'s
PO, cada vez pior...então beleza. Deixamos quieto e pronto!
PO, cada vez pior...então beleza. Deixamos quieto e pronto!
Já desanimou?:chorandoderir:
O que falta é povo se unir mesmo. A Fenajeep é um baita gancho! Está cada vez maior e pouco aproveitada. Se resume em algumas provas e nos expositores. Deveria ser usada para reunir os off roaders em uma confederação. Organizar seminários e fóruns sobre os assuntos do nosso interesse.
Aí sim, quem sabe um dia, depois de estarmos organizados, teremos VOZ.
Apesar do tamanho, do recorde de público (real, não é marketing não!) algumas mídias exclusivas sobre 4x4 sequer estavam presentes! Tem coisa muita errada aí...
Mas isso é papo para outro tópico.
É só para mostrar que temos que fazer a nossa lição de casa, antes de tentar pleitear algo maior.
[]'s
Ué, vc só faltou pedir para que o ultimo do topico saisse e apagasse a luz...
Agora diz que precisamos nos unir e tal...Não entendi.
Desde o inicio eu sugeri isso, fazermos nossa lição de casa, de levar algo pra discutir na feira inclusive...e depois de nossa parte estar pronta buscar formas de pressionar para conseguirmos o direito de andar com tudo legalizado. Leia o topico todo.